quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Igreja católica Mogi terá mais oito padres este ano

A missa de ordenação dos seminaristas será realizada sábado, às 9 horas, na Catedral de Santana, no centro
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Cerimônia no próximo sábado, na Catedral, marcará a ordenação de oito diáconos na cidade
A Diocese de Mogi das Cruzes deve ganhar mais oito padres até o fim do ano. A previsão é que os diáconos que serão ordenados neste sábado se formem em agosto. A missa de ordenação dos seminaristas será realizada às 9 horas, na Catedral de Santana, no centro. Este será apenas um dos eventos em comemoração do Jubileu de Ouro da diocese, que este ano completa 50 anos no dia 9 de junho.


O reitor do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, padre Leandro Machado Silvestre, afirmou que esta ordenação é muito especial. "Esta é a primeira vez que são ordenados tantos diáconos ao mesmo tempo. Até agosto eles devem receber a ordenação de padre. Este período faz parte da sua preparação", explicou. 
Ele afirmou que os diáconos são responsáveis por servir a comunidade. "O diácono tem três funções. Ele precisa praticar a caridade por meio de trabalhos sociais, é necessário também proclamar a palavra com obras de Evangelho e existe a questão litúrgica, que é ajudar a preparar o altar", pontuou o padre. Segundo Silvestre, a ordenação dos diáconos reúne muitos fieis. "A catedral fica lotada. A ordenação é feita em uma missa celebrada pelo bispo Dom Airton dos Santos", contou.


O padre explicou que para realizar a ordenação existem vários ritos. "É feita a proclamação do Evangelho, após a homilia são chamados os que serão ordenados. Depois do propósito dos eleitos, onde eles assumem o ministério diaconal, vem a promessa de obediência, a Ladainha de Todos os Santos, a prece de ordenação e imposição das mãos", detalhou.


Outra cerimônia que fará parte da comemoração do Jubileu é a Primeira Comunhão coletiva das crianças da diocese. "As crianças dos 10 municípios que fazem parte da diocese receberão a Primeira Comunhão no dia 10 de junho. Ainda não definimos o local", informou o padre Alberto Gomes da Silva. Ele acrescentou que em abril haverá o encerramento do Congresso Vocacional.


A Cúria Diocesana vai mudar de prédio até o fim do mês e funcionará na avenida Francisco Rodrigues Filho. "Esta decisão foi tomada porque ainda não tínhamos um centro pastoral. Teremos um lugar para encontros", afirmou o padre João Batista Ramos Motta. Ele contou que o pároco da catedral, Claudionir Braga, será substituído pelo padre Claudio Taciano Querino.


Fonte:Mogi News