quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tragédia Suzanense morre em enchente em Minas

Boletim da Defesa Civil do Estado mostra Genésio Cândido Martins Filho como morto. Família não confirma porque não houve reconhecimento
Cibelli Marthos
De Suzano
Divulgação

Suzanense tinha um sítio na cidade mineira de Guidoval, que foi devastada pela chuva; pelo menos outras oito pessoas morreram
O suzanense Genésio Cândido Martins Filho, de 52 anos, é uma das vítimas das enchentes que devastaram Minas Gerais e já mataram pelo menos oito pessoas em todo o Estado. No último boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de Minas Gerais, Martins é dado como morto após ter sido levado pelas águas do rio Xopotó, ao cair de uma árvore, na qual estava abrigado com sua esposa e duas enteadas. A família da vítima em Suzano não confirma esta informação, já que o corpo encontrado ainda não foi reconhecido por familiares que estão no local.


Proprietário de um sítio na cidade de Guidoval, na região da Zona da Mata, localizada a 300 quilômetros de Belo Horizonte, Martins foi arrastado pela enxurrada, que devastou seu sítio. De acordo com a família da vítima, ele não tinha moradia fixa e se dividia entre Suzano, onde seus irmãos residem, e Minas Gerais, onde mantinha a propriedade.


Conforme a reportagem do Mogi News apurou, Martins, que é pais de dois filhos, desapareceu na madrugada de terça-feira passada e a família foi avisada sobre o desaparecimento pelo Corpo de Bombeiros às 14 horas do mesmo dia. Um sobrinho da vítima está na cidade mineira para tentar receber informação sobre o caso. "Nós não sabemos de nada ao certo. Todas as informações que nós tivemos foram conseguidas pelas matérias publicadas na Internet. A cidade está sem telefone e sem sinal de celular. A comunicação está difícil", explicou um parente da vítima, que preferiu não se identificar.


Segundo ele, Martins morou muitos anos em Suzano e visitava a família a cada três meses. "Ele estava levando a vida que sempre quis. Viajava constantemente e conseguiu comprar o sítio que planejava", ressaltou. No fim da noite de ontem, foi encontrado mais um corpo em Guidoval. De acordo com familiares, não foi possível fazer o reconhecimento dos corpos para saber se a vítima se tratava do suzanense. "Fomos informados de que o corpo está no local e ainda não deu para reconhecer, por isso, não vamos afirmar que ele está morto", explicou
Fortes chuvas estão atingindo Minas Gerais nos últimos dias. De acordo com o boletim da Defesa Civil, oito pessoas morreram em inundações e soterramentos. 
Segundo o órgão, cerca de 4 mil moradores de Guidoval estão desalojados, o que representa aproximadamente 60% da população, composta por 7,5 mil habitantes. O Estado conta hoje com 53 cidades em estado de emergência.


Fonte:Mogi News