domingo, 26 de fevereiro de 2012

Em Brasília




João Francisco Chavedar
O secretário João Francisco Chavedar, de Planejamento, representará Marco Bertaiolli na reunião dos prefeitos do Alto Tietê para novamente discutir a Agenda Metropolitana, amanhã, em Guarulhos. O prefeito mogiano estará em Brasília para dois encontros: no Dnit, para tentar apressar os viadutos; e na terça, com a ministra Gleisi Hoffmann, de Cidades, buscará liberar recursos para o prolongamento da Avenida Guilherme Giorgi

Fonte:O Diário de Mogi

Na Justiça Eleitoral, recurso contra candidatura do PT


Semanas após haver tentado, sem sucesso, uma vaga como pré-candidato a prefeito pelo PT de Mogi das Cruzes, o pastor evangélico Lucas de Oliveira Rosa, mais conhecido como "Lucas Secário", volta à carga. Desta vez, contra o PT. Em documento protocolado junto ao juiz da 287ª Zona Eleitoral de Mogi, ele pede que seja impugnada a possível candidatura do advogado Marco Soares e a cassação de seus direitos políticos, proibindo ainda que ele venha a inaugurar um escritório político, sob alegação de que tudo isso estaria "fora dos prazos legais, dispostos em legislação e resoluções da Justiça Eleitoral". No documento protocolado no final da tarde do último dia 17, Oliveira Rosa informa à autoridade que o presidente do Diretório Municipal do PT "começou uma forte campanha para prefeito, de maneira antecipada, junto às redes sociais, via internet, colocando como já candidato a prefeito pelo PT, Marco Soares". Junto com a denúncia, ele encaminhou uma cópia de uma tela do Facebook, onde apareceriam discussões entre petistas acerca da inauguração de um escritório político do virtual candidato. A nova investida de Oliveira Rosa, agora contra o partido, certamente irá servir para alimentar suspeitas de "fogo amigo" dentro da própria agremiação, algo que já vinha sendo avaliado desde quando ele tentou se apresentar como candidato, tempos atrás.

Fonte:O Diáio de Mogi

Luzia pode ter serviço oncológico

MARA FLÔRES
A diretoria do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) esteve, nos últimos dias, no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Bairro do Mogilar. O objetivo da visita foi avaliar a estrutura da unidade, que é cotada pela Secretaria de Estado da Saúde para abrigar o novo serviço de tratamento do câncer a ser implantado no Alto Tietê, o qual vai se basear no modelo do Icesp, considerado uma referência na América Latina e para onde, desde o ano passado, estão sendo encaminhados todos os pacientes da Região que recebem o diagnóstico da doença.


"Já estivemos no hospital de Mogi. Não posso entrar em detalhes, mas conversamos com a Secretaria de Estado da Saúde sobre a possibilidade de ajudarmos na implantação de serviços na Região, tanto de quimioterapia como de radioterapia", revelou Paulo Marcelo Hoff, diretor do Icesp, em entrevista a O Diário na última quinta-feira.


A proposta do Estado em implantar o novo serviço no Alto Tietê se respalda na meta do governo estadual de regionalizar o tratamento do câncer e, assim, permitir com que os pacientes sejam atendidos mais próximos de suas residências. No caso específico da Região, o plano terá de sair do papel mais cedo em razão das irregularidades encontradas no Centro Oncológico de Mogi das Cruzes – Hospital Dr. Flávio Isaias Rodrigues, unidade particular que realiza, via Sistema Único de Saúde, tratamentos de quimioterapia e radioterapia e que era, até então, a referência regional para os pacientes de câncer.


Desde o ano passado, no entanto, a unidade mogiana deixou de receber novos pacientes e, além disso, os cerca de 1,5 mil atendidos ali também correm o risco de serem encaminhados para outros serviços, fora da Região, em razão dos problemas detectados pelo Estado (leia mais na página 3).


Diante da situação, o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, anunciou estudos para viabilizar, em curto prazo, a implantação do novo serviço no Alto Tietê. A princípio, no entanto, não está definida a cidade que vai sediar o centro oncológico, já que além do Luzia de Pinho Melo, o Estado colocou no páreo o Hospital Regional de Guarulhos, unidade que também já foi vistoriada pelo Icesp.


"Se pensar na Região, os dois municípios terão de ser atendidos. Provavelmente, você tem demanda para fazer serviços nas duas cidades. Se vai ser ao mesmo tempo, ou num processo, a Secretaria vai definir, mas é preciso ter serviços atendendo uma região como essa. Mogi é muito importante e Guarulhos é a segunda maior cidade do Estado. Tenho certeza que não passa pela cabeça do secretário Giovanni deixar essa Região sem atendimento. A vinda dos pacientes ao Icesp é uma solução temporária até que a solução final possa ser estabelecida", ressaltou o diretor do Icesp, tido hoje como uma das maiores autoridades médicas na área do câncer e responsável, entre outros pacientes famosos, pelo tratamento dispensado ao ex-presidente Lula. "Não é nosso interesse trazer pacientes da região de Mogi para cá. O que o Icesp se propõe é ajudar a viabilizar serviços na Região", acrescentou.


O diretor do Icesp também se revelou um defensor do atendimento feito próximo da residência do paciente, realidade hoje distante da maioria dos portadores de câncer mas que o Brasil, com destaque para o Estado de São Paulo, começa a mudar.


"Não posso falar pela Secretaria, mas acredito que os técnicos estejam estudando alternativas para um atendimento regional e até que isso aconteça, estamos tentando dar a nossa colaboração. Um número grande de pacientes da região de Guarulhos e Mogi tem sido encaminhado pela Secretaria para o Icesp e não é de agora. Acho que há mais de um ano. Só no último ano, foram mais de mil casos novos dessa Região atendidos aqui no Ciesp", informou Hoff.


Para o médico, não se trata de regionalizar o atendimento ao paciente de câncer apenas para o Alto Tietê, mas sim uma iniciativa a ser adotada em todo o Estado e de forma também hierarquizada. "Alguns tipos de atendimentos precisam ser feitos de forma centralizada ou porque requerem máquinas de muita complexidade, caras, que não tem como distribuir pelo Estado ou, muitas vezes, porque são tratamentos tão raros que não compensa ter um especialista em cada região. Mas é claro que dentro de um programa de regionalização, o básico deve ser feito próximo da residência do paciente", defendeu o diretor. "Não sei dos detalhes, mas acredito que a Secretaria esteja repensando o modelo na Região, mas não que ela vá remover o atendimento. Ela deve estar repensando como ele será feito", opinou, com relação à polêmica de Mogi e cidades vizinhas perderem o serviço que hoje é feito no território mogiano.


"Qualquer tipo de atendimento deveria ser feito mais próximo da casa do paciente. Estamos falando do Estado e a Secretaria tem grupos de estudo tentando fazer com que haja um casamento da demanda com a oferta de serviços. Hoje o Estado tem três grandes serviços, que servem de eixo para o atendimento: Barretos, Jaú e o Icesp. Os três estão entre os maiores da América Latina e vão continuar sendo grandes centros, mas é importante que o atendimento mais cotidiano seja disseminado para outras regiões do Estado", ressaltou Paulo Hoff.


Questionada sobre a escolha da futura sede do novo serviço oncológico, a Secretaria de Estado da Saúde informou que os estudos ainda não foram concluídos. A ideia, no entanto, é que a unidade funcione dentro do modelo do Icesp.


"Não há interesse de fazer com que o Icesp assuma serviços. Mas ele está disponível e tem ajudado no planejamento de serviços que sigam a mesma política de tratamento humanizado e completo. Com a experiência acumulada, por exemplo, estamos ajudando na implantação da oncologia do Hospital Guilherme Alves, em Santos. Visitamos o serviço, ajudamos a redesenhar as plantas, vamos ajudar no treinamento e disponibilizar os protocolos de conduta. E vamos prestar essa mesma ajuda nos serviços que a Secretaria indicar. Acho que o caminho vai ser esse, ter a disseminação dos serviços de radio e químio, com atendimento padronizado. É importante padronizar para garantir a qualidade, garantir que o paciente receba o mínimo necessário", destacou o oncologista.


De acordo com o apurado por O Diário , o Luzia de Pinho Melo possui estrutura física que comporta o serviço de oncologia e hoje já é a referência regional para cirurgias de vários tipos de câncer. Esses diferenciais possibilitam a implantação, em curto prazo, de um modelo de atendimento do tipo do Icesp. A dificuldade maior, segundo consta, está na implantação do serviço de radioterapia, que consumiria vários meses. No entanto, dos 1,5 mil pacientes atendidos hoje no Hospital Dr. Flávio Isaias, estima-se que em torno de 10% necessitem desse tratamento. Consta, ainda, que um percentual significativo dos pacientes atendidos pelo hospital mogiano seja oriundo da cidade de Guarulhos.


Fonte:O Diário de Mogi

Apae quer aumentar voluntários



EXEMPLO Cristina Roueda, com os alunos, diz que é um lugar mágico
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes pretende aumentar o quadro de voluntários. Para isso, a diretoria recebe inscrições de interessados na próxima quinta-feira, dia 1º de março, e realizará o curso no dia 26 do mesmo mês. De acordo com a assistente social da entidade, Neusa Campos Bueno, a intenção é contar com mais 50 voluntários, para acompanhar e auxiliar o trabalho dos 80 professores. Hoje a equipe de colaboradores da entidade, que atende 500 alunos, se resume a dez pessoas.


"É um compromisso muito sério. Tem que estar presente e não vir quando quer. O ser voluntário é dedicar um pouco do tempo para ajudar alguém. O trabalho deve ser encarado com responsabilidade. ‘Coração no querer e dedicação no fazer’. Este é o lema", explica Neusa.


Um exemplo para quem deseja colaborar com a Apae é o psicólogo Rafael Dias Amato, de 30 anos. Ele trabalha na entidade desde abril do ano passado e confirma: "É um dos trabalhos mais gratificantes do mundo. É uma ajuda muito positiva. Nós chegamos com um certo preconceito, talvez por achar que encontraremos muita dificuldade em lidar com os alunos. Mas, aos poucos, vemos que eles precisam tanto da gente e ficam felizes em nos encontrar. As artes, as brincadeiras, as bagunças, não são diferentes de outras crianças ou adolescentes", comenta o psicólogo.


O voluntário trabalha com professores de música e diz que durante as apresentações em eventos, o público se emociona muito com os alunos. "Esta emoção chega pra gente de uma forma muito especial", detalha.


A uruguaia Cristina Roueda, de 63 anos, chegou ao Brasil em 2002 e entre idas e vinda está por aqui desde 2010, ano em que ela visitou pela primeira vez a instituição e não saiu mais. "Tinha o tempo livre e nunca havia visitado a Apae. Não sabia se iria dar certo. Resolvi experimentar e desde o primeiro dia foi maravilhoso. Carinho, energia, dedicação, mesmo com problemas sérios, eles brincam e fazem as mesmas coisas de outras crianças. É um lugar mágico. Venho com muito prazer e volto com mais prazer ainda", conta a voluntária.


Segundo ela, todas as atividades são acompanhadas dos professores. "O carinho que a gente recebe, parece que são todos netos da gente", ressalta.


Os interessados no curso de voluntários da Apae, devem entrar em contato pelo 4799-9548, ou ir na sede da entidade, na Rua Carmem Moura Santos, 134, no Jardim Betânia.


Fonte:O Diário de Mogi

Mandela tem condição estável


JOHANESBURGO


Nelson Mandela é internado com dores abdominais
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 93 anos, está em situação estável após ter sido submetido a uma operação abdominal, segundo informações da Dow Jones. As autoridades sul-africanas afirmaram que Mandela foi hospitalizado de madrugada por causa de dores abdominais de longa data, para a qual os médicos indicaram "uma atenção médica especializada".


Fontes afirmaram que o ex-presidente está consciente e falando e deve deixar o hospital neste domingo. As autoridades locais também pediram que seja respeitada a privacidade de Mandela. Em um comunicado, o atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, afirmou que "o amor e os bons desejos de todos os sul-africanos e do povo de todo o mundo estão com Mandela".


O ex-presidente, cuja saúde vem se deteriorando nos últimos tempos, se retirou da vida pública há oito anos. Em janeiro do ano passado, Mandela havia sido hospitalizado para o tratamento de uma grave infecção pulmonar. A última aparição pública de Mandela foi na Copa do Mundo de 2010, jogada na África do Sul.


O comunicado oficial do governo não informou em que hospital Mandela foi internado, mas algumas informações sugerem que teria sido em um hospital militar em Pretória, a capital do país. Jornalistas que se concentraram em frente ao hospital receberam ordens para se retirarem do local e foram ameaçados de prisão caso não cumprissem as ordens.


"Posso assegurar que o ex-presidente está em bom estado de espírito e bem", afirmou Mac Maharaj, porta-voz da Presidência. Ele disse à Dow Jones que outras informações sobre o ex-presidente seriam divulgadas assim que a família de Mandela e Zuma recebessem um relatório médico completo, mas garantiu que a vida dele não corre perigo.


"Isso era um problema antigo - nada que tenha aparecido de repente e que precisasse de atenção de emergência", afirmou Maharaj, que foi colega de prisão de Mandela em Robben Island na época do apartheid. "Mas essa é uma questão sobre a qual os médicos que o tratam sentiram necessidade de atenção especializada, então as providências de acordo foram tomadas", disse.


Ele não confirmou relatos de que Mandela teria sido submetido a uma cirurgia de hérnia e apelou para a "cooperação do público e da mídia".


Mandela, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 pela sua luta contra o apartheid, foi eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul. Ele governou o país até 1999, quando deixou o cargo após o cumprimento de um mandato.


Chávez


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou a Cuba ontem para fazer uma cirurgia urgente para tratamento de um câncer. O líder socialista foi recebido no aeroporto pelo presidente cubano, Raul Castro, e disse que planejaria se encontrar com médicos do país para testes ainda ontem. "Tenho fé de que tudo correrá bem", declarou Chávez por telefone à rede de televisão estatal venezuelana.


Antes de partir para Havana, Chávez fez um discurso a aliados e soldados cheio de referências a Jesus Cristo e ao herói da independência sul-americana, Simón Bolívar. "Nosso pai (fundador) Simón Bolívar uma vez disse 'eu sou um homem de problemas'. Eu digo, como filho de Bolívar, que também sou um homem de problemas", declarou Chávez.


Fonte:O Diário de Mogi

Serra gera tensão entre coligações


SÃO PAULO



A iminente entrada do ex-governador José Serra (PSDB) na campanha pela Prefeitura de São Paulo aumenta a tensão no "mercado" de coligações e cotas de propaganda eleitoral na TV ao atrair partidos para a órbita tucana e empurrar o PSB, aliado do governo federal, ao campo petista.


Com Serra no páreo, a chapa tucana, que até o momento dá como certo apenas o apoio do PP de Paulo Maluf, terá também o alinhamento automático do DEM e do PSD do prefeito Gilberto Kassab. Líderes do DEM já indicaram até que, se o ex-governador sair candidato, poderão abrir mão da vaga de vice para facilitar uma composição.


A candidatura do tucano também torna mais plausível a atração do PPS e do PV, que negociam a formação de um "bloquinho" na capital. Juntos, eles somariam ao tempo de TV dos tucanos quase dois minutos por bloco de horário eleitoral, além de duas inserções de 30 segundos.


O PPS mantém a pré-candidatura de Soninha Francine, mas já foi sondado por Serra na quarta-feira, conforme antecipou o "Estado". O partido é aliado do PSDB nas esferas federal e estadual, e apoiou a candidatura do tucano à Presidência em 2010. O mais provável é que ceda e se una a uma chapa tucana com Serra.


O PV, por sua vez, sofre forte influência de Kassab, que sempre apontou essa parceria como primeira opção no cenário eleitoral. "Participamos dos governos municipais do Serra e do Kassab", disse o presidente do partido, José Luiz Penna.


Uma das maiores preocupações de Serra para entrar na corrida eleitoral é a formação de uma chapa forte em termos de exposição na televisão. A propaganda seria fundamental para reduzir a taxa de rejeição ao ex-governador, que chega a 33%, segundo a última pesquisa Datafolha.


Em 2008, o então candidato tucano Geraldo Alckmin, com uma chapa fraca, teve 4min27s, contra 6min40s de Marta Suplicy (PT) e 8min44s de Kassab. Não chegou ao segundo turno.


O ingresso de Serra na campanha nacionaliza a disputa eleitoral. Na avaliação do PT, a disputa na capital pode ser tornar uma espécie de terceiro turno da eleição presidencial de 2010. Isso afasta o PSB da órbita tucana, já que o presidente nacional da legenda, governador Eduardo Campos (PE), tem planos para se aproximar cada vez mais da presidente Dilma Rousseff e do PT, por duas razões: é visto como um possível vice da petista na reeleição de 2014, caso haja percalços na aliança com PMDB, e também projeta um voo solo para 2018.


Por essas razões, embora o PSB seja aliado dos tucanos no governo Alckmin, Eduardo Campos terá dificuldades para apoiar Serra. Além disso, o governador já disse a petistas que caberá à cúpula nacional do PSB definir o rumo do partido em São Paulo.


A cada dia, o PT conta mais com o PSB, com quem costurava, juntamente com Kassab, um acordo envolvendo a vice da chapa do ex-ministro Fernando Haddad. Até agora, líderes do PT dão como certa apenas a aliança com o PR, que lhe dá pouco mais de um minuto e meio na televisão. O PSB, por sua vez, traria mais um minuto e 19 segundos.


Os petistas mantêm o discurso do esforço na busca por alianças com siglas da base de Dilma, mas têm assistido ao PMDB fincar pé na candidatura do deputado Gabriel Chalita, o PDT na do deputado Paulinho da Força, o PC do B na do vereador Netinho de Paula e o PRB na do ex-deputado Celso Russomanno.


Fonte:O Diário de Mogi

Dorneles, o novo ‘bebê’ de Dilma



SOMBRA Dorneles tinha 13 anos quando conheceu Dilma; ele era office-boy e ela, presidente da Fundação de Economia e Estatística, do RS
BRASÍLIA
Anderson Dorneles, 32 anos, um gaúcho chamado de "bebê" e "menino" pela presidente Dilma Rousseff, tem a função de portar e manusear, especialmente nos fins de semana, o iPhone mais temido do Planalto. O ofício que passou despercebido em outros governos e uma relação de trabalho e confidências de quase duas décadas foram suficientes para dar ao assessor, que não concluiu a faculdade de direito, o status de "ministro invisível".
Nos bastidores, ele é a "voz" de Dilma, uma presidente hermética, de poucas palavras e gestos públicos e, ao mesmo tempo, reconhecida por explosões de fúria e pelas queixas constantes.
O assessor tinha 13 anos quando conheceu Dilma. Ele era office-boy e ela, presidente da Fundação de Economia e Estatística, do Rio Grande do Sul. No Planalto, Dorneles ainda tem acesso ao iPad "presidencial", o tablet usado por Dilma, ajuda a filtrar os contatos, afasta os bajuladores influentes, dá recados para militares de alta patente, barra senadores midiáticos, manda avisos para ministros e brinca no Twitter do temor que sua função representa na burocracia do Palácio do Planalto.
"Cuidado, ministro, que hoje é dia que eu posso te ligar", escreveu Dorneles no Twitter para Paulo Bernardo, das Comunicações, num sábado, 29 de janeiro do ano passado. Exatamente uma semana antes, Dorneles brincou com Bernardo: "Me esqueci de te avisar que hoje eu tô de folga, daí o senhor poderia ter dormido até mais tarde".
Além do celular principal, controlado por Dorneles, a presidente tem à sua disposição outros três aparelhos com dispositivo de misturador de vozes que impede a captação por terceiros. Os cinco ajudantes de ordem que se revezam no trabalho e outros assessores influentes do gabinete presidencial podem ser encarregados de portar e atender os telefonemas.
Dorneles faz parte de um seleto grupo em Brasília de "amigos" pessoais da presidente - o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Econômico) e o chefe de gabinete pessoal, Giles Azevedo, são os outros integrantes. Ao contrário de Azevedo e Pimentel, Dorneles não "pensa" o governo, não discute estratégias e planos. O trabalho dele é estar perto de Dilma. Foi essa aproximação, no entanto, que levou funcionários do Planalto a lhe dar, em um primeiro momento, outro rótulo: o "primeiro-filho".
O espaço de trabalho de Dorneles ajudou a consolidar sua posição de destaque no imaginário do Planalto, onde simbolismos valem mais do que uma placa de bronze no carro. A sala dele, no terceiro andar do Palácio, é mais sofisticada que os espaços ocupados por outros ministros. Não tem ligação direta com o gabinete presidencial, como a de Giles Azevedo, mas ostenta parte das principais obras de arte do prédio.
O assessor é quem mais ouve os resmungos e as reclamações de Dilma. "Ela é implacável com o Anderson", afirma um assessor. O problema é que ele repete algumas palavras ríspidas para outros assessores, completa. Na época em que trabalhava no Ministério de Minas e Energia, Dorneles avisou a Dilma que tinha conseguido um novo emprego em Porto Alegre. Ela pegou o telefone e mandou o empregador voltar atrás da decisão de tirar seu auxiliar.
O assessor é de uma família de baixa renda de Porto Alegre. O pai nasceu em São Borja (RS), mas não se sabe se há algum grau de parentesco com o ex-presidente Getúlio Dorneles Vargas. Só em dezembro de 2010 o assessor conseguiu bancar uma viagem da família para Brasília. A irmã Rita achou "inesquecível" a primeira viagem de avião. E perguntou, depois de conhecer o Planalto e o Alvorada: "Por que todo lugar chique não tem comida?".


Fonte:O Diário de Mogi

Ainda há esperança


Dicas & Truques

Independentemente da razão que leva uma criança ou um adolescente a praticar esmolagem nas ruas, trata-se de uma situação que não nos deixa indiferente, justamente por ser impactante e degradante. Por outro lado, muitos dos que pedem dinheiro nos faróis se recusam a frequentar a escola ou projetos sociais. E a razão é simples: medo de deixar de receber, em média, R$ 50por dia. Ocorre que, esse dinheiro, que reforça o orçamento doméstico e compra brinquedos e guloseimas, também é usado para a aquisição de drogas e financia a exploração sexual. Portanto, entre em contato com os órgãos competentes. Denuncie. Sua atitude vai valer mais que qualquer moeda ofertada num semáforo. 


Mônica Marques dos Santos, psicóloga


Fonte:Mogi News

Funcionários nota mil



Fotos: Erick Paiatto

Celu Campolino entre a sua equipe, formada por Edna Paula da Silva, Silvana Carvalho, Ermelinda dos Santos, Ivete Ribeiro, Shirley Moraes, Igor Carmo, Dulcinéia Oliveira, Luiz Cardoso, Viviane Cristine França, Vanessa Bernardes, Fernanda dos Santos, Priscila Faria, Gabriela Maltez, Henrique Antônio de Lima e Fermina Lúcia

Funcionários nota mil
Celuceia de Souza Campolino dos Santos sempre apostou em seu edificante currículo para vencer 
na vida e colocar a Contamec na lista das melhores prestadoras de serviço em Contabilidade do 
Alto Tietê. E, a exemplo de outros grandes empreendedores deste nosso Brasil varonil, ela aposta, 
e muito, em sua equipe. Na manhã de 10 de fevereiro, a empresária ofereceu um bem-vindo café da manhã em homenagem aos funcionários que tem mais de 20 anos de casa. Henrique Antônio de Lima, Ivete Ribeiro, Silvana Carvalho, Edna Paula da Silva e Fermina Lúcia foram reconhecidos pelas mais de duas décadas de trabalho. Está, aí, a prova de que valorizar o time faz toda a diferença. 

Fonte:Mogi News

Jet Ski Polícia vai ouvir Zé Cardoso sobre tragédia em Bertioga


Empresário e a esposa dele são intimados pelo delegado a prestar depoimentos sobre o caso
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Jet ski será testado na água durante a reconstituição que ocorrerá amanhã no período da tarde
O empresário José Augusto Cardoso e sua esposa Ana Júlia Campos Cardoso, presidente do PSDB em Suzano, padrinhos do adolescente de 13 anos que pilotava o jet ski que atropelou e matou Grazielly Almeida Lames, de 3 anos, em Bertioga, foram intimados a prestar depoimento ao delegado Maurício Barbosa Júnior, a partir da próxima terça-feira. A polícia confirmou que o empresário é o dono do veículo e teria autorizado o jovem a levar a embarcação para o mar. Amanhã, no início da tarde, a perícia deve analisar o jet ski na orla da praia, onde será feita a reconstituição do acidente. 
Segundo o delegado, o adolescente que prestou depoimento na sexta-feira passada disse que o padrinho é dono do veículo e teria autorizado que ele e outro adolescente levassem o veículo para a praia. Como eles não são habilitados teriam que esperar a chegada da madrinha, Ana Júlia, é que pilotaria o jet ski. O jovem teria desobedecido a ordem do padrinho, ligou o jet que apresentou um problema mecânico. "Ele disse que o jet parou e depois deu uma arrancada, derrubando ele e o outro adolescente no mar, seguindo sozinho até atingir a vítima", explicou o delegado. 
O delegado disse que o empresário pode ser indiciado pela chamada "responsabilidade solidária", ou seja, como proprietário do veículo e pessoa que autorizou o jovem a pilotar mesmo sem ser habilitado, ele assume, indiretamente, o risco de causar um acidente. No entanto, as penalidades devem ser decididas pelo judiciário. "Assim que eu ouvir o depoimento dos padrinhos passo todo o material coletado na investigação para o Ministério Público, que deve decidir a punição", explicou Maurício Barbosa. Na tarde de ontem, outras quatro testemunhas foram ouvidas. Todas são turistas de várias regiões do Estado que estavam no local no momento do acidente. 
O advogado de defesa da família de Grazielly, José Beraldo, afirmou que vai solicitar ao judiciário que os padrinhos sejam indiciados por homicídio com dolo eventual, a culpa inconsciente pelo crime. "Vou ainda mais além. Quero ainda que os responsáveis vão a júri popular, porque tiraram a vida de uma criança inocente e destruíram uma família. Como o adolescente não deve ser internado na Fundação Casa pelo ato infracional porque é protegido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), alguém tem que responder por isso". 
Amanhã, no início da tarde, os peritos da Polícia Civil devem fazer a reconstituição do acidente, e testar o jet ski dentro da água. O adolescente não deve participar desta etapa do processo.


No sábado de carnaval, Grazielly estava com os pais Cirleide e Gilson Lames na praia de Guaratuba, em Bertioga. Momentos antes do acidente, a menina estava na beira do mar com a mãe, quando foi atingida pelo jet ski. Muito abalada, Cirleide disse que o socorro demorou a chegar. A tragédia causou comoção no País e até o caseiro da casa já prestou depoimento sobre o caso. 


Fonte:Mogi News

Violência Mulher escapa de estupro na área central


Leandro Dilon
De Mogi
Uma mulher de 26 anos foi vítima de tentativa de estupro ontem de manhã no centro de Mogi. Ela andava próxima a passagem subterrânea Engenheiro Oswaldo Crespo de Abreu quando o maníaco a atacou. Ele chegou a passar a mão nas partes íntimas dela e a agrediu com empurrões. Por sorte, algumas pessoas viram a ação criminosa e correram para ajudá-la. O estuprador percebeu a chegada dos populares e fugiu.


De acordo com o boletim de ocorrência era 5h20 quando a moça desceu de um ônibus na rua Tenente Manoel Alves dos Anjos e foi andando até a empresa em que trabalha. No percurso, ela percebeu que estava sendo seguida por um homem. O desconhecido correu e a agarrou por trás. Ele a segurou com firmeza e colocou a mão dentro da calça dela. 
A vítima contou à polícia que o maníaco chegou a machucá-la quando colocou as mãos em suas partes íntimas. Ela tentou bater nele, mas não conseguiu. Em um momento de descuido do estuprador, ela tirou uma das mãos dele que estava em sua boca e gritou bastante. Populares que estavam em um ponto de ônibus correram até ele. O maníaco fugiu antes que fosse linchado.

Fonte:Mogi News

Poá Testinha afirma que é constitucional aumento aprovado pela Câmara


Prefeito de Poá falou sobre o reajuste para políticos e destacou que novos valores são só para próxima legislatura
Felipe Abreu
De Poá
Mayara de Paula

Prefeito anunciou construção da sexta creche municipal. Calmon Viana será o bairro beneficiado
O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, afirmou que o aumento de salário para os políticos aprovado anteontem pela Câmara "é plenamente constitucional". Segundo ele, o reajuste é feito a cada quatro anos por isso a porcentagem utilizada, que chega a 79,4% no caso da remuneração do prefeito que assumir a cidade em 2013, "parece significativa". Testinha falou sobre o assunto durante evento que deu início a construção da sexta creche municipal.


"Está na lei, o problema é que esse reajuste é feito apenas de quatro em quatro anos, por isso que o aumento fica parecendo tão significativo. É normal antes do término do mandato os vereadores terem que descascar esse abacaxi", destacou o prefeito. Ele relembrou a época quando foi vereador e enfrentou a mesma dificuldade aumentando de R$ 3,7 mil para R$ 5,9 mil o valor do ordenado parlamentar para o próximo mandato. 
"Os salários ficam congelados por quatro anos. E outra, é justo pela dedicação que os vereadores têm com o município, pelo menos a maioria atende a população desde cedo", ressaltou. O prefeito faz a comparação dos salários de outras categorias. "É muito difícil contratar um engenheiro ou mesmo um médico por menos de sete mil reais", argumenta o prefeito de Poá que deve tentar a reeleição nas próximas eleições.




Sexta Creche
Durante o evento, Testinha anunciou o início da construção de uma creche na rua José Lopes Mohor, em Calmon Viana. A previsão é que o local seja entregue até janeiro de 2013. São 200 vagas para crianças entre quatro meses a 3 anos e onze meses, selecionadas pelo cadastro da Secretaria de Educação. "As crianças quando estão na creche tem o estímulo à educação. Quando vão de verdade para o ensino já estão preparadas para desenvolver melhor o aprendizado", disse o secretário da Educação, Humberto Martins Duarte.


A obra é orçada em mais de R$ 2 milhões. O novo prédio terá oito salas de atividades, três berçários, sala de vídeo, dois refeitórios, administração, cozinha geral e específica para o preparo da alimentação das crianças menores além de outros espaços de convivência. O diretor da Secretaria de Obras, Ivan Machado, informou que outras duas creches estão em construção nos bairros Jardim Santa Helena e Vila Varela. Na terça-feira o prefeito fará a entrega de notebooks e equipamentos para alunos de uma escola municipal na Vila Romana.


Fonte:Mogi News

Lazer Campestre deve virar parque público


Prefeito Bertaiolli falou da intenção de utilizar área de clube ao inaugurar mais uma academia ao ar livre ontem
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Academia da Terceira Idade inaugurada ontem no Parque Centenário é a 18ª de um pacote de 20
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) anunciou ontem planos de implantar, ainda neste ano, mais um parque municipal. Ele quer transformar o Campestre Clube, no Parque Santana, num espaço aberto ao público destinado às atividades de lazer e esportes. 
Será o quinto parque na cidade, que tem o Parque Municipal "Chiquinho Veríssimo", na Serra do Itapeti, o Leon Feffer, em Brás Cubas, o Centenário, em César de Souza, e o Botyra Camorim Gatty, no Centro Cívico. "Cada parque municipal tem uma vocação, alguns são mais voltados para o turismo e lazer, outros para atividades esportivas e até para educação ambiental. Esse novo parque, que será denominado Parque da Cidade, reunirá um misto de lazer, com playground e áreas esportivas, como quadras de vôlei e futebol, enfim um novo espaço para a família mogiana", sintetizou Bertaiolli, durante discurso de inauguração da Academia da Terceira Idade (ATI) no Parque Centenário ontem de manhã.


Os investimentos previstos, assim como prazos para início e duração das obras, ainda não foram definidos. "Ainda estamos num trabalho judicial de reversão da área, mas é uma discussão que está em fase final e acredito que em breve tenhamos boas notícias", disse. 
O prefeito se refere às dívidas tributárias contraídas pelos proprietários do Campestre, entre outras penalidades administrativas, inclusive por infrações a leis municipais, e que estão em fase de execução. O espaço, que fica ao lado do reservatório municipal (piscinão) do Parque Santana, está fechado desde 9 de junho de 2010, quando foi interditado pelo Setor de Fiscalização da Prefeitura por falta de alvará de funcionamento. Na oportunidade, o Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CCM) também foi cancelado.


Comercial 
Outro espaço que está na "mira" do prefeito é o Comercial Esporte Clube. O imóvel, localizado na avenida Francisco Rodrigues Filho, no Mogilar, ao lado do Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, estaria sendo utilizado irregularmente. "Fiscais da Secretaria de Segurança Pública descobriram que parte de um estacionamento servia para parada de vans que levavam passageiros para o litoral, de maneira clandestina. Trata-se de um desvio de conduta, uma vez que o estacionamento ali instalado serve apenas de estabelecimento com período de cobrança pelo serviço e não de pátio para vans", descreveu o prefeito Bertaiolli.


Diretores do Comercial e do estacionamento foram notificados a acabar com a atividade clandestina e fechar o espaço em aberto para entrada e saída "dos passageiros das vans". A determinação, segundo o secretário de Segurança Eli Nepomuceno, foi cumprida de imediato. Contudo, segundo o prefeito, se houver reincidência e desobediência, as punições podem ser severas.


"Podemos suspender a isenção de IPTU do Comercial como também, em nível judicial, solicitar a reversão da área à Prefeitura. O terreno é do clube, que tem de se responsabilizar", concluiu.


Fonte:Mogi News

Estacionamento Município tem 48 vagas para idosos na Zona Azul

Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Para usar vagas preferenciais é preciso ter uma credencial
Mogi das Cruzes dispõe de 48 vagas de estacionamento para idosos na região central da cidade. No entanto, não basta ser idoso para ter o direito de estacionar no local. É preciso ter uma carteirinha emitida pela Prefeitura para utilizar o espaço sem o risco de receber uma multa dos fiscais de trânsito. O cartão de estacionamento deve ser colocado de forma visível no painel do veículo. O idoso que quiser ter o direito ao beneficio, deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social para que a pasta emita o documento.


Para traçar os espaços dedicados aos idosos na Zona Azul, a Secretaria Municipal de Transportes, realizou um estudo para avaliar os melhores locais para implantar as vagas. Além disso, os conselhos municipais competentes também foram ouvidos para decidir os lugares. Existem, ainda, na cidade 37 vagas para pessoas com deficiência. 
Mesmo com o cartão de estacionamento preferencial é preciso fazer o pagamento da tarifa da Zona Azul. A fiscalização das vagas especiais é realizada pelos agentes de trânsito por todo município. Já o controle dos espaços dos estacionamentos particulares, é de responsabilidade dos estabelecimentos. 
A autônoma Magda Aparecida Almeida Tanabe, de 33 anos, afirma que sabe das regras para usar as vagas, mas acredita que algumas medidas poderiam ser alteradas. Na sexta-feira, ela precisou levar a avó de 90 anos para a Santa Casa de Mogi e estacionou na vaga destinada aos idosos. Porém, ao sair do hospital, percebeu que tinha sido multada. "Não encontrei vaga perto da Santa Casa, minha avó não pode ficar andando. Vi que existia uma vaga para idoso e outra para deficiente e resolvi estacionar. Não estava com a credencial, mas coloquei o tíquete rotativo, mas recebi multa mesmo assim", contou.


Ela revela que vai entrar com recurso para tentar anular a multa, já que, no momento em que estacionou, estava com a avó que é idosa e precisa ser levada ao hospital: "Só estacionei porque estava com ela. Jamais faria isso se estivesse sozinha. Peguei uma declaração com a Santa Casa para levar para o setor de trânsito da Prefeitura, além da cópia do tíquete do estacionamento."


Fonte:Mogi News


Danos Semae é alvo constante de vândalos


Em todo o ano passado, autarquia registrou três casos, mesmo número de ocorrências somente dos últimos dias
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Melo destaca que a população acaba sendo a maior prejudicada
Num período de pouco mais de 72 horas, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) foi alvo de três atos de vandalismo. As ações, realizadas em pontos distintos da cidade, em estações elevatórias, são consideradas pela direção da autarquia de pequeno porte em razão do prejuízo financeiro, mas de grande importância porque acabaram por prejudicar centenas de famílias. 
Em todo ano de 2011, apenas três atos de vandalismo foram registrados pela autarquia. Agora em 2012, já são três em um curto espaço de tempo. A última ação ocorreu no dia 17, uma sexta-feira. Durante a madrugada, vândalos invadiram a Estação Elevatória de Esgoto Indonésia, em Jundiapeba. Arrancaram portas dos painéis e os cabos de comando e de entrada de energia foram furtados. Um dia antes, vândalos arrombaram a porta da sala onde fica o painel elétrico da Estação de Esgoto do Cocuera. Na quarta passada, o alvo foi a Estação de Esgoto do bairro Nova Mogilar, localizada perto da avenida Yoshiteru Onishi. Parte do sistema hidráulico da estação foi destruída e ferramentas foram furtadas Os danos foram reparados e a unidade já opera normalmente.


"Todas as estações do Semae são equipadas com alarme. Os atos de vandalismo desse tipo não são comuns. Os prejuízos materiais com este tipo de caso não são elevados (os materiais furtados, como cabos e componentes, são de uso diário das equipes de manutenção e repostos imediatamente), mas os transtornos que este tipo de atitude causa são grandes porque afetam parcelas significativas da população. Na prática, o esgoto deixa de ser bombeado e isso pode causar pontos de vazamento nas ruas", destacou o diretor-geral do Semae, Marcus Melo. 
Ele conta que independentemente dos danos, a autarquia continuará investindo nos bairros. "Estamos fazendo grandes investimentos, especialmente no distrito de Jundiapeba. Foram instalados nove quilômetros de rede coletora, uma nova estação elevatória e mil ligações residenciais gratuitas. Também estamos finalizando o projeto para levar esgoto ao último trecho do distrito que ainda não possui este benefício, o que colocará Jundiapeba muito perto dos 100% de esgoto coletado e tratado", frisou o diretor.


Outra medida citada por Marcus Melo é a recuperação e modernização das estações de água e esgoto em toda a cidade. "Foram adquiridas 25 novas bombas, que estão sendo instaladas de forma gradativa. Os equipamentos são, em média, 15% mais potentes e econômicos do que os modelos antigos e trarão uma melhor performance ao sistema como um todo. Oito novas bombas já foram instaladas", detalhou. A compra das 25 bombas representou um investimento de R$ 400 mil, além dos R$ 150 mil na reforma das estações.


Fonte:Mogi News

Concurso Luciana Augusta Vilar, de 18 anos, é coroada Garota Verão deste ano



Tuani foi a mais votada pela Internet e ficou com o título de Primeira Princesa e Michele, a Segunda Princesa
Juliana Miranda
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Luciana Augusta Firmino Vilar, de 18 anos, a Garota Verão; a Primeira Princesa, Tuani Oliveira de Santana, 21, e a Segunda Princesa, Michele Cristina Mota da Silva, 18
A coroação da Garota Verão 2012 foi realizada ontem em meio a muita emoção, durante evento no Sesi de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes. Dentre tantas belezas distintas, a eleita mais bela da temporada foi Luciana Augusta Firmino Vilar, de 18 anos, representando Mogi das Cruzes. Em segundo lugar, com o título de primeira princesa, a jovem Tuani Oliveira de Santana, 21, também de Mogi. Ela foi a mais votada pela Internet e recebeu 384 votos, garantindo seu lugar na final. Já o terceiro lugar ficou com Michele Cristina Mota da Silva, 18, que recebeu a faixa de segunda princesa e passa a representar a cidade de Suzano.


O evento, de iniciativa do Grupo Mogi News de Comunicação e patrocinado pela Sabesp, reuniu um grande público, dentre familiares e amigos das candidatas, que contaram com o carinho e a animação de todos durante toda a seletiva. 
Para a Garota Verão 2012, Luciana, não tem como explicar a emoção de ganhar o título. "Era um sonho que eu pretendia realizar e não tem nada mais importante do que a gente realizar nosso sonho. Isso me torna uma pessoa muito feliz". A primeira e a segunda princesas também ficaram muito satisfeitas e felizes com os títulos. 
É a terceira vez que a primeira princesa, Tuani, por exemplo, participa do concurso e está realizada com o título. "Meu objetivo era mesmo estar entre as três este ano e a torcida também ajudou. Nos organizamos bem para o evento".


A segunda princesa, Michele, revelou que era o que ela queria e não soube explicar o que estava sentindo: "Dá um friozinho na barriga que não passa. É muito gostoso".


Ao todo, participaram da seleção 15 garotas, que tiveram de desfilar em trajes de banho após a exibição de um vídeo de cada uma delas. Do total, restaram apenas sete, que disputaram os três últimos lugares. Todas passaram por uma criteriosa avaliação da comissão julgadora, formada por 13 jurados. Dentre os itens avaliados estavam simpatia, beleza, fotogenia e desenvoltura. 
De acordo com o diretor de Marketing do Grupo Mogi News de Comunicação, Salatiel Moraes, como todos os anos anteriores, as expectativas foras superadas. "É para isso que estamos trabalhando. E vê o resultado, com a participação do público, com uma torcida maravilhosa e, principalmente, aumentando a qualidade das garotas, mostra que o concurso só está crescendo", diz. 


Prêmios
A grande vencedora ganhou uma bolsa de estudo de 100% em qualquer curso da Escola Técnica Mogiana (ETM); um Book Premium, do fotógrafo Carlos Magno, com 18 fotos de 20x30, entregue em pasta; um vale-compra de R$ 1 mil na Marilys Magazine; e cinco meses de curso de manequim completo no LG Models.


A segunda colocada foi agraciada com um Book Top, com 15 fotos de 20x30, em pasta; e um vale-compra de R$ 500 na Marilys Magazine. Já a segunda princesa ganhou um Book Plus, com 12 fotos de 20x30, em pasta e um vale-compra de R$ 500 na Marilys Magazine. Todas ganharam um óculos de sol da Óticas Diniz; um kit maquiagem da Dailus Color; e cabelo, maquiagem, pé e mão no salão Beleza Pura. 
Além disso, com o título, as três beldades que vão representar a estação mais quente do ano terão uma série de compromissos. Além de desfrutar dos prêmios oferecidos, elas vão participar de uma sessão de fotos amanhã, após passarem a manhã no salão Beleza Pura e almoçarem no restaurante Kilo Nobre, em Suzano.


Fonte:Mogi News

Energia


magem do dia
Daniel Carvalho



Fios de alta tensão expostos na Vila Natal oferecem perigo. Alguém precisa tomar alguma providência antes de um acidente.


Fonte:Mogi News

Solução

Reprodução

Os temas são variados. Vão de esporte à educação, lazer, proteção ao idoso e à mulher. Ficou com vontade de consultar as páginas? Um dos endereços é o seguinte: www.casados-municipios.com.br. 


Fonte:Mogi News

Dupla filiação

Ele aproveitou para completar que é advogado de Lucas Secário, que deixou o PV e foi para o PT. Secário consta filiado nos dois partidos: "Já entramos com recurso. Ele deve disputar as prévias no PT". 
Vereador pronto
Candidatos a vereador já contam com um aliado na tarefa de legislar: basta pagar apenas R$ 19,90 para comprar projetos de lei pela Internet. A opção foi revelada por meio de uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo. 
Endereços virtuais
Pelo menos três endereços virtuais da rede mundial oferecem para os futuros candidatos a vereador e aos atuais serviços especiais como promessas de trabalho personalizado e até discursos exclusivos.


Fonte:Mogi News

Notificação




O advogado Gustavo Ferreira (PP) afirmou à coluna que ainda não foi notificado do julgamento no próximo dia 1º de março da troca de partido feita pelo vereador pepebista Osvaldo dos Santos, o Osvaldo do Mercado Real: "Me causa estranheza não ter sido notificado a respeito, já que sou advogado do partido", disse.


Fonte:Mogi News

Barão do lixo


Erick Paiatto

O site de notícias Brasil 247 (www.brasil247.com) divulgou que "o dono do jet ski é barão do lixo ligado ao PSDB". A foto do empresário de Suzano, José Augusto Cardoso Filho, aparece ao lado de um lixão e do jet ski, a máquina que matou uma criança de 4 anos na praia de Guaratuba, em Bertioga, no feriado de carnaval. O empresário aparece como postulante à disputa para a Prefeitura de Suzano neste ano: "Seu lixão coleciona multa por irregularidades e agora ele pode ser indiciado por homicídio doloso, já que emprestou o aparelho, que matou Grazielly, ao afilhado".

Fonte:Mogi News

Grupamento


Daniel Carvalho

O comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Guarulhos, tenente-coronel Minoru Yamashita, confirmou ao Mogi News que o comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo só aguarda o sinal verde do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para elevar o Subgrupamento de Mogi, hoje subordinado a Guarulhos, a Grupamento. A mudança deverá ocorrer até março deste ano.


Estudo
O estudo já comprovou que o Alto Tietê necessita de um Grupamento, o que representará mais estrutura para o trabalho da corporação. O anúncio oficial, entretanto, será feito pelo próprio governador Alckmin, que deverá estar em Mogi possivelmente no encontro marcado com os prefeitos da região no fim do mês. A expectativa era a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que será no próximo dia 5 de março, mas ele não confirmou presença.


Fonte:Mogi News

Flagrante


Imagem do dia


Jorge Carvalho



Motorista insiste em infringir a lei ao entrar no acesso à rodovia Mário Covas, em Itaquá, tendo a placa explícita com a proibição.


Fonte:Mogi News



Outro caso


Erick Paiatto

Agora, José Beraldo se concentra na representação da família da pequena Grazielly, morta semana passada, após ser atropelada por um jet ski, em Bertioga. Além de indenização à família da vítima, ele quer a condenação do responsável pela tragédia
Assédio
O assédio da Imprensa é grande à família da pequena Grazielly e, por tabela, a José Beraldo. Anteontem, em conversa com a jornalista Cristina Gomes, no intervalo de depoimentos, o criminalista confessou "não ter tempo nem para tomar um café". Mas disse que, ainda assim, daria atenção exclusiva aos veículos de Mogi e região. Ontem, Beraldo e familiares da pequena Grazielly gravaram uma entrevista televisiva a ser exibida no domingo à noite em rede nacional.


Fonte:Mogi News

Banco de Leite


Divulgação

A partir do mês que vem, deve começar a funcionar na cidade o Banco de Leite municipal. Segundo apurou a coluna, a unidade, a primeira na região, irá atuar dentro da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, em construção no Mogilar. 
Nutrição
Além de estocar leite doado por mães mogianas e ajudar na alimentação de bebês carentes, o Banco de Leite de Mogi terá um espaço exclusivo para palestras e atividades de orientação e conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A medida também deve auxiliar no programa de combate à carência nutricional, já que entre 2009 e 2011 houve uma queda de 50% das crianças assistidas pela Secretaria de Saúde. 
Sem leite
Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que, dos cerca de 600 partos realizados no município, cerca de 5% dos bebês ficam internados por algum problema e acabam necessitando receber leite. A Santa Casa, que é referência regional inclusive para partos de alto risco, com uma média de 400 por mês, não possui um banco de leite e precisa "comprar" de outras cidades, como Guarulhos, para alimentar os bebês, a maioria prematura, segundo o provedor Mário Calderaro. 
Apelo 
A notícia de uma provável suspensão de serviços e até demissão de funcionários, como parte de um plano de redução de custos para diminuir a dívida de R$ 5,3 milhões da Santa Casa, publicada na edição de ontem do Mogi News, causou comoção na cidade e vários representantes de bairros iniciaram mobilização em prol do hospital.


Fonte:Mogi News

Eu, não!


Mayara de Paula

O secretário-adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, garantiu ontem à coluna que "não irá concorrer a vereador, prefeito ou qualquer outro cargo público nas eleições municipais de outubro". Cusatis, que tem tomado a frente das ações na secretaria durante as férias do titular Paulo Villas Boas, tem sido questionado por políticos sobre "suas pretensões políticas" e se vai deixar a Prefeitura ainda neste semestre por causa dos prazos da Justiça Eleitoral.


Fonte:Mogi News

PSDB e PPS?


Divulgação

Deu ontem no jornal O Estado de S. Paulo: "Serra sonda PPS sobre possível aliança eleitoral". A notícia: "O ex-governador paulista procurou o PPS na quarta-feira para sondar a possibilidade de receber o apoio da legenda, que esteve ao lado de Serra na campanha presidencial de 2010. Serra teria ouvido de aliados que o PPS poderia abrir mão da candidatura de Soninha Francine na capital paulista e resolveu consultar o presidente nacional da legenda, Roberto Freire", diz a matéria assinada pelo jornalista Bruno Boghossian.


Será?
Oficialmente, Roberto Freire disse ao jornalista que irá manter "Soninha no páreo", porém, como Serra foi um dos principais responsáveis pela eleição dele para a Câmara dos Deputados, muita água pode rolar...


Prévias
Ontem à tarde, após encontro com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), José Serra manifestou interesse em participar das prévias do partido. O que indica que mudanças realmente poderão vir e ele deve ser o candidato do PSDB para a Prefeitura de São Paulo. 
Dúvidas
Se as coisas mudarem na capital, como fica a dobradinha do tucano José Antonio Cuco Pereira e com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) para as eleições em Mogi? Será que o rival de Bertaiolli, Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), terá de se aliar ao PSDB? 


Fonte:Mogi News

Em Brasília Prefeito busca R$ 116 mi para obras


Bertaiolli terá duas audiências em Brasília na semana que vem com expectativa de obter mais recursos federais
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Com uma nova avenida, tráfego na Francisco Ferreira Lopes poderá ser ao menos aliviado
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) viaja na próxima segunda-feira para Brasília. Ele irá participar de duas audiências com ministros da presidente Dilma Rousseff (PT) que têm na pauta liberação de R$ 116 milhões para duas importantes obras na cidade: a abertura da avenida Guilherme Georgi, entre Jundiapeba e o centro de Mogi, e o início da construção de dois viadutos sobre a linha férrea. 
As reuniões, agendadas por intermédio do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), acontecem, porém, na terça-feira, dia 28. A primeira, marcada para às 10h30, será no Ministério das Cidades, com diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit). Bertaiolli irá cobrar um prazo definitivo para o início das obras de construção dos viadutos sobre a linha férrea em Jundiapeba e na Vila Rubens. A promessa dos diretores do órgão, encaminhada em carta no fim do ano passado ao prefeito mogiano, citava abril para o início dos trabalhos. Entretanto, há possibilidade de este prazo ser prorrogado para outubro. O investimento de R$ 48 milhões, inicialmente previsto para as obras, assim como o processo de desapropriação dos 57 imóveis de famílias que estão na chamada "linha da obra" também devem ser discutidos no encontro. 
Às 13h30, a reunião do prefeito Marco Bertaiolli será com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffmann. Ele irá pleitear a liberação de R$ 68 milhões do Tesouro Nacional para financiamento das obras de construção da avenida Guilherme Georgi, ligando o distrito de Jundiapeba ao centro de Mogi, servindo de uma nova opção viária. 
"Todos os trâmites burocráticos como aprovação do nosso crédito junto à Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades já foram vencidos. Resta agora um aval do governo federal e a ministra Gleise é quem poderá nos dar uma definição", explicou o prefeito. 
Bertaiolli evitou citar prazos ou demonstrar muito otimismo em conseguir ser atendido. Porém, confirmou que se houver liberação dos R$ 68 milhões para a avenida Guilherme Georgi, ele poderá dar prosseguimento num outro projeto: a implantação do núcleo industrial entre os distritos de Brás Cubas e Jundiapeba. "Esta via é considerada um importante passo para viabilizar o núcleo industrial, uma vez que ela receberá boa parte do trânsito de veículos que atualmente se concentra na avenida Francisco Ferreira Lopes", informou o secretário de Desenvolvimento, Marcos Damásio.


O núcleo industrial possui uma área total de 150 mil metros quadrados, já reservada para esta finalidade, segundo o secretário municipal. A área será desmembrada em lotes menores para abrigar, em média, de 10 a 12 indústrias, de médio porte, que, juntas, poderão gerar até 3 mil empregos.


Fonte:Mogi News

Trânsito Quase 2,5 mil motoristas são multados por furar semáforo


Condutores desrespeitam leis e ultrapassam o sinal vermelho em cruzamentos perigosos
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A reportagem do Mogi News flagrou diversos motoristas ignorando o sinal vermelho e assumindo o risco de acidentes ocorrerem
Todo mês, 202 motoristas são multados em Mogi das Cruzes por ultrapassar o sinal vermelho nos cruzamentos. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Transportes mostra que, em todo o ano de 2011, 2.429 motoristas foram autuados pela fiscalização eletrônica. E 809 acidentes com veículos ocorreram nessas regiões. A pasta não informou quais são os cruzamentos com maior incidência de casos, mas o Mogi News identificou alguns pontos problemáticos no município.


O cruzamento das ruas Senador Dantas e Doutor Corrêa, no centro, é avaliado por moradores e comerciantes como um dos pontos mais perigosos da região. Segundo eles, o pior período é no horário de almoço, entre 11 e 13 horas. A atendente Clarissa de Cássia Cruz Maldonado, de 17 anos, contou que os motoristas não respeitam o sinal vermelho e passam em alta velocidade. "Já aconteceram vários acidentes. A maioria deles com motos. Como existem várias escolas por aqui, o movimento de veículos é bem grande".


A autônoma Camila Alexandra, 23, contou que o motorista costuma sair da rua Doutor Corrêa e entrar na rua Senador Dantas mesmo com o sinal fechado. "Sempre ocorrem batidas ou os motoristas têm de frear para evitar acidentes", afirmou.


O cruzamento entre as ruas Olegário Paiva e Otto Unger é outro local que recebe um grande volume de carros e, segundo os comerciantes da região, é perigoso. "Já houve casos em que os veículos invadiram o nosso estabelecimento. Não é falta de semáforo ou de placas, o local é bem-sinalizado, o problema é a imprudência dos condutores. Muitas vezes, as pessoas dirigem distraídas ou falando ao celular", disse a atendente Sheila Souza Ribeiro, 24. 
O diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Transportes, Paulo Castillo, acredita que a maioria dos acidentes registrados em cruzamentos semaforizados é causada pela imprudência do motorista. "É muito difícil que acidentes sejam causados por falhas nos semáforos, isso porque as equipes levam em média duas horas para solucionar os problemas. Em 99,9% dos casos, é o desrespeito dos motoristas que causa os acidentes", afirmou.




Desrespeito 
Durante a manhã de ontem, o Mogi News flagrou diversos veículos ultrapassando o sinal vermelho no cruzamento das ruas Dom Antonio Cândido de Alvarenga e Doutor Ricardo Vilela. O local é conhecido como ponto com maior número de acidentes na área. No ano passado, um ônibus e um carro acabaram atingindo um restaurante que fica na esquina. "Pela câmera que temos no escritório, é possível ver quantos veículos passam o sinal vermelho. Posso garantir que são muitos, principalmente de madrugada", disse a secretária Andréia da Silva, 20.


Fonte:Mogi News