domingo, 26 de fevereiro de 2012

Estacionamento Município tem 48 vagas para idosos na Zona Azul

Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Para usar vagas preferenciais é preciso ter uma credencial
Mogi das Cruzes dispõe de 48 vagas de estacionamento para idosos na região central da cidade. No entanto, não basta ser idoso para ter o direito de estacionar no local. É preciso ter uma carteirinha emitida pela Prefeitura para utilizar o espaço sem o risco de receber uma multa dos fiscais de trânsito. O cartão de estacionamento deve ser colocado de forma visível no painel do veículo. O idoso que quiser ter o direito ao beneficio, deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social para que a pasta emita o documento.


Para traçar os espaços dedicados aos idosos na Zona Azul, a Secretaria Municipal de Transportes, realizou um estudo para avaliar os melhores locais para implantar as vagas. Além disso, os conselhos municipais competentes também foram ouvidos para decidir os lugares. Existem, ainda, na cidade 37 vagas para pessoas com deficiência. 
Mesmo com o cartão de estacionamento preferencial é preciso fazer o pagamento da tarifa da Zona Azul. A fiscalização das vagas especiais é realizada pelos agentes de trânsito por todo município. Já o controle dos espaços dos estacionamentos particulares, é de responsabilidade dos estabelecimentos. 
A autônoma Magda Aparecida Almeida Tanabe, de 33 anos, afirma que sabe das regras para usar as vagas, mas acredita que algumas medidas poderiam ser alteradas. Na sexta-feira, ela precisou levar a avó de 90 anos para a Santa Casa de Mogi e estacionou na vaga destinada aos idosos. Porém, ao sair do hospital, percebeu que tinha sido multada. "Não encontrei vaga perto da Santa Casa, minha avó não pode ficar andando. Vi que existia uma vaga para idoso e outra para deficiente e resolvi estacionar. Não estava com a credencial, mas coloquei o tíquete rotativo, mas recebi multa mesmo assim", contou.


Ela revela que vai entrar com recurso para tentar anular a multa, já que, no momento em que estacionou, estava com a avó que é idosa e precisa ser levada ao hospital: "Só estacionei porque estava com ela. Jamais faria isso se estivesse sozinha. Peguei uma declaração com a Santa Casa para levar para o setor de trânsito da Prefeitura, além da cópia do tíquete do estacionamento."


Fonte:Mogi News