domingo, 26 de fevereiro de 2012

Apae quer aumentar voluntários



EXEMPLO Cristina Roueda, com os alunos, diz que é um lugar mágico
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes pretende aumentar o quadro de voluntários. Para isso, a diretoria recebe inscrições de interessados na próxima quinta-feira, dia 1º de março, e realizará o curso no dia 26 do mesmo mês. De acordo com a assistente social da entidade, Neusa Campos Bueno, a intenção é contar com mais 50 voluntários, para acompanhar e auxiliar o trabalho dos 80 professores. Hoje a equipe de colaboradores da entidade, que atende 500 alunos, se resume a dez pessoas.


"É um compromisso muito sério. Tem que estar presente e não vir quando quer. O ser voluntário é dedicar um pouco do tempo para ajudar alguém. O trabalho deve ser encarado com responsabilidade. ‘Coração no querer e dedicação no fazer’. Este é o lema", explica Neusa.


Um exemplo para quem deseja colaborar com a Apae é o psicólogo Rafael Dias Amato, de 30 anos. Ele trabalha na entidade desde abril do ano passado e confirma: "É um dos trabalhos mais gratificantes do mundo. É uma ajuda muito positiva. Nós chegamos com um certo preconceito, talvez por achar que encontraremos muita dificuldade em lidar com os alunos. Mas, aos poucos, vemos que eles precisam tanto da gente e ficam felizes em nos encontrar. As artes, as brincadeiras, as bagunças, não são diferentes de outras crianças ou adolescentes", comenta o psicólogo.


O voluntário trabalha com professores de música e diz que durante as apresentações em eventos, o público se emociona muito com os alunos. "Esta emoção chega pra gente de uma forma muito especial", detalha.


A uruguaia Cristina Roueda, de 63 anos, chegou ao Brasil em 2002 e entre idas e vinda está por aqui desde 2010, ano em que ela visitou pela primeira vez a instituição e não saiu mais. "Tinha o tempo livre e nunca havia visitado a Apae. Não sabia se iria dar certo. Resolvi experimentar e desde o primeiro dia foi maravilhoso. Carinho, energia, dedicação, mesmo com problemas sérios, eles brincam e fazem as mesmas coisas de outras crianças. É um lugar mágico. Venho com muito prazer e volto com mais prazer ainda", conta a voluntária.


Segundo ela, todas as atividades são acompanhadas dos professores. "O carinho que a gente recebe, parece que são todos netos da gente", ressalta.


Os interessados no curso de voluntários da Apae, devem entrar em contato pelo 4799-9548, ou ir na sede da entidade, na Rua Carmem Moura Santos, 134, no Jardim Betânia.


Fonte:O Diário de Mogi