Divulgação
A partir do mês que vem, deve começar a funcionar na cidade o Banco de Leite municipal. Segundo apurou a coluna, a unidade, a primeira na região, irá atuar dentro da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, em construção no Mogilar.
Nutrição
Além de estocar leite doado por mães mogianas e ajudar na alimentação de bebês carentes, o Banco de Leite de Mogi terá um espaço exclusivo para palestras e atividades de orientação e conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A medida também deve auxiliar no programa de combate à carência nutricional, já que entre 2009 e 2011 houve uma queda de 50% das crianças assistidas pela Secretaria de Saúde.
Sem leite
Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que, dos cerca de 600 partos realizados no município, cerca de 5% dos bebês ficam internados por algum problema e acabam necessitando receber leite. A Santa Casa, que é referência regional inclusive para partos de alto risco, com uma média de 400 por mês, não possui um banco de leite e precisa "comprar" de outras cidades, como Guarulhos, para alimentar os bebês, a maioria prematura, segundo o provedor Mário Calderaro.
Apelo
A notícia de uma provável suspensão de serviços e até demissão de funcionários, como parte de um plano de redução de custos para diminuir a dívida de R$ 5,3 milhões da Santa Casa, publicada na edição de ontem do Mogi News, causou comoção na cidade e vários representantes de bairros iniciaram mobilização em prol do hospital.
Fonte:Mogi News