sábado, 18 de julho de 2015

Em obras Luana Nogueira Vila da Prata terá novos acessos

Em obras
Luana Nogueira
Vila da Prata terá novos acessos

Os motoristas que circularem entre as avenidas Prefeito Carlos Alberto Lopes e a Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, na Vila da Prata, contarão com um novo acesso a partir de agosto
Os motoristas que circularem entre as avenidas Prefeito Carlos Alberto Lopes e a Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, na Vila da Prata, contarão com um novo acesso a partir de agosto. A estrutura está sendo construída para facilitar o fluxo de veículos daquela região. O trabalho faz parte do projeto que promoveu o recapeamento da avenida Prefeito Carlos Alberto Lopes. Todo o conjunto de obras conta com um investimento de R$ 1 milhão.
A intervenção no cruzamento das avenidas pretende trazer mais segurança para os motoristas que trafegam pela área. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, depois que os forem concluídos, "haverá um acesso direto para que estiver descendo a Carlos Alberto Lopes e precisar entrar à esquerda na Francisco Ribeiro Nogueira (sentido praia). Hoje, para fazer esta conversão, os carros precisam seguir pela Francisco Ribeiro Nogueira, sentido centro, e logo à frente fazer um retorno simples à esquerda".
Para os motoristas que estiverem vindo do centro pela avenida Francisco Ribeiro Nogueira, está sendo criado um retorno em um ponto antes do atualmente existente na altura da Vila da Prata, para possibilitar o acesso à Prefeito Carlos Alberto Lopes.
Além do recapeamento, a avenida Carlos Alberto Lopes teve as redes de água e esgoto substituídas. Estas intervenções já foram concluídas e a sinalização da visa será instalada.
A avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira também terá um trecho recapeado. Ao todo, 330 metros receberam novo asfalto. "Esperamos que até o início do mês de agosto, a parte do recapeamento esteja terminada", acrescentou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira.
Para o comerciante Pedro César Sanches, de 63 anos, o novo acesso ajudará a aliviar o trânsito das avenidas. "Temos que estar preparados para o desenvolvimento e acredito que essa obra será muito boa. Essa região cresceu muito e estava precisando deste acesso, pois, por volta das 17 e 19 horas fica um grande congestionamento".
A dona de casa Matilde Marcondes, 64, acredita que apenas depois da conclusão da obra será possível avaliar a situação. "Essa avenida é muita movimentada. É rota para a praia", acrescentou.

Fonte:Mogi News

Fiação terá de ser reorganizada

Fiação terá de ser reorganizada
SÁB, 18 DE JULHO DE 2015 00:00
A-A+

Representantes de operadoras de telefonia e tevê devem rearranjar os cabos durante a obra / Foto: Divulgação - Júlio Nogueira - PMMC

Técnicos da Secretaria Municipal de Obras e representantes das empresas que possuem fiações na região da Praça Sacadura Cabral reuniram-se ontem (17), em frente ao Ciarte, para uma análise das redes existentes no entorno. O trabalho é o primeiro passo de um estudo que apontará como a fiação será disposta durante o transcorrer das obras. Compareceram os representantes da NET, EDP Bandeirante, GVT, Algar, 76 Telecom e Vivo. O secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, também esteve no local.

O secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, explicou que os técnicos da Prefeitura levaram um mapa com todo o traçado da obra, que foi apresentado e discutido com os representantes das empresas. A partir deste trabalho inicial, cada um deles fará um estudo sobre a melhor maneira de rearranjar a fiação – garantindo a manutenção dos serviços e permitindo que as obras transcorram sem problemas. O secretário frisou que este canal de diálogo com as empresas será mantido durante todo o transcorrer do trabalho na Sacadura Cabral.

“Como se trata de uma obra complexa, temos várias etapas que precisam ser verificadas e checadas. Na verdade, os trabalhos de campo já tiveram início com essas ações que estamos desenvolvendo com as empresas compartilhantes da rede”, explica Claudio. Da mesma forma, o Semae também já realizou sondagens na região e identificou as redes de abastecimento de água e de esgoto. O sistema de água será setorizado, com a implantação de três registros, enquanto a rede de esgoto passará por desvio.

Na próxima terça-feira, dia 21 de julho, às 9 horas, será realizada uma reunião com todos os comerciantes estabelecidos no entorno da Sacadura Cabral. O encontro ocorrerá na sede da Associação Comercial e terá como objetivo apresentar detalhes da obra e tirar dúvidas dos lojistas. A Associação Comercial criou uma comissão para acompanhar este trabalho e convidou os lojistas que possuem estabelecimentos nas duas regiões que serão afetas - as ruas Ricardo Vilela e Cabo Diogo Oliver.

A construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral será realizada pelo Consórcio Viário Mogi, formado pelas empresas Engeform Construção e Comércio Ltda e Serveng Civilsan S/A. A previsão é que os serviços aconteçam em 24 meses. O projeto prevê dois túneis que irão transpor a linha férrea. Um deles, com extensão de 426 metros, ligará a Rua Cabo Diogo Oliver à Avenida Governador Adhemar de Barros. O outro, com 298 metros, fará a conexão entre as ruas Doutor Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. Já a parte de cima, a atual Praça Sacadura Cabral terá sua estrutura ampliada, oferecendo mais espaço para a circulação de pedestres.

Fonte:Diário de Mogi

Um novo passo na direção de dois viadutos para Mogi

Um novo passo na direção de dois viadutos para Mogi
SÁB, 18 DE JULHO DE 2015 00:00

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Dnit, rescindiu o contrato firmado em 2011 com a empresa SPA Engenharia Indústria e Comércio Ltda para execução das obras de construção de dois viadutos sobre os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Vila Industrial e Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. A medida, segundo explicações oficiais, é mais um passo para que o atual governo possa contratar uma nova empresa para realizar as duas obras de arte na Cidade, conforme promessa do ministro Antonio Carlos Rodrigues, dos Transportes, em entrevista a este jornal, no semestre passado. A SPA havia sido contratada quatro anos atrás, durante a primeira grande investida do então deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) para a execução dos dois viadutos na Cidade. Tudo parecia caminhar na direção do início das obras – até placas já haviam sido colocadas em pontos estratégicos da Cidade -, quando uma  denúncia da revista Veja a respeito da influência do político no Ministério dos Transportes levou a presidente Dilma Rousseff (PT) a substituir o ministro da época e suspender obras que ainda estavam por começar.Apesar das promessas de garantia dos dois viadutos, nada aconteceu,já que descobriu-se inexistência de um projeto executivo para a obra, o que passou a ser exigido pelos órgãos de fiscalização federal. Somente no atual mandato, com a chegada de Rodrigues ao Ministério, a questão dos viadutos voltou a ser discutida com mais intensidade, em parte pela insistência do deputado federal Marcio Alvino (PR), que obteve do ministro a garantia de que as duas obras seriam a prioridade de sua administração em São Paulo. O projeto executivo começou a ser feito e chega à reta final com a necessidade de ajustes ambientais exigidos pela Cetesb para o seu licenciamento junto à área do meio ambiente. Contudo, para que a obra pudesse se novamente licitada, seria necessário que houvesse a rescisão do contrato firmado com a SPA, lá atrás. E foi o que aconteceu no último dia 30 de junho, com medida tomada pelo Dnit e publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União.Com isso, está aberto o caminho para que, após a conclusão e licenciamento do projeto executivo, possa ser iniciada uma nova concorrência para a obra. Caberá, então, ao ministro Rodrigues ajustar o orçamento já espremido de sua pasta para que possa cumprir, enfim, o compromisso assumido com a Cidade e Região, numa entrevista a este jornal: de priorizar e executar os dois viadutos, uma antiga reivindicação de Mogi e todo Alto Tietê. 

Fonte:Diário de Mogi