sábado, 5 de agosto de 2017

QUADRO DESTAQUE: Secretário da Saúde descarta o fechamento do Hospital Guido Guida, em Po

5 de agosto de 2017  QUADRO DESTAQUE  
Secretário Uip recebeu deputados e o prefeito de Poá. (Foto: Divulgação)
Secretário Uip recebeu deputados e o prefeito de Poá. (Foto: Divulgação)

O secretário de Estado da Saúde, David Uip, descartou o fechamento do Hospital Municipal Guido Guida, em Poá, que enfrenta sérias dificuldades financeiras e administrativas. “Durante minha gestão, nenhum hospital será fechado”, afirmou, em uma audiência com os deputados André do Prado (PR), Luis Carlos Gondim Teixeira (SD) e Estevam Galvão (DEM), da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, além do prefeito Gian Lopes e vice-prefeito Marquinhos Indaiá e vereadores.

Apesar da afirmação do secretário, não foi detalhada a maneira como o Governo do Estado irá atuar no socorro ao hospital, que integra a rede de serviços públicos regional. Ele disse que tratará do assunto com o governador Geraldo Alckmin.


O Hospital Doutor Guido Guida dispõe de 24 leitos e atende, por ano, em média, 150 mil pessoas, sendo que 35% dos pacientes são de outras cidades da Região e da Capital.

As alterações nas normas que regulamentam o repasse do Imposto Sobre Serviços (ISS) a partir de transações financeiras, aprovadas pelo Congresso Nacional, devem resultar, a partir deste mês, em queda nos recursos destinados à Poá. Dos R$ 400 milhões estimados para o orçamento do ano, R$ 140 milhões eram esperados deste tributo. Sem este dinheiro, usado quase na totalidade para o custeio do hospital, a Prefeitura não sabe como manter a unidade aberta.

. “A população não pode ser penalizada e região toda vai sofrer as consequências, com a superlotação dos outros hospitais que vão ter que absorver a demanda do Guido Guida”, ponderou Gondim.

“O governador Geraldo Alckmin sabe da real situação de Poá. É necessário entender que há uma crise econômica no País, mas a saúde é uma área que não pode ser deixada de lado principalmente porque este equipamento atende a moradores não apenas de Poá”, reforçou André do Prado.

O prefeito Gian Lopes apresentou propostas de reestruturação interna para readequar a unidade ao orçamento mais enxuto. Ainda assim, o custo ficaria muito acima do possível a ser pago pela cidade, explica o chefe do executivo local.

Fonte:O Diário de Mogi

QUADRO DESTAQUE: Após reunião com comerciantes, Prefeitura mantém fechamento da passagem em nível

5 de agosto de 2017  QUADRO DESTAQUE  
''Secretário Rangel e José Luis receberam o grupo de comerciantes da Deodato. (Foto: Edson Martins)
‘Secretário Rangel e José Luis receberam o grupo de comerciantes da Deodato. (Foto: Edson Martins)

NATAN LIRA
Comerciantes e pedestres da região da passagem em nível da Rua Doutor Deodato Wertheimer se reuniram na manhã de ontem na rua e seguiram em passeata até a Prefeitura, onde foram recebidos pelo chefe de Gabinete, José Luís Freire de Almeida, e o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel. Eles expuseram alguns pontos, como os reflexos negativos do fechamento da passagem nas vendas, além de fazer algumas sugestões. O governo municipal manterá o fechamento da via e divulgou planos para o local, como a colocação de vagas de Zona Azul.

Após o encontro, os donos de dois estabelecimentos, uma loja de calçados e uma bomboniere decidiram baixar as portas. Assim somam-se três comércios fechados na rua desde a interdição definitiva da passagem em nível, na segunda-feira. O outro foi um trailer que funcionava como lanchonete na esquina da Deodato com a Rua Navajas.


O gerente da loja de móveis e colchões Inovar, Carlos Eduardo Gonçalves Pereira lamentou a falta de resultados positivos. “Fizemos algumas sugestões, mas eles parecem que não vão mudar os planos. Propusemos uma mudança na mão de direção das ruas Navajas e a Deodato, no sentido túnel, mas eles disseram que as duas vias terão uma faixa utilizada para o estacionamento Zona Azul” contou. A unidade mogiana da loja é a 25ª da rede, inaugurada há cerca de 40 dias. Segundo Pereira, o grupo deverá esperar a volta do movimento de carros (com os fim das obras, iniciadas nessa semana) para avaliar o futuro do comércio.

O dono do Churrasquinho Iti manteve a lanchonete há 14 anos na Deodato e, agora, não acredita que a colocação de Zona Azul possa dar o mesmo movimento nas vendas obtido com a passagem de pedestres. “Eles não querem ceder de jeito algum. Nos próximos dias, decidirei o que fazer, mas a única alternativa que vejo é fechar”, contou.

Ricardo Teixeira tem uma loja de fotografia há duas décadas e meia e também não vê outro fim senão deixar o ponto. “O fechamento da passagem em nível é inútil, sem explicação. Porque ainda não foi construída a passarela aos pedestres”, enfatizou.

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) manteve a solicitação de uma reunião com representantes da Prefeitura para tratar sobre o assunto e a previsão é que o encontro ocorra na próxima semana. “A direção da ACMC ressalta a importância dos comerciantes avaliarem o comportamento dos negócios neste período, estudarem meios de atrair os consumidores e propor sugestões, que a entidade se encarregará de encaminhar para estudo de viabilidade da Administração Municipal”, informou em nota o órgão.

Segundo a Prefeitura, durante a reunião foi explicado que a liberação da via no quarteirão entre as ruas Doutor Ricardo Vilela e Navajas deverá ocorrer no próximo dia 14 e que o trânsito de veículos pela passagem em nível não será reaberto. Para os pedestres, a tendência é que a passagem em nível permaneça fechada. “É importante lembrar que todas as intervenções na região fazem parte do projeto de requalificação da região central, com a construção do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biágio. Todo o projeto já vem sendo discutido, inclusive com a participação de representantes dos comerciantes, desde 2015”, repetiu a Prefeitura.

Outra questão discutida foi a melhoria na passagem em nível da praça Sacadura Cabral, para permitir a passagem dos carrinhos de material reciclável e de entregas. A empresa responsável pela obra do Complexo Viário, com a supervisão das Secretarias Municipais de Transportes e de Obras, colocará uma nova rampa no local.

Fonte:O Diário de Mogi

DESTAQUE: Shibata abre loja em Suzano e oferta 170 vagas de emprego

5 de agosto de 2017  DESTAQUE
O grupo Shibata irá ocupar as dependências da unidade onde funcionou o supermercado Extra, fechado nesta semana em Suzano. A inauguração da 21ª loja da rede está programada para novembro, logo após os serviços de adaptação do prédio. A empresa não divulga quanto será investido nesse projeto. Serão gerados 170 empregos diretos. Os candidatos interessados devem encaminhar os currículos para o PAT de Suzano (Rua Dr. Paulo Portela, 194, Centro) ou, a partir do próximo dia 21/08, diretamente na loja, que está em obras, mas contará com um setor para receber os documento.

O supermercado Shibata funcionará no prédio da Rua Campos Sales, 690, no Centro, que passará por reformas e adaptações, para que a unidade fique no mesmo padrão das demais lojas do grupo Shibata, nascido há 40 anos Mogi das Cruzes, presente hoje no Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral, e com uma cartela de 4,6 mil colaboradores.

A unidade terá 1.500 m² de área de vendas, 90 vagas de estacionamento, 15 checkouts, cerca de 170 colaboradores e contará com os setores de açougue, padaria, frios, rotisserie, adega, flores, mercearia, limpeza pessoal e para casa. Destaque para os setores de produtos orientais, naturais, diet, light, sem glúten e sem lactose.


O diretor presidente do grupo, João Shibata, falou sobre um antigo projeto: “Sempre tivemos solicitações para que a Rede implantasse uma unidade em Suzano. Era um antigo desejo nosso e da população, que agora está concretizado. Suzano atende o foco de expansão que planejamos e esta será nossa oitava loja no Alto Tietê”.

A Rede Shibata nasceu há 40 anos em Mogi das Cruzes, quando Massanosuke e Kimie Shibata e os três filhos construíram a primeira loja com apenas 300 m2, no Bairro do Socorro, e dois ‘checkouts’. Hoje, a família possui lojas em 13 cidades: Mogi das Cruzes (4), Itaquaquecetuba (1), Biritiba Mirim (1), Jacareí (4), Taubaté (2), Caraguatatuba (2), Caçapava (1), Ferraz de Vasconcelos (1), São Sebastião (1), Aparecida (1), Pinda (1), São José dos Campos (1) e agora Suzano (1).

Rede Extra descarta novos fechamentos
O anúncio da chegada do Shibata a Suzano fecha uma semana movimentada no mercado de varejo e atacado na Região. Na terça-feira, o Extra Hipermercado, de Braz Cubas, fechou as portas em Mogi das Cruzes. No local, o Grupo Pão de Açúcar irá implantar a segunda loja Assaí no Município, nos próximos meses. O primeiro atacadista da mesma bandeira, no Mogilar, não deverá ser desativada, segundo o Pão de Açúcar. A mudança faz parte de um reposicionamento de marcas da rede. O Diário quis saber nessa semana, se há planos sobre novos fechamentos em Mogi, o que foi descartado pela Assessoria de Imprensa da rede, no momento.

Fonte:O Diário de Mogi
Contracapa
Foto: Divulgação


Teo Cusatis e David Uip
Santa Casa
O secretário de Saúde de Mogi, Marcelo Cusatis, entregou ontem ao secretário de Estado da Saude, David Uip, o projeto de expansão da maternidade da Santa Casa. O objetivo é fazer com que a unidade possa contar com 20 leitos de UTI Neonatal e chegar a marca de 550 partos por mês. "O projeto está sendo avaliado com prioridade pelo Estado", escreveu Cusatis em sua página no Facebook.

Título
Ainda durante o encontro, em São Paulo, Cusatis afirmou que está sendo acertada uma data entre os meses de agosto e setembro para que David Uip possa vir receber o Título de Cidadão Mogiano em sessão solene na Câmara.

Refugiados
Na próxima terça-feira, às 11 horas, o vice-prefeito Juliano Abe (PSD) recebe Isabela Mazão, chefe do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), conhecido como a Agência da ONU para Refugiados. O objetivo do encontro é obter amparo da organização para auxiliar mais de um centena de refugiados do Oriente Médio, principalmente sírios, palestinos e egípcios, que vivem em Mogi.

Apoio
Juliano foi procurado por Faysa Daoud, presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Associação de Refugiados - Refúgio Brasil. Ela está preocupada com a falta de apoio para essas famílias, que sofrem com uma série de dificuldades, desde a barreira da comunicação até a ausência de trabalho para subsistência. Após a reunião, estão programadas visitas à ONG e à Mesquita Islâmica de Mogi, no Alto do Ipiranga.

Aniversário
O Clube de Campo de Mogi das Cruzes (CCMC) completa amanhã 60 anos de atividades. Um dos mais tradicionais espaços de esporte e lazer da região irá celebrar a data no baile de aniversário que está marcado para 26 de agosto, a partir das 21 horas, no Salão Social "Wilson Cury". Os convites podem ser adquiridos na administração do clube. Mais informações: 4728-5600.

Cuida Mogi
A Vila Municipal e o Jardim dos Amarais são os bairros que recebem hoje o Cuida Mogi, e não mais o Jardim Rodeio, como estava programado. A mudança se deu pelo fato de que as equipes conseguiram antecipar os trabalhos em alguns bairros e também por terem chegado, neste meio tempo, demandas de outros pontos da cidade.

Fonte:Mogi News