sábado, 22 de setembro de 2012

Dilma se reunirá com outros líderes



Dilma se reunirá com outros líderes
SÁB, 22 DE SETEMBRO DE 2012 16:26
A-A+

A presidente Dilma Rousseff intensifica sua agenda internacional / Foto Divulgação

A presidente Dilma Rousseff intensifica, nos próximos meses, sua agenda de compromissos internacionais. As informações são da Agência Brasil.
Depois de receber o presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, ela tem reuniões com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-Moon, na próxima segunda-feira e com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, no dia 27.
Há, ainda, pedidos de audiências com Dilma encaminhados pelas assessorias do presidente dos EUA, Barack Obama, e da chanceler (premiê) da Alemanha, Angela Merkel. A Presidência da República avalia as possibilidades de encontros bilaterais, nos intervalos da Assembleia Geral da ONU, que começa dia 25, em Nova York.
Dilma viaja no próximo fim de semana para Nova York, onde participa da assembleia. Ao retornar ao Brasil ficará apenas uma semana no país. Em seguida, ela vai para Lima, no Peru, para participar da Cúpula América do Sul e Países Árabes (Aspa). O grupo é formado 34 países.
Nas reuniões no Peru, o tema principal será o agravamento dos conflitos nos países árabes e de maioria muçulmana. Além da situação na Síria, que já dura 18 meses e matou mais de 20 mil pessoas, há também a onda de violência gerada pela divulgação do filme anti-Islã, produzido nos Estados Unidos.
Em 16 e 17 de novembro, na Espanha, a presidente participa da 22ª Cúpula Iberoamericana, em Cádiz, no sul do país. Ela foi convidada pelo rei Juan Carlos, que visitou o Brasil em junho. É possível que no final de novembro, nos dias 28 a 29, Dilma retorne ao Peru para a Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em Lima.
No final do ano, em dezembro, Dilma pretende viajar para a Guiné Equatorial, na África. Ela participa da Cúpula América do Sul-África, em Malabo, na Guiné Equatorial. A reunião estava marcada para maio, mas foi adiada a pedido do bloco sul-americano. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Brasil tem falta de profissionais



Brasil tem falta de profissionais
SÁB, 22 DE SETEMBRO DE 2012 16:19
A-A+

Brasil precisa de mais 7,2 milhões profissionais com nível técnico / Foto Divulgação

O Brasil precisa formar 7,2 milhões de profissionais de nível técnico até 2015 para trabalhar na indústria. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial 2012, elaborado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Desse total, 6,1 milhões são trabalhadores que já estão no mercado de trabalho, mas que precisam investir em qualificação para acompanhar os avanços tecnológicos da indústria.
A demanda pelos outros 1,1 milhão trabalhadores são para novas oportunidades no mercado que deverão surgir até 2015.
De acordo com o estudo, a demanda para os próximos três anos é 24% superior à dos últimos três, que foi de 5,8 milhões de vagas entre 2008 e 2011.
As vagas deverão estar distribuídas em 177 ocupações -entre elas, cozinheiros, padeiros e supervisores de produção de indústria química.
O diretor de educação e tecnologia da CNI (Confederação Nacional da Indústria) acredita ser importante aconselhar jovens estudantes a escolher formações técnicas com facilidade de inserção no mercado de trabalho.
"Apenas 6,6% dos brasileiros entre 15 e 19 anos estão em cursos de educação profissional. Na Alemanha, esse índice é de 53%. Nossos jovens precisam ver a formação profissional como uma excelente oportunidade para o mercado de trabalho", disse.
Pesquisa realizada pelo Senai em 2011 mostrou que 80% dos formados nos cursos técnicos da instituição em 2010 estavam trabalhando em 2011 e recebiam, em média, 2,47 salários mínimos, o equivalente, na época, a R$ 1.346,15 ao mês.
Setores
O setor de alimentos é o que mais empregará profissionais de nível técnico que se formaram em cursos com mais de 200 horas de estudo.
Segundo a pesquisa, o setor deve necessitar de 174, 6 mil profissionais entre 2012 e 2015 que estejam aptos a trabalhar como cozinheiros industriais.
O estudo mostra ainda que no mesmo período o país precisará de 88,6 mil operadores de máquinas para costura de peças do vestuário e 81,7 mil preparadores e operadores de máquinas pesadas para a construção civil.
Profissionais com cursos voltados ao meio-ambiente serão muito requisitados por empresas que utilizem tecnologias mais limpas e se preocupem com a conservação dos recursos naturais. (Folhapress)

Fonte O Diário de Mogi

Apoio de peso


Apoio de peso

Depois do senador Aloísio Nunes e do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, chegou a vez de um outro "tucano de peso" vir a Suzano para declarar apoio e pedir votos ao candidato a prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB). Trata-se do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele é esperado às 15 horas, no ginásio da Unisuz, que fica no número 34 da rua José Correa Gonçalves, no centro da cidade.

Fonte:Mogi News

Paquistão quer morte de autor



Paquistão quer morte de autor
SÁB, 22 DE SETEMBRO DE 2012 16:48
A-A+

Cena do filme A Inocência dos Muçulmanos, gerador de uma onda de manifestações em países árabes e muçulmanos / Foto Divulgação

O ministro das Ferrovias do Paquistão, Ghulam Ahmad Balor, ofereceu uma recompensa de U$ 100 mil (R$ 200 mil) pela morte do responsável pelo filme norte-americano "Inocência dos Muçulmanos", que é apontado como estopim de uma onda de manifestações em mais de 20 países árabes e muçulmanos.
Ele afirmou que "pagaria a recompensa do próprio bolso".
No Paquistão, 19 pessoas morreram ontem (21) em confrontos com a polícia em protestos contra o filme, que foi produzido nos Estados Unidos e satiriza a figura do profeta Maomé.
Por causa da violência, países como Brasil, EUA e França decidiram fechar as suas representações diplomáticas no Paquistão.
Também hoje, policiais prenderam na cidade de La Rochelle, no oeste da França, um homem suspeito de ter sugerido a decapitação do editor do semanário "Charlie Hebdo", que publicou, na última quarta, charges com o profeta Maomé, principal símbolo do islamismo.
Líbia
Pelo menos onze pessoas foram mortas e mais de 60 ficaram feridas em um dia de fortes protestos e violência registrado na Líbia.
A milícia islâmica salafista Ansar al-Sharia foi expulsa da cidade de Benghazi, na manhã de hoje, em uma ação que marca o aumento dos protestos contra grupos armados que controlam partes do país depois de mais de um ano da queda do ditador Muammar Gaddafi.
A milícia teve seu quartel-general invadido e incendiado. Um porta-voz do grupo disse que a Ansar al-Sharia esvaziou suas bases em Bengazi para "preservar a segurança" na cidade.
A Ansar al-Sharia tem sido ligada ao ataque ao consulado norte-americano em Benghazi na última semana, quando o embaixador americano Christopher Stevens foi morto. A milícia nega o envolvimento no caso.
Antes, milhares de pessoas marcharam em Benghazi em um ato contra as milícias islamitas no país e a favor da democracia.

Fonte:Mogi News

Semana Nacional do Trânsito Avenida dos Canudos é foco de conscientização


Semana Nacional do Trânsito
Avenida dos Canudos é foco de conscientização
Campanha que está sendo realizada em todo o País teve uma ação na via recém-inaugurada, que tem sido palco de acidentes com frequência
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Faixa com o tema "Não exceda a velocidade, preserve a vida" foi estendida em trecho da avenida
A Secretaria Municipal de Transportes realizou ontem uma ação de conscientização com os condutores e pedestres que passaram pela avenida dos Canudos, no distrito de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes. A ação faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano trabalha o tema "Não exceda a velocidade, preserve a vida". A via foi escolhia porque, apesar de recém-inaugurada, já registrou vários acidentes e é alvo de muitas críticas por parte dos moradores. 
Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, a ação durou todo o dia. "As orientações são sobre travessia segura, além do respeito aos limites de velocidade. Esse é o tema adotado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em todo o País", disse.

Para tentar diminuir o número de acidentes na via, a secretaria implantou, na quinta-feira, quatro lombadas na avenida. Isso porque, devido ao excesso de velocidade, pelo menos três acidentes foram registrados nos últimos dias. Em um deles, um caminhão desgovernado invadiu uma casa na Vila Joia. O motorista do caminhão perdeu o controle do veículo depois de fazer uma manobra para não atropelar um pedestre. 
E não é difícil flagrar manobras irregulares por parte dos motoristas ao longo da avenida. Em alguns casos, a falta de sinalização obriga o motorista a cometer as infrações. É o caso do encontro da avenida com a rua Sebastião Bruni. Quem trafega por esta rua em direção à Vila Paulista precisa cruzar a avenida, mas, para isso, tem de parar em uma das faixas de rolamento para ter visão dos carros que passam na avenida. Os motoristas também reclamam dos limites de velocidade da pista. A velocidade varia entre 30 km/h e 50 km/h, mas a média não é respeitada. 
A Semana Nacional de Trânsito começou em todo o País na terça-feira. Esta é a primeira vez que a questão da velocidade é foco de conscientização, principalmente de jovens entre 18 e 25 anos, que fazem parte do grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

Fonte:Mogi News

Famílias da Volta Fria vão receber água do Semae


Famílias da Volta Fria vão receber água do Semae
Após série de reportagens do Mogi News que mostrou que a água está contaminada, moradores vão receber água por meio de um caminhão-pipa
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

José Pedro, morador do bairro, está bebendo água do poço
A partir da próxima semana, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) vai fornecer água potável aos moradores da Volta Fria na região afetada pelo vazamento de nafta após o rompimento de um duto da Petrobras, em 2010. A decisão ocorreu após a série de reportagens feitas pelo Mogi News sobre o resultado do laudo do Centro de Pesquisas Tecnológicas (Cptec), elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que analisou a água dos poços - que era consumida pelos moradores - na área contaminada. 
A análise mostrou que a água dos poços está contaminada com 108,1 partes por milhão de benzeno, substância tóxica cujo volume é 22 vezes maior do que o permitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O engenheiro e especialista sanitário pela Universidade de Stanford, Rudolf Hubert Steiner, recomendou no laudo que o consumo de água fosse suspenso por tempo indeterminado num raio de 10 quilômetros do acidente. Além disso, sugeriu que as famílias sejam acompanhadas por profissionais de saúde durante três anos. 
A autarquia vai fazer um levantamento de quantas famílias devem ser beneficiadas com água potável e quais são as condições atuais existentes para este abastecimento. "Precisamos ver se estas famílias possuem caixa d´água, qual seria esse volume e quantas pessoas, de fato, serão atendidas. Mas o Semae tem total condições de abastecer estas famílias", explicou o diretor-adjunto do Semae, Dirceu Lorena de Meira. 
O caminhão-pipa tem capacidade para transportar 10 mil litros de água e deve abastecer as famílias três vezes por semana. 
Segundo José Pedro Machado, que mora na área próxima ao acidente, as pessoas continuam consumindo água dos poços, mesmo após a divulgação do laudo. 
"Como não temos outra fonte e a Cetesb não fala nada para a gente com relação à água, consumimos normalmente, mas ficamos preocupados com esse laudo", comentou. Segundo ele, quatro poços artesianos abastecem a região, que tem cinco casas.

Fonte:Mogi News

Mogi-Salesópolis: acidente deixa 2 feridos graves



Mogi-Salesópolis: acidente deixa 2 feridos graves

O acidente interrompeu dos dois sentidos da Mogi-Salesópolis por aproximadamente 40 minutos / Foto Gustavo Rejani

Duas pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente de trânsito, no início da tarde desta sexta-feira (21), na Rodovia Mogi-Salesópolis (SP-88).
O acidente ocorreu por volta das 13h20, no km 59 da estrada, nas proximidades da empresa Kimberly-Clark, no Bairro Cocuera. Um caminhão baú de pequeno porte, placas MSX-7963/SP, teria perdido os freios e batido na traseira de outro caminhão carregado de verduras, de placas DBC-2926/Biritiba Mirim.
Os dois ocupantes do caminhão baú - pai e filho - tiveram ferimentos graves por causa da violência da batida. O passageiro do veículo, Luis da Silva do Carmo, 68 anos, sofreu fratura exposta nas duas pernas e traumatismo vascular. Devido à gravidade de seu estado, ele foi levado pelo helicóptero Águia 14, da Polícia Militar, para o Hospital das Clínicas de São Paulo. Segundo a Assessoria de Imprensa do HC, seu quadro de saúde é estável.
O motorista do caminhão baú, Aloísio Carlos do Carmo, de 38 anos, sofreu trauma no tórax e levado às pressas para o Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar.
De acordo com o motorista do caminhão de verduras, Olívio Valdir, de 50 anos, ele reduziu a velocidade na lombada existente no local e sentiu a pancada em seu veículo. “Parei na lombada e o outro caminhão bateu na traseira. Não tinha o que fazer”, frisou.
Um de seus ajudantes, Ervásio Donizete de Oliveira, de 48 anos, sofreu um corte no rosto. “A batida foi tão forte que se eu não estivesse de cinto de segurança, eu teria saído pelo para-brisa”, contou Oliveira, que recebeu atendimento médico no próprio local.
O outro ajudante de Olívio, João Souza de Campos, de 21 anos, não sofreu ferimentos. “Foi um susto muito grande”, disse.
A Polícia Rodoviária foi chamada até o local e foi preciso bloquear completamente a rodovia nos dois sentidos para que os feridos fossem socorridos. O tráfego de veículos foi liberado por volta das 14h40. A fila de veículos atingiu mais de três quilômetros. (Ivan Carvalho. Colaborou Alexandre Barreira)

Fonte:O Diário de Mogi

Repercussão: MCCE e Rede Nossa Mogi avaliam suplemento "Vereadores" do MN


Repercussão
MCCE e Rede Nossa Mogi avaliam suplemento "Vereadores" do MN
Caderno especial "Vereadores" mostrou os trabalhos da Câmara nesta gestão e recebeu elogios de lideranças
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
Mário Sérgio: péssimos exemplos fizeram desta legislatura a pior da história da cidade
Integrantes do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral de Mogi das Cruzes (MCCE) e da Rede Nossa Mogi avaliaram de forma positiva o caderno especial "Vereadores", publicado na edição de ontem do Mogi News que detalhou os trabalhos dos parlamentares ao longo dos três anos e meio de mandato. 
O professor e historiador Mário Sergio de Moraes informou que o suplemento mostra a exata realidade de como funciona a Câmara Municipal. "Um diagnóstico de como esta legislatura é inoperante. Temos mais vereadores de luxo do que fiscalizadores do Executivo", afirmou. "O caderno especial pode deixar os eleitores mais conscientes", frisou.

Para o historiador, o Legislativo mogiano não é formado por "pessoas de criatividades, mas sim por zumbis situacionistas". "Mostra desta postura foram às mudanças no zoneamento da cidade, que mesmo com muitos protestos da população confirmaram uma série de alterações irregulares, como foram comprovadas pela Justiça", disse. 
"Posso dizer sem medo de errar que os péssimos exemplos de falta de cidadania colocados em prática pelos vereadores fizeram desta legislatura a pior da história de Mogi das Cruzes", acrescentou Moraes.

Para o advogado Olavo Câmara, o suplemento revela de maneira transparente e igualitária as ações de todos os parlamentares. "Há representantes que trabalham muito, mas não tem o serviço reconhecido, mas há outros que não fazem absolutamente nada, no entanto são demagogos e se destacam por isso. Há, ainda, aqueles que fazem do parlamento uma profissão", afirmou.

Membro do MCCE, o advogado Laerte Silva elogiou o caderno especial, porém, criticou o "perfil situacionista". "A população não conseguiu acompanhar discussões mais aprofundadas, isso porque a Câmara foi muito mais favorável ao governo municipal do que à sociedade", comparou. "Alguns parlamentares fazem determinadas críticas de forma pontual. Desejamos uma oposição sadia, porque sem ela não há apuração de eventuais irregularidades".

Assim como o colega Mário Sérgio de Moraes, Silva citou as mudanças no zoneamento como o episódio que marcou negativamente a atual formação legislativa. "Nem mesmo o clamor popular conseguiu inverter a insistência da Câmara em alterar a lei de uso e ocupação do solo", lembrou.

Fonte:Mogi News

Mudança: Fiscalização nas instituições para os idosos será retomada


Mudança
Fiscalização nas instituições para os idosos será retomada
Esta é uma das metas da diretoria do Conselho Municipal, que tomou posse nesta semana
Katia Brito
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Muniz e Juraci, lideranças do conselho, pretendem verificar se houve melhorias nas instituições
A nova diretoria do Conselho Municipal do Idoso, presidida pelo representante do Centro de Convivência da Terceira Idade Renascer, Newton Muniz, que iniciou suas atividades nesta semana, pretende dar continuidade ao trabalho iniciado pela gestão anterior. "Perseguir as metas traçadas é um grande passo. Além disso, é o dia a dia, verificar a situação e o que conseguiremos fazer", afirma o novo presidente da entidade, aclamado pelo colegiado para permanecer no cargo até 2014. 
Segundo a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso e diretora da Universidade Aberta à Integração (Unai), Juraci Fernandes de Almeida, que se mantém como conselheira municipal, provavelmente a partir de outubro deve ser retomada a fiscalização às instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) para verificar se aquelas que permaneceram abertas conseguiram atender às necessidades que foram pontuadas, como adequar o número de funcionários, a acessibilidade, o cardápio, as atividades e a contratação de nutricionista. 
Após este trabalho, as instituições que se adequarem serão certificadas pelo conselho, o que é determinante para regulamentar seu funcionamento. No primeiro semestre, 7 dos 14 estabelecimentos foram interditados pelo Grupo de Vigilância do Estado (GVE) e a Promotoria Pública, destes cinco foram fechados. 
Outro ponto que será trabalhado pela nova gestão é para que as empresas municipais direcionem parte dos tributos para o fundo municipal do idoso. Também está prevista uma campanha, após o período eleitoral, para estimular o respeito às vagas de estacionamento para idosos. 
Muniz afirma que também pretende trabalhar pela ampliação das vagas em abrigos públicos na cidade e a criação do Centro-Dia, que permitiria que os idosos fizessem atividades durante o dia e depois voltassem ao convívio familiar. "Contamos com três abrigos que não atendem à demanda, dada a limitação de leitos e verba. É preciso ampliar estas vagas. Também seria muito importante termos o Centro-Dia, um lugar para o idoso passar o dia e formar vínculos de amizade, sem perder o convívio com a família", salienta. 
Experiência 
O presidente recém-empossado participa do Centro de Convivência Renascer, tendo presidido a entidade por dois anos. O local é voltado para atividades culturais e esportivas para idosos. Muniz também destaca o entrosamento com os demais órgãos do segmento, como a Coordenadoria do Idoso. Também compõem a nova diretoria Auro Malaquias dos Santos, representante da Secretaria de Cultura,que é o vice-presidente; Celina do Carmo Bassi, que se mantêm como primeira secretária; e Joana Darc Vieira Souza Silva, segunda secretária.

Fonte:Mogi News