sábado, 22 de setembro de 2012

Mudança: Fiscalização nas instituições para os idosos será retomada


Mudança
Fiscalização nas instituições para os idosos será retomada
Esta é uma das metas da diretoria do Conselho Municipal, que tomou posse nesta semana
Katia Brito
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Muniz e Juraci, lideranças do conselho, pretendem verificar se houve melhorias nas instituições
A nova diretoria do Conselho Municipal do Idoso, presidida pelo representante do Centro de Convivência da Terceira Idade Renascer, Newton Muniz, que iniciou suas atividades nesta semana, pretende dar continuidade ao trabalho iniciado pela gestão anterior. "Perseguir as metas traçadas é um grande passo. Além disso, é o dia a dia, verificar a situação e o que conseguiremos fazer", afirma o novo presidente da entidade, aclamado pelo colegiado para permanecer no cargo até 2014. 
Segundo a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso e diretora da Universidade Aberta à Integração (Unai), Juraci Fernandes de Almeida, que se mantém como conselheira municipal, provavelmente a partir de outubro deve ser retomada a fiscalização às instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) para verificar se aquelas que permaneceram abertas conseguiram atender às necessidades que foram pontuadas, como adequar o número de funcionários, a acessibilidade, o cardápio, as atividades e a contratação de nutricionista. 
Após este trabalho, as instituições que se adequarem serão certificadas pelo conselho, o que é determinante para regulamentar seu funcionamento. No primeiro semestre, 7 dos 14 estabelecimentos foram interditados pelo Grupo de Vigilância do Estado (GVE) e a Promotoria Pública, destes cinco foram fechados. 
Outro ponto que será trabalhado pela nova gestão é para que as empresas municipais direcionem parte dos tributos para o fundo municipal do idoso. Também está prevista uma campanha, após o período eleitoral, para estimular o respeito às vagas de estacionamento para idosos. 
Muniz afirma que também pretende trabalhar pela ampliação das vagas em abrigos públicos na cidade e a criação do Centro-Dia, que permitiria que os idosos fizessem atividades durante o dia e depois voltassem ao convívio familiar. "Contamos com três abrigos que não atendem à demanda, dada a limitação de leitos e verba. É preciso ampliar estas vagas. Também seria muito importante termos o Centro-Dia, um lugar para o idoso passar o dia e formar vínculos de amizade, sem perder o convívio com a família", salienta. 
Experiência 
O presidente recém-empossado participa do Centro de Convivência Renascer, tendo presidido a entidade por dois anos. O local é voltado para atividades culturais e esportivas para idosos. Muniz também destaca o entrosamento com os demais órgãos do segmento, como a Coordenadoria do Idoso. Também compõem a nova diretoria Auro Malaquias dos Santos, representante da Secretaria de Cultura,que é o vice-presidente; Celina do Carmo Bassi, que se mantêm como primeira secretária; e Joana Darc Vieira Souza Silva, segunda secretária.

Fonte:Mogi News