sábado, 22 de setembro de 2012

Semana Nacional do Trânsito Avenida dos Canudos é foco de conscientização


Semana Nacional do Trânsito
Avenida dos Canudos é foco de conscientização
Campanha que está sendo realizada em todo o País teve uma ação na via recém-inaugurada, que tem sido palco de acidentes com frequência
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Faixa com o tema "Não exceda a velocidade, preserve a vida" foi estendida em trecho da avenida
A Secretaria Municipal de Transportes realizou ontem uma ação de conscientização com os condutores e pedestres que passaram pela avenida dos Canudos, no distrito de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes. A ação faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano trabalha o tema "Não exceda a velocidade, preserve a vida". A via foi escolhia porque, apesar de recém-inaugurada, já registrou vários acidentes e é alvo de muitas críticas por parte dos moradores. 
Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, a ação durou todo o dia. "As orientações são sobre travessia segura, além do respeito aos limites de velocidade. Esse é o tema adotado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em todo o País", disse.

Para tentar diminuir o número de acidentes na via, a secretaria implantou, na quinta-feira, quatro lombadas na avenida. Isso porque, devido ao excesso de velocidade, pelo menos três acidentes foram registrados nos últimos dias. Em um deles, um caminhão desgovernado invadiu uma casa na Vila Joia. O motorista do caminhão perdeu o controle do veículo depois de fazer uma manobra para não atropelar um pedestre. 
E não é difícil flagrar manobras irregulares por parte dos motoristas ao longo da avenida. Em alguns casos, a falta de sinalização obriga o motorista a cometer as infrações. É o caso do encontro da avenida com a rua Sebastião Bruni. Quem trafega por esta rua em direção à Vila Paulista precisa cruzar a avenida, mas, para isso, tem de parar em uma das faixas de rolamento para ter visão dos carros que passam na avenida. Os motoristas também reclamam dos limites de velocidade da pista. A velocidade varia entre 30 km/h e 50 km/h, mas a média não é respeitada. 
A Semana Nacional de Trânsito começou em todo o País na terça-feira. Esta é a primeira vez que a questão da velocidade é foco de conscientização, principalmente de jovens entre 18 e 25 anos, que fazem parte do grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

Fonte:Mogi News