terça-feira, 15 de outubro de 2013

Oficina com detento que fez máscara de sabonete na PB já tem 20 inscritos

Máscara feita com restos de sabonete foi encontrada dentro da Penitenciária Padrão de Santa Rita. (Foto: Walber Virgolino/Seap)Oficina com detento que fez máscara de sabonete na PB já tem 20 inscritos
Diretoria da penitenciária vai formar duas turmas.
Atualmente a Paraíba tem 180 presos em atividades de ressocialização.
Valéria Sinésio
Do G1 PB


9 comentários
Máscara feita com restos de sabonete foi encontrada dentro da Penitenciária Padrão de Santa Rita. (Foto: Walber Virgolino/Seap)
Máscara feita com restos de sabonete foi achada
dentro da Penitenciária Padrão de Santa Rita.
(Foto: Walber Virgolino/Seap)
O detento Micherlan Breno Cruz Dantas, de 31 anos, que fez uma máscara de sabonete com as feições semelhantes às de um agente penitenciário, vai ministrar uma oficina de artesanato dentro do Presídio Padrão de Santa Rita a partir de quinta-feira (17).
De acordo com o diretor da unidade prisional, Edmilson Alves de Sousa, 20 detentos já manifestaram o desejo de participar da primeira turma, mas só há vagas para dez. “Vamos fazer uma seleção interna, não tem espaço para acomodar todos os interessados”, declarou.
A máscara feita de sabonete continua sendo o assunto mais comentado dentro da penitenciária, que abriga 327 presos, entre provisórios e condenados, segundo informou o diretor. O Presídio Padrão de Santa Rita está localizado no município de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. O apenado disse que teve a ideia de fazer artes com sabonete para presentear o filho de oito anos. O primeiro trabalho dele foi um leão. A máscara, segundo ele, foi uma forma de chamar a atenção do sistema carcerário para pedir material de trabalho.
De acordo com Ziza Maia, gerente de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o apenado vai ser incluído na folha de pagamento para receber o auxílio destinado a quem desenvolve algum tipo de trabalho na prisão. O secretário Wallber Virgolino garantiu entregar todo o material necessário para a oficina de artesanato utilizando sabonete. “Vamos incentivar esse trabalho, que é uma forma de ressocialização dentro das unidades prisionais”, frisou.
saiba mais
Preso que fez máscara com sabonete aprendeu técnica para presentear filho
Preso que fez máscara de sabonete na PB vai ser capacitado, diz secretário
Detento faz máscara de sabonete com rosto de agente penitenciário na PB
Atualmente, na Paraíba, há 180 presos realizando algum tipo de trabalho dentro de presídios e cadeias públicas, conforme explicou Ziza. “O número deve ser bem maior. Esses 180 são os que temos catalogados, mas há muitos outros que desenvolvem algum tipo de trabalho e que ainda não foram identificados”, declarou. O sistema carcerário da Paraíba também conta com 35 salas de aulas, segundo Ziza.
Ainda de acordo com a gerente, o Estado tem um programa denominado 'Cidadania e Liberdade', que norteia todas as ações de ressocialização. Esse programa é dividido em cinco eixos: saúde, educação, família, trabalho e cultura. “Temos muitas ações sendo desenvolvidos simultaneamente. A secretaria tenta subsidiar o material para garantir o trabalho dos presos”, frisou.
A falta de estrutura das unidades, contudo, se torna um grande obstáculo para o desenvolvimento e a multiplicação das ações nos presídios, segundo Ziza. “Em alguns locais conseguimos um local específico, mas há também improviso. De uma forma ou de outra, o que importa é o trabalho desenvolvido pelos apenados”, comentou a gerente.
Detenta de Patos faz renda renascença dentro do programa de ressocialização. (Foto: Secom/PB)
Detenta de Patos faz renda renascença dentro do
programa de ressocialização. (Foto: Secom/PB)
O material fabricado pelos detentos geralmente é vendido e a renda é revertida para compra de outros materiais e outra parte para a família. “Quando não há família, o dinheiro é usado para comprar o que é de necessidade do preso dentro da unidade. Isso já acontece em vários presídios da Paraíba”, destacou.
Outro exemplo de ressocialização realizado na Paraíba, segundo Ziza, é o que acontece no Presídio Feminino de Patos, no Sertão, onde uma reeducanda ensina a técnica da renda renascença para as demais. “É um trabalho magnífico, que realmente tem o objetivo de ressocializar e de despertar talentos dentro dos presídios”, afirmou a gerente. A Paraíba possui 8,9 mil apenados, conforme dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Fonte:G1.com

Clube elege nova diretoria hoje

Clube elege nova diretoria hoje
SEG, 14 DE OUTUBRO DE 2013 23:36
A-A+

CCMC tem 8 mil sócios, entre titulares e dependentes / Foto: Arquivo

O futuro administrativo do Clube de Campo de Mogi das Cruzes (CCMC) está nas mãos dos 2,2 mil sócios, que irão às urnas hoje (15), entre 17 e 22 horas, para eleger a nova diretoria-executiva para o biênio 2014/2015. A expectativa da atual diretoria é de que 1,2 mil dos associados participem do pleito, no salão social do Clube. Às 14 horas haverá um simulado nas urnas para garantir o bom funcionamento durante a votação. A chapa vencedora assumirá no dia 2 de janeiro de 2014.

Têm direito a voto no pleito apenas os titulares, cônjuges e sócios individuais, com mais de 16 anos, desde que estejam em dia com a mensalidade. O associado terá de votar em uma das duas chapas “Evolução” ou “Clube de Campo” e escolher três conselheiros para compor o Conselho Deliberativo, formado por 40 integrantes. Neste ano, 46 pessoas concorrem ao quadro de conselheiros.

O estatuto do Clube afirma que ganha a chapa que obtiver mais votos. Pela primeira vez na história do CCMC, e até entre os clubes do Estado de São Paulo, segundo o Sindi-Clube [Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo], a eleição contará com urna eletrônica. Haverá três terminais de votação e o nome da chapa vencedora será conhecido minutos após o término da votação. (Maria Salas)

Fonte:O Diário de Mogi

Sem pistas PM registra mais um caso de furto na Vila Oliveira

Sem pistas
PM registra mais um caso de furto na Vila Oliveira
Divulgação

Diego Augusto Alves, de 28 anos, foi preso por assalto em Mogi
Ladrões levaram diversos objetos de uma residência na rua Desembargador Francisco Ferreira, na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes. O furto aconteceu em horário incerto da última sexta-feira, mas só foi comunicado à polícia na manhã do domingo. 
Segundo a vítima, um químico de 58 anos, os marginais arrombaram o portão eletrônico e uma porta do imóvel e subtraíram vários produtos eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados, cosméticos, celulares, bicicletas e joias. No dia dos fatos, ele informou que vizinhos viram apenas um grupo de sete adolescentes "soltando pipa" em um terreno baldio, próximo ao imóvel. Porém, não soube dizer se existe alguma relação entre os casos.

Preso
Na madrugada do sábado, os investigadores Bruno e João, do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) de Mogi, impediram um furto a residência no Mogi Moderno. Os policiais faziam rondas pelo bairro, quando pessoas avisaram que havia um desconhecido em uma casa na rua João Climaco de Miranda. 
Diego Augusto Alves, de 28 anos, acabou preso. Ele estava com um aparelho de dvd das vítimas. (C.I.)

Fonte:Mogi News

Fornecimento de água Semae dá início à modernização da estação de tratamento central

Fornecimento de água
Semae dá início à modernização da estação de tratamento central
Objetivo é baratear e ampliar o tratamento na principal estação da cidade, que cuida de 40% da água de Mogi
Ricardo Rodrigues
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

ETA Centro: Atualmente, a autarquia trata na estação centro cerca de 850 litros por segundo; objetivo é alcançar 1.200 litros por segundo
O Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) abriu licitação para contratar a empresa que fará os projetos básicos para a modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) do centro. O equipamento, administrado pela autarquia, foi construído na década de 1950, reformado 15 anos depois e ampliado há 21 anos. Hoje em dia, o Semae trata e distribui cerca de 65% da água dos mogianos (25% através da estação de César de Souza e 40% pela ETA do centro).

A licitação prevê a contratação da empresa que vai fazer o projeto para a modernização do equipamento da autarquia. Os trabalhos devem durar oito meses. No fim, a companhia que ganhar a licitação vai ter que apresentar os relatórios, os desenhos e uma estimativa de custos para a implantação do sistema de tratamento mais adequado para a cidade. A partir daí, a prefeitura verificará se com o próprio dinheiro conseguirá fazer a obra. Caso o valor seja muito elevado, a autarquia deve procurar verbas estaduais ou federais. Com essa primeira etapa, de avaliação e definição dos caminhos mais viáveis para a reforma, a administração municipal pretende gastar cerca de R$ 560 mil. "O sistema atual é antigo e o custo para o nível que a gente deseja tratar é elevado. Com a modernização a gente vai baratear o processo e ampliar o tratamento através de equipamentos novos", explicou o diretor adjunto do Semae, Dirceu Lorena de Meira.

Atualmente, a autarquia trata na estação centro cerca de 850 litros por segundo. O objetivo é aumentar esse atendimento pra 1.200 litros por segundo. Autorização para tal exploração o Semae já tem, só que com a tecnologia atual, a qualidade da água fica ruim se os equipamentos funcionarem com a capacidade máxima.

A previsão de conclusão do projeto que vai guiar a reforma é de oito meses. Neste período, os responsáveis pela elaboração dos estudos vão analisar a água que vai para a estação de tratamento, as distâncias percorridas e traçar um diagnóstico apontando quais são os melhores equipamentos para deixar a água da cidade mais limpa.

A licitação será concluída no dia 14 de novembro e os trabalhos de pesquisa começam neste ano. Ainda não se sabe quanto tempo depois de pronto o projeto será posto em prática.

Parque Morumbi
Os dutos do Parque Morumbi ainda não foram instalados por falta de liberação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). O órgão do governo do estado quer que a prefeitura responda ainda alguns questionamentos antes de começar os trabalhos. Por outro lado, a administração municipal alega que tudo não passou de um erro, já que tudo o que foi pedido no último documento, já havia sido respondido anteriormente.

Fonte:Mogi News

Dia do professor Alto Tietê tem 11 mil professores e mais de 200 escolas do Estado

Dia do professor
Alto Tietê tem 11 mil professores e mais de 200 escolas do Estado
Pelo menos metade dos professores que lecionam nas escolas da região têm mais de 20 anos de carreira
Luana Nogueira 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Dia do Professor: somente na rede municipal de Mogi, são 1.383 professores alfabetizando e educando; ao todo, a rede estadual tem mais de 200 escolas no Alto Tietê
Hoje é o dia de mais de 11 mil profissionais que atuam no Alto Tietê comemorarem o Dia dos Professores. Apenas na rede municipal de Mogi das Cruzes, são 1.383 professores alfabetizando e educando as crianças. Ao todo, a rede estadual conta com mais de 200 escolas na região, com uma frequência diária de pelo menos 182 mil alunos. Esses dados se referem às Diretorias de Ensino de Mogi, Suzano e Itaquaquecetuba.

Para o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a data é essencial para lembrar da importância do papel do professor na formação da sociedade, mas também para que a categoria reflita sobre os desafios enfrentados. Nesse Dia dos Professores a maioria das escolas estaduais não terá aula. Apenas nas unidades que precisem repor alguma falta é que os alunos frequentarão aulas normalmente. Já em Mogi, as escolas públicas não terão aula por causa dos Jogos Abertos 2013.

Na rede estadual, o salário de um professor que trabalha 40 horas por semana é de R$ 2. 257,84. Já os profissionais que iniciam nas escolas municipais recebem o equivalente a R$ 3.792,83 para a mesma carga horária. Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Educação traçou um perfil dos professores que atuam na rede. O estudou apontou que 89,1% dos docentes que lecionam Língua Portuguesa são mulheres. Já a maioria dos profissionais que dão aula de Física é homem, eles representam 53% dos docentes.

Os dados coletados pela pasta sobre os 230 mil profissionais da rede estadual apontam que mais da metade (50,9%) dos professores que lecionam para os primeiros anos, têm pelo menos 20 anos de profissão. O número de homens no comando das salas vem aumentando ao longo dos últimos anos. Em 2008, 22,4% dos docentes eram homens, já em 2013, essa porcentagem saltou para 26,2%. A maior parcela das mulheres nas escolas é entre o 3° e o 5° anos do Ensino Fundamental, onde elas representam 97% dos profissionais.

A coordenadora regional da subsede da Apeoesp, Vânia Pereira da Silva, afirmou que o Dia dos Professores é um momento para comemorar a importância da profissão, mas também para refletir sobre as melhorias que a categoria vem pleiteando. "Não tivemos muitos avanços, pois fizemos uma greve e não houve o acordo com o governador. Lutamos pela igualdade, mas separaram os professores em categoria e isso precariza a profissão. No Dia dos Professores, temos de comemorar nossa profissão, pois essa é uma data importante já que o professor é a base da formação do país", destacou.

Fonte:Mogi News

Cultura Prefeitura pode começar a recuperar prédio da Vivo

Cultura
Prefeitura pode começar a recuperar prédio da Vivo
Divulgação

Reunião entre autoridades e representantes da Vivo definiu mais alguns passos da negociação
Três representantes da empresa Telefonica/Vivo estiveram em Mogi das Cruzes na manhã de ontem para uma reunião com o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, o secretário de Obras, Claudio de Faria Rodrigues e o assessor de Gabinete, André Norio Hiratsuka. O encontro serviu para dar andamento às negociações que visam a desocupação do atual prédio, situado em frente à praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, próximo à Catedral de Santana e a implantação ali de um equipamento multicultural. 
As negociações agora estão na etapa da discussão de valores para a viabilização da transferência das atividades da Telefônica/Vivo para outro imóvel. A empresa já está aventando locais na região central que seriam adequados para a transferência da atual loja e solicitou um prazo de seis meses para se mudar efetivamente. Ao longo desse período, ficou acordado que a Prefeitura já poderá iniciar trabalhos de recuperação nos andares ociosos.

A Prefeitura tem o interesse de instalar no prédio um equipamento voltado ao desenvolvimento da cultura em Mogi das Cruzes. Será, portanto, um local que contará com salas multiuso e espaço para oficinas e exposições de artes. O imóvel, que fica numa área nobre do município e tem mais de mil metros quadrados de área, está atualmente subutilizado; apenas o pavimento térreo abriga atividades comerciais, enquanto que o subsolo, primeiro e segundo andares estão desocupados e carecendo de recuperação.

Há um mês os representantes da empresa estiveram na cidade e fizeram uma vistoria técnica no prédio. Na ocasião, equipes da Prefeitura esclareceram toda a situação, desde a subutilização do imóvel até os planos da Prefeitura para o local. A empresa demonstrou-se aberta a negociações.

Desde 2011 a Prefeitura tentava iniciar essas negociações. No mês de agosto o prefeito, Marco Bertaiolli, foi até Brasília e reuniu-se com o senador Aloysio Nunes Ferreira, membro da Comissão de Comunicação do Senado, para pedir respaldo no contato com a empresa.

Fonte:Mogi News