terça-feira, 15 de outubro de 2013

Fornecimento de água Semae dá início à modernização da estação de tratamento central

Fornecimento de água
Semae dá início à modernização da estação de tratamento central
Objetivo é baratear e ampliar o tratamento na principal estação da cidade, que cuida de 40% da água de Mogi
Ricardo Rodrigues
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

ETA Centro: Atualmente, a autarquia trata na estação centro cerca de 850 litros por segundo; objetivo é alcançar 1.200 litros por segundo
O Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) abriu licitação para contratar a empresa que fará os projetos básicos para a modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) do centro. O equipamento, administrado pela autarquia, foi construído na década de 1950, reformado 15 anos depois e ampliado há 21 anos. Hoje em dia, o Semae trata e distribui cerca de 65% da água dos mogianos (25% através da estação de César de Souza e 40% pela ETA do centro).

A licitação prevê a contratação da empresa que vai fazer o projeto para a modernização do equipamento da autarquia. Os trabalhos devem durar oito meses. No fim, a companhia que ganhar a licitação vai ter que apresentar os relatórios, os desenhos e uma estimativa de custos para a implantação do sistema de tratamento mais adequado para a cidade. A partir daí, a prefeitura verificará se com o próprio dinheiro conseguirá fazer a obra. Caso o valor seja muito elevado, a autarquia deve procurar verbas estaduais ou federais. Com essa primeira etapa, de avaliação e definição dos caminhos mais viáveis para a reforma, a administração municipal pretende gastar cerca de R$ 560 mil. "O sistema atual é antigo e o custo para o nível que a gente deseja tratar é elevado. Com a modernização a gente vai baratear o processo e ampliar o tratamento através de equipamentos novos", explicou o diretor adjunto do Semae, Dirceu Lorena de Meira.

Atualmente, a autarquia trata na estação centro cerca de 850 litros por segundo. O objetivo é aumentar esse atendimento pra 1.200 litros por segundo. Autorização para tal exploração o Semae já tem, só que com a tecnologia atual, a qualidade da água fica ruim se os equipamentos funcionarem com a capacidade máxima.

A previsão de conclusão do projeto que vai guiar a reforma é de oito meses. Neste período, os responsáveis pela elaboração dos estudos vão analisar a água que vai para a estação de tratamento, as distâncias percorridas e traçar um diagnóstico apontando quais são os melhores equipamentos para deixar a água da cidade mais limpa.

A licitação será concluída no dia 14 de novembro e os trabalhos de pesquisa começam neste ano. Ainda não se sabe quanto tempo depois de pronto o projeto será posto em prática.

Parque Morumbi
Os dutos do Parque Morumbi ainda não foram instalados por falta de liberação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). O órgão do governo do estado quer que a prefeitura responda ainda alguns questionamentos antes de começar os trabalhos. Por outro lado, a administração municipal alega que tudo não passou de um erro, já que tudo o que foi pedido no último documento, já havia sido respondido anteriormente.

Fonte:Mogi News