terça-feira, 31 de outubro de 2017

CIDADES: Câmara sugere que cobrança do IPTU Complementar de Mogi seja adiada para 2018

 31 de outubro de 2017  Cidades  
A sugestão foi feita pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, com aval da maioria dos vereadores. (foto: CMMC/ Divulgação)
A sugestão foi feita pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, com aval da maioria dos vereadores. (foto: CMMC/ Divulgação)

SILVIA CHIMELLO
A Prefeitura de Mogi avalia a possibilidade de adiar a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o próximo ano. A sugestão foi feita pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, com aval da maioria dos vereadores, que solicita a prorrogação dos prazos para que as pessoas possam ter mais tempo para pagar os valores complementares cobrados pela Administração Municipal.

A informação foi divulgada ontem pela Prefeitura, que avalia o pedido conjunto com técnicos da Secretaria Municipal de Finanças. Também não foram divulgados os índices de aumento do IPTU para 2018. Sobre o assunto, a Pasta esclarece que enviará o projeto até o final do ano à Câmara com os novos valores do Imposto, que serão definidos após apuração do índice de inflação médio de novembro de 2016 até outubro de 2017.


Questionada sobre os mais de 42 mil carnês complementares emitidos para corrigir os valores cobrados do IPTU de proprietários que ampliaram suas construções sem comunicar a Prefeitura, a Secretaria de Finanças informa que já recebeu 1.143 contestações de cidadãos que alegam problemas com os cálculos. O pagamento do IPTU complementar começa a ser feito a partir de novembro, caso não seja adiado.

Existem ainda outros projetos em elaboração pela Prefeitura que podem gerar ainda mais aumento de impostos na Cidade, como a atualização da Planta Genérica do Município, que deverá chegar ao Legislativo ainda este ano. Está em estudo também o projeto que definirá as novas alíquotas do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), que deverá variar entre 2% e 5%, conforme orientação do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

fONTE:O Diário de Mogi

Câmara de Suzano recebe projeto “Vereador por um Dia” nesta quarta

Durante o projeto, que tem duração de cerca de um mês, os adolescentes participam de um minicurso de iniciação política por meio de parceria da entidade com a Fundação Konrad Adenauer Brasil
Por de Suzano31 OUT 2017 - 21h22

Além de serem empossados no plenário, os adolescentes que foram eleitos como prefeito, vice-prefeito e vereadores pela instituição entregarão aos parlamentares uma síntese das melhores propostas para o município
Foto: Ricardo Bittner/Divulgação


A Câmara de Suzano receberá nesta quarta (1º), às 9 horas, aspirantes da Guarda Mirim para a realização do projeto “Vereador por um Dia”. Além de serem empossados no plenário, os adolescentes que foram eleitos como prefeito, vice-prefeito e vereadores pela instituição entregarão aos parlamentares uma síntese das melhores propostas para o município, elaboradas durante o processo eleitoral realizado pela entidade.

A 61ª turma – 2º semestre elegeu para o cargo de prefeito, o aspirante Natan Alves de Almeida, do Partido Nacional Progressista Estudantil (PNPE). Como vice-prefeito, foi escolhido Gabriel do Nascimento Fonseca, do Partido Pró-Ativo Revolucionário (PPR). A chapa obteve 79 votos.

Como vereadores, foram eleitas Victoria Carolina Peixoto Cavalcante Macedo, do Partido Comunitário de Suzano (PCS), com 30 votos; Franciele Pereira Santana, do PPR, com 28 votos; Messias Lins Teste Junior, do Partido Contemporâneo Juvenil (PCJ), com 21 votos; e Jeniffer Cavichioli Fialho, do Partido Nação Revolucionária (PNR), com 13 votos.

Projeto

A Guarda Mirim realiza o Projeto “Voto Consciente” semestralmente, com o objetivo de apresentar aos jovens que participam do curso de Formação Básica a importância das eleições, da democracia e do voto como exercício da cidadania.

Durante o projeto, que tem duração de cerca de um mês, os adolescentes participam de um minicurso de iniciação política, ministrado por Humberto Dantas, por meio de parceria da entidade com a Fundação Konrad Adenauer Brasil. Eles também simulam todo o processo das eleições municipais, de forma com que reflitam sobre as propostas para trazer melhorias para Suzano.

Desta forma, os jovens montam partidos, constituem coligações, firmam e debatem propostas de governo, lançam candidatura, organizam campanhas eleitorais, criam o Código Eleitoral (que é constituído pela própria turma), votam e apuram os votos.

Fonte:Diário de suzano

Legislativo: Vereadores apoiam ação nas feiras

Os vereadores Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, e Joaquim Rosa (PR), apoiam a iniciativa da administração municipal em aumentar a fiscalização nas feiras livres
Foto: AI/Joaquim Rosa


Parlamentares se reuniram ontem com feirantes e representantes da Prefeitura
Os vereadores Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, e Joaquim Rosa (PR), apoiam a iniciativa da administração municipal em aumentar a fiscalização nas feiras livres. Tal procedimento tem dois objetivos: regularizar os feirantes e coibir o comércio ilegal, que prejudica aqueles que estão devidamente registrados na Prefeitura e pagam as taxas necessárias para a venda dos produtos.
Na manhã de ontem, os parlamentares se reuniram com um grupo de feirantes e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego para tratar de uma ação 'piloto' que será efetuada nos próximos dias. Segundo foi debatido, agentes de fiscalização da Prefeitura irão a algumas feiras livres para combater o comércio ilegal e também para checar a regularização das barracas -
já que cada feirante paga um valor relacionado ao tamanho utilizado.
O vereador Leandrinho explicou que esta é a quinta reunião do grupo e que a meta é regularizar as feiras, o que de acordo com ele, está previsto no Plano Plurianual (PPA). "Estamos apoiando esta ação para beneficiar tanto os feirantes quanto os consumidores. Em termos do comércio ilegal, os mesmos terão oportunidade de se regularizar junto à Prefeitura (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego)", adiantou.
É a mesma opinião do vereador Joaquim Rosa: "Será uma ação 'piloto'. Espero que dê resultados positivos",

Fonte:Mogi News

vários quesitos: Desenvolvimento social é maior em Suzano e Guararema

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) foi divulgado em estudo da Assembleia Legislativa e do Seade
Foto: Mogi News


Riqueza, longevidade e escolaridade foram itens observados nas cidades da região
As cidades de Suzano e Guararema são as duas mais bem colocadas na região no ranking do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), divulgado ontem à tarde pela Assembleia Legislativa. O estudo é bianual e foi desenvolvido em parceria entre o parlamento paulista e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
O estudo mostra o avanço do desenvolvimento social em todo o Estado de São Paulo, levando em consideração as características de riqueza, longevidade e escolaridade. No índice que envolve a economia são levados em conta dados como consumo de energia e rendimento médio do emprego formal. Já o de longevidade aponta as taxas de mortalidade de crianças e adultos. Por fim, o último se baseia na proporção de crianças na escola. Após o cálculo dos dados, uma pontuação é atribuída à cidade. Quanto maior a pontuação, mais desenvolvido é o local.
Os dados liberados ontem utilizam o período de 2012 e 2014 como base para os resultados e, tanto Suzano, quanto Guararema, destacaram-se entre as demais, sendo classificadas como municípios de "Grupo 1", que, segundo o documento, indica "alta riqueza e níveis adequados nos indicadores sociais (longevidade e escolaridade em patamar médio ou alto)". 
Em Suzano, o quesito riqueza alcança os 43 pontos, longevidade 68 e escolaridade 55. Guararema está à frente com 45, 71 e 59, respectivamente. Ambas mostraram avanço em relação ao estudo liberado em 2014. Vale lembrar que a média do Estado é de 47, 70 e 54. 
Outras duas grandes cidades da região não estão em uma posição muito boa, de acordo com o IPRS. Itaquaquecetuba está no Grupo 5, com baixo desempenho em todos os índices, fechando o estudo em 39 pontos para riqueza, 63 para longevidade e 51 para escolaridade. 
Mogi das Cruzes está no Grupo 4, que apresenta baixa riqueza e indicadores de escolaridade e longevidade em níveis intermediários. O município recebeu 41 pontos em riqueza, 67 em longevidade e 53 na escolaridade (veja a pontuação completa no quadro).
Além de Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim e Salesópolis estão no Grupo 5. Ferraz de Vasconcelos e Arujá estão no Grupo 2, caracterizado por não ter bons indicadores de longevidade e escolaridade, embora com índice elevado de riqueza, e Poá no Grupo 3, correspondente a localidades que, mesmo não apresentando indicador de riqueza elevado, exibem indicadores sociais satisfatórios.
O município de Santa Isabel acompanha Mogi no Grupo 4.
Pontuação dos municípios do Alto Tietê
Quadro 2
Cidade Riqueza Longevidade Escolaridade Grupo
Ano 2014 Ano 2014 Ano 2014
Arujá 45 62 57 2
Biritiba Mirim  33 64 46 5
Ferraz de Vasconcelos 37 59 44 2
Guararema 45 71 59 1
Itaquaquecetuba 39 63 40 5
Mogi das Cruzes 41 67 53 4
Poá 39 67 58 2
Salesópolis 32 63 51 5
Santa Isabel 37 64 62 4
Suzano 43 68 55 1
Fonte: Seade/Alesp
Pontuação dos municípios do Alto Tietê
Quadro 1
Cidade Riqueza Longevidade Escolaridade Grupo
Ano 2012/2014 Ano 2012/2014 Ano 2012/2014
Arujá 43/45 63/62 51/57 2
Biritiba Mirim  32/33 64/64 46/46 5
Ferraz de Vasconcelos 35/37 60/59 42/44 2
Guararema 43/45 69/71 54/59 1
Itaquaquecetuba 38/39 63/63 37/40 5
Mogi das Cruzes 41/41 68/67 51/53 4
Poá 38/39 64/67 54/58 2
Salesópolis 30/32 69/63 50/51 5
Santa Isabel 37/37 67/64 58/62 4
Suzano 42/43 67/68 52/55 1
Fonte: Seade/Alesp

Fonte:Mogi News

24% além do permitido: UTI Neonatal da Santa Casa apresenta lotação recorde

São 31 recém-nascidos internados no setor; contingência no atendimento vem sendo aplicada desde o dia 21
Foto: Mogi News


Devido ao alto número de pacientes, unidade continua atendendo somente gestantes de Mogi das Cruzes
A Santa Casa de Mogi das Cruzes recebeu número recorde de bebês na UTI Neonatal. São 31 recém-nascidos internados no setor que está superlotado há dez dias. O departamento trabalha 24% acima da capacidade de atendimento, que é de 25 leitos. Por causa do número de pacientes, a unidade continua com a restrição temporária aos atendimentos às gestantes de outros municípios.
As medidas de contingência são adotadas pelo hospital desde a madrugada do dia 21, quando o excesso de bebês foi constatado pela unidade que é referência regional. A superlotação não chegou a afetar o setor da enfermaria, ondes as gestantes ficam.
Desde que a superlotação foi identificada, a Santa Casa está buscando transferências dos bebês não graves para outros serviços. Os órgãos competentes também foram notificados sobre a situação da UTI Neonatal. O hospital reforçou ainda toda a equipe e aparelhos para atender os recém-nascidos.
Atualmente, os 31 bebês estão sendo atendidos pelos serviços disponíveis no setor de cuidados intensivos da Santa Casa. A UTI Neonatal está com oito nenéns internados, o isolamento interno possui dois, os cuidados intermediários I com dez, os cuidados intermediários II com nove e os cuidados intermediários III (berçário externo), com dois.
A restrição de atendimento para as gestantes de outras cidades será mantida até que a situação da UTI Neonatal se normalize. Essa é a terceira superlotação enfrentada pela Santa Casa neste ano. A última ocorreu em junho, quando a maternidade recebeu 73 grávidas, enquanto o número de leitos é 38. Na ocasião, a UTI Neonatal não foi afetada, diferentemente do registrado em maio, quando a Santa Casa ficou superlotada tanto no setor de cuidados intensivos quanto na enfermaria.
A Santa Casa, em conjunto com a Prefeitura de Mogi, apresentou ao Departamento Regional de Saúde (DRS 1) do Estado de São Paulo um projeto para ampliação da maternidade, que prevê a construção de 17 leitos para gestantes e dez de UTI Neonatal. A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou um ofício pedindo informações adicionais, que foi respondido ontem pelo município. Outro plano da Prefeitura é construir uma Maternidade Municipal.


Fonte:Mogi News

Feriado: Preparativos para Finados são concluídos no Alto Tietê

Cemitérios da região vão receber visitas de muitas pessoas; mais de 43 missas também estão programadas
Foto: Wanderley Costa/Secop-Suzano


Só em Suzano, cemitérios devem receber 40 mil visitantes no feriado prolongado
Muitas pessoas visitarão os cemitérios da região durante a quinta-feira, 2 de novembro, feriado de Dia de Finados. Foram planejadas ainda mais de 43 missas em horários que variam entre as 8 e 17 horas, para que a população possa relembrar e homenagear entes queridos. Em relação à limpeza dos túmulos, só em Suzano e Poá não há prazo máximo e ela poderá ser realizada todos os dias pelos visitantes.
Em Mogi das Cruzes, o Cemitério São Salvador terá a primeira missa às 7 horas e a última às 17h. O Cemitério da Saudade iniciará às 8h e encerrará às 15h. O Parque das Oliveiras contará com três missas, às 8, 10 e 15 horas. Nos cemitérios de Mogi, a limpeza feita pelos munícipes teve prazo limite até ontem. Já os serviços realizados pela Prefeitura não serão finalizados até quinta-feira, devido ao baixo número de funcionários. Ao todo, serão 28 vendedores que irão vender flores, alimentos e velas em frente aos cemitérios.
Em Ferraz de Vasconcelos, o prazo para limpeza também encerrou ontem e na quinta-feira terá 40 vendedores autorizados. As missas no Cemitério da Saudade iniciam às 9h e a programação vai até às 16 horas. No Cemitério Parque das Palmeiras acontecerá apenas uma missa às 10 horas.
Itaquaquecetuba espera dez mil visitantes ao todo nos dois cemitérios do município. A Prefeitura aconselha que os familiares levem baldes, panos e vassouras, pois a lavagem não será permitida. Além disso, no Cemitério Caminho do Céu foram revitalizadas as 24 ruas e realizados serviços de jardinagem, pintura, decoração, identificação das quadras com placas, dedetização de ruas internas e melhoria na acessibilidade para cadeirantes, pessoas com deficiência física ou visual.
O cemitério de Poá estima a visita de 2 mil pessoas e planeja missas na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima às 8, 10 e 12 horas, respectivamente.
Suzano permite a reforma e limpeza de lápides sem um prazo limite, devido à grande quantidade de pessoas que vem de outros municípios para visitar os cemitérios. Os locais funcionarão em horário estendido, das 7 às 18 horas, e contarão com, aproximadamente, 50 comerciantes registrados. As missas no Cemitério Municipal São Sebastião acontecerão às 8 e às 10 horas, enquanto na Colina dos Ipês haverá um único evento, às 10 horas.
* Texto supervisionado pelo editor.

Fonte:Mogi News

Aniversário: Camargo Advogados celebra 30 anos com festa em Arujá

Referência nas áreas de Direito e consultoria empresarial, empresa festejou a data com mais de 300 convidados
Em comemoração aos 30 anos de serviços prestados na área do Direito, bem como consultoria empresarial, a Camargo Advogados promoveu na última quinta-feira, dia 26, um coquetel para mais de 300 convidados, entre colaboradores, clientes, autoridades, familiares e amigos. Esta inesquecível noite ocorreu no Arufest Sítio e Buffet, localizado na divisa de Arujá com Itaquaquecetuba, e contou com um show do humorista Marcelo Marrom.
Fundada pelo sócio-titular Luis Camargo, em 1987, no município de Arujá, a Camargo Advogados comemora neste ano seus 30 anos. Nestas três décadas foram 10.507 processos judiciais, 7.579 casos litigiosos resolvidos e 3.902 clientes atendidos em 20 Estados. Atualmente, a empresa também conta uma sede instalada na avenida Paulista, em São Paulo.
Muito emocionado no evento, o sócio-fundador comentou a representatividade da data. "Estamos muito felizes por estar atuando nesses 30 anos na região do Alto Tietê e São Paulo. Esta data representa a concretização de um sonho que iniciou há três décadas, e hoje nós estamos dividindo esta alegria com nossos amigos, companheiros e colaboradores", disse.
Sobre as conquistas, Camargo destacou a superação em meio a crise financeira que afeta o país. "Nós da Camargo Advogados nos consideramos pessoas abençoadas por, em detrimento de crise e dificuldades, sempre trabalhar com muito foco na solução do problema e buscando soluções inovadoras na área de advocacia e de consultoria. Tivemos muito êxito e sucesso e, felizmente isso tem sido uma constante em nossa vida, graças a toda equipe", afirmou.
Sobre o futuro, o sócio-fundador revelou que será ampliada a atuação na região, passando a atender com mais frequência cidades como Mogi das Cruzes, uma de suas grandes prioridades.
Conquistas
Os sócios-diretores e também filhos de Luis, Adler e Ewerton, relembraram suas conquistas na empresa e o sucesso alcançado durante o evento comemorativo.
"Comemorar todos estes anos de atuação é um marco importante tanto para mim quanto para o escritório. Eu que trabalho há 18 anos na empresa, lembro que comecei atuando como office-boy e passei por muitas coisas até chegar onde estou. Atualmente, fico não apenas feliz em ser um dos filhos do Luis, mas também com uma satisfação enorme de caráter profissional", comentou Adler Camargo.
Para Ewerton Camargo, o momento é de agradecer todos as conquistas e realizar novos planos. "É um verdadeiro marco para o escritório e um marco de desafios concluídos e novos projeto", finalizou. (*Texto supervisionado pelo editor)

Ewerton, Luis e Adler Camargo comemoraram juntos os 30 anos da empresa

Com requinte e estilo, a grande festa reuniu mais de 300 convidados no Arufest

Convidados parabenizam empresa
Clientes, empresários e personalidades do meio político prestigiaram o coquetel realizado na noite do último dia 26 para celebrar os 30 anos da Camargo Advogados
Clientes, empresários e personalidades do meio político prestigiaram o coquetel realizado na noite do último dia 26 para celebrar os 30 anos da Camargo Advogados.
O fundador da Intermaster Consultores, Vicente Gomes, parabenizou a empresa. "Eu fiquei muito contente de estar participando dessa festa. A Camargo Advogados é um parceiro nosso há mais de sete anos, e mais que isso, uma solução para parte de nossos empreendimentos. Por essas e outras coisas, só tenho que congratular e dizer que todo este tempo foi uma imensa alegria estar trabalhando ao lado deles. Parabenizo todos os advogados envolvidos, desejando mais 30 anos de sucesso", contou Gomes.
O delegado do 2º Distrito Policial de Mogi das Cruzes, Jorge Luis Neves Esteves, destacou a atuação da empresa. "Para mim é um honra poder fazer parte desse grupo de amizades do Luis e de seus associados. Sobre a Camargo Advogados, só tenho palavras positivas sobre esta empresa produtiva e honesta. Fico aqui pensando que se um escritório consegue se manter por 30 anos é porque dominou o mercado, sendo ótimo em seus serviços prestados. Parabéns a todos os envolvidos", salientou.
Patricia Ceola, da Abajour Filmes, também parabenizou a equipe da Camargo Advogados: "Fico muito feliz em estar presente na comemoração de 30 anos de um empresa tão consolidada e muito competente."
Além dos grandes parceiros e clientes, o evento impecável contou com a presença de autoridades da região, como o ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe (PSD), que afirmou que a empresa é um modelo para toda a sociedade. "Além da emoção, é uma alegria e honra estar nesta manifestação muito sincera de felicitações ao Luis Camargo e sua empresa. Hoje é um dia de abraçarmos o Luis e dizer que não só Arujá, como o Estado todo agradece o trabalho desenvolvido pela sua equipe em prol do bem de nossa sociedade. São empresas como a Camargo Advogados, que o país precisa ter como referência de responsabilidade social e empresarial", concluiu Junji. (V.F.)

Fonte:Mogi News

Região Metropolitana: Suzano participa de encontro para debater ações regionais

Região Metropolitana:
Suzano participa de encontro para debater ações regionais
Evento com prefeitos e representantes de 39 cidades da Grande São Paulo tratou de desafios e propostas
Foto: Irineu Júnior/Secop Suzano


João Doria, presidente do conselho e prefeito de São Paulo, conduziu os trabalhos
A Prefeitura de Suzano participou, na manhã de ontem, da reunião de trabalho do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, no Palácio das Artes, no centro da capital. O encontro tratou dos esforços coletivos para a integração de áreas estratégicas, como Saúde e Habitação, entre outros assuntos.
A administração municipal foi representada pelo diretor de Habitação da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Miguel Reis Afonso. Também houve a participação de representantes e chefes do Poder Executivo de cidades do Alto Tietê, ABC e Região Metropolitana Oeste. Também participaram representantes do governo do Estado de São Paulo de várias pastas. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do conselho e prefeito paulistano, João Doria (PSDB).
Na Saúde Pública, houve debate sobre as ações e os desafios detectados pela Câmara Técnica do setor e a apresentação do modelo composto por hospitais estruturantes (que absorvem a grande parte da demanda), hospitais estratégicos e hospitais de apoio, em conjunto com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ambulatórios especializados.
Para a Câmara Técnica de Habitação, foi apresentado o diagnóstico de todas as prefeituras com a integração de dados sobre assentamentos, que farão parte do Sistema de Informação Metropolitana (SIM). O banco de dados irá promover a qualificação e a hierarquização para ações em conjunto. A reunião de trabalho também apresentou os desafios do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), cuja data-limite para concretização está marcada para janeiro de 2018, e que será o ponto de referência para os Planos Diretores de todos os municípios da região.
Nas áreas de Mobilidade Urbana e Transporte de Carga, foram tratados assuntos como redução dos custos do transporte, implantação de ações de segurança no trânsito e padronização dos Veículos Utilitários de Carga (VUC) e das normas de restrição para tráfego de veículos de grande porte nos municípios.
Para o diretor de Habitação de Suzano, a reunião com os representantes da Grande São Paulo foi uma oportunidade para promover a integração de políticas públicas de mais de 22 milhões de habitantes. "A definição de ações conjuntas nas áreas de Saúde, Mobilidade Urbana e Habitação, em conjunto com o PDUI, podem contribuir e muito para a qualidade de vida e o desenvolvimento da Região Metropolitana", ressaltou Afonso. A próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo está marcada para a segunda semana de janeiro de 2018.

Fonte:Mogi News