quarta-feira, 27 de julho de 2011

Habitação Suzano Shopping vai sediar em agosto o 2º Feirão de Imóveis DAT

Evento oferecerá diversas opções de empreendimentos e financiamentos para quem vai comprar a casa própria
Maurício Sumiya

Parra Parra e Moraes durante a oficialização da Caixa no Feirão de Imóveis Diário do Alto Tietê
Os interessados em comprar a sua casa própria terão uma ótima oportunidade para conhecer as opções que o mercado oferece durante o 2º Feirão de Imóveis Diário do Alto Tietê, que vai ocorrer em Suzano na próxima semana, entre os dias 4 e 7 de agosto, na praça de eventos do Suzano Shopping. No evento, o público poderá conhecer empreendimentos de vários padrões e fazer a escolha que atenda melhor o seu bolso.


O evento é organizado pelo Grupo Mogi News de Comunicação. Além das construtoras que estarão presentes, os consumidores poderão contar com os estandes da Caixa Econômica Federal, que vai mostrar os financiamentos disponíveis no banco, e da Porto Seguro, que apresentará o consórcio imobiliário, uma maneira fácil para planejar a compra do imóvel.


O superintendente regional da Caixa, Henrique Carlos Parra Parra, disse que os visitantes terão oportunidade de fazer uma simulação do valor do financiamento e, até mesmo, de obter a aprovação do seu crédito. "A Caixa é uma referência em habitação e não abre mão de participar de iniciativas importantes como essa do Grupo Mogi News", disse Parra Parra, no dia em que ele oficializou a participação da Caixa no Feirão de Imóveis de Suzano.


A Caixa já é uma parceira consolidada do Grupo Mogi News, tendo participado da última edição do feirão em Suzano e também das outras sete edições realizadas em Mogi das Cruzes. A confiança e o apoio que a Caixa têm demonstrado pelo trabalho, na avaliação do diretor-presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antonio de Moraes, só enriquece a iniciativa.


Segundo o gerente comercial do Diário do Alto Tietê, Marcelo Prado, além de oferecer o produto, o Feirão de Suzano também abre espaço para que o consumidor conheça as formas de financiamento. "Tudo isso, em um só lugar, com comodidade e segurança. O Suzano Shopping oferece estas facilidades, além de reunir um público diversificado", destacou.


Mais informações sobre o evento com Marcelo Prado pelos telefones 4723-6363 ou 7725-3200.


Fonte:Mogi News

Radar dedo-duro

Ressarcimento de multa vai demorar
Motoristas que já pagaram pelas autuações só receberão o dinheiro de volta quando processo for concluído
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Radar continua desativado
Os motoristas que pagaram as multas de excesso de velocidade aplicadas pelo radar dedo-duro, instalado no km 58,6 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), no período compreendido entre 11 de novembro de 2010 e 22 de julho de 2011, só poderão ter o valor ressarcido ao fim do processo. 
De acordo com o advogado José Carlos de Souza, o Charutinho, mesmo com a suspensão das infrações determinada pela Justiça, quem efetuou o pagamento antes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) acatar a liminar, na quarta-feira da semana passada (com 48 horas para cumprir a determinação), deverá esperar um posicionamento final do Judiciário. "É preciso guardar os recibos e tudo que possa comprovar que as multas foram pagas", detalhou o advogado, um dos primeiros a informar o funcionamento irregular do equipamento. 
No entanto, os donos de veículo com placa final 4 que foram autuados pelo dedo-duro deverão se apressar e licenciar o automóvel até o fim deste mês, pagando apenas as taxas obrigatórias. Não será necessário quitar as multas de excesso de velocidade aplicadas pelo radar da Mogi-Bertioga. O mesmo ocorre com os automóveis com placa final 5 e 6 que devem ser licenciados em agosto. "Tanto a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) quanto a Jare (Junta Administradora de Recursos de Infrações - departamento da Secretaria Municipal de Transportes) já têm conhecimento de que o DER acatou a decisão e não podem indeferir o pedido de licenciamento", afirmou Charutinho. Caso um dos órgãos recuse a solicitação, o condutor deverá acionar a Justiça. "Trata-se apenas de comunicar a irregularidade ao juiz, que encaminhará um ofício aos setores responsáveis. É um procedimento rápido", disse. 
Como ocorreram casos de indeferimento de pedidos de licenciamento, o advogado mogiano já entrou com uma representação contra a Jare e a Ciretran da cidade. "O DER já cumpriu a sentença da juíza, então não faz sentido recusarem o pedido. Seria como se as autuações não tivessem existido", explicou. 
O mesmo procedimento deve ser adotado para quem precisa renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "O prontuário não deve ter nenhuma contravenção relacionada ao dedo-duro", pontuou.




Requerimento
O requerimento que pede a punição ao DER por não suspender todas as infrações do dedo-duro, como determina a Justiça, segue sendo analisado pela Justiça. Charutinho comunicou a desobediência na sexta-feira da semana passada e acredita que, ainda hoje, o ofício deverá estar em mãos de um juiz, que poderá adotar as medidas cabíveis. O texto da liminar acatada pela juíza Ana Carmem de Souza Silva indica que o órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes deveria desativar o equipamento em 48 horas até que a sinalização no trecho da rodovia fosse regularizada e teria o mesmo espaço de tempo para suspender todas as multas e pontos nas CNHs dos motoristas lesados. Segundo o próprio sistema do DER, apenas parte das autuações foi suspensa. Uma grande parcela de condutores ainda tem as infrações nos prontuários.


O DER informou, por meio da Assessoria de Imprensa, que desativou o equipamento e já encaminhou ofício ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran) para que as punições fossem suspensas.


Fonte:Mogi News

Contra o tempo

Daniel Carvalho



Políticos aliados do prefeito paulistano Gilberto Kassab, empenhados na coleta de assinaturas para a criação do PSD, estão numa corrida contra o tempo a fim de conseguir registrar o partido. Até o dia 7 de outubro, prazo limite para que a legenda possa participar das eleições de 2012, segundo o jornal Folha de S. Paulo, será preciso reunir pouco mais de 490 mil assinaturas, todas certificadas em cartório. No Alto Tietê, o grupo liderado pelo deputado federal Junji Abe (DEM) já coletou 40 mil assinaturas e deve começar a registrá-las no cartório eleitoral
a partir da semana que vem,
segundo informou o assessor
Nobuo Aoki Xiol.
Analfabetos
O maior obstáculo dos militantes do futuro PSD é justamente a validação das assinaturas. "Muitas pessoas que aderiram ao movimento apresentaram assinaturas bem diferentes de quando tiraram o título eleitoral. Por isso, estamos conferindo uma a uma e orientando os novos aliados a fazer uma ´cola´ da assinatura do título", confidenciou Xiol, ao ser questionado pela coluna sobre a decisão da Justiça Eleitoral de Goiás, que rejeitou mais da metade das assinaturas de uma lista de apoio ao PSD apresentada em Minaçu, cidade a 366 km de Goiânia. Parte delas era de eleitores que se declararam analfabetos nas últimas eleições.


Adriano Vaccari

No Twitter
Gilberto Kassab provocou polêmica no Twitter, ontem de madrugada, ao fazer declarações sobre moradores de rua. Em seu perfil oficial na rede de microblogs, ele fez comentários sobre suas visitas a albergues da cidade. "O astral dos moradores de rua está muito bom, acho que é porque o frio deu uma trégua hoje", escreveu o prefeito. A declaração repercutiu rapidamente pelo Twitter e nos principais portais de notícias do País, gerando uma onda de reclamações por parte dos usuários da rede. Se a moda pega entre os políticos do Alto Tietê...


Guilherme Berti

Cancelas
Representantes da Prefeitura de Mogi e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) se reunirão nesta sexta-feira, dia 29, para discutir sobre a operação das cancelas instaladas nas linhas férreas da cidade. O encontro, que será realizado na capital, no período da tarde, tem como objetivo iniciar o processo de transição do serviço da administração municipal para a CPTM. Em breve, caberá à estatal operar os equipamentos que, desde 1986, eram manuseados por guardas municipais. No último encontro entre as partes, no dia 18, os ânimos ficaram um pouco acirrados. Durante entrevista coletiva, após a reunião no escritório da CPTM na estação de Mogi, o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, não conseguia esconder o nervosismo e só respondia às perguntas com ironia. Impaciente, chegou quase a discutir com os jornalistas.
Daniel Carvalho

Treinamento
Mais do que definir uma data para que o Estado assuma de vez a operação das cancelas, o encontro estabelecerá critérios e o cronograma de treinamento dos funcionários da CPTM que irão trabalhar nas quatro passagens de nível existentes no município: Mogi Shopping, Cabo Diogo Oliver (na Estação Central), Cavalheiro Nami Jafet (Vila Industrial) e Valentina Borenstein (Brás Cubas). Até então, a Prefeitura utilizava 20 guardas municipais, trabalhando em turnos de 12 horas, em processo de revezamento.
Guilherme Berti

Na reta final
As obras para a construção do Centro de Informações Turísticas, no Parque Centenário, estão na reta final, segundo confidenciou o coordenador de Turismo Fábio Barbosa à repórter Kátia Brito. De acordo com ele, até o dia 9, o prédio de cerca de 90 metros quadrados, que custou pouco mais de R$ 147 mil, estará pronto. Contudo, a inauguração deverá ocorrer apenas em setembro, após a realização de processo licitatório para escolha da empresa que irá gerenciar o espaço, inclusive o projeto Mogi para Mogianos.
Quatinga
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) deverá abrir até a semana que vem a concorrência pública para contratação da empresa que fará melhorias na estrada de Quatinga (SP-43), no trecho de Ribeirão Pires, Suzano e Mogi. A garantia foi dada ontem de manhã pelo superintendente do órgão, Clodoaldo Pelissioni, ao deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM). Antiga reivindicação dos moradores de Quatinga e Suzano, a SP-43 deverá ser pavimentada, além de receber serviços de drenagem, construção de quatro pontes e seis galerias, entre os quilômetros 53,9 e 81,15.
Imagem do dia
Adriano Vaccari

Dia de lazer
Em pleno feriado municipal e em dia ensolarado, família aproveita os momentos de folga para se divertir numa saudável pescaria.
e-mails do leitor
Saúde no Brasil
Os serviços de saúde são essenciais para que as pessoas tenham uma vida mais saudável, longa e êxito na cura das enfermidades. Viver é o mais importante que uma pessoa pode ter. Ter uma vida onde as doenças são tratadas com dignidade e eficiência, levando as pessoas a sofrerem menos, é o que todos querem. Para a imensa maioria da população brasileira somente o poder público pode oferecer serviços de saúde que levem a esse resultado. Essa é uma área em que o Estado não pode falhar, o direito à vida tem primazia sobre todos os outros direitos. O setor público brasileiro oferece serviços de saúde decentes? Os recursos disponíveis são suficientes para que o Estado ofereça serviço de saúde de qualidade? Quais são os grandes desafios dos serviços públicos de saúde no Brasil? Muitos recursos têm sido gastos objetivando o atendimento às necessidades de serviços de saúde da população, entretanto, o que se observa são os péssimos serviços oferecidos pela imensa maioria dos municípios brasileiros. Essa ineficiência não fica restrita somente aos serviços oferecidos pelos municípios, as mais diversas unidades de atendimentos dos Estados e da União também são exemplos de falta de meios e respeito para com a população que necessita desse tipo de atendimento. É verdade que muitas iniciativas de cunho altamente necessário, tais como os vários programas da saúde da família, saúde do homem, a campanha que vida a prevenção e alerta do uso de crack, entre muitos outros devem ser louvados, enaltecidos e incentivados. Mas, é preciso fazer muito mais para que a falta de atendimento digno nos hospitais públicos deixe de ser uma rotina.


Francisco Castro
www.franciscocastro.com.br


Fonte:Mogi News

Faltam leitos para tratar viciados

Viciados em crack usam a droga abertamente na tarde de quinta-feira, em São Paulo
Enquanto o uso do crack avança nas cidades paulistas - hoje o consumo atinge 83% das cidades do Estado, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) -, as ações para combater este cenário tem se mostrado insuficientes. A começar pela falta de leitos em unidades de saúde, entre clínicas, hospitais e instituições assistenciais. Nos 645 municípios de São Paulo, há apenas 450 vagas/leitos. Os dados preocupantes levaram o deputado estadual Donisete Braga (PT), que coordena a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, a propor um levantamento mais detalhado em cada região do Estado. A ideia é de que, a partir destes números, ele possa sugerir emendas para sanar o problema.


"A ideia surgiu depois de recebermos algumas pesquisas bastante gerais sobre o tema. Sabemos que dos 5.564 municípios brasileiros, o entorpecente está presente em 98% deles. Por isso a intenção é colher os dados, cruzar as informações, levantar custos e propor benefícios. Até o momento 150 formulários foram devolvidos, inclusive o da Capital, que abriga uma "cracolândia" na região central, com cerca de 400 dependentes químicos. Isso nos dá uma base. Mas queremos, até o próximo mês, ter em mãos pelo menos a metade dos questionários para saber como agir", diz o parlamentar.


O questionário busca saber o número de dependentes químicos do crack e outras drogas, a faixa etária deles, o índice de reincidência nos tratamentos, se há leitos do SUS para os dependentes, se recebem ou não recursos públicos, além do montante que acreditam ser necessário investir em um programa local.


Na visão de Braga, a grande dificuldade hoje é manter um dependente químico internado. Por dia o custo despendido pelo governo federal é de R$ 57,00 – valor que será elevado em agosto para R$ 200,00. O tratamento dura de seis meses a um ano e a falta de uma equipe médica especializada agravam a situação.


"Não haverá saída se não for criada uma rede integrada e regionalizada de serviços públicos que contemple a prevenção, o tratamento dos dependentes e sua reinserção social. Os governos federal e estadual estão ainda em dívida com a sociedade no que se refere ao avanço das drogas", afirma. Outra meta a ser alcançada pela Frente Parlamentar é o aumento das unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAP) e do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) – hoje a Capital, por exemplo, conta com 15 CAPs, e a intenção é se ter pelo menos 45, e um Cratod, sendo que o ideal é 15.


"Passando por esses centros, o dependente químico pode ser encaminhado à internação. Com a falta de leitos públicos a única opção são os particulares. No entanto, o custo mensal de uma internação em uma clínica particular é de aproximadamente R$ 15 mil, valor que nem todo mundo tem", acrescenta. O assunto será tema em 18 audiências públicas que a Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia realizará em todas as regiões do Estado, a partir do próximo dia 19. "Com a realidade nas mãos, teremos melhores condições de pressionar por verbas para os municípios e por mais ação dos executivos municipais", diz o deputado Braga.


Fonte:O Diário de Mogi

Cidade retoma ritmo normal hoje


DIA ATÍPICO até no Mercadão, o movimento ficou abaixo do previsto


RENATO DE ALMEIDA


O expediente será retomado hoje na Prefeitura Municipal e nos demais órgãos públicos da Cidade. Os bancos também reabrem nesta quarta-feira após permanecer fechado ontem, por conta do feriado do Dia de Santana, padroeira da Cidade, que por sinal mudou a paisagem da área central de Mogi das Cruzes, quando a maioria dos estabelecimentos comerciais manteve suas portas fechadas.


Enquanto os comerciantes reclamavam do baixo movimento, alguns consumidores aproveitavam o menor fluxo de pessoas para fazer suas compras com mais tranquilidade.


O Mercado Municipal funcionou ontem das 7 horas ao meio-dia e era pequena a movimentação de clientes pelos corredores. A encarregada da peixaria do local, Idaiane Aparecida Noivo, conta que este foi um dia comemorativo bem atípico. "Os feriados costumam ser bem puxados para nós, com muitos clientes, mas hoje (ontem) está fraco.", disse. A estimativa do estabelecimento é que o movimento estava 40% menor do que nas outras terças-feiras.


A professora de Educação Física Nívea Luiz trabalha na Capital, mas também estava de folga ontem e aproveitou o dia para fazer compras no Mercadão. "É até melhor este clima tranquilo, já que normalmente a gente está sempre trombando nas pessoas", opinou.


Enquanto isso, na Rua Doutor Paulo Frontin, apenas dois estabelecimentos estavam funcionando. Entre eles, uma loja de bijuterias. "Temos esta loja a menos de um ano. Por isso, é o primeiro feriado de Santana que passamos aqui. Está tudo muito parado e eu não esperava que a maioria das lojas fosse fechar", contou a gerente Leni Gomes de Souza.


Já no calçadão da Rua Doutor Deodato Wertheimer, os poucos estabelecimentos abertos, eram na maioria pertencente a grandes redes de lojas de departamentos. O Largo do Rosário, tradicional ponto de encontro na Cidade, também estava quase vazio. "Já que não emendei o feriado, aproveito para ir às compras, com mais calma e segurança", observou a auxiliar de cozinha Karen Cristine Souza de Oliveira.


Fonte:O Diário de Mogi