quarta-feira, 27 de julho de 2011

Contra o tempo

Daniel Carvalho



Políticos aliados do prefeito paulistano Gilberto Kassab, empenhados na coleta de assinaturas para a criação do PSD, estão numa corrida contra o tempo a fim de conseguir registrar o partido. Até o dia 7 de outubro, prazo limite para que a legenda possa participar das eleições de 2012, segundo o jornal Folha de S. Paulo, será preciso reunir pouco mais de 490 mil assinaturas, todas certificadas em cartório. No Alto Tietê, o grupo liderado pelo deputado federal Junji Abe (DEM) já coletou 40 mil assinaturas e deve começar a registrá-las no cartório eleitoral
a partir da semana que vem,
segundo informou o assessor
Nobuo Aoki Xiol.
Analfabetos
O maior obstáculo dos militantes do futuro PSD é justamente a validação das assinaturas. "Muitas pessoas que aderiram ao movimento apresentaram assinaturas bem diferentes de quando tiraram o título eleitoral. Por isso, estamos conferindo uma a uma e orientando os novos aliados a fazer uma ´cola´ da assinatura do título", confidenciou Xiol, ao ser questionado pela coluna sobre a decisão da Justiça Eleitoral de Goiás, que rejeitou mais da metade das assinaturas de uma lista de apoio ao PSD apresentada em Minaçu, cidade a 366 km de Goiânia. Parte delas era de eleitores que se declararam analfabetos nas últimas eleições.


Adriano Vaccari

No Twitter
Gilberto Kassab provocou polêmica no Twitter, ontem de madrugada, ao fazer declarações sobre moradores de rua. Em seu perfil oficial na rede de microblogs, ele fez comentários sobre suas visitas a albergues da cidade. "O astral dos moradores de rua está muito bom, acho que é porque o frio deu uma trégua hoje", escreveu o prefeito. A declaração repercutiu rapidamente pelo Twitter e nos principais portais de notícias do País, gerando uma onda de reclamações por parte dos usuários da rede. Se a moda pega entre os políticos do Alto Tietê...


Guilherme Berti

Cancelas
Representantes da Prefeitura de Mogi e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) se reunirão nesta sexta-feira, dia 29, para discutir sobre a operação das cancelas instaladas nas linhas férreas da cidade. O encontro, que será realizado na capital, no período da tarde, tem como objetivo iniciar o processo de transição do serviço da administração municipal para a CPTM. Em breve, caberá à estatal operar os equipamentos que, desde 1986, eram manuseados por guardas municipais. No último encontro entre as partes, no dia 18, os ânimos ficaram um pouco acirrados. Durante entrevista coletiva, após a reunião no escritório da CPTM na estação de Mogi, o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, não conseguia esconder o nervosismo e só respondia às perguntas com ironia. Impaciente, chegou quase a discutir com os jornalistas.
Daniel Carvalho

Treinamento
Mais do que definir uma data para que o Estado assuma de vez a operação das cancelas, o encontro estabelecerá critérios e o cronograma de treinamento dos funcionários da CPTM que irão trabalhar nas quatro passagens de nível existentes no município: Mogi Shopping, Cabo Diogo Oliver (na Estação Central), Cavalheiro Nami Jafet (Vila Industrial) e Valentina Borenstein (Brás Cubas). Até então, a Prefeitura utilizava 20 guardas municipais, trabalhando em turnos de 12 horas, em processo de revezamento.
Guilherme Berti

Na reta final
As obras para a construção do Centro de Informações Turísticas, no Parque Centenário, estão na reta final, segundo confidenciou o coordenador de Turismo Fábio Barbosa à repórter Kátia Brito. De acordo com ele, até o dia 9, o prédio de cerca de 90 metros quadrados, que custou pouco mais de R$ 147 mil, estará pronto. Contudo, a inauguração deverá ocorrer apenas em setembro, após a realização de processo licitatório para escolha da empresa que irá gerenciar o espaço, inclusive o projeto Mogi para Mogianos.
Quatinga
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) deverá abrir até a semana que vem a concorrência pública para contratação da empresa que fará melhorias na estrada de Quatinga (SP-43), no trecho de Ribeirão Pires, Suzano e Mogi. A garantia foi dada ontem de manhã pelo superintendente do órgão, Clodoaldo Pelissioni, ao deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM). Antiga reivindicação dos moradores de Quatinga e Suzano, a SP-43 deverá ser pavimentada, além de receber serviços de drenagem, construção de quatro pontes e seis galerias, entre os quilômetros 53,9 e 81,15.
Imagem do dia
Adriano Vaccari

Dia de lazer
Em pleno feriado municipal e em dia ensolarado, família aproveita os momentos de folga para se divertir numa saudável pescaria.
e-mails do leitor
Saúde no Brasil
Os serviços de saúde são essenciais para que as pessoas tenham uma vida mais saudável, longa e êxito na cura das enfermidades. Viver é o mais importante que uma pessoa pode ter. Ter uma vida onde as doenças são tratadas com dignidade e eficiência, levando as pessoas a sofrerem menos, é o que todos querem. Para a imensa maioria da população brasileira somente o poder público pode oferecer serviços de saúde que levem a esse resultado. Essa é uma área em que o Estado não pode falhar, o direito à vida tem primazia sobre todos os outros direitos. O setor público brasileiro oferece serviços de saúde decentes? Os recursos disponíveis são suficientes para que o Estado ofereça serviço de saúde de qualidade? Quais são os grandes desafios dos serviços públicos de saúde no Brasil? Muitos recursos têm sido gastos objetivando o atendimento às necessidades de serviços de saúde da população, entretanto, o que se observa são os péssimos serviços oferecidos pela imensa maioria dos municípios brasileiros. Essa ineficiência não fica restrita somente aos serviços oferecidos pelos municípios, as mais diversas unidades de atendimentos dos Estados e da União também são exemplos de falta de meios e respeito para com a população que necessita desse tipo de atendimento. É verdade que muitas iniciativas de cunho altamente necessário, tais como os vários programas da saúde da família, saúde do homem, a campanha que vida a prevenção e alerta do uso de crack, entre muitos outros devem ser louvados, enaltecidos e incentivados. Mas, é preciso fazer muito mais para que a falta de atendimento digno nos hospitais públicos deixe de ser uma rotina.


Francisco Castro
www.franciscocastro.com.br


Fonte:Mogi News