domingo, 6 de novembro de 2011

Aliados de Marta Suplicy anunciarão apoio a Haddad no sábado

Com a saída da senadora petista da disputa, seus aliados avaliaram que os demais pré-candidatos têm uma força política regionalizada, incapaz de levar o partido à vitória em São Paulo em 2012


Daiene Cardoso, da Agência Estado
Dois dias após a desistência da senadora Marta Suplicy, seus "fiéis" apoiadores anunciarão no sábado, 5, o apoio formal do grupo à pré-candidatura do ministro da Educação Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. O encontro deve reunir sete deputados estaduais e federais em um restaurante da zona sul da capital paulista.


Veja também:
Ministra diz que Lula quer participar das eleições 2012
Câncer dará mais peso a candidatos de Lula, diz revista 
Para Dirceu, importante é Marta apoiar Haddad em 2012 
Para Marta, prévias para 2012 iam ‘estraçalhar’ PT paulista 


Senadora não conversou com seus aliados antes de anunciar a desistência na quinta-feira - Ernesto Rodrigues/AE - 03/11/2011
Ernesto Rodrigues/AE - 03/11/2011
Senadora não conversou com seus aliados antes de anunciar a desistência na quinta-feira
Os aliados de Marta se reuniram na quinta-feira, 3, e decidiram anunciar o apoio a Haddad logo após a oficialização da saída da senadora da disputa. "Hoje Haddad significa a unidade do PT", justificou o deputado federal José Mentor. "Amanhã teremos almoço para explicitar nosso apoio a ele", afirmou. Devem participar do almoço com Haddad os deputados estaduais Antonio Mentor, João Antonio, Donisete Braga, Luiz Cláudio Marcolino e os federais Cândido Vaccarezza, José Mentor e João Paulo Cunha.


Embora o grupo não tenha sido consultado por Marta sobre o apelo da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mentor negou que os deputados tenham negociado apoio ao ministro antes da declaração da senadora. "Ficamos no aguardo dela", contou o deputado, que até o último momento manteve a coleta de assinaturas para inscrever a senadora nas prévias do partido. "Agora vamos apoiar o Haddad para ganhar a eleição", disse. Assim como a senadora não conversou com seus aliados antes de anunciar a desistência, os parlamentares preferiram não consultá-la sobre o apoio ao ministro.


Com a saída de Marta da disputa, seus aliados avaliaram que os demais pré-candidatos - os deputados Carlos Zarattini e Jilmar Tatto e o senador Eduardo Suplicy - têm uma força política regionalizada, incapaz de levar o partido à vitória em 2012. "Qualquer candidato contra o Haddad vai perder (nas prévias)", previu Mentor. De acordo com ele, pesou na decisão dos aliados de Marta o fato de o preferido do presidente Lula para a sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) ter se firmado na disputa. "A candidatura do Haddad ganhou uma expressão grande e se consolidou no PT", avaliou.


O PT municipal encerra neste fim de semana as caravanas zonais para discutir as propostas que o partido defenderá na eleição municipal de 2012. Zarattini, Tatto, Suplicy e Haddad debaterão os problemas da cidade na Vila Matilde (hoje) e São Mateus (amanhã). O último encontro será no domingo, em Guaianases.


Fonte: Estado de S.Paulo

Lula conclui primeira fase de tratamento contra câncer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu na noite deste sábado a primeira fase do tratamento contra o tumor na laringe.


Uma equipe do Hospital Sírio-Libanês, chefiada pelo médico Roberto Kalil, foi para a casa do ex-presidente em São Bernardo do Campo (Grande SP), por volta das 18h30.


Lula volta ao trabalho na semana que vem, diz ministra após visita
Saída de Marta afasta Serra da disputa, dizem tucanos
Aécio critica ataques a Lula após anúncio de que está com câncer
Lula ficou 'iradíssimo' com posição do IDH no Brasil, diz ministro


Diego Padgurschi - 3.nov.2011/Folhapress
Lula na janela de sua casa na quinta-feira
Lula aparece na janela de sua casa na quinta-feira
Eles foram retirar a bolsa de infusão, que leva o quimioterápico ao sangue por meio de um cateter, implantado na clavícula.


O cateter não é retirado do corpo. Lula deve voltar a receber uma nova rodada de medicação no final de novembro.


Na sexta-feira (4), Lula recebeu a visita da ministra Miriam Belchior (Planejamento) e do prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT). Segundo eles, Lula voltará na segunda-feira (7) a dar expediente no escritório no Instituto Cidadania, que fica no bairro do Ipiranga, em São Paulo.


Uma das primeiras reuniões será com a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que anunciou que não será mais candidata à Prefeitura de São Paulo.


Ele também deve se reunir com outros pré-candidatos do PT. Seu preferido na disputa é o ministro Fernando Haddad (Educação).


Lula foi diagnosticado com tumor no dia 28 de outubro e iniciou o tratamento no dia 31.


Fonte:Folha.com

Oposição pede demissão do ministro do Trabalho

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira (SP), defendeu neste domingo a demissão do ministro Carlos Lupi (Trabalho).


Segundo reportagem da revista "Veja", integrantes do ministério cobrariam propina para liberar repasses para organizações não governamentais.


De acordo com a publicação, funcionários e ex-funcionários de órgãos de controle da pasta exigiriam comissão de 5% a 15% do valor dos convênios para resolver "pendências" nos contratos.


Ministério do Trabalho cobraria propina, diz revista
Ministro do Trabalho e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi
Joel Silva - 17.fev.2011/Folhapress
Ministro do Trabalho, Carlos Lupi
"Uma das atribuições do ministro Lupi é gerir o dinheiro que é recolhido do trabalhador para promover o emprego. Pelas sucessivas denúncias que estão sendo feitas, parte desses recursos ou está sendo desviada ou está abastecendo os cofres partidários", disse o deputado.


O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), também se manifestou sobre as acusações. Amanhã, ele vai pedir a Procuradoria Geral da República a abertura de inquérito para investigar as suspeitas.


"Virou prática na Esplanada dos Ministérios a montagem de balcões de propina para cobrar 'pedágio' das empresas que assinam contratos com o governo. É uma corrupção desenfreada que, quando o dinheiro público não vai direto para o bolso de ministros e assessores, acaba parando no caixa dois de partidos", disse o deputado.


Ele também vai pedir para que a Câmara convoque os envolvidos.


Ontem, depois de publicada a reportagem, Lupi determinou a abertura de uma investigação interna e afastou o coordenador-geral de qualificação da pasta, Anderson Alexandre dos Santos.


Santos e o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA), que até outubro era assessor especial de Lupi, são apontados pela revista como integrantes do esquema de extorsão. Os dois ainda não foram localizados.


O esquema também envolveria Marcelo Panella, ex-chefe de gabinete do ministro. Ele teria deixado a pasta após deputados do PDT, partido de Lupi, terem denunciado à chefia de gabinete da presidente Dilma Rousseff o suposto esquema na pasta.


À revista Panella negou a acusação e disse que saiu porque não teria se adaptado a Brasília.


Lupi disse que "não vê fundamento" nas acusações. "Denúncia em que o denunciante não aparece é algo que nos deixa na dúvida de saber qual o interesse da denúncia. Quem denuncia tem que apresenta provas", disse.


Ele afirmou que o ministério fez um pente fino completo dos convênios com entidades sem fins lucrativos.


"Eu repito sempre que sou como cana de canavial: nem facão nem a queimada arranca minha raiz. Vou até o fim", afirmou, completando: "Tem muita gente graúda incomodada com a minha presença no ministério, mas pode dizer que eles vão ter que me engolir."


Uma das ONGs que aparecem na reportagem é o Instituto Êpa, do Rio Grande do Norte. Os dirigentes da ONG foram levados a Lupi pelo ministro Garibaldi Aves (Previdência), do mesmo Estado da entidade. Garibaldi confirma o encontro.


"O Lupi chamou a assessoria dele e disse que não poderia atendê-los porque havia problemas na prestação de contas", afirmou Garibaldi. A Folha não conseguiu contato com o instituto.


De acordo com a revista, o esquema funcionaria da seguinte forma: o ministério firma contratos com ONGs para a realização de cursos sobre capacitação profissional e, depois, cria pendências que só seriam sanadas mediante repasse de comissão.


A reportagem afirma que, ao procurar a pasta, os representes das ONGs seriam informados pelos integrantes do esquema que só voltariam a receber o dinheiro se pagarem o "pedágio".


Fonte:Folha.com

QUEM NÃO RESPEITA AS PESSOAS E AS LEIS. TEM A JUSTIÇA QUE ESTÁ ATENTA.

Coluna do Bras Santos


Ninguém pode dizer que a Pajoan não está tentando reabrir o aterro de Itaquá. Mas, parece que os tempos mudaram.
07/11/2011
O empresário José Cardoso e os advogados da empreiteira Pajoan estão atuando em todas as frentes possíveis e inimagináveis para reabrir o aterro que completou seis meses de interdição, mas, como já foi informado nessa coluna, dessa vez, os donos da Pajoan estão encontrando muito mais dificuldades. E, para pior, Zé Cardoso, ao que consta, será definitivamente rifado do PSDB. Está ficando cada vez mais difícil. Leia a seguir decisão recente da Justiça de Itaquá sobre mais um pedido de desinterdição feito por Cardoso ao Judiciário. 
DESPACHO
Vistos. Fls. 5266/5267: Indefiro a desinterdição do aterro, pois: A ré não apresentou razões ou documentos que infirmassem as decisões judiciais de interdição (fls. 4511/4513 e 4625/4626). A reunião firmada em decisão de 21/7/11 contou com a participação do MP (fls. 5251/5255) e este foi expressamente contra o presente pedido (fls. 5269/5270), afirmando, com razão, que naquela ata nada foi disposto acerca da liberação do aterro; Após a desinterdição pela decisão de fls. 2958/2962 houve o deslizamento do aterro, com suspeita de mortos e feridos. Uma nova liberação poderá trazer prejuízos irreparáveis a população e ao meio ambiente; Não é necessária a desinterdição para cumprimento do transbordo, que deve ser feito no galpão e balança próprios, apenas para o remanejo dos resíduos e nunca para depósito de outros; Assim, fica a requerida obrigada a fazer o transbordo dos resíduos, conforme decisões anteriores. Reitere-se a intimação do Perito na forma da decisão de fls. 5190. Int
Justiça de Ferraz barra concorrência da prefeitura para compra de uniformes. A idéia era ‘não abrir’ os envelopes do pregão.
07/11/2011




Concorrência pública na prefeitura de Ferraz de Vasconcelos sempre tem alguma coisa de ‘interessante’, interessante no sentido de irregularidade. Veja abaixo decisão liminar da Justiça em favor de empresa que denunciou um estranho pregão para compra de uniformes (bem no final do ano). 


Requerente BOLÍVAR COMERCIAL DE EMBAL, DESCARTÁVEIS E PREST DE SERV. DE LIMP. E HIGIENIZAÇÃO LTDA. 
Vistos. Trata-se de mandado de segurança impetrado por BOLIVAR COMERCIAL DE EMBALAGENS, DESCARTÁVEIS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO LTDA contra ato do EXMO. SR. PREFEITO MUNICIPAL DE FERRAZ DE VASCONCELOS e do ILMO. SR. SECRETÁRIO DE NEGÓCIOS JURÍDICOS, em que há pedido de liminar. 1-) O pedido de liminar, sem a oitiva das autoridades impetradas, merece acolhida. O atropelamento do princípio do devido processo legal, dos quais fazem parte os princípios do contraditório e da ampla defesa, somente pode ser admitido nos casos em que se verifique perigo de dano irreparável ou de difícil reparação. Como não há menção à data de abertura de envelopes de habilitação pela Comissão de Licitação, em tese, não se poderia dizer que há risco imediato de lesão a direito líquido e certo. No tocante as ilegalidades que maculariam o edital licitatório, não se verifica a fumaça do bom direito de plano. Não há objeção legal à contratação de uniformes escolares completos, envolvendo todas as peças do vestuário. A razoabilidade da decisão tomada pela Administração municipal decorre do atendimento do que ela entende por interesse público. Ora, sem a oitiva das autoridades públicas não de pode apontar a opção administrativa como irracional. Também, a alegação de que não existem empresas habilitadas a fornecerem os vestuários escolares completos não se sustenta, pois não é passível de comprovação fática, nem milita em favor do autor. Ora, se não existem interessados com capacidade empresarial para o fornecimento do objeto contrato, no futuro, estaremos diante de licitação fracassada, o que levará a licitante a alterar os critérios de escolha dos fornecedores dela. Contudo, em um primeiro momento, verifica-se aparente irregularidade na ausência de abertura dos envelopes de habilitação e de propostas. Tal prática, em tese, fere o artigo 4º, inciso VII, da Lei n° 10.520/02, que impõe a imediata abertura dos envelopes, logo após a sua apresentação. Depreende-se da imposição uma preocupação com idoneidade do sistema administrativo de escolha. Com efeito, o procedimento concentrado e verbal parece ser essência para a modalidade licitatória. Ainda, se a Administração municipal suspendeu procedimento onde não havia possibilidade legal, não se vislumbra prejuízo a continuidade dos serviços públicos na suspensão do certame até a elucidação das razões que levaram à referida decisão teratológica. A observância do princípio da legalidade e do devido processo legal é medida que visa resguardar a lisura da futura contratação, o que se mostra justificável como medida tendente ao afastamento de lesões ao erário. Assim, diante da presença da fumaça do bom direito e inexistência de risco à continuidade dos serviços públicos, CONCEDO a tutela de urgência para suspender o Pregão n° 31/2011 da Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos até ulterior decisão em sentido contrário. 2-) Sem prejuízo, notifiquem-se as autoridades impetradas e a Fazenda Pública de Ferraz de Vasconcelos, na forma do artigo 7º, incisos I e II, da Lei n° 11.206/09, para apresentação de informações, no prazo legal. 3-) Após, vistas ao Ministério Público para oferecimento de parecer, se houver interesse em se manifestar. 4-) Oficie-se à Prefeitura Municipal dando ciência da liminar, ficando autorizado o uso de fax. Notifique-se, intime-se e cumpra-se.


Fonte:Gustavo ferreira ferreira

Diretor do Senai fala de planos para a escola crescer

Ao assumir, pela terceira vez, a direção da Escola Senai Nami Jafet, o mogiano Itamar Rodrigues Cruz, 46 anos – 25 deles trabalhando junto ao Serviço Nacional de Atividades Industriais –, tem pela frente um enorme desafio: elevar de 8 mil para 13.500o o número de alunos matriculados na instituição de ensino mantida pela indústria, em Mogi das Cruzes. Esta é a meta estabelecida pela atual diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a quem o Senai é vinculado, para ser cumprida até 2014. O objetivo é investir cada vez mais em cursos de tecnologia, visando formar profissionais que irão suprir a grande defasagem de especialistas existente atualmente no mercado de trabalho. Entretanto, para crescer, em média, 16% ao ano, o diretor Itamar enfrenta um grave problema que é a falta de espaço na escola. E enquanto se busca área para se construir um novo prédio, ele já iniciou negociações com a Prefeitura de Mogi para o possível aproveitamento de espaços ociosos existentes na rede municipal de ensino. Os primeiros contatos deixaram Itamar otimista. Atualmente com 52 cursos voltados para diferentes áreas, como mecânica, eletroeletrônica, tecnologia da informação, entre outras, o Senai conta com 38 professores sob contrato direto e outros 57 terceirizados, números que tendem a crescer progressivamente, à medida que novas vagas forem sendo abertas para a comunidade ligada à indústria.

Na Suíça

A convite do Ministério do Meio Ambiente, o presidente do Instituto Cultural e Ambiental Alto Tietê (Icati), José Arraes, viaja hoje para Genebra, na Suíça, onde permanecerá até dezembro, participando dos debates preparatórios para a Rio + 20, conferência mundial que acontecerá no Brasil, no primeiro semestre do próximo ano.

Em discussão, temas ligados ao meio ambiente.

Premonição

Quem tiver curiosidade de saber qual será o futuro breve do Serviço Municipal de Águas e Esgotos de Mogi, o sucateado Semae, basta procurar informações sobre o sistema de saneamento básico vigente nas cidades paulistas de Limeira, Mairinque, Mauá, Porto Ferreira, Rio Claro e Santa Gertrudes. Nem municipal, nem estatal (leia-se Sabesp).


Adrenalina baixa

Baixou o nível de estresse e, consequentemente, a adrenalina entre os servidores da Secretaria de Gestão da Prefeitura de Mogi, desde a posse de Marco Regueiro como titular da pasta.


Quem se habilita?

Será de baixa intensidade a reforma do secretariado municipal quando se aproximar o prazo para desincompatibilização dos candidatos às eleições do próximo ano. Até agora tem-se como certa apenas a substituição de Marco Damasio, que deve se candidatar à releição como vereador, na Secretaria de Desenvolvimento. Será sucedido, muito provavelmente, por seu adjunto Osvaldo Bolanho. Os outros políticos acolhidos pelo prefeito Marco Bertaiolli depois de não conseguirem reeleições no último pleito devem deixar vagos os cargos que ocupam.


 Fonte: O Diário de Mogi


Campanha reúne 1,1 mil mulheres

O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes encerrou a Campanha Pense Rosa 2011 com a participação de 1.188 mulheres nas sessões de bate-papo sobre o câncer de mama. As rodas de conversa foram realizadas entre os dias 1º e 31 de outubro pelas enfermeiras dos Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família para orientar o público feminino sobre auto-exame, mamografia e em que situações é preciso procurar orientação médica.


Das 1.188 que participaram do Papo Rosa, 646 mulheres, o que equivale a mais de 50%, foram encaminhadas para realizar exames de mamografia. Em casos suspeitos, as pacientes serão atendidas pela equipe médica especializada. "Estamos muito felizes porque as mogianas responderam prontamente à campanha, participaram dos eventos, dos encontros e buscaram orientações para a realização do exame e do auto-exame. O mês de outubro foi dedicado à conscientização, mas o câncer de mama deve ser lembrado durante o ano todo", afirma a presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli, destacando a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.


A dona de casa Iracema Chaves Cardoso, 38 anos, participou do Bate Papo Rosa no Pró-Mulher 1, onde ficou sabendo como fazer auto-exame, mamografia e em que situações deve procurar orientação médica. "Esta facilidade de acesso é excelente porque muitas mulheres não sabem detalhes da doença e nem como preveni-la", elogiou a paciente, que optou por preencher uma ficha para avaliação do médico.


Maria do Carmo Ribeiro Quirino, 64 anos, também esteve na roda de conversa e já sabia da importância da prevenção. "Eu faço mamografia todos os anos porque já tive câncer e sei como esta doença é terrível. Todas as mulheres precisam ficar atentas e utilizar todas as alternativas de prevenção", ensinou ela, que curou-se há 25 anos de um câncer no útero.


A Campanha Pense Rosa foi promovida pelo segundo ano consecutivo em Mogi das Cruzes e contou com outras ações, como a Caminhada Rosa, que reuniu mais de 3 mil pessoas no dia 1º de outubro, terminando com um show realizado por várias cantoras da Região. Durante todo o mês, vários estabelecimentos comerciais e entidades aderiram à iniciativa destacando a cor rosa em suas fachadas, vitrines e produtos. "Estamos conseguindo passar uma mensagem muito importante por meio desta iniciativa, que é sobre a prevenção", avalia o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho.


O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres devido à sua alta frequência e pelos efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e da imagem pessoal. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis nas axilas.


Fonte:O Diário de Mogi

GM de Mogi fará peças do Cobalt

potencial Marcos Munhoz diz que fábrica de Mogi tem capacidade para produzir peças do novo veículo


Alexandre Barreira


A fábrica da General Motors de Mogi das Cruzes vai produzir peças para o mais novo integrante da família Chevrolet: o Cobalt (se lê com ênfase na primeira sílaba), lançado oficialmente na última sexta-feira, no Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba, no Interior de São Paulo.


Segundo Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil, a unidade instalada no Distrito Industrial do Taboão já tem capacidade para fabricar as peças de estamparia do novo modelo global da empresa.


"A fábrica de Mogi das Cruzes passou por duas fases. A primeira, quando foi planejada, é que seria uma unidade que produziria peças para veículos que havia saído de produção. Os chamados ‘descontinuados’. Esta fase aconteceu. Mas Mogi foi se mostrando uma fábrica muito eficiente, com mão de obra comprometida. Ao começarmos a montagem da nova picape Montana, em 2010, nós passamos a produzir na Cidade as peças de estamparia para estes veículos ainda em linha. E isto também acontece com os modelos Cruze, lançado na Alemanha, e agora o Cobalt, ambos carros globais da marca", explicou.


Munhoz descartou, neste momento, qualquer tipo de ampliação da fábrica em Mogi. "Não há planos agora para isso. O que Mogi tem hoje está de bom tamanho. Ela (a fábrica) nos atende de forma satisfatória, tanto para dar suporte às produções em São Caetano do Sul como as de São José dos Campos. Não há, neste momento, nenhum plano de expansão para a unidade de Mogi", definiu.


Atualmente, a fábrica do Taboão conta com 930 funcionários, após contratar 180 colaboradores no final do ano passado, quando deu início à expansão que a credenciou a produzir peças de estamparia para os modelos ainda em linha nas demais fábricas da GM. Para 2012, segundo Munhoz, também não há expectativa de ampliação no quadro de funcionários. "Agora, não há previsão para novas contratações, por enquanto", disse.


A reportagem de O Diário apurou que a ampliação que chegou a ser divulgada tratava-se de melhorias no restaurante disponível para os funcionários. Além disso, consultas a órgãos ambientais são feitos constantemente pela empresa. "É uma política da fábrica", revelou a Assessoria de Imprensa da GM.


Global


O ano de 2012 será o último que terá parte dos R$ 5,3 bilhões de investimentos anunciados pela GM do Brasil para o ciclo de cinco anos (2008-2012). A previsão é de que, no início do próximo ano, haja mais reuniões e tratativas para planejar o novo ciclo de investimentos, que deve abranger os anos de 2013 a 2017.


O vice-presidente da GM do Brasil descartou que este novo ciclo atinja os patamares do primeiro: "O investimento que fizemos até agora contemplou duas partes. A de desenvolvimento de novos produtos e a de aumento de capacidade de produção das fábricas em Mogi das Cruzes, Gravataí, São Caetano e Joinville. Este tipo de investimento, em aumento de capacidade, já acabou. Acredito que neste novo ciclo que terá início em 2013, haverá um direcionamento apenas para o desenvolvimento de novos produtos e o montante será menor do que o ciclo anterior", afirmou.


Fonte:O Diário de Mogi

Avaliação Alunos do Senai Mogi vão a Olimpíada

Quinze estudantes participam nesta semana da Olimpíada do Conhecimento - São Paulo Skills no Anhembi
Adriano Vaccari
Alunos do Senai de Mogi participarão das avaliações práticas e teóricas durante toda a semana em 12 modalidades industriais
O Senai de Mogi das Cruzes será representado por 15 alunos na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento - São Paulo Skills. O evento tem início amanhã e termina na sexta-feira no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A delegação local competirá em 12 áreas industriais - Sistema e Transporte de Informação; Manufatura Integrada; Eletricidade Predial; Mecânica Geral (ajustagem); Eletrônica; Desenho Mecânico em CAD; Fresagem; Tornearia Mecânica; Ferramentaria de Moldes; Eletricidade Industrial; Tornearia a CNC; e Fresagem a CNC - e os melhores colocados terão a chance de representar o Estado na etapa nacional, que ocorrerá no próximo ano, em São Paulo. 
O evento é gratuito e aberto à visitação pública, nos seguintes horários: amanhã, das 14 às 17 horas; na terça e quarta-feira, das 9 às 17 horas; e na quinta-feira, das 9 às 11 horas. No dia 11, será realizada a premiação, a partir das 15 horas. 
Participam do evento, 763 alunos de 83 unidades da instituição. Os estudantes serão testados em 50 ocupações profissionais, que representam 19 áreas tecnológicas, e os visitantes podem acompanhar, em tempo real, o desenvolvimento de cada tarefa. 
Paralelamente à competição será realizado o Inova Senai, no qual serão apresentados projetos e invenções de aplicação industrial, desenvolvidos por estudantes e docentes paulistas da instituição. Idealizada para promover e incentivar o ensino profissional no País, a Olimpíada do Conhecimento é uma versão do antigo Torneio Nacional de Formação Profissional, criado em 1982. Durante sua realização são programadas provas teóricas e práticas. Todas as fases são acompanhadas por especialistas, que avaliam o desempenho dos candidatos em cada etapa da elaboração do trabalho. 
Sai vitorioso o concorrente que obtém melhor pontuação durante o desenvolvimento das tarefas apresentadas. O cenário das atividades reproduz o ambiente real de trabalho, com ferramentas, equipamentos e situações correlatas à área tecnológica avaliada. 
A premiação contemplará os três melhores trabalhos de cada uma das ocupações avaliadas. Durante a Olimpíada do Conhecimento, o Senai-SP também fará uma mostra da capacitação oferecida em suas Escolas Móveis. Quatro das 70 unidades volantes da instituição estarão abertas à visitação pública.

Fonte:Mogi News

Viaturas têm radar “dedo-duro”

MARA FLÔRES
Os motoristas que circulam pelas estradas da Região devem ficar atentos quanto à regularidade documental dos veículos. Isso porque o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já iniciou a implantação de radares do tipo "dedo-duro" nas viaturas da Polícia Rodoviária e o Alto Tietê, de acordo com a previsão inicial, será contemplado com pelo menos 1 dos 62 equipamentos adquiridos para o Estado.


Conhecidos como OCR (Optical Character Recognition), os equipamentos adquiridos pelo DER passam, atualmente, por testes de conexão com a base de dados da Polícia Rodoviária e devem entrar em operação muito em breve.




 O aparelho funciona de forma idêntica ao radar "dedo-duro" fixo, do tipo que está instalado na Rodovia Mogi-Bertioga, com a diferença que pode ser acoplado a qualquer viatura da Polícia Rodoviária. Ou seja, um único equipamento poderá fiscalizar várias rodovias num mesmo dia ou numa mesma semana, de acordo com a estratégia definida pelo comando local. As Rodovias Mogi-Dutra, Mogi-Salesópolis e Índio Tibiriçá, por serem as mais movimentadas, deverão ser priorizadas.


Aclopado ao vidro lateral, o radar móvel registrará a imagem de todos os veículos que passarem ao lado da viatura policial e fará a identificação das placas. As informações serão transmitidas de forma on line para a base da Polícia Rodoviária que, em menos de um minuto, terá a resposta sobre a regularidade ou não do automóvel. Aquele veículo que estiver com o licenciamento ou o IPVA atrasados, com restrições judiciais ou suspeita de furto e roubo, será parado no primeiro posto policial ou até mesmo interceptado pelos policiais no meio da estrada. Nesses casos, na maioria das vezes o carro e a documentação do proprietário são apreendidos.


Ao contrário do radar "dedo-duro" fixo, o aparelho móvel também não mede a velocidade dos veículos, ou seja, o seu foco exclusivo é a parte documental.


Mas quem anda pela Rodovia Mogi-Bertioga deve respeitar os limites de velocidade estipulados pelas placas de identificação, já que além do radar "dedo-duro", que ali afere também a velocidade, o DER aguarda apenas os laudos de aferição realizados nas quatro lombadas eletrônicas, que voltaram a funcionar no mês passado, para iniciar a fiscalização. Por enquanto, em fase de teste, os equipamentos não estão multando e o DER diz que não há ainda uma previsão para operação plena dos aparelhos, mas isso poderá acontecer a qualquer momento.


Fonte:O Diário de Mogi

Botujuru Obras de esgoto custarão R$ 20 mi

Trabalhos de saneamento, que incluem coleta e tratamento de esgoto no bairro serão realizadas em 2012
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Marcus Melo: "A reivindicação é antiga e a obra é prioritária"
Até o fim deste ano, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) deverá dar início às ações para obras de saneamento no Botujuru, em especial, de coleta e tratamento de esgoto. O primeiro passo para concretizar tais melhorias, antiga reivindicação dos moradores daquela região e promessa do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) durante a campanha de 2008, é a abertura de processo licitatório para contratação da empresa responsável pela elaboração do projeto executivo dos serviços.


Fonte:


A estimativa, segundo Marcus Melo, diretor do Semae, é de que sejam necessários R$ 20 milhões, em sua maioria para implantação de 60 quilômetros de redes coletoras. A obra em si deve começar somente a partir do segundo semestre de 2012. 
"A coleta e tratamento de esgoto, além de um melhor abastecimento de água, são reivindicações antigas dos moradores do Botujuru e obras tidas como prioritárias pelo prefeito Marco Bertaiolli. Já temos alguns estudos que indicam que por causa da topografia do bairro, o serviço ficará caro. Contudo, para fazê-lo com a devida eficiência, será preciso um projeto mais detalhado para estabelecer o tipo e local onde serão colocados os coletores troncos para levar o esgoto das residências até à Estação de Tratamento, em César de Souza, ou se haverão outras alternativas", detalhou Melo ontem pela manhã, durante inauguração do ginásio esportivo no bairro. 
A proposta do Semae no Plano Diretor é de investir R$ 200 milhões para coletar e tratar 100% do esgoto domiciliar da cidade. A primeira etapa do projeto de saneamento básico está estimada em R$ 82 milhões, dos quais R$ 20 milhões somente para melhorias no bairro do Botujuru. Os R$ 60 milhões restantes deverão ser utilizados para melhorias em Varinhas, Jardim Nove de Julho, Parque São Martinho e Taiaçupeba. Demais áreas isoladas, como Biritiba Ussu, Quatinga e Barroso, também devem receber investimentos (R$ 117 milhões), mas apenas na segunda etapa, com previsão de conclusão em 2030. 


Fonte:Mogi News

Tratamento Hospital do Câncer cogita ir à Justiça para garantir atendimento na região

Responsável pela unidade de saúde deverá impetrar mandado de segurança para reaver o repasse do Estado
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Centro Oncológico recorrerá à Justiça caso o Estado não cubra o volume de casos de câncer para serem tratados na região
O médico Flávio Isaías Rodrigues, responsável pelo Centro Oncológico de Mogi das Cruzes e pelo Hospital do Câncer que leva o seu nome, estuda a possibilidade de entrar com um mandado de segurança contra o Governo do Estado de São Paulo para garantir o aumento do repasse estadual que custeia o atendimento de pacientes com câncer em Mogi e região pela rede SUS. Essa é uma de suas últimas opções para conseguir do governo a verba necessária para cobrir o volume de casos que a unidade atende na região. O excesso não é coberto pelo teto do governo, que hoje cobre o tratamento ambulatorial de até 1.200 pacientes com uma verba de R$ 800 mil. 
Antes de apelar para o Poder Judiciário, o médico tentará mobilizar os deputados da região a conseguir apoio com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Estou esperando a finalização de um abaixo-assinado com 25 mil nomes para apresentar ao governador do Estado, por intervenção de algum deputado da região que esteja realmente comprometido, ou ainda levar até o Ministério da Saúde, já que o governo estadual alega que não tem dinheiro porque o repasse federal está atrasado", detalhou.


O médico explicou também que, caso opte por entrar com o mandado de segurança, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) poderá ser acionado pela Justiça. "Estamos tentando segurar ao máximo para não recorrer a esta ferramenta porque, se isso acontecer, vai cair nas costas do prefeito. Chegamos a falar com ele sobre isso, mas ele disse que não é problema dele, que temos de resolver com o Estado. Tudo bem, mas atendemos muitos pacientes de Mogi", reclamou. O prefeito chegou a endossar o pedido de revisão do teto assim que o Estado anunciou o corte, em junho deste ano. Os deputados estaduais André do Prado (PR), Luiz Carlos Gondim (PSS) e Estevam Galvão de Oliveira (DEM) também já falaram sobre o assunto em plenária. 
O Centro Oncológico é credenciado ao SUS desde 1982. Se o Estado atender o pedido, será possível, além de aumentar o atendimento ambulatorial, abrir seis leitos da UTI oncológica, além de um pronto-atendimento 24 horas. 
Boa parte dos pacientes que precisam de quimioterapia na região são transferidos para o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). "O Estado alega que, como a quimio é uma vez por mês, o paciente aguenta ir de trem até São Paulo. Isso é um completo absurdo".


Fonte:Mogi News

Câmaras terão supervereadores

CANDIDATOS Mal deixou o Ministério do Esporte, Orlando Silva anunciou sua candidatura; César Maia também quer ser puxador de votos


BRASÍLIA
Acostumados aos holofotes, políticos de expressão nacional se preparam para recomeçar do zero suas carreiras com a disputa de uma vaga de vereador nas eleições de 2012. O mais novo do time dos futuros vereadores de grife é o ex-ministro Orlando Silva (PC do B) que, mal deixou a pasta do Esporte, surpreendeu a todos com a intenção de concorrer a uma das 55 cadeiras da Câmara Municipal de São Paulo.


Orlando é um estranho no ninho na safra de prováveis supervereadores que cogitam entrar corrida municipal. Ao contrário de outros renomados políticos, o ex-ministro nunca exerceu mandato eletivo na vida. Aos 40 anos de idade, tem larga experiência como líder estudantil - foi presidente da União Nacional dos Estudantes na década de 90 -, mas jamais disputou uma eleição.


No ano passado, Orlando ensaiou uma candidatura a deputado federal, mas foi demoviado da ideia pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a promessa de que permaneceria à frente do Esporte para cuidar da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016. Acabou abatido por denúncias de envolvimento em um suposto esquema de desvio de verbas de programas do Esporte e, agora, estudar alçar voo como vereador.


Afinal, o candidato do PC do B à Prefeitura de São Paulo, pelo menos no momento, é o cantor e vereador Netinho de Paula.


Exceções à parte, a safra de vereadores de grife é composta basicamente de derrotados nas eleições de 2010. É o caso do ex-prefeito Cesar Maia (DEM-RJ), dos ex-deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Indio da Costa (PSD-RJ) e dos ex-senadores tucanos Arthur Virgílio (AM) e Tasso Jereissati (CE). Todos têm um objetivo em comum: fortalecer seus partidos nas eleições municipais como puxadores de votos.


A figura de vereador de grife não é novidade. Uma das pioneiras foi a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL-AL). Derrotada nas eleições presidenciais de 2006 e sem mandato, Heloisa conquistou uma cadeira na Câmara de Maceió, em 2008. "Acho que é positivo o lançamento de candidaturas como as de Cesar Maia e Gabeira porque valoriza uma instituição que, em geral, é dominada por uma pequena política", diz o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), que iniciou a carreira política como vereador na década de 90. "É melhor ter figuras como essas, que têm tradição na política, do que uma mera celebridade", conclui.


Derrotado


Depois de comandar a cidade do Rio de Janeiro por três vezes e ser derrotado nas eleições do ano passado na disputa por uma vaga no Senado, o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) promete ressurgir das cinzas levando a reboque uma dezena de vereadores para as 51 vagas da Câmara carioca. "Ao todo, estimamos 8 no mínimo e 11 no máximo", revela Maia, ao especificar o número de vereadores que pretende eleger no rastro de sua candidatura.


O mesmo raciocínio é usado pelos defensores da candidatura do ex-senador e hoje conselheiro da Embaixada do Brasil em Portugal Arthur Virgílio (PSDB-AM). O ex-deputado Fernando Gabeira (PV) é outro que se prepara para entrar na corrida por uma cadeira na Câmara Municipal do Rio. Candidato derrotado à prefeitura da cidade, na disputa de 2008, e ao governo do Estado do Rio, no ano passado, Gabeira tem tudo para ser um grande puxador de votos nas eleições de 2012.


Mas, por enquanto, o deputado prefere manter sua candidatura em clima de suspense na tentativa de evitar que, no seu rastro, o PV decida lançar uma enxurrada de candidatos a vereador. 


Fonte:O Diário de Mogi

Carros

Cristina Gomes (Interina)
Daniel Carvalho



A frota de carros em Mogi das Cruzes é de 171.854 veículos, conforme o levantamento mais recente divulgado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão ligado ao governo federal. O número é referente ao mês de setembro. Só para se ter uma ideia, de um mês para o outro, a cidade "ganhou" 1.067 novos veículos com registro na cidade.
12 mil
No período de um ano, o município passou a contar com 12.528 veículos a mais. A frota no ano passado era de 159.326 veículos no mês de setembro. Com mais carros nas ruas, o inevitável sempre acontece e o reflexo é direto no trânsito com os congestionamentos tradicionais no horário de rush, ao meio-dia e no fim da tarde nas principais avenidas, como Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco, só para citar alguns exemplos.


Rodízio municipal
Para atenuar a situação, já foi proposta até a possibilidade de um rodízio municipal, na gestão do prefeito Junji Abe (PSD), hoje deputado federal, mas a ideia não vingou.


Caminhões
Outra frota que cresce muito, não na mesma proporção, mas chega a preocupar, é a de caminhões. Mogi tinha no ano passado 5.091 caminhões registrados em setembro. 
Tráfego moroso
Neste ano, já são 5.647, o que dificulta, porque o tráfego de caminhões é geralmente mais moroso, com prejuízos maiores ao trânsito. Os números obrigam o motorista a conviver cada vez mais com esse tipo de veículo, que é grande e lento nas ruas e avenidas urbanas, e não mais, como era mais comum no passado, nas estradas.


Enfartados
A mobilização via Twitter e Facebook tem gerado resultados para muitas bandeiras da comunidade em Mogi. Agora, são os moradores das imediações da Praça dos Enfartados que estão convocando a população para estar presente na próxima terça-feira, na Câmara de Mogi, para ver se os vereadores vão manter ou derrubar o veto do prefeito na Lei do Silêncio. 
Lei do Silêncio
O prefeito vetou a modificação proposta pelo vereador Protássio Nogueira (PSD), que quer que o ruído seja medido no local onde foi feita a denúncia à fiscalização da Prefeitura: "É uma lei que prejudica todo mundo e estou tentando mobilizar o maior número de pessoas disponíveis", afirmou o advogado Osmar Paro. 
Divulgação

Novos trens
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos fará uma audiência pública para prestar esclarecimentos e colher sugestões e contribuições para a aquisição de 40 trens, formados por oito carros. A audiência pública será realizada no próximo dia 18 de novembro, às 14 horas, no auditório C do Edifício Cidade I - Mezanino, com endereço na rua Boa Vista, 170, em São Paulo. 
Frota
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa, as linhas que cortam o Alto Tietê receberão nove trens no ano que vem, mas não é desta leva, os da região já foram comprados. Estes 40 trens serão incorporados à frota da CPTM e estarão disponíveis para circular em qualquer linha.


Casa de bomba
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes contratou a A.S.C. Automação Ltda. para a implantação de um sistema de automação, telemetria e telesupervisão do sistema de abastecimento de água de Mogi, nos setores ETA Central (monitoramento e controle através de software supervisório), reservatório e casa de bomba de Taiaçupeba e booster do Conjunto Thaysa, com fornecimento de materiais. O valor do contrato é de R$ 195 mil e o prazo de execução é de cinco meses. 
Itapeti
O bairro Itapeti ganhará uma creche municipal. O decreto declarando de utilidade pública um terreno localizado na rua João Vassoler e estrada Joel Hermenegildo Barbieri já foi publicado pela administração municipal. Foi declarada de caráter urgente a desapropriação do imóvel para a instalação da creche que será construída pelo município. 
Crack
Amanhã, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresenta novos dados sobre o crack no Brasil. O impacto desta e de outras drogas e as principais áreas afetadas serão tema da coletiva de Imprensa, que será dada em Brasília, no plenário da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.
Divulgação

Óculos 3D
O Procon de Mogi, sob a batuta do coordenador Dori Boucault, se concentra atualmente na fiscalização dos estacionamentos que ameaçaram repassar o custo acima da inflação, da proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, no programa "De olho na validade" e também nas salas de cinema que precisam providenciar a higienização dos óculos em 3D: "Após a exibição do filme, é preciso colocar um cesto para recolher os óculos, que devem ser higienizados", disse Dori. Mais informações a respeito podem ser obtidas nos seguintes telefones: 4798-5088 e 4798-5133.
Erro e perdão
O antigo presidente Juscelino Kubitscheck dizia que costumava voltar atrás, pois não tinha compromisso com o erro. Esta frase diz tudo. Errar faz parte de nossa vida e o aprendizado com estes erros faz com que aumente a nossa experiência e nos torne capaz de não cometer pelo menos o mesmo erro novamente. Existem escolas que dizem que o erro é fundamental, apesar de nos trazer dissabores. Quando você erra você se questiona e este questionamento pode gerar uma mudança, crescimento e satisfação. Por outro lado tem muita gente que acha que não erra simplesmente porque não faz nada. Estes passam a vida comentando e criticando os erros dos outros e nunca assumem nada. A responsabilidade é sempre do governo, do funcionário de outro setor, do vizinho, enfim, do outro. Estes nunca se corrigem, pois acham que não erram e mesmo quando percebem não assumem seus erros. Alguns ainda dizem que erraram por culpa do outro. Por outro lado, também é importante saber perdoar os erros dos outros e também os nossos. Isto mesmo. Perdoar a si próprio. Isto vale para todos os relacionamentos, quer sejam profissionais ou dentro de nossa casa e variam de acordo com o que a pessoa representa para você. Provavelmente esta mesma pessoa que lhe magoou também já lhe deu muitas alegrias e entender um erro e perdoar é importante para bem viver. O médico e acupunturista Alexandre Massao Yoshizumi, da Universidade de São Paulo, diz que quando não há o perdão, os sentimentos e pensamentos costumam ser repetitivos sobre o assunto, e isto gera uma estagnação da energia, um tipo de curto circuito emocional que nos impede de ir adiante. Quando ocorre o verdadeiro perdão, a pessoa permite que a energia flua dentro dela, desintoxicando os órgãos atacados. Não devemos nos envergonhar em corrigir nossos erros, mudar de opinião e perdoar.


Célio Pezza, www.celiopezza.com
Imagem do dia
Daniel Carvalho

Lar doce lar
Casinha em árvore em rua na Ponte Grandie é frequentada por um tucano, que aparece de vez em quando. Faltou no dia dessa foto.


Fonte:Mogi News