domingo, 6 de novembro de 2011

Carros

Cristina Gomes (Interina)
Daniel Carvalho



A frota de carros em Mogi das Cruzes é de 171.854 veículos, conforme o levantamento mais recente divulgado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão ligado ao governo federal. O número é referente ao mês de setembro. Só para se ter uma ideia, de um mês para o outro, a cidade "ganhou" 1.067 novos veículos com registro na cidade.
12 mil
No período de um ano, o município passou a contar com 12.528 veículos a mais. A frota no ano passado era de 159.326 veículos no mês de setembro. Com mais carros nas ruas, o inevitável sempre acontece e o reflexo é direto no trânsito com os congestionamentos tradicionais no horário de rush, ao meio-dia e no fim da tarde nas principais avenidas, como Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco, só para citar alguns exemplos.


Rodízio municipal
Para atenuar a situação, já foi proposta até a possibilidade de um rodízio municipal, na gestão do prefeito Junji Abe (PSD), hoje deputado federal, mas a ideia não vingou.


Caminhões
Outra frota que cresce muito, não na mesma proporção, mas chega a preocupar, é a de caminhões. Mogi tinha no ano passado 5.091 caminhões registrados em setembro. 
Tráfego moroso
Neste ano, já são 5.647, o que dificulta, porque o tráfego de caminhões é geralmente mais moroso, com prejuízos maiores ao trânsito. Os números obrigam o motorista a conviver cada vez mais com esse tipo de veículo, que é grande e lento nas ruas e avenidas urbanas, e não mais, como era mais comum no passado, nas estradas.


Enfartados
A mobilização via Twitter e Facebook tem gerado resultados para muitas bandeiras da comunidade em Mogi. Agora, são os moradores das imediações da Praça dos Enfartados que estão convocando a população para estar presente na próxima terça-feira, na Câmara de Mogi, para ver se os vereadores vão manter ou derrubar o veto do prefeito na Lei do Silêncio. 
Lei do Silêncio
O prefeito vetou a modificação proposta pelo vereador Protássio Nogueira (PSD), que quer que o ruído seja medido no local onde foi feita a denúncia à fiscalização da Prefeitura: "É uma lei que prejudica todo mundo e estou tentando mobilizar o maior número de pessoas disponíveis", afirmou o advogado Osmar Paro. 
Divulgação

Novos trens
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos fará uma audiência pública para prestar esclarecimentos e colher sugestões e contribuições para a aquisição de 40 trens, formados por oito carros. A audiência pública será realizada no próximo dia 18 de novembro, às 14 horas, no auditório C do Edifício Cidade I - Mezanino, com endereço na rua Boa Vista, 170, em São Paulo. 
Frota
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa, as linhas que cortam o Alto Tietê receberão nove trens no ano que vem, mas não é desta leva, os da região já foram comprados. Estes 40 trens serão incorporados à frota da CPTM e estarão disponíveis para circular em qualquer linha.


Casa de bomba
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes contratou a A.S.C. Automação Ltda. para a implantação de um sistema de automação, telemetria e telesupervisão do sistema de abastecimento de água de Mogi, nos setores ETA Central (monitoramento e controle através de software supervisório), reservatório e casa de bomba de Taiaçupeba e booster do Conjunto Thaysa, com fornecimento de materiais. O valor do contrato é de R$ 195 mil e o prazo de execução é de cinco meses. 
Itapeti
O bairro Itapeti ganhará uma creche municipal. O decreto declarando de utilidade pública um terreno localizado na rua João Vassoler e estrada Joel Hermenegildo Barbieri já foi publicado pela administração municipal. Foi declarada de caráter urgente a desapropriação do imóvel para a instalação da creche que será construída pelo município. 
Crack
Amanhã, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresenta novos dados sobre o crack no Brasil. O impacto desta e de outras drogas e as principais áreas afetadas serão tema da coletiva de Imprensa, que será dada em Brasília, no plenário da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.
Divulgação

Óculos 3D
O Procon de Mogi, sob a batuta do coordenador Dori Boucault, se concentra atualmente na fiscalização dos estacionamentos que ameaçaram repassar o custo acima da inflação, da proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, no programa "De olho na validade" e também nas salas de cinema que precisam providenciar a higienização dos óculos em 3D: "Após a exibição do filme, é preciso colocar um cesto para recolher os óculos, que devem ser higienizados", disse Dori. Mais informações a respeito podem ser obtidas nos seguintes telefones: 4798-5088 e 4798-5133.
Erro e perdão
O antigo presidente Juscelino Kubitscheck dizia que costumava voltar atrás, pois não tinha compromisso com o erro. Esta frase diz tudo. Errar faz parte de nossa vida e o aprendizado com estes erros faz com que aumente a nossa experiência e nos torne capaz de não cometer pelo menos o mesmo erro novamente. Existem escolas que dizem que o erro é fundamental, apesar de nos trazer dissabores. Quando você erra você se questiona e este questionamento pode gerar uma mudança, crescimento e satisfação. Por outro lado tem muita gente que acha que não erra simplesmente porque não faz nada. Estes passam a vida comentando e criticando os erros dos outros e nunca assumem nada. A responsabilidade é sempre do governo, do funcionário de outro setor, do vizinho, enfim, do outro. Estes nunca se corrigem, pois acham que não erram e mesmo quando percebem não assumem seus erros. Alguns ainda dizem que erraram por culpa do outro. Por outro lado, também é importante saber perdoar os erros dos outros e também os nossos. Isto mesmo. Perdoar a si próprio. Isto vale para todos os relacionamentos, quer sejam profissionais ou dentro de nossa casa e variam de acordo com o que a pessoa representa para você. Provavelmente esta mesma pessoa que lhe magoou também já lhe deu muitas alegrias e entender um erro e perdoar é importante para bem viver. O médico e acupunturista Alexandre Massao Yoshizumi, da Universidade de São Paulo, diz que quando não há o perdão, os sentimentos e pensamentos costumam ser repetitivos sobre o assunto, e isto gera uma estagnação da energia, um tipo de curto circuito emocional que nos impede de ir adiante. Quando ocorre o verdadeiro perdão, a pessoa permite que a energia flua dentro dela, desintoxicando os órgãos atacados. Não devemos nos envergonhar em corrigir nossos erros, mudar de opinião e perdoar.


Célio Pezza, www.celiopezza.com
Imagem do dia
Daniel Carvalho

Lar doce lar
Casinha em árvore em rua na Ponte Grandie é frequentada por um tucano, que aparece de vez em quando. Faltou no dia dessa foto.


Fonte:Mogi News