sábado, 19 de janeiro de 2013

Itaquá Mamoru corre atrás de solução para merenda


Itaquá
Mamoru corre atrás de solução para merenda
O prefeito de Itaquá acredita que os trâmites relacionados ao contrato emergencial realizado serão finalizados antes do início das aulas
Juliana Miranda
De Poá
Jorge Moraes

Crianças poderiam começar o ano letivo sem merenda, mas prefeito prometeuresolver a situação
O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PTN), informou durante visita do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a Poá na manhã de ontem, que foi feito um contrato de emergência com uma distribuidora de alimentos para que não falte merenda nas creches da cidade. O contrato anterior havia vencido e a solução imediata informada pela secretária de Educação, Maria do Carmo Fernandes da Costa Filha, era a de liberar as crianças uma hora mais cedo. No entanto, Mamoru acredita que o trâmite a ser seguido neste novo contrato vai ser concluído antes do início das aulas, que devem ocorrem no dia 2 de fevereiro, e as crianças não terão de ir embora mais cedo. "Essa medida foi uma hipótese levantada caso não conseguíssemos resolver esse problema até o início das aulas, pois não depende da gente, tem todo um processo burocrático a ser seguido após o pedido", explicou.

Além disso, Mamoru revelou que descobriu nesses primeiros dias à frente da Prefeitura que o contrato do transporte escolar também tinha vencido, mas que já foi resolvido. 

Saúde
Em relação à saúde, outra prioridadeda atual administração, a situação mais urgente a ser resolvida é a a falta de médicos e também de medicação. Ele contou que a última administração deixou o estoque de remédios praticamente vazio, e até fazer a licitação e os medicamentos chegarem, tem um período. "Para tentarmos solucionarmos o problema, vamos contratar médicos por meio do concurso público realizado, e estamos tendo também um apoio do governo do Estado para ver se o Hospital Santa Marcelina nos apoia neste período de transição até nos reestruturarmos", concluiu.

O prefeito disse que essa primeira quinzena como novo prefeito do município serviu para conhecer o funcionamento e toda a estrutura da Prefeitura: "Na transição, nós tínhamos uma ideia, mas não foram apresentados todos os documentos e fatos. Por isso, esse primeiro mês é voltado para conhecer toda a estrutura e, a partir daí, começar a traçar tudo o que a gente pode fazer".

Mamoru prestigiou o evento da cidade vizinha, mas disse que não reivindicou nada ao Alckmin, pois nem sabe ao certo o que pedir ainda. "Nós estamos levantando as prioridades. Hoje viemos mais para acompanhar a cerimônia", disse.

Fonte:Mogi News

Santos faz 3 e Neymar é destaque


Santos faz 3 e Neymar é destaque
SÁB, 19 DE JANEIRO DE 2013 22:29
A-A+

Neymar mais uma vez foi o destaque da equipe santista / Foto Divulgação


O Santos estreou no Campeonato Paulista com vitória de 3 a 1 contra o São Bernardo, e Neymar, claro, foi o protagonista da partida realizada hoje à noite.

Apesar das novidades em campo como Montillo e Cícero com a camisa do time da Baixada, não houve grandes surpresas: Neymar fez dois gols, fez firulas, "causou" uma expulsão no time adversário, encheu a zaga do são Bernardo de cartões amarelos e controlou a partida.

A equipe do técnico Muricy Ramalho contou com a genialidade de Neymar para abrir o placar. Aos 19min, o atacante recebeu a bola da esquerda, dominou, e quando todos pensaram que ele driblaria o zagueiro e limparia a área, o atacante mandou para o fundo do gol.

Mal deu tempo de comemorar e o São Bernardo deixou tudo igual com Naldinho.

O craque da camisa 11 santista também fez sua primeira vítima do Campeonato: Dudu, atacante do São Bernardo, acabou expulso aos 34min do primeiro tempo, após tomar seu segundo cartão amarelo do jogo por excesso de faltas. Ele e Neymar se enroscaram cerca de três vezes em lances perigosos. Depois da expulsão, o Santos retomou o controle do jogo. No segundo tempo, o São Bernardo deu bastante trabalho. Mas não adiantou. Miralles, aos 33min devolveu a vantagem do Santos. O último gol do Santos veio de pênalti e o lance foi todo de Neymar.

Fonte:O Diário de Mogi

Novo delegado seccional quer reduzir crimes


Novo delegado seccional quer reduzir crimes
SÁB, 19 DE JANEIRO DE 2013 00:13
A-A+

O novo seccional Luiz Carlos Branco Júnior e o delegado João Roque Américo; troca de elogios, boas vindas e despedidas / Foto Gustavo Rejani



Combater mais ostensivamente o tráfico de drogas, roubos e homicídios em Mogi e nas cidades da Região é o objetivo do novo delegado seccional Luiz Carlos Branco Júnior, de 45 anos. Ele assumiu ontem (18) o cargo, substituindo João Roque Américo. “É preciso fazer levantamentos através de estatísticas sobre os problemas da criminalidade em Mogi e nas outras cidades para depois traçarmos uma linha de trabalho”.

Em 1988, ele ingressou na Polícia Civil como escrivão e quatro anos depois foi aprovado no concurso de delegado. Atuou no Vale do Paraíba e na região de Campinas.

Ainda de acordo com ele, “vou procurar conhecer cada delegado e os policiais de modo que se no futuro for preciso, irei pleitear a minha equipe ao diretor do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo)”.

Informado da reclamação dos policiais civis sobre as constantes rondas que realizam, o seccional Luiz Carlos esclareceu que no caso “vou seguir a orientação da Delegacia Geral e do Demacro”. Para ele, um policial deve ter seriedade e comprometimento com as investigações.

Uma de suas metas é conseguir mais funcionários, como delegados e escrivães, na sua administração.

Ontem, por volta das 14 horas, ele recebeu a visita de  delegados e recepcionou a Imprensa. Na solenidade de transmissão de cargo, o ex-seccional João Roque Américo fez breve balanço de suas atividades nos últimos quatro anos. “Aqui reinava o fuxico, eu acabei com as fofocas e as denúncias anônimas, que são coisas de cafajestes”. O novo seccional destacou que vai trabalhar de portas abertas e em perfeita harmonia com o Poder Judiciário, Ministério Público, Legislativo, Executivo e a população.

Ele orientou Branco Júnior a ser humilde ao ponto de perguntar aos funcionários alguma coisa que não souber. Ele falou sobre o projeto de ampliação do prédio da Seccional. “Já está tudo pronto, não tem como voltar atrás, em breve a Seccional será a mais bonita e moderna do Estado”. Segundo João Roque, “até hoje (ontem) não sei onde irei trabalhar”. (Laércio Ribeiro)

Fonte:O Diário de Mogi

Corpo de Walmor Chagas é cremado


Corpo de Walmor Chagas é cremado
SÁB, 19 DE JANEIRO DE 2013 15:32
A-A+

Walmor Chagas foi encontrado morto na pousada onde vivia / Foto Divulgação


O corpo do ator Walmor Chagas, que morreu na tarde de ontem (18), foi cremado hoje (19), às 17h, no Cemitério e Crematório Parque das Flores, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde o corpo estava sendo velado desde às 10h da manhã. Tanto o velório quanto a cremação ficaram restritos a parentes e amigos próximos. Walmor Chagas, de 82 anos, foi encontrado morto em uma chácara no município de Guaratinguetá (SP).

De acordo com a advogada da família, Maria Dalva Zangrande Coppola, a polícia está investigando as circunstâncias da morte, mas já há confirmação de que foi suicídio. A autorização judicial para a cremação foi dada pela Comarca de Guaratinguetá. “Ele estava sofrendo muito com as limitações da idade e as decorrências de doenças. Ele tinha dificuldades de locomoção e visão. Estava próximo da cegueira e isso para eles que são atores e gostam de ler é muito ruim.”

Walmor Chagas nasceu em agosto de 1931, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira nos palcos, mas também foi ator de destaque do cinema e da televisão. No Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), atuou ao lado de Cacilda Becker, com quem veio a se casar. Os dados são do Museu da Televisão Brasileira.

Na televisão, começou na TV Tupi, em 1965, na novela Teresa. Nessa mesma emissora fez A Outra, O Amor Tem Cara de Mulher e Nenhum Homem é Deus. Em 1970 transferiu-se para a TV Globo, onde participou de As Bruxas, Selva de Pedra, Corrida do Ouro, O Grito e Locomotivas.

Ainda na Globo, participou de Coração Alado, Mandala, O Pagador de Promessas, Sex Appeal, Esperança e Pé na Jaca. No ano de 2007, transferiu-se para a TV Record, onde fez participação especial na novela Caminhos do Coração.

Sua primeira atuação no cinema foi em São Paulo S/A, de 1965.  Entre outras películas, participou ainda de Xica da Silva, Luz del Fuego, Parahyba Mulher Macho, Pátria Amada, Memórias Póstumas e Valsa para Bruno Stein, seu último filme, no qual interpreta o personagem principal. (Agência Brasil)

Fonte:O Diário de Mogi

Brasil quer continuidade nas relações com EUA


Brasil quer continuidade nas relações com EUA
SÁB, 19 DE JANEIRO DE 2013 00:00
A-A+

A visita de Obama ao Brasil, em 2011, e de Dilma aos Estados Unidos, em abril do ano passado, injetaram uma dinâmica positiva no relacionamento / Foto Divulgação


O Brasil deve esperar continuidade nas suas relações com os Estados Unidos no segundo mandato do presidente Barack Obama, que começa oficialmente neste domingo (20), com as tradicionais celebrações na escadaria do prédio do Capitólio e no coração da capital, Washington, marcadas para a segunda-feira (21).

A principal mudança na equipe de política externa de Obama será a substituição da atual secretária de Estado, Hillary Clinton, pelo senador John Kerry – que ainda precisa ser sabatinado pelos colegas da Comissão de Relações Exteriores -, o que deve ocorrer na próxima quinta-feira (24). Até lá, o Departamento de Estado americano evitará comentar as mudanças de equipe ou de estilo que podem vir com o novo chefe.

Hillary Clinton, com estatura suficiente de presidenciável, elevou ainda mais a já alta visibilidade da diplomacia americana. Mesmo assim, não descumpriu a orientação do chefe, de estabelecer uma relação menos bélica e intervencionista entre os Estados Unidos e o mundo, em contraposição aos dois mandatos do republicano George W. Bush. A atual secretária de Estado é creditada com as iniciativas da diplomacia para promover a igualdade de gêneros, que muitos analistas acreditam será uma de suas marcas à frente da pasta.

Já John Kerry, dizem analistas, pode ser uma figura ainda mais adequada ao perfil de Obama. Ele é visto como menos "político" e mais pragmático do que Clinton e, devido à sua menor visibilidade, talvez até mais afeito às negociações de bastidores.

Mas não é esperado que uma mudança de estilo no Departamento represente grande mudança para as relações entre o Brasil e os Estados Unidos, "refundadas" pelos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama. A visita de Obama ao Brasil, em 2011, e de Dilma aos Estados Unidos, em abril do ano passado, injetaram uma dinâmica positiva no relacionamento, que estava desgastado no final do governo do ex-presidente Lula, em consequência das divergências em relação ao Irã, ao golpe em Honduras em 2009 e a posições conflitantes em fóruns multilaterais.(Agência Brasil)

Fonte:O Diário de Mogi

Alckmin anuncia 2 mil moradias para a Região


Alckmin anuncia 2 mil moradias para a Região
SÁB, 19 DE JANEIRO DE 2013 15:40
A-A+

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve neste sábado, 19, em Poá / Foto Divulgação


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres, anunciaram neste sábado, 19, a construção de 2.096 moradias em Mogi das Cruzes, Suzano e Poá, viabilizadas por meio da parceria entre a agência de fomento habitacional do Estado, Casa Paulista, e o programa Minha Casa, Minha Vida. Todas as moradias serão destinadas às famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.

"O convênio prevê a construção de 100 mil habitacionais no Estado de São Paulo. Com as 2 mil de hoje, chegamos a 30 mil já contratadas, muitas já em obras e outras sendo iniciadas. As obras começam em fevereiro e ficarão prontas em 14 meses", comentou o governador Geraldo Alckmin, que também destacou que as obras das unidades habitacionais vão gerar mais de 6 mil empregos diretos e indiretos na região.

No total, serão investidos R$ 207,5 milhões nos oito empreendimentos dos três municípios, sendo R$ 42 milhões deles aportados pela Casa Paulista. Os recursos serão repassados pelo governo paulista para a Caixa Econômica Federal, agente financeiro responsável pela contratação das empresas, supervisão das obras e financiamento dos empreendimentos.

De acordo com Alckmin, a previsão é de que as obras habitacionais sejam concluídas em 14 meses, ou seja, em abril de 2014. As famílias beneficiadas, que não podem ter participado anteriormente de nenhum programa de habitação, terão 120 meses para quitarem o imóvel.

Fonte:O Diário de Mogi

Exposição


Exposição
A pedido do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) vai organizar uma exposição no Terminal Central com imagens de como ficarão as estações de trem da cidade, que passarão por reformas. Bertaiolli se reuniu com Fernandes na manhã de ontem e garantiu que providenciará tudo que for necessário para mostrar os projetos aos mogianos.


Estaiada
O projetista responsável pelo planejamento das obras das estações mogianas, João Valente, será o mesmo que desenvolveu o desenho da Ponte Octavio Frias de Oliveira, mais conhecida como Ponte Estaiada, na capital. Se seguir as características, elas poderão ter linhas arquitetônicas arrojadas.
Daniel Carvalho

Recordar é...

Fernandes aproveitou o encontro com o prefeito para mostrar um livro comemorativo da CPTM ilustrado com fotos antigas das estações. Bertaiolli se mostrou interessado. Sempre que possível, ele também apresenta às autoridades convidadas o livro "Nova História de Mogi das Cruzes", escrito pelo historiador Mário Sérgio de Moraes, lançado em 2010 pelo Grupo Mogi News, por meio da Editora Mogi News. A obra fez parte das comemorações do aniversário de 450 anos do município.

Corinthians
Bertaiolli não desperdiçou a oportunidade de "cobrar" agilidade nas obras de reforma das estações e usou como justificativa a ligação Mogi-Itaquera. "Espero que até 2014, todas as estações estejam prontas para que, em no máximo 40 minutos, eu saia de Mogi e possa estar dentro do estádio, torcendo para o Corinthians", brincou o prefeito. Jurandir Fernandes garantiu que o percurso poderia ser feito em um período até menor.



Fonte:Mogi News

Regimento


Regimento
Os vereadores que prometem apurar o caso irão usar o regimento interno, que determina o traje a ser usado e a foto utilizada pela própria Ana Karina durante a campanha, sem o cachorro, como base para fazer uma possível comunicação ao Conselho. Até mesmo o deputado federal Tiririca (PR) pode entrar nesta história.
Divulgação

Tiririca
Tiririca ganhou ainda mais popularidade ao utilizar o personagem durante a campanha eleitoral. Na televisão, surgia com piadas e as roupas que o caracterizaram. A estratégia se mostrou certa, e ele foi o parlamentar mais votado do País em 2010, quando conquistou mais de 1,3 milhão de votos. Voltando à relação Tiririca/Karina, o comediante aparece de terno e gravata no site da Câmara dos Deputados.

Fonte:Mogi News

Eletrônico Mais 2 empresas terão sistema de pedágio rápido


Eletrônico
Mais 2 empresas terão sistema de pedágio rápido
A partir de fevereiro, os motoristas que usam a rodovia Ayrton Senna terão outras opções além do Sem Parar
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Hoje, apenas uma empresa oferece o serviço de pagamento eletrônico no pedágio da Ayrton Senna
Em fevereiro, os motoristas que usarem a rodovia Ayrton Senna (SP-70), no trecho de Itaquaquecetuba e Guararema, e a rodovia Presidente Dutra (SP-60), em Guararema e Arujá, terão à disposição mais duas novas operadoras de pagamento eletrônico de pedágios. 
O anúncio foi feito pelo governo do Estado de São Paulo no ano passado. As empresas Auto Expresso e a ConectCar passam a oferecer o serviço, além da Sem Parar, que já atua nessa região. Segundo a Ecopistas e a CCR Nova Dutra, concessionárias das vias, as cabines já estão compatíveis com a nova tecnologia que opera o sistema. Todas as 142 praças de pedágio das estradas estaduais terão as novas operadoras.

Atualmente, só a operadora Sem Parar oferece o serviço que dá ao motorista a facilidade de passar diretamente pelas praças de pedágio, sem parar nas cabines. Com a participação de mais empresas, o governo espera ampliar as opções para o motorista e diminuir o custo do serviço, incentivando a concorrência. 
E a chegada de novas empresas já deve fazer diferença no bolso do consumidor. A Auto Expresso e a ConectCar não cobram adesão e renovação, enquanto os pacotes na modalidade pós-pago da Sem Parar custam R$ 69,56 para adesão e o mesmo valor par renovação. Nas mensalidades, também há diferença no preço de até 33%.

Na prática, pouca coisa vai mudar para o motorista. Ele apenas terá a chance de escolher a empresa que ele acredita ser a mais vantajosa. Os clientes das duas novas empresas, por exemplo, usarão a mesma faixa destinada hoje ao Sem Parar. Já na sinalização asfáltica será estampada com a frase "cobrança eletrônica", em vez da marca Sem Parar, como é hoje. Assim como o Sem Parar, a Auto Expresso e a ConectCar poderão ser usadas em estacionamentos pagos, como em shoppings, que já contam com o serviço em muitos locais.

Para aderir ao ConectCar, o motorista deve procurar um dos 1.383 postos Ipiranga no Estado. É necessário apresentar CPF e a placa do veículo e o chamado tag - equipamento utilizado para informar o sistema que o veículo possui o serviço - será automaticamente registrado pela operadora. A carga mínima de créditos é de R$ 20 e a máxima de R$ 150, no caso de plano pré-pago. Já no caso da Auto Expresso, o motorista deve pedir informações nas praças de pedágio. 

Fonte:Mogi News

Decisão judicial INSS é condenado a pagar benefício a irmãos mogianos com doença rara


Decisão judicial
INSS é condenado a pagar benefício a irmãos mogianos com doença rara
Por causa da enfermidade, meninos que moram em Jundiapeba nunca poderão trabalhar e precisam de ajuda
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Meninos que vivem em Jundiapeba têm uma doença rara na pele
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi condenado pelo Juizado Especial Federal de Mogi das Cruzes a conceder o benefício Assistencial da Prestação Continuada com renda mensal de um salário mínimo ao mogiano João Paulo Alves da Silva, de 8 anos. 
O menino e seu irmão, Riquelme, de 6 anos, sofrem de epidermólise bolhosa, uma rara doença de pele que provoca ferimentos profundos na pele, impedindo a realização de tarefas simples, como ir à escola, por exemplo. Além do benefício, o instituto também deve pagar os valores atrasados calculados a partir de novembro do ano passado, o equivalente a R$ 6 mil. Ao INSS cabe recurso. 
O caso dos irmãos, que moram em Jundiapeba, comoveu a cidade e sensibilizou moradores de várias regiões do País após ser mostrado pelo jornal Mogi News e pela TV Mogi News, em agosto do ano passado. Tudo começou com uma página criada para os irmãos no Facebook, administrada pela publicitária Carla Lorturco. No perfil, voluntários pediam doações, como fraldas e medicamentos necessários para amenizar as dores causadas pelas feridas profundas na pele das crianças. Apenas Riquelme já era beneficiado com uma pensão do INSS e outros R$ 80 do programa Bolsa Família. O instituto se negava a pagar o benefício para o irmão dele, que sofre da mesma doença. 
O advogado José Beraldo assumiu o caso voluntariamente e comemorou a sentença que obriga o INSS a pagar o benefício também para João Paulo, já que as duas crianças nunca poderão trabalhar. 
A mãe dos meninos, Eliene da Silva, recebeu muitas doações após a divulgação das matérias. "Eu sempre acreditei muito em Deus e, quando vim para Mogi, por orientação médica, sabia que algo de muito bom iria acontecer. Meu marido tem um emprego, que, apesar de pagar pouco, é estável e recebemos muitas doações. Também quero agradecer ao Grupo Mogi News, que contou a história dos meus filhos e sensibilizou moradores da cidade".

Fonte:Mogi News