quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Plano de Segurança de Mogi será votado ainda este ano

23 de novembro de 2016  QUADRO DESTAQUE  
Procurador-geral Gianpaolo Smanio e representantes do MP descerraram a placa de prédio. (Foto: Edson Martins)
Procurador-geral Gianpaolo Smanio e representantes do MP descerraram a placa de prédio. (Foto: Edson Martins)
Procurador-geral Gianpaolo Smanio e representantes do MP descerraram a placa de prédio. (Foto: Edson Martins)


SILVIA CHIMELLO
O procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Smanio, disse que pretende utilizar o Plano Municipal de Segurança elaborado em Mogi como modelo para outros municípios paulistas. Ele acredita que a ação conjunta e a concentração de esforços entre os órgãos de segurança pública podem ser instrumentos eficientes no combate à criminalidade. O projeto encaminhado ontem à Câmara deverá se transformar em lei para nortear as ações das futuras administrações municipais.

O assunto foi tratado nesta terça-feira (22) durante a visita do procurador a Mogi para inaugurar oficialmente o prédio do Ministério Público, na Rua Dr. Ricardo Vilela. O imóvel foi alugado pelo MP e já atende há alguns meses no novo endereço. “O objetivo da mudança foi melhorar as instalações para oferecer melhor estrutura aos promotores da Cidade. É importante que possamos avançar na infraestrutura da comarca para prestar melhores serviços à população”, comentou Smanio.


Ele foi recebido pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), vereadores, representantes do Ministério Público e das polícias Civil e Militar, que foram ao local após a cerimônia na Prefeitura, para entrega do projeto de lei do Plano Municipal de Segurança à Câmara, que deverá voltar a matéria até o final do ano.

O projeto do Plano de Segurança será usado pela instituição, segundo o procurador, como projeto estadual do Ministério Público. “Quando as entidades e as instituições atuam de forma integrada na segurança pública, o resultado é mais eficiente e rápido, capaz de proporcionar mais segurança, garantir direitos em uma área que a população tanto reclama, que é a segurança”, observou. Ele alega que a integração é a meta para que os recursos sejam melhor aproveitados, permitindo que as instituições possam falar a mesma linguagem e oferecer uma solução para as comunidades.

O subprocurador geral de Justiça, Mario Luiz Sarrubo, também destacou a eficácia do trabalho planejado e executado com a participação do Ministério Público, Câmara e policias Civil e Militar, sob a coordenação da Prefeitura de Mogi. Na opinião dele, a organização e participação de toda a sociedade em um trabalho conjunto “é o melhor caminho para prevenir e combater a criminalidade”.

O prefeito explica que o projeto estabelece as normas, regras, limites e define as ações para que as decisões sejam rápidas e impactem na vida de Mogi. “A meta do plano é diminuir todos os índices de criminalidade na Cidade. Mesmo com índices menores do que outros municípios da Região é preciso avançar”, argumenta.

Bertaiolli alega que a proposta já surtiu efeito e cita a redução no número de furto de veículos, com ajuda das câmaras inteligentes de monitoramento instaladas em vários pontos. O uso desses equipamentos, segundo ele, foi uma proposta apresentada pelo grupo de trabalho, com aval da Prefeitura. “Isso resultou na redução dos furtos de veículos, tanto que impactou numa diminuição de prêmios cobrados em Mogi para assegurar um veículo. Tudo isso reflete na vida da comunidade”, comenta.

O projeto faz parte do “Pacto da Segurança” firmado entre as partes envolvidas para estabelecer estratégias de combate criminal local, com ações previstas nas áreas de assistência social, saúde pública e infraestrutura urbana. O modelo prevê ações baseadas no patrulhamento ostensivo, Atividade Delegada, fortalecimento da Guarda Municipal, investimentos em iluminação pública, entre outras medidas.

Para garantir atuação efetiva, foi criado também o projeto do Fundo Municipal, já aprovado pela Câmara, que garantirá mais investimentos ao setor, permitindo captação, administração, gerenciamento e aplicação de recursos provenientes de multas e autuações na área de segurança pública.

Fonte:O Diário de Mogi

Bares fechados: Câmara pede informações sobre cassação de licenças

Durante a sessão de ontem, alguns vereadores questionaram a medida, propondo a adoção de outras punições
Foto: Marcelo Alvarenga/CMMC


Sessão tratou do fechamento de bares realizado pela prefeitura na última terça-feira, entre outros assuntos
A cassação da licença de dois bares pela Prefeitura de Mogi levantou discussão durante a sessão de ontem da Câmara Municipal. Os vereadores pediram explicações sobre o fechamento dos locais e questionaram o motivo de outros locais também não serem punidos. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, a cassação das licenças é definitiva e ocorreu pelos bares se tornarem polo gerador de conflitos de desordem urbana. 
O vereador Iduigues Ferreira Martins (PT) avaliou a medida como "radical". Ele questionou o motivo da ação não ser tomada em outros pontos em que a mesma situação é encontrada. "Não estou fazendo a defesa dos estabelecimentos, não conheço os donos e nunca frequentei os bares, mas o que causa estranheza é que outros estabelecimentos do mesmo tipo não tiveram a licença cassada. Combater o tráfico de drogas e desobstruir a via pública é questão da segurança, não se pode culpar os comerciantes como se eles estivessem orquestrando todo esse problema", disse.
Para Martins, outras medidas poderiam ter sido tomadas pela Prefeitura. "Seria rigor ter o Conselho Tutelar para fiscalizar, a Polícia Militar para desobstruir a rua, a Prefeitura para ver o barulho e a Polícia Civil para ver a questão do tráfico", afirmou.
O vereador Antonio Lino da Silva (PSD) pediu explicações sobre o que levou ao fechamento dos bares. "Teve um caso em Brás Cubas em que o local não foi fechado, mas recebeu várias multas sem ocorrer nada no estabelecimento", acrescentou.
Garagem
Ainda durante a sessão, Silva pediu informações sobre a instalação de uma garagem de ônibus da empresa Radial, em César de Souza. De acordo com o parlamentar, a estrutura foi implantada na avenida Francisco Rodrigues Filho.
"A empresa Radial, que assumiu o serviço de transporte intermunicipal, instalou uma garagem na cidade e já tem 70 ônibus no local. Isso traz transtornos ao trânsito", ressaltou. O presidente da Comissão Permanente de Transporte e Segurança Pública, Claudio Miyake (PSDB), informou que a empresa participará de uma reunião na Câmara para discutir esse e outros temas.

Fonte:Mogi News

Saúde: Ferraz promove ações de combate à Aids

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado no próximo dia 1º de dezembro em todo o País, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Secretaria de Saúde de Ferraz promoverá a campanha 'Fique Sabendo' com testes rápidos para diagnosticar a doença
Foto: Jovino Souza/Secom Ferraz


Ações começam amanhã no Hospital Regional
Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado no próximo dia 1º de dezembro em todo o País, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Secretaria de Saúde de Ferraz promoverá a campanha 'Fique Sabendo' com testes rápidos para diagnosticar a doença. O objetivo é atingir 40% da população que nunca realizou o teste rápido de HIV e Sífilis, e caso o resultado seja positivo iniciar o tratamento precoce para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Hoje, 220 pacientes fazem o acompanhamento no SAE.
A ação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), começando amanhã e prosseguindo até o dia 1º de dezembro. No sábado, as unidades do CDHU Bela Vista, Margarida, Jardim Yone, Vila São Paulo e Santo Antonio estarão abertas, atendendo o público no período das 9 às 15 horas.
O tratamento será realizado por uma equipe multiprofissional composta por médico infectologista, enfermagem, assistente social, psicólogo, nutricionista, odontologista, auxiliar de enfermagem, auxiliar administrativo e auxiliar serviço.
O apoio aos pacientes será feito pelas equipes da Saúde Mental através do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool, Tabaco de Outras Drogas (CAPS AD); Centro de Referência Especial de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Desde 2008, o SAE de Ferraz realiza esta ação envolvendo todos os profissionais da área da saúde para atender a população em geral. Amanhã, a equipe estará pela manhã no Ambulatório Médico do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho. Já no dia seguinte, em parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estará no espaço livre da estação de Ferraz. 
O Serviço de Assistência Especializada (SAE) está localizado na rua Carlos Gomes, 150, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4679-1942 ou 4679-1961.

Fonte:Mogi News

Suzano: Nomes de secretários saem este mês

Os primeiros nomes do secretariado da próxima gestão de Suzano deve ser divulgado em breve, segundo informou o vice-prefeito eleito Walmir Pinto (PDT), durante a reunião das equipes de transição do atual prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) e do prefeito eleito Rodrigo Ashiuchi (PR), que não compareceram ontem
Foto: Daniel Carvalho


Comissão avalia quais pastas devem ser extintas
Os primeiros nomes do secretariado da próxima gestão de Suzano deve ser divulgado em breve, segundo informou o vice-prefeito eleito Walmir Pinto (PDT), durante a reunião das equipes de transição do atual prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) e do prefeito eleito Rodrigo Ashiuchi (PR), que não compareceram ontem. Os integrantes estão avaliando quais pastas devem ser extintas para definir quem serão os titulares, o que deve ser feito ainda neste mês.
A equipe de transição do próximo governo recebeu documentos de 22 secretarias municipais, faltando ainda as pastas do Fundo Social, do Planejamento e Governo Comunitário e a da que diz respeito ao Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), segundo adiantou Walmir.
"Depois de estudarmos os relatórios, haverá algumas ações, que são as visitas do nosso grupo de transição a algumas secretarias para checar aquilo que recebemos", explicou o vice-prefeito. "Nós devemos ter, nos próximos dias, um resumo desses relatórios. Se faltar alguma informação, nós solicitamos para eles, mas a partir de agora teremos informações mais claras de tudo o que foi recolhido para, a partir daí, iniciar o planejamento e nossas ações já no início do nosso mandato".
Segundo o pedetista, ainda não é possível detalhar em que condições a prefeitura será entregue à nova gestão, pois há grupos de trabalho avaliando cada pasta municipal.
Sobre o novo secretariado, o vice-prefeito informou que, no momento, as equipes estão estudando o organograma da prefeitura e voltou a falar sobre os cortes que devem ser feitos. "As vezes tem secretaria que é estratégica e nem pode ser cortada, pois inviabiliza o recebimento de recursos federais e estaduais, então precisamos tomar cuidado para não errar".

Fonte:Mogi News

Empresa Suzanense encerra atividades


Indústria, que funcionava há 41 anos em Suzano, é a primeira do setor na região a fechar as portas este ano; foram demitidos 66 funcionários
Foto: Daniel Carvalho


Funcionários da Suzanense fizeram protesto pacífico ontem em frente ao MTE
Depois de 41 anos funcionando em Suzano, a Suzanense Indústria e Comércio de Papéis Ltda, sediada na avenida Vereador João Batista Fitipaldi, na Vila Maluf, anunciou ontem o fechamento de suas portas, após a demissão de 66 funcionários remanescentes.
O comunicado de que a empresa encerrará suas atividades, a partir de hoje, bem como a dispensa dos trabalhadores, foi feito durante mesa-redonda realizada na sede do Ministério do Trabalho, na área central da cidade. A reunião entre representantes da empresa, sindicato da categoria e membros do ministério ocorreu por volta das 16 horas e foi acompanhada de perto por cerca de 30 funcionários, que fizeram um protesto pacífico em frente ao local do encontro.
De acordo com o advogado da empresa, Marcelo Romanelli Cezar Fernandes, a indústria, anteriormente, tinha o nome de Hóbras, mas sempre foi do ramo de papel. Sob a atual administração, estava arrendada há quatro anos. Já o fechamento, segundo ele, aconteceu "em decorrência de um mandado de desocupação e imissão na posse, expedido pelo Juízo do Foro da Comarca de Suzano, em ação promovida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em face da empresa Hóbras".
Márcio Cruz, mais conhecido como Bob, presidente do Sindicato dos Trabalhadores  nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos, contou que a Suzanense já vinha dando sinais de que algo não estava bem há um ano e três meses, pois começou a quebrar algumas normas de convenção coletiva. "Agora eles estão com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em dia, porém, às vezes atrasavam o depósito. Também chegaram a mandar alguns funcionários de volta para casa, porque não tinha produção. A indústria tinha 120 funcionários e agora estava com 70, sendo que hoje (ontem), 66 foram demitidos", contabilizou.
Carlos Alberto Zambotto, advogado do sindicato que também acompanhou a rodada de negociação, disse que a indústria propôs pagar todos os direitos trabalhistas e verbas rescisórias dos trabalhadores parcelados em 12 vezes, mas que a categoria não aceitou. "Portanto, amanhã (hoje) vamos ajuizar na Justiça Trabalhista uma ação e pedir uma contraproposta, porque a categoria quer receber pelo menos em cinco vezes", justificou.
Outras unidades
Segundo o sindicato, a  Suzanense, que fabrica papéis especiais como os utilizados em máquinas de cartões de crédito, tem mais duas unidades, uma no interior do Estado e outra em Minas Gerais. Ontem, na sede da empresa, não havia ninguém para comentar se há intenção de reabrir a fábrica em outro lugar de Suzano.

Fonte:Mogi News