sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Empenho do deputado federal Valdemar Costa Neto[PR].

Valdemar Costa Neto escapou por 16 votos contra 2
A Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados encerrou os trabalhos na noite de ontem  com aprovação de RS49,2 milhões,
para a construção dos viadutos da Vila Industrial e de Jundiapeba,em Mogi das Cruzes.
Os recursos foram empenhados através de uma emenda de bancada assegurada pelo deputado federal Valdemar Costa Neto [PR].Isso é muito difícil,
mas é o terceiro ano que conseguimos empenhar os recursos com emenda de bancada .
A direção do Ministério [Transportes]mudou e eles estão contratando outros serviços,mas acredito que dentro de mais três ou quatro meses,
as obras dos viadutos começam.E já estão com o dinheiro garantido,disse o parlamentar á coluna.


Fonte:O Diário de Mogi


     

SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO



João Roberto e Maria Amélia Lunardi





      Rosana Cecin, Kátia Mattos e Judith de Carles      


                                                                                                               Camila Muniz e Cassiele Soares


23.dez.2011
Fim de Ano


Neiva e Sylvio Pires passam as festas de fim de ano em Weston, em companhia do filho Sylvinho, da nora Patrícia e do neto Brian que há tempos moram nos Estados Unidos.


Em 2012


E no início de 2012, Angelita e Tidico Cunha embarcam para os Estados Unidos para se encontrarem com Antonieta e José Carlos de Freitas que tradicionalmente passam o Natal e o Réveillon com toda a família por lá.




Noite da Kanguru


Os velhos tempos das discotecas estão de volta com mais uma edição da Noite da Kanguru, comandada por Ttina de Oliveyra, logo mais às 22h04, no Florestta Club, na Rodovia Mogi Bertioga, Km. 5, com o melhor dos anos 70, 80 e 90. A noite, como de costume, promete ser das mais animadas.


No Privê


E no Privê do Clube de Campo, Rafael Cebola promove nesta sexta-feira, a partir das 23 horas, uma concorrida noitada dançante, só para convidados, com música dos Djs Rod Marques, Junior Paiva, Gustavo Mota. Os associados do clube não precisam de convites, mas devem levar obrigatoriamente um brinquedo.


Mais Brasil


Encerrando a programação de 2011 do Espaço Mais Brasil, na Rua Engenheiro Gualberto, 199, na Vila Industrial, na noite de hoje, a partir das 22 horas, o melhor do classic rock e do pop rock com a Banda La Madre. Informações pelos telefones 4791-1956 /7196-1711.


Dicas


Para quem vai festejar a chegada do Ano Novo em casa, além dos pratos deliciosos, bebidas e uma boa música, a decoração por mais simples que seja, faz da festa um sucesso. Na mesa uma toalha branca é ideal, mesmo se a decoração não for a clássica toda branca, que combina com louças claras, brancas, azuis, ou com tons de prata ou dourado.


Velas


As velas também combinam muito com o Réveillon complementadas por arranjos românticos e até mesmo tropicais. Se houver espaço, será bem divertido montar a mesa no jardim ou na varanda, especialmente para ver uma possível queima de fogos. Vale lembrar que os enfeites dourados e pratas, que foram usados no Natal, podem ser reaproveitados na no Ano Novo.


Fonte:O Diário de Mogi

Mogiano assume crime da mala

DEFESA Advogado José Beraldo assumiu o caso: Moraes, que morou em Mogi até o início do ano, é acusado de matar namorada em SP


Alexandre Barreira
O garçom Leandro Rodrigues de Moraes, de 30 anos, vivia em Mogi das Cruzes antes de se mudar para a Capital paulista e, nesta semana, foi preso no último dia 20, em São Vicente, acusado de matar a garçonete Gisele Garcia Barbosa de Farias, de 28 anos, e esconder o corpo dentro de uma mala, deixada no interior do apartamento onde os dois viviam, no Bairro da Bela Vista.


De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, ele teria usado um lençol para matá-la por esganadura e, depois, colocado o corpo em uma mala. O crime aconteceu domingo e, na sequência, Moraes fugiu para São Vicente, no Litoral, onde chegou a forjar um falso sequestro e até pediu R$ 10 mil ao patrão para pagar o resgate. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo conseguiu, no entanto, descobrir a farsa e prender o mogiano.


De acordo com o advogado José Beraldo, contratado para fazer a defesa de Moraes, seu cliente fugiu para o Litoral após o crime porque ficou com medo. "Ele não teve a intenção de matar a moça. Fazia três meses que estavam morando juntos e ele a amava", descreveu Beraldo, que vai tentar desqualificar algumas acusações contra o garçom.


O advogado pretende demonstrar que Moraes agiu sobre forte emoção. "Ele relatou que ao chegar em casa naquele dia, por volta das três horas da manhã, após ter trabalhado no teatro, sua namorada (Gisele) chegou muito nervosa e, agressiva, teria tentado atacá-lo com uma faca após uma discussão. "Ele pegou um lençol para se proteger do ataque e enrolou o pano no pescoço da moça, mas não teve a intenção de matá-la. Num primeiro momento, achou apenas que havia deixado Gisele desmaiada, mas depois, ao ver que a companheira estava morta, colocou o corpo na mala, que estava ao lado da cama, e fugiu", disse Beraldo, revelando que Gisele era usuária de drogas (cocaína) e que Moraes também passou a usar o entorpecente.


O advogado disse ainda que o sequestro forjado foi feito quando estava com muito medo e foi também a forma de Moraes conseguir dinheiro rápido para contratar um advogado e se entregar à Polícia. "O orientei a confessar o crime e a alegar que foi em legítima defesa. Já entramos com vários pedidos, como reconstituição do crime e exame de corpo de delito para provar que ele foi agredido pela moça, e perícia no local, já que a faca utilizada por ela para agredi-lo estava no imóvel", afirmou. "Vamos tentar desqualificar para homicídio culposo e motivado por forte emoção", completou.


Ao contrário do que está sendo veiculado pela Imprensa, Beraldo destacou que seu cliente não é homossexual. Moraes segue preso na cadeia do DHPP, em São Paulo.


Fonte:O Diário de Mogi


PIB de 3,5% irrita Mantega

BRASÍLIA

Nem 4% nem 5%, como querem a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para o Banco Central (BC), a economia brasileira crescerá apenas 3,5% em 2012. O Relatório de Inflação divulgado ontem prevê aceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre o primeiro e segundo semestres do ano que vem. Mas a expansão não será suficiente para assegurar a meta de 5% do governo.


A estimativa não agradou à Fazenda. O ministro Mantega chegou a afirmar que as projeções de crescimento feitas pelo BC são "menos precisas" do que as da sua equipe. As projeções do relatório revelaram que a inflação ainda não está totalmente domada e o Comitê de Política Monetária (Copom) poderá ser obrigado a aumentar a taxa de juros no fim do ano que vem para segurar eventuais novas pressões de preços.


Para o BC, a inflação fecha 2011 em 6,5% (sem estourar o teto da meta), desacelera para 4,7% em 2012, recuando para 4,4% no segundo trimestre de 2013. O problema é que o BC projeta que o IPCA terá um repique no segundo semestre de 2013, fechando o ano em 4,7%, exatamente no mesmo nível de 2012. No mercado financeiro, os dados do relatório levaram a uma alta dos juros futuros e reforçaram a avaliação de que o ciclo de queda da Selic pode ser abreviado. E mais: diminuíram as apostas de que o Brasil poderá ter em 2012 juros de um dígito (9,5%), como esperavam a presidente Dilma e muitos economistas.


A tão esperada convergência da inflação para o centro da meta, de 4,5%, também ficará para depois. Ela só ocorrerá no segundo trimestre de 2013, apesar de o presidente do BC, Alexandre Tombini, ter passado todo o ano de 2011 assegurando que se daria em 2012. O risco de estouro do teto da meta em 2011 subiu de 45% para 54%. Mas, para 2012, a possibilidade recuou de 12% para 10% Ao apresentar as novas previsões, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, procurou transmitir segurança em relação à projeção, que aponta que não haverá estouro da meta: "É o nosso melhor número".


Apesar dos riscos ainda presentes, Hamilton traçou um cenário positivo, com inflação decrescente. Segundo o diretor do BC, a inflação em 12 meses atingiu o pico no último trimestre e começa agora recuar na direção da meta. A redução de 3,5% para 3% da previsão de PIB de 2011 reflete a crise que já afeta a economia e os efeitos de medidas de aperto monetário do início do ano. Os efeitos das medidas de estímulo ao crescimento, no fim deste ano, só serão sentidos a partir do segundo semestre.


Fonte:O Diário de Mogi









Juízes querem investigar ministra

SOB PRESSÃO A corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, chega para entrevista coletiva, ontem


BRASÍLIA


Para imobilizar e constranger a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, associações representativas de juízes se uniram numa estratégia de fazê-la "provar do próprio veneno", como afirmaram nos bastidores. As entidades decidiram pedir que o próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abra um procedimento para investigar a corregedora por suspeita de envolvimento em uma suposta quebra ilegal de sigilos de magistrados, servidores e parentes.


A estratégia foi anunciada logo após a entrevista concedida por Eliana Calmon, numa nota assinada pelos presidentes das Associações dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Anamatra).


As entidades decidiram pedir ao presidente do STF e do CNJ, Cezar Peluso, a instauração de uma correição imediata na corregedoria para apurar a suposta quebra de sigilos que, de acordo com as associações, é inconstitucional e ilegal. As associações também anunciaram que vão requerer à Procuradoria Geral da República a apuração da autoria e da materialidade de uma suposta prática de crimes de quebra de sigilo de dados.


Peluso defendeu na quarta-feira o ministro do STF Ricardo Lewandowski, autor da decisão que suspendeu as investigações da corregedoria. Ex-integrantes do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, Peluso e Lewandowski receberam verbas extras de até R$ 700 mil da Justiça paulista relativas a auxílio moradia. Com os dois movimentos, no CNJ e no Ministério Público, as entidades, segundo apurou a reportagem, querem pôr a ministra na berlinda, carimbando-a como investigada no próprio órgão. Tal situação teria o condão, em um segundo momento, de afastá-la da corregedoria, neutralizando a voz mais forte contra o corporativismo dos juízes.


Um dos titulares do lobby dos magistrados, o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, disse que a entidade compreende "o difícil momento" de Eliana Calmon diante da decisão do STF de suspender as investigações da corregedoria. Segundo ele, foi demonstrada, em tese, a quebra de sigilos de 231 mil pessoas.


De acordo com Wedy, ocorreu um "igualmente criminoso" vazamento de informações para a imprensa "pelo possuidor" das informações e antes da conclusão da responsabilidade dos investigados pelo CNJ. Segundo o presidente da Ajufe, apenas a corregedoria tinha acesso aos dados fiscais e bancários dos magistrados, servidores e parentes. Wedy afirmou que as entidades de classe não tinham as informações. "As bombásticas declarações da ministra Eliana Calmon, portanto, são inverídicas, maledicentes e carecem do menor amparo probatório", afirmou. Os ministros do STF estão divididos sobre o papel e poderes do CNJ. Por isso, nenhum repudiou publicamente o movimento dos juízes.


Fonte:O Diário de Mogi

Cresce total de focos da dengue

MARIANA LEAL



Mogi das Cruzes não vive, ainda, uma epidemia de dengue apesar de estar infestada pelo mosquito transmissor da grave doença desde 2009. Mas, o crescimento do número de focos do Aedes aegypti preocupa as autoridades sanitárias, que têm reforçado o combate ao problemas.


Os números são alarmantes: de janeiro a novembro do ano passado foram identificados 199 focos do mosquito Aedes aegypti, já no mesmo período deste ano foram 600. Este aumento preocupa o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que alerta a população: somente com um franco trabalho preventivo, a Cidade poderá controlar a doença.


De acordo com a veterinária do CCZ, Débora Fumie Murakami Campos, do total de focos identificados neste ano, 435 são naturais, ou seja, se formaram por descuido ocorrido dentro das residências. "O restante contabilizamos com as armadilhas e em pontos estratégicos que monitoramos, como cemitérios, sucatarias, ferros velhos, borracharias. Isso aponta que a população descuida de recipientes que podem acumular água. E é aí que o mosquito vem e aproveita para se instalar e procriar", diz a profissional.


O crescente número dos criadouros naturais também assusta. "Em 2010 eram 75 apenas", comenta Débora.


Nos pontos estratégicos e armadilhas as visitas são quinzenais e realizadas por uma equipe técnica do CCZ. Caso haja incidência de ovos ou larvas, o grupo realiza um tratamento químico para exterminação. "Existem também os agentes que trabalham em campo com a notificação técnica. Se uma casa ou estabelecimento comercial for listado como foco, o proprietário é orientado como deve evitar a água parada. E então, depois de um período o local é visitado novamente e, caso houver reincidência, o proprietário desta vez é autuado, recebendo desde uma advertência até uma multa, que varia muito dependendo da situação", afirma.


Débora explica que a mudança no status de Mogi das Cruzes para infectado deu-se a uma pessoa que voltou de uma viajem doente e, por azar, foi picada por um mosquito que, a partir de então, se tornou transmissor. "Os bairros em que os focos predominam são Braz Cubas, Mogi Moderno e Vila Natal. E foi neles que os mosquitos começaram a se reproduzir. Mas, a partir desse ano, casas no Centro, Mogilar, Alto do Guaianazes, Sabaúna, César de Souza, Varinhas e Jardim Margarida também apresentaram criadouros, significando que o Aedes aegypti está se proliferando. E com um transmissor, é possível que esses outros insetos fiquem igualmente doentes", ressalta a veterinária.


Para combater a Dengue a receita é simples: não deixar água parada em vasos, bebedouro de animais, pneus. "Cada fêmea da espécie é capaz de botar 400 ovos de uma vez, mas nunca em um mesmo lugar. Para evitar que isso aconteça, é importante esgotar toda água do recipiente e, depois disso, lavá-lo com uma bucha. No caso dos bebedouros isso deve ser feito uma vez por semana. Não adianta só esvaziar, porque os ovos são revistes e podem sobreviver até 450 dias sem água, e a primeira chuva é suficiente para que eles eclodam", informa.


Para denunciar um criadouro basta ligar na Ouvidoria Municipal, no telefone 156, ou ir diretamente no prédio da Vigilância Sanitária, na Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, 830, 2º andar.


Fonte:O Diário de Mogi

Câmara devolverá R$ 2 milhões

SABRINA PACCA
Mauro Luis Claudino de Araujo



Na próxima terça-feira, às 10 horas, o presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Mauro Luís Claudino de Araújo (PMDB) entregará um cheque de mais de R$ 2 milhões ao prefeito Marco Bertaiolli (PSD). O montante é a devolução da sobra dos gastos de 2011, que teve um orçamento de R$ 17,5 milhões. No ano passado, foram devolvidos apenas R$ 800 mil.


A economia, segundo Araújo, tem uma explicação principal: a implantação do Programa Câmara Verde, que só em relação à água conseguiu diminuir a conta em R$ 12 mil, ao mês (veja matéria nessa página).


No entanto, apesar da devolução, o presidente pretende pedir que a Prefeitura invista esse dinheiro em projetos específicos, considerados, pelos vereadores, como prioritários. "Nós vamos solicitar que o prefeito priorize alguns setores como assistência social e cultura", afirmou o presidente que, ontem, deu entrevista coletiva e fez um balanço positivo das ações do Legislativo neste ano, apesar de grandes polêmicas, como as discussões a respeito do zoneamento.


"Eu avalio 2011 como produtivo. A Câmara se abriu mais para a população da Cidade. Só para se ter uma ideia, cerca de dez mil pessoas compareceram nas sessões solenes e audiências que fizemos e esse número é muito bom", avaliou Araújo.


Ao todo, 221 projetos foram apresentados pelos vereadores, mesa diretiva e prefeito ao longo do ano, sendo que 200 deles foram aprovados, três ainda estão em trâmite, outros três foram rejeitados, 12 retirados e três vetados – entre eles as mudanças no uso e ocupação do solo da Cidade, de autoria dos legisladores, no primeiro semestre (leia mais nessa página).


Dos 221 projetos, sendo 175 de lei, seis de lei complementar, 31 decretos legislativos, oito resoluções e uma emenda à Lei Orgânica do Município, 119 foram de autoria dos vereadores, cinco da mesa diretiva e 97 de Bertaiolli. Além disso, nesse ano, foram feitos 159 requerimentos, 60 moções e 1.352 indicações ao prefeito para que efetuasse desde serviços de tapa-buraco até instalação de lombadas.


Como destaque quanto aos projetos de autoria do prefeito e que foram aprovados pela Câmara, Araújo elencou o desconto no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) incidente sobre as unidades habitacionais do Programa "Minha Casa, Minha Vida"; o Programa "Lixo Zero", que minimiza o descarte do lixo reciclável no meio ambiente e a obrigatoriedade da notificação compulsória online de casos suspeitos ou confirmados de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. "Essa parceria entre Câmara e Prefeitura é bastante produtiva porque deliberamos e aprovamos muitos projetos importantes para Mogi das Cruzes, às vezes, de forma emergencial. Além desses que elenquei, também lembro a criação da AACD e o ´ok` para convênios com a Caixa Econômica Federal (CEF). Inclusive, se a Prefeitura recebe recursos a fundo perdido, isso é graças ao trabalho de muitos vereadores que vão para Brasília buscar esse dinheiro", disse o presidente.


Já com relação aos projetos, de autoria dos vereadores, a maioria se resume em título de Cidadão Mogiano, entrega de Honra ao Mérito e denominação de via pública. Mesmo assim, Araújo destacou uma ideia, de sua autoria, que obrigou as maternidades a realizarem o teste do coraçãozinho nos recém-nascidos.


Fonte:O Diário de Mogi




Prefeito promete zerar o déficit

DANILO SANS

Marco Aurélio Bertaiolli
Das quase 5 mil crianças de seis meses a cinco anos que aguardavam vagas em creches no início do ano, 750 ainda continuam sem matrícula, de acordo com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). A meta da Administração Municipal é zerar a demanda de dezembro até a virada do primeiro semestre de 2012. O anúncio foi feito durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço da reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Professora Joveita Franco Arouche, na Vila Lavínia.


"Todas as cidades no Brasil do porte de Mogi das Cruzes têm altos índices de falta de vagas na educação básica. Nós optamos por acabar com isso e estamos desenvolvendo para o Município um projeto audacioso, que assumi para o meu mandato", fala.


Além das 20 creches já entregues, a Prefeitura deve entregar ainda mais 11 entre janeiro e fevereiro e outras 9 entre junho e julho de 2012. "A creche preconizada pelo Plano Nacional de Educação requer apenas unidades de meio período. Se as colocássemos desta forma, já não faltaria nenhuma vaga em Mogi", destaca Bertaiolli. A explicação, de acordo com ele, é simples: "se hoje a gente está chegando aos 15 mil alunos em educação infantil em período integral, a solução mais fácil seria colocar todos em meio período que automaticamente conseguiríamos dobrar o número de vagas e resolveríamos o problema, mas a gente quer beneficiar também aos pais, que precisam trabalhar e não teriam onde deixar seus filhos".




Emesp


A obra para ampliação da Emesp Professora Jovita Franco Arouche deve custar R$ 984.868,78. Será construído um novo prédio administrativo e para atendimento médico da unidade.


No térreo do novo prédio, que será construído no mesmo terreno onde já funciona a escola, funcionará a diretoria, secretaria, sala dos professores, sala de artes, sala multiuso, sanitários e depósito. Já no pavimento superior, será feito o atendimento de pediatra, dentista, sala de aferição, psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista e fisioterapeuta.


Haverá um jardim sensorial e readequação de mais duas salas de aula e uma cozinha experimental no prédio antigo, além de revisão no sistema hidráulico e elétrico, e pintura.


A escola atende 210 alunos com paralisia cerebral, cadeirantes, autistas, pessoas com síndrome de asperger, psicóticos, esquizofrênicos, entre outros tipos de deficiências mentais, com prioridade ao atendimento de educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental de alunos já com matrícula ativa na rede regular de ensino.


A ampliação do prédio já é uma solicitação antiga de funcionários e usuários da Emesp. "Faz muito tempo que o prédio precisa de uma modernizada. A gente espera por isso há pelo menos 20 anos", conforme fala o aposentado Joaquim Mamed da Silva, de 82 anos, que matriculou o filho na época de inauguração do colégio, há 24 anos.


A dona de casa Maria Conceição dos Santos Silva, de 58 anos, que mantém a filha de 29 anos na escola, fala da felicidade em ver as modificações no prédio que há muito tempo serve à família. "Ela está aqui desde que tinha cinco anos, muita coisa mudou mas não houve nenhuma ampliação desde então. Foi aqui que ela começou a andar e a falar", lembra.


Já o preparador de máquinas Célio Roberto da Silva, 41 anos, pai do pequeno Gabriel Roberto da Silva, de 6 anos, aponta os benefícios de ter matriculado o filho na unidade, há 3 anos: "Quando descobrimos que ele era autista, ficamos desesperados, sem saber o que fazer. Agora ele já começa a ler e a escrever e no próximo ano já poderá ser matriculado em uma escola regular".


Fonte:O Diário de Mogi

Justiça Eleitoral

Daniel Carvalho

A Procuradoria Regional Eleitoral nomeou promotores de Justiça para as cidades que ainda estão com o cargo em aberto, como Mogi das Cruzes e outros municípios do Estado de São Paulo. Os cargos vagos em algumas cidades são por conta dos titulares estarem temporariamente ausentes da função.
Nomeação
No caso de Mogi, a promotora nomeada é Raquel Bueno de Carvalho que está responsável pela 74ª Zona Eleitoral. A cidade dispõe ainda de outras duas zonas eleitorais - a 319ª e a 287ª, mas já possui promotores nomeados.


Atendimento suspenso
O atendimento na Diocese de Mogi das Cruzes que funcionava no tradicional prédio da rua Ipiranga, na área central da cidade, ficará suspenso no mês de janeiro para a realização da transferência para um novo prédio onde funciona o Colégio Tomás de Aquino. 
Residência oficial
O prédio antigo será transformado em residência do bispo diocesano dom Aírton Soares dos Santos. Ao longo das últimas duas semanas, funcionários da Diocese já promoviam o encaixotamento de documentos e pertences que serão levados para o novo endereço.


Divulgação

Inusitada
O Corpo de Bombeiros de Mogi atendeu nesta semana uma ocorrência inusitada: um gambá teria invadido uma casa na Vila Suissa e se escondido no telhado da casa da moradora Maria Ligia Pulice. 
Gambazão
Segundo ela, o bicho era "bem grande" e assustou muita gente. A casa fica ao lado de um terreno baldio e causou certo alvoroço. As equipes dos bombeiros vasculharam o telhado e fizeram uma varredura no local, mas o bicho não foi encontrado. Eles constataram que o gambá poderia ter escapado por uma das frestas. 
Mata
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local onde fica o bairro é próximo a uma área de mata e propícia para o surgimento destes animais que saem da mata para procurar alimento. 
TV Mogi News
Toda a história pitoresca foi acompanhada pelo repórter Douglas Pires, da TV Mogi News, e pode ser vista e acessa pelo seguinte endereço: tvmoginews.com.br.


Divulgação

Cartão de Natal
O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi inovou, mais uma vez, com o seu cartão de Natal ao trazer figuras conhecidas e ilustres da cidade que respiram solidariedade: o padre Vicente Morlini, do Instituto Pró + Vida; Maria Eugenia Claudino, que preside a Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Fissuras Lábio Palatais de Mogi das Cruzes; Eugênia Atuí, da Rede de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco; e Harukichi Arai, líder espiritual da equipe Luz. 
Suzano
O segundo cartão de Natal é mais regional e também reuniu pessoas como o empresário Félix Romanos (combate às drogas), Zaíra Assen Torano (Associação Beneficente André Luiz), Marília Gomes Mathias (Ester Hidalgo Leite Rondinelli), Ademiro Alves - Sacolinha (incentivo à cultura) e Minoru Harada (Associação Cultural Suzanense Bunkyo). Todos os anos, o Sincomércio elabora cartões e cartazes temáticos em datas especiais. 
CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ilustrará o "Calendário 2012" da Imprensa Oficial, que foi lançado nesta semana no Museu da Língua Portuguesa.


Evolução
As fotos procuram mostrar a evolução e modernização da operadora ferroviária de transporte de passageiros. As imagens, de autoria do fotógrafo João Musa, foram realizadas durante um ensaio de duas semanas, quando ele percorreu todas as linhas da CPTM. 
Clique
Da cabine do maquinista, João retratou a visão dos trens, dos pátios onde é realizada a manutenção da frota e da ciclovia Rio Pinheiros, integrada ao sistema CPTM. Foram mais de três mil cliques para revelar o cotidiano ferroviário.


Jundiaí
Segundo o fotógrafo, alguns dos melhores momentos da viagem foram as visitas às estações mais antigas da companhia. "Rever a estação Jundiaí, que fez parte da minha infância e ver como ela continua bonita, foi uma experiência maravilhosa", relatou.


Daniel Carvalho

Recesso forense
Desde o dia 20 de dezembro até 6 de janeiro de 2012, os fóruns de Mogi das Cruzes e Brás Cubas funcionam em esquema de plantão judiciário. A suspensão do expediente nesse período foi regulamentada pelo Provimento nº 1.933/11 do Conselho Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.


Prazos suspensos
No mesmo período também ficam suspensos os prazos processuais e a publicação de acórdãos, sentenças e decisões, assim como a intimação de partes ou advogados, salvo para medidas consideradas urgentes. Mais informações: tj.sp.gov.br/Servico/PlantaoJudiciario
Imagem do dia
Mayara de Paula

Ritmo de festa
Bonecos fazem a alegria dos consumidores de todas as idades e ajudam a atrair público para as lojas da área central da cidade
e-mails do leitor
Mudanças
A população deve ser a protagonista do crescimento e do desenvolvimento. Os números da economia não devem se limitar a números, mas a algo que possa, de fato, representar mudanças no padrão de vida das pessoas. Os investimentos públicos, os incentivos fiscais, as facilitações e a desburocratização devem ser focados no ser humano. É necessário que todas essas ações tenham como objetivos primordiais permitir às pessoas viver melhor. Os resultados de medidas, como o PIB, devem espelhar a vida das pessoas. Se um Estado, um país, uma região ou um município se desenvolve, o bem-estar auferido pela população deve ser o menos desigual possível. 
Em lugares que existam recursos, os dirigentes públicos devem visar ao ser humano, oferecendo a todos os serviços básicos em condições que sejam suficientes tanto em termos de quantidade quanto em termos de qualidade. Os mandatários fazendo isso estarão, direta e indiretamente, reforçando o aumento da produtividade, da criatividade, da competitividade e do aumento da renda. Tudo isso leva a mais desenvolvimento, criando-se um círculo virtuoso onde todos saem ganhando. Infelizmente, muitos prefeitos e governadores ficam o tempo todo apagando incêndios e quase nunca colocam em prática planos de desenvolvimento tendo as pessoas em primeiro plano. Um dos fatores mais importante para ajudar a existência da participação efetiva das pessoas nos resultados do desenvolvimento é que as instituições públicas sejam sérias, eficazes, respeitadas e sem burocracia. Apesar das perspectivas nada animadoras que divulgam por aí, o Brasil apresenta, sim, fundamentos que justificam prevermos vários anos de crescimento da economia. O grande desafio é transformar esse crescimento em verdadeiro desenvolvimento para toda a população.


Francisco Castro
Economista


Fonte:Mogi News

Saúde Gondim pede mais leitos a ministro

Deputado alertou para a falta de vagas nos hospitais estaduais para pessoas em tratamento contra o câncer
Divulgação

Deputado também entregou o projeto de lei que cria o "Vaga Zero"
O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) aproveitou a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à Assembleia Legislativa na semana passada para pedir uma atenção especial aos pacientes com câncer. O parlamentar salientou que faltam vagas para os pacientes em tratamento com quimioterapia e radioterapia nos hospitais públicos do Estado e pediu ao ministro que estabeleça um programa nacional para que seja ofertado um maior número de leitos para que os pacientes possam ter acesso rápido ao tratamento após o diagnóstico.


Na oportunidade, Gondim entregou ao ministro o projeto de Lei que cria a Rede de Atenção Oncológica ("Vaga Zero") do Estado de São Paulo e dá outras providências, apresentado pelo parlamentar na Assembleia no início do mês. Este projeto poderá ajudar a aumentar o número de vagas em todo o Estado aos pacientes em tratamento com quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia, dentre outros. Segundo o deputado, o principal objetivo é estabelecer estratégicas para articular todas as etapas que envolvem o controle do câncer e estabelecer assistência oncológica no Estado, oferecendo um perfil assistencial eficiente e maior cobertura do exame de Papanicolaou, além de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama, do câncer de próstata e do câncer de pele, dentre outros.


Fonte:Mogi News

Segurança pública Mogi receberá 29 novos policiais

Comandante da PM garantiu ontem ao prefeito Marco Bertaiolli que os profissionais chegarão na semana que vem
Jorge Moraes

Novos policiais devem chegar à cidade na próxima semana
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) se reuniu na manhã de ontem com o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel José Francisco Braga, para discutir a necessidade do aumento no número de policiais atuando em Mogi das Cruzes. Como resultado, ele recebeu a garantia de que, já na próxima semana, 29 novos oficiais passarão a integrar a corporação no município.


Com os novos profissionais, o déficit de policiais na cidade passa a ser de 9%. Nas últimas semanas, a falta desses homens para atender toda a cidade tem sido um dos assuntos mais cobrados por Bertaiolli, que vê o policiamento ostensivo como ferramenta indispensável para garantir a melhoria na segurança pública de todo o município.


Além dos policiais, Mogi das Cruzes foi incluída na Operação Verão, um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Logística e Transporte, que abrange o período entre o Natal, o réveillon e o carnaval e é direcionado às rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), embora abranja a área da segurança como um todo. Na prática, Mogi das Cruzes receberá 22 aspirantes a sargento que trabalharão diretamente na operação.


O prefeito também fez contato com o coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, comandante do Policiamento Metropolitano do Estado de São Paulo, e recebeu dele o compromisso de trazer novamente a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) para a cidade. Trata-se de um reforço no policiamento, executado por um batalhão de elite, que já esteve na cidade durante a realização da 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni e dará apoio no período de festas.


Fonte:Mogi News

Trânsito Prefeitura multa 701 motoristas por desrespeitar lei de carga e descarga

Volume de autuações corresponde apenas ao período entre janeiro e outubro e a mais de 200 locais da cidade
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

O Mogi News flagrou vários caminhões descarregando mercadorias em horários proibidos
Em dezenas de ruas de Mogi das Cruzes, são proibidas a circulação e a carga e descarga de veículos com peso superior a quatro toneladas das 22 às 10 horas. Somente de janeiro a outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Transportes registrou 701 multas em 201 locais de todo o município. No entanto, a região que concentra o maior número de autuações é o centro.


Apenas a rua Doutor Deodato Wertheimer acumulou no período 42 multas. Comerciantes e pedestres reclamam dos transtornos que a prática ilegal gera. 
Percorrendo o centro da cidade, não é difícil encontrar motoristas que desrespeitam a legislação. Muitos fazem entregas para os lojistas da região. O Mogi News flagrou duas situações de circulação e descarga indevida em pouco mais de cinco minutos circulando pela área central da cidade. Há alguns dias, o MN flagrou um caminhão de grande porte estacionado na rua Senador Dantas, às 10h05, via que registrou seis multas de janeiro a outubro deste ano. Neste caso, um agente de trânsito orientava o motorista sobre a parada proibida.


Passando pela rua Coronel Cardoso de Siqueira, próximo à praça Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, às 10h11, foi possível encontrar um caminhão que descarregava peças de carne para um estabelecimento da área. O secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, explicou que a fiscalização é realizada em parceria com a Polícia Militar. "No total, são 32 agentes que fazem a fiscalização. O trânsito neste fim de ano está da mesma forma que durante os outros meses, porque as férias escolares compensam o aumento no trânsito deste período", acrescentou.


Nakaharada informou que o valor da multa para o motorista que desrespeitar a determinação é de R$ 85,13, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As ruas estreitas do centro são apontadas como o principal desafio para os pedestres na hora da travessia. "A grande quantidade de caminhões estacionados atrapalha para caminhar e, quando se está com crianças, fica ainda pior. É preciso mudar de calçada para conseguir passar pelos veículos, mas é muito difícil atravessar", afirmou a dona de casa Maria Rosa dos Santos, de 57 anos. 
Ela acrescentou que o problema é recorrente. "Sempre venho para o centro e a rua onde vejo mais caminhões estacionados fora de hora é a Doutor Deodato Wertheimer", apontou.


Fonte:Mogi News

Inclusão Digital Governo do Estado estuda ampliar o Acessa São Paulo no município

Projeto, que pode beneficiar a cidade em 2012, prevê sistema de internet Wi-Fi e sala exclusiva para crianças
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A unidade do Acessa São Paulo no Poupatempo de Mogi é um dos quatro endereços disponíveis para o mogiano procurar emprego, bater papo e se atualizar pela rede
Caixa de e-mail, perfil no Facebook, download, timeline e MPs eram palavras que até dois meses atrás não faziam parte do vocabulário do estudante Wesley Biso dos Santos, de 32 anos. Isto porque, sem um computador em casa, ele nem imaginava que poderia acessar gratuitamente a Internet. Depois de fazer um curso de bartender no Centro de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Crescer), no Alto do Ipiranga, foi a curiosidade que o levou até a salinha vermelha do Acessa São Paulo, com dez computadores disponíveis. "Eu não sabia que era tão fácil usar o computador e acessar a Internet de graça. Desde que descobri esse lugar, venho praticamente três vezes por semana. Hoje, já é uma ferramenta que faz parte da minha vida acadêmica e até profissional", contou. 
Assim como o estudante, outros 129.300 usuários foram atendidos nos quatro postos do Acessa São Paulo em Mogi das Cruzes. Diante da aceitação do público e da demanda de atendimento, o governo do Estado de São Paulo já estuda ampliar o serviço, fornecendo acesso à Internet por meio de sistema wi-fi (sem fio) no entorno das unidades. 


Sem fio
Com isso, será possível acessar a rede mundial gratuitamente sem a necessidade de entrar no posto e fazer cadastro, através de celulares, tablets e notebooks. 
"Já estamos fazendo estudos técnicos para testar o sistema em dez postos do Acessa na capital e no interior. Assim que todos os ajustes forem feitos, começaremos a expandir o sistema e, provavelmente, Mogi das Cruzes será atendida em 2012", disse o coordenador geral do programa, Ricardo Mallet. 
O governo estadual utiliza critérios técnicos para implantar postos do programa nas cidades. O primeiro deles é o número de habitantes que podem ser atendidos, além da localização da unidade. A primeira a ser implantada no município foi a da Estação Mogi, em parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Inaugurado em 29 de agosto de 2006, a unidade atendeu, só neste mês 14.291 usuários. 
"O Acessa é um programa importantíssimo porque, hoje, você consegue perceber que o usuário procura utilizar a Internet para se atualizar e se tornar empregável no mercado de trabalho. Além de incluir estas pessoas no mundo digital, você consegue movimentar um mercado local e até gerar renda", explicou o coordenador.


Acessinha
A Secretaria de Gestão do Estado de São Paulo também pretende instalar, a partir do próximo ano, unidades do "Acessinha São Paulo", que serão salas com Internet gratuita direcionadas a crianças de até 11 anos. Essa faixa etária não é atendida atualmente pelo programa.


"Criaremos um ambiente específico e atividades inclusivas para esta faixa etária, pois o Acessa São Paulo só pode ser utilizada por maiores de 11 anos", comentou Mallet. 


Fonte:Mogi News

Fechamento Projeto gera economia de R$ 12 mil

O projeto Câmara Verde, aplicado no prédio da Câmara Municipal com o objetivo implantar ações sustentáveis, como a separação de materiais recicláveis e a reutilização de água, gerou uma economia de R$ 12 mil mensais na conta de água. Em janeiro de 2011, a despesa deste serviço no prédio do Legislativo foi de R$ 12,6 mil. Em dezembro, baixou para R$ 610. 
Para atingir este patamar, houve um investimento de R$ 250 mil. Destinados, principalmente, à construção de um poço artesiano e à instalação de um sistema de irrigação dos jardins que utiliza a água da cisterna recém-implantada. "Vamos recuperar este recurso em menos de dois anos", avaliou Araújo.


O programa também tem representado um impacto na reciclagem e destinação correta de materiais usados na Câmara. Foram 12 toneladas de papel e papelão, 30 mil garrafas plásticas, 16 mil copos plásticos, 6 mil unidades de lixo eletrônico (pilhas, baterias, celulares) e 500 litros de óleo de cozinha.


A Câmara também deve economizar no monitoramento após a contratação de uma empresa especializada em segurança e substituição de antigos vigias. "Após a aposentadoria de alguns funcionários, decidimos não abrir concurso para vigias, pois entendo que esta função deve ser terceirizada no futuro, reduzindo os gastos. Com isso, a Câmara instalou um moderno sistema de segurança, como sensores de presença e monitoramento à distância", frisou.




Site
O número de acessos ao site da Câmara Municipal (www.cmmc.sp.gov.br) atingiu a marca de 18 mil por mês. Até 2010, esta média era de 12 mil. O "Portal do Cidadão", uma ferramenta colocada à disposição dentro do site, onde é possível discutir temas relacionados aos problemas da cidade, também registrou crescimento no uso. O principal alvo das reclamações é o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). 
"A transparência das ações gera este aumento. Atualmente, é possível acompanhar ao vivo, pelo site, as principais sessões solenes e as audiências públicas mais importantes", informou Araújo. Ele acredita que em breve todos os eventos realizados na Câmara Municipal serão transmitidos pela rede mundial de computadores. Araújo deu início à adequação do prédio para o futuro aumento do número de vereadores. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Fechamento Câmara apresenta balanço

Legislativo encerra o ano com 221 projetos analisados e a participação de 10 mil pessoas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

O presidente da Câmara, Mauro Araújo, reuniu a Imprensa ontem para passar o balanço de ações da Casa de Leis durante o ano
A Câmara Municipal fechou os trabalhos de 2011 com 220 projetos analisados e a participação de 10 mil pessoas, que passaram pelas audiências pú-blicas e reuniões realiza-das no prédio do Legislativo. 
Os números foram apresentados na tarde de ontem pelo presidente da casa, Mauro Araújo (PMDB), durante a série de últimos atos à frente da Câmara. Em 2012, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, comandará a mesa diretiva. 
Entre os textos analisados, 175 foram projetos de lei, sendo 81 de autoria dos parlamentares, três da mesa diretiva e 91 do Executivo. 
Os decretos legislativos (título de cidadão mogiano honra ao mérito) atingiram a marca de 31, sendo uma média de quase três sessões solenes por mês. O excesso de homenagens chegou a gerar discussões entre alguns vereadores, que criticaram a banalização da entrega de títulos.


A aprovação do projeto que autorizou a isenção de pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para as construções do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida para a população com renda de até três salários mínimos foi uma das iniciativas destacadas pelo presidente do Legislativo. A proposta foi apresentada pela Prefeitura.


"O modelo de concessões adotado em Mogi se transformou em referência no País e foi um dos motivadores para a cidade receber este grande volume de construtoras interessadas em investir no nosso município e, assim, atingir a marca de 2 mil unidades", frisou Araújo. 
Ele também destacou que entre os projetos mais importantes do ano estão: a readequação da Lei de Incentivo ao Esporte, a obrigatoriedade de notificação compulsória para casos suspeitos de agressão contra a criança e o adolescente, o crescimento do Parlamento Estudantil e a mudança na forma como o zoneamento passou a ser discutido. 
"Amadurecemos bastante ao longo deste ano e me comprometo a apresen-tar uma proposta de mudança à Lei Orgânica do Município, que obriga a realização de audiências públicas durante o proces-so de alteração da Lei de Uso e Ocupação do So-lo", garantiu o peemedebista.


Na próxima terça-feira, Araújo vai à Prefeitura entregar um cheque de aproximadamente R$ 2 milhões. O valor corresponde à sobra do orçamento de R$ 17,5 mi que a Câmara teve à disposição neste ano. 
No dia seguinte, em horário a ser definido, ele receberá parte da frota de 29 carros que o Legislativo adquiriu. 
Os veículos, do modelo Sandero, da Renault, custaram R$ 572 mil e, como parte do pagamento, os carros antigos foram incluídos na compra.


Fonte:Mogi News