sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Trânsito Prefeitura multa 701 motoristas por desrespeitar lei de carga e descarga

Volume de autuações corresponde apenas ao período entre janeiro e outubro e a mais de 200 locais da cidade
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

O Mogi News flagrou vários caminhões descarregando mercadorias em horários proibidos
Em dezenas de ruas de Mogi das Cruzes, são proibidas a circulação e a carga e descarga de veículos com peso superior a quatro toneladas das 22 às 10 horas. Somente de janeiro a outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Transportes registrou 701 multas em 201 locais de todo o município. No entanto, a região que concentra o maior número de autuações é o centro.


Apenas a rua Doutor Deodato Wertheimer acumulou no período 42 multas. Comerciantes e pedestres reclamam dos transtornos que a prática ilegal gera. 
Percorrendo o centro da cidade, não é difícil encontrar motoristas que desrespeitam a legislação. Muitos fazem entregas para os lojistas da região. O Mogi News flagrou duas situações de circulação e descarga indevida em pouco mais de cinco minutos circulando pela área central da cidade. Há alguns dias, o MN flagrou um caminhão de grande porte estacionado na rua Senador Dantas, às 10h05, via que registrou seis multas de janeiro a outubro deste ano. Neste caso, um agente de trânsito orientava o motorista sobre a parada proibida.


Passando pela rua Coronel Cardoso de Siqueira, próximo à praça Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, às 10h11, foi possível encontrar um caminhão que descarregava peças de carne para um estabelecimento da área. O secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, explicou que a fiscalização é realizada em parceria com a Polícia Militar. "No total, são 32 agentes que fazem a fiscalização. O trânsito neste fim de ano está da mesma forma que durante os outros meses, porque as férias escolares compensam o aumento no trânsito deste período", acrescentou.


Nakaharada informou que o valor da multa para o motorista que desrespeitar a determinação é de R$ 85,13, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As ruas estreitas do centro são apontadas como o principal desafio para os pedestres na hora da travessia. "A grande quantidade de caminhões estacionados atrapalha para caminhar e, quando se está com crianças, fica ainda pior. É preciso mudar de calçada para conseguir passar pelos veículos, mas é muito difícil atravessar", afirmou a dona de casa Maria Rosa dos Santos, de 57 anos. 
Ela acrescentou que o problema é recorrente. "Sempre venho para o centro e a rua onde vejo mais caminhões estacionados fora de hora é a Doutor Deodato Wertheimer", apontou.


Fonte:Mogi News