sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Inclusão Digital Governo do Estado estuda ampliar o Acessa São Paulo no município

Projeto, que pode beneficiar a cidade em 2012, prevê sistema de internet Wi-Fi e sala exclusiva para crianças
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A unidade do Acessa São Paulo no Poupatempo de Mogi é um dos quatro endereços disponíveis para o mogiano procurar emprego, bater papo e se atualizar pela rede
Caixa de e-mail, perfil no Facebook, download, timeline e MPs eram palavras que até dois meses atrás não faziam parte do vocabulário do estudante Wesley Biso dos Santos, de 32 anos. Isto porque, sem um computador em casa, ele nem imaginava que poderia acessar gratuitamente a Internet. Depois de fazer um curso de bartender no Centro de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Crescer), no Alto do Ipiranga, foi a curiosidade que o levou até a salinha vermelha do Acessa São Paulo, com dez computadores disponíveis. "Eu não sabia que era tão fácil usar o computador e acessar a Internet de graça. Desde que descobri esse lugar, venho praticamente três vezes por semana. Hoje, já é uma ferramenta que faz parte da minha vida acadêmica e até profissional", contou. 
Assim como o estudante, outros 129.300 usuários foram atendidos nos quatro postos do Acessa São Paulo em Mogi das Cruzes. Diante da aceitação do público e da demanda de atendimento, o governo do Estado de São Paulo já estuda ampliar o serviço, fornecendo acesso à Internet por meio de sistema wi-fi (sem fio) no entorno das unidades. 


Sem fio
Com isso, será possível acessar a rede mundial gratuitamente sem a necessidade de entrar no posto e fazer cadastro, através de celulares, tablets e notebooks. 
"Já estamos fazendo estudos técnicos para testar o sistema em dez postos do Acessa na capital e no interior. Assim que todos os ajustes forem feitos, começaremos a expandir o sistema e, provavelmente, Mogi das Cruzes será atendida em 2012", disse o coordenador geral do programa, Ricardo Mallet. 
O governo estadual utiliza critérios técnicos para implantar postos do programa nas cidades. O primeiro deles é o número de habitantes que podem ser atendidos, além da localização da unidade. A primeira a ser implantada no município foi a da Estação Mogi, em parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Inaugurado em 29 de agosto de 2006, a unidade atendeu, só neste mês 14.291 usuários. 
"O Acessa é um programa importantíssimo porque, hoje, você consegue perceber que o usuário procura utilizar a Internet para se atualizar e se tornar empregável no mercado de trabalho. Além de incluir estas pessoas no mundo digital, você consegue movimentar um mercado local e até gerar renda", explicou o coordenador.


Acessinha
A Secretaria de Gestão do Estado de São Paulo também pretende instalar, a partir do próximo ano, unidades do "Acessinha São Paulo", que serão salas com Internet gratuita direcionadas a crianças de até 11 anos. Essa faixa etária não é atendida atualmente pelo programa.


"Criaremos um ambiente específico e atividades inclusivas para esta faixa etária, pois o Acessa São Paulo só pode ser utilizada por maiores de 11 anos", comentou Mallet. 


Fonte:Mogi News