sexta-feira, 10 de junho de 2011

Nova ministra não promete 'Idelizinha paz e amor', mas diz que vai negociar

Ideli Salvatti é a nova ministra das Relações Institucionais.
Ela substitui Luiz Sérgio, deslocado para o Ministério da Pesca.
Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília
imprimir
A nova ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT-SC), que assumirá a articulação política do governo, prometeu em entrevista nesta sexta (10) negociar "muito" com o Congresso.
Ex-senadora pelo PT-SC, Ideli tomará posse na segunda-feira no ministério, em substituição a Luiz Sérgio, que vai para o Ministério da Pesca, pasta cujo titular é Ideli.
Ela afirmou que fará parcerias com a nova ministra-chefe da Casa Civil, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que assumiu nesta quarta (8) a chefia da Casa Civil no lugar de Antonio Palocci.
"Vou parceirizar com a ministra Gleisi, vou precisar beber na fonte de atuação de Luiz Sérgio e outros ministros (..) Então, estou com muita tranquilidade, não sei se Idelizinha paz e amor, mas vai ser de ouvir muito, negociar muito e principalmente de fazer com que questões centrais do Brasil e governo sejam aprovadas no Congresso", declarou a nova ministra.
"Nas Relações Institucionais, não vou usar só os dois ouvidos. Vou usar o coração,o bom senso, e sempre a busca do bom resultado, para o governo e para o país", disse Ideli.
saiba mais
Veja o que disseram os políticos sobre as trocas nos ministérios de Dilma
Saiba quem é Ideli Salvatti, a nova articuladora do Planalto
Saiba mais sobre Luiz Sérgio, que deixa a articulação e vai para Pesca
Planalto oficializa Ideli para vaga de Luiz Sérgio na articulação política
Ela e o antecessor, Luiz Sérgio, concederam entrevista no Palácio do Planalto logo após a divulgação de nota da Presidência da República informando sobre a troca de cargos entre os dois - Sérgio foi para o Ministério da Pesca e Ideli para a Secretaria de Relações Institucionais.
Para Luiz Sérgio, a reformulação feita pela presidente Dilma Rousseff é "natural".
"A presidente Dilma, diante do que nós estamos aí assistindo, buscou uma reformulação que é natural dentro de todo governo. O sentimento de mágoa, de rancor, é algo que não há espaço na minha maneira de ser", declarou, ao responder sobre como se sentia em relação às pressões que sofreu de aliados para deixar o cargo.
Questionado sobre se o Ministério da Pesca era um "prêmio de consolação", Luiz Sérgio disse que não e afirmou ser uma pasta "muito importante" para o país e para o Rio de Janeiro, estado pelo qual se elegeu deputado.
"A pesca tem um peso econômico para o estado do Rio muito significativo, para a minha cidade, Angra dos Reis. Eu era ministro da Articulação Política e continuo ministro", disse.
Luiz Sérgio, que tinha a atuação contestada por parlamentares da base governista, disse ainda que "não há desarticulação" na base aliada .
"Primeiro, não tem desarticulação da base. Praticamente todas as MPs que eram essenciais ao governo foram aprovadas. (...) Tivemos apenas duas MPs que não foram aprovadas, e, segundo, esta versão de que os acordos fechados não eram honrados não corresponde", afirmou.


Fonte:G1.com

André do Prado: Frente Parlamentar do Alto Tietê se reunirá com secretários de assistência social


Em reunião realizada pelo deputado André do Prado (PR), além dos representantes dos deputados José Candido (PT), Estevam Galvão (DEM) Luis Carlos Gondim (PPS), e Heroilma Tavares (PTB), para dar sequência às próximas ações da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, ficou acordada pelo grupo a realização de reunião com os secretários de assistência social da região do Alto Tietê, no Instituto Federal em Suzano, no dia 14, terça-feira, às 09h30min, para que os secretários apresentem aos parlamentares as principais demandas regionais do setor.

 

Após o encontro em Suzano, a Frente Parlamentar irá entregar o relatório com as principais necessidades ao secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, no dia 21, terça-feira, agenda intermediada pelo deputado André do Prado.

 

Segundo Prado, o relatório elaborado pelos secretários das pastas municipais e que será entregue à Frente pontuará o cronograma de ações na área social. “São etapas importantes que consolidam as ações de trabalho da frente, precisamos pontuar as principais demandas e o próximo passo será entregar o balanço ao secretário Rodrigo Garcia, que se colocou à disposição do grupo e considerou como uma importante iniciativa (FRENTE PARLAMENTAR) para defender os interesses da região do Alto Tietê”, destacou o deputado.  

 
Clarissa Johara
Assessora de Imprensa
Deputado André do Prado (PR)



Deputado André do Prado apóia regularização de loteamentos da CDHU em Biritiba Mirim



Clarissa Johara


Em reunião com o secretário de Habitação, Silvio Torres, e com o diretor da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Marcos Penido, André do Prado e o prefeito Carlos Alberto Taino “Inho” trataram da regularização dos 105 lotes da Vila Operária em Biritiba Mirim. O terreno foi repassado para a CDHU e os moradores construíram individualmente suas unidades.


Os imóveis construídos que estão irregulares são uma preocupação do deputado André do Prado e do prefeito Inho. “Trata-se de regularização de loteamento uma vez que não houve construção de unidades habitacionais pela CDHU e sim pelos moradores. Por isso, viemos pedir apoio para regularizar a situação dos moradores do loteamento”, afirmaram.  


 De acordo com Prado, o diretor da CDHU se comprometeu a levantar todos os dados. O próximo passo, ressalvou, será fazer a matrícula individualizada para cada morador.


 “A Secretaria da Habitação e a CDHU vão analisar a viabilidade técnica do pleito. Sem a regularização do terreno, não há como fazer o seu fracionamento e garantir a transferência legal da posse aos moradores”, afirmou o deputado.



Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado (PR)

Noite de homenagens

fotos: Paula Moura




Em referência ao Dia das Mães, a vice-presidente do Grupo Mogi News, Sônia Massae Amano de Moraes, foi homenageada pelo Rotary Club de Mogi das Cruzes - Centro, na noite de 26 de maio. Para o especial momento, a entidade ofereceu um gostoso jantar na Associação de Rotarianos, no Alto do Ipiranga. Acompanhada do marido, o diretor-presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antonio de Moraes, a homenageada da noite compartilhou, na festiva ocasião, a sua experiência com a maternidade, que lhe tornou, sem dúvida, uma mulher ainda mais especial, seja como mãe das estilistas Karen e Katiúscia de Moraes, como filha da saudosa Sue Amano e como enteada da guerreira Elza Amano. Dagoberto Nogueira, vice-presidente do clube de serviços, aproveitou, ainda, aquele incrível clima de companheirismo para felicitar Iracema dos Reis e Silva e José Ferraz de Oliveira e Silva Filho, que há anos fazem parte do Rotary mogiano. A desculpa gostosa foi celebrar os 60 anos de relacionamento do casal, que, na oportunidade, foi alvo de inúmeros cumprimentos ao lado das duas filhas, Eleonora e Eliana, e da neta Beatriz


Fonte:Mogi News

SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO



Paulo e Flávia Kaufmann, Yamara e Otto Andari


    







 João Pedro Miranda e Antonio Carlos Perpétuo






Juliana Grego e Regina Souza






10.jun.2011
Inauguração




Yamara Andari e Flávia Kauffmann receberam convidados, em noite das mais prestigiadas, para o coquetel de inauguração da nova sede do Supera-Ginástica para o Cérebro, na sala de convenções do Edifício Helbor Tower, da Rua Princesa Isabel de Bragança. Abrindo o encontro, a palestra sobre o tema "A Neurociência Aplicada ao Método Supera". Na página de hoje, alguns flashes captados pelas lentes da coluna por lá




Nos Jardins


As manas Lívia e Alana Martinez Cordeiro acabam de inaugurar, em São Paulo, a White Hall, uma bonita loja de vestidos de noiva e festa, na Alameda Tietê 27, nos Jardins. Olívia e Milton Sobrosa Cordeiro estão na torcida pela iniciativa das filhotas.




Jantar


Em tempo de Dia dos Namorados, o Restaurante The Four Seasons, na Rua Duarte de Freitas, 35, preparou para amanhã uma noite especialíssima para os casais enamorados, com decoração temática, à luz de velas, canções românticas e sorteio de um final de semana no Hotel Mercure Mogi das Cruzes. No cardápio, antespastos, entrada, prato principal - camarão ou medalhão de filé mignn e sobremesa. Reservas pelo fone 4798-2720.




Teatro


Em cartaz no Teatro Vasques, nesta sexta-feira, o espetáculo "Vertigem", que será apresentado pela Cia. Banana Broadway de Sapateado, às 20 horas. Os ingressos gratuitos serão distribuídos a partir das 19 horas.




Título


A Câmara de Mogi entregará o Título de Honra ao Mérito ao secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, e medalhas aos atletas dos Jogos Abertos do Interior 2010, em sessão solene do próximo dia 20, às 20 horas, no Teatro Vasques.




Show


Dando sequência à sua turnê, o cantor Mateus Sartori sobe ao palco do Teatro Municipal de Botucatu, hoje, a partir das 20h30, para apresentar seu show "Mateus Interpreta Dorival Caymmi", que contará com a participação especial de Danilo Caymmi. Informações: (11) 7578-2227 / (14) 3882-9004.




Rock


No Espaço Mais Brasil, na Rua Engenheiro Gualberto, 199, na Vila Industrial, hoje, às 22 horas, o melhor do classic rock com a Banda Barbas de Netuno. Informações: 4791-1956 /7196-1711.


Fonte:O Diário de Mogi

Decisão da Infraero reforça opção pelo novo aeroporto

Notícia divulgada ontem pela Folha de S. Paulo dá conta de que a Infraero proibiu o desvio de vôos para o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, nos horários de maior movimento. Segundo o texto do repórter Ricardo Gallo, a decisão é resultado da falta de vagas no pátio onde os aviões estacionam. Até agora, quando os aeroportos de Congonhas ou Viracopos (Campinas) fecham devido ao mau tempo, os vôos seguiam para Cumbica. Com a medida da Infraero, os desvios somente serão autorizados se estiverem fora dos horários de pico, que vão das 7h30 às 11h30 e das 18h30 às 22h30. A medida deve complicar ainda mais a vida dos passageiros, já que significará longas esperas e atrasos quase sempre acima de três horas, já que os vôos de Congonhas são enviados preferencialmente para Viracopos, quase três vezes mais distante que Cumbica: um fica a 38 km e o outro a 101 km do aeroporto. Mais o pior não é apenas isso: as aeronaves, segundo a notícia, podem ir parar no Aeroporto de Confins (MG) ou no Galeão (RJ). Nessas duas hipóteses, ninguém desembarca e as aeronaves permanecem paradas até Congonhas ou Viracopos reabrir. A situação que expõe claramente o caos aéreo da mais importante Capital do País também serve para justificar a necessidade premente de se implantar um novo aeroporto internacional em São Paulo. E é aí que Mogi das Cruzes aparece como a opção mais viável para solucionar de vez todos esses entraves, que tendem a se tornar ainda maiores com a aproximação de eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, responsáveis por elevação na utilização dos aeroportos. A utilização do Taboão para instalação de um aeroporto internacional seria uma opção bem mais viável que a transformação daquele local num gigantesco depósito de lixo. O quadro exposto ontem pela Folha serve como um alerta às autoridades aeroviárias. O novo aeroporto, mais do que resolver eventuais emergências, representa a solução definitiva para um problema que afeta diretamente a economia do País. A opção por Mogi seria a conseqüência natural da disponibilidade de área e da localização privilegiada, fatores fundamentais para uma escolha desse porte.


Alerta


Agora é lei. Estabelecimentos da Cidade de Poá que trabalham com hospedagem, como motéis, hotéis e pousadas, bem como casas noturnas, serão obrigados a ter em suas recepções uma placa com a seguinte inscrição: "Submeter criança e adolescente à prostituição ou à exploração sexual é crime e dá cadeia de até 10 anos". A ideia foi da vereadora Jeruza Reis (PTB). E será ótima, se realmente servir para alguma coisa.




 Marketing


O jornalista esportivo Milton Neves é um dos convidados do II Fórum Estratégias de Sucesso – Marketing Esportivo, que acontecerá no dia 14 de junho, a partir das 19 horas, no Auditório da UBC. O evento terá também as participações do apresentador Pedro Vieira, da TV Diário, do secretário municipal de Esportes, Nilo Guimarães, e do sócio-diretor da Agência de Comunicação Integrada Agevole, Edgar Fernandes.




 Lista tríplice


O vereador Nabil Safiti (DEM) encontrou a fórmula ideal para homenagear, de uma só só vez, via Câmara Municipal, três membros de uma mesma família. Nesta semana, ele apresentou três projetos de lei denominando ruas mogianas de Ermelinda Martinelli, Jorge e Sauro Paolo. Todos de sobrenome Lunardi.




Titular


A mogiana Luciana Bezerra de Oliveira foi promovida, por merecimento, ao cargo de juíza titular da 57ª Vara Federal da Justiça do Trabalho de São Paulo, durante solenidade presidida pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, desembargador Nelson Nazar, na noite da última quarta-feira. A juíza é filha do advogado Antonio Bezerra de Oliveira, que atua em Mogi.


Fonte:O Diário de Mogi

Nota rosa volta a ter valor

DINHEIRO A nova medida envolvendo as notas manchadas é um recuo da autoridade monetária



BRASÍLIA

Depois de muitas críticas e reclamações, o Banco Central (BC) reviu a norma sobre as cédulas de real manchadas por dispositivos antifurto de caixas eletrônicos. A nova regra, divulgada ontem, determina que, em caso de saque (em caixa eletrônico ou em agência) de notas marcadas por esses mecanismos, a instituição financeira deverá trocar imediatamente o dinheiro apresentado pelo cliente. A substituição deverá ocorrer independentemente de apresentação de extrato bancário ou de boletim de ocorrência (BO).



A nova medida é um recuo da autoridade monetária. Na semana passada, o BC recomendou que, em caso de recebimento de notas manchadas em saques fora do expediente bancário, o cliente deveria registrar um BO na polícia e depois levar a nota para o banco. Se o saque fosse durante o expediente, o cliente deveria retirar um extrato de sua conta e levar a nota ao gerente da agência para efetuar a troca.

Agora, o processo é bem mais simples e sem risco de prejuízo para os correntistas dos bancos. O BC explicou que as instituições financeiras já têm em seus sistemas os registros das operações dos clientes, portanto não é necessário que o correntista comprove a operação. E nos casos em que o saque for feito por aposentado ou beneficiário do programa Bolsa Família, os bancos também terão que ressarcir o cidadão que recebeu nota manchada.

"As medidas adotadas pelo Banco Central têm como objetivo preservar o interesse do cidadão e contribuir para inibir furtos e roubos a caixas eletrônicos, ao dificultar a circulação de notas roubadas ou furtadas", disse o BC em nota.

O chefe do departamento de Meio Circulante do Banco Central, João Sidney de Figueiredo Filho, afirmou que os ajustes no regulamento levam em conta a "boa-fé" das pessoas e não atrapalham o objetivo de se desestimular os roubos de caixas eletrônicos. Segundo ele, ao definir sua regulamentação, o BC olha a questão dos roubos, buscando inibir os assaltos aos caixas eletrônicos, mas considera também o interesse social, já que 80% de todos os saques feitos hoje no País ocorrem em caixas eletrônicos.

De acordo com a nova regra, a instituição financeira deverá, após efetuar a trocada cédula, encaminhar a nota danificada ao BC, separadamente das demais cédulas que são enviadas rotineiramente. Os bancos deverão ressarcir à autoridade monetária os custos dos serviços de análise e reposição das cédulas manchadas.

Fonte :O Diário de Mogi


Aumento de vereadores é rejeitado

SABRINA PACCA




A notícia de que a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, anteontem, por unanimidade, em primeira votação, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria de todos os vereadores, que modifica o número de cadeiras do legislativo mogiano de 16 para 23 não agradou os mogianos. Os membros do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) chegaram até a dizer que pretendem fazer um manifesto, por escrito, se colocando contrários ao acréscimo de vagas no Legislativo.


Para o ambientalista José Arraes, que integra o MCCE, se os vereadores tivessem dado voz ao povo, este projeto não teria passado. "Se você fizer uma pesquisa na rua, vai ver que a maioria é contra esse aumento, não quer mais vereadores na Câmara. Não é que a Cidade não mereça, mesmo porque temos quase 400 mil habitantes, é que não precisa desse monte de gente. Além disso, não existe oposição aqui na Câmara e nem em São Paulo. Todos são favoráveis ao prefeito e, mesmo com 23, vai continuar assim. Que parlamento é esse que não tem oposição? Não é possível que não existam erros nos projetos encaminhados pela Prefeitura e não há ninguém para apontá-los. Nós do Movimento estamos pensando em fazer um manifesto contra isso", afirmou Arraes.


Quem concorda com o ambientalista é o pipoqueiro Alcides Lopes, 77 anos. "Eu não aprovo essa medida de jeito nenhum porque representa um gasto grande nessa Câmara, pago por nós mesmos. O papel do vereador é fiscalizar o prefeito e as ações da Prefeitura e identificar problemas para que possa nos ajudar. Não vejo esses 16 vereadores que já existem fazendo isso. Então, não vejo porque os 23 vão cumprir esse papel. Não há necessidade de aumentar nada. Tinha mesmo é que diminuir e deixar o povo decidir as coisas mais importantes", justificou Lopes.


Segundo o presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes, Marco Soares, o aumento das vagas é "completamente indevido". "Nós, num passado recente, tínhamos 21 vereadores. Hoje, temos 16. Na época que era maior o número, não tinha um aumento de produtividade, comparado a hoje. O modus operandi de priorizar nomes de ruas e títulos honoríficos continua o mesmo. Portanto, passar para 23 membros não terá nenhum resultado frutífero. Eu sei que o orçamento será o mesmo, mas todos os anos, a Câmara devolve para a Prefeitura um montante. A partir do aumento, tenho certeza que esse valor a ser devolvido cairá muito. Além do mais, essa discussão jurídica a respeito do número de vereadores está sendo usada para justificar o injustificável. A Constituição determina um número máximo de vagas, por cidades, mas não significa que tenha que atingir esse máximo", comentou Soares.


O presidente da Organização Guerrilheiros do Itapeti, Mário Berti Filho, que também preside o Partido Comunista Brasileiro (PCB) de Mogi, quer fazer uma espécie de votação com a população sobre o assunto. "Estou pensando em fechar com outros partidos políticos e colocarmos uma urna no meio da praça para que as pessoas votem. Vamos fazer barulho e tentar reverter essa situação, porque não é possível que se aceite, quieto, esse despropósito", disse.


O aumento de sete vagas valerá a partir de 2013 e foi justificado pela alteração na Constituição Federal, que determinou a quantidade de vereadores nas câmaras municipais do País. Entretanto, o texto da Emenda Constitucional diz que "será observado o limite máximo de 23 vereadores, nos municípios de mais de 300 mil habitantes e de até 450 mil habitantes", não obrigando, portanto, as câmaras dessas cidades a chegarem a esse limite.


Fonte:O Diário de Mogi

Professores levam pleito às ruas

MOBILIZAÇÃO Alunos e professores da ETEc realizaram “aula campal” ontem, no Largo do Rosário


Mariana Leal


As atividades na Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes, ainda não foram totalmente retomadas por conta da greve parcial do corpo docente, mas na manhã de ontem, cerca de 70 alunos do Ensino Médio e Técnico se reuniram no Largo do Rosário para ouvir seus professores em uma "aula campal". O objetivo do encontro foi informar a população sobre as reivindicações da categoria, que pleiteia reajuste salarial e melhores condições de trabalho. O Centro Paula Souza informou que reuniões estão sendo agendadas para este e o próximo mês para elaboração de um novo plano de carreira dos profissionais e que a pauta de pedidos passa por análise.


"Aceitamos uma sugestão do grêmio estudantil, que tomou como exemplo uma manifestação similar que aconteceu na quinta-feira passada, no Vale do Anhangabaú. Aproveitamos a ocasião para explicar este nosso pedido, que é justo, não vai além de um aumento maior do que o proposto (11%), progressão de carreira, aumento do vale-refeição e data base de dissídio. Pedimos, mas o Governo não nos ouve", disse o professor de História e Ética, Paulo Roberto Ciaccio, que falou sobre os princípios de ética e cidadania, e lembrou de greves que ficaram na memória do Brasil e do mundo.


No espírito da proposta, Lucia Aparecida Rossini de Oliveira Cintra, professora de Química, aproveitou para reforçar a tabela periódica. Seguindo a sequência das famílias, ela fazia frases com os elementos químicos e animava os estudantes. "Já estou com saudades de vocês", iniciou.


O apoio aos professores é totalmente incentivado pelo presidente do grêmio estudantil, Rodrigo Basílio, 18 anos, estudante do 3º do Ensino Médio. "Estamos vendo o lado da educação, que favorece alunos e educadores. Considero justa a causa e, por isso, é relevante lutar por ela. Para não ficarmos desamparados, cada classe montou um grupo de estudos. O Ensino Técnico se preocupa com o TCC (Trabalho de Conclusão de Cursos), que já está para ser apresentado", contou.


E é justamente isso o que preocupa Jean Pierre Batista, 16, aluno de Turismo. Ele está há quase um ano trabalhando em seu projeto sobre Turismo Sustentável, em parceria com a colega Ingrid Dayane Pereira Silva, 18, mas a greve preocupa, pois as datas das palestras já foram marcadas e ele agendou com os profissionais da área para discursarem no próximo dia 27. Caso as atividades não seja retomadas logo, eles temem não conseguir cumprir as exigências do trabalho. "Estamos com medo, pois todos vão ser prejudicados com isso. Temos grade de aula para cumprir e precisaremos repor, com certeza", afirmou.


Fonte:O Diário de Mogi

Em obras: Ampliação de escola vai custar R$ 3 milhões

Até outubro, a Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes (CAIC), passará por uma reforma completa para acomodar os alunos e reforçar estrutura
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

Ontem começou a reforma do telhado de duas salas de aula danificado pelos ventos de terça-feira
A Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes, conhecida como CAIC, na Vila Cléo, no distrito de Brás Cubas, passará por uma transformação geral ainda este ano. Foi anunciado ontem um projeto de reforma geral, um investimento avaliado em torno de R$ 3 milhões.

As obras terão início em outubro. Um dos motivos levado em conta na hora da elaboração do projeto foi a localização do prédio que fica em uma área alta da cidade. No fim do ano passado, o CAIC foi danificado com as fortes chuvas. Em fevereiro pelo mesmo motivo foram registrados estragos ainda maiores. Na ocasião os 1,7 mil alunos tiveram um acréscimo de duas semanas nas férias escolares e reparos tiveram que ser feito em caráter emergencial no telhado. "A concepção do projeto levou em consideração a grande incidência de ventos e propomos soluções definitivas para resolver esta situação", informou a secretária adjunta de obras, Rita Pomares. Segundo ela, outras mudanças vão melhorar o espaço. "No prédio principal, que atende 5ª a 8ª série, vamos trocar a cobertura e as janelas. A creche será totalmente reformada e o anexo, onde são atendidos os alunos do 2º ano à 4ª série, será reestruturado e ganhará mais duas salas", detalhou. 
A reforma prevê que diversas benfeitorias sejam realizadas na escola. "O projeto atende a todas as necessidades da equipe da escola e, principalmente, dos alunos. Vamos transformar a quadra coberta em um auditório e fazer a adequação da outra quadra em um ginásio de esportes", explicou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Avila Horle. 
A licitação está em tramitação na Prefeitura e deve ser concluída até setembro. A empresa que fará a reforma terá 270 dias para entregá-la. A instituição atende alunos do berçário até a 8° série. 



Telhado
Começou ontem os reparos no telhado de duas salas de aula danificados pelos fortes ventos que atingiram a cidade na tarde de terça-feira. No momento do temporal, não havia alunos no local. 
Cerca de 140 estudantes tiveram as aulas suspensas na quarta-feira e voltaram ontem à escola, mas os alunos tiveram que ser realocados para outros espaços. A previsão é de que o reparo termine até a próxima semana, isso se as condições climática ajudarem.


Energia 
Moradores da Estrada de Taiaçupeba, na altura do quilometro 64.5, ficaram cerca de 40 horas sem energia. O problema foi resolvido na manhã de ontem. "Ficamos sem água porque somos abastecidos por meio de bombas", descreveu o comerciante Paulo Galvão Alves, de 61 anos.

Fonte:Mogi News

Kubota: Empresa tem cinco anos para remover amianto

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) confirmou ontem que a empresa VM Leon Engenharia e Construções Ltda. já pode iniciar o processo de remoção de toneladas de resíduos de amianto que foram abandonados nas instalações da antiga fábrica Kubota, que funcionou no distrito de César de Souza até o fim dos anos 1990. 
A Kubota usava materiais à base de amianto para produzir freios de trens. Depois da falência, os proprietários deixaram os resíduos nos galpões da fábrica. Por quase uma década, discutiu-se uma solução para o problema, até que o empresário José Moreno Leon adquiriu a área e negociou com a Cetesb para a retirada dos resíduos considerados tóxicos. No dia 1º deste mês, a Cetesb emitiu o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental para a VM Leon Engenharia. A empresa, porém, terá cinco anos para concluir a remoção do amianto para o aterro da Resicontrol Soluções Ambientais, localizada no município de Tremembé, no Vale do Paraíba. O documento tem validade até 1º de junho de 2015, segundo a Assessoria de Imprensa da Cetesb. A companhia acredita, entretanto, que o todo o material será retirado nos próximos meses. A direção da empresa deverá se manifestar hoje sobre os preparativos para o transporte dos resíduos ao aterro do Vale do Paraíba.




Exigências
A assessoria da Cetesb destacou que a Kubota deixou um mix de resíduos contendo amianto acondicionado em sacarias e a granel. São itens de freio para uso rodoviário e ferroviário, originários da fabricação de freios automotivos. O volume estimado é de 1,5 mil tonelada de resíduos.


De acordo com as exigências da Cetesb, a empresa deverá atender integralmente as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e demais órgãos envolvidos quanto à manipulação, à movimentação, à remoção, à embalagem e à destinação dos resíduos em questão, bem como verificar a eventual necessidade de autorização também desses órgãos.




Transporte
A VM deverá ainda apresentar relatórios de controle de envio do resíduo e certificados e documentos de recebimento emitidos pela empresa Resicontrol Soluções Ambientais. Deverá ainda a VM contratar somente transportadoras aptas e que tenham veículos com equipamentos compatíveis com o estado físico e o tipo de embalagem dos resíduos a serem destinados. (B.S.)


Fonte:Mogi News

Responsabilidade Social; Prêmio recebe inscrições até hoje

Projetos podem ser inscritos até a meia-noite desta sexta-feira diretamente no site. Todo o processo é gratuito
Amilson Ribeiro









Seriedade: "Independência dos jurados, todos profissionais conceituados, ressalta a credibilidade da premiação", destaca Wilson Bego
As inscrições para a sétima edição do Prêmio Mogi News/Chevrolet de Responsabilidade Social do Alto Tietê se encerram hoje. Os projetos sociais desenvolvidos nas cidades da região por empresas, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e órgãos públicos podem ser inscritos até a meia-noite desta sexta-feira. Todo o processo é gratuito e deve ser feito pelo site www.moginewsresponsabilidade.com.br. Não há limite para o número de projetos, podendo participar aqueles que já concorreram em outros anos. 
Os interessados devem iniciar o cadastro quanto antes para não ultrapassar o horário limite, uma vez que a inscrição é feita em etapas e é preciso anexar fotos e o link de um vídeo de um minuto e meio sobre o projeto. No site, é preenchido um pré-cadastro e, a partir dele, o sistema envia uma senha e um login para que o inscrito possa completar as informações. Diferentemente de outras edições, todo o material é reunido no site. O vídeo, por exemplo, deve ser postado no site YouTube e o link informado no sistema de inscrição. 
O objetivo da premiação, promovida pelo Grupo Mogi News de Comunicação e correalizada pelo Instituto General Motors, é mais uma vez reconhecer os projetos sociais, estimulando o desenvolvimento de melhorias nos já existentes e também a criação de outras iniciativas. Na avaliação dos organizadores, esta premiação, inédita no Alto Tietê, se tornou um atestado de qualidade e seriedade do trabalho social feito por empresas, ONGs e órgãos públicos, prestando uma homenagem àqueles que fazem a diferença. 
Concluídas as inscrições, terá início o trabalho da comissão julgadora, que avaliará as informações do sistema e também fará visitas técnicas a cada projeto. "A independência dos jurados, todos profissionais conceituados envolvidos com a comunidade local, na escolha dos vencedores, ressalta a credibilidade da premiação", afirma o diretor-comercial do Mogi News, Wilson Bego. Saiba mais na TV Mogi News pelo telefone (11) 2312-2401


Fonte:Mogi News

Processo: Delegada perde ação civil por danos morais

Juíza julgou improcedente a ação civil movida por Vera D´Antracoli contra o Mogi News e o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mogi e Região
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro



A delegada Vera D´Antracoli terá de pagar as despesas do processo e os honorários advocatícios
A juíza de Direito substituta do Fórum de Mogi das Cruzes, Ana Carmem de Souza Silva, julgou improcedente a ação civil, por danos morais, movida pela delegada Vera Lucia D´Antracoli Ribeiro Neves contra o Mogi News e o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mogi e Região, Waldir Fernandes da Silva. A sentença foi publicada ontem. A decisão da juíza contraria as alegações de difamação da imagem feitas pela delegada contra o jornal. Contra a decisão, cabe recurso.


Na sentença proferida do dia 26 de maio, a juíza reafirma o interesse público do MN ao publicar reportagem de 11 de junho de 2009, que tratou da denúncia feita pelo sindicato ao Conselho da Polícia Civil. A entidade acusou a então titular da Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes (Dise) de ter mandado subordinados forjarem flagrantes e de uso irregular de viaturas e do sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO).


Conforme consta na sentença, a ação movida pela delegada contra o jornal tinha como mote uma suposta ofensa à "honra objetiva e subjetiva", porque ela teria sido acusada da prática de uma série de irregularidades e ilegalidades na atuação profissional. Diante disso, a juíza afirma que "vê-se que o intuito da reportagem foi de divulgar a acusação sofrida pela delegada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Mogi das Cruzes e região em razão da condição de autoridade pública da autora. A documentação comprova a veracidade da notícia, de que, efetivamente, a autora havia sofrido acusação por parte do Sindicato dos Policiais e que este enviou ofício ao presidente do Conselho da Polícia Civil para apurar as supostas irregularidades".


A juíza diz ainda, ao se referir à reportagem, que "se não há exagero ou sensacionalismo exacerbado e em dissonância com a realidade, se não há, enfim, nada além da ânsia de transmitir à sociedade um fato de interesse público, não se há de cogitar de violação ao direito de imagem e indenização por dano moral".


Por fim, ela conclui: "Julgo improcedente o pedido de indenização por danos morais e extinta a fase de conhecimento com julgamento de mérito nos termos do art. 269, I do CPC (Código de Processo Civil). A autora arcará com a integralidade das custas e despesas processuais, além de honorários advocatícios que fixo, por equidade, em R$ 1.000,00, para cada um dos patronos dos corréus (jornal e Waldir)".


Para o presidente do sindicato, a decisão da Justiça comprova a seriedade da denúncia, bem como do MN. "Só falamos a verdade e o jornal só publicou a verdade. Não havia porquê sermos condenados por algo que não fizemos", afirmou.


A delegada terá 15 dias contados a partir de hoje para recorrer da decisão. As denúncias contra ela tiveram início em 2009, após o desfecho do processo que apurou a prisão, em flagrante, da empresária Rita Reis por falso envolvimento com tráfico de drogas. A empresária, que chegou a ficar presa por dois meses, conseguiu provar na Justiça a sua inocência.


Fonte:Mogi News

Lixão: Diretoria do Bunkyo ataca deputado federal

Clube afirma que, quando Junji Abe era prefeito de Mogi, assinou certidões que facilitaram a abertura do processo de licenciamento do aterro sanitário
Bras Santos
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya





Junji se ofereceu para ajudar a romper contrato
O presidente do Clube Bunkyo, Kiyoji Nakayama, divulgou ontem um "esclarecimento" à população em resposta a uma carta encaminhada pelo ex-prefeito e deputado federal Junji Abe (DEM) à Imprensa da cidade no dia 31 de maio. O documento assinado pela diretoria do Bunkyo contém fortes críticas ao parlamentar, que, enquanto prefeito da cidade, teria assinado certidões que facilitaram a abertura do processo de instalação do aterro sanitário que a empreiteira Queiroz Galvão quer construir no distrito mogiano do Taboão.


Na carta, o Bunkyo atribui ao deputado uma possível "falta de ética". Junji Abe se colocou à disposição da direção da entidade para tornar sem efeito o contrato de patrocínio firmado em 2005 entre a associação que representa a colônia japonesa no município e a Queiroz Galvão. O contrato garantiu recursos (cerca de R$ 100 mil) para as últimas edições da Festa Akimatsuri, que é promovida pelo Bunkyo. Em troca do patrocínio, o clube se comprometeu a ceder suas instalações para a audiência pública que discutirá o processo de licenciamento ambiental do Lixão.


Ao longo do texto, a direção do Bunkyo diz que o deputado agiu de forma demagógica ao oferecer ajuda (somente pela Imprensa) para que a associação não precise mais liberar seu ginásio para a audiência pública. Também foi destacado que o ex-prefeito nunca teria demonstrado interesse em ajudar no crescimento da Festa Akimatsuri e que Junji pode ter oferecido ajuda com a única finalidade de sair-se como herói em um processo em que ele seria "o vilão". 
A assessoria do deputado federal afirmou que o ex-prefeito vai se manifestar, mas somente depois de ler o conteúdo da carta.


Fonte: Mogi News

23 vereadores Movimento critica a ampliação

Adriano Vaccari


Moraes: "Vozes contrárias?"
Integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) criticaram a ampliação do número de vereadores eleitos. O professor universitário e históriador Mário Sérgio de Moraes, resumiu o posicionamento do grupo. "A quantidade, em hipótese nenhuma representa qualidade", disse. "A Câmara é um poder constituído para fiscalizar as ações do Executivo, fato que não ocorre em Mogi, porque a máquina administrativa atua com o apoio irrestrito dos parlamentares que, por sua vez, contam com imensa parceria do setor privado e passa a atuar em defesa dele", analisou Moraes.


"O número (23) é razoável, caso a inatividade não dominasse esta legislatura", afirmou o historiador. "Torço para que esta ampliação possibilite a entrada de uma voz contrária".


O advogado Marco Soares Junior, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, considerou o aumento indevido. "Com a atual produtividade, um número muito menor de parlamentares seria suficiente para apresentar dezenas de projetos para alteração de nomes de rua e entrega de títulos", frisou. A justificativa que os sete vereadores a mais não afetariam os cofres públicos também foi rebatida. "Todos os anos há uma sobra do Orçamento da Câmara que é devolvida à Prefeitura. Com um gasto maior, é natural que o valor seja menor".


O ferroviário Adalberto de Andrade, presidente da Associação dos Moradores do Jardim São Pedro, também se posicionou contrário. "Antes, era preciso organizar plebiscitos nos bairros para verificar o que a população queria. Com certeza, o aumento para 23 seria reprovado", salientou. (C.L.)


Fonte:Mogi News

23 vereadores

Partidos traçam novos planos com o aumento de cadeiras na Câmara
Presidentes de todas as legendas já estão revendo as estratégias para as eleições municipais do ano que vem
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mauricio Sumiya













: "PR quer eleger sete vereadores"
A maioria dos presidentes dos partidos políticos da cidade aprovou o aumento do número de vereadores para a próxima legislatura. Eles já traçam novos objetivos a partir do cenário definido para as eleições municipais de 2012. Durante a sessão de quarta-feira, na Câmara Municipal, a emenda à Lei Orgânica que amplia de 16 para 23 parlamentares foi aprovada por unanimidade. Para passar a valer, o texto precisará ser votado em plenário uma segunda vez. A expectativa é que a proposta entre na pauta na semana que vem.


A preocupação dos representantes dos principais partidos de Mogi é com o debate que ocorre no Senado sobre a reforma política, especificamente as coligações nas eleições proporcionais. A Comissão da Reforma Política da instituição votou favorável a proibição. O texto segue para ser analisado pelos senadores.


Atualmente com três representantes no Legislativo, o Partido Republicano (PR) pretende eleger até sete vereadores. O presidente do diretório municipal da legenda, Marcos Damásio, secretário municipal de Desenvolvimento, destacou que sempre trabalhou com a possibilidade dessa ampliação. "Pretendemos sair com a chapa completa de vereadores, 35 nomes, mas com a possibilidade de uma coligação", revelou Damásio, que já declarou apoiar uma eventual candidatura do prefeito Marco Bertaiolli (DEM). "Apesar de já traçar uma estratégia para os 23, minha opinião é que 21 seria o ideal", frisou.


O vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, presidente do PSDB em Mogi, salientou que "a Câmara tem autonomia para decidir o melhor para o município. Se a legislação permite, não vou questionar", disse. Ele adiantou que analisa a possibilidade de uma coligação e acredita que os tucanos irão eleger até cinco candidatos. 
Romildo Campelo, presidente do PV e ouvidor municipal, comemorou a decisão e projeta ter até dois "verdes" eleitos. "O aumento (na Câmara) representa o crescimento populacional da cidade", justificou. "Na próxima legislatura, teremos uma pluralidade maior", destacou.


"Estamos com a chapa completa definida e como acredito que as coligações serão mantidas, temos condições de coligar com o PTB, PV, PC do B ou até o PT e, assim, conquistar quatro cadeiras", afirmou o presidente do PMDB municipal, o vereador Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão.


O deputado federal Junji Abe (DEM), mas responsável por articular o PSD na região, criticou o aumento. "Vinte e um como antes do recuo é o número razoável", contou. "O PSD será da base de apoio do prefeito e estamos em busca de uma chapa forte. Nosso objetivo é eleger até cinco nomes", afirmou.




PT, PSOL e PP
Com um processo de reformulação em andamento, o Partido dos Trabalhadores (PT), que na esfera federal venceu as três últimas eleições, mas na municipal não tem nenhum representante, tem planos para contar com três parlamentares. "Lançaremos chapa completa até para o cargo majoritário e buscamos apoio do PTB, PC do B e o PP", garantiu. "A ampliação aumenta a representatividade dos movimentos sociais e entidades de classe", ponderou o presidente petista Clodoaldo aparecido de Moraes.


Presidente do PSOL em Mogi, Inês Paz, revelou que a estratégia é "Mogi ter novamente uma voz dissonante das determinações do Executivo". "Com a ampliação, a possibilidade de vozes contrárias ao poderio da Prefeitura podem aparecer", destacou.


"Acredito que 19 cadeiras seriam suficientes", avaliou o presidente do PP da cidade, José Gustavo Ferreira dos Santos. "Nossa meta é atingir um número de votos que coloque dois progressistas no Legislativo", disse.


Fonte:Mogi News

Quem?

 Pouco mais 48 horas depois de ir a plenário, durante sessão da Câmara Municipal, e queixar-se, em público, do funcionamento do Sistema Integrado de Saúde (SIS) da rede municipal, a médica e vereadora Vera Rainho (PR) mudou o discurso. Ontem, por telefone, ela garantiu que tudo "não passava de um mal entendido" e que o novo sistema era complexo, em processo de implantação, e que gerava muitas dúvidas aos usuários, seus pacientes. 






Telefone vermelho



"Os pacientes ficam questionando se o histórico deles (prontuário) não está no computador do Posto de Saúde e, quando respondo que ainda não, eles ficam muito revoltados", explicou Vera Rainho. "O problema é que vou ouvindo isso e tantos outros questionamentos e que chega um determinado momento, não dá para aguentar mais. Foi um desabafo. Mas foi tudo mal entendido. O sistema vai ajudar muita gente. É um projeto inovador", completou a vereadora. Mas há quem garanta que a mudança de postura da vereadora decorreu após alguns telefonemas que ela teria recebido da Secretaria de Saúde, na quarta-feira pela manhã. 




Falta de médico - I
Coincidência ou não, na manhã de ontem, o presidente da Associação de Moradores do Jardim Piatã, Geraldo Nascimento, ligou para o Mogi News reclamando do mau atendimento na UBS da Ponte Grande. Segundo ele, pela segunda vez em dois meses o médico da unidade faltou e a consulta dele não pôde ser remarcada. "Tenho problema de pressão alta (hipertensão) e em vez de me encaminharem para outro médico, me mandaram ligar para a Central de Agendamento e marcar para o mês que vem". 






Falta de médico - II
De acordo com a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, funcionários da UBS tentaram avisar Nascimento da ausência do médico e que a consulta teria sido remarcada para hoje. A dificuldade, segundo a Prefeitura, teria sido no número do telefone dele fornecido erroneamente. 
Adriano Vaccari






Blecaute




Cena inusitada durante cerimônia de inauguração da nova Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Após apresentação de vídeos de flagrantes registrados pelas antigas 32 câmeras, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) convidou a todos os presentes para conhecerem a nova "Sala de Situação" da Ciemp. Quando Imprensa e convidados entraram no ambiente, ocorreu um apagão, e os todos monitores desligaram. O secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, e assessores do prefeito garantiram que "esta foi a primeira vez na história da Ciemp, em cinco anos, que todas as câmeras ficaram fora do ar". O blecaute, durou cerca de 45 minutos, segundo convidados. 
Adriano Vaccari






Big Brother - I
O que as câmeras podem ter registrado, mas que não foi visto pelas autoridades e lideranças de bairro presentes ao evento, foi um acidente de trânsito ocorrido no cruzamento da avenida Francisco Ferreira Lopes, bem no momento da apresentação - e blecaute - na nova Ciemp. Um motorista supostamente embriagado ultrapassou o sinal vermelho e bateu em dois carros. Ou seja, se o sistema não tivesse saído do ar, o público poderia ter assistido a um acidente ao vivo.






Big Brother II
Pouco depois que o sistema foi restabelecido, os convidados, entre os quais o juiz e diretor do Fórum de Mogi, Célio de Almeida, puderam conferir um flagrante de furto de carro no centro de Jundiapeba. Coincidência ou não, em questão de minutos, viaturas da Polícia Militar compareceram ao local e prenderam o rapaz. 






Ampliação
O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, disse ontem à coluna que o novo sistema de monitoramento, com 283 câmeras, poderá ser ampliado e atingir o número de 400 câmeras, a exemplo de Campinas, num futuro breve. Tudo, graças ao mecanismo de fibra óptica, de 110 km, implantado na cidade. Outra novidade, segundo ele, é a aquisição de um software que identifica e avisa os guardas sobre "movimentos suspeitos". 






Câmara verde
O presidente da Câmara, vereador Mauro Araújo (PSDB), está empenhado em transformar a Casa de Leis em exemplo de preservação ao Meio Ambiente. Depois de implantar a coleta seletiva entre funcionários do prédio, ele quer agora substituir as luminárias por lâmpadas LED. Araújo acredita que, com o novo sistema, a conta mensal de R$ 16 mil da Casa de Leis reduza o valor em até 80%. Se a proposta, que ainda está em estudo for concretizada, a Câmara de Mogi será a primeira do Alto Tietê a implantar uma medida sustentável. 
Divulgação






Divino no mundo











A Coordenadoria de Turismo da Prefeitura de Mogi está elaborando um pesquisa de público na Festa do Divino Espírito Santo. O questionário, com 30 perguntas, é feito por funcionários e alunos da ETE Vargas e será tabulado nas próximas duas semanas. Até o momento, chamou a atenção da Coordenadoria de Turismo o grande número de turistas de outros Estados (Santa Catarina, Bahia e Paraná) e outros países (Holanda, Alemanha e Japão). É a Festa do Divino de Mogi para o Mundo.


Fonte:Mogi News