sábado, 3 de dezembro de 2011

Na recepção por gentileza procurar por JEFFERSON EMIDIO para poder dar continuidade no atendimento.

jeffemidio jeffemidio@bol.com.br 

Zoneamento, eterno foco de problemas

Enquanto Mogi das Cruzes não definir, de uma vez por todas, um Plano Diretor capaz de ordenar o crescimento da Cidade por um longo período, com regras gerais que tenham por objetivo exclusivo o desenvolvimento e a qualidade de vida dos cidadãos, as decisões sobre mudanças no zoneamento continuarão sendo feitas de maneira fatiada, ao bel prazer de interesses pessoais de um ou outro vereador, levantando todo tipo de suspeição e discussões inócuas e até ações judiciais, como a que já ocorreu em Bady Bassitt, no Interior de São Paulo. Lá, segundo sentença enviada por um leitor à coluna, os vereadores foram condenados em ação popular por alteração do zoneamento para atender a interesses particulares. No acórdão do Superior Tribunal de Justiça, o ministro ressaltou que "compete ao Município legislar sobre questões atinentes a interesse local, dentre eles, promovendo o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano, cuja população está sujeita às limitações urbanísticas impostas pelo Poder Público, in genere, são realizadas em prol do interesse coletivo". O STJ também acolheu a tese de que "a imoralidade administrativa" está bem estampada na ata da sessão, onde ficou claro que a mudança de um loteamento residencial para de uso misto foi feita "unicamente para atender interesses de algumas pessoas". Também foi acolhida a tese de que a lei aprovada "padece de vícios, uma vez que foi promulgada para atender determinadas pessoas, deixando de estabelecer regras gerais, abstratas e impessoais". O que dizer então do caso de Mogi, onde até os beneficiados foram expostos durante a audiência pública? Está na hora de a Cidade pensar grande e definir seu futuro com ajuda de técnicos especializados no assunto e não mais ao sabor da vontade de alguns, com competência duvidosa para tal missão.
Fórum
O advogado José Carlos de Souza está pedindo providências às autoridades estaduais para que o detector de metais instalado na entrada do Fórum de Mogi volte a funcionar. Segundo ele, "sem funcionamento adequado, o aparelho acaba permitindo que indivíduos entrem com armas ou outros objetos, podendo cometer crimes, com o que aconteceu na noite do dia 11 de novembro passado".

Confederação
Miguel Torres, atual presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, foi eleito e já tomou posse no cargo de presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, vinculada à Força Sindical. Seu mandato vai durar até 2015. Uma de suas metas será "combater a crise com a valorização do setor produtivo e geração de empregos".

Desnível – 1
Os usuários dos trens da CPTM que fazem o percurso Suzano-Mogi estão enfrentando sérias dificuldades para descer na Estação de Braz Cubas, onde um desnível de 20 a 40 centímetros entre a plataforma e as portas das composições. Problemas principalmente para idosos e portadores de deficiência que "precisam se agarrar na lateral da porta a fim de evitar o risco de queda", denunciou o vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), em requerimento ao governador e diretores da CPTM.

Desnível – 2
Segundo o documento de "Geraldão", a situação é tão complicada que alguns passageiros, sem condições de atravessar o vão entre trem e plataforma, chegam a seguir viagem até a Estação Central de Mogi para retornar a Braz Cubas e descer na plataforma oposta à que apresenta tal problema.


Fonte:O Diário de Mogi

Pintor deve ter prisão prorrogada

MARA FLÔRES

A Polícia Civil deverá requerer à Justiça, na próxima semana, a prorrogação da prisão temporária do pintor Antônio Carlos Rodrigues da Silva Junior, o Tartaruga, réu confesso do assassinato das irmãs Renata e Roberta Yoshifusa. O crime ocorrido na Vila Oliveira completará um mês no próximo dia 11, mas até agora o inquérito não pôde ser concluído em razão da falta de depoimentos de algumas testemunhas – em especial, dos pais das vítimas - e também da necessidade de espera de alguns laudos que podem trazer novas provas que ajudem a esclarecer o caso. A investigação está sob sigilo, mas O Diário apurou ontem que um primeiro resultado do Instituto Médico Legal (IML) já está em poder da Polícia mogiana.


Conforme as informações obtidas por O Diário, não foram encontrados sinais de esperma no material vaginal colhido da estudante de Direito, Renata Yoshifusa, de 21 anos, o que seria uma prova incontestável do envolvimento do pintor no caso e mais do que suficiente para a sua prisão preventiva - com isso, ele seria automaticamente transferido da Cadeia Pública para o Centro de Detenção Provisória (CDP), do Taboão, onde aguardaria o julgamento pelo tempo necessário.


A inexistência dessa prova, no entanto, não altera a acusação de duplo estupro, além do duplo homicídio, que respalda a prisão temporária de Tartaruga. Isso porque há sinais físicos claros em Renata que indicam que houve sim a violação sexual (mas sem a ejaculação do agressor), o que reforça a tese de motivação sexual para o bruto assassinato. Renata, que segundo o próprio acusado, foi a primeira a ser morta, foi encontrada nua, sob a mesa da cozinha, com as pernas abertas e marcas de abuso na região íntima.


A irmã mais nova, Roberta, de 16 anos, também foi deixada na cozinha pelo assassino, porém, no chão. Ela também apresentava sinais físicos de violência sexual, mas o resultado do exame no material colhido da vítima deverá sair apenas na próxima semana, segundo o apurado pela reportagem. Ainda que não tenha finalizado o ato sexual, em ambos os casos os indícios encontrados nas vítimas são suficientes para que o acusado venha a ser julgado pelo crime de estupro.


Além desse resultado referente ao material vaginal colhido de Roberta, a Delegacia de Homicídios também aguarda o laudo pericial de outras provas encontradas na cena do crime. Também faltam ser ouvidas algumas testemunhas, como os pais das meninas – Roberto e Rita Yoshifusa – que, segundo a Polícia, ainda não reúnem condições psicológicas para prestar depoimento. Não está descartado, também, que o pintor volte a ser ouvido pelos policiais que investigam o caso. Na primeira oitiva, no dia seguinte ao crime, Tartaruga confessou que matou Renata e Roberta, mas negou os estupros. Ele alegou que teve um "branco" e não sabe porque golpeou as vítimas com um objeto redondo e depois as matou com várias facadas na região do pescoço e da cabeça.


No caso de Renata, a perícia indica que ele estava de frente ou em cima dela quando cortou a sua garganta, depois de por várias vezes bater na sua cabeça com um objeto redondo que pode tê-la deixado inconsciente. Já em Roberta, as marcas indicam que ela foi golpeada por trás, provavelmente na sala e, depois, arrastada para a cozinha. Em ambas as vítimas, as marcas indicam requintes de crueldade por parte do assassino.


Como a prisão temporária do pintor vence no próximo dia 12, a Polícia terá que, ainda na próxima semana, solicitar a sua prorrogação por mais 30 dias (o máximo permitido) ou, então, pleitear a preventiva, para impedir que o acusado seja colocado em liberdade.


Fonte:O Diário de Mogi

Governo tenta evitar “apagão aéreo”

SÃO PAULO
A Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) anunciou ontem medidas para preparar os aeroportos para o período de fim de ano, época considerada como alta temporada. Somente em dezembro, mais de 16 milhões de passageiros deverão embarcar, movimento 12% superior à média do ano e 13,6% maior que o mesmo mês de 2010.


A operação especial de fim de ano contempla medidas como melhoria da infraestrutura aeroportuária, ampliação do acesso à informação pelos passageiros, reforço de pessoal nos aeroportos e gestão operacional integrada. Entra em operação, ainda em dezembro, o novo terminal do aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, aumentando a capacidade do aeroporto em 5,5 milhões de passageiros ao ano.


As principais companhias aéreas firmaram o compromisso com a redução do tempo de espera de check-in e de restituição de bagagens. Para isso, as empresas vão aumentar as equipes de atendimento, ocupar todas as posições de check-in nos horários de pico, incentivar o check-in pela internet e o uso de totens de autoatendimento nos aeroportos, praticar o endosso de passagens entre as empresas, além de evitar a prática de overbooking.


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai intensificar a atuação nos principais aeroportos brasileiros a partir de 16 de dezembro. Além do reforço na fiscalização, haverá também técnicos aptos a prestarem informações aos passageiros.


Fonte:O Diário de Mogi

Obra em Cumbica desaba e fere 2

SÃO PAULO
Enquanto o governo federal anunciava medidas antiapagão aéreo e confirmava para o dia 20 a data de abertura do novo Terminal Remoto do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a obra literalmente desabava. Parte do teto do terminal em construção caiu, deixando dois funcionários levemente feridos. A empreiteira Delta, contratada por R$ 86 milhões pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), não explicou o motivo do acidente e diz que a data de inauguração agora vai ser "reavaliada".


O desabamento aconteceu entre 13h30 e 14h de ontem, quando o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt e os presidentes da Infraero, Gustavo do Valle, e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, estavam no auditório do aeroporto falando sobre melhorias nas operações de fim de ano.


Todos foram embora antes que a notícia sobre o acidente se espalhasse. A Infraero diz que a responsabilidade sobre o fato é toda da Delta Construções - que lidera o ranking de empresas que mais receberam recursos da União nos últimos cinco anos.


Em nota, a Delta disse que o problema aconteceu na estrutura auxiliar de sustentação dos dutos de ar-condicionado e os operários feridos já foram liberados, após receberem atendimento da equipe médica do aeroporto e dos bombeiros. Informou também a situação na obra foi normalizada.


Trabalhadores ouvidos pela reportagem afirmam, no entanto, que faziam tudo "com pressa". O prazo oficial dado pela Infraero para a Delta para deixar o Terminal Remoto pronto era janeiro, mas o governo exigiu da construtora que deixasse o espaço "operacional" - ou seja, pronto para funcionar - até o dia 20 deste mês, como a reportagem adiantou ontem. Assim, Cumbica ganharia um "puxadão" para mais 5,5 milhões de passageiros por ano, aumentando em quase 30% a capacidade do aeroporto.


Tanto o Ministério Público Federal (MPF) como o Tribunal de Contas da União (TCU) já haviam questionado a obra, que chegou a ser interrompida por quase dois dias em setembro, menos de dois meses depois de ter começado.


Se fosse entregue no dia 20, seria um terminal inteiro construído em apenas cinco meses. Em agosto, a Infraero entregou outro "puxadinho" em Cumbica - uma sala de embarque com capacidade para 1,2 milhão de passageiros por ano, construída em quatro meses.


Fonte:O Diário de Mogi

Suzano Visul e Candido: réus em ação de acessibilidade

Processo prevê que, em seis meses, seja feita a adaptação dos veículos e dos pontos às necessidades
Vivian Turcato
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Punição: Texto da ação prevê uma multa diária de R$ 500 por veículo da Visul sem acessibilidade
A Prefeitura de Suzano e a Viação Suzano Ltda. são réus na ação civil pública instaurada pelo Ministério Público para garantir acessibilidade no município. O processo foi distribuído há 15 dias pelo promotor Adolfo Sakamoto Lopes. Nele, há o pedido de concessão de medida liminar, para que no prazo de seis meses (após o deferimento do juiz) haja a completa adaptação de todos os veículos utilizados no transporte público municipal (ônibus e vans) e também os pontos de parada, às necessidades dos idosos e das pessoas deficientes. O texto prevê multa diária de R$ 500 por veículo e ponto sem acessibilidade. 
Lopes ressaltou na ação a importância dessa determinação. "Idosos e pessoas com deficiências foram alijados do convívio social em razão da falta de acessibilidade, de modo a impedi-los de participar e de desenvolver sua capacidade como indivíduo e cidadão. Esta situação de inércia levou a uma acomodação por parte da sociedade mantendo o grupo marginalizado e segregado. Existem milhares de pessoas que não podem exercer o direito ir e vir", criticou. 
Sobre a Visul, o promotor anexou um relatório do Instituto de Criminalística (IC) que aponta a falta de carros adaptados na frota da empresa. 
"A empresa que presta serviços de transporte de passageiros se apresenta sem as devidas adaptações que permitam aos idosos e às pessoas com deficiência a liberdade de locomoção como um dos atributos do exercício pleno da cidadania", disse. 
No entanto, essa situação não é só de responsabilidade da concessionária, segundo a análise do promotor. A prefeitura "reconhece essa situação".


E mesmo assim, conforme Lopes ressaltou a administração municipal firmou contrato concedendo permissão para que 232 linhas de serviço de transporte complementar de passageiros, sem que exigisse dos permissionários a utilização de veículos adaptados.


Fonte:Mogi News

Comemoração Brás Cubas festeja 58 anos com desfile

Distrito mais populoso de Mogi das Cruzes irá comemorará aniversário hoje de manhã; expectativa é de envolver 700 pessoas na apresentação
Divulgação

Distrito tem mais de 104 mil habitantes, de acordo com dados oficiais divulgados pelo Censo 2010
Com o tema "Brás Cubas Crescendo com Você", a comunidade comemorará os 58 anos do distrito mogiano neste sábado, a partir das 9 horas, com o tradicional desfile cívico-militar. A expectativa é de que 700 pessoas passem pela rua Dr. Deodato Wertheimer para apresentar o desenvolvimento do bairro. Participarão do evento estudantes de escolas municipais e estaduais, policiais, clubes, grupos de idosos e voluntários, entre outros. 
A festa está sendo organizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Administração Regional do Distrito, Conselho Distrital de Brás Cubas, Sesi e Associação Comercial - Distrital Brás Cubas. 
Além do desfile no período da manhã, a festa de aniversário do distrito reserva outras atividades para o período da tarde. 
Às 13 horas, a programação continua na praça Francisco Urbano com apresentações culturais de artistas locais com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.


Brás Cubas é o distrito mais populoso de Mogi das Cruzes. Pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, eram 104.937 habitantes. A região tem sido alvo de grandes investimentos da administração municipal, como a obra no córrego de Canudos, o Hospital Municipal de Brás Cubas e a reurbanização dos bairros Jardim Lair e Jardim Aeroporto, entre outras iniciativas.


O distrito também tem mais de mil alunos em período integral e recebeu sete novas creches e três Academias da Terceira Idade (ATI). 
Brás Cubas também terá o terceiro Cempre de Mogi das Cruzes com a reforma e ampliação da Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes, conhecida como Caic. As obras deste complexo educacional foram divulgadas há poucos dias pela Prefeitura.


Fonte:Mogi News

Liberado Justiça determina reativação do radar dedo-duro na Mogi-Bertioga

Juiz, porém, manteve anuladas as multas por excesso de velocidade enquanto situação era considerada irregular
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Com o aval da Justiça, o radar poderá voltar a multar veículos com irregularidades na documentação, daí o apelido de "dedo-duro"
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já pode religar o radar eletrônico, o chamado radar "dedo-duro", instalado na rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). O juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública do Fórum Central de Mogi das Cruzes, Bruno Machado Miano, aceitou parte das argumentações apresentadas pelo órgão, vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes, e autorizou a reativação do equipamento para a fiscalização de velocidade, além do licenciamento, dos veículos que passarem pela rodovia. 
Entretanto, o magistrado manteve a decisão da juíza substituta Ana Carmem de Souza e Silva, de maio último, de que fossem anuladas as multas por excesso de velocidade, registradas anteriormente pelo equipamento. No entender da juíza, na oportunidade, as multas foram aplicadas com sinalização irregular que "proporcionava confusões e surpresa aos motoristas". 
Agora, segundo o juiz Bruno Miano, a situação foi normalizada. "Conforme se verifica das fotos juntadas pelo DER e Polícia Rodoviária, a liminar foi satisfatoriamente cumprida, com sinalizações suficientes para evitar confusões e surpresa aos motoristas. Assim sendo, e considerando o interesse público na manutenção do radar eletrônico, a fim de educar os motoristas e prevenir acidentes, defiro o requerimento, liberando a reativação do radar aqui tratado", diz o despacho do magistrado. 
O DER confirmou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, os planos de reativar o equipamento e informou que está "estudando a melhor data para isso, o que será amplamente divulgado". O órgão, porém, não confirmou nem descartou se o radar permanecerá no mesmo trecho da via. 


Portaria 
Para motoristas multados pelo radar "dedo-duro", a comemoração é parcial. Isto porque, segundo o advogado José Carlos de Souza, o Charutinho, apesar da anulação e da retirada dos pontos pelo Detran (Departamento de Trânsito), por determinação da Justiça, muitos motoristas não conseguem renovar a CNH. "Os pontos surgidos com as autuações do radar geraram instaurações de portarias informando que o motorista ultrapassou o limite de 20 pontos e não pode renovar a CNH. O que aconteceu, na maioria dos casos, é que o Detran retirou os pontos que a Justiça determinou, mas não informou aos delegados de trânsito para retirar também as portarias, o que é absurdo e prejudica aqueles que precisam da CNH para trabalhar", disse. Segundo Charutinho, ao menos 40 motoristas mogianos estão nessas condições. "Em todos os casos, estou juntando a decisão judicial e entregando na Ciretran". 
No processo em trâmite no Fórum de Mogi, o DER confirmou a exclusão de 45.992 registros de pontos sem portaria, em 24 de agosto, 9.171 registros com portaria e em 22 de setembro outras 294 exclusões de registros de pontos sem portaria.


Fonte:Mogi News

Investimento Confirmado ginásio de paradesporto em Mogi

Complexo para formação de atletas deverá funcionar até o primeiro semestre de 2013. Será construído no Jardim Rodeio, ao lado da AACD
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Linamara: "Mogi é um celeiro de atletas, em especial, para o paradesporto. Com este centro do paradesporto virão mais medalhas"
O primeiro complexo paradesportivo de Mogi das Cruzes, com ginásio, vestiário e diversos equipamentos para formação de atletas, deverá funcionar até o primeiro semestre de 2013, às margens da avenida Pedro Romero, no Jardim Rodeio. O prazo foi estipulado ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, durante a solenidade de inauguração do Centro de Reabilitação "Dr. Luiz Roberto Barradas Barata", da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). 
Aliás, o ginásio de paradesporto, voltado para diversas modalidades, ficará ao lado da AACD, num prédio anexo, com a missão de "servir de apoio" às atividades do centro de reabilitação da instituição, além de formar atletas mogianos para representar o Brasil em diversas competições, como as paraolímpiadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. 
Até então, atletas mogianos de renome na cidade, como Dirceu Pinto, medalhista de ouro (categorias individual e dupla) nas Paraolimpíadas de Pequim, não tinham um local específico para treinamento, além do Ginásio Municipal "Hugo Ramos". 
"Mogi das Cruzes é um celeiro de atletas em diversas modalidades, em especial, para o paradesporto. Haja vista os exemplos do Dirceu (Pinto) e do Fábio (Dornelles que teve medalha de ouro no Pan Americano de Guadalajara, na última semana), sem o centro do paradesporto. Com este centro do paradesporto virão mais medalhas, muito mais", ressaltou Linamara.


Até o fim deste mês, ela e o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) devem se reunir para definir os últimos ajustes no projeto executivo, em análise pela pasta. Linamara evitou citar valores do investimento para construção do complexo, mas garantiu que tem carta branca do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), para reservar parte do orçamento da pasta para a implantação do complexo em Mogi.


A previsão do prefeito Marco Bertaiolli é de que o espaço, um ginásio com dimensões e estrutura oficiais que atendam às exigências da Confederação do Paradesporto Brasileiro, comece a ser construído no primeiro semestre de 2012 e sirva como um centro de formação e treinamento de atletas para disputas paradesportivas. "Com certeza, no início de 2013, antes dos Jogos Abertos do Interior, que Mogi será sede, este complexo estará pronto", ressaltou Bertaiolli. No mês passado, o prefeito já havia anunciado os planos para ter um complexo paradesportivo, estimado em R$ 2 milhões. Após a conclusão das obras, o Estado deverá contratar uma organização social para fazer a gestão do centro. 
Vítima de um acidente em uma piscina há sete anos que o deixou tetraplégico, o medalhista panamericano na bocha Fábio Dornelles ficou emocionado com a novidade. "Ter um centro do paradesporto é um sonho que se realiza para os atletas de hoje e que começa a ser implantado para os atletas do futuro. Foi no esporte que me senti capaz e me deu uma nova vida", disse.




Fábrica
Além do ginásio, o Centro de Reabilitação "Luiz Roberto Barradas Barata" poderá ter outro prédio anexo: é da fábrica de órtese e prótese da AACD. O presidente da instituição, Eduardo Carneiro, informou ontem que avalia a possibilidade de, num futuro próximo, construir a fábrica aos fundos do centro de reabilitação. Por enquanto, os "moldes" dos membros serão feitos em Mogi e a produção na capital.


Fonte:Mogi News

Centro de Reabilitação Inaugurada, AACD começa a atender pacientes na segunda

A expectativa é de que em 15 dias o número máximo de 104 atendimentos seja alcançado
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Autoridades percorreram todas as instalações do Centro de Reabilitação da AACD, inaugurado ontem. Primeiros pacientes serão atendidos já na próxima segunda-feira
A unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) foi inaugurada ontem. A expectativa é de que nesta segunda-feira o prédio, que recebe o nome do ex-secretário de Estado de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, receba os 34 primeiros pacientes. A expectativa do gerente administrativo da unidade de Mogi, Fabio José Souza, é de que em 15 dias o número máximo de 104 atendimentos seja alcançado. O secretário municipal de Saúde, Paulo Villa Bôas de Carvalho, disse que a demanda de pessoas que buscam atendimento no centro gira em torno de 200 pacientes e que a AACD comporta a todos.


A solenidade reuniu diversas autoridades, como o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), o presidente voluntário da AACD, Eduardo de Almeida Carneiro, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistela, a deputada estadual Célia Leão (PSDB), a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB) - as duas políticas são deficientes -, o presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), vereadores, entre outras autoridades e convidados.


A unidade de Mogi vai contar com atendimento de ortopedia, neurologia, pediatria e fisiatria, entre outros serviços prestados por 37 profissionais. A AACD conta com 22 salas e tem a capacidade de realizar 342 consultas e 1.754 terapias por mês. "Os pacientes da região que eram atendidos na Mooca e no Ibirapuera foram transferidos para cá. São 100 pessoas que geram vários procedimentos", esclareceu Souza. Ele ressaltou que a intenção é aumentar progressivamente o número de pessoas atendidas pela AACD. "Nossa capacidade é de 104 procedimentos por dia, isto durante o mês chega a quase 22 mil", acrescentou.


O secretário afirmou que, se houver necessidade, a unidade, que atenderá em dois turnos, passará a operar em mais um. "Temos cerca de 200 pacientes espalhados que vagarosamente estão voltando para cá. A unidade tem a capacidade de atender todo mundo. No futuro poderemos fazer um terceiro turno dentro da necessidade", disse. 
Para manter o atendimento aos pacientes, a entidade contará com subvenção da Prefeitura. "Esta unidade vai atender todas as cidades da região. Mogi aprovou na Câmara uma subvenção mensal de R$ 80 mil para sua manutenção. As outras cidades podem e devem aprovar recursos mensais para a AACD. A diretoria da entidade vai ter este diálogo com as prefeituras da região. As contribuições vão ajudar a equilibrar as finanças e teremos também investimentos maiores", declarou o prefeito Marco Bertaiolli. O deputado estadual André do Prado (PR) informou que, por meio de emenda, encaminhará R$ 100 mil para a manutenção do centro.




Hospital
Mogi estuda firmar um convênio com um hospital de referência para trabalhar em parceria com a AACD na realização de cirurgias. A informação foi divulgada pelo presidente voluntário da entidade, Eduardo de Almeida Carneiro, que afirmou que o modelo já é usado em dois locais do país. A Santa Casa de Mogi é referência regional na realização de cirurgias ortopédicas e este foi um dos motivos que levou à escolha da cidade para receber uma unidade da AACD.


Secretária de Estado dos Direitos da pessoa com Deficiência, Linamara Battistela gostou do que viu na cidade: "Mogi faz a inclusão dos deficientes na escola e tem 100% do transporte público adaptado. A vinda desta unidade traz mais oportunidades não apenas para as pessoas com deficiência. Ela vai ajudar colocar estas pessoas no mercado de trabalho, tornando-as cidadãs mais atuantes", disse.


Fonte:Mogi News 

Caso bebê Provedor quer instalar câmeras na Santa Casa

Daniel Carvalho

No início da semana, corpo de bebê que nasceu morto na Santa Casa foi encontrado na lavanderia
A provedoria da Santa Casa de Mogi das Cruzes estuda instalar câmeras de monitoramento nos principais acessos da unidade, além de corredores onde há maior circulação de funcionários e pacientes. O objetivo é evitar novos episódios parecidos ao registrado no início desta semana, quando o corpo de um bebê que havia nascido morto foi encontrado na lavanderia do hospital, em vez de estar no necrotério. A decisão foi tomada pela Comissão Interna de Sindicância da Santa Casa, que após 72 horas de investigação, ouviu 26 funcionários e concluiu que o bebê foi colocado de forma criminosa na lavanderia, mas não conseguiu identificar os culpados. Na tarde de ontem, o provedor Mário Calderaro entregou o relatório à Polícia Civil, que deve instaurar um inquérito para investigar o crime de ocultação de cadáver.


O provedor havia marcado uma entrevista coletiva, que seria realizada na manhã de ontem no hospital, mas foi desmarcada no horário em que iria começar. Por telefone, a secretária da provedoria informou que a comissão iria se manifestar apenas por escrito. 
Agora, a administração iniciou o levantamento de custos para instalar câmeras de monitoramento nas dependências da unidade. As portarias principais, além de alguns corredores, serão monitorados. Se já estivessem funcionando, provavelmente a comissão conseguiria identificar quem entrou no necrotério e tirou o corpo do bebê do local. 
A sindicância concluiu que a episódio foi para manchar a imagem do hospital. De acordo com o boletim de ocorrência de ocultação de cadáver, J.M.G.L, deu à luz às 23h30 um bebê masculino de 37 semanas, e pouco mais de 4 quilos, que já nasceu morto. O pai da criança, C.G.P foi chamado no hospital para providenciar a documentação necessária para o sepultamento do bebê, mas isso não foi feito no sábado (dia 26). O corpo do menino, então, continuou no necrotério até às 7 horas do dia 27 (domingo), quando houve a troca de turno dos funcionários. No mesmo dia, às 10h45, o corpo foi encontrado na lavanderia, enrolado em roupas sujas do hospital. Apenas um funcionário estava responsável pelo necrotério. Durante a sindicância, 26 funcionários foram ouvidos, mas não foi possível juntar provas contra nenhum deles. Por este motivo, a Polícia Civil assume o caso. (J.S.)


Fonte:Mogi News

Agora é real Pacientes comemoram conquista

A inauguração da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) representa para os pacientes uma vitória. A distância e a dificuldade de se locomover até São Paulo eram os principais desafios que as pessoas enfrentavam. A unidade de Mogi, que fica no bairro do Rodeio, beneficiará dezenas de pessoas de todo o Alto Tietê. 
Na véspera do dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a coordenadora municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Valeriana da Silva Alves, afirmou que a AACD em Mogi vai trazer mais qualidade de vida para os deficientes da região. 
"Esta é a realização de um sonho que começou no ano passado. Agora, as mães não terão mais que se deslocar em trens e metrô para ter o atendimento em São Paulo", destacou.


A aposentada Zilda de Fátima Oliveira, de 55 anos, já comemora a instalação da entidade em Mogi. "Meu filho tem 11 anos e tem hidrocefalia. Ele faz tratamento na unidade da Mooca e já estou pedido de transferência para cá. Moro no Conjunto Santo Ângelo e a partir de agora o deslocamento vai ficar muito mais fácil", contou. Para o estudante Albert Figueira, 15, a redução no tempo de viagem é uma das melhores vantagens. "Há 5 meses faço tratamento no Ibirapuera. É complicado ficar três horas viajando. Como moro no bairro Nove de Julho, só vou levar meia hora para chegar à AACD", ressaltou.




Incentivo
Uma das pessoas presentes na entrega da AACD era Eberton Aparecido Tomaz Santos, segundo o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), um dos maiores incentivadores da vinda da unidade para Mogi. 
"Não vai beneficiar somente a mim, mas a todos que precisam. Há 4 anos e meio vou para a AACD em São Paulo. Em 2007, fui atropelado por um ônibus e a amputação foi imediata. Já pratiquei diversos esportes, agora, estou no futebol de amputados", disse. Ele fará fisioterapia no centro de reabilitação local. (L.N.)


Fonte:Mogi News

Doença Menino morre de meningite meningocócica

Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O menino foi encaminhado ao Hospital Luzia de Pinho Melo, mas não resistiu à doença e morreu
Um menino de seis anos morreu na última quinta-feira vítima de meningocóccemia, uma variação grave da meningite. Ele morava em César de Souza e a mãe o levou ao posto de saúde da Vila Suissa pela manhã com sintomas de inflamação na garganta. Mais tarde, manchas apareceram na pele da criança e a mãe retornou à unidade, mas no meio do caminho, o garoto sofreu uma parada cardíaca. Ele foi socorrido no posto de saúde e transferido para o Hospital Luzia de Pinho Melo, mas não resistiu.


Durante a manhã de ontem, agentes da Vigilância Epidemiológica de Mogi das Cruzes realizaram a chamada quimioprofilaxia nos parentes mais próximos da vítima. Durante a tarde, alunos e professores da unidade de ensino onde a criança estudava, também foram vacinados contra a doença e receberam orientações.


A Prefeitura não quis divulgar o nome da escola onde a criança estudava. Com isso, sobe para 31 o número de casos de meningite registrados este ano na cidade. O material recolhido para exame será encaminhado para análise ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.


O último caso divulgado foi registrado em setembro deste ano. A vítima era uma menina de quatro anos que morava no Jardim Margarida e estudava na Creche Sonho de Criança II, no mesmo bairro. 
Os sintomas iniciais da meningite são febre alta e vômito em jato, que podem ser confundidos com quadro de gripe forte ou virose. Por este motivo, a principal recomendação é para que os pais levem a criança para uma unidade de saúde tão logo percebam qualquer um dos sinais.




Vacinas
O Ministério da Saúde oferece gratuitamente vacinas que previnem causas diferentes de meningite. São elas: Tetravalente (DTP+ Hib - Haemophilus Influenzae tipo B); Pneumo 10 (meningites e doenças graves causadas pelo pneumococo) e Meningo C (meningites e meningococcemias causadas pelo meningococo do tipo C).


As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde e devem ser aplicadas de acordo com o calendário de vacinação de rotina.


Fonte:Mogi News

Novos postos

Jorge Moraes

O Alto Tietê poderá contar em 2012 com mais quatro bases de atendimento do Corpo de Bombeiros. Já estão avançadas as negociações entre o comando do 2º Subgrupamento da corporação e prefeitos da região para a instalação de bases em Salesópolis, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Poá. Atualmente, são cinco bases operantes: Mogi das Cruzes (com duas, Shangai e Brás Cubas), Suzano, Itaquá e Arujá. 


Inauguração
Aliás, na cidade de Guararema, a base está prestes a ser inaugurada: será às 19 horas do dia 20 deste mês. A unidade, que custou cerca de R$ 150 mil à Prefeitura daquela cidade e fica no centro, deve ser integrada futuramente à Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure) de Mogi das Cruzes.
Divulgação



Lula em Mogi? 
Será no próximo dia 10, das 9 às 16 horas, a festa de confraternização do Sindicato dos Metalúrgicos. A comemoração, com direito a churrasco, bolo e sorteio de presentes para os trabalhadores da indústria da região, no Clube de Campo, deverá contar com lideranças da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do movimento sindical, como, por exemplo, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força. O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi convidado para o evento.
Divulgação



Emoção 
A inauguração do Centro de Reabilitação "Dr. Luiz Roberto Barradas Barata", da Associação de Assistência à Criança com Deficiente (AACD) de Mogi, foi marcada ontem pelo clima de emoção. Além dos vários depoimentos acalorados de autoridades e integrantes da Corrente do Bem, que participaram da luta para trazer a unidade para a cidade, chamou a atenção da platéia, formada por mães e crianças com deficiência, o pronunciamento do juiz desembargador do Tribunal de Justiça, Antônio Carlos Ribeiro dos Santos. 


Mãe 
Nascido prematuro de seis meses, com 1.200 gramas e vítima de uma doença genética, Antônio Carlos era tetraplégico e com a ajuda da AACD, na década de 60, conseguiu avançar no tratamento de reabilitação e hoje caminha quase que naturalmente. Entretanto, em seu depoimento, ele fez questão de ressaltar a importância de sua mãe e o amor de todas as mães que levam seus filhos para o tratamento, sem medir esforços. Além de aplausos, o magistrado arrancou muitas lágrimas do público.


Telefonema 
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que também estava visivelmente emocionado, relembrou toda a saga enfrentada por ele para convencer a presidência da AACD a implantar a unidade em Mogi. "Além de mobilizar a cidade, os secretários e receber os técnicos para convencê-los a trazer a AACD, liguei para o governador Geraldo Alckmin, o vice-governador Guilherme Afif Domingos e até ao meu amigo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O Kassab ligou para o celular do presidente da AACD, Eduardo Carneiro, na Suécia, de madrugada, dizendo: ´Você tem de levar a AACD Para Mogi´. Era uma corrente positiva toda para a cidade", descreveu Bertaiolli.


Referência
O Centro de Reabilitação, que é tido pela presidência da AACD como modelo para as futuras sedes da instituição, pode se tornar referência também em tecnologia. Dentro de três a quatro meses, a unidade estará interligada - em comunicação direta - com os demais postos de saúde da cidade, hospitais e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS). 


Online 
Isso significa que todo o fluxo de atendimento, seja para agendamento de consultas ou até encaminhamento de novos pacientes pelos hospitais e postos de saúde da cidade, poderá ser online. A concretização do projeto depende da conclusão do serviço de instalação de Internet no prédio, o que está sendo feito pela própria AACD.


Mais dois 
Além da AACD, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e a Unidade Clínica Ambulatorial (Única), a serem inaugurados em janeiro de 2012, também estarão interligados ao SIS. 


Prontuário eletrônico
Trata-se de mais uma etapa do processo de informatização da rede municipal de saúde, que, segundo o secretário-adjunto, Marcello Delascio Cusatis, o Théo, deve ser concluída até julho de 2012 com a instalação do chamado prontuário eletrônico, no qual todas as informações do paciente permanecem arquivadas na rede municipal de forma que os médico e hospitais que o atenderem obtenham todo seu "histórico médico". Para atingir esta e outras etapas, como faturamento eletrônico da pasta, controle de medicamentos e vacinas, entre outros, a Secretaria de Saúde atualizará a versão do software. 


Central Médica 
Antes do prontuário eletrônico, a Secretaria Municipal de Saúde terá como desafio tecnológico a implantação da Central Médica, pertencente ao programa Telesaúde, do governo federal, que prevê a troca de informações sobre o paciente através de processos digitais à distância fazendo-se uso de sistemas de telecomunicações. A Central Médica funcionaria como espécie e intranet entre os médicos como uma espécie de "segunda opinião".


Fonte:Mogi News