terça-feira, 21 de junho de 2011

Artilharia


 O PR de Mogi deve apresentar às 19 horas de hoje, em seu escritório, oito recém-filiados, virtuais candidatos a vereador nas próximas eleições. Entre eles, segundo o secretário Marcos Damásio, estariam médicos, empresários e comerciantes. A conferir.

Despedida



















O lançamento da pedra fundamental do futuro Hospital Waldemar Costa Filho, amanhã, em Braz Cubas, com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), deverá marcar a despedida temporária do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) do cargo. Neste final de semana começa o período de licença em que ele viajará para Portugal, Espanha e França, deixando em seu lugar, até 18 de julho, o vice José Antonio Cuco Pereira (PSDB).

Oportunidade

A propósito da presença do governador Geraldo Alckmin no Distrito, seria uma excelente oportunidade para convidá-lo a visitar o Fórum de Braz Cubas. Quem sabe, com um choque de realidade, o governador optasse por resolver, de uma vez por todas, a temerosa situação daquela unidade do Judiciário? A sugestão está dada. Falta só algum tucano tomar coragem e executá-la.

Iprem
O Instituto de Previdência Municipal de Mogi (Iprem) realiza hoje, às 18h30, no auditório da Câmara, uma assembleia para prestar contas relativas ao exercício de 2010 e eleição da Comissão de Pleito para renovação dos Conselhos Administrativo e Fiscal da entidade dirigida por Paulo Vicentino. O Iprem congrega servidores ativos da Prefeitura, Câmara e Semae, além dos inativos (aposentados e pensionistas).

Fonte:O Diário de Mogi

Condemat fará diagnóstico do lixo




abel larini
A direção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) anunciou que dentro de 30 dias terá um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos de toda a Região. A proposta é que cada uma das 11 cidades faça um relatório detalhado com todas as informações sobre o volume de detritos coletados, reciclados e encaminhados à destinação final, além do orçamento gasto com o lixo. O estudo servirá de base para a discussão de uma solução regional aos detritos domésticos do Alto Tietê e foi um dos principais assuntos da reunião da manhã de ontem, em Arujá.


A coordenação deste levantamento ficará a cargo do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), que pretende, inclusive, aprimorar a discussão convidando representantes dos governos Federal e Estadual para expor as exigências da legislação de resíduos sólidos. "Fiquei responsável por fazer, de fato, um diagnóstico cidade por cidade do Alto Tietê de quanto de lixo é produzido, o que se reciclar e para onde vai os dejetos dos municípios. Com este diagnóstico em mãos, nós vamos provavelmente, no mês de julho, trabalhar neste sentido e trazer representantes federais e estaduais para tratar da lei de resíduos sólidos".


Almeida se comprometeu de, nos próximos dias, encaminhar um questionário a cada um dos 10 prefeitos, solicitando informações da realidade dos resíduos. "Os prefeitos precisam tomar conhecimento de que temos uma legislação nacional que define o prazo até o final do ano que vem para que todos os municípios tenham o seu plano diretor de resíduos sólidos. Diante disso, só vamos tratar este tema depois do diagnóstico, do levantamento e de um conhecimento mais aprofundado da lei nacional".


Questionado sobre a busca por uma solução regional ou municipal, o prefeito destacou que esta discussão também deverá ser feita com base neste estudo. "Ela poderá ser municipal, se houver uma solução municipal. Evidentemente, quando se trata de lixo e entulho é preciso um volume, inclusive para atrair a participação da iniciativa privada. Uma empresa dificilmente vai ter o desejo de entrar em um município que produz um volume pequeno de resíduos. Tudo isso temos que analisar e verificar a produção do lixo de cada lugar, quanto isso custa mensalmente e, a partir daí, vamos construir as soluções", reforçou.




Reunião


A cidade de Poá, que ainda não havia aderido ao consórcio deverá ser incluída dentro de 30 dias na pauta das reuniões. Esta foi a informação dada pelo presidente Abel Larini (PR), que diz ter sido procurado pelo prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha (PDT).


"O prefeito Testinha participou da reunião e disse que, nos próximos 30 dias, enviará à Câmara de Poá a solicitação do ingresso do Município ao Condemat. Nos já nos comprometemos a também buscar a participação do prefeito Armando Tavares Filho (PR). Acreditamos que a participação de todos os prefeitos é importante para o fortalecimento do consórcio", explicou.


Também não estiveram na reunião, os prefeitos de Mogi das Cruzes Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra (PSB), e de Salesópolis, Antônio Adilson de Moraes (PSDB).


Fonte:O Diário de Mogi

Sarney volta a desgastar governo

BRASÍLIA

Em declaração com potencial de desgastar o Planalto, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), manifestou-se ontem contra qualquer proposta de sigilo no orçamento das obras da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. O Planalto entende que não há na Medida Provisória 527 nenhum trecho que impeça a fiscalização dos órgãos de controle e que o sigilo só cobre parte da licitação como estratégia para baratear custos.


"Eu acho que nós devemos encontrar uma maneira de retirar esse artigo da MP uma vez que ele dá margem inevitavelmente a que se levante muitas dúvidas sobre os orçamentos da Copa", disse Sarney, referindo-se à medida provisória, cujo texto-base foi aprovada pela Câmara dos Deputados.


Aprovado sob a denominação de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), o dispositivo foi criticado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para quem não se pode ter despesa pública protegida por sigilo. Gurgel classificou o item do sigilo de "escandalosamente absurda".


Para Sarney, o Senado deve encontrar uma maneira de retirar esse artigo da MP. "Não vejo nenhum motivo para que se possa retirar a copa das normas gerais que têm todas as despesas da administração pública", afirmou.


O texto básico da MP foi aprovada pelos Deputados na semana passada, que ainda terão de examinar cinco destaques. A proposta só deve chegar ao Senado no início de julho. "Não acho motivação nenhuma para que haja sigilo nos gastos da Copa", reiterou o presidente do Senado.


O líder do PSDB, Álvaro Dias (PR) e o deputado Walter Pinheiro (PT-BA) discordam sobre a saída ideal para concretizar a retirada do partido. Dias defende que Sarney devolva a MP ao governo, por considerá-la "comprovadamente inconstitucional. "A devolução significaria a defesa da instituição, que tem sido atropela por MPs dessa natureza", disse. O tucano se comprometeu a votar rapidamente um projeto que vier a substituir a MP.


O petista Walter Pinheiro (BA) elogiou da tribuna a iniciativa de Sarney. "Isso fortalece a tese de que devemos ter tudo de forma transparente, principalmente algo que envolva obras", justificou. Mas apontou como saída a adoção de um acordo com a presidente Dilma para que ela vete as partes que tratam do sigilo no processo licitatório.


Pinheiro explicou que o veto impediria a rejeição da medida e consequente atraso nas obras da Copa do Mundo. "Não podemos derrubar a MP como um todo", alegou. "O jeito é separar esse item e remeter para o veto, desde que façamos um acordo prévio com o governo".


Pinheiro lembrou ter ouvido a presidente Dilma dizer que as pessoas entenderam mal o artigo do sigilo. O que, segundo ele, torna necessário clarear o texto. "Se houver erro de interpretação, vamos ver se a gente dá uma clareada", sugeriu, acrescentando que a iniciativa manterá o "espírito de agilidade" necessário para as obras da Copa do Mundo.


O senador Pedro Simon (PMDB-RS) questionou ontem, da tribuna, os motivos que teriam levado o governo a recuar na aprovação do projeto de lei que trata do acesso a documentos do governo.


Fonte:O Diário de Mogi

Planos de saúde têm novas regras


PRAZO As novas regras dos planos de saúde entram em vigor em 20 de setembro e a multa é de R$ 80 mil


RIO


A aposentada Marlene Lima de Queiroz, de 76 anos, precisou consultar com um neurologista. Foi surpreendida ao telefonar para o médico e descobrir que teria de esperar mais de 45 dias marcar a consulta. "Liguei na semana passada e a secretária explicou que a agenda estava fechada. Pediu que eu voltasse a ligar em agosto, para marcar o horário", disse.


Para tentar reduzir essa espera dos clientes de planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou ontem norma que determina prazos máximos de espera para consultas, exames e cirurgias. No caso de Marlene, se a regra estivesse valendo, ela teria de ser atendida em 14 dias úteis. Do contrário, a operadora teria de indicar um profissional disponível para atendê-la nesse prazo.


Se não tiver entre os seus prestadores de serviço médico daquela especialidade, a operadora terá de garantir o atendimento em profissional não credenciado no mesmo município ou o transporte do cliente de ida e volta até o prestador credenciado. A operadora também terá de arcar com os custos da viagem de acompanhante para crianças, idosos, e portadores de deficiência física e necessidades especiais.


Caso não ofereça nenhuma dessas alternativas, a operadora terá de reembolsar o valor da consulta em consultório particular em 30 dias. As novas regras entram em vigor em 20 de setembro e a multa, por negativa de cobertura, é de R$ 80 mil. Esse valor pode aumentar em caso de reincidência.


A norma, no entanto, não garante que o beneficiário do plano de saúde seja atendido pelo seu médico de preferência. "Queremos garantir o acesso de todos os pacientes ao que ele contratou, que é o atendimento médico. Mas não podemos obrigar um médico a atender o dobro de pacientes por dia, por exemplo", afirmou o diretor-presidente da ANS, Maurício Ceschin.


"O que não faz sentido é o beneficiário procurar atendimento e não encontrar nenhum médico disponível. O que estamos dizendo que é a operadora de saúde tem a obrigação de dar pelo menos uma alternativa ao seu usuário", continuou.


O advogado Julius Conforti, especializado em saúde, medicina e direito do consumidor, defende que a agência intensifique a fiscalização sobre o setor para evitar abusos de operadoras. "É ingenuidade pensar que o plano que terá 21 dias para liberar uma cirurgia eletiva vai dar a autorização no segundo dia. O risco é a norma se transformar na oficialização da espera", afirmou.


Ele também teme que os médicos sejam pressionados a atender de forma mais ágil para garantir as consultas no prazo exigido. "É preciso ter cuidado com o efeito reverso, que diminua ainda mais a qualidade do serviço prestado." Conforti orientou os consumidores que não conseguirem agendar consultas a anotarem o número de protocolo, ao telefonarem para as operadoras, para que possam fazer reclamações à ANS e cobrarem seus direitos.


Fonte:O Diário de Mogi

Vila Suissa: Posto de saúde ganhará sala de tomografia em 90 dias

Anúncio do prefeito foi feito durante entrega de aparelho de raio X na unidade de saúde
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Prefeito Marco Bertaiolli inaugurou Pronto Atendimento da Vila Suissa e anunciou mais investimentos na melhoria dos serviços de saúde no município
A população vai contar com um equipamento de tomografia em 90 dias. O tomógrafo, doado pelo Centro de Estudos e Pesquisas "João Amorim" (Cejam), será instalado no Pronto de Atendimento (PA) 24 horas da Vila Suissa, em César de Souza, e vai atender toda a cidade. O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM) durante a entrega do PA. O local passou por uma reforma e ganhou uma sala para exames de raio X, além de uma revitalização na farmácia.


O objetivo com a instalação do equipamento, segundo o prefeito, é reduzir para até 30 dias a fila de espera, que já foi de um ano, pelo exame. A escolha pelo posto da Vila Suissa obedeceu a uma estratégia da administração de "dividir o acesso à saúde". A região foi beneficiada porque Brás Cubas terá o hospital municipal e o distrito de Jundiapeba, a Unidade Clínica Ambulatorial (Única). 
Uma sala de 80 metros quadrados será construída na unidade de saúde para que o tomógrafo possa funcionar. O equipamento custa R$ 80 mil. "Estamos reinaugurando a unidade da Vila Suissa com a ampliação para ter também exames. Os físicos que testaram o aparelho de raio X antes da entrega disseram que estamos colocando aqui um dos melhores equipamentos da região. E vamos ter também um aparelho de tomografia, que é o mais moderno de toda a região. Isso para que a gente complete com o tomógrafo que instalamos na cidade. A fila estava em um ano e vamos reduzir para algo entre 30 e 45 dias", disse o prefeito.


O atendimento pediátrico na unidade também foi destacado. "Antes só havia um Pró-Criança para atender em Mogi. Eu construí mais três. Um no Jardim Universo, um em César e um em Jundiapeba. O Pró-Criança é um equipamento com pediatra, aparelho de raio X e farmácia. Isso tem aqui a partir de agora. Resumindo: Ninguém mais, com criança em César de Souza, precisa sair daqui para ter atendimento pediátrico", completou o prefeito. Assim como ocorre no PA do Jardim Universo, o da Vila Suissa passa a contar também com uma ambulância 24 horas. A população aprovou. "Achei muito boas essas novidades, principalmente porque vai ter o Pró-Criança. É algo muito bom para nós, que temos filhos ou netos e que não temos tempo de ir ao centro", disse a dona de casa Marilda Copeske. "Temos uma população grande e o tomógrafo é importante, assim como o raio X. Minha mãe, por exemplo, caiu em casa e já vai poder ser atendida aqui", afirmou a também dona de casa Isabel Cristina Santana.


Fonte:Mogi News

Parque Morumbi: Líder acusa negligência da Cetesb

Décio Lopes entregará à Câmara documento que mostra omissão do órgão para conter poluição nas nascentes
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Guilherme Berti

Líder comunitário acusa Cetesb de não ter punido o Semae por despejo irregular de esgoto
O líder comunitário do Parque Morumbi, Décio Rodrigues Lopes, vai entregar hoje à Câmara Municipal uma série de documentos que apontam que nenhuma medida foi adotada para conter a poluição nas nascentes do bairro. Segundo ele, a "carta-denúncia" vai demonstrar que os dejetos gerados em toda aquela região são jogados diretamente nos rios e lagos sem nenhum tipo de tratamento. Ele acusa a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de ser omissa e não "adotar nenhuma ação mais concreta", como um auto de infração. O documento também será encaminhado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


Lopes contou que, em julho de 2010, a companhia ambiental chegou a autuar o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) por despejar "esgoto nas áreas de nascentes e afluentes do ribeirão Oropó". Como penalidade, a autarquia teria de apresentar um projeto de implantação de um sistema de coleta e tratamento para todo o município em um prazo de 60 dias. 
Quatro meses depois, a administração municipal respondeu que não poderia implantar o serviço, por uma questão orçamentária. Na ocasião, o Semae justificou, ainda, que havia elaborado o Plano Diretor de Sistema de Esgotamento Sanitário, a ser executado até 2015, a primeira etapa, e 2030, a segunda. Os argumentos foram aceitos.


"A Cetesb informa que não pode aplicar o auto de infração na Prefeitura, mas se fosse uma indústria que estivesse jogando dejetos, a decisão seria a mesma?", questionou Lopes. "Se não existe punição, as nascentes vão continuar sendo contaminadas? Foi o Semae quem encontrou uma forma de jogar os dejetos naquele local, então, é ele que deve buscar uma forma de retirá-lo", disse o líder comunitário.


Outro lado
A reportagem tentou entrar em contato com o gerente regional da Cetesb, Edson Santos, mas ele não retornou as ligações. Já a Prefeitura de Mogi informou, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social, que o Plano de Esgotamento Sanitário - já aprovado pelos vereadores e em vigor - prevê intervenções no Parque Morumbi. A intenção do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) é iniciar as obras assim que houver a conclusão dos trabalhos de implantação da rede de esgoto no Itapeti, previsto para encerrar no primeiro semestre de 2012. Bertaiolli, inclusive, firmou o compromisso durante uma reunião com os moradores do bairro, realizada em 10 de junho.


Fonte:Mogi News

Segurança: Polícia Civil conhece o funcionamento da Ciemp

Novo sistema de monitoramento apresentado ontem aos oficiais permite que até quatro flagrantes sejam feitos por semana na cidade
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
PMMC

Prefeito Bertaiolli e o secretário Eli Nepomuceno apresentaram o equipamento aos policiais civis
Cerca de 30 pessoas ligadas à área de segurança de Mogi, mais o delegado da delegacia seccional do município, João Roque Américo, participaram ontem de um café da manhã com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) e com o secretário Municipal de Segurança, Eli Nepomuceno. O encontro serviu para mostrar a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) e a ampliação das câmeras de monitoramento, que permite que até quatro flagrantes sejam feitos por semana na cidade, segundo Nepomuceno. 
De acordo com o secretário, o encontro foi um momento para reforçar os laços de trabalho com a Polícia Civil e em breve será a vez da Polícia Militar, que deverá participar de uma reunião como a que foi realizada. "Já trabalhamos de forma integrada, tanto que um policial militar fica sempre na Central Integrada de Emergências Públicas acompanhando o monitoramento". 
Com o trabalho de 40 guardas civis municipais, as imagens feitas pelas 283 câmeras espalhadas pela cidade, sendo 206 fixas e 77 móveis são analisadas e, diante de alguma situação, o policial militar que estiver presente no Ciemp irá avisar a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), que encaminhará uma viatura da PM até o local, de acordo com o secretário de Segurança.


Todas as entradas e saídas do município são monitoradas, assim como vários bairros de Mogi. Segundo Nepomuceno, a grande vantagem de ter câmeras é que determinadas situações podem ser evitadas antes mesmo que aconteçam. Essa prevenção é possível porque, com a experiência e o treinamento dos guardas que estão à frente do monitoramento, eles são capazes de perceber uma atitude suspeita e, com isso, evitar que o crime aconteça. 


Câmeras
Antes o município contava com 128 câmeras, em um total de 96 fixas e 32 móveis. O monitoramento existe desde 2005, sendo que esse sistema já contribuiu para que 168 crimes fossem solucionados, pois de acordo com Nepomuceno, muitas imagens serviram como provas. 
O secretário explicou que o sistema de cabos de fibra ótica, responsável pela transmissão de imagens, foi ampliado. Antes, a cidade contava com 40 quilômetros desse cabo, agora são 110: "Investimos 1,9 milhão. Esses cabos também auxiliam para outras áreas, já que por meio deles, muitas escolas passaram a receber sinal de Internet, portanto, é mais que um avanço na área de segurança", ressaltou.


Fonte:Mogi News

Dedo-duro:DER: notificação segue indefinida

Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Exatos 68 dias após a decisão da Justiça, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ainda não foi comunicado oficialmente sobre a suspensão das multas aplicadas pelo radar dedo-duro instalado no quilômetro 58,6 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). 
O Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo havia estabelecido o dia 20 de junho, ontem, como data-limite para notificar o DER. No entanto, o prazo foi novamente prorrogado. A Assessoria de Imprensa do TJ informou que a carta precatória ainda não foi encaminhada e ressaltou que o dia 20 servia como parâmetro. Até a noite de ontem, uma nova data não havia sido divulgada. A sentença continua no setor de Unificação de Cartas Precatórias Cíveis do Fórum Hely Lopes Meirelles, na capital. 
Sem a notificação, a sentença emitida pela juíza da Vara da Fazenda Pública do Fórum Central da cidade, Ana Carmem de Souza Silva, de 13 de maio, não pode ser atendida. A magistrada acatou pedido de liminar do Ministério Público (MP) de Mogi. 
Além do cancelamento das infrações, o equipamento de fiscalização deverá parar de funcionar até que a sinalização do trecho onde ele está instalado seja regularizada. Os pontos aplicados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também devem ser cancelados. O DER terá 48 horas para atender as determinações, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. O que causa insatisfação nos motoristas autuados é que este prazo só passará a ser contado quando o departamento for informado oficialmente.


O DER, por meio da Assessoria de Imprensa, informou que aguarda a decisão da Justiça para tomar as medidas cabíveis. Enquanto isso, o radar segue com a rotina de multas.


Fonte:Mogi News

Adaptação para 2013: Câmara terá dois blocos: administrativo e político

Daniel Carvalho
Prédio sofrerá adaptações para receber mais vereadores em 2013
A Câmara Municipal funcionará a partir de 2013 dividida em dois blocos. O prédio principal, onde fica o plenário, será o "Bloco Político" e o anexo, local do auditório, o "Administrativo". A mudança será realizada para acomodar sete novos gabinetes. 
Na semana passada, os parlamentares aprovaram a emenda à Lei Orgânica que amplia o número de vereadores na cidade. Nas próximas eleições, em 2012, os eleitores da cidade vão às urnas escolher 23 representantes, sete a mais que a atual legislatura. Entre as justificativas apresentadas para aumentar o número de cadeiras ao limite máximo permitido pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC), aprovada em 2008 pelo Senado, está que a mudança poderá ficar isenta de contestações jurídicas. A ampliação da representativa no Legislativo também foi lembrada. 
Com a emenda a Lei Orgânica aprovada, os preparativos deverão ter início ainda este ano. O presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), informou que os sete novos gabinetes ocuparão os espaços onde atualmente funcionam a sala de reuniões, a Comunicação, o setor jurídico, a sala VIP e a secretaria geral. Todos eles estão localizados no piso superior do prédio principal da Câmara. A sala de reuniões será separada com paredes de gesso e se transformarão em dois gabinetes. Um dos outros departamentos, possivelmente o jurídico, será igualmente repartido. A transformação dará origem ao "Bloco Político". "Essas adaptações deverão ser aplicadas somente no segundo semestre de 2012, isso se o presidente da Câmara na ocasião assim quiser".


Administrativo
Os setores que sairão do prédio principal do legislativo irão para onde hoje funciona o almoxarifado, no prédio anexo, o futuro "Bloco Administrativo". Os itens guardados no local serão distribuídos em outros espaços. As adaptações também ocorrerão nos setores de protocolo, departamento pessoal e financeiro. "Espaços e locais existem e, por isso, grandes obras não serão necessárias para fazer essa adaptação. A estrutura física precisa passar por adequações". 
A aquisição de móveis e artigos de informática para os gabinetes deverão ser feitas no ano que vem. A estimativa é gastar algo em torno de R$ 70 mil para estruturar todas as salas. O estacionamento não será problema, assim como o número de mesas no plenário, que conta com 20. Como o presidente da Casa, o primeiro e o segundo secretários ficam na mesa diretiva, a quantidade atenderá a ampliação.

Fonte:Mogi News

Asfalto: Avenida vai receber R$ 1 milhão em obras

Previsão da Secretaria de Serviços Urbanos, que irá acompanhar os trabalhos, é de que até o começo de julho a obra tenha início
Bras Santos
Da Reportagem Local
Guilherme Berti

Avenida Maurílio de Souza Leite, que receberá asfalto, tem 2 quilômetros de extensão e faz ligação entre a avenida Japão e a Perimetral
A empreiteira Átrio Construtora e Incorporadora venceu concorrência pública da Prefeitura de Mogi das Cruzes para implantação ou melhoria de obras de infraestrutura urbana e pavimentação asfáltica na avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, em um trecho de um quilômetro, entre a rua Angico e avenida Doutor Álvaro de Campos Carneiro (via Perimetral), no distrito de Brás Cubas. 
O contrato foi firmado no valor de R$ 1.016.455,33 e prevê a execução dos serviços em um prazo de 90 dias. O processo de contratação da Átrio foi concluído na semana passada. Atualmente, a empresa estaria trabalhando na elaboração do projeto executivo da obra. 
A previsão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que foi designada para acompanhar os trabalhos, é de que até o começo de julho a obra tenha início. Como esta obra tem a participação do Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal, a Prefeitura já encaminhou toda a documentação do processo licitatório, que foi desenvolvido pelas Secretarias de Gestão e Planejamento, para a Caixa e aguarda liberação. 
Um dos aspectos interessantes dessa obra, segundo a assessoria da Prefeitura, é que ela fará uma ligação direta com a futura avenida marginal ao córrego dos Canudos, que será construída no pacote de canalização do Canudos. Isso criará uma nova opção de saída e entrada para a rodovia Mogi-Bertioga.


A avenida Maurílio de Souza Leite tem cerca de dois quilômetros de extensão e faz ligação entre a avenida Japão e a Perimetral. O trecho que receberá as obras beneficiará a área final do acesso (no sentido avenida Japão-Perimetral). Esse pedaço da avenida tem poucas moradias. Destaca-se no trecho que receberá os investimentos a sede da Associação do Banco do Brasil. 
Apesar de a obra não contemplar toda a avenida, os moradores do Parque Olímpico aprovaram o começo dos trabalhos: "Essa estrada é de terra e provoca muita poeira e lama. O asfalto vai facilitar para os motoristas e pedestres", opinou o estudante Clayton da Silva Elói. O segurança Marcos Rodrigues destacou que o serviço de drenagem previsto no projeto evitará transtornos aos moradores do bairro.


A previsão da Comissão Permanente Municipal de Licitação é de que na semana que vem seja publicado o edital para a abertura da nova licitação para execução de um pacote de obras de pavimentação em diversas vias do município. 
O investimento deverá chegar aos R$ 28 milhões. A primeira concorrência aberta pela administração municipal para esses serviços foi cancelada após recomendação do Ministério Público de Mogi, que recebeu denúncia sobre uma possível fraude no processo licitatório.


Fonte:Mogi News

Inocêncio em Mogi

Márcio Siqueira
Divulgação

Uma presença ilustre no Restaurante Djapa foi registrada no domingo, a do deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Inocêncio de Oliveira (PR/PE). Oliveira estava em Mogi visitando uma de seus filhas, que, segundo ele, é moradora do edifício Manhattan, no Monte Líbano, um dos prédios mais valorizados da cidade. 


Homem dos poços
Oliveira, que exerce atualmente seu nono mandato parlamentar consecutivo, assumiu por diversas vezes a Presidência da República como interino, substituindo Itamar Franco, entre 1993 e 1994, e ficou famoso por ter sido foco de uma série de denúncias feitas contra ele nessa época, de que tinha em suas fazendas, em Pernambuco, poços artesianos abertos com verbas e mão de obra oficiais.


Gosto japonês
O deputado deve ter gostado da comida do Djapa, que é especializado na culinária japonesa. Permaneceu por lá durante três horas, conversando animadamente com o proprietário do restaurante, José Miguel Hallage. Oliveira é, então, um "nipopernambucano".


Divulgação





Bingo!
Excelentes são os resultados do Sistema Integrado de Saúde para efeito de combate à violência contra a criança. Com grande repercussão nacional e uma matéria publicada pelo Mogi News no domingo, de autoria do repórter Willian Almeida, que explicou o funcionamento do moderno mecanismo por onde se consegue enxergar além dos dados frios das estatísticas, o SIS disse a que veio.


Bola dentro
É uma "bola dentro" da administração Marco Bertaiolli (DEM), assim como a total reestruturação do transporte coletivo, feita em tempo recorde, que implantou dois modernos terminais de ônibus e substituiu os serviços da Mito Turismo pelo trabalho de um empresa, a Princesa, nos bons padrões da outra concessionária, a CS Brasil.


Saldo positivo
É óbvio que ainda há problemas, tanto na saúde, que precisa ajustar o atendimento nas unidades básicas à elevada demanda, e humanizar o contato de servidores com a população, como no transporte, que ainda tem linhas sobrecarregadas, ônibus lotados em horários de pico em linhas específicas e velocidade descontrolada de veículos, causando acidentes. Mas os avanços são visíveis e o saldo é grande.


Mistura fina
A anunciada disposição de aproximação do PT com o PSD, de Gilberto Kassab, pode ter um efeito interessante em Mogi: futuras alianças entre o petismo local e o deputado federal Junji Abe. Imagine no mesmo palanque a militância mais nervosa do PT e o ex-prefeito, que sempre se manteve na linha da Arena-PDS-PFL-PL-DEM e, agora, PSD. Em política, tudo é possível.


Divulgação



Marcio de Sousa
Marcio Roberto Araujo de Sousa, irmão do quadrinista Mauricio de Sousa morreu no sábado. Marcio, como Mauricio, passou a infância em Mogi. Compositor das trilhas dos filmes da Turma da Mônica, Marcio lutava contra um câncer.


Animador
O irmão de Mauricio de Sousa foi criador dos personagens Bugu e Louco e produzia clipes musicais. Na foto acima, Marcio está em pé, ao lado da irmã, Maura, e de Mauricio. Marcio nasceu no dia 3 de novembro de 1946, em São Paulo, e tinha quatro filhos. 
Divulgação



Dois mais dois...
Quatro cadeiras para o PR, quatro para o DEM, três para o PMDB, duas para o PSD, uma para o PDT, uma para o PTB, uma para o PP, duas para o PPS, uma para o PCdoB, três para o PT e uma para o PSB. Essa seria a formação da Câmara, a partir da previsão de um analista que acompanha atentamente as idas e vindas de filiações partidárias. Segundo o"bidu", há a possibilidade de, na sobra, uma coligação avançar mais ou dar ré. Vai depender dos votos de legenda, quando se vota, por engano, no número de prefeito na hora do voto para o vereador. 


...são cinco
Isso, levando-se em conta a manutenção da possibilidade legal de coligações proporcionais e as candidaturas de Bertaiolli à reeleição, Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), Austelino Mattos (PP) e Marco Soares ou alguém com certo nome pelo PT.


Passa a régua
As 23 cadeiras são fato consumado, garante uma fonte da Câmara. "Não haverá insistência do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral que dê jeito. A aprovação foi feita na semana passada, e o Mauro (Araújo, PSDB), que é o maior inimigo do Mário Sérgio (de Moraes), (José) Arraes, Marco Soares e (Mário) Berti, não deve dar a menor importância para eles".


Café no puxadinho
A fonte se referia à entrega, por parte do MCCE, de um manifesto que chama a Câmara de "puxadinho" e revela que 1.747 mogianos votaram contra a elevação do número de cadeiras, no sábado. "Mauro (Araújo) se recebê-los para um café, vai ser por causa de um ataque inédito de educação e etiqueta. Só isso".


Fonte:Mogi News