terça-feira, 21 de junho de 2011

Parque Morumbi: Líder acusa negligência da Cetesb

Décio Lopes entregará à Câmara documento que mostra omissão do órgão para conter poluição nas nascentes
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Guilherme Berti

Líder comunitário acusa Cetesb de não ter punido o Semae por despejo irregular de esgoto
O líder comunitário do Parque Morumbi, Décio Rodrigues Lopes, vai entregar hoje à Câmara Municipal uma série de documentos que apontam que nenhuma medida foi adotada para conter a poluição nas nascentes do bairro. Segundo ele, a "carta-denúncia" vai demonstrar que os dejetos gerados em toda aquela região são jogados diretamente nos rios e lagos sem nenhum tipo de tratamento. Ele acusa a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de ser omissa e não "adotar nenhuma ação mais concreta", como um auto de infração. O documento também será encaminhado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


Lopes contou que, em julho de 2010, a companhia ambiental chegou a autuar o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) por despejar "esgoto nas áreas de nascentes e afluentes do ribeirão Oropó". Como penalidade, a autarquia teria de apresentar um projeto de implantação de um sistema de coleta e tratamento para todo o município em um prazo de 60 dias. 
Quatro meses depois, a administração municipal respondeu que não poderia implantar o serviço, por uma questão orçamentária. Na ocasião, o Semae justificou, ainda, que havia elaborado o Plano Diretor de Sistema de Esgotamento Sanitário, a ser executado até 2015, a primeira etapa, e 2030, a segunda. Os argumentos foram aceitos.


"A Cetesb informa que não pode aplicar o auto de infração na Prefeitura, mas se fosse uma indústria que estivesse jogando dejetos, a decisão seria a mesma?", questionou Lopes. "Se não existe punição, as nascentes vão continuar sendo contaminadas? Foi o Semae quem encontrou uma forma de jogar os dejetos naquele local, então, é ele que deve buscar uma forma de retirá-lo", disse o líder comunitário.


Outro lado
A reportagem tentou entrar em contato com o gerente regional da Cetesb, Edson Santos, mas ele não retornou as ligações. Já a Prefeitura de Mogi informou, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social, que o Plano de Esgotamento Sanitário - já aprovado pelos vereadores e em vigor - prevê intervenções no Parque Morumbi. A intenção do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) é iniciar as obras assim que houver a conclusão dos trabalhos de implantação da rede de esgoto no Itapeti, previsto para encerrar no primeiro semestre de 2012. Bertaiolli, inclusive, firmou o compromisso durante uma reunião com os moradores do bairro, realizada em 10 de junho.


Fonte:Mogi News