sexta-feira, 15 de abril de 2011

Frente reforça luta contra o lixão

Frente reforça luta contra o lixão




MARA FLÔRES
A Frente Parlamentar do Alto Tietê, lançada oficialmente ontem em Arujá, irá engrossar a luta de Mogi das Cruzes contra a instalação de um lixão no Distrito Industrial do Taboão. Um dos coordenadores da iniciativa e porta-voz do grupo formado pelos seis deputados estaduais da Região, André do Prado (PR) foi categórico ao dizer que um aterro sanitário poderá comprometer o desenvolvimento de todo o Alto Tietê e defendeu uma forte pressão política e de manifestação popular para barrar o empreendimento.
"É hora de falar que nós deputados somos contra, a sociedade civil falar que é contra, os prefeitos falarem que são contra. Tenho certeza que não vai ter uma empresa que vai vencer toda essa luta da sociedade que é contra o lixão", argumentou o deputado estadual.
O republicano justificou a participação da Frente Parlamentar nesse debate por conta do Taboão ser uma área importante não só para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes, mas de toda a Região, já que são milhões de metros quadrados disponíveis, em Zona de Uso Predominantemente Industrial (Zupi), e com potencial para gerar milhões de empregos para os trabalhadores do Alto Tietê.
"Imagine o desenvolvimento que virá com todos esses investimentos no Rodoanel, ampliação dos portos e pré-sal? O Rodoanel, por exemplo, vai estar no quintal de casa, então, essa região tem que ser industrial para gerar emprego para toda a Região", frisou Prado.
Além de André do Prado, a Frente Parlamentar do Alto Tietê é integrada pelos deputados estaduais Luiz Carlos Gondim (PPS), Estevam Galvão de Oliveira (DEM), José Candido (PT), Heroilma Tavares (PTB) e Alencar Santana (PT), que é de Guarulhos. Além deles, outros 21 deputados assinaram a proposta, que foi apresentada e teve sua criação autorizada, na semana passada, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz (PSDB).
"Vamos nos reunir na próxima semana para fazer uma programação de trabalho, um regimento interno e definir uma periodicidade de agenda. E vamos começar o nosso trabalho em parceria com o Condemat", adiantou Prado, ao citar a importância de uma união com os prefeitos através do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), cuja primeira reunião ordinária foi marcada justamente pelo lançamento da Frente Parlamentar.
O problema das cidades com a destinação do lixo e a briga de Mogi para impedir a instalação de um aterro no Taboão, aliás, também deverá ser um dos temas que o Condemat deverá elencar na pauta de prioridades que a Região vai apresentar ao Governo do Estado, possivelmente, ainda neste semestre. Prefeito de Guarulhos e vice-presidente da entidade, Sebastião Almeida (PT) ponderou, no entanto, que a questão do lixo terá de ser reestudada pelos prefeitos, já que a implantação de uma usina verde pode não ser a melhor alternativa para essa questão, como defendia a Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat), entidade que foi sucedida pelo Condemat.
"Em alguns países que trabalham com produção de energia, a usina de incineração é um modelo que é bom lá, mas aqui não é porque se você falar em queimar lixo, incluindo plástico e papelão, significa tirar emprego de milhares de pessoas que vivem da reciclagem. Nós precisaríamos adaptar esse modelo à nossa realidade e não vi nenhuma empresa fazer isso até agora", observou.
Hoje, às 10 horas, o prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), se reunirá com representantes do movimento "Aterro, não!" para discutir estratégias para impedir o licenciamento ambiental do lixão proposto pela Queiroz Galvão. O encontro acontecerá na Prefeitura.

Fonte:O Diário de Mogi

Procon intensifica fiscalização no comércio de produtos para Páscoa

Procon intensifica fiscalização no comércio de produtos para Páscoa
Objetivo é verificar irregularidades na comercialização de mercadorias específicas para data, como ovos e peixes
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Produtos que registram maior procura pelos consumidores nesta época, como peixes, estão na mira da Procon, que busca evitar abusos por parte dos comerciantes
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Mogi das Cruzes deu início ontem a blitz de Páscoa em alguns estabelecimentos da cidade. A ação tem por objetivo fiscalizar os locais que comercializam produtos tradicionais para a data, como ovos de chocolate e bacalhau. No primeiro dia de vistoria, os fiscais não encontraram grandes problemas. A ação deve prosseguir até a próxima semana. As informações são do diretor do órgão, Isodoro Dori Bocault Netto.

A fiscalização busca identificar irregularidades em tabelas de preço e má disposição de produtos nas prateleiras e gôndolas de mercados e lojas de departamento. "Geralmente, os principais problemas encontrados são a localização de preço e a falta de clareza, o que torna difícil para o consumidor procurar os produtos por marcas e tamanho", explicou a fiscal do Procon, Úrsula Caetano.
Ela informou que na quinta-feira foram visitados alguns estabelecimentos comerciais. "Fomos a três lugares, entre mercados e lojas de departamento. Estava tudo organizado e fizemos apenas algumas orientações aos responsáveis", destacou.

A fiscal afirmou que as principais irregularidades encontradas nas blitze é a desorganização de preços, o que causa uma confusão ao consumidor na hora da compra.
"Problemas com a qualidade dos produtos é difícil de ser encontrado. Verificamos também o cumprimento da oferta e possíveis erros", acrescentou Úrsula, ressaltando que problemas como a data de vencimento dos produtos são difíceis de ocorrerem. "O período de venda é curto e restrito. Eles são feitos para vender de forma quase imediata", explicou.

As blitze são realizadas pelo Procon em diversas datas comemorativas do ano, como o Dia das Mães e Natal. "Existem as blitze específicas nas datas temáticas. Sempre que um determinado produto vende muito fazemos isso. Aproveitamos ainda para verificar outro tipo de problema, não apenas o que foi reclamado", contou Úrsula.
Para realizar as autuações, os fiscais precisam, primeiramente, fazer um comunicado aos responsáveis pelo estabelecimento. "Fazemos o auto de constatação, com fotografias do que foi visto, como falta de preço ou o não cumprimento da oferta. Se as irregularidades não forem solucionadas dentro de 30 dias um auto de infração é encaminhado à Fundação Procon", explicou.
O valor das multas é baseado em vários critérios, como o tipo de estabelecimento e seu tamanho. 

Fonte:Mogi News

Prefeito pede ampliação e outra unidade do Bom Prato a secretário

Prefeito pede ampliação e outra unidade do Bom Prato a secretário
Solicitações foram feitas a Paulo Alexandre Barbosa, responsável pela pasta estadual de Desenvolvimento Social
Marcelo Pascotto
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Todos os dias, a unidade mogiana do Bom Prato fica lotada de clientes, que pagam R$ 1 por uma refeição completa e balanceada, que inclui também a sobremesa
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) almoçou ontem com o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Alexandre Barbosa, no restaurante Bom Prato e aproveitou a oportunidade para pedir a Barbosa a ampliação no volume de refeições servidas por dia, de 1,2 mil para 1,4 mil, além de solicitar uma segunda unidade do Bom Prato para o distrito de Brás Cubas.
A visita do secretário foi em comemoração aos cinco anos da instalação do programa na cidade, comemorado no dia 29 de março. A unidade é gerenciada pela Associação Mogiana de Ações para Cidadania (Amac) e foi a segunda a receber a visita do secretário, após assumir o programa que antes pertencia à Secretaria de Estado da Agricultura, a primeira fica em Jundiaí.
O Bom Prato, restaurante popular, tem como objetivo oferecer segurança alimentar para a população de baixa renda por meio de uma alimentação balanceada e de baixo custo. O cardápio do dia foi arroz e feijão com carne ao molho madeira e farofa de frutas com banana da terra, salada de rúcula, alface e tomate, além de suco de abacaxi e, como sobremesa, caqui.

Comparecem ao evento o vice-prefeito José Antônio Cuco Fereira (PSDB) os vereadores Protássio Nogueira (PSDB), Oswaldo Ferreira dos Santos (PPS) e Pedro Komura, além dos secretários Eli Nepomuceno (Segurança), Maria Marinês Mazaro Piva (Assistência Social), Nilmar Ferreira (Serviços Urbanos), Carlos Nakaharada (Transportes) e Oswaldo Nagao (Agricultura), além de Marcus Melo, superintende-interino do Semae, e outros assessores.
Nestes cinco anos de funcionamento, o programa serviu 1.416.646 refeições, sendo que o governo do Estado subsidia a maior parte do custo da alimentação e o restante retirado do pagamento de R$ 1 feito pelos usuários.
Barbosa informou que vai avaliar os pedidos feitos pelo prefeito e que pretende dar uma resposta às solicitações ainda neste primeiro semestre. "Existe uma prioridade nestas cidades da região e vamos analisar a solicitação de Mogi. Faremos um planejamento e a reestruturação do programa. Em Mogi, o Bom Prato é um exemplo que deve ser seguido por outras unidades", comenta.

Segundo ele, um dos projetos é aproveitar as cozinhas e os espaços na parte da tarde do Bom Prato para desenvolver programas de qualificação profissional. Ele declarou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) dispensará uma atenção especial a esta região.
Bertaiolli confessou que ainda não possui o prédio para destinar ao Bom Prato em Brás Cubas. "Ainda não temos, mas como ele (Barbosa) perguntou se tínhamos o imóvel, de imediato, respondi que sim, para não perdermos a oportunidade".


Perfil
O Bom Prato em Mogi foi inaugurado em 2006 pelo governador Geraldo Al-ckmin e antes funcionava na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.
Desde 7 de abril de 2010, o restaurante funciona em sua sede atual, na rua Professor Flaviano de Melo, que tem 900 metros quadrados de área e 200 cadeiras. Em todo o Estado, há 33 unidades do programa em funcionamento, responsável pelo fornecimento de 50 mil refeições.

Fonte:Mogi News

Renda Cidadã vai beneficiar 3,2 mil famílias mogianas

Renda Cidadã vai beneficiar 3,2 mil famílias mogianas
Cidade terá mais 740 atendimentos. Investimento passará de R$ 198 mil para R$ 256 mil
Marcelo Pascotto
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari
Secretário de Estado do Desenvolvimento, Paulo Barbosa, garantiu ontem a ampliação do programa na cidade, em visita ao Bom Prato
O número de famílias que recebem os recursos de transferência de renda do governo do Estado, denominado Renda Cidadã, vai crescer em aproximadamente 30% em Mogi das Cruzes. Isso porque a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social resolveu ampliar o volume de assistidos de 2.468 famílias para 3.208. A informação foi confirmada ontem pelo titular da pasta, o secretário Paulo Alexandre Barbosa, em visita ao município como parte das comemorações de cinco anos da instalação do Bom Prato. Com este aumento, a destinação de recursos do programa às famílias, que antes era de R$ 198.440, por mês, passará a ser de R$ 256.640.
O Renda Cidadã é um programa de transferência de renda que tem por objetivo enfrentar o processo de uma parcela da população que vive em extrema pobreza e promover ações complementares para conceder apoio financeiro temporário, visando a melhoria da qualidade de vida e a reinserção destas pessoas na sociedade. Por mês, o governo do Estado destina R$ 80 por família com renda mensal per capital de até meio salário mínimo, durante o período de 36 meses, quando os beneficiados são avaliados pelo gestor municipal, que a cada 12 meses verifica as condições e critérios para permanência no programa.

Em fevereiro deste ano, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) se reuniu com o secretário em São Paulo para pedir o aumento da assistência às famílias carentes mogianas. Esta reunião fez parte de uma série de encontros feitos pelo chefe do Executivo local aos novos secretários estaduais levando o chamado "dossiê Mogi", com projetos e solicitações para serem implantados.
Barbosa declarou ontem que a ampliação do Renda Cidadã em Mogi é parte do projeto do governo do Estado em assistir todas as famílias que vivem em risco de vulnerabilidade social. "Esta é uma determinação do governador que colocou com prioridade máxima este trabalho. Por isso, estamos abertos para verificar outros pedidos de ampliação de assistência deste programa", detalhou.
O prefeito Bertaiolli ficou satisfeito com o anúncio e destacou o bom relacionamento de Barbosa com a cidade. Ele declarou que a Secretaria Municipal de Assistência Social agora iria trabalhar para identificar as famílias nestas condições para incluí-las no programa. "O governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem sido um grande parceiro de Mogi e o atendimento dos nossos pedidos é a demonstração disso", ressaltou.

Fonte:Mogi News

PSF do Nove de Julho será aberto amanhã

PSF do Nove de Julho será aberto amanhã
Unidade vai atender na rua Georgina Soares de Souza, esquina com a Hugo Torres. Será o terceiro equipamento de saúde entregue neste mês
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Osvaldo Birke
O prefeito Marco Bertaiolli fez ontem à noite a inauguração oficial da transformação do posto do Jardim Universo em Pronto Atendimento
A unidade do Programa da Saúde da Família (PSF) no Jardim Nove de Julho será inaugurada amanhã. O imóvel vai atender a população na rua Georgina Soares de Souza, esquina com a Hugo Torres. Trata-se do terceiro equipamento de saúde que será entregue à população neste mês.
No dia 2 deste mês, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) inaugurou o posto do Jardim Ivete e, na noite de ontem, foi a vez do chefe do Executivo anunciar a transformação do posto de saúde 24 horas do Jardim Universo para Pronto Atendimento (PA). Além do Jardim Universo, as UBS de Jundiapeba e de César de Souza também serão "elevadas" para PA. Os prédios passam por reforma e ampliação. Em julho, serão entregues os PSFs do Jardim Novo Horizonte e do Conjunto Toyama.

Entre as principais mudanças, que o prefeito classificou como alteração de "status", estão a sala de equipamento de raio X, a presença da ambulância 24 horas por dia na porta da unidade e o funcionamento de uma farmácia completa. O posto vai contar com 38 funcionários, sendo 27 no período diurno e 11 no noturno. A gestão das 7 às 19 horas será de responsabilidade da administração municipal e das 19 às 7 horas continua a cargo do Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (Cejam). A expectativa é realizar 7 mil consultas por mês - 50% do atendimento sem agendamento, casos de urgência e emergência.

"Estamos organizando a saúde de Mogi e isso se faz com a aquisição de equipamentos que atendem à necessidade do mogiano, como este aparelho de raio X com sistema digital", disse Bertaiolli. As consultas no Jardim Universo serão retomadas na próxima segunda-feira.
Durante o discurso para as pessoas que compareceram à inauguração do PA do Jardim Universo, ele afirmou que, com a implantação do Sistema Integrado de Saúde (SIS), a marcação com especialistas da rede municipal está sendo realizada em, no máximo, 20 dias, com exceção de ginecologista, "que tem levado em média 35 dias".
O evento de ontem a noite contou a presença de diversas autoridades, como o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PSDB), e o responsável pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12), coronel Antonio Carlos Imperatriz.



Hospital
Bertaiolli garantiu que, na semana que vem, sem definir com precisão a data, a empresa Engeform Construções e Comércio Ltda. será homologada como responsável pela construção do Hospital Municipal de Brás Cubas. "Na primeira semana de maio, assinaremos o contrato", disse. Ele adiantou que o documento será assinado em um evento no terreno onde o prédio será erguido. A construtora venceu a licitação com a oferta de R$ 30 milhões. 

Fonte:Mogi News

Em dossiê, Mogi pressiona governo estadual e deputados contra Lixão

Em dossiê, Mogi pressiona governo estadual e deputados contra Lixão
Políticos realizaram reunião ontem com secretário estadual de Desenvolvimento e parlamentares do Alto Tietê
BRAS SANTOS
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Documento em defesa de Mogi das Cruzes e da região, com principais reivindicações dos municípios, foi entregue durante a reunião realizada ontem em Arujá
O vereador e presidente da Câmara de Mogi das Cruzes e da Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat), Mauro Araújo (PSDB), entregou ontem ao secretário do Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e aos deputados da Frente Parlamentar em defesa da região uma espécie de dossiê com as principais reivindicações de Mogi ao governo estadual.
Ações efetivas do Estado para impedir a instalação do aterro regional da Queiroz Galvão no distrito do Taboão e uma solução para o tratamento do lixo domiciliar produzido no município e em cidades vizinhas e a implantação de uma clínica para tratamento de usuários de drogas estão entre as reivindicações levadas ao secretário de Estado e aos seis deputados que participaram ontem em Arujá de uma reunião promovida pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
No dossiê, o presidente da Acat cobrou também uma solução rápida para a obra de reforma e ampliação do Fórum de Brás Cubas, considerado um dos piores do Estado, e para a falta de efetivo da Polícia Militar e a carência de delegados nos plantões dos distritos policiais da periferia da cidade. "Nesse mesmo dossiê, apresentamos (em nome da associação) as principais reivindicações feitas pelos presidentes de Câmaras de outras cidades da região. São mais de 30 pedidos", adiantou Mauro Araújo.
O presidente da Acat deixou claro que a entidade que representa os vereadores do Alto Tietê pretende pressionar as lideranças políticas: "Depois da Páscoa, vamos iniciar por Ferraz de Vasconcelos uma coleta de assinaturas que será levada ao governo estadual. Esse documento reforçará a necessidade de Mogi e região terem uma clínica para tratamento de usuários de drogas", argumentou.
Ele ressaltou que as Câmaras pretendem trabalhar de forma efetiva para acelerar o processo de desenvolvimento econômico e social de Mogi e das cidades vizinhas: "No caso de Mogi, avaliamos que a cidade precisa de um número maior de PMs para garantir mais segurança à população. Por outro lado, é preciso buscar alternativas para o tratamento do lixo. Deixamos clara a nossa posição contrária ao aterro da Queiroz Galvão", assegurou o vereador.
"O caso do Fórum de Brás Cubas também precisa ser resolvido", acrescentou Mauro Araújo. Sem citar o documento entregue pelo presidente da Acat, o secretário Edson Aparecido, o coordenador da Frente Parlamentar, o deputado André do Prado (PR), e o vice-presidente do Condemat e prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), disseram que a união de todas as entidades será fundamental para que a região consiga superar todos os seus desafios nas áreas de segurança, saneamento básico, infraestrutura e outras.

Fonte:Mogi News

Terra do caqui




Adriano Vaccari


Terra do caqui 
O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Paulo Alexandre Barbosa, estava ansioso para almoçar ontem no Bom Prato de Mogi. Não apenas pelo cardápio, mais que sugestivo - arroz, feijão, carne ao molho madeira, farofa de banana da terra e salada - mas principalmente pela sobremesa: o caqui. Ao ver a fruta, genuinamente produzida em propriedades mogianas, ele demonstrou estar mais do que satisfeito com o serviço oferecido nas instalações do restaurante popular da rua Professor Flaviano de Melo.



Adriano Vaccari


Lambendo os dedos
Quem também aprovou, mais uma vez, o serviço do Bom Prato local foi o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). Ao final da refeição, ele saiu do estabelecimento lambendo os dedos, literalmente. 


André na frente
O deputado estadual André do Prado (PR) provou ontem, durante reunião do Condemat, em Arujá, que apesar de calouro na Assembleia Legislativa, de bobo ele não tem nada. Durante o encontro, em Arujá, ele chamou para si a responsabilidade da defesa dos interesses do Alto Tietê e se tornou o coordenador da Frente Parlamentar da região. O médico Luis Carlos Gondim (PPS), com 13 anos de Assembleia Legislativa, será apenas um dos seis deputados da região e 21 do Estado a integrar o grupo.



Osvaldo, o botânico 
O vereador Osvaldo Ferreira dos Santos (PPS), o Osvaldo do Mercado, voltou a ser destaque nas vistorias da Comissão Permanente de Obras, Habitação e Meio Ambiente da Câmara Municipal. Ontem, durante visita para avaliar as condições da Estrada Romildo Percorari N´ór, a Estrada da Sabaúna, ele se "embrenhou" no matagal às margens da via para "analisar" as espécies botânicas daquela região. 
Maurício Sumiya


Porco "Picuí"
Outro fato que chamou atenção foi o grande interesse do vereador por um filhote de porco criado em um sítio de Sabaúna. O suíno é de propriedade da dona de casa Maria de Fátima Nascimento, a quem Osvaldo ofereceu R$ 100 pela compra. Maria de Fátima gostou da proposta e pediu para que o parlamentar voltasse no período do Natal. A expectativa é que o pequeno porco seja como o pai, denominado "Picuí" e que a sitiante tem enorme carinho. 


Só um minutinho ....
Osvaldo do Mercado também chamou atenção na sessão da última quarta-feira na Câmara de Mogi. Durante seu discurso, em defesa da fiscalização do comércio ambulante em Jundiapeba, eis que tocou o celular do parlamentar. Ele parou o discurso por alguns segundos para atender à chamada. Quando o presidente da Casa de Leis, Mauro Araújo (PSDB) chamou a sua atenção para o decoro, Osvaldo ainda pediu "um minutinho" para terminar a conversa. Em seguida, retomou o discurso como se anda tivesse acontecido.



Novo sistema de som 
O presidente da Câmara Municipal Mauro Araújo (PSDB) prometeu substituir "o quanto antes" o sistema de som na casa de Leis. A medida tem por objetivo atender pedido de antigos vereadores que reclamaram do áudio e microfonia emitidos durante as sessões. Mas há outros parlamentares que atribuem o problema não apenas ao aparelho, mas à idade avançada de alguns colegas. 


Filiação
Terminou ontem o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para que os partidos apresentassem a primeira lista de filiados. O PR, de Marcos Damásio, apresentou em torno de 4 mil nomes, dos quais oito são de ex-candidatos a vereador nas eleições de 2008, e seis pelo PDT: Cabo Chico e Sargento Simões estão entre os que devem disputar as eleições em 2012 pelo PR. "Nossa meta é fazer de seis a dez vereadores na Câmara", avisa Damásio.
Daniel Carvalho


Chacareiros
O deputado federal Junji Abe reúne-se às 9 horas do dia 26 de abril com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florense, para tratar do caso dos chacareiros do distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. A audiência visa a concretizar a desapropriação das terras onde trabalham cerca de 600 famílias de agricultores e o devido pagamento à proprietária da área, a famosa Mineradora Itaquareia. 


Aumento 
A Prefeitura de Mogi vai pagar R$ 91.928,40 a Ahmad Husseim Saadi. Trata-se de um reajuste de aluguel para locação de imóvel onde se encontra instalado o Caps II, no Mogilar. Este é o quarto aditivo de contrato e que foi assinado em 8 de abril.

Fonte:Mogi News