sexta-feira, 15 de abril de 2011

Frente reforça luta contra o lixão

Frente reforça luta contra o lixão




MARA FLÔRES
A Frente Parlamentar do Alto Tietê, lançada oficialmente ontem em Arujá, irá engrossar a luta de Mogi das Cruzes contra a instalação de um lixão no Distrito Industrial do Taboão. Um dos coordenadores da iniciativa e porta-voz do grupo formado pelos seis deputados estaduais da Região, André do Prado (PR) foi categórico ao dizer que um aterro sanitário poderá comprometer o desenvolvimento de todo o Alto Tietê e defendeu uma forte pressão política e de manifestação popular para barrar o empreendimento.
"É hora de falar que nós deputados somos contra, a sociedade civil falar que é contra, os prefeitos falarem que são contra. Tenho certeza que não vai ter uma empresa que vai vencer toda essa luta da sociedade que é contra o lixão", argumentou o deputado estadual.
O republicano justificou a participação da Frente Parlamentar nesse debate por conta do Taboão ser uma área importante não só para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes, mas de toda a Região, já que são milhões de metros quadrados disponíveis, em Zona de Uso Predominantemente Industrial (Zupi), e com potencial para gerar milhões de empregos para os trabalhadores do Alto Tietê.
"Imagine o desenvolvimento que virá com todos esses investimentos no Rodoanel, ampliação dos portos e pré-sal? O Rodoanel, por exemplo, vai estar no quintal de casa, então, essa região tem que ser industrial para gerar emprego para toda a Região", frisou Prado.
Além de André do Prado, a Frente Parlamentar do Alto Tietê é integrada pelos deputados estaduais Luiz Carlos Gondim (PPS), Estevam Galvão de Oliveira (DEM), José Candido (PT), Heroilma Tavares (PTB) e Alencar Santana (PT), que é de Guarulhos. Além deles, outros 21 deputados assinaram a proposta, que foi apresentada e teve sua criação autorizada, na semana passada, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz (PSDB).
"Vamos nos reunir na próxima semana para fazer uma programação de trabalho, um regimento interno e definir uma periodicidade de agenda. E vamos começar o nosso trabalho em parceria com o Condemat", adiantou Prado, ao citar a importância de uma união com os prefeitos através do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), cuja primeira reunião ordinária foi marcada justamente pelo lançamento da Frente Parlamentar.
O problema das cidades com a destinação do lixo e a briga de Mogi para impedir a instalação de um aterro no Taboão, aliás, também deverá ser um dos temas que o Condemat deverá elencar na pauta de prioridades que a Região vai apresentar ao Governo do Estado, possivelmente, ainda neste semestre. Prefeito de Guarulhos e vice-presidente da entidade, Sebastião Almeida (PT) ponderou, no entanto, que a questão do lixo terá de ser reestudada pelos prefeitos, já que a implantação de uma usina verde pode não ser a melhor alternativa para essa questão, como defendia a Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat), entidade que foi sucedida pelo Condemat.
"Em alguns países que trabalham com produção de energia, a usina de incineração é um modelo que é bom lá, mas aqui não é porque se você falar em queimar lixo, incluindo plástico e papelão, significa tirar emprego de milhares de pessoas que vivem da reciclagem. Nós precisaríamos adaptar esse modelo à nossa realidade e não vi nenhuma empresa fazer isso até agora", observou.
Hoje, às 10 horas, o prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), se reunirá com representantes do movimento "Aterro, não!" para discutir estratégias para impedir o licenciamento ambiental do lixão proposto pela Queiroz Galvão. O encontro acontecerá na Prefeitura.

Fonte:O Diário de Mogi