sexta-feira, 15 de abril de 2011

Prefeito pede ampliação e outra unidade do Bom Prato a secretário

Prefeito pede ampliação e outra unidade do Bom Prato a secretário
Solicitações foram feitas a Paulo Alexandre Barbosa, responsável pela pasta estadual de Desenvolvimento Social
Marcelo Pascotto
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Todos os dias, a unidade mogiana do Bom Prato fica lotada de clientes, que pagam R$ 1 por uma refeição completa e balanceada, que inclui também a sobremesa
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) almoçou ontem com o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Alexandre Barbosa, no restaurante Bom Prato e aproveitou a oportunidade para pedir a Barbosa a ampliação no volume de refeições servidas por dia, de 1,2 mil para 1,4 mil, além de solicitar uma segunda unidade do Bom Prato para o distrito de Brás Cubas.
A visita do secretário foi em comemoração aos cinco anos da instalação do programa na cidade, comemorado no dia 29 de março. A unidade é gerenciada pela Associação Mogiana de Ações para Cidadania (Amac) e foi a segunda a receber a visita do secretário, após assumir o programa que antes pertencia à Secretaria de Estado da Agricultura, a primeira fica em Jundiaí.
O Bom Prato, restaurante popular, tem como objetivo oferecer segurança alimentar para a população de baixa renda por meio de uma alimentação balanceada e de baixo custo. O cardápio do dia foi arroz e feijão com carne ao molho madeira e farofa de frutas com banana da terra, salada de rúcula, alface e tomate, além de suco de abacaxi e, como sobremesa, caqui.

Comparecem ao evento o vice-prefeito José Antônio Cuco Fereira (PSDB) os vereadores Protássio Nogueira (PSDB), Oswaldo Ferreira dos Santos (PPS) e Pedro Komura, além dos secretários Eli Nepomuceno (Segurança), Maria Marinês Mazaro Piva (Assistência Social), Nilmar Ferreira (Serviços Urbanos), Carlos Nakaharada (Transportes) e Oswaldo Nagao (Agricultura), além de Marcus Melo, superintende-interino do Semae, e outros assessores.
Nestes cinco anos de funcionamento, o programa serviu 1.416.646 refeições, sendo que o governo do Estado subsidia a maior parte do custo da alimentação e o restante retirado do pagamento de R$ 1 feito pelos usuários.
Barbosa informou que vai avaliar os pedidos feitos pelo prefeito e que pretende dar uma resposta às solicitações ainda neste primeiro semestre. "Existe uma prioridade nestas cidades da região e vamos analisar a solicitação de Mogi. Faremos um planejamento e a reestruturação do programa. Em Mogi, o Bom Prato é um exemplo que deve ser seguido por outras unidades", comenta.

Segundo ele, um dos projetos é aproveitar as cozinhas e os espaços na parte da tarde do Bom Prato para desenvolver programas de qualificação profissional. Ele declarou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) dispensará uma atenção especial a esta região.
Bertaiolli confessou que ainda não possui o prédio para destinar ao Bom Prato em Brás Cubas. "Ainda não temos, mas como ele (Barbosa) perguntou se tínhamos o imóvel, de imediato, respondi que sim, para não perdermos a oportunidade".


Perfil
O Bom Prato em Mogi foi inaugurado em 2006 pelo governador Geraldo Al-ckmin e antes funcionava na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.
Desde 7 de abril de 2010, o restaurante funciona em sua sede atual, na rua Professor Flaviano de Melo, que tem 900 metros quadrados de área e 200 cadeiras. Em todo o Estado, há 33 unidades do programa em funcionamento, responsável pelo fornecimento de 50 mil refeições.

Fonte:Mogi News