sexta-feira, 15 de abril de 2011

PSF do Nove de Julho será aberto amanhã

PSF do Nove de Julho será aberto amanhã
Unidade vai atender na rua Georgina Soares de Souza, esquina com a Hugo Torres. Será o terceiro equipamento de saúde entregue neste mês
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Osvaldo Birke
O prefeito Marco Bertaiolli fez ontem à noite a inauguração oficial da transformação do posto do Jardim Universo em Pronto Atendimento
A unidade do Programa da Saúde da Família (PSF) no Jardim Nove de Julho será inaugurada amanhã. O imóvel vai atender a população na rua Georgina Soares de Souza, esquina com a Hugo Torres. Trata-se do terceiro equipamento de saúde que será entregue à população neste mês.
No dia 2 deste mês, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) inaugurou o posto do Jardim Ivete e, na noite de ontem, foi a vez do chefe do Executivo anunciar a transformação do posto de saúde 24 horas do Jardim Universo para Pronto Atendimento (PA). Além do Jardim Universo, as UBS de Jundiapeba e de César de Souza também serão "elevadas" para PA. Os prédios passam por reforma e ampliação. Em julho, serão entregues os PSFs do Jardim Novo Horizonte e do Conjunto Toyama.

Entre as principais mudanças, que o prefeito classificou como alteração de "status", estão a sala de equipamento de raio X, a presença da ambulância 24 horas por dia na porta da unidade e o funcionamento de uma farmácia completa. O posto vai contar com 38 funcionários, sendo 27 no período diurno e 11 no noturno. A gestão das 7 às 19 horas será de responsabilidade da administração municipal e das 19 às 7 horas continua a cargo do Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (Cejam). A expectativa é realizar 7 mil consultas por mês - 50% do atendimento sem agendamento, casos de urgência e emergência.

"Estamos organizando a saúde de Mogi e isso se faz com a aquisição de equipamentos que atendem à necessidade do mogiano, como este aparelho de raio X com sistema digital", disse Bertaiolli. As consultas no Jardim Universo serão retomadas na próxima segunda-feira.
Durante o discurso para as pessoas que compareceram à inauguração do PA do Jardim Universo, ele afirmou que, com a implantação do Sistema Integrado de Saúde (SIS), a marcação com especialistas da rede municipal está sendo realizada em, no máximo, 20 dias, com exceção de ginecologista, "que tem levado em média 35 dias".
O evento de ontem a noite contou a presença de diversas autoridades, como o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PSDB), e o responsável pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12), coronel Antonio Carlos Imperatriz.



Hospital
Bertaiolli garantiu que, na semana que vem, sem definir com precisão a data, a empresa Engeform Construções e Comércio Ltda. será homologada como responsável pela construção do Hospital Municipal de Brás Cubas. "Na primeira semana de maio, assinaremos o contrato", disse. Ele adiantou que o documento será assinado em um evento no terreno onde o prédio será erguido. A construtora venceu a licitação com a oferta de R$ 30 milhões. 

Fonte:Mogi News