domingo, 17 de julho de 2011

Lula recorre a FHC para montar memorial

Planejado inicialmente para abrigar o acervo dos dois mandatos presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva e contar a história do primeiro governo petista no País, o memorial que o Instituto Cidadania planeja erguer nos próximos anos começa a ganhar contornos mais precisos. Representantes de Lula visitaram recentemente o Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, e conversaram com o ex-presidente tucano. O objetivo foi conhecer a estrutura daquela entidade, tanto do ponto de vista da organização do acervo quanto da estrutura jurídica.


Já está praticamente acertado que o Memorial da Democracia, nome ainda provisório da instituição que abrigará o acervo de Lula, deve abranger a história dos movimentos e das lutas sociais desde a Proclamação da República, com ênfase na resistência à ditadura militar - especialmente o fim dos anos 70, quando Lula aparece na cena política do País como líder sindical dos metalúrgicos do ABC e se aproxima de FHC.


Ao receber os interlocutores de Lula, o ex-presidente tucano falou de maneira entusiasmada do sistema de organização de documentos adotado no instituto e que demorou quase cinco anos para ficar pronto. O que mais chamou a atenção dos aliados do petista foi a capacidade de produção de estudos, seminários e debates do Instituto FHC.


Em outra vertente, já está praticamente acertado que o Memorial da Democracia não será instalado em São Bernardo do Campo, na região metropolitana da capital paulista. Contrariando as expectativas das lideranças sindicais e petistas daquela cidade, o endereço deverá ser algum edifício no centro de São Paulo, na região da Nova Luz. A escolha estaria ligada à vocação da região para se tornar um polo de museus e casas de cultura.


Fonte:O Estado de S.Paulo

Valdemar e sua incrível fábrica de palhaços

Depois de emplacar Tiririca na Câmara em 2010, deputado quer ver Bubu vereador em Mogi
Fernando Gallo - O Estado de S.Paulo
Depois de ter alçado Tiririca à condição de deputado mais votado na eleição de 2010, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) vai lançar outro palhaço como candidato em 2012.
Arquivo Pessoal
Na forma. Valdemar e Bubu, sua mais nova criatura política
Arquivo Pessoal
Trata-se de Edvaldo Hermenegildo, conhecido em Mogi das Cruzes, reduto político de Valdemar, como Palhaço Bubu - tônica na última sílaba. Bubu é figurinha carimbada na cidade por fazer suas palhaçadas para muitas lojas, como forma de atrair clientes, e também por atuar como mascote do time local de basquete. Ele se filiou ao PR de Mogi no dia 21 e vai tentar no ano que vem uma cadeira na Câmara Municipal.


"A imagem do Bubu em Mogi das Cruzes é muito forte", afirma Hermenegildo. "Eu sou uma pessoa muito conhecida na cidade."
O palhaço já se lançou candidato a vereador nas duas últimas eleições municipais. Foi bem votado, mas não conseguiu se eleger.
Bubu entrou no partido a convite do presidente do PR local, Marcos Damásio, um dos escudeiros de Valdemar Costa Neto.
Valdemar espera que Bubu seja o grande puxador de votos do PR mogiano em 2012, e para isso já avisou que vai contar com a ajuda de Tiririca, que vai gravar peças da publicidade eleitoral do colega de profissão.
"Eu vou conseguir certamente uma gravação do Tiririca fazendo alguma brincadeira. Tenho de falar com o pessoal do Café com Bobagem (grupo humorístico que fez a campanha de Tiririca). Eles que sabem fazer isso", afirmou o deputado há duas semanas à Rádio Metropolitana AM de Mogi das Cruzes em rara entrevista. "Vou ver se adianta, Bubu! O Tiririca está com uma popularidade bárbara." Foi a primeira vez que Valdemar se manifestou publicamente sobre os dois palhaços.


O futuro apoio de Tiririca a Bubu, no entanto, já causa ciumeira em um homem de confiança de Valdemar. Curiosamente, o ciúme vem de quem idealizou a candidatura do palhaço deputado. Benedito Faustino Taubaté Guimarães também é candidato a vereador e quer para si a primazia do apoio de Tiririca.


Na entrevista, Valdemar afirmou que o voto em Tiririca nas eleições de 2010 não foi um voto de protesto, mas de quem acha Tiririca "divertido" e "boa pessoa". "O cara que é contra o mundo, de mal com a vida, essa gente anula o voto. Quem vota no Tiririca é gente que gosta de diversão."


Valdemar disse ter se arrependido da coligação com o PT na chapa para deputado federal. Segundo ele, por causa do fenômeno Tiririca o PR poderia ter colocado mais nomes no Congresso, não fosse a aliança com outros partidos.


"Não deveríamos ter coligado para deputado com o PT. Com o negócio do Tiririca nós perdemos três deputados."


Valdemar ainda criticou a qualidade do Congresso. "Tá muito ruim a política. Você falar em deputado dói no ouvido das pessoas." 


Fonte:O Estado de S.Paulo

Parlamentares percebem que Dilma está mais afável no trato com os aliados

Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense
Publicação: 17/07/2011 08:00 Atualização:
  (Roberto Stuckert Filho/PR)
Seis meses após assumir a Presidência da República, Dilma Rousseff imprimiu um estilo diferente na relação do Palácio do Planalto com a base aliada. Um estilo que está deixando os integrantes da aliança governista preocupados, porque eles não estão conseguindo antecipar os movimentos da presidente. “Todos nós estamos ficando com as barbas de molho. Quando a Dilma toma uma decisão, ela age, sem avisar nada para nós”, reclamou o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO). “É comum reclamarmos das coisas, o saco é sempre fundo”, acrescentou, embora os próprios parlamentares da base reconheçam que, pelo menos no trato pessoal, Dilma tem sido mais cordial do que de costume.


A presidente tem adotado esse perfil sob a alegação de que pretende imprimir um estilo de governo mais gerencial, menos preso a barganhas e jogos políticos. Uma novidade em Brasília, capital acostumada ao loteamento de espaços na máquina federal e à troca de apoio parlamentar por liberação de emendas para deputados e senadores. Essa disposição paralisou o governo por diversas vezes ao longo deste primeiro semestre. 


Senadores experientes, como Pedro Simon (PMDB-RS) — que integra o chamado G8, grupo de oito senadores peemedebistas que se consideram independentes —, torcem para que Dilma mantenha essa pegada. “Eu sei que é difícil, a presidenta Dilma Rousseff está só. Eu espero que, com o cajado de sua caneta, ela consiga romper com essa cultura fisiológica”, disse Simon, em discurso na tribuna do Senado.


Seu companheiro de partido, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), pensa diferente. Ele espera que o coquetel oferecido por Dilma aos aliados na última quarta-feira possa significar um distensionamento nesse relacionamento. “Dilma estava mais afável, mais à vontade. Acho que ela está começando a se acostumar com essa relação.” Mas ele admite que esses primeiros momentos não foram fáceis. “Ela é técnica, não política, estamos tentando aprender como lidar com ela. Mas é sempre melhor esse estilo franco do que a dissimulação ou o empurrar com a barriga”, completou.


“Embocadura”
Um líder aliado acredita que falta à presidente “embocadura”. Segundo uma enciclopédia virtual, “a embocadura apropriada permite ao instrumentista tocar o instrumento na sua completa extensão, a manter o som limpo e a evitar possíveis danos aos seus próprios músculos”. Esse parlamentar, que tem uma relação próxima com a presidente, afirma que Dilma ainda precisa encontrar o tom exato na relação com os congressistas. Ele reconhece que alguns gestos são aprovados pela opinião pública, mas a presidente precisa se lembrar da “importância de construir a governabilidade no dia a dia”. 


Um integrante do PT acrescenta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também enfrentou dificuldades ao longo de seus dois mandatos, citando, por exemplo, o êxodo de petistas insatisfeitos com o governo rumo ao PSol. Mas acredita que Dilma herdou uma base muito ampla e uma oposição anêmica. “Se a Dilma tivesse contra si um Senado como Lula enfrentou em 2006, com adversários como Tasso Jereissatti (PSDB-CE), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Efraim Morais (DEM-PB), talvez não fosse tão valente assim”, comparou.


Fonte:Correio Braziliese

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (VIII)




Conversa entre Waldemar Costa Filho e jornalistas era garantia de boas reportagens. Ele sabia cativar os repórteres com informações de bastidores e, com isso, ganhar a simpatia e boa vontade deles quando se tratava de divulgar algum assunto de interesse da Prefeitura ou do próprio prefeito. Da mesma forma, cobrir eventos dos quais Waldemar participava era garantia de uma surpresa a qualquer momento. Afinal, o que dizer do prefeito que mandou o governador de São Paulo à p...q...p... por conta de um desentendimento, em plena inauguração da Barragem de Ponte Nova, em Salesópolis? Ou que também partiu para cima do apresentador Ferreira Netto, na época candidato a senador, ao ser acusado por ele de "traidor" do PDS, durante um encontro político, em seu gabinete lotado? O repórter Alexandre Antunes, da saudosa Rádio Diário de Mogi, setorista da Prefeitura Municipal, acostumou-se a conviver com situações inusitadas protagonizadas pelo prefeito, como a que aconteceu durante uma visita de representantes das cidades-irmãs de Mogi no Japão, Seki e Toyama à Cidade. É dele o relato:"Waldemar tinha um jeito peculiar de tratar as pessoas: com um sonoro tapa nas costas; algo normal para ele, mas nunca para quem recebia. Numa ocasião, Waldemar recebeu os japoneses em seu gabinete. Naturalmente, não hesitou em desferir um belo tapa nas costas do japonês. Este, por sua vez, acreditando tratar-se de alguma gentileza característica da Cidade, não pensou duas vezes e respondeu com um golpe ainda mais forte nas costas do prefeito. Waldemar sentiu a "gentileza" e não aguentou. O tapa foi tão forte que ele foi obrigado a dar um passo à frente, em meio a uma crise de tosse." E a uma crise de risos dos jornalistas que acompanhavam o episódio. "Eu mesmo levei vários tapas nas costas do ‘seo’ Waldemar e sinto saudades dele: prefeito e pessoa como ele não se veem mais", relembra Antunes.


Inauguração


Com um coquetel para convidados, será inaugurada, amanhã à noite, a Boi Nobre Churrascaria, que irá ocupar o espaço, já totalmente reformado, da antiga Churrascaria Shibata, junto ao Extra Hipermercados, no Bairro do Mogilar. O novo ponto será comandado pelo mesmo grupo da Capital que está em Mogi desde setembro de 2009, quando adquiriu a Varanda II Churrascaria, de Braz Cubas, pertencente a Luiz Manica.


Recorde - 1


O empresário Henrique Borenstein tem planos mais que ousados para a Cidade a curto e médio prazos. Segundo revelou à coluna, até o final de 2012, pretende investir o suficiente para alcançar algo em torno de R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV) com seus empreendimentos. VGV é um valor calculado pela soma do valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento a ser lançado.


Recorde - 2


A se confirmarem tais previsões, um único empreendedor deverá lançar o equivalente a tudo o que foi comercializado pelo mercado de imóveis de Mogi nos últimos três anos, conforme os cálculos da Geoimovel, mostrados domingo passado por este jornal.


Inferno astral


Não bastassem a lanterna e a precoce eliminação da 2ª Divisão do Paulistão, demissão de presidente, envolvimento de um técnico com denúncias de assédio, difamação e estelionato, e a perda de novos boxes no Mogi Plaza, o ano para o União FC reserva ainda mais surpresas. A mais recente foi o afastamento do ex-presidente Fred Dias da desconhecida Assessoria de Controle Processual do Dnit, no bojo do escândalo dos Transportes, em Brasília. E pensar que o centenário ocorrerá só em 2013...


Fonte:O Diário de Mogi

Pistas da Mogi-Dutra são liberadas


LENTIDÃO Motoristas ainda enfretavam trânsito lento no sentido Capital da Rodovia Mogi-Dutra


Apesar de as pistas terem sido liberadas nos dois sentidos da Rodovia Mogi-Dutra, no trecho em obras de construção de um túnel na altura do bairro Jardim Aracy, no km 51, os motoristas ainda precisavam ter um pouco de paciência para seguir no sentido Capital, na manhã de ontem. É que cones impediam a utilização da estrada por completo.


Na manhã de ontem, a reportagem de O Diário esteve no local e constatou que os motoristas levavam até 10 minutos para passar pelo trecho inicial da rodovia. Só depois conseguiam trafegar normalmente. Ali ainda eram executados alguns serviços no canteiro central da via.


Já durante a tarde, por volta das 16 horas, o trabalho de pavimentação estava sendo praticamente concluído. Por conta do ritmo avançado dos serviços, a estimativa era a de que o fluxo de veículos na via, no sentido São Paulo, estivesse normalizado até o final do dia.


Por meio de sua Assessoria de Imprensa, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que as obras de construção do acesso ao Jardim Aracy estão andando conforme o cronograma, e que o prazo previsto para entrega vence em agosto deste ano. A pavimentação da passagem inferior, que servirá de acesso ao bairro, deverá começar a partir desta semana.


Em uma vistoria em 20 de maio pela Comissão de Obras da Câmara Municipal, os vereadores questionaram ao órgão estadual o prazo de entrega do acesso, uma vez que teriam surgido alguns contratempos, como a demora na liberação das áreas, a ocorrência de chuvas, a presença de rochas fragmentadas no local e a dificuldade de realizar explosões em grandes proporções.


O acesso é reivindicação antiga de moradores do Jardim Aracy, que lutam pela benfeitoria desde o início das obras de duplicação da rodovia, concluídas há mais de seis anos. O prazo inicial para entrega da passagem subterrânea era julho de 2010, mas houve várias prorrogações. Agora o DER garante que no mês que vem deve concluir a obra.


Fonte:O Diário de Mogi

Cresce população idosa em Mog

                                                           Alexandre Barreira



Banco de Imagem - africano, pai, 
sorrindo, ao ar 
livre. fotosearch 
- busca de fotos, 
imagens e clipart
A população de idosos (pessoas com 60 anos de idade ou mais) de Mogi das Cruzes saltou de 25.658 para 39.816 em dez anos. O crescimento de 55,2% é verificado no Censo Demográfico 2010 em comparação com o estudo de 2000 elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em termos de comparação, a população total de Mogi das Cruzes teve um crescimento de apenas 17,4% no mesmo período ao passar de 330.241 para 387.779 habitantes.


Apesar de o índice de aumento da população acima de 60 anos ser considerado alto, Mogi ocupa apenas a sexta colocação em termos de crescimento populacional dos idosos no período de uma década. Arujá, com aumento de 88,9% - de 3.284 para 6.204 habitantes - é a cidade que apresentou o maior salto no número de pessoas da terceira idade. Logo em seguida aparecem Itaquaquecetuba (83,3%); Ferraz de Vasconcelos (75,5%) e Suzano (65,4%).


Apesar de estar atrás no quadro da região quando se compara o crescimento populacional de idosos, Mogi das Cruzes é a melhor colocada, dentre as dez cidades do Alto Tietê, no ranking estadual. O Município ocupa a 16ª colocação dentre as 646 cidades do Estado de São Paulo, que somam 4.771.436 pessoas com 60 anos ou mais. Mogi representa 0,63% deste total. No Alto Tietê são contabilizados 123.389 habitantes nesta faixa etária.


Em termos proporcionais à população total do Município, Mogi também aparece à frente destas quatro cidades, mas perde para outras três do Alto Tietê que apresentam índices maiores de representatividade no total de habitantes.


De acordo com o Censo Demográfico 2010 do IBGE, os 39.816 idosos que moram em Mogi das Cruzes representam 10,26% da população total da Cidade, que é de 387.779 habitantes.


Esta tendência de crescimento populacional é verificada em todos os municípios do Alto Tietê, com destaque para Salesópolis, com 12,9% de idosos em relação à população total; Biritiba Mirim (11,46%) e Santa Isabel (10,81%).




Crianças e jovens


Do outro lado da pirâmide demográfica, o que se observa é a queda no número de habitantes de 0 a 14 anos, uma constatação em nível nacional. Todas as cidades da Região registraram déficit no número total de habitantes nesta faixa etária.


Em Mogi das Cruzes, a queda foi de 2,89%, passando dos 94.971 moradores para 92.234 no período de 10 anos. A maior queda em uma década dentre as cidades do Alto Tietê foi registrada, segundo o Censo Demográfico do IBGE, em Poá, que recuou 11,3%, passando de 28.692 crianças de 0 a 14 anos em 2000, para 25.452 uma década depois.


Logo em seguida estão as cidades de Salesópolis (-9,4%), Santa Isabel (-8,2%) e Suzano (-7,3%).


Proporcionalmente à população total, as 92.234 crianças representam 23,8%. De acordo com o Censo 2000, 28,7% do total da população eram formados por crianças de 0 a 14 anos de idade.


Dentre as cidades da Região, a maior queda na representatividade total do número de habitantes desta faixa etária foi em Itaquaquaquecetuba. Em 2000, a cidade tinha 34,1% do total de habitantes entre a faixa etária de 0 a 14 anos, o que corresponde a 93.179 pessoas. Dez anos depois, este índice caiu para 27,7% do total: 89.433.


Apesar da frieza dos números, a indicação clara é a de que a população do País está ficando cada vez mais velha. Isto deverá levar a uma mudança considerável nas políticas públicas com o objetivo de desenvolver mecanismos para melhor atender este contingente de pessoas que já ultrapassa 20,5 milhões de pessoas, sendo 1,4 milhão no Alto Tietê e quase 40 mil em Mogi das Cruzes.


Fonte:O Diário de Mogi

Chávez vai a Cuba tratar câncer

A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou no início da tarde de ontem uma autorização para que o presidente Hugo Chávez possa se ausentar do país para tratar um câncer em Cuba. A autorização foi unânime, mas a oposição pede transparência na gestão do país durante a ausência do presidente.


O presidente da Venezuela pretendia embarcar ainda ontem, disse o presidente da assembleia nacional congressista Fernando Soto Rojas. O deputado Carlos Escarrá também falou que Chávez delegaria as suas funções ao vice-presidente Elias Jaua, e que, independentemente do tratamento, o presidente continuará a suas atividades do governo de Havana.


"O presidente não está pedindo permissão para deixar o cargo", concluiu Escarrá, em anúncio que causou a rejeição do bloco de oposição. Este exigia a declaração de ausência temporária de Chávez, o que prolongou o debate em uma hora.


"Uma coisa é a saúde do presidente e do outro é a saúde institucional do país", disse o deputado Alfonso Marquina, líder da oposição, denunciando não declarar ausência temporária é uma decisão "fora da Constituição". "Você não pode permitir que Havana, em Cuba, seja a sede do governo do país", reclamou.


Em um evento sem precedentes no país, o debate parlamentar foi interrompido por alguns minutos por um anúncio de Chávez, em cadeia de rádio e televisão, quando desafiou os adversários. "Todo mundo tem o direito ao ridículo", criticando parlamentares ao dizer que "mas há quem o exerça com um cinismo sem limites".


Ao agradecer a autorização, disse que "manterá a posição como presidente" e que espera que seu tratamento não dure muito tempo. "Tenho muita fé em minha total recuperação,''disse o presidente venezuelano.


Chávez, que regressou de Havana a Caracas em 4 de julho depois de quase um mês de ausência, aguardava apenas a votação da "autorização legislativa" pela Assembleia Nacional para retomar o tratamento. O presidente foi submetido, no dia 20 de junho, a uma operação que durou cerca de seis horas, em Havanaa, para remover um tumor cancerígeno na região pélvica, que ele disse ter "o tamanho de uma bola de beisebol."


Em menos de uma semana após ter sido levado às pressas para o pronto-socorro no início de julho, o governante de 56 anos reconheceu que teria de se submeter à quimioterapia e à radioterapia e admitiu que, graças à doença, já havia perdido 14 quilos. Na manhã da quinta-feira, Chávez teria aceitado um convite da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, para tratar o câncer em um hospital de São Paulo. O governo venezuelano não deu explicação oficial para a mudança nos planos.




Pesquisa


De acordo com pesquisa de opinião divulgada recentemente, 56% dos venezuelanos concordam que Chávez deveria se afastar enquanto sua saúde se recupera. O dado é de um estudo do instituto GIS 21, dirigido por um ex-ministro de Chávez, Jesse Chacón, e amplamente difundido pelos meios estatais. Foram 2.500 


Fonte:O Diário de Mogi

Ministro admite falha em projeto




O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, admitiu ontem que houve falha na elaboração do projeto de obras da rodovia BR-101, no Rio de Janeiro, que levou a aditivos de R$ 25 milhões no contrato, cujo valor original era de R$ 20,4 milhões. "Pode ter havido falha no projeto original", afirmou. Passos, porém, negou qualquer irregularidade na liberação de recursos no ano passado para esta rodovia e outras duas, as BR-317 e BR-265. Essas obras foram comandadas por empresas que doaram dinheiro para a campanha eleitoral do PR, seu partido.
O ministro convocou coletiva ontem de manhã para comentar reportagem publicada pela revista "IstoÉ" sobre o tema. Segundo a revista, o ministro liberou no ano passado R$ 78 milhões em créditos suplementares para essas rodovias no período em que ocupou o comando interino do Ministério dos Transportes. Ele era secretário-executivo de Alfredo Nascimento, que havia se afastado na época para disputar a eleição ao Senado.
De acordo com a reportagem, os empreendimentos das três rodovias constavam da lista de graves irregularidades do Tribunal de Contas da União (TCU), o que, em tese, impediria a liberação dessa verba e a continuação da obra. O ministro, no entanto, negou que houvesse restrições do tribunal para os trechos específicos dessas três rodovias que foram objeto dos créditos suplementares.
Afirmou também que não vê "nenhuma relação" entre os recursos para as obras e as doações eleitorais das construtoras ao PR. Uma das empresas, a Sanches Tripoloni, doou R$ 2,5 milhões ao partido.
Passos voltou a falar que, se for necessário, afastará mais integrantes da pasta dos Transportes, incluindo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). "Tenho clara determinação da presidente da República de promover o afastamento de quem quer que seja", afirmou. Ele, no entanto, evitou falar em nomes. Questionado, afirmou que nunca soube das irregularidades que levaram à queda de seis pessoas do governo até agora vinculadas ao escândalo nos Transportes.
O ministro, depois de muita insistência dos jornalistas, respondeu que Luiz Antônio Pagot é o diretor-geral do Dnit e está em férias. E jogou a responsabilidade de sua saída definitiva para a presidente Dilma Rousseff. "Ele (Pagot) está em férias. Não posso falar em decisões da presidente", disse.
A crise nos Transportes começou há duas semanas, após reportagem da revista "Veja" revelar a existência de um esquema de corrupção na pasta, tendo como foco principal o Dnit. Logo em seguida, o governo anunciou o afastamento de Luiz Antônio Pagot da diretoria-geral, do presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha, do chefe de gabinete do Ministério dos Transportes, Mauro Barbosa, e do assessor Luiz Tito.
O então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, não resistiu à pressão e pediu demissão dias depois. Na sexta-feira, foi a vez do diretor-executivo do Dnit, José Henrique Sadok de Sá, perder o cargo, após o Estado revelar que a construtora da mulher dele ganhou R$ 18 milhões obras de rodovias federais vinculadas a convênios com o Dnit.
Sadok acumula o cargo de diretor-geral interino no lugar de Pagot, que saiu de férias após a informação divulgada pelo governo de que havia sido afastado.


Fonte:O Diário de Mogi

Costa Neto aposta em outro palhaço



FIGURA O palhaço Bubu é figurinha carimbada em Mogi das Cruzes por fazer suas palhaçadas em frente às lojas da cidade


SÃO PAULO


Depois de ter alçado Tiririca à condição de deputado mais votado na eleição de 2010, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) vai lançar outro palhaço como candidato em 2012.


Trata-se de Edvaldo Hermenegildo, conhecido em Mogi das Cruzes, reduto político de Valdemar, como Palhaço Bubu - tônica na última sílaba. Bubu é figurinha carimbada na cidade por fazer suas palhaçadas para muitas lojas, como forma de atrair clientes, e também por atuar como mascote do time local de basquete. Ele se filiou ao PR de Mogi no dia 21 e vai tentar no ano que vem uma cadeira na Câmara Municipal.


"A imagem do Bubu em Mogi das Cruzes é muito forte", afirma Hermenegildo. "Eu sou uma pessoa muito conhecida na cidade."


O palhaço já se lançou candidato a vereador nas duas últimas eleições municipais. Foi bem votado, mas não conseguiu se eleger. Bubu entrou no partido a convite do presidente do PR local, Marcos Damásio, um dos escudeiros de Valdemar Costa Neto.


Valdemar espera que Bubu seja o grande puxador de votos do PR mogiano em 2012, e para isso já avisou que vai contar com a ajuda de Tiririca, que vai gravar peças da publicidade eleitoral do colega de profissão.


"Eu vou conseguir certamente uma gravação do Tiririca fazendo alguma brincadeira. Tenho de falar com o pessoal do Café com Bobagem (grupo humorístico que fez a campanha de Tiririca). Eles que sabem fazer isso", afirmou o deputado há duas semanas à Rádio Metropolitana AM de Mogi das Cruzes em rara entrevista. "Vou ver se adianta, Bubu! O Tiririca está com uma popularidade bárbara." Foi a primeira vez que Valdemar se manifestou publicamente sobre os dois palhaços.


O futuro apoio de Tiririca a Bubu, no entanto, já causa ciumeira em um homem de confiança de Valdemar. Curiosamente, o ciúme vem de quem idealizou a candidatura do palhaço deputado. Benedito Faustino Taubaté Guimarães também é candidato a vereador e quer para si a primazia do apoio de Tiririca.


Na entrevista, Valdemar afirmou que o voto em Tiririca nas eleições de 2010 não foi um voto de protesto, mas de quem acha Tiririca "divertido" e "boa pessoa". "O cara que é contra o mundo, de mal com a vida, essa gente anula o voto. Quem vota no Tiririca é gente que gosta de diversão."


O deputado disse ter se arrependido da coligação com o PT na chapa para deputado federal. Segundo ele, por causa do fenômeno Tiririca o PR poderia ter colocado mais nomes no Congresso, não fosse a aliança com outros partidos. "Não deveríamos ter coligado para deputado com o PT. Com o negócio do Tiririca nós perdemos três deputados."


Valdemar ainda criticou a qualidade do Congresso. "Tá muito ruim a política. Você falar em deputado dói no ouvido das pessoas.

Fonte:O Diário de Mogi

Social:Wilson Toledo

Paula Moura

Know-how
O especialista em Comunicação Social Paulo Tamanaha é um dos profissionais mais respeitados de Brasília, onde atua como representante comercial e presta assessoria em Planejamento de Mídia. Na noite de quarta-feira, ele aterrissou em Mogi das Cruzes a convite do Grupo Mogi News para abordar o tema "Planejar a mídia para o sucesso da campanha". Com um currículo edificado por passagens na empresa Gessy Lever, nas agências paulistanas DPZ e Touchê e no Governo Federal, o publicitário também aproveitou a deixa para compartilhar a experiência que adquiriu como professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e da Universidade de São Paulo (USP). A palestra teve como bojo a importância das corporações se profissionalizarem e investirem numa comunicação organizada, lançando mão da propaganda planejada, que não apenas tem o poder de aproximar o consumidor, mas, também, de fortalecer o relacionamento entre ele e a empresa, a loja, ou a prestadora de serviço, independentemente do segmento. Com direito a um coquetel de caldos e vinhos, o evento contou com a participação de várias pessoas, em sua maioria profissionais de publicidade de Mogi das Cruzes, como é o caso de Ana Luiza Campello, Daniel Zonta, Tom Bastos e Henrique Maluf, da agência B3 Comunicação
Paula Moura

O bate-papo entre Sidney Antônio de Moraes, diretor-presidente do Grupo Mogi News, e Auclésio Ranieri, diretor do Sesi de Brás Cubas
Paula Moura

Ismael Mendonça divide a cena com Eliana Tomita
Paula Moura

Fernando Martins e Patrícia Valença não passam despercebidos
Paula Moura

Bruno Locci, Michele Molina e Bárbara Silva marcam presença
Fernanda Geggus

Edmundo Rodrigues da Costa Júnior
Paula Moura

Ainda por lá, Eduardo Prado


Paula Andrade e Paulo Rogério prestigiam o evento do Grupo Mogi News
Paula Moura

Paula Mariosa e Roberta Toledo conferem a palestra "Planejar a mídia para o sucesso da campanha"



Sorriso 
Dentes bem cuidados são fundamentais para a saúde. Em Mogi, agende uma consulta com o doutor Joel Amano. Especializado em prótese, o cirurgião-dentista atende na rua Doutor Deodato Wertheimer, 1.605, 5º andar, sala 54, centro.
Guilherme Bertti

Vides Júnior entra em cena ao lado de Cristian dos Santos
Fernanda Geggus

Carmelo Riolo, na companhia de Felipe Rocha
Paula Moura

Jocélio Athie e Felipe Jozantti, no Sesi de Brás Cubas
Guilherme Bertti

O click especial de Josiane dos Santos Pinto, Maria do Carmo e Eliete Siqueira
Paula Moura

Anotada a presença de Eulália Siqueira
Guilherme Bertti

Os queridos Rafael Francisco e Débora Alves
Guilherme Bertti

Vinícius Santos e Fábio Inoue




Pipoca 
Com o cartão do Guia de Descontos e Vantagens, assinantes do Mogi News e do Diário do Alto Tietê pagam metade pelo ingresso no Centerplex de Suzano e Mogi das Cruzes às segundas, terças e sextas-feiras. Aproveite o desconto e confira os filmes que estão em cartaz, entre eles "Transformers: O lado oculto da lua", "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" e "Os Pinguins do Papai".
Aniversariantes
André Constantinou, 
Bete Soleiman de Assis Silva, Domitila da Cunha Melo, Jorge Fontanesi Júnior e José Gustavo Ferreira dos Santos. 


Amanhã
Giuseppe Auricchio, Mauro Miya e Wilton César Ferreira Assis.
Divulgação

Faça as malas
Por dez parcelas de R$ 51,80, você curte cinco dias em Camboriú, Santa Catarina. O pacote oferecido pela Catamarã Turismo contempla transporte aéreo ida e volta, translado e quatro noites de hospedagem. Contato: 4738-4478.
Divulgação

Minha festa
O restaurante Fornatta di Napoli, no Mogi Shopping, vai servir de pano de fundo para a festa que vou promover na noite de 9 de agosto em comemoração aos meus 17 anos de colunismo social. O convite custa R$ 75. Reservas: 2312-2401


Fonte:Mogi News

Austelino na bica

Daniel Carvalho

Enquanto assa a batata do PR nacional e aumenta a fritura de pré-candidatos republicanos a vereador, o PP mogiano monta sua estratégia apostando tudo na candidatura do ex-vereador Austelino Mattos a prefeito.


PP-PTB
Austelino acha que poderá contar com o PTB, montado na cidade pelo ex-chefe de Gabinete João Gilberto Moro e pelo ex-mandachuva da Fiscalização da Prefeitura Walter Bolzani, mas há fortes indícios de que o PTB estadual poderá intervir mais para frente para colocar a legenda de volta à base de Bertaiolli.


PP-PT
De quebra, Austelino antevê uma coligação ainda em primeiro turno com o PT. "Quem estiver melhor nas pesquisas entre mim e o Marco Soares (PT) será o candidato", revelou à coluna, na quinta-feira.


Desatar nós
O retorno do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) de uma temporada na Europa deve colocá-lo em contato com novos problemas, como a indefinição sobre as licitações dos viadutos, paralisadas com todos os outros processos pela presidente Dilma, em razão da roubalheira no Ministério dos Transportes.


Engrenagens novas
Bertaiolli também terá em torno de 45 dias para estruturar as chapas dos partidos aliados para a disputa das 23 cadeiras na Câmara de Mogi. Filiar quem tem voto, distribuindo as forças pelas legendas amigas, dando chance de eleição a políticos de sua confiança, será uma missão trabalhosa.


Mistura fina
Pouca gente esperava a estratégia, que teria sido autorizada por Bertaiolli, de juntar seu assessor Antonio Lino ao futuro PSD de Junji.


Fuga espetacular
Como noticiou a coluna com exclusividade, dias atrás, Lino ganha uma chance maior de retornar à Câmara, saindo do fogo cruzado dos campeões de votos do DEM, como os já vereadores Carlos Evaristo, Nabil Safiti e Protássio Nogueira, além de ser um elo entre Bertaiolli e Junji.


Uma saída
Já outro ex-vereador, Benedito Faustino Taubaté Guimarães, correrá sério risco se ficar no PMDB, que somará Geraldo Tomás Augusto, o Geraldão, com a força política emergente do presidente da Câmara, Mauro Araújo. Uma fonte atesta: Taubaté pode buscar, com o sinal verde do prefeito, uma legenda menos indigesta.
Imagem do dia
Maurício Sumiya


Demonstração de fé
Festa do Divino realizada no distrito de Brás Cubas vem crescendo a cada ano. Entrada dos Palmitos ontem foi o auge.


Fonte:Mogi News

Sindicato será fortalecido, diz sindicato

Daniel Carvalho

Toledo: "Força será maior"
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Mogi e Região, Olívio Alves de Toledo, acredita que a lei que regulamenta a profissão de taxista e aguarda a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT) deve ajudar a mobilizar a classe, dando força ao sindicato. Atualmente, dos 300 taxistas - entre permissionários e auxiliares - operantes na cidade, apenas 120 são filiados ao sindicato. "Como a profissão não era regulamentada e reconhecida, o sindicato não tinha tanta força. Com a lei, é aconselhável até pelo Ministério do Trabalho que o profissional se filie a um órgão que o represente. Isto será muito importante para o nosso trabalho", contou. O sindicato irá tentar firmar um acordo com a Prefeitura para oferecer cursos aos taxistas. Hoje, a entidade é responsável por auxiliar os taxistas na parte de documentação e isenção do IPI e ICM. "Temos convênio com clínicas médicas que oferecem descontos. Mas a ideia é ampliar estes serviços". (J.S)


Fonte:Mogi News

Sustentabilidade: Santa Casa terá gestão ambiental

Projeto pioneiro na área da saúde definirá a criação e o gerenciamento de medidas para redução de impactos
Maurício Sumiya

Camara destaca pioneirismo na iniciativa da Santa Casa
O hospital mais antigo da cidade prepara uma iniciativa pioneira para a redução dos impactos de suas atividades no meio ambiente. A Santa Casa de Mogi das Cruzes aprovou a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para gerenciar e melhorar as ações da entidade em prol da sustentabilidade. 
Em agosto, deve ser criado o departamento de Gestão Ambiental e Qualidade para acompanhar o diagnóstico das atividades necessárias, também previsto para o próximo mês. O passo seguinte será definir um plano de ação de acordo com as possibilidades financeiras da Santa Casa e então ser iniciado o treinamento e a conscientização dos 650 colaboradores. A expectativa é de que, até o fim do ano, as medidas sustentáveis comecem a apresentar resultados, segundo informou o diretor-administrativo da Santa Casa, Daniel Camara.


Com recursos limitados, Camara acredita que os custos decorrentes da implantação do sistema, uma vez que será preciso investimentos em marketing e comunicação visual e a criação de um novo departamento, por exemplo, devem ser pagos praticamente com as reduções de custos que as novas práticas fornecerão. 
O SGA será um projeto-piloto da Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde), empresa que realiza a gestão compartilhada da Santa Casa e que fornecerá a consultoria e metodologia para a implementação do sistema. "Acredito que este será um dos primeiros com este tipo de gestão ambiental na área pública no Brasil. O serviço hospitalar gera muitos resíduos, como, por exemplo, os enfermeiros e médicos que a cada procedimento precisam de um novo par de luvas. Nosso objetivo é inserir o conceito de sustentabilidade nos serviços e atividades da Santa Casa, o que já prevíamos quando refizemos o planejamento estratégico e redefinimos a missão da entidade", afirmou.




Tendência
Apoiado em uma tendência em favor do meio ambiente, o plano seguirá as diretrizes das normas ISO 14000 e 9000, voltadas para o meio ambiente e qualidade, respectivamente. "Nosso foco não é o cadastro ou a obtenção destas certificações, mas para termos o direcionamento do que é validado por uma instituição reconhecida no mercado. Posteriormente, queremos apresentar este trabalho para a sociedade e mostrar que Santa Casa está preocupada com a sustentabilidade, para só depois buscarmos acreditações e certificações", completou o diretor-administrativo da entidade. A direção espera que a Santa Casa sirva de modelo para os demais hospitais em que a Pró-Saúde atua. São 46 em todo o País. 


Economia
A sustentabilidade ambiental é uma preocupação constante da Santa Casa de Mogi. A redução do consumo de energia será uma das conquistas mais recentes, graças a uma parceria com a EDP Bandeirante. O projeto já aprovado prevê a instalação de aquecedores solares, o que fará com que toda a água quente usada na entidade seja produzida por uma fonte de energia limpa. O programa também inclui a substituição dos chuveiros elétricos por um sistema de aquecimento solar. A expectativa é de uma economia de 15% nos gastos com energia elétrica.


Entre as iniciativas mais antigas, está o programa de coleta seletiva que, de acordo diretor-administrativo, tem toda a renda revertida para os funcionários, custeando, por exemplo, a festa de fim de ano. Outro destaque foi a implantação do raio X digital, realizada há cerca de sete meses, evitando a revelação e a possível contaminação provocada pelas chapas que contêm prata. 
Com o novo sistema, também disponível no Pró-Criança e nos postos de saúde 24 horas do Jardim Universo e Vila Suissa, a imagem fica disponível no consultório do médico, que pode imprimi-la em papel com a mesma qualidade do filme. Em agosto, com o fim da reforma, a unidade 24 horas de Jundiapeba também contará com o serviço.


Fonte:Mogi News

Uma eleição, três candidatos e um coringa. Em Mogi...


Articuladores da política local começam a trabalhar a futura campanha eleitoral municipal apostando em três candidatos de peso na disputa pela Prefeitura. Segundo as avaliações iniciais, as ações pré-eleitorais estão sendo pensadas a partir das virtuais candidaturas do atual prefeito Marco Bertaiolli (DEM), do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) e do advogado Marco Antonio Soares, atual presidente da OAB, que poderá ingressar na disputa pelo PT. Não está afastada a hipótese de lançamento de um ou dois outros candidatos por partidos menores. Mas a grande esperança dos adversários de Bertaiolli é que, a persistir tal quadro, cresçam as chances de se levar a eleição para o segundo, algo que não acontece na Cidade, desde que Junji Abe se elegeu prefeito de Mogi pela primeira vez, no ano 2000. No segundo mandato de Junji e no atual, de Bertaiolli, o pleito foi decidido sem necessidade de segunda votação. Com segundo turno, os pensadores da futura campanha apostam em chances maiores no confronto com o candidato que está no cargo, embora também levem em consideração a atuação do ex-prefeito Junji Abe, apontado como um verdadeiro coringa do próximo pleito. Sua presença no jogo deve ganhar um peso extra. Até agora, Junji tem garantido aos quatro ventos que irá permanecer ao lado de Bertaiolli, mas os adversários do prefeito ainda apostam numa cisão entre os dois. E até numa candidatura do próprio Junji. Algo, convenhamos, difícil – mas não impossível – de acontecer. O certo é que as interrogações sobre o futuro são muitas e as primeiras pesquisas de opinião deverão traçar o grid de largada para as próximas eleições em Mogi. Os percentuais iniciais de cada um serão importantes. Até mesmo para influir na composição do futuro quadro de candidatos.


Promessas


O presidente do Diretório Municipal do PTB, João Gilberto Moro, afirma que o partido está se articulando em coligações e já garantiu algo em torno de oito minutos de campanha na televisão. Promete lançar chapa completa de vereadores e até mesmo um candidato a prefeito nas próximas eleições. Bem ao seu estilo, prefere não dar nomes. A conferir.




Aniversário


Os 50 anos de fundação da Rede Metropolitana de Rádio serão comemorados com uma sessão solene, no próximo dia 1º de agosto, às 20 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A iniciativa é do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS).


Sindicalismo


Termina hoje o Curso de Formação Sindical, que é promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi, na sede do clube de campo da categoria, em Biritiba Ussu. Participam do encontro, considerado "imprescindível para o fortalecimento da categoria", 107 delegados e delegadas sindicais, além de toda a cúpula da Força Sindical. Entre os assuntos, a campanha salarial de 2011 com aumento real de salários, participação nos lucros e resultados, vale cultura, entre outros.
Comgás e MRS


A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) terá de pagar, durante os próximos 16 anos, a quantia anual de R$ 8.796,15, reajustada pelo IGP-M, à MRS Logística para que possa efetuar a travessia de sua rede de gás natural pela malha arrendada à empresa ferroviária, no trecho de Mogi. Portaria baixada ontem pela Superintendência de Serviços de Transporte de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ratifica autorização dada inicialmente em caráter emergencial.


Fonte:O Diário de Mogi

Aterro pode atingir Ayrton Senna

O aterro sanitário da empreiteira Pajoan, que em abril deste ano registrou a explosão de 450 mil toneladas de lixo, apresenta riscos de passar por novo desmoronamento. Laudos técnicos indicam que há indícios de instabilidade na região sul da montanha, o que coloca sob ameaça a Rodovia Ayrton Senna. A iminente possibilidade de transbordamento motivou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a emitir nova autuação, no valor de R$ 34,9 mil, e a alertar oficialmente autoridades de Itaquaquecetuba sobre a situação do aterro. Os ofícios foram encaminhados ao Ministério Público, Defesa Civil, Administração Municipal e à Concessionária Ecopista.


A empresa Fral Consultoria, contratada pela própria Pajoan para monitoramento do aterro, constatou o risco de um novo desastre. O laudo foi encaminhado no último dia 13 de junho para ciência da Cetesb e informa que há, na porção sul do aterro, "tendências de deslocamentos que apresentam indícios de instabilidade da região". O documento indica a "necessidade urgente de implantação de todas as linhas trincheiras para reforço de drenagem de chorume" a fim de "aumentar a estabilidade dos taludes da região". As informações foram acompanhadas de uma tabela que indica as oscilações mencionadas.


Os engenheiros da Cetesb já haviam observado fissuras no aterro e determinado que a Pajoan adotasse medidas urgentes para evitar o deslizamento dos resíduos. Diante da correspondência encaminhada pela própria empreiteira, em 13 de julho, o órgão estadual realizou nova vistoria no aterro e constatou o não cumprimento a várias das exigências técnicas constantes no Auto de Advertência emitido no dia 10 do mês passado. De acordo com o gerente da agência regional da Cetesb, Edson Santos, a principal desobediência refere-se justamente aos serviços de drenagem para escoamento de chorume, que estabilizaria o maciço.


Em entrevista a O Diário, Santos preferiu não fazer avaliações mais precisas sobre o risco de desmoronamento do aterro. Ele destacou que, desde a autuação, a empreiteira vem realizando serviços que podem evitar um possível transbordamento. O gerente também informou que não é possível calcular, com certeza, o grau de ameaça da Rodovia Ayrton Senna. "Não é possível precisar este tipo de questão. O que podemos afirmar é que se trata de uma situação de alerta", afirmou.


No Auto de Infração emitido nesta semana, a Cetesb solicita que a Pajoan adote imediatamente "todas as medidas necessárias visando à garantia da estabilidade geotécnica do maciço de resíduos, sob total responsabilidade da empresa". Edson Santos informou que os engenheiros visitam a área diariamente e que a empreiteira estará sujeita a novas multas caso descumpra as orientações.


A Ecopista confirmou ontem o recebimento do ofício da Cetesb e informou que vai avaliar a necessidade de adoção de eventuais medidas preventivas na Rodovia Ayrton Senna. O Ministério Público garantiu, por meio de nota, que está acompanhando a implementação das medidas solicitadas pela Cetesb e que, se for necessário, requererá medidas judiciais.


Fonte:O Diário de Mogi

Zoneamento é principal desafio

Balanço Cuco Pereira comandou a Prefeitura nos últimos 15 dias

Alexandre Barreira


O principal desafio de José Antonio Cuco Pereira (PSDB), como prefeito em exercício de Mogi das Cruzes nos últimos 15 dias, foi a questão envolvendo o Projeto de Lei 70/2011, que trata das mudanças de zoneamento em alguns bairros da Cidade e chegou a ser debatido na Câmara Municipal, aprovado pelos vereadores e, depois de idas e vindas entre os dois poderes, está com a Prefeitura para que seja sancionado, vetado ou devolvido ao Legislativo.


Em meio a estas negociações, Cuco Pereira devolveu o projeto para que a Câmara o aprovasse, mas alertado pelo Ministério Público (MP), decidiu retomar o trabalho, que agora deverá ser analisado somente quando o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) reassumir o cargo, na próxima segunda-feira.


"É um projeto importante para a Cidade. Fizemos uma análise e o devolvemos ao Legislativo. Mas depois, alertados pelo promotor público, achamos melhor retomá-lo para que o prefeito Bertaiolli tenha a oportunidade de analisá-lo logo após o seu retorno", afirmou Cuco.




Ele ressaltou, ainda, que o projeto é de extrema importância para a Cidade. Como exemplo, citou o caso do interesse da fábrica de ar condicionado Daikin de se instalar na Vila Moraes, em Mogi das Cruzes. "Existe uma carta de intenções entre a Prefeitura e a Daikin, assinada pelo prefeito Bertaiolli. Uma das condições para que esta empresa venha para a Cidade é justamente a mudança do zoneamento do Bairro. Então, nada mais correto que o próprio Bertaiolli o analise", explicou.


Além disso, Cuco revelou que foi procurado esta semana por empresários de uma fábrica mostrando interesse em se transferir para Mogi. "Questionados sobre o porquê deste interesse, eles afirmaram que a fábrica é fornecedora da Daikin e tem potencial para gerar 150 novos postos de trabalho".




Positivo


No geral, Cuco fez um balanço positivo dos 15 dias em que ficou à frente da Administração Municipal. "Visitei obras importantes, como a canalização do Córrego dos Canudos e as melhorias viárias na Avenida Japão, além de ir a bairros como Jardim Aeroporto II e Jardim Layr, entre outros", avaliou.


Como fatos curiosos, Cuco Pereira lembrou a cerimônia de aniversário da base da Polícia Militar de Pindorama, que já havia sido inaugurada em 2010, quando ele também estava como prefeito em exercício, e o tempo que levou para despachar com o secretário de Finanças Robson Senziali: exatos 45 minutos. "Tive a felicidade de voltar a Pindorama um ano após o início dos trabalhos da base policial e com índices positivos", frisou Cuco.


Fonte:O Diário de Mogi

Combate ao abuso: Mercados controlam uso de estacionamento

Objetivo dos estabelecimentos é restringir o espaço ao uso exclusivo de clientes. Muitas pessoas param nesses locais apenas para não pagar
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Clientes de alguns supermercados agora têm de validar tickets para estacionar no local
Alguns supermercados da cidade estão reforçando o sistema de segurança dos estacionamentos. Dispositivos para identificar a entrada e a saída dos veículos das dependências dos estabelecimentos estão sendo instalados. Além disso, alguns gerentes garantem que a medida ajuda a afastar pessoas que não são clientes da loja e querem aproveitar o espaço de forma gratuita. Um supermercado no Mogilar, por exemplo, começou em junho a utilizar um sistema para que os clientes retirem tickets. Já um mercado popular no centro informou que toma a medida de controle desde que o mercado começou a funcionar na cidade, o que foi intensificado depois da implantação da zona azul no entorno de onde fica o estalebecimento.


Para os clientes, é uma medida que pode ajudar na segurança e no conforto. Já para os supermercados, é uma forma de controlar o uso do espaço. "Esse é um controle interno que temos. No centro da cidade, existe uma dificuldade grande de inibir a entrada dos que não são clientes. Aqueles que vêm ao mercado estão acostumados e são favorecidos pela medida", ressaltou o gerente de um estabelecimento no centro, Marco Ferbranes. 
Ele explicou que existem avisos espalhados pelo local para indicar o sistema. "Na hora da chegada, o motorista recebe um papel com a hora de sua entrada, que precisa ser carimbado no caixa na hora da saída. Para as pessoas que não são clientes, orientamos que utilizem os estacionamentos pagos da região, mas nunca tivemos problemas com isso", acrescentou.


Um supermercado no Parque Monte Líbano também começou a implantar um sistema de segurança. "O método vai fazer o controle dos clientes e impedir que as pessoas que não são clientes utilizem o estacionamento. Assim, os nossos consumidores terão mais benefícios e conforto na hora de estacionar, pois existirão mais vagas", afirmou o gerente Farid José.


Os motoristas que chegam à unidade no Mogilar precisam retirar um ticket na entrada do estacionamento. São dados 15 minutos de tolerância para os usuários. Depois de realizar as compras, o bilhete deve ser validado em um guichê instalado dentro do hipermercado. As pessoas que frequentam o local aprovam o sistema e afirmam que se sentem mais seguras. "Sempre venho aqui e acho bom porque traz mais segurança", disse a dona de casa Lizete Garcia, 61. O mesmo vale para as pessoas que usarem outros estabelecimentos dentro do espaço. "Fui até a lotérica e lá eles carimbam o ticket, mas temos de validá-lo no mercado", explicou o mecânico Vantuel Soares, 60.


Taxas
O supermercado no Mogilar informou que o uso do estacionamento é gratuito para os clientes em período de compras, conforme tabela fixada no espaço, que informa: até 15 minutos, não há cobrança; compras acima de R$ 10 isentam o cliente de pagar uma hora; as acima de R$ 30 isentam o pagamento de duas horas; e as acima de R$ 100 isentam o pagamento de três horas de estacionamento. A unidade não informou qual é o valor da taxa para quem não comprovar a taxa e passar de 15 minutos.


Fonte:Mogi News

Mogi-Bertioga: Radar dedo-duro é responsável por 399 apreensões de veículos

Dados referem-se aos motoristas que estavam com alguma irregularidade no licenciamento no 2º trimestre
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Osvaldo Birke

Radar dedo-duro da Mogi-Bertioga gerou polêmica por causa das multas por excesso de velocidade
O radar dedo-duro, instalado no km 58,6 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), na Vila Moraes, foi o responsável pela apreensão de 399 veículos por falta de licenciamento. O balanço divulgado pela Polícia Rodoviária compreende ao segundo trimestre deste ano.


Em abril, o radar flagrou 97 automóveis que acabaram sendo levados ao pátio do município de Jacareí, no Vale do Paraíba. Em maio, o número aumentou para 170. No mês passado, 132 motoristas ficaram a pé na rodovia.


Os carros são retirados de circulação quando o proprietário é flagrado com o licenciamento em atraso por um período maior que 30 dias após a data de vencimento. Antes deste prazo, o infrator surpreendido tem apenas o documento do carro apreendido e pode concluir a viagem. Dentro desta situação, o dedo-duro, segundo balanço divulgado pela polícia, foi responsável por 60 ocorrências no segundo trimestre. Em abril (24), maio (32) e junho (4). 
O tenente César Rossignoli, oficial responsável pelo Setor de Relações Públicas do 1º Batalhão da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, explicou que as apreensões ocorrem porque o radar dedo-duro, que recebe a sigla OCR (em inglês, Optical Character Recognition), está integrado a um sistema de bancos de dados. "É como se houvesse dois aparelhos em um: o que detecta se o veículo está com a documentação em atraso, falta de pagamento e com queixa de furto ou roubo e o que flagra o excesso de velocidade", detalhou.


Assim que o equipamento capta a irregularidade do carro, a base da polícia mais próxima é avisada. Em um monitor, os policiais acompanham as informações detalhadas do automóvel. "Com o perfil completo da situação do veículo, já sabemos como proceder a abordagem", disse.


Rossignoli explicou que "as autuações por velocidade acima do permitido são processadas diretamente pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), não cabendo o controle ao policiamento rodoviário".




Multas
A coluna "Contracapa" da edição de ontem do MN revelou que, "depois de meses de espera, o departamento decidiu abrir ´parcialmente´ a caixa-preta das multas aplicadas pelo radar dedo-duro, por excesso de velocidade e, entre novembro de 2010 e março de 2011, foram aproximadamente 36 mil infrações". 
O balanço de abril a julho deste ano é mantido em sigilo pelo DER, mesmo após a determinação judicial de suspender as multas e desativar o aparelho.


Fonte:Mogi News

Polêmica: Regulamentação de flanelão é rejeitada por comerciantes

Para eles, problema não deixará de existir, pois outros assumirão a atividade de forma ilegal
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Guilherme Berti

Apesar das queixas de motoristas e comerciantes, flanelinhas atuam sem qualquer problema onde há grande concentração de carros
Comerciantes de áreas da região central do município tomadas por flanelinhas não querem a regulamentação da atividade dos guardadores de carros. Iniciativa nesse sentido foi colocada em prática na cidade de Taubaté. Em Mogi, a Câmara poderá discutir o assunto depois do recesso.


Uma dessas áreas com presença ostensiva de flanelinhas na cidade é a praça Dona Firmina Santana. Questionados sobre a possibilidade de regularizar a situação, vários lojistas disseram que não é viável tornar essa atividade uma profissão. Ainda com medo de represálias, os comerciantes do entorno da praça continuam não querendo se identificar. 
Mesmo que com uma regulamentação, na qual os flanelões passariam a ser cadastrados na Prefeitura, além de usar uniformes de identificação, o problema não vai deixar de existir, segundo os lojistas. Eles acreditam que o município não conseguirá fiscalizar a atividade e muito menos impedir a ação de quem não tem a situação regularizada. 
Próximo ao Mercado Municipal, a atividade também é muito exercida, já que vários veículos estacionam no local. Na rua Professor Flaviano de Melo (ao lado do Mercadão), onde um flanelão muito conhecido dos comerciantes atua, a regulamentação da atividade não é aceita pelos lojistas. Um comerciante da rua, que não quis se identificar, contou que não dá para fazer disso uma profissão, principalmente porque os flanelões não respeitam as pessoas. Ainda de acordo com esse comerciante, essa atividade é um abuso. Ele ressaltou que as pessoas já pagam uma taxa para estacionar na rua. 
A proprietária de uma oficina de costura, Adriana de Lemos Castro, 40, uma das poucas pessoas que aceitaram se identificar, afirmou que ao regularizar a situação dos flanelinhas, a tendência é de que a atividade cresça mais. Ela, que presencia diariamente a ação dos guardadores de carro que ficam nas redondezas do Mercado Municipal, disse que a Prefeitura encontrará também dificuldade para identificar os olheiros, pois a cada dia são pessoas diferentes que "tomam conta" dos automóveis. 
"É importante salientar que não conhecemos a índole dessas pessoas. A verdade é que todos têm medo deles. Para dar certo a regulamentação da atividade, eles precisariam passar por um treinamento", disse Adriana. 


Favoráveis
Algumas pessoas entrevistadas ontem foram favoráveis à regulamentação dos flanelões. A vendedora Jéssica Daiane de Oliveira, 19, ressaltou que, se os guardadores de carros estiverem uniformizados, as pessoas se sentirão mais seguras quando eles se aproximarem para olhar o carro. 
Para a professora Cristiane Targat, 43, regularizar seria uma opção para organizar o serviço oferecido nas ruas. Essa foi a mesma opinião do motoboy Jaconias Alves Santos: "Se for para ajudar os flanelinhas, é bom, afinal é o trabalho deles".


Segundo a presidente interina da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Tânia Fukusen Varjão, caso o serviço seja organizado e regulamentado, a situação deve melhorar tanto para comerciantes quanto para consumidores. Também será preciso que haja fiscalização e que se tome cuidado para que os mogianos não paguem duas vezes pelo mesmo serviço, pois existem flanelões também em áreas de Zona Azul.


Fonte:Mogi News