quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Exame de urina poderá ajudar a diagnosticar câncer de próstata

Este teste pode ajudar os homens que apresentam uma presença elevada do antígeno PSA no sangue a decidir se podem atrasar ou evitar a biópsia

Efe
WASHINGTON - Um grupo de cientistas da Universidade de Michigan desenvolveu um novo exame de urina que detecta o risco de câncer de próstata e que pode servir de indicador sobre a necessidade de fazer ou não uma biópsia.

Veja também:
Médicos brasileiros desenvolvem técnica pioneira para tratar de problemas de próstata

Segundo um estudo publicado na revista Science Translational Medicine, para os pesquisadores este teste pode ajudar os homens que apresentam uma presença elevada do antígeno PSA no sangue a decidir se podem atrasar ou evitar a biópsia, um exame que pode acarretar riscos para o paciente.

A análise detecta uma anomalia genética presente em 50% dos casos de câncer de próstata, quando se fundem os genes TMPRSS2 e ERG.

No entanto, como esta fusão só aparece na metade dos casos, os pesquisadores optaram por incluir na prova outro marcador tumoral, o PCA3. Uma combinação que fornece mais dados para a detecção do câncer de próstata que a de qualquer um destes marcadores individualmente.

Para realizar este estudo, os cientistas analisaram as mostras de urina de 1.312 homens em três centros médicos acadêmicos e em sete hospitais. Depois, dividiram os pacientes em três grupos segundo o risco de sofrer de câncer: baixo, médio e alto. E então, compararam os resultados do exame de urina com os das biópsias feitas em cada paciente.

Os exames histológicos revelaram a presença de câncer em 21% dos casos que a prova tinha determinado como de baixo risco; em 43% os de médio e em 69% os do grupo de alto risco.

Além disso, só 7% dos homens que pertenciam ao grupo de baixo risco foram diagnosticados com tumor agressivo, já os de alto risco chegaram a 40%.

Segundo a equipe de cientistas, há muitos mais homens que têm uma elevada presença do antígeno PSA no sangue que os que realmente sofrem câncer de próstata, algo que até o momento é difícil de determinar sem uma biópsia.

Por isso que os pesquisadores querem que o novo exame de urina que desenvolveram ajude o paciente a decidir se precisa ou não fazer uma biópsia.

A American Câncer Society estima que 217.730 pessoas receberão um diagnóstico de câncer de próstata este ano nos Estados Unidos, enquanto que 32.050 morrerão por causa desta doença.

Fonte:Est

Celso Amorim é o novo ministro da Defesa

Diplomata substituirá Jobim, demitido nesta quinta-feira após criticar ministras de Dilma


Sandra Manfrini, de O Estado de S.Paulo
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, entregou há pouco uma carta de demissão à presidente Dilma Rousseff, em reunião no Palácio do Planalto. Segundo informou o Palácio do Planalto, o encontro entre Jobim e Dilma foi rápido e durou apenas cinco minutos.


Veja também:
Diretor da 'Piauí' relata conteúdo das declarações
Lula afirma que Jobim foi 'deselegante'
Ministro nega fala pejorativa sobre colegas
Leia trecho inédito da entrevista de Jobim
OPINE: Jobim poderia ter continuado no cargo?
Dida Sampaio/AE


Dida Sampaio/AE
Celso Amorim foi o ministro das Relações Exteriores de Lula
Com a saída de Jobim, o ex-chanceler Celso Amorim assumirá a pasta da Defesa, segundo informou o Palácio do Planalto. Amorim já foi convidado para o cargo.


Jobim antecipou seu retorno a Brasília, previsto inicialmente para às 22h, para essa reunião com Dilma, após as repercussões negativas das declarações feitas à revista Piauí.





1
NOTÍCIAS RELACIONADAS:


Ex-chanceler Amorim entra no lugar de Jobim, 3º ministro a sair em 7 meses
Peemedebista, Jobim se equilibra entre petistas e tucanos
Paulo Bernardo elogia atitude de Dilma em demitir Jobim
Fontes consideraram escolha de Amorim a pior possível
Jobim pede demissão e Amorim é o novo ministro da Defesa


Fonte:Estado de S.Paulo


Comissão do Senado aprova convite para ouvir ministro dos Transportes

Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, fala em entrevista coletiva. Foto: Gustavo Miranda (Gustavo Miranda)
A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quinta-feira convite para o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) explicar as denúncias de corrupção na pasta que resultaram no afastamento do ex-ministro Alfredo Nascimento.


A oposição queria convocar o ministro, mas acabou convencida por líderes governistas para transformar o pedido em convite --o que desobriga Passos a comparecer ao Congresso para se explicar.


Com a mudança, o requerimento foi aprovado por unanimidade pela comissão --que ainda não marcou a data do depoimento. A expectativa é que Passos fale aos senadores na próxima quinta-feira.


A aprovação de convites faz parte da estratégia da presidente Dilma Rousseff para que os ministros responsáveis por pastas onde há denúncias de corrupção prestem esclarecimentos ao Congresso --sem o desgaste de serem convocados.


Passos é o primeiro ministro a ser convidado a depor no Senado, enquanto na Câmara cinco integrantes do primeiro escalão da presidente Dilma Rousseff foram chamados a esclarecer as denúncias --todos também por convites.


Integrantes da oposição elogiaram a disposição dos ministros em prestarem depoimento, mesmo sem serem convocados. "Isso mostra a nova postura do governo", disse o senador Cyro Miranda (PSDB-GO).


PETRÓLEO


A Comissão de Infraestrutura também aprovou requerimento que convida o diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, para esclarecer denúncia da revista "Época" que revelou a existência de um esquema de cobrança de propinas dentro do órgão.


Segundo a revista, a advogada Vanusa Sampaio, que representa companhias do ramo, foi procurada por dois assessores do órgão em 2008.


A oposição tinha como objetivo convocar o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) para esclarecer as denúncias, mas o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) retirou o pedido depois que o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) disse que a ANP é autônoma --por isso não era necessária a presença do ministro.


Na semana que vem, a comissão vai votar requerimento para convidar o ministro Mário Negromonte (Cidades) para também explicar denúncias de que a pasta libera recursos para obras classificadas como irregulares pelo TCU (Tribunal de Contas da União), e que age a favor de empresas que, juntas, doaram cerca de R$ 15 milhões em 2010 para campanhas eleitorais do PP, partido que comanda o ministério.


Fonte:Folha.com

Jobim pede demissão e Celso Amorim será o novo ministro

A presidente Dilma Rousseff convidou o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a assumir a pasta da Defesa. Amorim aceitou, mas a posse ainda não foi marcada.


Em uma rápida reunião na noite desta quinta-feira, o ministro Nelson Jobim entregou sua carta de demissão.


O ministro cancelou a participação em evento da Defesa na tarde desta quinta-feira e antecipou a volta de Tabatinga (AM) a Brasília para se encontrar com Dilma.


'Ideli é muito fraquinha', diz Jobim a revista
Leia trecho da entrevista de Jobim à 'Piauí'
Ataque de Jobim 'é desnecessário', diz Ideli
Jobim diz que suas declarações foram tiradas do contexto
Ministro de Dilma, Jobim diz que votou em Serra em 2010


Mais cedo, a presidente conversou por telefone com Jobim e, segundo a Folha apurou, disse a ele que, diante da polêmica criada por suas declarações, a única saída era ele pedir demissão. Do contrário, teria afirmado Dilma, não lhe restaria outra opção a não ser ela mesma demiti-lo.



O ministro tem feito declarações polêmicas e desagradado o governo. À revista "Piauí" ele disse que a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) é "fraquinha" e que Gleisi Hoffmann (Casa Civil) "sequer conhece Brasília".


O ministro, no entanto, negou na tarde de hoje que tenha se referido de forma pejorativa ao trabalho das ministras.


Os trechos da entrevista foram antecipados pela coluna de Mônica Bergamo na edição da Folha desta quinta.


POLÊMICAS


A situação do ministro já havia ficado insustentável nos últimos dias após a declaração de que votou em José Serra nas eleições de 2010. A revelação foi feita no programa "Poder e Política - Entrevista", conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. O projeto é uma parceria do UOL e da Folha.


Apesar disso, Dilma preferiu não tomar nenhuma atitude em meio a uma semana politicamente conturbada.


Jobim também causou constrangimento ao Planalto recentemente, na solenidade de homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, disse ser preciso tolerar a convivência com "idiotas", que "escrevem para o esquecimento". Ele explicou ter se referido a jornalistas, mas petistas entenderam como recado ao governo.


QUEDAS


Com a saída de Jobim, já são três as baixas no governo de Dilma Rousseff em apenas oito meses. O primeiro a sair foi Antonio Palocci, que deixou a Casa Civil após a Folha revelar o crescimento de 20 vezes do seu patrimônio nos últimos quatro anos, enquanto exercia mandato parlamentar.


No mês passado, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) pediu demissão do Ministério dos Transportes apóser ser envolvido em suspeitas de corrupção e superfaturamento de obras na pasta.


Embora não tenha deixado o governo, Dilma também precisou trocar o titular da Secretaria de Relações Institucionais. Luiz Sérgio, que exercia o cargo, assumiu o Ministério da Pesca, trocando de posto com Ideli Salvatti.


Eduardo Anizelli/Folhapress
O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, foi convidado por Dilma para o Ministério da Defesa
O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, foi convidado por Dilma para o Ministério da Defesa

Processo de retirada de famílias de área de risco será completado


O prefeito Marco Bertaiolli irá, finalmente, complementar o projeto de desocupação da área de risco do Jardim Layr, iniciado nas primeiras semanas do atual governo. No próximo dia 30 de agosto, as 120 famílias que foram retiradas do local onde havia permanente ameaça de deslizamentos, segundo avaliações de técnicos, irão receber as chaves de seus novos apartamentos, construídos na Vila Pomar, proximidades da Avenida Perimetral, com financiamentos do programa "Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Mogi. No local, a Construtora Faleiros implantou 280 novas unidades residenciais, que também serão entregues às pessoas previamente inscritas no Cadastro Geral do Município. Enquanto isso, o Município vem realizando obras na área do Jardim Layr, de onde os moradores foram retirados. As encostas devem passar por um processo de recuperação, com a construção de muros de concreto e a implantação de um jardim vertical, como forma de impedir a ocorrência de novos deslizamentos. Ao mesmo tempo, a Prefeitura está intensificando a fiscalização no local para impedir que novas ocupações irregulares venham a acontecer naquela área, ainda perigosa para a construção de moradias, especialmente barracos como existiam até o início da desocupação pela Prefeitura. No final de setembro, haverá entrega de apartamentos para moradores da área dos chacareiros, em Jundiapeba, ameaçados de despejo.


Inspeção


O secretário Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos, vai inspecionar as obras de duas novas estações ferroviárias em construção no Alto Tietê. Às 9h30, ele chega em Ferraz de Vasconcelos e depois de avaliar o andamento dos trabalhos, segue para Suzano. Fernandes estará acompanhado do presidente da CPTM, Mário Bandeira.







Audiência – 1
Expedito Ubiratan Tobias
Pouco afeitos, até algum tempo atrás, às audiências públicas, os vereadores de Mogi parecem ter descoberto que o contato com a população não é algo tão perigoso assim. Exemplo disso é a audiência pública que Expedito Ubiratan Tobias (PR) está convocando para o próximo dia 11 de agosto, na Câmara. Com as presenças de comandantes da PM e da Polícia Civil, o vereador quer ampliar a discussão sobre a falta de segurança e aumento da criminalidade no Município.







Audiência – 2


Tobias promete se esforçar para que o encontro termine com a garantia de melhorias para o setor da segurança pública na Cidade. Vai aproveitar a oportunidade para insistir na sua proposta de instalação de uma unidade da Rondas Ostensivas Tobias de Águia (Rota) em Mogi. Seu pedido feito ao comando da PM no Estado e ao governador Geraldo Alckmin, ainda não foi respondido.







Em Aparecida

O bispo diocesano de Mogi, dom Airton José dos Santos, presidirá hoje, às 9 horas, a celebração eucarística do Santuário Nacional de Aparecida, com a participação do clero (padres e diáconos) que para lá seguirá em Romaria. A TV Aparecida e Rede Viva transmitem, ao vivo. Hoje, dom Airton também estará comemorando o sétimo aniversário de sua nomeação para a Diocese de Mogi, com uma missa às 19 horas na Catedral Santana.


Fonte:O Diário de Mogi



Câmara aprova veto a zoneamento

SABRINA PACCA
Ontem, na sessão da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, 15 dos 16 vereadores mogianos votaram, nominalmente, a favor da manutenção do veto total dado pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM) ao Projeto de Lei nº 70/11, que dispõe sobre as alterações no zoneamento da Cidade. Apenas Jean Lopes (PC do B) não estava presente, por conta de uma viagem a Brasília. Ou seja, contraditoriamente, os legisladores acabaram rejeitando as mudanças que eles mesmos haviam aprovado, por unanimidade, em junho.


O que parece um contra-senso, nada mais é do que um subterfúgio usado pelo presidente da Câmara Municipal, Mauro Luís Claudino de Araújo (sem partido), para evitar um eventual processo judicial, já que as mudanças no ordenamento do uso e ocupação de solo, entre elas, a permissão para que 11 estabelecimentos comerciais pudessem se instalar em um trecho de um quarteirão da Rua Francisco Assis Monteiro de Castro, na Vila Oliveira, foram aprovadas sem a realização de audiências públicas, conforme prevê o Estatuto das Cidades e até mesmo o Plano Diretor do Município, o que levou a 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi a fazer representações junto ao Ministério Público contra o projeto.


Então, depois de aprovado, mesmo sob muita polêmica e reclamações dos mogianos que não foram ouvidos, Araújo pediu a Bertaiolli que vetasse a proposta, sob a promessa de que, quando o prefeito fosse apresentar suas alterações no zoneamento, agora neste segundo semestre, incluísse as mesmas mudanças feitas pelos vereadores. No entanto, desta vez, o presidente disse que fará audiências sobre o assunto.


"Estamos no aguardo do projeto do prefeito, conforme foi acordado com ele. Assim que chegar, vamos apreciar, fazer as emendas necessárias e, só depois, realizar a audiência ou as audiências, dependendo do conteúdo do documento que, posteriormente, ainda passará pelo Conselho da Cidade de Mogi das Cruzes (Concidade). Tudo isso será feito da forma mais transparente possível", afirmou o presidente.


Ele disse, ainda, que até o final deste ano irá fazer um projeto de lei de emenda à Lei Orgânica do Município, tornando obrigatórias as audiências públicas para alterações no zoneamento propostas tanto pelo Executivo como pelo Legislativo. "A Câmara não vai abrir mão de fazer as mudanças, mas terá de seguir um trâmite diferente", concluiu.


Após a aprovação do veto do prefeito, nenhum vereador comentou, em plenário, a decisão.


Fonte:O Diário de Mogi

Aumentam casos de fogo em mata

CENÁRIO Queimadas são mais comuns no período entre maio e agosto em vários pontos da Cidade, como nas proximidades do Real Park
DANILO SANS
O Corpo de Bombeiros registrou aumento de 280% nos chamados de combate a incêndios em matas em Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema, somente nos primeiros sete meses deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2010. Segundo o sub-tenente Mario Cesar de Jesus, que está na corporação há 20 anos, a situação verificada de janeiro a julho de 2011 é atípica, "mas tivemos épocas com números maiores do que estes", afirma, atribuindo os casos à longa estiagem, que favoreceu a secagem das matas, aumentando as queimadas.
De acordo com os dados divulgados, de janeiro até o final de julho deste ano, os bombeiros já atenderam 160 casos de incêndios, enquanto que nos sete primeiros meses de 2010, foram 42 e, em todo o ano passado, os chamados não passaram de 116. O período entre maio e agosto é o mais crítico, contabilizando 122 ocorrências em 2011, contra 34 em 2010.
O engenheiro Dalmo Tavares, de 52 anos, morador do condomínio Real Park, em Mogi, diz que já precisou acionar o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente por conta de focos de incêndio próximos à sua casa. "Em vez de limpar o terreno, as pessoas põem fogo. Fica uma fumaça densa e a fuligem vem toda para dentro dos bairros", diz ele, que alerta para o perigo das chamas atingirem a rede de alta tensão. "Teve uma vez que as labaredas estavam alcançando a fiação. Há vários terrenos cheios de mato em torno do condomínio, onde as crianças brincam, empinam pipa. Daqui a pouco, com este tempo seco, o fogo se alastra rapidamente e pode ainda atingir uma delas", diz o engenheiro, que cobra uma ação mais efetiva das autoridades.
A Prefeitura, por meio de sua Coordenadoria de Comunicação, lembra que o trabalho de combate e atendimento às queimadas são atribuições do Corpo de Bombeiros, inclusive na composição de campanhas de prevenção. As ações realizadas pelo Município, por meio da Secretaria de Segurança Pública, consistem na autuação de pessoas que ateiam fogo sem autorização em áreas públicas ou privadas. No entanto, a última multa aplicada pela Pasta foi em fevereiro do ano passado, uma vez que a penalidade só ocorre quando há o flagrante, ou seja, quando os fiscais vão até o local durante trabalhos de rotina ou após denúncias e encontram estas pessoas praticando as infrações. Ainda segundo a Prefeitura, o mais recorrente é que, ao chegar ao local, os fiscais não encontrem mais estes indivíduos.
De acordo com a Polícia Ambiental, não há dados sobre o número de multas aplicadas em caso de incêndios, já que a infração é registrada nas estatísticas como crime ambiental, que engloba ainda outros tipos de violações.


Fonte:O Diário de Mogi

Após acordos, governo enterra CPI

MEDIDA O requerimento foi mandado pelo presidente do Senado, José Sarney, diretamente para o arquivo


BRASÍLIA
Tendo à frente a própria presidente Dilma Rousseff, que contou ainda com a ajuda de ministros e líderes na Câmara e no Senado, o governo conseguiu enterrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes requerida pela oposição. Para abortar a CPI, o Planalto prometeu acelerar obras, apoiar um candidato ao Tribunal de Contas da União e até prometer a presença de Dilma à inauguração de uma ponte.


O governo conseguiu que dois senadores da base aliada retirassem suas assinaturas a favor da CPI. Como a oposição havia coletado 27 assinaturas - o número mínimo para a instalação de uma comissão parlamentar no Senado -, as duas baixas inviabilizaram as investigações destinadas a apurar irregularidades no setor de transportes, que já resultaram na demissão de 27 pessoas, entre elas Alfredo Nascimento do Ministério e Luiz Antonio Pagot da diretoria-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura Rodoviária (Dnit).


O senador João Durval (PDT-BA), o primeiro a retirar a assinatura, recuou em troca da promessa do governo e do PT de apoiar a candidatura de seu filho, o deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Até então, a presidente Dilma mostrava-se simpática a outra candidata, a deputada Ana Arraes (PSB-PE), mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.


Carneiro conseguiu da bancada de 86 deputados do PT a promessa de que cada um deles vai buscar mais um voto de um colega a seu favor na disputa pelo TCU. O cargo de ministro do TCU é vitalício. O PT nunca conseguiu pôr nenhum de seus integrantes na Corte. Todas as vezes em que disputou, perdeu. Carneiro disse ter a certeza de que se contar com os votos de seus colegas, multiplicados por dois, será eleito ministro.


Durval teria recebido ainda a promessa de que enfim será construído um anel viário em Feira de Santana, núcleo de sua base eleitoral, reivindicação que ele faz há cinco anos ao governo. Como Alfredo Nascimento sempre prometia fazer o anel viário e não o fazia, Durval passava o tempo todo reclamando do colega com as pessoas com as quais conversava. Foi por causa dessa promessa nunca cumprida por parte de Nascimento que Durval resolveu apoiar a CPI. Mas recuou para não prejudicar o filho.


Também retirou a assinatura o senador Reditário Cassol (PP-RO), suplente e pai do titular Ivo Cassol (PP). O próprio filho ajudou o governo a levar o pai ao recuo. De acordo com informações de bastidores, o filho lembrou ao patriarca que os Cassol são empresários do setor de geração de energia elétrica, e fazem negócios com o governo.


O tucano Ataídes Oliveira (TO), suplente de João Ribeiro (PR), também chegou a tirar a assinatura. Para que ele recuasse, a presidente Dilma prometeu comparecer ao Estado de Tocantins entre este e o próximo mês para inaugurar a ponte sobre o Rio Tocantins, que liga Miracema do Norte a Lajeado. Quem mais fez pressão para que Oliveira recuasse foi o titular João Ribeiro, que tem interesse direto no Ministério dos Transportes e é padrinho de vários dos indicados para o setor - pelo menos dois deles caíram com a faxina feita pelo governo.


O requerimento foi mandado pelo presidente José Sarney (PMDB-AP) diretamente para o arquivo e a peça inicial devolvida a Álvaro Dias, que ontem voltou a coletá-las para tentar fazer vingar mais uma vez a investigação.


Fonte:O Diário de Mogi

Social :Wilson Toledo

Jubileu de ouro!

Em referência ao seus 50 anos, a Rede Metropolitana de Rádio e TV recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A solenidade rolou na noite de segunda-feira, no plenário "Juscelino Kubitschek de Oliveira", na capital paulista. Diante de 200 pessoas, entre autoridades, colaboradores da emissora e convidados, o diretor-presidente Sílvio Sanzone e o diretor-superintendente Jayr Edson Sanzone foram condecorados com a Medalha 9 de Julho pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira, autor da propositura que tornou possível a sessão solene. Há 20 anos trabalhando na Rádio Metropolitana AM 1.070, instalada em Mogi das Cruzes - primeira da rede, fundada em 1961 -, Marilei Schiavi foi a mestre-de-cerimônia da noite de homenagens, que ainda foi coroada com a apresentação da mogiana Banda Sinfônica Jovem "Mario Portes". Com 50 anos de atividades, a Rede Metropolitana, idealizada pelo saudoso Jayr Mariano Sanzone - pai de Jayr Edson e Sílvio -, abarca, atualmente, 17 emissoras espalhadas pelo Brasil, inclusive nas regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba, interior paulista e no Estado de Minas Gerais

Sílvio Sanzone Segundo, diretor da Rede Metropolitana, Paulo Sérgio Rodrigues, e o também diretor da Rede César Sanzone

Marilei Schiavi, diretora de Jornalismo da Rádio Metropolitana, divide a cena com Jane Bernardes Hallage

A bela Ivonete Sanzone

Os queridos Jamil Hallage e Tomaz Yamaki

Cynthia e Romildo Campello também marcam presença

Flávio Isaías Rodrigues e sua esposa, a vereadora de Mogi das Cruzes Emília Letícia Rodrigues

Anotada, ainda, a presença de Miguel e Ba Colella

Anelise, Victor e Guilhermo Sanzone prestigiam a solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Telma Muniz divide a cena com Vera Aguiar
fotos: Paula Moura

O autor da propositura que concedeu a Medalha 9 de Julho à Rede Metropolitana de Rádio e TV, deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira, Dirceu Augusto da Câmara Valle, Silvio Sanzone, diretor-presidente da emissora, Marilei Schiavi, diretora de Jornalismo da Rádio Metropolitana, Jayr Edson Sanzone, diretor-superintendente da rede, e Sidney Antonio de Moraes, diretor-presidente do Grupo Mogi News 


Marco Antonio Pinto Soares Junior, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, e Cláudio Juliano Filho

Durval Palomares, diretor-administrativo da Rádio Metropolitana, e Wilson Bego, diretor-comercial do Mogi News

José Antônio Cuco Pereira, vice-prefeito de Mogi das Cruzes, divide a cena com o deputado federal Junji Abe

Ainda por lá, Cláudio Miyake, Marcelo Cusatis e Thamara Strelec

O click especial de Sandra e Joyce Sanzone
Maurício Sumiya

Fazer o bem

Em prol da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o vereador Protássio Nogueira e a Comitiva 100% Amigos promovem, no domingo, a "Galinhada Beneficente". O encontro rola ao meio-dia, no Sesi de Brás Cubas.


Divulgação

Minha festa
Já estão esgotados os convites para a festa que vou promover em comemoração aos meus 17 anos de colunismo social. O encontro acontece na terça-feira, às 20 horas, no restaurante Fornatta di Nápoli. Agradeço o carinho de todos os amigos.

Esgotamento sanitário: Obras em Jundiapeba serão concluídas em setembro

As obras de ampliação da rede de esgoto no distrito de Jundiapeba estão adiantadas e serão entregues em setembro. São R$ 5 milhões em investimentos só na região, com a construção de 9 mil metros lineares de rede coletora e uma estação elevatória. Os trabalhos estão 90% concluídos e beneficiarão famílias de todo o distrito. Quando a rede estiver interligada com as residências, Jundiapeba terá 80% de esgoto coletado e tratado.

"Trata-se de uma obra de grande importância para os moradores do distrito, pois terá reflexos diretos na saúde e na valorização de Jundiapeba, que vem recebendo grandes investimentos na atual administração. O município cresce rapidamente e nós, na Prefeitura, estamos trabalhando e investindo para proporcionar a infraestrutura necessária para este desenvolvimento", comentou o prefeito Marco Bertaiolli.

Os investimentos em Jundiapeba fazem parte de um conjunto de obras executadas pela Prefeitura na área de saneamento básico, com valor total de R$ 12,8 milhões. Além do distrito, serão atendidos com redes coletoras as vilas Pomar, Paulista, Nova Cintra, Bernadotti e Jundiaí, além de parte do centro.

Fonte:Mogi News

Investimentos Plano Diretor de Água será apresentado em até 20 dias

Projeto vai apontar quais serão os investimentos do Semae ao longo de cinco ou dez anos
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC

Projeto que vai definir os investimentos feitos pelo Semae nos próximos cinco ou dez anos será apresentado aos vereadores
O Plano Diretor de Água do Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) de Mogi das Cruzes deverá ser apresentado aos vereadores em no máximo 20 dias. Durante a sessão de ontem na Câmara Municipal, o presidente da Comissão Permanente de Serviços Públicos e Semae, Nabil Nahi Safiti (DEM), revelou que o prazo foi informado pelo diretor da autarquia, Marcus Melo. O vereador ressaltou que, assim como o Plano Diretor de Esgoto, o documento será apresentado em plenário. 
Segundo o democrata, o relatório que apontará a avaliação do Semae feita pela comissão parlamentar está na fase final, mas só deverá ser entregue após a apresentação do plano diretor. O levantamento foi feito com base em estudo e audiências com ex-diretores do Semae.


"Trata-se de um item fundamental para a cidade, porque vai indicar os investimentos que deverão ser feitos ao longo de cinco, dez anos", disse. "Ele vai detalhar quanto deverá ser investido e como os recursos serão conquistados. Com o crescimento acelerado que a cidade está tendo, o planejamento bem-elaborado vai impedir uma situação de calamidade na questão do abastecimento", adiantou Safiti. 
O vereador avaliou que entre os principais pontos que o plano deverá apontar está a grande perda de água que o município tem com os vazamentos. "Diminuir o desperdício deve ser prioridade", afirmou.


O presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (sem partido), voltou a mostrar preocupação com o "calcanhar de Aquiles" do município. "Os investimentos no Semae já foram anunciados e prorrogados uma série de vezes. O Plano Diretor de Esgoto é um exemplo. Não se vê nada de concreto. Tenho muito carinho pela autarquia, mas ela não pode ser o algoz no desenvolvimento de Mogi das Cruzes", opinou.


Fonte:Mogi News

Dedo-duro MP exige que Ciretran e Detran cancelem pontos

Maurício Sumiya

DER pediu para reativar o radar dedo-duro na Mogi-Bertioga
O Ministério Público (MP) de Mogi das Cruzes solicitou ao Poder Judiciário que notifique oficialmente o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade para que suspendam a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas autuados por excesso de velocidade pelo radar dedo-duro, instalado no quilômetro 58,6 da rodovia Mogi-Bertioga. 
O MP também pediu uma vistoria na rodovia para verificar se a sinalização informando a existência do aparelho no trecho foi regularizada, conforme determinação judicial expedida pela juíza substituta da Fazenda Pública do Fórum de Mogi das Cruzes, Ana Carmen de Souza Silva, que determinou a suspensão sob pena de multa de R$ 10 mil por dia. 
O parecer do promotor Fernando Lupo refere-se à representação do advogado José Carlos de Souza contra o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que não teria cumprido a determinação, mantendo a pontuação nas CNHs mesmo ao final do prazo estipulado pela Justiça. O parecer do MP deve ser apreciado pela juíza ainda esta semana, que pode acatar a conclusão do MP ou aplicar multa.


"Recebi um posicionamento do DER, que esclareceu que a suspensão das pontuações deve ser feita pelo Detran ou Ciretran, e que a sinalização no trecho já foi regularizada. Desta forma, entendo que não há motivos para multar o departamento, já que as medidas previstas na liminar foram cumpridas", esclareceu o promotor. O DER informou que, segundo o artigo 22 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cabe ao Detran suspender os pontos nas CNHs. 






Quer voltar
O DER também solicitou autorização para acionar o radar dedo-duro, que está desativado desde o dia 20 de julho. "Pedi uma vistoria no trecho para verificar se a sinalização está correta. Esta vistoria deverá ser feita pela Polícia Militar Rodoviária. Se constatada a regularidade, a juíza pode autorizar o funcionamento do radar", explicou Lupo. O parecer do MP já foi encaminhado ao cartório do Fórum de Mogi, e deve ser analisado pela juíza da Fazenda Pública ainda esta semana. (J.S.)


Fonte:Mogi News

Só em dezembro

Adriano Vaccari

Os Jogos Abertos do Interior, previstos para serem realizados na cidade entre os dias 7 e 19 de novembro, deverão ser remarcados para a primeira quinzena de dezembro. A informação exclusiva foi dada à coluna pelo vereador Jean Lopes (PC do B), que, ontem à tarde, teve uma audiência no Ministério da Educação. 




Via sacra 
Integrante da Comissão de Esportes da Câmara Municipal, Jean Lopes foi a Brasília tentar "in loco" convencer deputados federais, além do ministro da Educação, Fernando Haddad, a rever a data para avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), programada para ocorrer entre 8 e 19 de novembro, e, de quebra, manter a programação dos Jogos Abertos do Interior, previstos para praticamente a mesma semana. Entretanto, após uma via sacra por gabinetes e alguns minutos na sala do ministro, saiu com resposta negativa ao pleito. 
Divulgação





Amigos
Para convencer Haddad a rever o cronograma do Ideb, uma avaliação da qualidade do ensino de escolas de todo o País, Jean Lopes buscou apoio de políticos do partido, como, por exemplo, o deputado federal Aldo Rebelo, além de seu amigo de infância, o ministro dos Esportes, Orlando Silva. A empatia dos dois é tamanha que a audiência no Ministério dos Esportes foi combinada na rede social Twitter. 




Prejuízos
Entre os principais argumentos utilizados por Jean Lopes às autoridades é de que os Jogos Abertos acontecem numa extensa programação, com participação de mais de 12 mil atletas e 20 mil pessoas, o que necessitaria de uma revisão de todos os projetos e planejamento da administração municipal para o evento. Por sua vez, o ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou um contra-argumento de que a empresa responsável pelo Ideb já teria sido contratada e o número de pessoas prejudicadas pela remarcação de datas seria maior.




Investimentos 
Embora não tenha conseguido cumprir a missão de remarcar o Ideb, Jean promete chegar hoje a Mogi com muitas novidades sobre recursos e investimentos dos Ministérios de Cultura e de Esportes. 




Creches
A Prefeitura de Mogi abriu recentemente licitação para construção de uma creche na Vila Brasileira. A unidade, segundo a Coordenadoria de Comunicação Social, seguirá o mesmo modelo padrão das unidades já entregues e atenderá 110 crianças de quatro meses a cinco anos. O investimento previsto é de R$ 1,2 milhão. Até o momento, já foram entregues 19 unidades, outras 12 estão em construção e sete em licitação no pacote de 40 creches prometidas na gestão do prefeito Marco Bertaiolli (DEM). 




Turismo 
Em breve, a Coordenadoria de Turismo de Mogi deverá lançar o 11º roteiro do turismo no município: é o Jipe Tour. Como o próprio nome sugere, trata-se de um passeio de jipe em roteiros diversos como Pico do Urubu, com direito a voo livre, além da Serra do Itapeti, entre outros lugares de apelo ecológico. Poderão participar mogianos e turistas. O valor e o cronograma dos pacotes ainda estão sendo definidos por agências parceiras da Prefeitura.






Circuito das Aves
Outro pacote sugestivo que está no forno da administração municipal é o circuito das aves. "Será um roteiro mais restrito a fotógrafos, ambientalistas e amantes da natureza, já que necessitará de passeios às 6 horas e muita paciência só para encontrar as aves raras", comentou à coluna o coordenador de Turismo Fábio Barbosa. 
Divulgação





Aves raras
Parte do projeto será demonstrada hoje no Segundo Encontro de Observação de Aves, que acontece durante todo o dia no Parque Municipal. Lá, serão apresentados ainda detalhes do levantamento feito por dois biólogos mogianos e que descobriram mais de 300 espécies de aves nos parques municipais e no distrito de Taiaçupeba. Espécies raras e ameaçadas de extinção, como "patinho gigante" e "Bicudo do Brejo", estão nas matas de Mogi, segundo o estudo. 




Mais um ano 
A Strategos Engenharia, Informática e Consultoria Ltda. deverá realizar os serviços de leitura de hidrômetros da cidade por mais um ano. A empresa ofereceu o menor valor na licitação do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), de R$ 1,722 milhão, uma economia de R$ 478 mil, já que o valor máximo do certame era de R$ 2,2 milhões. O atual contrato, que vencia no dia 20 de julho, foi prorrogado até a conclusão da licitação e a assinatura do novo contrato deve ocorrer na próxima semana.


Daniel Carvalho/ Jorge Moraes





Diocese em festa 
O mês de agosto é especial para a Diocese de Mogi das Cruzes. Hoje, o bispo diocesano dom Airton José dos Santos comemora o 7º aniversário de nomeação na cidade. Para comemorar a data, haverá missa às 19 horas na Catedral de Santana. No dia 20 deste mês, completará o 59º aniversário de ordenação sacerdotal de dom Paulo Mascarenhas Roxo, bispo emérito.


Fonte:Mogi News