Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC
Projeto que vai definir os investimentos feitos pelo Semae nos próximos cinco ou dez anos será apresentado aos vereadores
O Plano Diretor de Água do Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) de Mogi das Cruzes deverá ser apresentado aos vereadores em no máximo 20 dias. Durante a sessão de ontem na Câmara Municipal, o presidente da Comissão Permanente de Serviços Públicos e Semae, Nabil Nahi Safiti (DEM), revelou que o prazo foi informado pelo diretor da autarquia, Marcus Melo. O vereador ressaltou que, assim como o Plano Diretor de Esgoto, o documento será apresentado em plenário.
Segundo o democrata, o relatório que apontará a avaliação do Semae feita pela comissão parlamentar está na fase final, mas só deverá ser entregue após a apresentação do plano diretor. O levantamento foi feito com base em estudo e audiências com ex-diretores do Semae.
"Trata-se de um item fundamental para a cidade, porque vai indicar os investimentos que deverão ser feitos ao longo de cinco, dez anos", disse. "Ele vai detalhar quanto deverá ser investido e como os recursos serão conquistados. Com o crescimento acelerado que a cidade está tendo, o planejamento bem-elaborado vai impedir uma situação de calamidade na questão do abastecimento", adiantou Safiti.
O vereador avaliou que entre os principais pontos que o plano deverá apontar está a grande perda de água que o município tem com os vazamentos. "Diminuir o desperdício deve ser prioridade", afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (sem partido), voltou a mostrar preocupação com o "calcanhar de Aquiles" do município. "Os investimentos no Semae já foram anunciados e prorrogados uma série de vezes. O Plano Diretor de Esgoto é um exemplo. Não se vê nada de concreto. Tenho muito carinho pela autarquia, mas ela não pode ser o algoz no desenvolvimento de Mogi das Cruzes", opinou.
Fonte:Mogi News