domingo, 18 de março de 2012

Saia justa – 1




Ao visitar uma escola da Ponte Grande para divulgar o Parlamento Estudantil, o presidente da Câmara, Rubens "Bibo" Fernandes, foi apresentado aos alunos como representante da população mogiana, capaz de ser o interlocutor da comunidade junto ao prefeito, entre outras adulações.


Saia-justa – 2


Bastou que palavra fosse franqueada aos estudantes e um garotinho, Yago Albert, atacou: "Já que o senhor é o nosso representante, não pode pedir para asfaltarem a rua da minha casa?" Representante do Bairro, o vereador nem se lembrava que a Rua José da Costa Neves não tinha asfalto. Ainda assim, prometeu levar o pleito ao prefeito.


Fonte:O Diário de Mogi

Visita única






Visita única
 

Bem que o prefeito Bertaiolli tentou, mas não conseguiu manter o calendário que previa duas visitas de Geraldo Alckmin (PSDB) a Mogi neste mês. A vinda do governador acabou ficando somente para o dia 30, data da conclusão da Agenda Metropolitana na Cidade, quando o tucano irá ao Paradise e também inaugurar oficialmente o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Jardim Santista.


Fonte:O Diário de Mogi





Autor de ilustrações das toalhas do McDonald’s é mogiano


 

Desde 2004, a companhia não abre vagas para novos empreendedores. Hoje, as franquias são divididas entre 61 empresários, que detêm 25% de seus .... Foto: Divulgação
Um dos autores mais lidos de todo o País é nascido em Mogi das Cruzes, embora poucos saibam disso. O ilustrador Hiro Kawahara é quem cria os roteiros e ilustrações das toalhas de papel que forram as bandejas das lojas do McDonald’s. Ele calcula em bilhões o número de cópias de sua autoria que já foram apreciadas pelos clientes da rede em todo o País. Da seguinte forma: há duas décadas ele faz perto de dez edições diferentes de toalhas por ano, cada uma delas com tiragem entre 12 a 14 milhões de exemplares. Tudo isso distribuído para 616 lojas da franquia no País, chega à contagem aproximada de 3,5 bilhões de cópias, segundo cálculos de Kawahara à revista "Piauí", que o apresenta como "um homem cheinho, como se espera que seja um cliente assíduo do McDonald’s". A história do mogiano de 47 anos é tão interessante quanto os números astronômicos que envolvem seu trabalho. Ainda criança, em Mogi, devorava suplementos infantis de jornais e revistas que seu pai ou ele próprio adquiria em sebos, conforme a disponibilidade financeira, sempre reduzida, àquela época. Sem grandes perspectivas profissionais, Kawahara decidiu cursar uma faculdade de Biologia, embalado unicamente pela simpatia que tinha com os animais. Imaginava que fosse lidar com bichos. Já estudante, foi convidado a fazer teste para ilustrador em uma editora. Teria de desenhar dois repolhos em aquarela e, ao ver num livro, um desenho melhor que o seu, correu para o banheiro e usou água da privada para os retoques. Foi aprovado, mas virou ilustrador das toalhas por acaso. Certo dia, ao rabiscar guardanapos num restaurante, veio a ideia de ilustrar as toalhas que forravam as bandejas. Levou a ideia para a agência onde trabalhava, que atendia ao McDonald’s, e após 19 anos, transformou o trabalho em seu principal ganha-pão. Seus desenhos e textos são objetos de culto na internet. Só no Twitter, são 5 mil seguidores. Poucos sabem que ele é mogiano.


O Diário de Mogi

Orçamento não permite aumento maior a servidor



AUMENTO Grupo de servidores se mobilizou em frente à Prefeitura para fazer reivindicação
Júlia Guimarães
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) afirmou ontem que "não há espaço" no orçamento do Município para a possível aprovação de um aumento nos salários do funcionalismo público, além do reajuste de 5,8% já proposto pela Prefeitura. Ele afirmou que a dotação orçamentária já está completamente comprometida com o pagamento dos acordos previstos no plano de cargos e carreiras da Prefeitura, implantado na atual administração, depois de décadas de espera. O chefe do Executivo falou sobre o assunto na manhã de ontem, durante entrevista coletiva, e informou que os dados técnicos serão apresentados publicamente na próxima quinta-feira, durante reunião com o grupo que representa os servidores no pleito por um aumento real de 40% nos salários.


Bertaiolli afirmou que o plano de carreira do funcionalismo municipal foi definido depois de um ano de trabalho, realizado em parceria com a associação e o sindicato dos servidores. Ele procurou destacar que desde 2011, os acordos fixados elevaram sensivelmente o valor da folha de pagamento. Segundo o prefeito, antes disso, os salários dos servidores representavam 33% do orçamento, sendo que neste ano de 2012 o percentual saltou para 37%.


"O sindicato fez um pedido para aumento real de 40%. É importante dizer que democraticamente isso é legítimo e perfeitamente natural. Porém, não existe no orçamento desse ano nenhum espaço para ampliar o que já foi dado, entre reajuste e aumentos reais que os servidores já tiveram. Na quinta-feira vamos fazer uma demonstração pública do orçamento e mostrar que ele está comprometido com o pagamento do plano de careira, que está sendo pago corretamente", disse.


O prefeito procurou destacar que em 2011 a Prefeitura teve um gasto alto para garantir o cumprimento a um dos principais acordos do plano de carreira, que prevê aumento real de 1,25% a cada três anos. O benefício foi pago de forma retroativa para os últimos 30 anos. Já para esse ano, a folha também será sobrecarregada com o pagamento de aumento real de 5% a todos os servidores que comprovarem possuir nível escolar superior ao exigido no concurso. Outra questão que está pesando no orçamento é o pagamento de horas extras com 100% de aumento aos domingos, antes elas eram 50% superior à jornada normal.


Samu


Bertaiolli afirmou ontem que está aguardando o envio, pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara, de uma representação formal sobre o possível uso irregular de viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A denúncia foi feita na semana passada, durante discurso no plenário da Casa, pelo vereador Nabil Nahi Safit (PSD). Segundo o parlamentar, a coordenadora da unidade, Marly Inês dos Reis Monteiro Garcia, estaria usando os veículos oficiais, destinado a atendimentos de emergência e ao salvamento de vidas, para fins particulares. "Assim que recebermos a denúncia, vamos apurar", disse o prefeito.


Fonte:O Diário de Mogi

SUS já oferece cirurgia robótica


RIO
Por três meses, a promotora de vendas Mônica dos Santos Lima, de 39 anos, sentiu que tinha algo preso na garganta, que a fazia engasgar. Era um tumor nas amígdalas. As opções de tratamento incluíam radioterapia e seus efeitos colaterais - redução da saliva, perda do paladar, deterioração dos dentes - ou uma cirurgia radical, com incisões nas laterais do lábio e acesso do cirurgião ao tumor através da mandíbula, que teria de ser serrada.


Mônica não precisou de nada disso. Sentado no canto da sala, o cirurgião Fernando Dias, chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional de Câncer (Inca), retirou completamente o tumor sem tocar na paciente. Ele controlou o Da Vinci SI, robô de cirurgia minimamente invasiva. Mônica se tornou a primeira paciente a passar por cirurgia robótica no Sistema Único de Saúde.


Esse tipo de operação é realidade no Brasil há quatro anos, mas estava restrita a hospitais particulares de São Paulo (Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Albert Einstein, e Sírio-Libanês) O equipamento, desenvolvido nos Estados Unidos, chegou ao Inca em fevereiro, ao custo de R$ 5 milhões, pagos com recursos de investimento do Ministério da Saúde. A primeira cirurgia foi feita em 6 de março. Em dez dias, houve outras cinco, todas na especialidade de cabeça e pescoço.


"A missão do Inca não é apenas adotar novas tecnologias, mas desenvolver conhecimento para que a técnica possa ser ampliada aos pacientes do SUS", afirma o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini.


O médico controla o robô a distância, numa cabine. Ele manipula uma espécie de joystick e guia os quatro braços do robô Um deles tem câmeras que permitem visão em 3D e amplia a imagem de 10 a 15 vezes. Os outros três têm pinças cirúrgicas que fazem movimentos mais amplos e precisos que os da mão.


O Inca terá duas dessas cabines na mesma sala cirúrgica. Isso permitirá que um médico seja treinado enquanto o outro opera a máquina. Doze médicos, além de enfermeiros, aprenderam como utilizá-la no exterior. A maioria dos profissionais é de jovens, recém-concursados.


No Inca, o aparelho será usado nas cirurgias de urologia, aparelho digestivo, ginecologia e cabeça e pescoço. No futuro, serão feitas cirurgias cardíacas. Santini ressalta que nem todos os pacientes podem se beneficiar da técnica - os médicos prepararão protocolos. Os pacientes operados são tratados com os mesmos cuidados daqueles que entram em protocolo de pesquisa - são informados da nova tecnologia e podem se recusar a passar por cirurgia com a ferramenta.


Fonte:O Diário de Mogi

Alckmin declara apoio a Serra



UNIÃO É a primeira vez que Alckmin assume publicamente a posição a favor do ex-governador desde a entrada de Serra na disputa interna


SÃO JOSÉ DO RIO PARDO
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) declarou ontem apoio de "militante" a José Serra na prévia do partido, marcada para o próximo domingo. "Enquanto filiado ao PSDB, militante e liderança do partido o meu voto vai ser para o José Serra", afirmou Alckmin, durante sua passagem por São José do Rio Pardo, no interior paulista, onde inaugurou novas instalações da Escola Técnica Estadual (Etec).


Foi a primeira vez que Alckmin assumiu publicamente a posição a favor do ex-governador desde a entrada de Serra na disputa interna do PSDB para a escolha do candidato a prefeito de São Paulo.


O governador tomou a cautela de ressalvar que estava falando como militante, não como chefe do Executivo paulista. "O governo do Estado não tem candidato, nem o governador. O governo do Estado trabalha para todos, suprapartidariamente, não se envolve em questão eleitoral, trabalha para servir a população."


Alckmin disse que vai respeitar o processo de escolha de sua sigla. Além de Serra, outros dois tucanos participam da disputa - o secretário José Aníbal (Energia) e o deputado Ricardo Trípoli, que não abriram mão de suas pré-candidaturas quando o ex-governador, há duas semanas, anunciou sua intenção de retornar à cadeira hoje ocupada por Gilberto Kassab (PSD).


"Vamos respeitar a prévia, a prévia é muito importante. Quero saudar os três candidatos, Serra, o secretário José Aníbal e o deputado Tripoli, um exemplo de respeito à audiência ao partido. Vai dar legitimidade para quem for escolhido. Acho que a democracia começa em casa, não é?" Para Alckmin, o PSDB "está mostrando maturidade nesse processo".


O governador tem exercido papel decisivo nos bastidores para abrir o caminho para Serra. Ele convenceu outros dois pré-candidatos, Andrea Matarazzo e Bruno Covas, a saírem da disputa.


A estratégia de pedir ao governador uma manifestação pública de incentivo começou a ser discutida na reunião da coordenação da pré-campanha de Serra, no domingo. O ex-governador ouviu de um aliado que seria bom Alckmin comparecer a um evento de Serra antes do dia da prévia. Aparentemente, Alckmin resistia à posição pública.


Anteontem o governador havia garantido que não iria se manifestar politicamente a respeito do seu candidato à prefeitura da capital, antes da realização das prévias do seu partido. "Eu vou seguir a decisão do partido, que agora está bem próxima e, antes disso, não pretendo me antecipar", assegurou, ao participar do encerramento do 56º Congresso Estadual dos Municípios, em São Vicente, Alckmin foi muito assediado por prefeitos e vereadores de vários partidos que, desde terça-feira, discutem municipalismo, com enfoque para os temas: integração e desenvolvimento.


Além de assinar a transferência para os municípios dos antigos imóveis que abrigavam os Centros de Saúde e as Casas de Agricultura, um tema abordado pelo governador chamou bastante a atenção dos presentes. É a possível criação de 335 municípios de interesse turístico, que não seriam novas estâncias turísticas, como as 67 já existentes, mas que, de qualquer forma, receberiam algum tipo de estímulo do governo do estado para iniciativas de interesse turístico.


Ao defender a ideia, Alckmin praticamente deu o seu aval a um projeto do secretário de Turismo, Márcio França (PSB), que é presidente estadual do partido. Para analistas políticos presentes ao congresso, o "afago" pode representar um importante passo para que o PSB siga o governador na sua escolha política e apoie Serra, embora o partido também venha sendo bastante assediado pelos petistas para dar seu apoio ao Haddad.


Fonte:O Diário de Mogi

OPortunidade: Concursos agitam o Alto Tietê


Há mais de 890 vagas de emprego para diferentes tipos de cargo e em todos os níveis escolares
Fábio Miranda
Da Redação
Divulgação
 
Estabilidade que o serviço público garante é o que mais desperta o interesse dos concurseiros
Mais de 890 vagas de emprego para diferentes tipos de cargos e em todos os níveis escolares estão disponíveis no Alto Tietê. Elas serão preenchidas por meio de três concursos públicos que as prefeituras de Suzano e de Ferraz de Vasconcelos e a Secretaria de Estado da Educação irão promover. As datas para a aplicação das provas ainda não foram definidas. As inscrições, no entanto, já começaram. 
Em Suzano, os interessados para ocupar uma das vagas na função de professor adjunto ou médico (em várias especialidades) devem fazer a inscrição pelo site www.vunesp.com.br até o próximo dia 27. A taxa de inscrição varia entre R$ 25 e R$ 80.


Os pretendentes a uma oportunidade em Ferraz têm de desembolsar ente R$ 30 e R$ 70 para garantir a sua inscrição. A maior parte das oportunidades é para professor adjunto e guarda municipal. A data limite para se inscrever é 8 de abril. O endereço eletrônico para a inscrição é o www.meritumconcursos.com.br.


O menor salário oferecido pela prefeitura suzanense é o de R$ 928,68, para ajudantes gerais, e o maior é de R$ 5.320,64, para médico cirurgião. Em Ferraz, o ordenado mais baixo são para gari, R$ 622. Já para o cargo de médico da Saúde da Família, os ganhos mensais chegam a R$ 6.569,95.


A Secretaria de Estado Educação também divulgou a abertura de concurso público para o preenchimento de 5.530 vagas para o cargo de agente de organização escolar. Na região, serão 341 vagas e o salário é de R$ 800 para 40 horas semanais. Mais informações no site www.vunesp.com.br.




Preparação 
Conquistar uma oportunidade de emprego por meio de concurso público é o anseio de muita gente, não só pelo salário, mas também pela estabilidade que o serviço público garante. O caminho a ser percorrido, contudo, não é tão fácil.


"É necessário e fundamental para o candidato que ele se informe a respeito e se familiarize com as carreiras de seu interesse, a fim de se certificar da escolha. Definido o concurso, deve-se, então, traçar um plano de estudo com base em sua demanda", explica o diretor pedagógico do Complexo Educacional Damásio de Jesus, Marco Antônio Araujo Júnior.


Mesmo com toda a preparação, o resultado nem sempre é o esperado. Em momentos assim o abatimento é normal, contudo não esmorecer é a palavra-chave para driblar situações como essas. "O caminho até a aprovação é longo e apresenta uma série de percalços, que deve ser encarada de forma natural pelo concurseiro, exatamente para que ele não desista no primeiro concurso, caso não seja aprovado", diz o diretor. 
Outra dica importante é não estudar apenas para um determinado concurso, mas, sim, para uma área, o que aumenta as chances de aprovação. "Dessa forma, o candidato pode se preparar para as diversas oportunidades que venham a surgir. Ele deverá apenas adequar os seus estudos e realizar alguns ajustes ou acréscimos quando o edital for publicado".


É no dia da prova que o candidato vai colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante os estudos e demais preparações. Nesse momento, manter a mente tranquila é a melhor coisa a fazer, e também deixar os estudos de lado. "É preciso aprender a lidar, por exemplo, com a própria ansiedade, algo muito natural na situação de concurso, com as cobranças excessivas que, em vez de fortalecer a autoconfiança, drenam a energia tão necessária para essa conquista", finaliza Araujo Júnior.


Fonte:Mogi News

Jundiapeba:Centro Integrado de Cidadania ampliará serviços


Órgão depende apenas de uma aprovação para implantar o Centro de Judiciário de Solução de Conflitos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
 
A juíza Ana Carmem, de Mogi, representa o Judiciário no processo
A criação do Centro de Judiciário de Solução de Conflitos, que deverá funcionar dentro do Centro Integrado de Cidadania (CIC), em Jundiapeba, depende apenas de uma aprovação no Conselho Superior de Magistratura para iniciar o atendimento ao público. O projeto de criação da unidade está na pauta do conselho, com votação prevista para a próxima semana.


A Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça instituiu a criação do centro por meio da Política Nacional de Tratamento de Conflitos de Interesse. Na unidade, qualquer cidade pode procurar atendimento para tentar resolver seu conflito, por meio de um acordo com a outra parte envolvida. O centro judiciário vai receber as chamadas "demandas pré-processuais", ou seja, casos que ainda não têm ação judicial em andamento. O atendimento é feito nas áreas cível, de família e fazenda pública. Não há limite de valor da causa. Os cidadãos que não tiverem problemas jurídicos, também poderão procurar por atendimento na unidade. 
O Conselho Superior da Magistratura, que deve votar o projeto, é composto pelo presidente do TJSP, pelo vice, pelo corregedor e pelos presidentes das Seções de Direito Privado, Público e Criminal do TJSP. 
Para implantar o serviço no município, um convênio foi criado entre a Prefeitura de Mogi e o Poder Judiciário, representado pela juíza-titular do Fórum Distrital de Mogi das Cruzes, Ana Carmem de Souza Silva. 
Atualmente, existe um setor no Fórum que realiza o atendimento. Somente no ano passado, foram feitas 1.047 conciliações no local, sendo que 63% delas tiveram resultados positivos.


Fonte:Mogi News

Atendimento Agentes de saúde visitarão casas


Profissionais farão 18 mil visitas a moradores de Jundiapeba para orientá-los e, se necessário, encaminhá-los
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
 
Evento foi em comemoração ao mês da mulher, mas homens também puderam aferir pressão e fazer testes como o de glicemia
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará um chamamento público no próximo dia 23 para contratar a entidade que gerenciará o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), que será implantado em Jundiapeba. A iniciativa será realizada em parceria com o governo federal e estabelece que agentes comunitários de saúde visitarão as casas dos moradores do bairro. As famílias serão orientadas quanto a questões relacionadas à saúde e, dependendo da necessidade, poderão ser encaminhadas ao centro médico de referência, que no distrito será a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Nova Jundiapeba.


O secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, revelou que aproximadamente 18 mil visitas serão feitas. "O bairro será mapeado e sem seguida as famílias já começarão a receber as visitas. Nosso objetivo é fortalecer a rede básica", destacou.


Além do Pacs, a entidade que vencer o chamamento público vai gerenciar os dois Programas da Saúde da Família (PSFs) do Novo Horizonte e do Conjunto Toyama.


Saúde da mulher 
Em mais um evento para comemorar o mês da mulher, a Secretaria de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes colocaram à disposição da comunidade um mutirão de atendimento voltado à saúde da mulher. 
O evento foi realizado ontem, no largo do Rosário, no centro da cidade. Nas primeiras quatro horas, quase 600 mulheres foram atendidas. 
A iniciativa contou com teste de glicemia, aferição de pressão arterial, exames de DST/AIDS, de prevenção do câncer de colo do útero e autoexame de mama. 
Das 9 às 13 horas, 550 mulheres fizeram aferição de pressão arterial e testes de glicemia. No mesmo período, 22 coletaram material para exames de papanicolau e 12 foram encaminhadas para exames de mamografia depois de obterem informações sobre o autoexame de mama. Cinquenta e uma mulheres passaram pelos testes de HIV, hepatites B e C e sífilis.


"Entre as nossas prioridades está oferecer facilidade de acesso aos serviços de saúde para a comunidade", afirmou o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho.


Fonte:Mogi News

Eleições: PMDB de Mogi lança núcleo de mulheres


Mayara de Paula
 
Praça recebe projeto Pintura ao Vivo
Com o objetivo de ampliar a participação do sexo feminino no cenário político, o PMDB de Mogi das Cruzes lançou na manhã de ontem o núcleo da mulher. A entidade será presidida pela publicitária e professora universitária Thamara Strelec.


O evento, realizado na Câmara, contou com a participação de mulheres do meio político da região, como as vereadoras mogianas Emília Rodrigues (PCdoB), Vera Rainho (PR), a parlamentar poaense Jeruza Pacheco Reis (PTB) e a deputada estadual Vanessa Damo, presidente estadual do PMDB Mulher.


"Sofremos com um legado histórico de paternalismo ainda muito frequente e é justamente esta baixa representatividade que esperamos mudar", destacou Thamara. Em Mogi, dos 16 vereadores eleitos, há apenas três mulheres. "As mogianas precisam participar da política, não necessariamente como candidatas, mas atuando como líderes de bairro e outras funções dentro da comunidade", destacou. Ela revelou que a partir de agora o núcleo vai organizar palestras sobre a valorização da mulher na sociedade. Vanessa Damo contou que o PMDB estadual decidiu ampliar o número de núcleos.


Apoio
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) compareceu ao lançamento do núcleo e se esquivou quando questionado se sua participação era um indício de uma busca pelos peemedebistas para uma provável candidatura à reeleição. 
"Vim prestigiar o PMDB, por ser um dos maiores partidos do País e um grande colaborador da cidade. Ele já me apoiou nas eleições passadas e saímos vitoriosos. Se confirmada a minha candidatura, só tomarei minha decisão no fim de maio, a tendência é buscar novamente a parceria", salientou. "Tenho uma ligação muito forte com o PMDB. Quando fui eleito vereador, eu era filiado à legenda e, atualmente, ele participa diretamente da Prefeitura, com o vice-presidente do partido no município, Marcello Cusatis", frisou.


"Iniciamos uma conversa com o PSD, mas é apenas um primeiro contato. Vamos decidir se lançaremos um nome próprio ao Executivo ou se apoiaremos outro candidato em abril", informou o presidente do PMDB em Mogi, Geraldo Tomaz Augusto. (C.L.)


Fonte:Mogi News


   

Tragédia em Bertioga
Família luta contra a impunidade
O plano inicial de parentes era fazer um manifesto hoje na praia de Guaratuba, mas a família acabou desistindo
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
 
Gilson e Cirleide, pais da menina morta, e toda a família temem que o caso acabe sem punição
Um mês após a morte da menina Grazielly Almeida Lames, de 3 anos, atingida por um jet ski na praia de Guaratuba, em Bertioga, familiares pedem para que o caso não caia no esquecimento nem fique impune. Parentes e amigos chegaram a pensar em fazer um ato público na praia de Guaratuba, hoje, quando o caso completa um mês, mas devido ao estado emocional dos pais da vítima, Cirleide Rodrigues de Lames e Gilson Almeida da Silva, nada deve ser feito.


"Eles precisam de acompanhamento psicológico, por isso vamos levá-los para uma clínica de repouso", explicou o irmão de Cirleide, o professor universitário Edilei Rodrigues de Lames, 28. Ele tem acompanhado todo o trabalho dos advogados José Beraldo e Willian Amanajás, que representam a família, que mora em Arthur Nogueira, no interior de São Paulo, e torce para que esse fato trágico não fique impune. "Queremos uma apuração limpa. O que nos interessa é saber o que aconteceu e quem são os culpados".


No início da semana que passou, o delegado seccional de Santos, Rony da Silva Oliveira, ouviu o depoimento do estudante de 14 anos que acompanhava o adolescente de 13 anos, acusado de pilotar o jet ski do padrinho, o empresário José Augusto Cardoso Filho, o Zé Cardoso. Na ocasião, ele reforçou que quem autorizou eles a pegarem o veículo foi o empresário e que o caseiro da residência, Erivaldo Francisco de Moura, teria abastecido a moto aquática e a levado até o mar.


Esse depoimento era o mais esperado e desmentiu a versão apresentada dias antes pelo empresário e sua esposa, Ana Júlia de Campos Cardoso. O casal tinha dito à polícia que os adolescentes haviam pegado o veículo escondido.


O estudante contou ainda que a chave de ignição do jet ski estava com o afilhado do empresário. E que, apesar de haver uma pulseira na chave, o adolescente não a teria prendido ao pulso. "São muitas as divergências nos depoimentos. Se houve um erro, ele precisa ser compensado de alguma forma. Infelizmente, no Brasil, as leis parecem ser feitas apenas para os pobres", lamentou Lames. (D.B.)


Fonte:Mogi News\

Hidroanel


Daniel Carvalho


 
A proposta de se criar novamente um Hidroanel Metropolitano em São Paulo voltou a ganhar força. Seria um anel que daria volta por via aquática, ou seja, para facilitar o transporte de cargas e passageiros. 
Taiaçupeba
A ideia audaciosa é construir o anel em volta da capital usando os rios Tietê, Pinheiros, Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes, e as represas Billings e Guarapiranga, na capital e no ABC. 
Debate
Os debates sobre o tema voltaram à tona durante um seminário na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Professores e representantes da União, Estado e município discutiram sobre o assunto.


Fonte:Mogi News

Dupla dinâmica




Depois de ser intitulada como "pentelha" pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), a repórter Noêmia Alves, do Mogi News, ganhou novo apelido, que se soma à sua carreira, desta vez do secretário de Desenvolvimento, Edson Aparecido. Ele a chamou de "perigosa" pela insistência e determinação em arrancar alguma resposta mais incisiva sobre os resultados da Agenda Metropolitana e o 3º aeroporto. Depois, Edson Aparecido ainda foi sabatinado pelo repórter Brás Santos, do Diário do Alto Tietê, sobre vários assuntos, de cidade à política. 



Fonte:Mogi News

Informativo



Cada vez mais os políticos se conscientizam da diferença que faz uma boa Assessoria de Imprensa. A deputada estadual Heroilma Soares (PTB) encaminhou à redação do Mogi News e do Diário do Alto Tietê o seu informativo do primeiro ano de mandato referente ao período 2011/2012. 
Prestação de contas
O material bem feito destaca as principais ações da parlamentar e traz um editorial assinado pela própria deputada, uma espécie de prestação de contas aos eleitores.


Fotos
O excesso é somente na quantidade de fotos da parlamentar, que aparece em todas as páginas, e, às vezes, em mais de uma foto na mesma página. Ao final do informativo, que é fácil de manusear e com um visual legal, o leitor encontra todas as suas proposituras apresentadas na Assembleia Legislativa, bem como moções e projetos de lei.

Fonte:Mogi News

Missa especial


Daniel Carvalho
 
Por sugestão do padre Francisco Deragil, da Paróquia do Jardim Universo, será realizada uma missa em ação de graças no novo Hospital Municipal Waldemar Costa Filho, que está sendo construído em Brás Cubas.
Saúde
Aproveitando o tema da campanha da fraternidade deste ano, que destaca a saúde, o padre fez a sugestão prontamente acatada pela Prefeitura. A missa de ação de graças será realizada no próximo dia 1º de abril, um domingo antes da Páscoa, no próprio terreno onde está sendo erguida a unidade. 
´Cidadão ilustre´
Ainda nesta linha religiosa, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) entrega no próximo dia 21, quarta-feira, às 16 horas, no gabinete da Prefeitura, um diploma de cidadão ilustre ao bispo diocesano dom Aírton José dos Santos, nomeado pelo papa como arcebispo de Campinas. 
Última missa
Aliás, dom Airton celebrará a sua última missa em Mogi no próximo dia 26 deste mês, na Catedral de Santana, a partir das 19 horas. Ele tomará posse no próximo dia 15 de abril como arcebispo, mas deve antecipar a sua ida para a cidade campineira para cuidar do período de transição. Na sexta-feira, dom Airton viajou para Campinas para dar entrevista para a TV Século 21, ligada à Igreja Católica, e já falar um pouco de como será o trabalho na nova função.


Fonte:Mogi News

Reviravolta


Daniel Carvalho
 
A condenação sofrida pelo deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) por improbidade administrativa poderá causar uma verdadeira reviravolta no cenário político de Suzano.
De vice
Depois da queda de braço entre o empresário José Augusto Cardoso e o ex-prefeito da cidade, Paulo Tokuzumi, para ver quem poderá ser o candidato, outra possibilidade surge no cenário eleitoral de Suzano.


Campos Machado
Já se fala até que o deputado estadual Campos Machado (PTB) estará na cidade, provavelmente no próximo dia 28, para lançar a seguinte composição: o vereador Israel Lacerda como pré-candidato a prefeito. E, pasmem: o vice sairia do PSDB. 
Dobradinha
Fontes do ninho tucano garantem que o partido já começa a estudar a hipótese de sair como vice numa eventual dobradinha com o PTB, que é base aliada e de apoio ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). 
Duelo
Na última sexta-feira, os dois protagonistas da política suzanense, Paulo Tokuzumi e a esposa do empresário Zé Cardoso, que é a presidente do Diretório Municipal de Suzano, Ana Júlia Cardoso, acompanharam a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.


Fonte:Mogi News

"Mix Mogi News": De olho nos eventos regionais


Dentre as atrações, o programa desta semana exibe a homenagem que os empresários do Grupo Mogi News receberam no último sábado em SP
Gabriela Pasquale
Da Reportagem Local
Divulgação
 
Família estava reunida no lançamento da nova coleção da Joulik
Eventos da sociedade atraem a atenção do público. Isso porque muitos se interessam pelo glamour das atrações, além disso, gostam de admirar o cotidiano vivido por esse meio. Bailes, encontros e premiação são algumas dessas festividades.


Apresentado pelos colunistas sociais do Grupo Mogi News, Osny Garcez e Andressa Wolff, o "MIX Mogi News" desta semana exibe os melhores momentos da "Festa Águas de Março", realizada pelo Clube Náutico Mogiano. A celebração abre o calendário de eventos do local. 
O programa também mostra a homenagem que o diretor-presidente, Sidney Antonio de Moraes, e a vice-presidente, Sonia Massae de Moraes, do Grupo Mogi News receberam no último sábado da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Os empresários receberam as medalhas de Nobre Cavalheiro e Nobre Dama de São Paulo. O evento foi realizado no Polo Cultural Casa da Fazenda, no Morumbi.


O "MIX" exibe o lançamento da coleção outono/inverno da Joulik e o 1º Encontro de Mulheres no Clube de Campo. A atração vai ao ar às 23 horas. 


Fonte:Mogi News