domingo, 18 de março de 2012

Atendimento Agentes de saúde visitarão casas


Profissionais farão 18 mil visitas a moradores de Jundiapeba para orientá-los e, se necessário, encaminhá-los
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
 
Evento foi em comemoração ao mês da mulher, mas homens também puderam aferir pressão e fazer testes como o de glicemia
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará um chamamento público no próximo dia 23 para contratar a entidade que gerenciará o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), que será implantado em Jundiapeba. A iniciativa será realizada em parceria com o governo federal e estabelece que agentes comunitários de saúde visitarão as casas dos moradores do bairro. As famílias serão orientadas quanto a questões relacionadas à saúde e, dependendo da necessidade, poderão ser encaminhadas ao centro médico de referência, que no distrito será a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Nova Jundiapeba.


O secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, revelou que aproximadamente 18 mil visitas serão feitas. "O bairro será mapeado e sem seguida as famílias já começarão a receber as visitas. Nosso objetivo é fortalecer a rede básica", destacou.


Além do Pacs, a entidade que vencer o chamamento público vai gerenciar os dois Programas da Saúde da Família (PSFs) do Novo Horizonte e do Conjunto Toyama.


Saúde da mulher 
Em mais um evento para comemorar o mês da mulher, a Secretaria de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes colocaram à disposição da comunidade um mutirão de atendimento voltado à saúde da mulher. 
O evento foi realizado ontem, no largo do Rosário, no centro da cidade. Nas primeiras quatro horas, quase 600 mulheres foram atendidas. 
A iniciativa contou com teste de glicemia, aferição de pressão arterial, exames de DST/AIDS, de prevenção do câncer de colo do útero e autoexame de mama. 
Das 9 às 13 horas, 550 mulheres fizeram aferição de pressão arterial e testes de glicemia. No mesmo período, 22 coletaram material para exames de papanicolau e 12 foram encaminhadas para exames de mamografia depois de obterem informações sobre o autoexame de mama. Cinquenta e uma mulheres passaram pelos testes de HIV, hepatites B e C e sífilis.


"Entre as nossas prioridades está oferecer facilidade de acesso aos serviços de saúde para a comunidade", afirmou o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho.


Fonte:Mogi News