sábado, 2 de julho de 2011

PR-SP REALIZA CURSO PARA PREPARAÇÃO DOS SEUS PRÉ-CANDIDATOS RUMO AS ELEIÇÕES DE 2012

Partido trabalha determinado para eleger o maior número de prefeitos e vereadores no Estado de São Paulo. Entende que candidato preparado e candidato com maiores chances na Guerra das Eleições. A política mudou e quem não acompanhar as suas mudanças está fora do pleito eleitoral.

As eleições de 2012 já estão aí. E para preparar melhor seus pré-candidatos a Vereador, Prefeito e Vice-Prefeito da Região do Alto Tietê, o Partido da Republica - SP (PR) promove no próximo sábado, dia 02 de julho, nas dependências da Câmara Municipal de Poá, das 8 às 18 horas, o curso de formação e preparação política, com apoio do anfitrião da cidade, o Ver. Junior da Locadora (PR-Poá).

Entre os palestrantes estão o deputado estadual André do Prado (tema: o PR, suas bandeiras e as eleições de 2012), o professor Dr. Tadeu Ferreira, ira abordar o tema: Papel e funções do Legislativo Municipal, Papel e funções do Executivo Municipal, Ética e Política, o cientista político Nilton Cesar Tristão (tema: utilização adequada das pesquisas de opinião em campanhas eleitorais, o Dr. Ricardo Porto, especialista em Direito Eleitoral, vai falar sobre: Legislação Eleitoral atual, Reforma Política, Coligações e outros temas afins, , e o professor Carlos Manhanelli, mestre em marketing politico eleitoral ( com os temas: a conquista do voto e campanhas municipais vitoriosas).

O presidente estadual do PR, Tadeu Candelária, destacou que o curso de formação política será de suma importância para os pré-candidatos republicanos já irem se organizando e planejando as suas campanhas. “Em todos os níveis, os candidatos do PR vão passar por um curso de preparação, onde receberão informações, por exemplo, sobre gestão pública, ética e marketing político/eleitoral. O conteúdo do curso contempla palestras com profissionais de larga experiência em campanhas eleitorais, no Brasil e no exterior. Nosso objetivo é dar melhores condições para preparação e formação dos possíveis pré-candidatos”. Afirmou, é preciso trabalhar juntos, crescer juntos, e aprender a fazer parte de um time, seja no trabalho, seja em casa ou no Partido. E acrescentou, pois competência, planejamento, espírito de equipe e determinação são qualidades essenciais para um candidato conseguir se eleger, principalmente, em uma das eleições mais difícil, que é a de vereador.

Mais detalhes sobre o curso de preparação de pré-candidatos e o regulamento para participação, consulte o site www.pr22sp.com.br/palestras. Na página, constam todas as informações sobre o Ciclo Republicano de Palestras, como datas, locais, vagas e horários dos eventos que serão realizados nos demais municípios. O curso é gratuito e aberto aos pré-candidatos e dirigentes do PR, e também aos amigos e simpatizantes da legenda.

Fonte:Assessoria de Imprensa - Partido da República - SP clarissajohara@pr22sp.org.br para Jose, bcc: mim

André do Prado afirma que programa Ensino Médio Técnico qualificará milhares de jovens

andre 4.jpg
O deputado André do Prado (PR), que integra a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, afirmou que a partir de 2012 os alunos que ingressarem no ensino médio vão ter a possibilidade de optar por também fazer um curso técnico/profissionalizante. O programa, que recebeu total apoio de Prado, será lançado pelo secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, nesta segunda-feira (04), no Palácio dos Bandeirantes.  

Segundo o parlamentar, ainda neste semestre devem ser firmados convênios com as unidades de ensino técnico do governo federal que estão no Estado de São Paulo para atender os estudantes. “As aulas serão simultâneas entre o ensino geral e o profissionalizante. Quem optar pelo curso técnico fará quatro anos em vez de três”, destacou o deputado ao afirmar que de acordo com Voorwald, não vai haver vestibulinho para ingressar em um dos cursos.

"É importante dizer que permanece a formação básica desse jovem, apenas será formatado o projeto de acordo com o interesse das escolas e dos alunos nesse programa. Tudo depende do retorno desse credenciamento", destacou.

INDICAÇÃO

Neste mês, o deputado André do Prado apresentou indicação solicitando ao governador Geraldo Alckmin medidas necessárias para oferecer cursos profissionalizantes no contraturno escolar aos alunos que cursam o ensino médio.

“Para que os jovens estudantes conquistem o primeiro emprego, é essencial proporcionarmos subsídios necessários. A oferta de capacitação profissional deve ser intensificada, através de cursos profissionalizantes, que poderão ser oferecidos aos alunos do ensino médio no contraturno escolar, em complementação a atuação do Estado, através de parcerias realizadas com instituições compartes”, defende Prado ao afirmar que o principal objetivo da proposta é capacitar os estudantes, já no ensino médio, integrando-os mais rapidamente no mercado de trabalho.


Fonte:  
Clarissa Johara

STF nega liminar para que Jader Barbalho assuma vaga no Senado

Liminar foi negada pelo ministro Ricardo Lewandowski.
Defesa alega que decisão deveria ser revista pela validade da ficha limpa.
Do G1, em Brasília


Jader Barbalho (Foto: Arquivo TV Globo)
Jader Barbalho (Foto: Arquivo TV Globo)
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta sexta-feira (1) liminar para que o ex-deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) pudesse assumir uma vaga no Senado Federal. A decisão foi do ministro Ricardo Lewandowski.
No dia 2 de junho, o ministro do STF Joaquim Barbosa negou recurso da defesa do ex-deputado para que ele fosse liberado da Lei da Ficha Limpa e pudesse tomar posse como senador.
Mesmo barrado pela ficha limpa, Jader Barbalho obteve 1.799.762 de votos e seria eleito em segundo lugar para uma vaga no Senado. Em outubro do ano passado, o STF decidiu que o registro de candidato do político deveria ser negado com base na lei.
saiba mais
Ministro do STF nega recurso de Jader Barbalho contra ficha limpa
Senadora diz que pretende dificultar posse de Jader Barbalho em seu lugar
A defesa do ex-deputado alega que, com a decisão dos ministros que decidiu pela não aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010, a decisão no caso de Jader Barbalho deveria ser revisada.
Em sua decisão, o ministro Lewandowski afirmou que, "diante do contexto fático e da natureza satisfativa da pretensão, não se afigura razoável, a meu sentir, que, em juízo monocrático, seja deferida a antecipação dos efeitos da tutela requerida para reverter entendimento firmado pelo Plenário desta Corte, uma vez que, em face da relevância da questão constitucional, somente a ele compete revê-lo”.


Fonte:G1.com

Itamar Franco respira com ajuda de aparelhos, diz boletim médico

Senador segue na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Boletim divulgado nesta sexta diz que quadro de saúde do senador é grave.
Robson Bonin
Do G1, em Brasília


O senador Itamar Franco discursa no plenário do Senado (Foto: Agência Senado)
Itamar durante discurso no plenário do Senado
(Foto: Agência Senado)
Boletim médico divulgado nesta sexta-feira (1º) pela assessoria do senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG)  afirma que o parlamentar respira com a ajuda de “ventilação mecânica” e recebe “altas doses” de corticoesteróides para combater o quadro de pneumonia aguda. Para os médicos, “trata-se de um quadro grave” e o senador continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein.
Itamar está internado desde o último dia 21 de maio para tratar de uma leucemia.
saiba mais
Licença médica de Itamar será renovada por mais 30 dias
Ex-presidente Itamar Franco está internado com leucemia
“O diagnóstico de Pneumonia Aguda Fibrosante e Organizada foi possível através de biopsia do pulmão. Trata-se de um quadro grave e seu tratamento é realizado com corticoesteróides em altas doses. O senador encontra-se sob ventilação mecânica com necessidade de baixo fluxo de oxigênio”, registra a nota.
Já sobre a leucemia, os médicos afirmam que os últimos exames mostraram “remissão total”, quando a doença está sob controle: “O exame de medula óssea utilizado para avaliação da resposta ao tratamento da Leucemia Linfocítica Aguda mostrou remissão completa.”
No último dia 27, a assessoria divulgou boletim médico afirmando que o parlamentar havia desenvolvido “pneumonia grave” e havia sido transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein “para melhores cuidados”.
Até o boletim, divulgado em 15 de junho, o ex-presidente da República “seguia tolerando bem” o tratamento de quimioterapia e era descartado pela equipe médica a realização de um transplante de medula óssea para tratar da doença.
Leia o boletim médico na íntegra:
"O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o Senador Itamar Franco segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em tratamento de uma pneumonia.
O diagnóstico de Pneumonia Aguda Fibrosante e Organizada foi possível através de biopsia do pulmão. Trata-se de um quadro grave e seu tratamento é realizado com corticoesteróides em altas doses.
O senador encontra-se sob ventilação mecânica com necessidade de baixo fluxo de oxigênio.
O exame de medula óssea utilizado para avaliação da resposta ao tratamento da leucemia linfocítica Aguda mostrou remissão completa.
O Hospital Israelita Albert Einstein continuará fornecendo boletins semanais à imprensa ou assim que haja alguma nova informação.


Fonte:G1.com

Irregularidades Subvenção da Abomoras é cancelada

Denúncia de maus tratos levou a Secretaria de Assistência Social a suspender verba no valor de R$ 207 mil
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Entre os problemas mais graves apontados pelo Comas estão o não cumprimento do projeto social elaborado pela entidade, alimentos vencidos e maus tratos
Depois das frequentes denúncias de maus tratos, a Secretaria Municipal de Assistência Social suspendeu a subvenção concedida à Associação Beneficente Onde Moras? (Abomoras), no valor de R$ 207.921,00 anuais, com recurso municipal, estadual e federal. O anúncio foi feito ontem à tarde pela secretária Maria Marinês Piva e a presidência do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), que interveio nos trabalhos administrativos da entidade para apurar as irregularidades em maio deste ano. Com isso, as 35 vagas para o projeto "Novo Rumo"- que prevê a reinserção do morador de rua à sociedade - serão fechadas. Ainda assim, nada impede que a entidade continue funcionando com verba própria. O edital comunicando a suspensão do recurso será publicado hoje. 
Segundo a secretaria, o atendimento aos moradores de rua não será prejudicado, já que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que faz a abordagem dos mendigos na rua pode encaminhá-los a outras três entidades filantrópicas que fazem o mesmo tipo de atendimento na cidade. A partir de hoje, a Comunidade Missionária Nossa Senhora de Rosa Mística, o Centro de Acolhimento de Peregrinos e a Associação Maranatha, devem atender sozinhos a demanda. 
O Comas apresentou dois dossiês com cerca de 400 páginas cada um, relatando todos os problemas estruturais, administrativos e de atendimento, encontrados na entidade. "Já vínhamos notificando a entidade sobre algumas irregularidades há pelo menos dois anos, mas nada estava melhorando. Então, decidimos tomar esta atitude mais drástica. No entanto, nada impede que a entidade regularize a situação, apresente novo projeto de trabalho e peça novamente a subvenção", explicou a presidente do conselho, Maria Cristina Gonçalves. 
Entre os problemas mais graves, o Comas, por meio da comissão de Fiscalização, apontou o não cumprimento do projeto social elaborado pela entidade, alimentos vencidos, maus tratos, permanência de deficientes físicos na unidade sem estrutura para atendê-los e notas fiscais de alimentos que não chegaram a ser consumidos pelos usuários. "Conversamos com 24 pessoas atendidas pela entidade e elas afirmaram que estavam comendo arroz, feijão e ovo todos os dias, enquanto que na nota fiscal que justifica a utilização do dinheiro público, acusava a compra de bacalhau. Além disso, faltam funcionários e os moradores de rua não faziam atividades para a reinserção à sociedade, que é exatamente o propósito do trabalho da entidade. Eles iam lá só para comer e dormir, depois voltavam para a rua", explicou o presidente da comissão, Luiz Carlos Pinheiro. O prazo da suspensão da verba municipal é indeterminado. A Abomoras pode requisitar novamente a subvenção, depois de corrigir as irregularidades apontadas pelo conselho.


Fonte:Mogi News

Emergência Comitê: do Samu vai discutir plano para acidentes com várias vítimas

Objetivo é fazer que com que equipes estejam preparadas em caso de acidente de grande proporção
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Prédio do Samu passou por uma vistoria ontem. Previsão é de inauguração no dia 1 de setembro, no aniversário de Mogi
O Comitê Municipal Gestor de Urgência e Emergência de Mogi se reunirá no dia 21 de julho para dar início à elaboração dos planos de contingência envolvendo acidentes com múltiplas vítimas. De acordo com a coordenadora do Serviço Móvel de Atendimento Urgente (Samu), Marly Inês dos Reis, vários representantes de órgãos e empresas deverão participar do encontro, que vai definir o atendimento diante de uma situação de risco, cujo resultado seja inúmeras vítimas.


Marly contou que a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, equipe da Secretaria Municipal da Saúde, representantes da Petrobrás e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estarão presentes na reunião, isso porque na cidade e em outros municípios da região, as atividades exercidas pela Petrobrás e CPTM podem acarretar em possíveis acidentes. Assim, a equipe do Samu e os outros envolvidos poderão definir como será o procedimento diante de um grande acidente.


A coordenadora do Samu contou, inclusive, que haverá a participação da Infraero na reunião do comitê, considerada por ela importante, porque o espaço aéreo da cidade de Arujá é rota de muitos aviões, por estar perto do aeroporto de Guarulhos, portanto deve ser previsto e elaborado um plano de atuação caso aconteça um desastre, como a queda de um avião. "Temos que estar preparados para tudo, principalmente por causa dessas grandes catástrofes que resultaram na criação da Força Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, e que é de competência do Samu colocá-la em prática", disse Marly. 


Comitê
O Comitê Municipal Gestor de Urgência e Emergência é obrigatório para todo município. É ele que vai gerenciar os atendimentos hospitalares, no qual procura administrar o que cada unidade de saúde ficará responsável, como aconteceu na última reunião, em que ficou acertado que os munícipes de Guararema e Arujá que tiverem algum acidente que cause algum trauma deverão ser encaminhados para o Hospital Luzia de Pinho Melo, segundo a coordenadora do Samu, pois o hospital tem capacidade para atender: "É claro que, para esses encontros, as decisões são tomadas em conjunto, tanto que os gestores hospitalares participam".


Ontem, o prédio do Samu, que será inaugurado no dia 1 de setembro, passou por uma vistoria do secretário-adjunto de Saúde Marcelo Cusatis e vereadores.


A obra da base do Samu em Mogi das Cruzes custou aproximadamente R$ 482 mil. O Ministério da Saúde fez um repasse de R$ 274 mil para a construção. Todo o restante, a Prefeitura ficou responsável por arcar. Cusatis contou que, ao todo, foram gastos por volta de R$ 750 mil para equipar e construir a base.


Fonte:Mogi News

campanha do agasalho: GM doa peças ao Fundo Social

Divulgação

Funcionários da GM ajudaram a arrecadar roupas e cobertores
O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes recebeu ontem a doação de roupas e cobertores arrecadados pelos funcionários da unidade produtiva da General Motors no município. A diretora voluntária do Fundo, Karin Mello, esteve na fábrica da GM e recebeu as peças, que serão incorporadas à Campanha do Agasalho 2011, cuja meta é coletar 225 mil roupas e cobertores até o dia 8 de agosto. Até o momento, mais de 75 mil peças já foram coletadas.


"É um prazer enorme estar aqui e receber estas roupas e cobertores que os funcionários arrecadaram. Tenham a certeza de que estas peças ajudarão milhares de famílias carentes a terem um inverno aquecido e humano", comentou Karin, que recebeu as peças das mãos da supervisora de Recursos Humanos da empresa, Raquel Sá Gonçalves Laranjeira.


Funcionários da GM que ajudaram a arrecadar as roupas também prestigiaram a entrega. A empresa realizou a coleta interna de peças entre os dias 9 e 20 de maio - todas as roupas foram embrulhadas e separadas entre homens, mulheres e crianças. 
"Ficamos muito satisfeitos com o resultado e com o fato de ajudarmos uma campanha tão organizada como a de Mogi das Cruzes", disse Raquel.


Fonte:Mogi News

"Corrente do Bem" Lançamento da campanha da AACD será na segunda

Luana Nogueira
Da Reportagem Local
O lançamento oficial da campanha "Corrente do Bem" será realizado na segunda-feira, às 9 horas, na Prefeitura de Mogi. 
Na solenidade, o prefeito em exercício José Antonio Cuco Pereira (PSDB) irá simbolicamente abrir o cofre entregue ao prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) há algumas semanas. Secretários do governo municipal, vereadores e representantes de entidades assistenciais da cidade foram convidados para participar do ato. A campanha se estenderá até 30 de setembro.


A partir da data, os cofres poderão ser retirados na sede da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), na rua Barão de Jaceguai, 674, centro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. 
Somente as pessoas que possuam Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) poderão fazer a retirada. É necessário ainda apresentar endereço, telefone e e-mail, que serão preenchidos em uma ficha de controle. 
Existem até o momento 2.680 cofres para a distribuição. Eles são etiquetados e contêm um número para controle. Por isso, no momento da retirada, o número de série contido nas embalagens será anotado na ficha. As pessoas físicas também poderão doar por meio de dinheiro ou cheque administrativo entregue na tesouraria da associação.


O cofre deve ser devolvido à ACMC junto com o dinheiro obtido, pois os recipientes serão reciclados. "Esse primeiro mês será para fazer um diagnóstico e ver quanto iremos precisar de cofres", explicou Onélia Miranda, coordenadora voluntária da campanha em prol do Centro de Reabilitação de Mogi das Cruzes, unidade afiliada da AACD.


A expectativa é de que pelo menos cada mogiano deposite uma moeda nos cofres, que serão espalhados pela cidade. Todo o dinheiro arrecadado nesta campanha será entregue no Teleton para a próxima cidade que irá receber uma unidade da AACD.




Construção
O sonho dos mogianos de ganhar um prédio da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) aos poucos vai ganhando vida no bairro do Rodeio. As obras para erguer a estrutura estão em ritmo acelerado. Os muros já foram erguidos ao redor do terreno, as primeiras fundações estão em andamento e as colunas de sustentação das paredes já foram colocadas.


A previsão é de que até outubro a paisagem da avenida Antônio de Almeida ganhe um novo elemento. Entre as estruturas que vão compor o prédio estão salas para atendimento aos pacientes e uma piscina.


A futura entrada do prédio está recebendo uma fileira de tijolos que irão sustentar o gradil previsto no projeto. Os trabalhadores informaram que a construção da piscina está em ritmo avançado.


Fonte:Mogi News

cautelares: Especialistas aprovam nova lei

Eles defendem que medida que começa a valer na segunda-feira vai selecionar melhor a reclusão de bandidos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

Barbará: "Medida não tem efeito retroativo"
A Lei das Cautelares, que determina novas regras de prisão e liberdade de suspeitos de crimes, é defendida por especialistas criminais como forma de garantir o princípio da chamada presunção de inocência, prevista na Constituição Federal, além de trazer eficiência aos julgamentos criminais, mantendo presos apenas os condenados de crimes graves, que representem perigo à sociedade ou ao andamento das investigações. Eles defendem também que a medida que entra em vigor na próxima segunda-feira deve ainda diminuir a superlotação nos presídios, já que milhares de pessoas poderão aguardar em liberdade o julgamento de seus processos.


O MN adiantou em junho que, se a nova lei já estivesse valendo, o Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade reduziria sua população em até 65%. Dos atuais 1.602 presos, 45% foram detidos por roubo simples e outros 20% por furto, crimes em que as prisões em flagrante foram restritas pela nova lei. 
Segundo o especialista em Direito Penal e presidente da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), o professor Marco Aurélio Florêncio Filho, a nova lei não deve trazer à sociedade a sensação de impunidade. "A lei reafirma a presunção de inocência prevista no Código Penal. Isso quer dizer que manter uma pessoa presa antes de seu julgamento é uma forma de antecipar o cumprimento da pena e essa não é a proposta da prisão preventiva". 
Segundo ele, o acusado só deve ser preso se tentar fuga ou atrapalhar as investigações, alterando provas ou coagindo testemunhas. "Há outras formas cautelares, como a utilização de tornozeleiras eletrônicas". 
O advogado criminalista e juiz aposentado Paulo Passos também defendeu a medida. "Não faz sentido você manter presa uma pessoa que roubou três barras de chocolate em um supermercado. Se ele for para a cadeia, terá contato com pessoas perigosas. Com a nova lei, essa pessoa será punida com prisão domiciliar ou qualquer outra medida, mas ainda terá contato com a sociedade, evitando o risco de aprender outros crimes".


Os delegados também terão autonomia para determinar o futuro dos acusados no momento do flagrante. "O delegado terá autonomia para avaliar se cabe ou não fiança no caso de pequenos crimes. Além disso, os acusados presos terão de ser avaliados mais rapidamente pelos juízes, evitando prisões desnecessárias", explicou o delegado-titular do 1º DP de Mogi das Cruzes, Marcos Batalha. 
Segundo o advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mogi, Carlos Barbará, a lei não tem efeito retroativo e, portanto, a superlotação deve ser superada em médio prazo.


Fonte:Mogi News

Queiroz Galvão

Lideranças divergem sobre saída de diretor
De um lado, movimento contra aterro acha que a cidade ficou livre de vez do empreendimento; de outro, vereador vê estratégia da empreiteira
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

"Não havia mais necessidade de mantê-lo no cargo de diretor" José Arraes, Ambientalista
Integrantes do movimento Aterro Não! e o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PSDB), têm opiniões diferentes sobre a demissão do diretor comercial da Queiroz Galvão, Raul Vasconcellos. Enquanto o grupo ligado à sociedade civil aposta que o episódio demonstra que a construtora finalmente desistiu da empreitada de instalar um aterro sanitário no distrito do Taboão, Araújo avalia que o ato faz parte de uma estratégia para tentar mudar a imagem da empresa no Alto Tietê.


A coluna Contracapa do Mogi News mostrou na edição de ontem que após 15 anos a frente dos trabalhos da empresa em Mogi e região, Vasconcellos havia sido dispensado. Para o ambientalista José Arraes, a atitude revela que "a empresa reconheceu as irregularidades apontadas no estudo e relatório de impacto ambiental (EIARima) e desistiu do projeto". "O aterro seria um presente para o Vasconcellos, que tinha um bom relacionamento com a colônia japonesa e a família Lerário, dona do terreno", opinou. "Como já se passou mais de uma década, a possibilidade de implantação do aterro é quase nula e, por isso, não havia mais necessidade de mantê-lo no cargo", analisou.


"A Queiroz Galvão tem grande interesse na região e o nome vinculado a um lixão instalado contra a vontade da população iria prejudicá-la politicamente em obras como a construção do trecho leste do Rodoanel", frisou Arraes.


Já o presidente da Câmara tem uma avaliação totalmente diferente ao posicionamento do ambientalista. "A cidade precisa ficar ainda mais atenta, porque a atitude demonstra que a construtora tentará ´limpar´ a imagem", destacou. "Ele (Vasconcellos) conduziu de forma equivocada todo o processo e passou a ser o rosto da empresa que gostaria de instalar o aterro à força. A demissão é uma etapa deste processo de mostrar uma postura diferente", disse. 
Araújo acredita que em breve alguém da cidade poderá ser anunciado como novo diretor comercial. "Essas mudanças sempre terão o objetivo de abrir um lixão em Mogi", avaliou o presidente do Legislativo.


A Assessoria de Imprensa da Queiroz Galvão, que funciona no Estado do Rio de Janeiro, foi contatada, mas não respondeu aos questionamentos. Por um e-mail encaminhado na tarde de ontem, a reportagem perguntou quais seriam os motivos que levaram ao desligamento de Vasconcellos; se a atitude foi tomada em decorrência dos fracassos para a instalação do aterro; e, ainda, se um novo diretor já havia sido nomeado. A empresa se resumiu a responder apenas que "prefere não comentar o assunto".




Contra EIARima
Enquanto aguarda os desdobramentos da demissão, a administração municipal acredita que na próxima semana terá informações do contra EIARima elaborado pelo Centro Tecnológico de Controle da Qualidade Falcão Bauer. 
Por meio da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, o chefe de Gabinete, Luiz Sérgio Marrano, revelou que a expectativa é que ela divulgue quando apresentará os estudos ou esclareça em qual etapa eles se encontram. Assim que a data de apresentação do documento for divulgada, uma audiência será marcada com os integrantes do movimento Aterro Não! e outras entidades.


Fonte:Mogi News

Bomba-relógio

Márcio Siqueira



Caiu como uma bomba a notícia dada com exclusividade ontem por esta coluna de que o antes todo-poderoso da Construtora Queiroz Galvão, Raul Vasconcellos, deixou a empresa depois de longos 15 anos de trabalho e comando, exercendo funções estratégicas.
Divulgação

Cartão vermelho 
Vasconcellos, que sempre foi o articulador, desde os tempos em que acertou os ponteiros com a Prefeitura e a Câmara, entre 2003 e 2006, mas se esqueceu de combinar com os russos. Ou seja, ele desprezou a sociedade civil organizada. O ex-chefão teria, segundo uma fonte, levado cartão vermelho nos últimos minutos da prorrogação, na espera nervosa pela audiência pública, que ocorrerá em setembro.


Expulso de campo
A outra hipótese, a de que Vasconcellos teria sido retirado temporária e estrategicamente do jogo do Lixão, uma vez que representa a vontade incontrolável da Queiroz em fixar seu aterro sanitário por aqui, caiu por terra. Quem teve contato com ele na tarde da última quinta-feira, viu o executivo atônico com a decisão que, segundo ele, partiu unilateralmente da empresa.


Divulgação

Sem bode 
Sem qualquer comentário depreciativo em relação à pessoa de Vasconcellos, a quem é devido todo respeito: foi, para a Queiroz, como tirar o bode da sala. Colocar alguém novo, com mais diálogo e sem tantas ligações com Mogi das Cruzes, seria, na visão do grupo, oxigenar os pulmões e tomar fôlego para o embate final da audiência pública, quando a construtora quer ver o martelo de seu leilão ambiental ser batido a seu favor pelo Estado.


Amigos para sempre
Vasconcellos sempre manteve ligações com alguns vereadores de maior bagagem, como Olimpio Tomiyama (PTB). Ultimamente, por meio do chamado "samurai", ele reconstruía pontes com a Câmara. A adesão expressa recente de Protássio Nogueira (DEM) e as declarações amistosas de outros vereadores quanto ao Lixão são exemplos.


Queiroz light
Mas isso não teria bastado. O que a Queiroz quer agora é um interlocutor menos desgastado, ou uma série de interlocutores que melhorem sua imagem perante a opinião pública mogiana e deixe de bater de frente com os movimentos sociais, o que, aliás, inviabilizou o empreendimento em 2005 e em 2007.


Daruma no Bunkyo
Para finalizar: Vasconcellos teria se recuperado da notícia inesperada de saída já na noite de quinta. Ele foi visto, alegre e festivo, na porta do restaurante de comida oriental Daruma, na rua Doutor Ricardo Vilela, em companhia do presidente da Associação Cultural Bunkyo, Kioji Nakayama, e de dois diretores da entidade.


Daniel Carvalho

Show do Boy
O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, deu um show. Foi na entrevista concedida à jornalista Marilei Schiavi, na Rádio Metropolitana, ontem pela manhã. Boy, que falou de tudo, da ex-mulher Maria Christina Mendes Caldeira a Tiririca e uma eventual nova renúncia ao cargo parlamentar, prometeu fazer poucas e boas.


Divulgação/Amilson Ribeiro

Tiririca-Bubu
Ao ser indagado sobre as notas dadas pela coluna sobre a candidatura do Palhaço Bubu a vereador pelo PR ser uma reedição caseira da empreitada política que consagrou Tiririca nas urnas, o deputado confirmou a intenção e disse com todas as letras: vai trazer Tiririca para pedir voto na TV mogiana, bem ao seu jeito simplório, para Bubu.


Estica e puxa - I
A ideia de Boy é repetir o fenômeno das eleições à Câmara dos Deputados de 2008 com Tiririca, fazendo de Bubu um puxador de votos da Câmara de Mogi e esticando ainda mais a previsão inicial da conquista de cinco cadeiras pelo PR. 
Estica e puxa - II
Há outros dois pretensos puxadores de voto na mira do PR: o diretor da Secretaria da Saúde Cláudio Miyake e a ex-candidata a prefeita (2004), deputada federal (2006) e vice-prefeita (2008) Thamara Strelec. 
Taubaté também quer
Voltando à conexão Tiririca-Bubu: há uma pedra no meio do caminho. O inventor original do fenômeno Tiririca, o ex-vereador e atual homem de confiança do prefeito Marco Bertaiolli (DEM), Benedito Faustino Taubaté Guimarães, reivindica prioridade para ter Tiririca em suas inserções televisivas. Para isso, Taubaté vinha cogitando a mudança para o PR, atendendo a um convite feito a ele pelo próprio Boy. Taubaté avisa: não abrirá mão de Tiririca.


e-mails do leitor
Avenida Japão
Achei muito oportuna a reportagem publicada no dia 22/06 sobre as obras na Avenida Japão, no quarteirão seguinte à rua Franz Steiner, onde moro. Sugiro que continuem acompanhando esta obra, porque está virando uma palhaçada. Na primeira semana de junho, a Prefeitura asfaltou e no dia seguinte o Semae quebrou tudo (puro desperdício de dinheiro público). Ontem, fomos informados que não poderíamos sair com os carros da garagem das 9 às 16 horas, porque iriam asfaltar novamente, mas o asfalto continua todo esburacado. Já entramos em julho e a Prefeitura não terminou nem o primeiro quarteirão da avenida.


Heloisa Nakamura
helonakamura@terra.com.br


Zoneamento
Vou recortar a matéria e encaminhá-la ao promotor Fernando Lupo. O posicionamento do senhor prefeito em exercício pela decisão em sancionar o projeto de lei que altera o zoneamento no uso e ocupação do solo na cidade é uma "pérola", que deve ser arquivada nos arautos da nossa representatividade. Dizer que modificar e influir nos conceitos de viver e residir está condicionado a um "acordo de cavalheiros" é de um descaso conosco. De que adianta a Lei Orgânica? De que valem o Plano Diretor, as Constituições Federal e Estadual? Engana-se ainda o prefeito em exercício quando diz que o Concidade representa a população. O Conselho é paritário e consultivo. O povo é uno e deliberativo, todo poder emana dele e em seu nome será exercido. Não existe "acordo de cavalheiros" nas legislações federal, estadual e municipal. Estamos realmente passando por períodos difíceis. 
José Arraes
josearraes@ig.com.br
Imagem do dia
Daniel Carvalho

Correção de ontem
Por um erro de edição, a foto do prefeito em exercício, José Antonio Cuco Pereira, dando autógrafo saiu com a legenda errada


Fonte:Mogi News