sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Polêmicas


Divulgação

Polêmicas
Foram do Tobias algumas polêmicas que movimentaram a Câmara recentemente: a proposta de legalizar a atividade dos motoboys, a luta pela implantação do trem até o distrito de César de Souza e até a polêmica sugestão de a cidade adotar o ´Toque de Recolher´ já adotado em outras cidades. Nas eleições de 2008 Tobias alcançou 3 mil votos e nas eleições de outubro deste ano viu a sua votação praticamente minguar para 1.124 votos, segundo ele por falta de estratégia política e pela pulverização dos votos em Jundiapeba. 
Muito, para nada
O distrito, como já foi falado neste espaço, teve até 40 candidatos a vereador. E apesar do número, não elegeu nenhum para a próxima legislatura: "Não se ganha as eleições falando mal dos outros", disse à coluna. O também vereador Osvaldo dos Santos (PP), o Osvaldo do Mercado Real, que tem base eleitoral em Jundiapeba, também não se reelegeu.


Fonte:Mogi News

Frente a Frente , da TV Mogi News (canal 15 da Net Digital)


Divulgação

Frente a Frente
O novo bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, é o entrevista do programa Frente a Frente, da TV Mogi News (canal 15 da Net Digital) apresentado pela jornalista Marilei Schiavi. 
Véspera da posse
O programa estreia às 17h desta sexta-feira, véspera da posse dele, que será neste sábado, no Clube Náutico Mogiano, onde são esperadas 7 mil pessoas de todo o Alto Tietê, entre católicos e padres da região.


Assuntos polêmicos
Além de falar do evento em si, da vida dele, da trajetória dentro da igreja, outros assuntos mais polêmicos farão parte da rodada de perguntas. Não percam!


Fonte:Mogi News

Barbosa: juízes devem ficar longe da política



Barbosa: juízes devem ficar longe da política

MInistro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, cumprimenta a presidente Dilma Roussef, em Brasília / Foto Divulgação

Ao tomar posse hoje (22) como 44º presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Joaquim Barbosa, 58, afirmou que o juiz precisa se manter distante das "múltiplas e nocivas influências", inclusive políticas, mas não deve deixar de ouvir o "anseio" da sociedade.

Sem citar nomes, o novo presidente do STF afirmou que essas "más influências" se manifestam tanto "a partir da própria hierarquia interna", quanto "nos laços políticos" em que juízes acabam se submetendo na "natural e humana busca por ascensão funcional e profissional".
"É preciso reforçar a independência do juiz, afastá-lo desde o ingresso na carreira das múltiplas e nocivas influências que podem paulatinamente minar-lhe a independência", disse.
E sob aplausos, continuou: "O juiz, como entre outras carreiras importantes do Estado, deve saber de antemão quais são as suas reais perspectivas de progressão e não buscar obtê-las por meio da aproximação ao poder político dominante no momento".
Em um discurso de pouco mais de 16 minutos, Barbosa disse ainda ser preciso reconhecer que existe um "grande déficit de Justiça" no país.
Joaquim Benedito Barbosa Gomes, mineiro de Paracatu que veio de uma família humilde, é ministro do Supremo desde 2003, nomeado pelo ex-presidente Lula.
Nos últimos meses, ganhou notoriedade por ser o relator do processo do mensalão, julgamento que tratou exatamente do maior esquema de corrupção ocorrido no governo Lula.
Hoje ele se tornou o primeiro negro a comandar a corte, cargo que ocupará até novembro de 2014. Seu vice será Ricardo Lewandowski, com quem Barbosa mais tem tido discussões no julgamento do mensalão.
Além de seus colegas e familiares, estiveram presentes em sua posse a presidente Dilma Rousseff, os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Marco Maia (PT-RS), além de ministros de Estado ex-ministros da próprio tribunal.
Com Dilma, ele manteve uma relação protocolar. Sentados lado a lado, não se falaram durante a cerimônia.
Barbosa destacou os problemas que, segundo ele, ainda persistem na Justiça: "É preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração".
E completou: "O que se vê aqui e acolá, não sempre, é claro, mas as vezes sim, é o tratamento privilegiado".
O ministro também defendeu um Judiciário brasileiro "sem firulas, sem floreios, sem rapapés" e afirmou que o magistrado deve sim levar em conta o que pensa a sociedade, pois ficou no passado aquele juiz isolado numa "torre de marfim".
"O juiz é produto do seu meio e do seu tempo. Nada mais ultrapassado e indesejável que aquele modelo de juiz isolado, fechado, como se estivesse encerrado numa torre de marfim".
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foi o único a citar nominalmente o mensalão. Para ele, o caso deu à sociedade "a real compreensão de que ninguém está acima da lei".
Já o ministro Luiz Fux, escolhido por Barbosa para falar em nome do Supremo, disse que eles não temem "nada, nem a ninguém".
Sem citar o mensalão, ele afirmou que o tribunal está preparado para o "confronto eventual" contra aqueles que pretendam macular a corte "para encobrir os desmandos movidos por desvarios e insensatez anti-republicanas". (Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi

Noite de violência deixa três mortos em SP



Noite de violência deixa três mortos em SP
SEX, 23 DE NOVEMBRO DE 2012 08:38
A-A+

Noite de violência teve ao menos dez baleados em São Paulo / Foto Divulgação

Ao menos três pessoas foram mortas a tiros e sete feridas, na Grande São Paulo, entre a noite de ontem (22) e a madrugada de hoje (23). Nenhum suspeito pelos crimes foi preso.
Na zona norte, cinco homens foram baleados na rua Giuseppe Marino, no Parque Novo Mundo, zona norte de São Paulo, por volta das 2h.
Os baleados foram levados ao pronto-socorro do Hospital Vila Maria, onde dois morreram.
Um homem foi morto a tiros em frente a uma casa na rua Catamarca, Vila Buenos Aires, zona leste, por volta das 20h30. Ele foi levado ao pronto-socorro de Emerlino Matarazzo, onde morreu.
Por volta da 1h, outro homem foi baleado na rua Luiz de Oliveira, no Jardim Dom José, na zona sul.
Segundo a PM, homens em duas motos dispararam vários tiros contra a vítima que estava em um carro. Ela foi levada ao pronto-socorro Hospital M'Boi Mirim.
Em Osasco, um homem foi encontrado baleado na Passagem Joaquim Fraga, no bairro Bela Vista, por volta das 21h. Ele foi levado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a um hospital da região.
Outro homem foi baleado por ocupantes de um carro na rua Virgílio, na Vila Humaitá, em Santo André, por volta das 19h. Ele foi levado ao Centro Hospitalar Municipal da cidade.
Troca de tiros
Um criminoso foi baleado ao tentar matar um policial militar à paisana, no Jardim Irene, em Santo André, na Grande São Paulo, por volta das 19h30 de ontem.
Segundo a PM, o policial estava em uma padaria na rua dos Ciprestes quando três homens entraram no local e atiraram.
O PM trocou tiros e baleou um dos criminosos, que foi levado ao pronto-socorro da Vila Luzita. Outros dois homens fugiram em um carro. (Martha Alves – ABr)

Fonte:O Diário de Mogi

Promessa Hotel Íbis ficará pronto no fim de 2013


Promessa
Hotel Íbis ficará pronto no fim de 2013
A garantia foi dada ontem pelo sócio-proprietário do Grupo Lis, detentor da marca que investe na cidade
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

A ideia é inaugurar o hotel em setembro, no aniversário de Mogi
As obras do Hotel Ibis, da rede hoteleira Accor, no Socorro, estão a todo vapor, já na fase final da construção do terceiro andar do estacionamento de veículos. Ainda resta erguer mais 12 andares que comportarão 140 apartamentos. Segundo o sócio-proprietário do Grupo Lis, responsável pelo investimento no empreendimento, Ivan Lipolis Filho, o hotel deve começar a funcionar no segundo semestre de 2013, provavelmente no dia 1º de setembro, quando será comemorado o 453º aniversário de Mogi.

"Nossa meta é terminar o prédio e iniciar as atividades do hotel como um presente para a cidade, que enfrenta um grande déficit de vagas no setor. Contudo, estamos sujeitos a intercorrências que fogem ao nosso controle como, por exemplo, a entrega de produtos ou material por fornecedores e até ação do tempo, que pode alterar um pouco esta data. Mas de 2013, não passa", reforçou, informando que a unidade terá capacidade para atender até 280 pessoas por dia.

O empresário, inclusive, justificou o atraso de mais de dois anos de implantação do empreendimento, já que a previsão inicial era de que as obras começassem entre 2009 e 2010. Segundo ele, foram feitas várias readequações no projeto para ações de sustentabilidade e ampliação do número de vagas, além de obter licenças junto ao Corpo de Bombeiros. "Foram alterações e investimentos para alavancar a qualidade do empreendimento, como por exemplo, a estação própria de tratamento de água, como também ações para reforçar a estrutura do prédio. Será um hotel modelo de qualidade e sustentabilidade na região, o primeiro deste tipo com sistema de reaproveitamento da água da chuva para serviços de limpeza", destacou Lipolis Filho, sem citar valores.

Contudo, segundo apurou o Mogi News, os gastos extras são de R$ 3 milhões, portanto, devem ser gastos R$ 15 milhões até o fim da obra, iniciada em abril deste ano no terreno de mais de 2,3 mil metros quadrados, na esquina da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães. A previsão é de que o crie 200 empregos, sendo 150 diretos.

Fonte:Mogi News

Educação Mogi tem a 7ª melhor nota do País no Enem


Educação
Mogi tem a 7ª melhor nota do País no Enem
Alunos de um colégio particular da cidade foram responsáveis por esse resultado, que superou o de 2010. Cidade também está em 3º no Estado
Divulgação

Em Mogi das Cruzes, os alunos do Colégio Objetivo foram os que se saíram melhor no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
O Colégio Objetivo Integrado de Mogi das Cruzes ficou com a sétima melhor média geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, segundo o Ministério da Educação, entre todas as 10.076 instituições de ensino públicas e privadas que participaram da avaliação no País. Os dados divulgados ontem mostram que a unidade alcançou média de 706,12 pontos.

A escola mogiana superou a média obtida no Enem 2010, quando atingiu 679,11 pontos e também possui a terceira melhor nota do Estado de São Paulo. Para a rede pública da cidade, a notícia também é boa: todas as escolas mogianas ficaram com notas 474,2, que está acima da média nacional obtida pelas instituições públicas. 
Com 34 alunos participantes do exame, o Colégio Objetivo alcançou ainda média 712,9 na redação. Em Ciências da Natureza, a média foi de 707,6; em Ciências Humanas, 656,1; em Linguagens e Códigos, 655,8; e, em Matemática, 804,9. 
Para participar do exame, as unidades escolares devem ter inscrito pelo menos 50% do total de alunos matriculados e com, no mínimo, dez estudantes que estavam no ensino médio quando participaram do exame. Por isso, apenas 30 escolas de Mogi participaram do Enem 2011, sendo dez delas públicas.

Com exceção de cinco unidades, todas as escolas públicas participantes tiveram notas acima da média nacional, que foi de 474,2. Pelo quarto ano consecutivo, a Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas obteve a maior média neste quesito: 611,5. 
O desempenho caiu em relação ao Enem 2010, quando a unidade chegou a 652,48 pontos na média geral. A segunda escola pública com melhor desempenho na cidade foi a Washington Luis, com 504,5 de média. A escola também caiu em seu desempenho, já que na edição anterior conseguiu 567,2 de média, mas fica em segundo lugar no ranking de escolas estaduais mogianas, devido à queda no desempenho das escolas José Sanches Josende e Doutor Deodato Wertheimer. 
Região
No ranking regional de melhores médias, Mogi 
das Cruzes tem seis das 
dez escolas com os melhores desempenhos no E-
nem. 
Além do Objetivo Mogiano, aparecem no ranking o Objetivo Sênior de Mogi (617,3), a Etec Presidente Vargas, o Colégio Brasilis (609,2), o Colégio Raízes (606,9) e o Colégio Tomaz de Aquino (605,9). 
Arujá fica com a terceira posição no ranking regional, com o Colégio IPE (618,9), e a oitava com o Colégio Sion (605,5). 
Já o município de Suzano ocupa a nona e a décima posições no ranking, com o Colégio Objetivo Suzano (602,9) e a Unisuz (599), respectivamente.

Fonte:Mogi News

Fim da greve Obras do Centro Fisioterápico são retomadas após greve


Fim da greve
Obras do Centro Fisioterápico são retomadas após greve
Apesar da greve, secretário-adjunto de obras mantém a expectativa de entrega para fevereiro
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Obras do Hospital Brás Cubas e do Centro de Fisioterapia: apesar da greve, previsão é que obra seja entregue em fevereiro de 2013
A Clínica de Recuperação e Fisioterapia que funcionará num prédio anexo ao futuro Hospital Municipal "Waldemar Costa Filho", no distrito de Brás Cubas, foram retomadas nesta semana, após dois meses de paralisação.

Funcionários da Teto Construtora, empreiteira responsável pelos serviços, abandonaram a obra - iniciada em fevereiro deste ano - em razão de atraso de salários desde agosto, assim como entrega da cesta básica e do vale-transporte.

Por conta disso, a obra que até então estava prevista para ser concluída após 12 meses, isto é, em fevereiro de 2013, sofrerá atraso.

O novo prazo para conclusão, assim como o cronograma dos serviços estão sendo revistos pela administração municipal, segundo informou o secretário de Planejamento, João Francisco Chavedar - que fiscaliza os trabalhos. Uma eventual punição à empreteira por não cumprimento de contrato também está em análise.


Serviços
Orçada em R$ 3,2 milhões, dos quais R$ 3 milhões de uma emenda parlamentar, a Clínica de Recuperação e Fisioterapia terá 3 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em dois pavimentos, com os seguintes espaços projetados: recepção, administração, espera, convívio, sanitário público, sanitários acessíveis, salas de pré-consulta, posto de enfermagem, consultórios para fisioterapia, salas de reabilitação terapêutica, eletroterapia, termoterapia, cinesioterapia, massoterapia, hidroterapia, terapia ocupacional, raios X, academia e piscina terapêutica.

A expectativa, segundo anunciou recentemente o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) durante visita ao espaço é de que a clínica tenha capacidade para realizar até 3 mil atendimentos por mês.

A unidade, inclusive, é tida pelo prefeito como "um serviço essencial para a reabilitação de idosos e todo tipo de paciente que tenha alguma dificuldade de locomoção em razão de um acidente ou doenças ortopédicas". A Clínica de Recuperação será mais um serviço da rede municipal interligado ao SIS e, portanto, funcionará como complemento de outros serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Hospital de Brás Cubas
Apesar do atraso das obras na clínica em decorrência da greve dos operários, o secretário-adjunto municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, garantiu que as obras de construção do Hospital Municipal "Waldemar Costa Filho" estão dentro do cronograma e que ele será inaugurado e entregue para atendimento à população no início de 2013, provavelmente em fevereiro, de acordo com o cronograma inicial.

Fonte:Mogi News

Aniversário Jundiapeba terá curso de capacitação gratuito


Aniversário
Jundiapeba terá curso de capacitação gratuito
Mayara de Paula

Para se inscrever, os interessados devem comparecer ao CIC na segunda-feira até as 14h30
O distrito de Jundiapeba comemora na próxima semana seu 74º aniversário e um dos destaques da programação deste ano será uma nova edição do curso gratuito de capacitação para instalador hidráulico. O módulo já teve uma edição em novembro. As inscrições estão abertas e podem participar jovens com idade a partir de 16 anos e trabalhadores em geral que estejam desempregados. 
Para se inscrever, os interessados devem ir até a sede do CIC de Jundiapeba, até as 14h30 da próxima segunda-feira, dia 26, quando começam as aulas. Os participantes devem morar em Mogi e apresentar, no momento do cadastro, CPF, RG e comprovante de endereço. O curso é gratuito, será dado no CIC e serão distribuídos certificados de conclusão.

Fonte:Mogi News

Agricultura Governo do Estado visita horta educativa de Mogi


Agricultura
Governo do Estado visita horta educativa de Mogi
Divulgação

Primeira horta educativa de Mogi foi feita na Escola Maria Eugênia de Araújo, no Residencial Itapeti
A assessora técnica do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Sarah Masson, esteve ontem em Mogi das Cruzes para conhecer a Horta Educativa da Escola Municipal Professora Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Residencial Itapeti. A unidade é a primeira do município beneficiada com o programa, que é desenvolvido em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e com a Secretaria Municipal de Agricultura.

A técnica ficou impressionada com o resultado positivo dos trabalhos. "Está tudo perfeito, acima das nossas expectativas. Vamos levar à dona Lú Alckmin (presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo) um relatório completo sobre o que está sendo realizado aqui", afirmou Sarah.

Fonte:Mogi News

PSD Bancada de SP reapresenta emenda dos dois viadutos


PSD
Bancada de SP reapresenta emenda dos dois viadutos
Amilson Ribeiro

Junji: "É um apelo formal para garantir a verba dos viadutos"
Em atendimento ao pedido do deputado federal Junji Abe (PSD-SP), a bancada paulista no Congresso Nacional decidiu, anteontem, reapresentar à LOA - Lei Orçamentária Anual de 2013 a emenda que prevê recursos financeiros para construção de dois viadutos sobre a linha férrea em Mogi das Cruzes. "Significa o apelo formal para garantir verba às obras no Orçamento da União, no próximo ano, vindo do colegiado que é formado por 70 deputados e três senadores", resumiu o parlamentar.

Segundo Junji, a medida é necessária para evitar que a construção dos viadutos fique emperrada por falta de previsão orçamentária em 2013, uma vez que os recursos injetados no Orçamento da União deste ano não foram utilizados, porque as obras não começaram. O valor exato da emenda da bancada paulista para a benfeitoria só será definido na votação da LOA.

"É um trâmite complicado. A proposta da bancada será analisada pela comissão mista de Orçamento. Primeiro, haverá o parecer do relator setorial. Depois, da relatoria geral, que define o valor final da emenda. O tema é votado pelo colegiado e segue para apreciação do Plenário, em sessão do Congresso Nacional", descreveu Junji, acrescentando que as decisões aprovadas seguem para sanção presidencial. 
A construção dos viadutos é uma antiga reivindicação da população mogiana e de motoristas de outras cidades que são forçados a enfrentar as perigosas passagens de nível, bloqueadas a cada trem que circula pela via férrea. "O atraso na efetivação das obras prejudica diretamente quase 3 milhões de habitantes da região onde estão os municípios do Alto Tietê e de Guarulhos", justificou o parlamentar. Ele lembrou que as estruturas reivindicadas resolvem o problema de dois dos dez cruzamentos em nível com a linha ferroviária, em território mogiano.

O contrato para execução das obras, celebrado entre o Dnit - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e o Consórcio SPA/Tejofran/Convap, é de R$ 48.474.155,51, cerca de 15% inferior ao valor estimado de 55.795.377,86 (maio/2010). Está suspenso desde 14 de julho do ano passado, quando surgiram denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes e órgãos a ele vinculados. Os viadutos foram licitados com base no projeto básico doado pela prefeitura mogiana e aprovado pelo Departamento. Desde então, Junji tem feito sucessivas cobranças para a retomada dos trabalhos.

Fonte:Mogi News