quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Por Aécio Neves, PSDB evita ataques a Fernando Bezerra


O PSDB avisou o DEM que não será "protagonista" no cerco ao ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e, em nome do senador Aécio Neves (MG), orientou o aliado a seguir sozinho contra o auxiliar da presidente Dilma Rousseff, informa reportagem de Leandro Colon e Natuza Nery, publicada na Folha desta quarta-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).


De olho nas eleições de 2014, a ala tucana ligada ao mineiro não quer melindrar o PSB do governador Eduardo Campos (PE), presidente do partido e fiador da indicação de Bezerra à Esplanada.


Sarney convoca comissão do Congresso para ouvir ministro
Irmão do ministro da Integração deixa comando da Codevasf
Ministro da Integração é acusado de comprar terreno duas vezes
Filho de ministro é campeão de emendas na pasta do pai


Regina de Grammont - 24.out.2011/Folhapress
Senador Aécio Neves, do PSDB
Senador Aécio Neves, do PSDB; aliança poupa ministro
DEPOIMENTO


O ministro deve ir ao Congresso na próxima quinta-feira para prestar esclarecimentos à comissão representativa, que se reunirá durante o recesso parlamentar.


A reunião servirá para que Bezerra esclareça denúncias envolvendo sua atuação na pasta, como favorecimento ao seu Estado, Pernambuco, e também ao seu filho, o deputado federal Fernando Coelho (PSB-PE), que teve todas as emendas destinadas à pasta liberadas.


Ele foi o deputado que teve o maior volume de recursos de emendas liberados em 2011, superando 219 colegas que também solicitaram recursos para obras da Integração.


Leia a reportagem completa na Folha desta quarta-feira, que já está nas bancas.


Fonte:Folha.com

Governo da Bahia instala conselho de comunicação

GRACILIANO ROCHA
DE SALVADOR

(Jaques Wagner) Mastrangelo Reino - 05.mar.2011/Folhapres
O governador Jaques Wagner (PT) empossou ontem os 27 membros de um conselho para criar a política de comunicação da Bahia e "orientar" a atuação dos órgãos estatais de TV e rádio.


Criado por lei estadual de maio de 2011, o Conselho de Comunicação da Bahia é o primeiro do gênero do país. Tem sete membros do governo baiano, dez indicados por empresas de comunicação e dez de movimentos sociais.


Wagner negou que o colegiado vá interferir ou controlar o conteúdo de veículos de comunicação, mas o texto genérico da lei confere atribuições aos conselheiros também na esfera privada.


Pela lei, o colegiado deve "atuar na defesa dos direitos difusos e coletivos da sociedade no que tange à comunicação social", além de "receber e encaminhar denúncias sobre abusos e violações de direitos humanos nos veículos de comunicação".


O grupo vai também discutir a destinação de verbas publicitárias da Bahia, mas a decisão caberá ao governo.


Wagner negou enfaticamente que o conselho possa interferir em conteúdo jornalístico. Ao discursar, no entanto, ecoou contencioso do governo Lula com a mídia e disse que os empresários de comunicação não podem pretender estar no "olimpo".


Além da Bahia, o Rio Grande do Sul, governado por Tarso Genro (PT), discute a implantação de um órgão similar. No Ceará, proposta semelhante foi abortada pelo governador Cid Gomes (PSB).


Os conselhos que despontam nos dois principais Estados comandados pelo PT surgem anos após a tentativa fracassada da criação do Conselho Federal de Jornalismo para regulamentar a profissão, no primeiro governo Lula.


A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV) disse que a criação do conselho na Bahia é inconstitucional porque cabe à esfera federal legislar sobre o tema. A entidade estuda questionar a lei na Justiça.


Fonte:Folha .com

Kassab tem seus bens desbloqueados pelo STJ


Liminar também desobriga nova licitação para empresa de inspeção veicular
Felipe Recondo, de O Estado de S.Paulo
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) desbloquear seus bens e manter o contrato firmado com a empresa responsável pela inspeção veicular em São Paulo. O presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, suspendeu nesta segunda-feira, 9, a liminar que tornava indisponíveis os bens de Kassab, do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge (PV), de 13 empresários e de seis empresas. Na decisão, Pargendler também suspendeu a decisão da Justiça de SP que obrigava a Prefeitura a promover, no prazo de 90 dias, nova licitação para contratação de empresa que ficaria responsável pela inspeção na frota de veículos na cidade.


Veja também:
Juiz bloqueia bens de Gilberto Kassab
Petista critica bloqueio de bens de Kassab
TV Estadão: Assista à entrevista de Kassab


Bens de Kassab foram sequestrados para garantir pagamento da causa - Helvio Romero/AE
Helvio Romero/AE
Bens de Kassab foram sequestrados para garantir pagamento da causa
Pargendler afirmou, em sua decisão, não ser possível calcular o que seria mais prejudicial para o interesse público: manter o contrato ou fazer uma nova licitação. "Nesse contexto, e não sendo possível mensurar o que é mais deletério às finanças do município de São Paulo, se a execução do contrato ou a declaração de sua nulidade, tudo recomenda que o processo siga o contraditório regular, sem antecipação de tutela", disse ao suspender a liminar deferida em novembro do ano passado.


Em 2011, o Ministério Público Estadual (MPE) pediu à Justiça que anulasse a inspeção veicular por causa de ilegalidades, fraudes e irregularidades no contrato firmado entre a prefeitura e a empresa Controlar. A Justiça de SP decidiu manter a inspeção veicular, mas determinou que o município fizesse nova licitação no prazo de 90 dias para a escolha de outra empresa. O juiz responsável pela decisão, Domingos de Siqueira Frascino, da 11ª Vara da Fazenda Pública, determinou também o bloqueio dos bens de todos os réus da ação civil pública até o valor da causa para garantir o pagamento dos supostos prejuízos aos cofres públicos. 


Fonte:O Estado de S.Paulo

Operação apreende papelotes de crack com fotos de Ronaldinho Gaúcho


Droga com a imagem do jogador do Flamengo foi recolhida na comunidade do Jacarezinho, no Rio
da Central de Informações
Papelotes de crack, com a foto do jogador Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, foram apreendidos na manhã desta quarta-feira, 11, na comunidade do Jacarezinho, no Rio, durante operação da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para retirada de população em situação de rua e de combate ao crack na região.


Pedras de crack com a imagem de Ronaldinho Gaúcho, jogador do Flamengo - Divulgação/SMAS
Divulgação/SMAS
Pedras de crack com a imagem de Ronaldinho Gaúcho, jogador do Flamengo
Além da apreensão da droga, foram realizados 88 acolhimentos, sendo oito crianças e adolescentes. Desde o início das ações conjuntas com órgãos de segurança para o enfrentamento ao crack na cidade do Rio de Janeiro, a SMAS promoveu 17 operações nesta cracolândia, com um total de 1.139 pessoas acolhidas.


A operação de hoje teve início às 8h30 e contou com o apoio de policiais do 3º BPM, além de agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Após o processo de identificação na polícia, todos os acolhidos serão encaminhados para as unidades da Rede de Proteção Especial do município.


Os adultos irão para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Os menores de 18 anos que forem identificados com alto grau de dependência química serão conduzidos para tratamento compulsoriamente.


Fonte:Estado de S.Paulo







O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e os juízes titulares do Fórum de Braz Cubas, Ana Carmem de Souza Silva – diretora da unidade – e Robson Barbosa Lima, assinam hoje o convênio para instalação da 1a Junta de Conciliação de Mogi das Cruzes, que vai funcionar em Jundiapeba, terceiro maior distrito da Cidade. A unidade destinada a facilitar a solução de pequenas demandas e a desafogar o Judiciário, vai funcionar no Centro Integrado de Cidadania (CIC), instalado na Alameda Santo Ângelo, ao lado do prédio da Administração Regional. Apesar de ocupar um espaço municipal, a Junta de Conciliação será coordenada pelos magistrados do Fórum de Braz Cubas e a previsão é de que inicie as atividades já no próximo mês. Entre as facilidades oferecidas por esse tipo de serviço, está a dispensa da figura do advogado e a agilidade na solução de causas de menor valor. Briga de vizinhos, batidas de carro sem vítimas e outras questões que hoje contribuem para a gigantesca pilha de processos que se acumula no Judiciário e que, não raro, geram atrasos no julgamento de ações mais prioritárias, poderão ser resolvidas diretamente entre as partes, com a mediação de um conciliador, e no próprio Distrito de origem. A expectativa é de que a iniciativa ajude a dar maior dinamismo para o Fórum de Braz Cubas, um dos piores do Estado. Aliás, na próxima semana, o Município também deverá oficializar a cessão de uma área de 15 mil metros quadrados, na Via Perimetral, para a construção do novo prédio que, a partir de 2013, abrigará as atividades judiciais na área de abrangência de Braz Cubas e Jundiapeba.


Candidato


Titular do 2o Distrito Policial de Braz Cubas, o delegado Edson Gianuzzi deverá oficializar em breve a sua candidatura a vereador na vizinha Suzano. Filiado ao PMDB, consta que ele tem o respaldo político de ninguém menos que o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), prefeito por quatro vezes do município. Gianuzzi vai emendar a licença prêmio – que está prestes a ser liberada – com o afastamento obrigatório, a partir de abril, para servidores públicos que vão disputar cargos políticos na eleição de outubro.




 Candidato 1


O licenciamento de Edson Gianuzzi abre espaço para outro suzanense na delegacia mogiana. Atual assistente, o delegado Argentino Coqueiro deverá assumir como titular do Distrito Policial de Braz Cubas.




 Despedida


Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes no período entre 1997 e 2000, Ari Francisco da Silva, 78 anos, morreu na noite da última segunda-feira em decorrência de um infarto. Para quem não se lembra, Silva era homem de confiança do chanceler da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Manoel Bezerra de Melo, o Padre Melo, e chegou à unidade de saúde pelas mãos do próprio ex-prefeito, que durante muito tempo teve livre arbítrio no hospital em função da parceria com a Faculdade de Medicina e a Policlínica. Natural de Cunha, o ex-provedor sofria do Mal de Alzheimer e deixou a viúva Terezinha e um filho.




Susto


O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), Airton Nogueira, também foi vítima de um mal súbito, que o impediu inclusive de participar da reunião que discutiu o fim das sacolas plásticas, realizada na entidade que preside na tarde de ontem. Depois de ser socorrido num hospital da Cidade e ser orientado a repousar, voltou para a casa com o diagnóstico de uma forte gripe.


Saída


A exemplo de Mogi, o prefeito de Suzano, Marcelo Candido, iniciou o último ano do atual mandato com uma baixa na equipe de alto escalão. Enquanto na cidade mogiana o coordenador da Guarda Municipal, major Eizo Tsuyama, pediu demissão do cargo, no território suzanense foi o secretário municipal de Defesa Social e Prevenção à Violência, Hamilton Luiz da Silva, quem pediu exoneração do posto que ocupava desde 2009. Em Mogi, o secretário de Segurança Pública, Eli Nepomuceno, recebeu carta branca do prefeito para escolher o novo titular da Guarda Municipal.


Fonte:O Diário de Mogi






Mulheres detidas com notas falsas de R$ 100,00




FLAGRANTE Daiane Lobato comprou mercadorias com cédulas falsas: o Celta ficou apreendido


O delegado titular Francisco Del Poente, de Biritiba Mirim, autuou em flagrante, no início da noite de ontem, Daiane Lobato Camargo, de 25 anos. Ele também sindicou uma adolescente, de 14 anos. As amigas saíram da Cidade Tiradentes, na zona leste da Capital, em um Celta azul emprestado, e foram para Biritiba Mirim, onde compraram várias mercadorias como cosméticos com cédulas falsas de R$ 100,00.


No fim dos autos, Daiane foi removida para o Presídio Feminino, em Poá. Já a sua comparsa entregue ao Conselho Tutelar, que irá se encarregar de contatar à família dela.


"Elas vieram para cá com R$ 500,00, ou seja, cinco notas falsas de R$ 100,00", disse o delegado Del Poente, que prossegue nas investigações. "É preciso saber onde adquiriram o dinheiro falso".


Daiane já esteve em Biritiba Mirim em um salão de bailes, sendo que de acordo com o delegado Del Poente, "ela conheceu um rapaz e hoje (ontem) resolveu voltar à Cidade para cometer os seus golpes, mas não deu certo".


Quando a acusada e a companheira pensaram que o golpe havia dado certo foram capturadas pela Polícia Militar em uma padaria na Estrada Mogi-Salesópolis, no km 18. O titular Del Poente ainda apreendeu o Celta usado pela dupla, pois Daiane não possui carteira nacional de habilitação.




Fonte:O Diário de Mogi

Justiça implantará uma Junta de Conciliação em Jundiapeba


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e os juízes titulares do Fórum de Braz Cubas, Ana Carmem de Souza Silva – diretora da unidade – e Robson Barbosa Lima, assinam hoje o convênio para instalação da 1a Junta de Conciliação de Mogi das Cruzes, que vai funcionar em Jundiapeba, terceiro maior distrito da Cidade. A unidade destinada a facilitar a solução de pequenas demandas e a desafogar o Judiciário, vai funcionar no Centro Integrado de Cidadania (CIC), instalado na Alameda Santo Ângelo, ao lado do prédio da Administração Regional. Apesar de ocupar um espaço municipal, a Junta de Conciliação será coordenada pelos magistrados do Fórum de Braz Cubas e a previsão é de que inicie as atividades já no próximo mês. Entre as facilidades oferecidas por esse tipo de serviço, está a dispensa da figura do advogado e a agilidade na solução de causas de menor valor. Briga de vizinhos, batidas de carro sem vítimas e outras questões que hoje contribuem para a gigantesca pilha de processos que se acumula no Judiciário e que, não raro, geram atrasos no julgamento de ações mais prioritárias, poderão ser resolvidas diretamente entre as partes, com a mediação de um conciliador, e no próprio Distrito de origem. A expectativa é de que a iniciativa ajude a dar maior dinamismo para o Fórum de Braz Cubas, um dos piores do Estado. Aliás, na próxima semana, o Município também deverá oficializar a cessão de uma área de 15 mil metros quadrados, na Via Perimetral, para a construção do novo prédio que, a partir de 2013, abrigará as atividades judiciais na área de abrangência de Braz Cubas e Jundiapeba.


Candidato


Titular do 2o Distrito Policial de Braz Cubas, o delegado Edson Gianuzzi deverá oficializar em breve a sua candidatura a vereador na vizinha Suzano. Filiado ao PMDB, consta que ele tem o respaldo político de ninguém menos que o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), prefeito por quatro vezes do município. Gianuzzi vai emendar a licença prêmio – que está prestes a ser liberada – com o afastamento obrigatório, a partir de abril, para servidores públicos que vão disputar cargos políticos na eleição de outubro.




Candidato 1


O licenciamento de Edson Gianuzzi abre espaço para outro suzanense na delegacia mogiana. Atual assistente, o delegado Argentino Coqueiro deverá assumir como titular do Distrito Policial de Braz Cubas.




 Despedida


Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes no período entre 1997 e 2000, Ari Francisco da Silva, 78 anos, morreu na noite da última segunda-feira em decorrência de um infarto. Para quem não se lembra, Silva era homem de confiança do chanceler da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Manoel Bezerra de Melo, o Padre Melo, e chegou à unidade de saúde pelas mãos do próprio ex-prefeito, que durante muito tempo teve livre arbítrio no hospital em função da parceria com a Faculdade de Medicina e a Policlínica. Natural de Cunha, o ex-provedor sofria do Mal de Alzheimer e deixou a viúva Terezinha e um filho.




 Susto


O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), Airton Nogueira, também foi vítima de um mal súbito, que o impediu inclusive de participar da reunião que discutiu o fim das sacolas plásticas, realizada na entidade que preside na tarde de ontem. Depois de ser socorrido num hospital da Cidade e ser orientado a repousar, voltou para a casa com o diagnóstico de uma forte gripe.




 Saída


A exemplo de Mogi, o prefeito de Suzano, Marcelo Candido, iniciou o último ano do atual mandato com uma baixa na equipe de alto escalão. Enquanto na cidade mogiana o coordenador da Guarda Municipal, major Eizo Tsuyama, pediu demissão do cargo, no território suzanense foi o secretário municipal de Defesa Social e Prevenção à Violência, Hamilton Luiz da Silva, quem pediu exoneração do posto que ocupava desde 2009. Em Mogi, o secretário de Segurança Pública, Eli Nepomuceno, recebeu carta branca do prefeito para escolher o novo titular da Guarda Municipal.


Fonte:O Diário de Mogi









Supermercados eliminam sacolas










Representantes dos grandes supermercados que atuam no comércio mogiano selaram um acordo ontem e, a partir do próximo dia 25, não irão mais disponibilizar, de forma gratuita, sacolas plásticas descartáveis para acondicionar as compras. As opções oferecidas aos consumidores passarão a ser, preferencialmente, as sacolas reutilizáveis e as caixas de papelão. Alguns estabelecimentos, pelo menos na fase inicial, ainda vão ter as famosas "sacolinhas", mas vão cobrar por elas o preço mínimo de R$ 0,19 por unidade.


Na reunião promovida pela diretoria regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), os representantes do Maktub, Semar, Veran, Alabarce, Extra, D’avó e Shibata confirmaram a adesão dos supermercados de Mogi na campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco", uma iniciativa da Apas em parceria com o Governo do Estado, que visa conscientizar a sociedade sobre os impactos do consumo exagerado de sacolinhas descartáveis, em especial, no meio ambiente.


Como não há uma lei que obrigue a retirada das sacolas descartáveis de circulação (leia mais nesta página), a adesão à campanha é opcional. Mas os supermercadistas locais têm a ciência de que só com a participação de todos será possível reduzir os impactos no meio ambiente, sem prejuízos da perda de consumidores para o concorrente.


"Tem que ser uma coisa unânime. Se o consumidor não encontrar a sacola descartável num supermercado, também não pode encontrar no outro. É preciso que todos estejam comprometidos com isso", argumenta Marco Antônio Valência Mori, supervisor geral da rede Semar que, a princípio, vai aderir à campanha pelo fim das sacolas descartáveis apenas nas lojas de Mogi.


Pelo menos duas grandes redes – Extra e D’avó – vão abolir de imediato as sacolinhas, inclusive, sem a opção de cobrar por elas. Ou seja, a partir do dia 25, os clientes desses supermercados terão de se valer das caixas de papelão, sacolas retornáveis ou mesmo carrinhos de feira. "Esse é um compromisso do Grupo Pão de Açúcar em todo o Estado. Não vamos ter nenhuma sacola descartável", adianta Maria Aparecida Oliveira, gerente regional do Extra.


O mesmo vai acontecer no D’avó, segundo garante o gerente Farid José. "Essa é uma campanha bem parecida com a do cigarro, que hoje está cada vez num lugar mais escondido. Se todos participarem, vamos ter sucesso", sustenta.


A maioria dos supermercados, no entanto, continuará oferecendo a opção das sacolas descartáveis aos clientes, mas vão passar a cobrar um preço adicional por elas. O valor pode variar de loja para loja, mas o custo mínimo é de R$ 0,19, o que significa que se utilizar 10 sacolas para acondicionar suas compras, o consumidor vai ter de desembolsar R$ 1,90 a mais.


Esse é o caso, por exemplo, do Shibata, que é um dos incentivadores da campanha pelo fim das sacolas descartáveis. "Tecnicamente, não temos caixas de papelão em volume suficiente para acondicionar todo o volume de compras que hoje é colocado nas sacolas descartáveis, por isso mesmo, estamos estimulando o consumidor a usar as bolsas retornáveis. E esse é um processo gradativo. Estamos começando por Mogi exatamente porque aqui a população já pede opções como as caixas de papelão", destaca Fernando Shibata, diretor dos Supermercados Shibata e diretor regional da Apas.


Segundo ele, a adesão dos supermercados locais representará mais uma cidade livre das sacolas descartáveis, a exemplo do que já acontece em Jundiaí, pioneira na iniciativa, que já completou um ano e registra a marca de 600 mil sacolas reutilizáveis e a retirada de 264 milhões de plástico descartável do meio ambiente.


Atualmente, a campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco" está em implantação em 117 cidades do Estado de São Paulo, incluindo Mogi das Cruzes.


Fonte:O Diário de Mogi

Ligações para o Samu têm falhas




difícil Ligações para o Samu de Mogi precisam ser feitas de linha da Telefônica ou de telefônicos públicos


Júlia Guimarães
O sistema do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Mogi das Cruzes, regulado pela Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure), é falho. A unidade não atende chamados originados de linhas que não sejam da empresa Telefônica. Nos casos de telefonemas vindos de outras operadoras, as ligações caem na central do Samu de São Paulo, que não possui parceria com o posto mogiano e, portanto, não tem capacidade de transferência das ligações. A deficiência pode deixar em apuros ainda maiores aquelas pessoas em busca de ajuda para casos que, comumente, envolvem questões emergenciais.


A situação foi constatada por O Diário depois que a família da aposentada Sebastiana Souza Pinto, de 85 anos, entrou em contato com a Redação, na noite de anteontem, para pedir ajuda. A idosa passou mal em casa, no município de Biritiba Mirim, mas segundo sua filha, a dona de casa Rosana Souza Queiroz, o atendente do Samu teria informado que o serviço não abrange aquela Cidade. Imediatamente, a reportagem tentou entrar em contato com a Cure para checar a situação, mas encontrou dificuldades porque o jornal é atendido por outra operadora de telefonia. A ligação caiu no Samu da Capital, que confirmou o problema e informou que as ligações para a unidade mogiana precisam ser feitas de uma linha da Telefônica ou dos telefônicos públicos, que são operados pela empresa.


Sem contato com a Cure, a reportagem de O Diário ligou para a sede do Corpo de Bombeiros, pelo telefone 4799-1234, e pediu que um funcionário da Cure fosse chamado para atender a ligação. A funcionária também chegou a dizer que o Samu não cobre Biritiba Mirim e que a família deveria esperar até o dia seguinte e solicitar o serviço de ambulância da Prefeitura da Cidade. Porém, a reportagem questionou o fato de o município estar inserido no consórcio regional da Cure. E foi assim que, depois de muita insistência, a viatura foi enviada até a casa de Sebastiana Souza para realizar o atendimento. Porém, ela morreu no Hospital Luzia de Pinho Melo, na mesma noite. "Não tenho queixas sobre o atendimento. Foi tudo muito rápido, mas só conseguimos ser atendidos depois da intervenção do jornal", disse Rosana.


Ontem pela manhã, O Diário tentou, mais uma vez, entrar em contato com a Cure de Mogi pelo telefone 192, único número disponível no site da Prefeitura, no link criado para o serviço na página da Secretaria Municipal de Saúde. A primeira ligação foi realizada às 9h57 e caiu no Samu de São Paulo. Mais uma vez, a atendente informou que o telefonema deveria ser realizado de uma linha residencial da Telefônica ou de telefone público. A reportagem explicou que não tinha condição de fazer as ligações e recebeu dois números de linhas fixas. De acordo com a atendente, os telefones 4794-6212 e 4798-6789 também seriam do Samu de Mogi.


A reportagem de O Diário ligou para o primeiro número. Mais uma vez não conseguiu falar na Cure porque o telefone é do Setor de Ambulância da Prefeitura. O funcionário que atendeu explicou que o local não presta serviços de urgência e emergência e orientou que a ligação fosse feita para o 192, desde que de uma linha da Telefônica. A reportagem tentou ligar para o segundo número fornecido pelo Samu de São Paulo, porém o telefonema caiu, mais uma vez, no Setor de Ambulância e o atendimento foi realizado pelo mesmo servidor. Neste momento, ele deu mais uma opção: "Você pode ligar de um celular", disse.


Na primeira tentativa, a reportagem ligou de um aparelho da Nextel e a ligação também caiu no Samu da Capital. Em seguida, o telefonema foi feito de um celular operado pela Claro. Nest quinta ligação, O Diário conseguiu ser atendido pela Cure de Mogi. Resta saber se o cidadão comum, em uma situação de emergência, teria tamanha paciência.


Fonte:O Diário de Mogi



Tragédia fica maior em Sapucaia


RIO DE JANEIRO
Mais cinco corpos foram encontrados ontem e o número de mortos subiu para 13 em Sapucaia, no médio Paraíba, a 139 quilômetros da capital fluminense. Doze mortes foram provocadas por deslizamento de terra, que soterrou oito casas no distrito de Jamapará, e um homem morreu no desabamento de uma casa em localidade próxima. Sete cidades do interior estão em estado de emergência nas regiões norte e noroeste. Mais de 12 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em 13 municípios.


Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaperuna, Italva e Miracema estão em estado de emergência. As rodovias BR-393 (antiga Rio-Bahia) e Via Dutra estão com trechos parcialmente interditados por conta de quedas de barreiras. Em Campos, a BR-356 continua interditada no km 120 por conta da cratera, que se abriu na pista e alagou o bairro de Três Vendas.


Depois da tragédia, o governo do Estado anunciou que vai investir nos próximos anos, em parceria com a União, cerca de R$ 950 milhões em três projetos. Serão destinados R$ 350 milhões para obras no Rio Muriaé (no noroeste do Estado), R$ 300 milhões para a Bacia do Rio Alcântara (região metropolitana) e R$ 300 milhões para a recuperação de diques e canais de Campos (norte do Rio).


O secretário de Defesa Civil, Sérgio Simões, afirmou que os moradores garantem que 11 pessoas ainda estão desaparecidas e que o número de mortos na cidade pode subir para 20.


Os deslizamentos também se agravaram na região serrana. Em São José do Vale do Rio Preto, o coordenador da Defesa Civil municipal, Marcelo Bodart, disse que houve incidentes em vários pontos da cidade. "Ainda não houve vítimas fatais. No entanto, as chuvas previstas para os próximos dias preocupam", afirmou.


Minas


Com 116 cidades em situação de emergência, 13 mortes causadas pela chuva apenas nos dez primeiros dias do ano e mais de 2,2 milhões de pessoas afetadas por temporais, o governo de Minas quer R$ 3,9 bilhões da União para obras de recuperação e prevenção. Deste total, R$ 1,5 bilhão seria destinado a projetos do próprio Executivo estadual e o restante para obras que devem ser tocadas pelos municípios.


Em 2011, o governo federal já havia repassado a Minas R$ 50 milhões para obras emergenciais em 81 cidades atingidas por temporais, mas, mais de um ano depois, em apenas 15 municípios os projetos foram concluídos. Dez obras tiveram a ordem de serviço assinada apenas na semana passada.


Fonte:O Diário de Mogi

Dilma pode trocar até 8 ministros



PRAZO Dilma pede para Haddad ficar na Educação até a reforma


BRASÍLIA
A presidente Dilma Rousseff está encontrando dificuldades para fazer a reforma ministerial até o fim deste mês e as mudanças, agora, devem ocorrer apenas em fevereiro. A intenção de Dilma é trocar de cinco a oito ministros, sem provocar atritos entre os partidos da base aliada. Disposta a promover a mudança na equipe de uma só vez, o ministro da Educação, Fernando Haddad - que já estava de malas prontas -, terá agora de esperar mais um pouco para começar sua campanha à Prefeitura de São Paulo.


Dilma pediu a Haddad, na segunda-feira, que ele aguardasse até o final deste mês antes de passar o bastão para Aloízio Mercadante Titular de Ciência e Tecnologia, Mercadante foi o escolhido para substituir Haddad, mas, embora já tenha comunicado a equipe sobre a troca, precisará aguardar alguns dias.


"A presidente me pediu para esperar mais um pouquinho", disse Haddad, ontem. A cúpula do PT queria que Dilma liberasse seu candidato até o dia 16 para que ele pudesse iniciar a caça aos votos - já que não é conhecido e nunca disputou a eleição -, mas terá de se conformar com o tempo do Palácio do Planalto.


Haddad já tinha pedido para deixar a Esplanada em novembro, mas Dilma não deixou. Agora, havia programado sua saída para a próxima semana, mas a presidente pediu novamente que ele aguardasse. Disse ao ministro que não quer fazer uma reforma a conta-gotas, mas, sim, anunciar todas as mudanças de uma vez só. Não há, no entanto, nomes para todos os cargos.


Depois de demitir sete ministros em um ano - seis dos quais suspeitos de corrupção -, Dilma quer agora mexer na gestão do governo, e não só em nomes. De qualquer forma, a saída de Haddad da Educação é a única já anunciada há meses, desde que o ministro foi indicado pelo PT para concorrer à sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD).


A mudança de Mercadante de Ciência e Tecnologia para Educação abre outra vaga, disputada pelo PSB e pelo PT. Devem sair, ainda, os ministros das Cidades, Mário Negromonte (PP); da Cultura, Ana de Hollanda (sem partido), de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes (PT).


Acusado de ter fraudado um parecer e permitir a alteração de uma obra de transportes para a Copa de 2014 em Cuiabá, Negromonte perdeu apoio do seu partido no Congresso. Além disso, Dilma também não gosta do trabalho do ministro. Acha que ele não correspondeu às expectativas de uma pasta que não só tem um orçamento alto como cuida de algumas obras da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), especialmente em saneamento.


A presidente também está à procura de um novo nome para o Ministério do Trabalho, interinamente comandado por Paulo Roberto Pinto desde a saída de Carlos Lupi (PDT), envolvido em denúncias de fraudes com ONGs. 
O ministério da Pesca, hoje ocupado por Luiz Sérgio (PT), deve ser incorporado à pasta de Agricultura, e o de Portos - controlado por Leônidas Cristino (PSB) - pode ser acoplado a Transportes. Se isso ocorrer, o PSB de Eduardo Campos, governador de Pernambuco, deverá ter uma compensação. Apesar das denúncias que pesam contra o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, Dilma tentará mantê-lo no cargo. No Palácio do Planalto, o comentário é o de que ele só sairá se for concorrer à Prefeitura de Recife pelo PSB.


Fonte:O Diário de Mogi

Sem pistas Polícia investiga mais um caso de desaparecimento




                                Gislaine não voltou para casa
Mais uma família procurou a Polícia Civil para comunicar o desaparecimento de uma adolescente. Trata-se da estudante Gislaine Amaral Lamberti, de 17 anos. Ela foi vista pela última vez em frente à escola estadual Francisco Ferreira Lopes, no Mogilar. Investigadores do 4° DP, em Jundiapeba, ainda buscavam pistas da estudante Carla Ingrid de Oliveira Correa, 14, que está desaparecida desde o dia 7.


A última pessoa a ter contato com Gislaine foi uma irmã dela, identificada como Mônica. Ela deixou a adolescente em frente à escola, onde ela trabalha e estuda, por volta das 7h30 de anteontem, e teria combinado de buscá-la ao meio-dia. No horário, Mônica foi até a escola, mas não encontrou a irmã. Foi somente neste momento que a família descobriu que Gislaine só voltaria a trabalhar no início de fevereiro.


Investigação
Ontem a polícia ainda investigava o desaparecimento de Carla Ingrid, ocorrido no último sábado. A família e a polícia suspeitam que um homem de 34 anos, cujo nome não foi divulgado, possa ter ligação com o desaparecimento. "Carla, por favor, entre em contato com a gente pelo menos para dizer que está tudo bem. Estamos te esperando", pediu o tio Wilian de Oliveira. (D.B.)


Fonte:Mogi News

E agora? AME atenderá 70% menos da capacidade


Além das consultas, os exames e a realização das cirurgias também sofreram uma queda significativa por determinação do governo do Estado
Jamile Santana
Da Reportagem Local

Ambulatório nem foi inaugurado e já teve cota de atendimento reduzida; Prefeitura não ficou satisfeita e tentará reverter a situação
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi das Cruzes deve ser inaugurado em fevereiro atendendo 70% abaixo de sua capacidade do total de consultas realizadas por mês. A Secretaria de Estado da Saúde divulgou no Diário Oficial um edital suspendendo parte do repasse à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) no valor de R$ 561.165,37 de custeio do atendimento. Das 11 mil consultas por mês que a unidade pode realizar, o governo irá custear apenas 3.400. 
Além das consultas, os exames e a realização das cirurgias também sofreram uma queda significativa. A unidade poderá realizar por ano apenas 729 procedimentos cirúrgicos, uma média de 60 por mês, volume bem abaixo do prometido pelo Estado. A reformulação nos procedimentos técnicos do ambulatório não agradou. O secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Cusátis, irá pedir intervenção do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) para agendar uma audiência com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri. 
O edital de suspensão foi publicado no Diário Oficial do dia 15 de dezembro. "Fomos informados pela gestora do AME que houve este corte e ficamos surpresos, principalmente agora com a crise no ambulatório do hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba", informou o secretário-adjunto. Segundo ele, o prefeito quer uma data definitiva para a inauguração da unidade, e deverá pedir também um posicionamento oficial do Estado quanto ao atendimento do AME. Na manhã de ontem, os primeiros equipamentos começaram a ser descarregados na unidade, que fica na Vila Santista. 
Mesmo com a publicação da suspensão no Diário Oficial, a Secretaria de Estado da Saúde informou que não realiza corte no custeio antes da inauguração das unidades, mas admitiu que o ambulatório não deve iniciar as atividades atendendo 11 mil consultas por mês. Segundo a secretaria, a implantação do atendimento é gradativa. Até o momento, o Estado já repassou R$ 4,7 milhões à SPDM.


Fonte:Mogi News


Patrimônio
Critérios de tombamento de casarão serão definidos
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Paulo Pinhal: critérios
No próximo dia 4, serão definidos os critérios de tombamento do Casarão do Carmo, na região central da cidade, durante reunião do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap), que pretende fazer o mesmo trabalho com o Teatro Municipal e o prédio da farmácia do Largo Bom Jesus. O órgão apresentou também na primeira reunião, realizada ontem, na Biblioteca Municipal, o convênio com a Universidade Braz Cubas para ampliar o diagnóstico dos prédios históricos da região central de Mogi.


O presidente do Comphap e também secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, informou que o encontro serviu ainda para discutir algumas autorizações de demolição e reforma. "O conselho autorizou a reforma de um prédio na rua Coronel Souza Franco, ao lado do Museu dos Expedicionários. O local servirá de Museu do Divino Espírito Santo ´Professora Amália Thereza Manna de Deus´. Autorizamos também duas demolições de prédios que ficam em frente à Santa Casa. Eles não têm valor histórico", explicou. 
Chavedar contou que no dia 17 de fevereiro serão realizadas câmeras temáticas para discutir a preservação de bens materiais e imateriais do município. "Discutimos assuntos internos como ações judiciais que podem ser movidas caso algum proprietário ou o responsável por projeto e execução não siga as orientações do conselho", disse. Ele destacou que o convênio com o setor de Arqueologia da UBC vai ajudar a ampliar o trabalho de identificação que já é realizado no centro histórico de Mogi. "Este convênio com a universidade já existe, queremos ampliar o diagnóstico dos prédios históricos para a área central também", argumentou.


Existem hoje em Mogi três prédios em processo de tombamento. "No dia 4 de fevereiro vamos nos reunir no Casarão do Carmo, às 9 horas, para discutir os critérios de tombamento, depois de 15 dias será a vez do Teatro Municipal", informou. Além destes prédios, uma farmácia no Largo Bom Jesus será tombada.
O vice-presidente do órgão, Paulo Pinhal afirmou que este encontro será muito importante para os futuros tombamentos da cidade. "Desta análise que vamos fazer no Casarão do Carmo e no Teatro Municipal, que são os primeiros, vão surgir critérios que serão colocados em decreto. Isso vai virar um livro de tombo. Nele vão constar a classificação e a especificação dos prédios, haverá ainda a história de cada um e porque ele deve ser preservado", detalhou.


Fonte:Mogi News

É lei Câmeras de segurança são, enfim, instaladas nos bancos


Secretaria informou que todas as agências colocaram equipamento no lado externo
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Com câmeras, movimentação externa passa a ser monitorada. Objetivo é aumentar a segurança
As agências bancárias de Mogi das Cruzes passaram a contar com um item a mais de segurança. A partir de agora, todas são obrigadas a ter câmera de monitoramento instalada na parte externa do prédio, conforme lei municipal que entrou em vigor ontem. Segundo informações da Secretaria Municipal de Segurança, as 43 instituições financeiras da cidade já se adequaram à nova norma. Por isso, nenhuma fiscalização específica foi programada. O setor, porém, ficará atento às novas agências que venham a se instalar em Mogi.


Para os clientes, a presença das câmeras traz mais conforto e sensação de segurança. O operador de máquinas industriais Adriel Thiago Oliveira da Silva, 26 anos, afirmou que, frequentemente, vai ao banco para fazer alguma movimentação. "Agora, a segurança aumenta. Dava muito receio sair do banco e sofrer um assalto", contou. 
A professora Wildney da Silva, 46, tem a mesma opinião. Ela acrescenta que essa lei vai ajudar principalmente os idosos. "Isso é essencial, principalmente para as pessoas de mais idade que vão ao banco sacar dinheiro", opinou.


Para o secretário de Segurança Eli Nepomuceno, as câmeras ajudam a inibir crimes e também a identificar os criminosos. "Já está consagrado que o marginal não quer problemas ou dificuldades na hora de praticar o ato criminoso. Ele sempre vai buscar as situações nas quais há mais facilidade. Tanto é que, sempre que um local dotado de câmeras é vítima de assalto, a primeira preocupação dos criminosos é levar as filmagens ou destruí-las ali no próprio local. O efeito preventivo da câmera já é algo comprovado, e, se ela não servir para evitar o ato em si, cria possibilidades reais de identificar os autores do crime", ressaltou.


Embate
A lei que determina a instalação das câmeras no lado externo das instituições financeiras foi proposta pelo vereador Nabil Nahi Safiti (PSD) e aprovada pela Câmara em 2009. No entanto, depois de começar a vigorar, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) entrou na Justiça com uma ação de inconstitucionalidade e suspendeu os efeitos da determinação. 
A Câmara recorreu e em setembro de 2011 o Tribunal de Justiça cassou a liminar da Febraban. A partir de então, os bancos passaram a ter 120 dias para se adequar à lei, prazo que acabou. Caso alguma irregularidade seja constatada pelos fiscais da Prefeitura, uma advertência será aplicada; se houver reincidência, a multa é deR$ 92 mil.


Fonte:Mogi News

Brás Cubas Calçada esburacada gera protestos



Pedestres relataram ao Mogi News as dificuldades que têm para atravessar as ruas com os passeios danificados

Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Calçada na avenida Henrique Peres, no distrito de Brás Cubas, gera riscos aos pedestres que precisam passar por lá
Os buracos da calçada da avenida Henrique Peres, em Brás Cubas, têm tornado a travessia dos pedestres uma tarefa difícil. As irregularidades no calçamento forçam as pessoas a caminharem pela guia, próximo aos carros que passam em alta velocidade pela avenida. O principal problema constatado por aqueles que utilizam o espaço frequentemente é o risco de quedas, principalmente para os idosos, que costumam fazer caminhadas pela calçada que ladeia o córrego do Gregório. 
Para ter mais segurança na hora de passar pela calçada, os pedestres pedem que uma estrutura de proteção seja construída no entorno do córrego. Segundo eles, o calçamento mais estreito faz com que o risco de cair seja maior. Os comerciantes que trabalham próximos ao local garantem que os pedestres enfrentam dificuldades para passar pelos trechos com buracos.


O frentista Caio Bruno de Faria Lima, de 24 anos, disse que observa que os idosos são os que mais têm problemas para transitar pela calçada. "Eles sofrem para passar pelos buracos. Grande parte das pessoas que usam a calçada é composta por pessoas de idade avançada, que fazem caminhada", argumentou. Ele disse que os problemas de desníveis já persistem há algum tempo. "As pessoas não conseguem fazer as corridas com tranquilidade. Já faz tempo que esse problema dos buracos existe e nada foi feito pela Prefeitura", disse.


As pessoas pedem que o problema seja solucionado o mais rapidamente possível. "É preciso que estes buracos sejam arrumados para facilitar a travessia de todos", destacou Lima. O autônomo Pedro Moises Neves, 47, contou que passa frequentemente pelo trecho e que vive duplamente o problema. "Como pedestre, já é ruim passar pelos buracos da calçada. A situação fica mais complicada para mim, porque uso o carrinho de mão para trabalhar e fica difícil passar por aqui", afirmou.


Por meio da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Mogi, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, informou que a recuperação da calçada da avenida Henrique Peres está incluída no cronograma de serviços da pasta neste semestre. Ele disse também que a instalação de uma barra de proteção para o córrego do Gregório está em processo de estudo de implantação, mas não há previsão para o equipamento ser instalado.


Fonte:Mogi News

Agora é para valer Consumidor terá de se virar sem as sacolinhas a partir do dia 25

Sacolinhas plásticas não serão oferecidas de forma gratuita nos supermercados de Mogi das Cruzes
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Alécio informou que cada mogiano consome 66 sacolas biodegradáveis por mês, sendo que 55 são distribuídas pelos supermercados
As grandes redes de supermercados de Mogi das Cruzes não irão mais oferecer sacolinhas de forma gratuita. A medida será adotada a partir do próximo dia 25 e atende a um termo de cooperação assinado em maio de 2011, entre o governo estadual e a Associação Paulista de Supermercados (Apas).
Os clientes levarão as mercadorias em caixas de papelão, que serão colocadas gratuitamente à disposição, ou utilizarão sacolas retornáveis. Alguns estabelecimentos comerciais terão sacolas biodegradáveis, mas elas serão vendidas a um custo aproximado de R$ 0,20.


O acordo de diminuir a circulação das sacolas foi fechado na tarde de ontem durante uma reunião realizada pela diretoria regional da Apas e que contou com a participação de representantes das maiores redes varejista do município. O encontro ocorreu na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi (Sincomércio).


Uma campanha de orientação ao consumidor será colocada em prática nos próximos dias nos supermercados que aderiram ao acordo. O objetivo será explicar os motivos que levarão à retirada do material. Funcionários estão sendo qualificados para incentivar e apresentar as justificativas da retirada das sacolinhas. Os representantes destacaram que a campanha em Mogi será utilizada como piloto com o objetivo de expandir a iniciativa para todo o Alto Tietê.


O diretor regional da Apas, Fernando Shibata, comemorou o resultado do encontro. "Superou as expectativas e chegamos a um acordo. Quem ganha com isso é o meio ambiente", afirmou. Antes do consenso em banir a distribuição gratuita, os participantes da reunião assistiram a uma reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, a qual revelou que 27% do lixo encontrado no mar são formados pelas "sacolas de supermercado".
O gestor ambiental Jonas Alécio, que trabalha na Solam Soluções Ambientais, empresa parceira da Apas, informou que cada mogiano consome 66 sacolas biodegradáveis por mês, sendo que 55 são distribuídas pelos supermercados. Toda a cidade gera 85 toneladas mensais deste tipo de material, que, mesmo sendo biodegradável, ou seja, com um tempo muito menor de decomposição quando comparado com as feitas de plástico, pode igualmente poluir os rios e entupir bueiros. As sacolas plásticas estão proibidas em Mogi desde 2010, por meio de uma lei de autoria do vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD), que estava presente na reunião.


A presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Tânia Fukusen, destacou que a iniciativa adotada pelos supermercadistas pode refletir em outros segmentos do comércio. "O fator multiplicador em breve será notado, porque os consumidores ficarão mais conscientes", disse.


A gerente do Extra Mogi, Maria Aparecida Oliveira, afirmou que as unidades mogianas não trabalharão com sacolas biodegradáveis. "Ofereceremos caixas de papelão e venderemos sacolas retornáveis por R$ 2,99. Nossos funcionários estão sendo capacitados há mais de 60 dias", disse. O gerente geral do D´Avó Supermercado, Farid José, contou que colocará sacolinhas biodegradáveis à venda, "mas a recomendação é incentivar a utilização de caixas de papelão ou sacola reutilizável".


Fonte:Mogi News

Queiroz Galvão


Divulgação

O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes (Aeamc), Orlando Pozzani Júnior, e o historiador Mário Sérgio de Moraes vão protocolar na Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) o relatório produzido pelos dois com aspectos técnicos e culturais contrários à instalação do aterro sanitário da Queiroz Galvão no Taboão.
Aterro sanitário
Uma reunião marcada para a próxima semana unificará os dois documentos: "Conversamos com o doutor Luiz Marrano (chefe de Gabinete) e decidimos que este é o caminho correto para dar maior peso político à luta de Mogi contra o aterro", disse Pozzani à coluna ontem.


Sem resposta
Para contextualizar: este novo relatório se somará ao que já tramita na Secretaria de Estado do Meio Ambiente referente ao relatório produzido pela Falcão Bauer, contratada pela Prefeitura de Mogi para contestar o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Eia-Rima) da Queiroz Galvão. A empreiteira tenta dar continuidade ao licenciamento ambiental, mas o relatório ainda está sendo analisado pelo Estado para saber se o processo terá andamento ou não.


Falcão Bauer
O trabalho da Falcão Bauer não considerou outros aspectos importantes, que, por motivos óbvios, teriam ficado de fora, como a proximidade da área com o aeroporto internacional de Guarulhos. Faltou o parecer do Departamento de Aviação Civil (DAC) sobre o empreendimento. 
Jorge Moraes


Outra questão
Além disso, a própria questão da disposição do tratamento do chorume (líquido produzido pelo lixo) não ficou clara. Consta no relatório que a empresa fará a destinação do líquido retirado do aterro à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp em Suzano, mas não existe nenhuma autorização da estatal: "Fiz o cálculo e a movimentação de carros e carretas para levar o material é absurda, seria algo inviável para as ruas da região".


Divulgação

Nova Iorque
O presidente da Câmara de Mogi, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, está mais do que animado com o trabalho legislativo. Depois de passar uma semana de férias em Nova Iorque, ele tomou pé da situação em Mogi, anunciou novos projetos e, inclusive, já tomou cafezinho com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), com o vice José Antonio Cuco Pereira e com o chefe de Gabinete, Luiz Marrano. "Vamos trabalhar em conjunto: Prefeitura e Câmara", comentou.


Normal
Bibo disse ontem à coluna que, apesar de 2012 ser um ano muito importante, por causa das eleições municipais, ele espera que tudo ocorra dentro da normalidade e que o trabalho político, inclusive o dele, de pedir votos aos eleitores, será feito após o expediente no Legislativo.


Falta de segurança
Desde que teve a casa invadida por ladrões, na Vila Oliveira, Bibo mudou a estratégia. Em vez de organizar os famosos cafés da tarde que reuniam eleitores e correligionários, passou a ir pessoalmente até a casa dos simpatizantes. Ao longo de 2010, ele chegou a visitar 280 casas. 
Times Square
Bibo voltou de viagem com a esposa, Estela, recentemente. Em Nova Iorque, passou a "virada" na Times Square e visitou pontos tradicionais, como a 5ª Avenida. Passou até pelo famoso Museu de Cera, que tem personalidades ilustres em tamanho natural. 
Divulgação

Com o Obama
Bibo não resistiu e posou para foto ao lado, nada mais nada menos, de Barack Obama, o presidente americano: "Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas esperando a chegada da virada do ano em Times Square. As pessoas começam a chegar e vão fechando os quarteirões. Tinha cerca de 1,6 milhão de pessoas. É muita gente", disse Bibo, que visitou Nova Iorque pela terceira vez.


Mayara de Paula


Novo pedágio
A Lei de Mobilidade Urbana sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff, promete movimentar as cidades do Alto Tietê. Municípios com mais de 20 mil habitantes terão de elaborar planos de mobilidade urbana e as cidades que não cumprirem o prazo de três anos para a elaboração destes planos podem ser punidas com a suspensão dos repasses de recursos federais ao setor. 


Transporte coletivo
Os municípios poderão cobrar, inclusive, pedágio para diminuir o trânsito de automóveis. O objetivo é estimular o transporte coletivo a reduzir a emissão de poluentes. A nova lei autoriza a cobrança de tributos pelo uso da infraestrutura urbana. A receita gerada pelo pedágio deve ser destinada ao transporte coletivo, como a concessão de subsídio público à tarifa. O uso de bicicletas também precisa ser estimulado. 
De férias
Em Mogi das Cruzes, o secretário de Transportes, Carlos Nakaharada, foi procurado pela coluna para avaliar a nova Lei de Mobilidade Urbana, mas ele está de férias e só retorna ao batente amanhã. De acordo com a Coordenadoria de Comunicação, apenas ele poderia falar a respeito deste assunto, já que se trata de algo novo, não implantado ainda no município.


Imagem do dia
Mayara de Paula

Sem pagar
Observado por colegas, garoto pula o muro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A cena foi flagrada em Poá.


e-mails do leitor
Fiança maldita
A Justiça fixou em 20 mil reais a fiança do envolvido em acidente que matou a senhora Lilian Maria dos Santos, que carregava em seu ventre uma vida, também ceifada. O juiz Alexandre da Cunha Filho destacou em sua decisão que é "extremamente reprovável" a conduta de Carlos Alberto de Souza Dias Fiore, motorista envolvido na tragédia, que consumiu álcool e cocaína. Extremamente reprovável, meritíssimo, é a complacência de nossa Justiça para com estes assassinos. Estas fianças estipuladas a esmo equivalem a dizer aos familiares: Ele matou, mas achamos que 20 mil é um valor justo que serve de pagamento da estadia dele em nossas dependências até que o advogado logre êxito em seu habeas corpus e ele retorne são e salvo para casa.


Jatiacy F. da Silva
jatiacy@estadao.com.br


Atualização
Os servidores públicos estaduais da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações, nascidos em janeiro, devem fazer o recadastramento 2012 até o final deste mês. A atualização cadastral é obrigatória e deve ser feita durante o mês de aniversário do servidor. A medida engloba também os servidores e militares afastados e licenciados. O procedimento é realizado pelo site da Secretaria de Gestão Pública, no endereço www.gestaopublica.sp.gov.br, ou por formulários disponíveis nas unidades de Recursos Humanos dos órgãos. Quem não fizer o recadastramento, terá o salário suspenso e só voltará a receber depois que a situação for regularizada pelo RH. O objetivo do recadastramento é manter os dados dos servidores atualizados para planejar o seu perfil futuro. Realizado pela primeira vez entre fevereiro e maio de 2007, o recadastramento tornou-se anual em fevereiro do ano seguinte, por meio do decreto nº 52.691. É importante o servidor manter seu cadastro sempre atualizado. 
Secr. Gestão Pública
www.gestaopublica.sp.gov.br


Fonte:Mogi News