quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Queiroz Galvão


Divulgação

O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes (Aeamc), Orlando Pozzani Júnior, e o historiador Mário Sérgio de Moraes vão protocolar na Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) o relatório produzido pelos dois com aspectos técnicos e culturais contrários à instalação do aterro sanitário da Queiroz Galvão no Taboão.
Aterro sanitário
Uma reunião marcada para a próxima semana unificará os dois documentos: "Conversamos com o doutor Luiz Marrano (chefe de Gabinete) e decidimos que este é o caminho correto para dar maior peso político à luta de Mogi contra o aterro", disse Pozzani à coluna ontem.


Sem resposta
Para contextualizar: este novo relatório se somará ao que já tramita na Secretaria de Estado do Meio Ambiente referente ao relatório produzido pela Falcão Bauer, contratada pela Prefeitura de Mogi para contestar o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Eia-Rima) da Queiroz Galvão. A empreiteira tenta dar continuidade ao licenciamento ambiental, mas o relatório ainda está sendo analisado pelo Estado para saber se o processo terá andamento ou não.


Falcão Bauer
O trabalho da Falcão Bauer não considerou outros aspectos importantes, que, por motivos óbvios, teriam ficado de fora, como a proximidade da área com o aeroporto internacional de Guarulhos. Faltou o parecer do Departamento de Aviação Civil (DAC) sobre o empreendimento. 
Jorge Moraes


Outra questão
Além disso, a própria questão da disposição do tratamento do chorume (líquido produzido pelo lixo) não ficou clara. Consta no relatório que a empresa fará a destinação do líquido retirado do aterro à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp em Suzano, mas não existe nenhuma autorização da estatal: "Fiz o cálculo e a movimentação de carros e carretas para levar o material é absurda, seria algo inviável para as ruas da região".


Divulgação

Nova Iorque
O presidente da Câmara de Mogi, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, está mais do que animado com o trabalho legislativo. Depois de passar uma semana de férias em Nova Iorque, ele tomou pé da situação em Mogi, anunciou novos projetos e, inclusive, já tomou cafezinho com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), com o vice José Antonio Cuco Pereira e com o chefe de Gabinete, Luiz Marrano. "Vamos trabalhar em conjunto: Prefeitura e Câmara", comentou.


Normal
Bibo disse ontem à coluna que, apesar de 2012 ser um ano muito importante, por causa das eleições municipais, ele espera que tudo ocorra dentro da normalidade e que o trabalho político, inclusive o dele, de pedir votos aos eleitores, será feito após o expediente no Legislativo.


Falta de segurança
Desde que teve a casa invadida por ladrões, na Vila Oliveira, Bibo mudou a estratégia. Em vez de organizar os famosos cafés da tarde que reuniam eleitores e correligionários, passou a ir pessoalmente até a casa dos simpatizantes. Ao longo de 2010, ele chegou a visitar 280 casas. 
Times Square
Bibo voltou de viagem com a esposa, Estela, recentemente. Em Nova Iorque, passou a "virada" na Times Square e visitou pontos tradicionais, como a 5ª Avenida. Passou até pelo famoso Museu de Cera, que tem personalidades ilustres em tamanho natural. 
Divulgação

Com o Obama
Bibo não resistiu e posou para foto ao lado, nada mais nada menos, de Barack Obama, o presidente americano: "Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas esperando a chegada da virada do ano em Times Square. As pessoas começam a chegar e vão fechando os quarteirões. Tinha cerca de 1,6 milhão de pessoas. É muita gente", disse Bibo, que visitou Nova Iorque pela terceira vez.


Mayara de Paula


Novo pedágio
A Lei de Mobilidade Urbana sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff, promete movimentar as cidades do Alto Tietê. Municípios com mais de 20 mil habitantes terão de elaborar planos de mobilidade urbana e as cidades que não cumprirem o prazo de três anos para a elaboração destes planos podem ser punidas com a suspensão dos repasses de recursos federais ao setor. 


Transporte coletivo
Os municípios poderão cobrar, inclusive, pedágio para diminuir o trânsito de automóveis. O objetivo é estimular o transporte coletivo a reduzir a emissão de poluentes. A nova lei autoriza a cobrança de tributos pelo uso da infraestrutura urbana. A receita gerada pelo pedágio deve ser destinada ao transporte coletivo, como a concessão de subsídio público à tarifa. O uso de bicicletas também precisa ser estimulado. 
De férias
Em Mogi das Cruzes, o secretário de Transportes, Carlos Nakaharada, foi procurado pela coluna para avaliar a nova Lei de Mobilidade Urbana, mas ele está de férias e só retorna ao batente amanhã. De acordo com a Coordenadoria de Comunicação, apenas ele poderia falar a respeito deste assunto, já que se trata de algo novo, não implantado ainda no município.


Imagem do dia
Mayara de Paula

Sem pagar
Observado por colegas, garoto pula o muro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A cena foi flagrada em Poá.


e-mails do leitor
Fiança maldita
A Justiça fixou em 20 mil reais a fiança do envolvido em acidente que matou a senhora Lilian Maria dos Santos, que carregava em seu ventre uma vida, também ceifada. O juiz Alexandre da Cunha Filho destacou em sua decisão que é "extremamente reprovável" a conduta de Carlos Alberto de Souza Dias Fiore, motorista envolvido na tragédia, que consumiu álcool e cocaína. Extremamente reprovável, meritíssimo, é a complacência de nossa Justiça para com estes assassinos. Estas fianças estipuladas a esmo equivalem a dizer aos familiares: Ele matou, mas achamos que 20 mil é um valor justo que serve de pagamento da estadia dele em nossas dependências até que o advogado logre êxito em seu habeas corpus e ele retorne são e salvo para casa.


Jatiacy F. da Silva
jatiacy@estadao.com.br


Atualização
Os servidores públicos estaduais da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações, nascidos em janeiro, devem fazer o recadastramento 2012 até o final deste mês. A atualização cadastral é obrigatória e deve ser feita durante o mês de aniversário do servidor. A medida engloba também os servidores e militares afastados e licenciados. O procedimento é realizado pelo site da Secretaria de Gestão Pública, no endereço www.gestaopublica.sp.gov.br, ou por formulários disponíveis nas unidades de Recursos Humanos dos órgãos. Quem não fizer o recadastramento, terá o salário suspenso e só voltará a receber depois que a situação for regularizada pelo RH. O objetivo do recadastramento é manter os dados dos servidores atualizados para planejar o seu perfil futuro. Realizado pela primeira vez entre fevereiro e maio de 2007, o recadastramento tornou-se anual em fevereiro do ano seguinte, por meio do decreto nº 52.691. É importante o servidor manter seu cadastro sempre atualizado. 
Secr. Gestão Pública
www.gestaopublica.sp.gov.br


Fonte:Mogi News