quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Justiça implantará uma Junta de Conciliação em Jundiapeba


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e os juízes titulares do Fórum de Braz Cubas, Ana Carmem de Souza Silva – diretora da unidade – e Robson Barbosa Lima, assinam hoje o convênio para instalação da 1a Junta de Conciliação de Mogi das Cruzes, que vai funcionar em Jundiapeba, terceiro maior distrito da Cidade. A unidade destinada a facilitar a solução de pequenas demandas e a desafogar o Judiciário, vai funcionar no Centro Integrado de Cidadania (CIC), instalado na Alameda Santo Ângelo, ao lado do prédio da Administração Regional. Apesar de ocupar um espaço municipal, a Junta de Conciliação será coordenada pelos magistrados do Fórum de Braz Cubas e a previsão é de que inicie as atividades já no próximo mês. Entre as facilidades oferecidas por esse tipo de serviço, está a dispensa da figura do advogado e a agilidade na solução de causas de menor valor. Briga de vizinhos, batidas de carro sem vítimas e outras questões que hoje contribuem para a gigantesca pilha de processos que se acumula no Judiciário e que, não raro, geram atrasos no julgamento de ações mais prioritárias, poderão ser resolvidas diretamente entre as partes, com a mediação de um conciliador, e no próprio Distrito de origem. A expectativa é de que a iniciativa ajude a dar maior dinamismo para o Fórum de Braz Cubas, um dos piores do Estado. Aliás, na próxima semana, o Município também deverá oficializar a cessão de uma área de 15 mil metros quadrados, na Via Perimetral, para a construção do novo prédio que, a partir de 2013, abrigará as atividades judiciais na área de abrangência de Braz Cubas e Jundiapeba.


Candidato


Titular do 2o Distrito Policial de Braz Cubas, o delegado Edson Gianuzzi deverá oficializar em breve a sua candidatura a vereador na vizinha Suzano. Filiado ao PMDB, consta que ele tem o respaldo político de ninguém menos que o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), prefeito por quatro vezes do município. Gianuzzi vai emendar a licença prêmio – que está prestes a ser liberada – com o afastamento obrigatório, a partir de abril, para servidores públicos que vão disputar cargos políticos na eleição de outubro.




Candidato 1


O licenciamento de Edson Gianuzzi abre espaço para outro suzanense na delegacia mogiana. Atual assistente, o delegado Argentino Coqueiro deverá assumir como titular do Distrito Policial de Braz Cubas.




 Despedida


Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes no período entre 1997 e 2000, Ari Francisco da Silva, 78 anos, morreu na noite da última segunda-feira em decorrência de um infarto. Para quem não se lembra, Silva era homem de confiança do chanceler da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Manoel Bezerra de Melo, o Padre Melo, e chegou à unidade de saúde pelas mãos do próprio ex-prefeito, que durante muito tempo teve livre arbítrio no hospital em função da parceria com a Faculdade de Medicina e a Policlínica. Natural de Cunha, o ex-provedor sofria do Mal de Alzheimer e deixou a viúva Terezinha e um filho.




 Susto


O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), Airton Nogueira, também foi vítima de um mal súbito, que o impediu inclusive de participar da reunião que discutiu o fim das sacolas plásticas, realizada na entidade que preside na tarde de ontem. Depois de ser socorrido num hospital da Cidade e ser orientado a repousar, voltou para a casa com o diagnóstico de uma forte gripe.




 Saída


A exemplo de Mogi, o prefeito de Suzano, Marcelo Candido, iniciou o último ano do atual mandato com uma baixa na equipe de alto escalão. Enquanto na cidade mogiana o coordenador da Guarda Municipal, major Eizo Tsuyama, pediu demissão do cargo, no território suzanense foi o secretário municipal de Defesa Social e Prevenção à Violência, Hamilton Luiz da Silva, quem pediu exoneração do posto que ocupava desde 2009. Em Mogi, o secretário de Segurança Pública, Eli Nepomuceno, recebeu carta branca do prefeito para escolher o novo titular da Guarda Municipal.


Fonte:O Diário de Mogi