quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SP tem trânsito acima da média nesta quinta-feira

Índice de congestionamento ultrapassou os 100 km. Reintegração de posse na avenida Ipiranga prejudica o tráfego

iG São Paulo

O motorista enfrenta trânsito complicado na manhã desta quinta-feira na capital paulista. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 9h47, foram registrados 98 km de congestionamento, índice considerado acima da média para o horário. No início do dia, o congestionamento ultrapassou os 110 km.

Conforme a CET, um dos motivos para o trânsito intenso é a reintegração de posse de um edifício ocupado por sem-tetos na avenida Ipiranga, no centro da capital paulista. A operação da Polícia Militar ocupa duas faixas da via e a recomendação da CET é para que se evite o local entre as avenidas São João e Rio Branco.
O capotamento de um veículo na rua Bela Sintra, às 6h50, também ocupa duas faixas e prejudica o trânsito na região dos Jardins. O pior ponto para o motorista, no momento, é na pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, da rodovia Castello Branco até a ponte Cidade Jardim, com 7,9 km.
Muita lentidão também nas pistas local e expressa, no sentido Castello Branco, da rua Verbo Divino até a ponte Eusébio Matoso. Se possível, deve-se evitar ainda a avenida Vinte e Três de Maio, que tem mais de 4 km de filas.

http://ultimosegundo.ig.com.br/ 25/11/2010

Chuva deixa oito regiões de SP em estado de atenção

Áreas de instabilidade causadas pelo calor e pela alta umidade provocaram pancadas de chuva moderadas à fortes em toda a capital

AE

 
A chuva que atinge São Paulo na tarde desta quinta-feira deixou em estado de atenção várias regiões da cidade, a partir das 16h35, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Estão em estado de atenção as zonas leste, sudeste, oeste, sul, centro, as marginais do Pinheiros e Tietê e por último a zona norte.

As áreas de instabilidade causadas pelo calor e pela alta umidade provocaram pancadas de chuva moderadas à fortes em toda a capital paulista. Também chove consideravelmente nos municípios de Cotia, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Santana de Paranaíba e ABC.
Na zona norte chove pesado principalmente entre os bairros do Limão, Casa Verde e Freguesia do Ó. Também chove de maneira moderada com pontos fortes entre a região central e a zona oeste. Na zona sul, chove forte nos bairros de Grajaú e Parelheiros.
De acordo com o CGE, por volta das 16h30 foi registrada chuva forte acompanhada de queda de granizo no bairro de Caxingui, pertencente à Subprefeitura de Butantã, na zona oeste.

Às 16h ainda não chovia em Guarulhos, mas a estação meteorológica do Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica) registrou rajadas de vento de 40 quilômetros por hora.
Segundo os meteorologistas do CGE, a previsão é de que as chuvas se intensifiquem em função da propagação de instabilidades que se encontram a oeste da cidade, na região de Sorocaba.

http://ultimosegundo.ig.com.br/

Promotor pede condenação de Tiririca

Pedido, feito nas alegações finais do promotor eleitoral Maurício Antônio Ribeiro Lopes, pode levar a prisão de até 5 anos

Flávia D’Angelo, iG São Paulo

25/11/2010
 
O promotor eleitoral Maurício Antônio Ribeiro Lopes pediu a condenação do deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como o comediante Tiririca (PR), por falsidade ideológica. Com base nas provas dos autos, o pedido foi feito ontem na alegação final feita por Lopes na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo. Procurado pelo iG, o promotor explicou que “entendeu que os fatos estão devidamente provados”, mas que não acredita que Tiririca vá preso. A pena para o crime de falsidade ideológica pode ser de até cinco anos de reclusão.
Foto: Agência Estado
O pedido do promotor foi feito com base no parecer técnico de uma médica fonoaudióloga do Instituto de Medicina e de Criminologia de São Paulo, no qual está demonstrado que Tiririca é analfabeto funcional. Lopes afirma que, com esta verificação, é vedada pela Constituição Federal a elegibilidade do deputado eleito. Pelo laudo da médica, Tiririca redigiu corretamente somente duas das dez palavras ditadas e levou oito minutos para escrever 17 palavras e o número 1932 lidos pelo juiz.

O promotor explica ainda que pediu a aplicação de pena à Tiririca por conta da repercussão social deste crime. “Ele é dono de 1,3 milhão de votos que serão perdidos com a comprovação da falsidade. É um motivo sério o destino desses votos. Os eleitores foram enganados de certa forma”, afirmou Lopes ressaltando que o delito tem consequências graves para a democracia brasileira e para a ordem política do processo eleitoral.
O promotor disse ainda que o ponto principal desse processo é a perda do mandato de Tiririca. “Na minha convicção ele não vai para a cadeia porque o Código Penal determina a perda de mandato eleitoral”, pontuou.
Quando chegar ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) o pedido de condenação feito ontem pelo promotor ainda deverá aguardar cinco dias para manifestação da defesa de Tiririca para então seguir para a análise do juiz.
Exame

No exame feito no TRE-SP no início de novembro, os defensores do deputado eleito alegaram que ele é alfabetizado, mas que, ao se candidatar, contou com a ajuda da mulher para redigir a declaração por ser portador de síndrome que o impede de unir o indicador e polegar.
Tiririca foi eleito com 1.353.820 votos - deputado federal mais votado do País em 2010 - para o cargo de deputado federal nestas eleições pela coligação Juntos por São Paulo (PR/PT/PRB/PC do B/PT do B).

http://ultimosegundo.ig.com.b/

Médicos dizem ter curado leucemia com células-tronco

Material foi retirado do próprio cordão umbilical de uma paciente de 9 anos


EFE
 
Médicos alemães afirmam ter curado completamente, pela primeira, vez leucemia linfoblástica com transplante de células-tronco do próprio cordão umbilical de uma paciente de 9 anos de idade.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pelo banco de cordões umbilicais alemão Vita 34, uma empresa fundada em 1997 por médicos da cidade germânica de Leipzig.
Com base nas informações da empresa, a doença foi diagnosticada em uma menina alemã de 3 anos e, após receber tratamento de quimioterapia, comprovou que sua única possibilidade de sobrevivência era um transplante de células-tronco. "A esperança de vida da paciente se reduzia para três meses sem um tratamento de células-tronco", explica em comunicado o médico Eberhard Lampeter, diretor médico de Vita 34, quem comentou que as células cancerígenas haviam alcançado já o cérebro. Ele acrescentou que os pais da criança, no momento de seu nascimento, decidiram conservar seu cordão umbilical, do qual extraíram as células-tronco necessárias para o transplante.

Vita 34, o mais antigo e maior banco de cordões umbilicais da Alemanha, ressaltou que até agora 75 mil pais utilizam seus serviços. Lampeter destacou que 15 crianças, entre elas seis com danos cerebrais, foram tratadas até agora com células-tronco de seus cordões umbilicais. A empresa centraliza suas investigações no envelhecimento, multiplicação e reprogramação das células-tronco, assim como no desenvolvimento de novos tratamentos baseados em células-tronco para tratar o diabetes de tipo 1, danos cerebrais e doenças cardíacass.

http://ultimosegundo.ig.com.br/ - 25/11/2010

Dilma deu sinal verde a Mantega para cortar gasto

Antes da entrevista de ontem na apresentação da equipe econômica do novo governo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, teve uma longa conversa com a presidente eleita, Dilma Rousseff.

O encontro foi na terça à noite na Granja do Torto para discutir as prioridades do novo governo.
O principal tema da conversa foi o ajuste fiscal a ser feito no início do governo.
Dilma deu sinal verde a Mantega para cortar onde ele achar necessário, inclusive em gastos de custeio.
Quem ouviu a conversa garante que nunca um ministro da Fazenda teve tanto apoio para fazer um ajuste fiscal do que Guido Mantega.
A carta branca dada por Dilma foi total. Foi essa conversa que fez com que Mantega fosse tão enfático ontem na entrevista na defesa do ajuste fiscal.

http://colunistas.ig.com.br
 - 25/11/2010

Redução de gastos depende dos três poderes, diz Sarney

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

O presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), não garantiu nesta quinta-feira (25) que o Congresso irá sucumbir às pressões do Executivo de evitar a aprovação de projetos que impliquem em impacto nos cofres públicos. A redução de gastos, segundo ele, só será possível se houver um “esforço” comum dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
“Eu acho que não se pode falar em redução de gastos, se falando de um poder só: do Executivo nem se falar só do Judiciário nem falar só do Legislativo. Tem que falar num esforço comum e uma política a ser seguida pelo Estado e envolve, então, todos os Poderes”, defendeu o senador.

“Eu acho que os números [da economia] estão dentro dos parâmetros projetados. De maneira que não há nenhum indicativo a temer que estes números possam sair de controle”, afirmou o parlamentar ao chegar ao Congresso.
Nesta quarta-feira (24), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez um apelo ao Congresso para auxiliar na política de contenção de gastos que a presidente eleita Dilma Rousseff pretende concretizar no próximo ano.
O pedido de Mantega foi feito ontem durante a primeira entrevista coletiva após a formalização da indicação do atual ministro da Fazenda para permanecer no cargo, além das novas indicações da coordenadora do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Miriam Belchior, para assumir a pasta do Planejamento e o atual diretor de Normas do Banco Central, Alexandre Tombini, para presidir o Banco Central – que ainda precisa ser submetido ao Senado para aprovação. Entre os projetos citados pelo ministro estão a PEC 300 – que estabelece um piso nacional aos policiais militares e bombeiros (que impactaria em R$ 46 bilhões); o reajuste do salário dos parlamentares e dos aposentados que recebem acima de dois salários mínimos.
Sarney, no entanto, destacou que o Legislativo vai acompanhar a política do governo, sobretudo, porque a maioria do Congresso faz parte da base governista.
O peemedebista também elogiou a indicação do novo trio e disse que a escolha representa a continuidade da política econômica da gestão petista “que tem dado certo”.
“Os nomes apresentados demonstram justamente isso: de manter a política de austeridade econômica, superávit primário e, ao mesmo tempo, controle da inflação. A economia está num patamar no Brasil, que está fora da crise econômica mundial”.

25/11/2010 , uol.com

Bope e blindados entram em favela no Rio; bandidos fogem

LUIZA SOUTO
DO RIO
Cerca de 200 homens da Polícia Civil do Rio se concentravam por volta das 14h30 desta quinta-feira na rua Nossa Senhora da Penha, na entrada da comunidade da Vila Cruzeiro, zona norte do Rio. Eles estavam com o armamento preparado e aguardavam apenas a ordem para entrar na comunidade, onde a PM faz uma operação contra os ataques registrados no Estado desde o último domingo (21).
Imagens da GloboNews mostraram criminosos fugindo, com a aproximação dos policiais.

Os policiais participaram de uma operação na favela do Jacarezinho que ocorreu mais cedo, e depois foram enviados à Vila Cruzeiro. Eles são de unidades como Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), Decodi (Delegacia de Costumes e Diversões) e Polinter (Polícia Interestadual).
Além dos policiais civis, cerca de 150 policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) também participam da operação. Pelo menos dois veículos blindados --conhecidos como Caveirão-- e outros 11 veículos da polícia estão no local.
Três tanques blindados cedidos pela Marinha brasileira, mais potentes que o M113, também chegaram na entrada da comunidade nesta tarde. É a primeira vez que a PM do Rio usa tanques da Marinha. Os veículos vão ajudar a atravessar bloqueios feitos por traficantes nos os principais acessos à favela.

                                                                                                                     Marcelo Sayao/Efe

Blindados da Marinha auxiliam operações da Polícia Militar do Rio


Na quarta-feira (24), o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), pediu apoio à Marinha para conter a onda de ataques que ocorrem no Estado. Em entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo, o político disse que recebeu um fax do ministro da Defesa, Nelson Jobim, garantindo apoio logístico.
O governador sustenta que a Marinha não vai atuar diretamente no combate às ações violentas no Rio. "Não é apoio de efetivo. A Marinha não irá se envolver. Irá ceder esses equipamentos para a operação da Polícia Militar."


ENTENDA OS ATAQUES


Desde o fim de semana o Rio vem sofrendo uma série de ataques criminosos. O balanço geral até agora é de 27 mortos e 46 veículos incendiados, contando com um ônibus queimado na manhã desta quinta. Nove incêndios aconteceram entre as 20h da noite de quarta-feira (24) e o início da madrugada de hoje.
Na segunda-feira (22), Cabral e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, ligaram a série de ataques à política de ocupação de favelas por UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e à transferência de presos para presídios federais.
Beltrame não descartou novos ataques de "traficantes emburrados" e afirmou que o Rio não mudará a política de segurança pública.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Rio, a onda de arrastões e de veículos incendiados na cidade é uma ação orquestrada por uma única facção criminosa com objetivo de causar medo na população e de desacreditar a política de segurança pública do Estado. Ele não citou o nome, mas se referia ao Comando Vermelho.
Para tentar conter a articulação de líderes de facções criminosas, Beltrame pediu na terça-feira ao Tribunal de Justiça a transferência de pelo menos oito presos para presídios federais.
Uma investigação da polícia do Rio aponta também para uma articulação entre traficantes de duas facções criminosas para uma eventual mega-ação de confronto para o próximo sábado, dia 27.
Nas conversas entre traficantes interceptadas pela polícia aparecem sugestões de atirar contra as sedes dos governos estadual e municipal e lançar explosivos em áreas de grande aglomeração, como shopping centers na zona sul e pontos de ônibus.
O policiamento nas ruas foi reforçado, com os agentes colocados em estado de alerta, e operações foram deflagradas para impedir que o confronto se materialize.
Foi ventilado por integrantes das facções criminosas o planejamento de ações para atingir diretamente familiares do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB).

                                                                                                                                                     Apu Gomes/Folhapress 

Moradores observam carro incendiado no inicio da madrugada desta quinta, em Botafogo, na zona sul do Rio


Folha.com - 25/11/2010