quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PMDB vai decidir com quem sairá para prefeito



Com a futura chapa de candidatos a vereador praticamente concluída, o presidente do Diretório Municipal do PMDB, vereador Geraldo Tomaz Augusto, já começa a se preocupar com qual dos virtuais candidatos a prefeito de Mogi o partido irá se aliar nas próximas eleições municipais. A ideia defendida pelo Diretório Regional de lançamento de candidato próprio está praticamente afastada. Por isso, com o aval dos caciques paulistanos, "Geraldão" já iniciou conversações com os virtuais candidatos a prefeito da Cidade. Como integrante da base aliada do prefeito na Câmara, as conversas rotineiras têm sido com Marco Bertaiolli (DEM). Um jantar, após recente evento social, marcou o encontro com Ronaldo Alabarce, virtual concorrente pelo PTB. O presidente do Diretório Municipal também conversou com dirigentes do PT. "Geraldão" fala bem de todos os interlocutores. De Alabarce, por exemplo, diz trata-se de um jovem "de mentalidade aberta". De Bertaiolli, lembra a proximidade durante o atual governo. Só que "Geraldão" não deseja ouvir só promessas. Quer saber do programa de governo de cada candidato e de que maneira o seu partido irá participar dele, se eleito. E não se faz de rogado: o partido quer pelo menos uma Secretaria Municipal e assegura que as negociações terão o aval e participação do Diretório Regional do PMDB. Por isso mesmo, nada será decidido no afogadilho. Por enquanto, ele irá cuidar de completar a chapa de vereadores. Com os candidatos a prefeito definidos, a conversa será para valer. E a escolha será, enfim, realizada.


Filiações – 1


Em grande estilo, durante solenidade na Câmara, dia 31, às 19 horas, o PT deverá filiar alguns de seus principais candidatos às próximas eleições. Marcos Soares, o provável prefeiturável, José Arraes, candidato a vereador, estão na lista.


Filiações – 2


O presidente regional do PT, deputado Edinho Silva, os deputados estaduais Alencar Santana e José Cândido, os prefeitos Sebastião Almeida (Guarulhos) e Marcelo Candido (Suzano) já garantiram presença ao evento.


Na praça


O PSOL de Mogi fará neste sábado, no Largo do Rosário, uma manifestação para prestar contas das atividades do partido. O "PSOL na Rua" mostrará ações já realizadas em defesa dos 10% do PIB para a Educação, contra a corrupção e o Código Florestal.


Inclusão


O mogiano Cid Torquato integrará a Caravana de Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, que estará na Associação dos Servidores Municipais, na Avenida João XXIII, neste sábado. Promete falar de projetos emblemáticos ligados à acessibilidade já implantados em cidades paulistas, como o "Calçada Acessível", de São José dos Campos.


Fonte:O Diário de Mogi

Ministra avaliará projeto de lixão



A ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, receberá, no próximo dia 31, a visita de uma comitiva liderada pelo deputado federal Junji Abe (DEM), que solicitará a intervenção da União no licenciamento do aterro sanitário que a empreiteira Queiroz Galvão pretende instalar no Distrito do Taboão. O grupo também participará de audiências no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e na Secretaria de Aviação Civil (Sac) com o mesmo objetivo. A intenção é conseguir que os órgãos federais se posicionem oficialmente sobre uma série de erros técnicos encontrados no projeto do empreendimento, que atualmente está em trâmite na Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


A audiência com a ministra Izabella Mônica Vieira Teixeira foi confirmada no fim da tarde de ontem para dia 31, às 16h30. O encontro havia sido solicitado com o apoio de outros sete deputados do Alto Tietê, entre eles o mogiano Valdemar Costa Neto (PR) e do líder do PT, Paulo Teixeira. Junji informou ontem que convidará o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) para participar do encontro.


O grupo deverá apresentar à ministra Izabella Teixeira argumentos que demonstram que o aterro da Queiroz Galvão poderá ter impactos negativos importantes em recursos hídricos de pelo menos três estados. De acordo com Junji, o Córrego Maria Rosa nasce na área do projeto do aterro e deságua no Rio Parateí, importante afluente do Rio Paraíba do Sul que, por sua vez, forma o pólo hídrico responsável pelo abastecimento de cidades do Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Pouco antes da reunião com a ministra, às 15 horas, a comitiva será recebida pelo presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda. O grupo fornecerá informações sobre inviabilidade da sobrevivência dos agricultores locais com a instalação do aterro. "No meu governo, o Incra já havia se posicionado contrariamente. Mas não demos continuidade ao assunto porque o processo de licenciamento foi arquivado. Agora, vamos retomar as conversas e solicitar que o órgão se posicione oficialmente", disse Junji.


No mesmo dia, pela manhã, às 11h30, ainda está marcada uma reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencout. Junji solicitou a audiência para que o órgão se posicione sobre a instalação do aterro, que pode representar risco ao espaço aéreo em razão da proximidade com o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Junji informou que tentará adiantar o encontro para o dia anterior, já que a data coincide com o aniversário de Mogi.


Fonte:O Diário de Mogi

Em Mogi, oxigenação de rio é pior



De perto Com o flutuador, ecoesportista Dan Robson percorreu o trecho mogiano do Rio Tietê ontem


DANILO SANS


O projeto do flutuador passou, ontem, por um trecho do RioTietê já em Mogi das Cruzes. Apesar da maior vazão de água e da diminuição no volume de lixo observada pelo ecoesportista Dan Robson, os níveis de oxigênio registrados são piores do que os encontrados pela mesma expedição em 2009.


Com uma velocidade média de 4 km por hora, ele percorreu ontem pouco mais de 6 km dos 11 km programados para o dia. A diminuição se deu por conta de um trecho com grande quantidade de aguapés, espécie de plantas aquáticas que impediu a navegação e fez com que o flutuador fosse carregado por solo em parte do trecho que compreende o Município.


O primeiro índice de oxigênio da água ficou em 4,7 ml/g na medição, realizada às 7h30, o que é considerado ruim. O indicador é menor do que o encontrado há dois anos, quando o equipamento registrou 5,3 ml/g, avaliado como bom. Ainda ontem, por volta das 9 horas, a marcação chegou a 5,2 mg/l, mas voltou a cair às 9h35, quando registrou 4,7 mg/l, índice considerado ruim.


O guardião do flutuador, Dan Robson, diz que algumas coisas mudaram. "Percebi que a sujeira sumiu neste trecho. Antes havia muitas garrafas pets e sacolas plásticas, mas agora eu quase não encontrei este tipo de objeto", revela Dan. Ele diz ainda que isso é reflexo da boa educação das pessoas. "A população em si está fazendo sua parte, que não é jogar lixo nem entulho no rio, mas a qualidade de água está muito ruim e agora as autoridades precisam se mexer e cuidar melhor do esgoto que é jogado diretamente no Tietê", conta.


Dan Robson diz que ficou surpreendido com os primeiros dias de trabalho. "Eu esperava que o rio estivesse mais limpo, mas não é isso que a gente está encontrando", revela. Na expedição passada, o flutuador registrou níveis péssimos de oxigênio em 41% do trajeto. Em 38%, os níveis foram ruins. A qualidade da água só ficou boa em 21% do percurso.


A expedição Tietê às Claras, desenvolvida pela TV Globo em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP), deve se seguir até dia 22, com a chegada à Barra Bonita, quando o flutuador terá percorrido 500 km do Tietê, o que representa pouco menos da metade dos seus 1100 km de extensão. Hoje o ecoesportista deve navegar por um trecho de 8 km, ainda em Mogi das Cruzes. Amanhã, o flutuador deve chegar a Itaquá. Segundo Dan Robson, a poluição começa a ficar evidente a partir do trecho que compreende Suzano.


As medições têm intervalos de 30 minutos. O índice é considerado péssimo quando fica abaixo de 1,9. Entre 2,0 e 4,9 ele é ruim, já acima de 5, está bom.


Fonte:O Diário de Mogi

Dilma tenta enquadrar rebelados



CONTROLE De acordo com um dos participantes do jantar, Dilma circulou com desenvoltura e distribuiu simpatia e atenções entre parlamentares
O jantar oferecido pelo vice-presidente Michel Temer ontem à presidente Dilma Rousseff e ao PMDB no Palácio do Jaburu contribuiu para aproximá-la do partido. Da mesma forma, serviu para que diversas lideranças do PMDB intensificassem as conversas para diluir a crise interna, que atinge ministros e gerou um foco de rebelião entre os deputados.


De acordo com um dos participantes do jantar, Dilma circulou com desenvoltura e distribuiu simpatia e atenções entre grupos de deputados e senadores. Dilma se fez acompanhar de ministros do PT, Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais). "Foi um gesto significativo de aproximação com o partido", definiu o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), sobre a presença de Dilma.


Inicialmente, Temer havia cogitado oferecer um jantar na última segunda-feira ao grupo de deputados novatos que se insurgiram contra a liderança de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a fim de ouvir as reclamações e tentar acalmar os ânimos. No entanto, o vice foi desaconselhado por um aliado que o alertou de que o cogitado jantar poderia ser interpretado como um "prêmio" aos amotinados.


Diante do alerta, Temer teve a ideia de ampliar o encontro aos deputados, senadores e ministros e convidou Dilma. Por sua vez, empenhada em construir laços com os aliados, dos quais depende no Congresso, Dilma aceitou o convite.


Em outra frente, lideranças do Senado, como Renan Calheiros, Romero Jucá (PMDB-RR) e Valdir Raupp (PMDB-RO), entraram em campo para debelar a crise na bancada da Câmara e acalmar os ânimos dos rebelados. Um grupo, cujos expoentes são os deputados Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) e Danilo Forte (PMDB-CE), questiona a liderança de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).


Envolvido em denúncias, o ministro do Turismo, Pedro Novais, que havia prestado depoimento no Senado à tarde, foi saudado como alguém que não deve virar alvo da "faxina" presidencial num curto espaço de tempo. Entre peemedebistas da cúpula, o sentimento é de que o partido já contribuiu com sua "cota" para a faxina com a demissão de Wagner Rossi do Ministério da Agricultura.


"Seria bom esperar um tempo", comentou um cacique do partido sobre a eventual saída de Novais do Ministério do Turismo. O entendimento é de que, se não houver novas denúncias que o atinjam diretamente, Novais só deixa a pasta em dezembro, com a reforma ministerial.


Fonte:O Diário de Mogi

Fora do ninho


Noemia Alves (Interina)
Maurício Sumiya



Depois do presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Araújo, chegou a vez do diretor de Rede Básica da Saúde, Cláudio Miyake, deixar o PSDB. O dentista, até então 1º suplente do partido com 2.600 votos nas últimas eleições, está com um pé fora do ninho tucano e com diversas propostas de filiação em outros partidos, entre os quais o PR.


Debandada
Além de Miyake e Araújo, outros "puxadores de voto" estariam em vias de deixar a legenda, segundo rumores na Câmara e na Prefeitura. Uma perda em torno de 15 mil votos, em comparação com a última eleição. A debandada deve beneficiar os vereadores Pedro Komura e Jolindo Rennó Costa, que ficam "livres" para disputar a reeleição.


Jorge Moraes/ Daniel Carvalho





Saúde em alta
Além das mulheres, outra aposta dos partidos para conquistar votos nas eleições de 2012 são pessoas que trabalham ou tenham qualquer vínculo com a saúde pública. No caso do PMDB, as fichas estão redobradas para Wederson José Pereira, o Edinho da Ouvidoria da Santa Casa, e o médico Eduardo Brazolin, que desfiliou-se do PDT.


O articulador
O secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, o Théo, tido como "um bom nome" para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal no ano que vem, alegou à coluna que, por uma opção pessoal, vai permanecer em 2012 atuando apenas nos bastidores do partido, além da organização da eventual campanha do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) à reeleição. 


Protesto
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Mogi, sob comando da ex-vereadora Inês Paz, promete realizar neste sábado, dia 27, um protesto na área central da cidade. A manifestação, denominada "PSOL na rua", acontecerá das 10 às 14 horas com compromisso de apresentar a prestação de contas à população das atividades do partido. Na oportunidade, os militantes do PSOL deverão, ainda, coletar assinaturas em defesa dos 10% do PIB para a Educação e contra a aprovação do Código Florestal e denúncias da corrupção.


Instituto Tiradentes
Já está aberta a votação para eleger o parlamentar mais atuante do município e que irá ser agraciado com a Medalha dos Inconfidentes - Mérito Eleitoral, concedida pelo Instituto Tiradentes, de Minas Gerais. A votação é feita via Internet pelo site www.institutotiradentes.com.br. O internauta poderá votar em seu parlamentar preferido até 10 de setembro. Os três vereadores mais votados de cada município do Estado serão premiados nos dias 25 e 26 de novembro. 


Esqueceram de mim 
No site é apresentada a relação de 14 nomes dos 16 vereadores da Câmara de Mogi. Por motivos a serem explicados, não constam na relação os vereadores Olímpio Ossamu Tomiyama (PTB) e Osvaldo Ferreira dos Santos (PPS), o Osvaldo do Mercado.


"Engano"
O tal "engano", entretanto, não é exclusivo de Mogi. Na relação dos vereadores de Poá, por exemplo, consta o nome de Wellington Lopes Da Silva (PTB), já falecido, e que hoje é substituído pela suplente do partido, a vereadora Jeruza Reis. Aliás, o nome dela também consta na listagem. Já o parlamentar Ricardo Massa (PP), que está "vivinho da silva", não figura entre os candidatos à honraria. 
Daniel Carvalho





De cavaleiro a atleta 
O assessor parlamentar André França, figura carimbada na Entrada dos Palmitos, da Festa do Divino, ligou ontem para a coluna para confirmar sua participação na corrida de rua que acontecerá na cidade no próximo dia 4, como parte das comemorações dos 451 anos de Mogi. Com 120 quilos (mas já esteve com 137) distribuídos em 1,84 metro de altura, André garante que está em plena forma.


Lixão 
A Frente Parlamentar contra o Lixão, sob comando do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), marcou para o dia 19 de setembro, às 18 horas, o seminário para debater sobre alternativas de coleta e tratamento dos resíduos sólidos. O evento, que funcionará como um fórum de debates, terá especialistas em meio ambiente, além de representantes de empresas multinacionais para explicar sobre diferentes medidas de tratamento do lixo. 


Audiências
Na esfera federal, o empenho é do deputado Junji Abe, que já agendou duas audiências importantes e que podem atenuar o risco de Mogi ter um aterro sanitário. A primeira ocorrerá às 15 horas do próximo dia 31, com o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, para argumentar que o empreendimento deverá afetar negativamente produções agrícolas. No dia seguinte, 1° de setembro, aniversário de Mogi, Junji e outros parlamentares estarão, às 14h30, com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, para argumentar sobre os riscos do tráfego aéreo com a presença de aves. 


Na tela
Os constantes trotes ao telefone 193 do Corpo de Bombeiros fazem parte do enredo escolhido pela Gênesis Filmes para a produção de um curta-metragem na cidade. As filmagens, que têm início, hoje irão mostrar as consequências da brincadeira de mau gosto como forma de conscientizar a população.


Fonte:Mogi News

Saúde: Hospital Luzia é alvo de críticas


Vereadores mogianos disseram ontem que o atendimento aos pacientes na unidade é precário
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC

Assunto foi discutido na sessão de ontem da Câmara. Vereadores têm recebido várias reclamações
Os vereadores mogianos aproveitaram a sessão de ontem na Câmara Municipal para reclamar do que consideram "péssimo atendimento" prestado pelo Hospital Luzia de Pinho Melo. Segundo eles, a instituição de saúde recebe uma grande verba do governo estadual, porém, há problemas em vários setores. 
Entre as reclamações estavam: o Setor de Cardiologia, que não oferece um serviço adequado; a falta de leitos - situação que gera como reflexo macas na portaria com pessoas doentes ou acidentadas; seleção de cirurgias - de acordo com os parlamentares, as operações com menor custo tem preferência; e dificuldade em obter informações de balanços, como número de pessoas atendidas.


O mais revoltado com a atual situação do hospital era o vereador Francisco Moacir Bezerra (PSB), o Chico Bezerra. "É preciso que a Prefeitura, a Câmara e a Imprensa se atentem ao que está acontecendo com o Luzia. Entregar o hospital nas mãos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) foi um erro, porque eles se comportam como se não tivessem nenhuma responsabilidade com a população", reclamou. "E o que mais me preocupa é que a mesma entidade deverá administrar o AME (Ambulatório Médico de Especialidades)", destacou Chico Bezerra, que também é médico. Ele frisou que, apesar do mau atendimento, o hospital é contemplado com um orçamento de R$ 100 milhões por ano. "Mesmo com todo este dinheiro, não se vê investimentos", afirmou.


O presidente da Câmara, Mauro Araújo (sem partido), avalia que o Luzia "não pode se comportar como uma ilha dentro de Mogi". "Ele precisa ser integrado à rede de saúde. Quando o Setor de Cardiologia foi inaugurado, uma grande festa foi organizada, porém, se perguntarmos quantos cateterismos foram feitos, não teremos resposta, porque o número deve ser irrisório", exemplificou.


Jolindo Rennó Costa (PSDB) pediu que a Comissão de Saúde da Câmara faça uma vistoria no hospital.


Fonte:Mogi News

Mogi 451 anos Mogi ganhará creche e academias


Pacote de inaugurações tem início na próxima quarta-feira, dia 31, com a entrega da academia na Vila Lavínia
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

A construção está 80% concluída. Prédio deve ser entregue à Secretaria de Educação, para receber o mobiliário, no próximo dia 20
As comemorações pelos 451 anos de Mogi das Cruzes vão contar com nove inaugurações. Para encerrar, a Prefeitura escolheu a creche do Jardim das Bandeiras, no distrito de César de Souza. Esta será a 20ª unidade entregue pela atual administração e representa 50% do total prometido pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM). Atualmente, a obra está 80% concluída, devendo ser entregue à Secretaria de Educação, para implantação do mobiliário, no próximo dia 20.


O pacote de inaugurações tem início na próxima quarta-feira, às 9 horas, com a entrega da décima Academia da Terceira Idade (ATI), na Vila Lavínia. Até o final do próximo mês, o município terá saltado de dez para 16 academias. As ATIs são uma aposta do governo mogiano para levar aos bairros lazer e acesso à prática do exercício físico. Além da Vila Lavínia, também serão implantadas academias na Vila Natal, Vila Oliveira, Brás Cubas, entre outros bairros.




Emergência
Além das academias ao ar livre e da creche, a população também conta, a partir de 17 de setembro com a Central de Urgência, Remoção e Emergência (Cure), que funcionará 24 horas em um prédio ao lado do Grupamento do Corpo de Bombeiros, no Centro Cívico, e atenderá pelo número telefônico 192.


As obras da creche seguem dentro do cronograma previsto. Ontem, por volta das 13 horas, funcionários trabalhavam na construção de um muro, na aplicação de gesso nas paredes e preparando a parte externa para receber grama. "Uma creche aqui vai ser muito bom para todos os moradores porque não contamos com nenhuma. Tenho dois filhos, que nunca coloquei em creches, mas entendo que vai ser importante para algumas mães", disse a manicure Erika Yamaguchi de Almeida. De acordo com ela, só vai ficar faltando um campinho para as crianças. "É que a creche está sendo construída onde tinha um campinho de futebol, onde as crianças ficavam no final de semana. Seria legal se fizessem outro", afirmou.




O que falta
O secretário de Obras, Walter Zago Ujvari, falou do andamento da obra. "Os trabalhadores estão fazendo a parte externa e cuidando da reta final do acabamento. São serviços de limpeza, drenagem, preparação de área para receber o gramado. Com isso, a creche deve estar em condições de ocupação, para que entreguemos à (Secretaria de) Educação no dia 20 de setembro". A unidade terá capacidade para 110 crianças.


Fonte:Mogi News

Radar Dedo-duro Multas e pontuação são retiradas


Estimativa inicial é de que pelo menos 300 motoristas foram beneficiados com a decisão judicial sobre radar
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Osvaldo Birke

Por ordem da Justiça, DER teve de cancelar as multas do radar no fim do ano e também retirar a pontuação aplicada às CNHs
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) concluiu o cancelamento da pontuação registrada nas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) dos motoristas que foram multados pelo radar dedo-duro instalado no quilômetro 58,6 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). Com isso, quem estiver com a habilitação vencida já pode procurar os Centros de Formação de Condutores (CFCs) e regularizar a situação. 
O DER deve recorrer da decisão da juíza substituta da Fazenda Pública do Fórum Central de Mogi das Cruzes, Ana Carmem de Souza Silva, que determinou a suspensão das multas e pontuações, além da regularização da sinalização indicativa do radar na rodovia. Só ao fim do processo, os lesados pelas multas consideradas abusivas pelo Ministério Público poderão solicitar ressarcimento das autuações já pagas. 
De acordo com o advogado José Carlos de Souza, o Charutinho, pelo menos 300 motoristas foram beneficiados com a decisão. "Entre os meus clientes, mais de 300 já tiveram os pontos retirados e podem procurar os órgãos competentes para regularizar a situação. Eu estimo, no entanto, que o número de condutores beneficiados por esta liminar pode chegar a 200 mil", destacou.


Agora, o DER será obrigado a apresentar uma contestação à liminar, trâmite que dará continuidade à ação civil pública. "Eu acredito que estas suspensões devem se tornar de fato cancelamentos porque durante todo o processo trabalhamos com provas, mostrando as irregularidades". 
A estimativa é de que a sentença seja favorável aos motoristas, já que eles foram autuados pelo radar dedo-duro por excesso de velocidade, fiscalização que não compete a este tipo de equipamento, instalado para flagrar licenciamentos atrasados ou veículos furtados e roubados, entre outros problemas administrativos.


Quem mesmo assim já pagou a multa deve aguardar o processo terminar para pedir ressarcimento. "É indicado que o motorista guarde o canhoto que comprove o pagamento da multa e espere o momento certo para pedir o dinheiro de volta, o que deve acontecer só no final do processo, a partir de uma possível sentença favorável a esta situação", destacou. 


Fonte:O Diário de Mogi

Oportunidade Parques oferecerão serviços de saúde para a população


Centenário terá atendimento de saúde neste sábado; no Leon Feffer, será em setembro
Daniel Carvalho

Quem for se divertir no Parque Centenário no sábado também poderá fazer testes importantes que diagnosticam vários tipos de doença como forma de prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde promoverá duas edições especiais do Programa Saúde na Comunidade nos próximos finais de semana. Neste sábado, de acordo com as informações divulgadas ontem, a ação será realizada no Parque Centenário, em César de Souza. No dia 10 de setembro, será a vez do Parque Leon Feffer, que fica no distrito de Brás Cubas, receber o atendimento. Nas duas datas, os mesmos serviços serão realizados também no largo do Rosário, no centro da cidade. Todos os serviços estarão disponíveis à população das 9 às 16 horas. 
O objetivo dos eventos é de facilitar o acesso da comunidade aos serviços de saúde e ampliar dicas de prevenção às doenças e de melhoria da qualidade de vida. Entre os serviços que serão oferecidos estão testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação do calendário de rotina, elaboração do Cartão SIS (Sistema Integrado de Saúde), coleta de material para exames de Papanicolau e DST-Aids. Estes atendimentos são realizados em trailers adaptados, com total segurança e privacidade aos usuários. 
As ações externas são uma oportunidade de oferecer acesso a serviços básicos, mas de extrema importância para a prevenção ou o diagnóstico precoce de doenças muito comuns como hipertensão e diabetes. 
São também uma forma de facilitar o acesso dos munícipes ao cadastramento no Sistema Integrado de Saúde, garantindo a elaboração do Cartão SIS. "A população respondeu de forma altamente positiva ao chamado da administração municipal pela elaboração do Cartão SIS. Já tivemos mais de 120 mil pessoas cadastradas e a remessa dos cartões pelos correios tem sido feita por etapas", explica o diretor do Departamento de Rede Básica, Cláudio Miyake. 


Taboão
Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará neste sábado também na Estrada Taboão-Lambari, no quilômetro 18, em frente ao Colégio Hermon, onde será realizada mais uma edição da Rua Mais feliz Cidadã. Além de serviços de diversas outras secretarias, o evento irá oferecer atendimento como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação e elaboração do Cartão SIS.


Fonte:Mogi News