segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Chalita aposta em palanque eletrônico na campanha de 2012

Alex Silva/AE
Pré-candidato do PMDB defende uma dobradinha entre o partido e o DEM para a disputa pela Prefeitura de São Paulo
Daiene Cardoso e Gustavo Uribe, da Agência Estado
Sem um grande recall eleitoral, e sem contar com o aval de um padrinho político de peso, o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP) aposta suas fichas no palanque eletrônico para viabilizar sua candidatura à sucessão da Prefeitura de São Paulo. Em entrevista à Agência Estado, o pré-candidato do PMDB afirma que estão "avançadas" as conversas com o DEM e defende uma dobradinha entre PMDB e DEM para a disputa municipal. "Não está fechado ainda, mas a conversa vai bem." O peemedebista reconhece a importância do apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD). Ele pondera, contudo, que os eleitores de São Paulo não votarão em um candidato apenas pela indicação de um padrinho político.


Veja também:
TV ESTADÃO: Gabriel Chalita diz que não tem chances de assumir um ministério
TV ESTADÃO: Gabriel Chalita diz que não tem chances de assumir um ministério


"A partir do momento que começa o processo eleitoral, aí é com o candidato", afirmou. "Eu acho que as pessoas não vão votar em alguém porque alguém pediu, mesmo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por mais que alguém tente passar o seu prestígio para outro, se não houver identificação com o eleitor, não adianta", acrescenta. O peemedebista antecipa que a principal marca eleitoral de sua campanha será a "humanização de São Paulo" e concorda com a avaliação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, nas últimas semanas, lançou o slogan "yes, we care". "As pessoas estão um pouco incomodadas com a falta do cuidar da cidade de São Paulo. Nós queremos visitar cada bairro de São Paulo para identificar qual é o maior problema e qual é a possibilidade de solução", afirmou.


"Para ter uma mudança na cidade de São Paulo, o prefeito tem que entrar sabendo o que fazer e começar trabalhando desde o primeiro dia", emendou. O pré-candidato do PMDB informou que o programa de governo de sua campanha eleitoral "ainda está em construção" e que a sigla vem dialogando com partidos como o PC do B, PDT, PSC, DEM, PP e PR. "E com o DEM está avançada a conversa, nós já tivemos diversas conversas com o presidente nacional do DEM, José Agripino, e com o presidente municipal do DEM, Alexandre de Moraes." Ele informou ainda que, no atual cenário, o PMDB não deve empreender um voo solo em 2014, nas eleições à sucessão presidencial. "A tendência é manter a aliança com o PT e ter Dilma Rousseff como candidata."


Fonte:Estado de S.Paulo

Disque-Denuncia dobra recompensa para quem denunciar criminosos da Rocinha

Prêmio de R$ 2 mil é oferecido em troca de informações sobre assassinos da modelo Luana Rodrigues de Sousa e da amiga dela, Vanessa de Oliveira
São Paulo, 14 - O Disque-Denuncia do Rio dobrou o valor da recompensa, para R$ 2 mil, a quem passar informações sobre o paradeiro dos assassinos da modelo Luana Rodrigues de Sousa, de 20 anos, e sua amiga Vanessa de Oliveira, de 25 anos. Cartazes com as fotos dos suspeitos de terem executado as jovens estão sendo divulgados.


Veja também:
Nem pode ajudar a esclarecer casos de corrupção policial, diz Beltrame
GABEIRA: Paz cinematográfica no Rio
Rio fecha cinturão de segurança da zona sul
Imprensa internacional elogia ocupação da Rocinha
Confira imagens da Operação 'Choque de Paz'


 - Divulgação
Divulgação
Entre os acusados pelo crime está Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, que comandava a venda de drogas na comunidade da zona sul e que foi preso na última quinta-feira, 10. As duas foram vistas pela última vez no dia 9 de junho, em frente a uma concessionária de veículos, próximo à Rocinha, na zona sul do Rio.


Além de Nem, Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, também foi preso. Restam ainda Tiago de Sousa Cheru, o Dorey; Rodrigo Belo Ferreira, o Rodrigão, e Ronaldo Patrício da Silva, o Ronaldinho, que também foram identificados como suspeitos do desaparecimento das vítimas.


Quem tiver informações poderá entrar em contato pelo telefone (21) 2253-1177. O anonimato é garantido. Todas as informações sobre estes traficantes estão no site www.procurados.org.br.


Fonte:Estado de S.Paulo

Preso pintor suspeito de matar jovens em Mogi das Cruzes

Antonio Carlos teve a prisão temporária decretada neste domingo, 13, e responderá por homicídio qualificado e estupro
Priscila Trindade, Central de Notícias
O pintor Antonio Carlos Rodrigues da Silva Júnior, de 30 anos, que teria confessado o assassinato de duas irmãs, de 16 e 21 anos, em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, teve a prisão temporária decretada neste domingo, 13.


Veja também:
Irmãs são assassinadas em bairro nobre de Mogi 
Pintor teria confessado assassinato de irmãs em Mogi das Cruzes


Irmãs foram mortas dentro da casa onde moravam; elas apresentavam sinais de estupro - Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
Irmãs foram mortas dentro da casa onde moravam; elas apresentavam sinais de estupro
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele responderá por homicídio qualificado e estupro. A investigação está sob segredo de Justiça, e não há previsão de transferência para o pintor.


O pintor era empregado da família havia 15 anos e não apontou o motivo que o teria levado a matar a estagiária Renata de Cássia Yoshifusa, de 21 anos, e a estudante Roberta Yuri Yoshifusa, de 16. Elas foram mortas na noite desta última sexta-feira, dentro da casa onde moravam.


Segundo policiais, Silva Júnior alegou ter cometido o duplo homicídio durante "cinco minutos de loucura". Os corpos das irmãs foram encontrados pelo pai delas, dentro da cozinha. As duas jovens foram enterradas no Cemitério Parque das Oliveiras, também em Mogi.


Fonte:O Estado de S.Paulo

Marina Silva aceita ter fase de sua vida retrata no cinema

A ex-senadora Marina Silva (sem partido), 53, terá uma fase da sua vida retratada em filme da diretora Sandra Werneck, informa a coluna de Mônica Bergamo, cuja entrevista com Marina foi publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).


Segundo Sandra, Lucy Ramos fará o papel de Marina e Wagner Moura foi convidado para viver Chico Mendes, enquanto Thiago Fragoso deve interpretar Fábio Vaz de Lima, marido da ambientalista.


A proposta já vinha sendo feita há algum tempo pela diretora de cinema e Marina conta que só aceitou "porque a proposta é que o filme registraria um período, não viria pra essa coisa da política".


Marina disse que isso a deixou mais confortável. "Claro que as pessoas vão saber de quem se trata. Mas será muito mais um testemunho de vida para dialogar com os temas e as causas."


Marina nasceu em Breu Velho, no Acre. Com a saúde frágil, aprendeu a cozinhar e a lavar roupa enquanto dava os primeiros passos na alfabetização. Estudar foi a motivação para deixar, aos 16 anos, o seringal Bagaço, onde ajudava o pai na extração da borracha.


Historiadora de formação, já foi vereadora de Rio Branco (AC), deputada estadual, senadora por dois mandatos pelo Acre, ministra do Meio Ambiente.


Concorrendo pelo PV à Presidência da República no ano passado, obteve 19,6 milhões de votos no país no primeiro turno das eleições --19,3% dos sufrágios válidos.


Leticia Moreira/Folhapress
A ex-senadora Marina Silva será tema de um longa da diretora e Sandra Werneck
A ex-senadora Marina Silva será tema de um longa da diretora e Sandra Werneck


Fonte:Folha.com

OS MUNICÍPIOS TEM RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA E O POVO MAIS UMA VEZ PAGA A CONTA.

SETECIDADES - DIÁRIO DO GRANDE ABC
 Indefinição marca áreas contaminadas


Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC


Quando o assunto é área contaminada, a população do Grande ABC deve ter pelo menos seis locais em mente: Condomínio Barão de Mauá, em Mauá; terreno das Indústrias Matarazzo, em São Caetano; Lixão do Alvarenga e Jardim das Oliveiras, em São Bernardo; além de área na Avenida Antônio Cardoso, que pertencia à Rhodia Química, e terreno ao lado do Viaduto Cassaquera, em Santo André. Apesar de contaminação atestada há pelo menos uma década na maioria desses locais, os espaços continuam sem definição quanto à recuperação ambiental adequada e nova destinação, seja por lentidão por parte das prefeituras e responsáveis para apresentar projetos para recuperação ambiental, quanto da Cetesb para avaliar e dar parecer a respeito dos estudos.


Hoje, a região conta com 260 áreas contaminadas, sendo 189 terrenos infectados com algum tipo de agente químico e apenas sete já não apresentam perigo à população, de acordo com o último levantamento da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.


Relatório da Cetesb aponta que houve aumento de 8% em terrenos que apresentam algum tipo de contaminação no solo das sete cidades da região. O número de áreas atingidas por contaminantes saltou de 253 em 2009 para 275 no ano passado. Cerca de 80% desses espaços são locais onde funcionam postos de combustível.


A demora em relação às definições sobre as áreas contaminadas esbarra tanto na questão financeira, já que metodologias para recuperação do solo requerem muito dinheiro, quanto na falta de profissionais capacitados atuando na Cetesb, defende o coordenador do curso de gestão ambiental da Fundação Santo André Murilo Valle. "Precisamos trabalhar na prevenção, com a obrigatoriedade de engenheiros ambientais nas empresas, no cuidado com as áreas já existentes e também na remediação dos passivos (áreas contaminadas), investindo na parceria com universidades para aproveitar as tecnologias existentes", diz.


Para o advogado especializado em Direito Ambiental Virgílio Alcides de Farias, as iniciativas de mitigação em áreas condenadas ambientalmente só são tomadas quando o problema vem à tona. "Se o processo para conseguir licença ambiental pedisse estudo geológico do solo, poderíamos obter a qualidade do espaço e problemas posteriores seriam evitados", avalia. Além disso, Farias culpa a omissão da Cetesb frente às empresas e prefeituras que geram e despejam seus resíduos em terrenos para a continuidade dos problemas.


São Bernardo espera parecer da Cetesb


Apesar de o secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, Giba Marson, ter se reunido com representantes da Cetesb durante a semana, não há indícios de desfecho próximo tanto para a área do Jardim das Oliveiras - assentamento irregular em área onde funcionava lixão de resíduos industriais no início dos anos 1990 que abriga 800 famílias - quanto para o terreno do antigo Lixão do Alvarenga, que recebeu detritos irregulares da cidade e de Diadema por 29 anos e deverá abrigar usina de incineração de lixo.


O solo e águas subterrâneas do Jardim das Oliveiras estão contaminados com metais (entre eles cobre, chumbo, zinco e níquel) e compostos orgânicos, segundo a Cetesb. No entanto, apenas novo estudo contratado pela Prefeitura de São Bernardo avaliará potencialidade dos contaminantes. A expectativa é de que a população não precise ser removida para recuperação do solo.


"Se tudo der certo, no meio do ano que vem teremos autorização para que a Sabesp construa estações elevatórias para levar o esgoto dali para ser tratado na Bacia do Tamanduateí." Na visão do coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Fundação Santo André, essa ação é possível, mas dificultaria o processo para remediação do local.


Morador do bairro há 16 anos, o laticista Francisco Bezerra, 50 anos, tem esperança de que novo laudo ateste a não existência de problemas no local para que receba as melhorias necessárias. "Nunca ficou provado nenhuma doença em função da contaminação. Precisamos, o quanto antes, de rede coleta de esgoto", comenta.


A dona de casa Lucilene Martins, 44, destaca gostar da tranquilidade do local. "Não queremos nos mudar, mas, se for necessário, que eles avisem antes", diz a moradora do bairro há 12 anos.


LIXÃO DO ALVARENGA - Fechado em 2000, após sentença que condenou São Bernardo e Diadema - cidades que descartavam resíduos sólidos no local - a removerem o lixo existente e a restaurarem o terreno, o Lixão do Alvarenga espera resposta da Cetesb em relação ao plano de recuperação apresentado pelos dois municípios em junho.


O fim da remoção das 80 famílias que moravam no local ocorreu em janeiro, já que São Bernardo pretende instalar no espaço usina de incineração de lixo para geração de energia, cujo edital já foi concluído. "Em abril, a gente conclui a licitação de Parceria Público-Privada (que selecionará empresa responsável pela construção da usina e recuperação ambiental da área)", diz Marson.


Moradores do Barão de Mauá pedem CPI na Assembleia


Um dos casos mais emblemáticos da região, o Condomínio Barão de Mauá aguarda solução desde o ano 2000, quando manutenção em bomba da caixa-d'água subterrânea causou explosão, vitimou fatalmente um operário e deu início à disputa judicial movida por moradores contra Cofap e construtoras Soma, SQG e Paulicoop por danos morais e materiais.


O condomínio fica em área onde antes funcionava aterro industrial clandestino e, por isso, conta com a presença de 44 substâncias tóxicas no solo. Há cerca de um mês, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental analisa documento apresentado pela Cofap, que propõe finalização de edifícios para abrigar moradores de 11 dos 54 prédios, indicados para serem removidos de seus lares pela Cetesb.


Enquanto o jogo de empurra entre empresas responsáveis pela contaminação, Cetesb e Ministério Público não termina, moradores ficam desamparados, segundo o advogado de 450 famílias do condomínio, José Luiz Corazza. "Essa proposta da Cofap de terminar as torres paradas desde 2000 para colocar moradores é ridícula. Ninguém mais quer continuar morando lá. As pessoas querem indenização", considera. Já o representante legal de 250 famílias do Barão de Mauá, Aurélio Okada, comenta que o prazo para que a Cetesb se pronunciasse sobre esse projeto expirou há tempos. "Há um mês, a Cetesb nos garantiu que em 10 dias teria um parecer oficial, mas até agora nada", observa.


Para os moradores, a esperança está em audiência pública que será realizada no próximo dia 29 na Assembléia Legislativa do Estado. "Já não temos mais o que fazer, então pediremos para que seja aceito pedido de CPI sobre o caso", destaca a síndica do Barão de Mauá, Tânia Regina da Silva. A reunião será realizada no auditório Franco Montoro, a partir das 10h.


Santo André fará workshop para investidores


A indefinição sobre o destino de dois terrenos contaminados também pode ser observada em Santo André. Apesar de o problema se arrastar desde 2009, caso do espaço ao lado do Viaduto Cassaquera, inicialmente cogitado para receber unidade da Fundação Casa, não há solução nem projetos para reaproveitamento do local. Em contrapartida, a Prefeitura realizará workshop sobre reabilitação de áreas contaminadas para investidores e empreendedores.


A discussão será no dia 3 e contará com dez expositores, que falarão sobre responsabilidade do poder público e iniciativa privada, procedimentos para licenciamento ambiental e reabilitação de áreas contaminadas. Segundo a Prefeitura, o Eixo Tamanduateí - corredor metropolitano formado pela Avenida dos Estados e a linha férrea da CPTM, no vale do Rio Tamanduateí - é o que mais sofre com problemas ambientais.


O terreno nas proximidades do Viaduto Cassaquera ainda aguarda fim da elaboração de edital para contratação de empresa responsável por estudo que indicará o grau de contaminação do local. Enquanto isso, o espaço de 12,5 mil metros quadrados, entre a linha férrea e a Avenida dos Estados, segue inutilizado.


Outro local que é alvo de impasse é o terreno na Avenida Antônio Cardoso, que pertencia à Rhodia Química, oferecido pela Prefeitura de Santo André ao Estado para construir Poupatempo. O local - com aproximadamente 100 mil metros quadrados - apresenta contaminação de solo e águas subterrâneas com metais e solventes. O parecer técnico da Cetesb depende de finalização de estudo complementar, que está sendo feito pela Rhodia, com prazo de conclusão até o dia 29.


SÃO CAETANO - Em São Caetano, a administração informou que aguarda liberação do terreno das antigas Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, no bairro Fundação, para dar prosseguimento à ideia que prevê construção de Parque Escola no local, onde era fabricado desde soda cáustica, cloro e ácido sulfúrico até agrotóxicos. Esse processo pode demorar ainda mais, segundo Murilo Valle. "Uma região como esta, com passivo ambiental significativo e comprovação de que contaminação faz mal à saúde, precisa ser avaliada minuciosamente antes de ser liberada para nova destinação", comenta.


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

Dilma espera explicações 'consistentes' de Lupi sobre viagem

A presidente Dilma Rousseff espera que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, dê explicações "consistentes" sobre as circunstâncias de sua viagem ao Maranhão em dezembro de 2009.


Lupi usou avião pago por dono de rede de ONGs, afirma revista
PDT diz não ver crime em viagem de Lupi em avião alugado por ONG
Empresa chinesa paga viagem a dirigente do Ministério do Trabalho
Convênio suspeito beneficiou empresas de filiados do PDT
Oposição pede afastamento de Lupi
Miro Teixeira defende CPI para investigar desvios de verbas


Na avaliação de integrantes da equipe da presidente, a assessoria de Lupi deu uma resposta superficial à reportagem da revista "Veja", segundo a qual o ministro usou um avião alugado por um empresário para agenda oficial dentro do Estado.


Gustavo Lima - 10.nov.2011/Agência Câmara
Ministro Carlos Lupi fala em comissão na Câmara
Ministro Carlos Lupi presta esclarecimentos em comissão na Câmara
Segundo a revista, Lupi fez uma viagem oficial no Estado do Maranhão em dezembro de 2009 a bordo de um avião disponibilizado pelo empresário Adair Meira, que controla duas ONGs beneficiárias de convênios no valor de R$ 10,4 milhões com o Ministério.


As ONGs de Meira são investigadas por desvio de dinheiro nos convênios com a pasta.


No sábado, o Ministério do Trabalho divulgou uma nota atribuindo ao PDT a responsabilidade pelo avião usado em sua viagem, acrescentando que Lupi cumpriu "agendas oficiais e partidárias".


O Ministério não esclareceu, porém, de quem era o avião usado para deslocamentos dentro do Maranhão, nem se Meira participou de sua comitiva.


A aliados - entre eles o líder do PDT na Câmara, Giovani Queiroz (PA) - Lupi disse que todas as explicações estavam na nota divulgada pelo Ministério.


Na opinião de integrantes do Palácio do Planalto, no entanto, o esclarecimento não foi satisfatório e a sobrevivência de Lupi depende de como reagirá às denúncias de que tem sido alvo.


Criticado por sua "verborragia" - palavra de articuladores políticos do governo - Lupi foi aconselhado a submergir no feriado, evitando declarações controversas.


Ainda segundo assessores do Palácio, seu destino não está selado.


Fonte:Folha.com

MOGI TEM MAIS VEREADORES QUE SANTO ANDRÉ QUE ABSURDO!

Juiz mantém 21 cadeiras na Câmara de Sto.André


Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC


A manutenção das 21 cadeiras na Câmara de Santo André mostra-se definitiva. Mesmo diante da incerteza entre alguns vereadores, o juiz eleitoral Jairo Oliveira Júnior, titular da 1ª Vara Civil e responsável pela 156ª zona eleitoral - que gerencia a eleição municipal - defendeu que a votação, em plenário, a qual rejeitou, em setembro, o acréscimo de outras seis vagas na cidade é soberana e, em função da legalidade do ato, se torna irreversível, não abrindo brecha para questionamentos.


Segundo o juiz, não há razão para que a deliberação seja revertida por qualquer outro canal. Ele observa que a Constituição Federal delega a prerrogativa aos vereadores, democraticamente, definir o número efetivo de cadeiras, desde que seja respeitado o limite máximo. "A decisão é soberana. Não vislumbro irregularidade na votação. Pelo contrário. Foi formalmente correta, de modo que sequer há causa para intervenção. Avalio ser muito pouco provável mudança de quadro."


Com a validade da Emenda Constitucional nº 58, de 2009, o critério da legislação foi alterado, tendo como parâmetro faixas da quantidade populacional das cidades. Ficou estabelecido que nos municípios com 600 mil a 750 mil, caso de Santo André, o número de vereadores seria de até 27 - de acordo com o IBGE, a cidade possui 676 mil habitantes. "A Constituição não impede que a quantidade de vereadores seja inferior", afiançou Jairo.


A proposta de emenda à Lei Orgânica do Município que previa a ampliação de vereadores de 21 para 27 a partir de 2013 foi enterrada com maioria qualificada dos votos. Foram 17 contrários e apenas dois favoráveis. "Os parlamentares são representantes legais do povo, que devem conhecer as prioridades e particularidades da cidade. Por essa votação, entendo que mandaram recado aos eleitores: apesar do aumento de habitantes, o número é suficiente para atender à demanda."


A cidade é a única do Grande ABC que vai permanecer com a mesma quantidade de parlamentares.


Recentemente, o presidente da Câmara de Santo André, José de Araújo (PMDB), entrou com requerimento no Tribunal Regional Eleitoral para consultar sobre o assunto. Paralelamente ao pedido, o peemedebista, um dos favoráveis ao acréscimo, aguarda resolução, que, segundo ele, tramita no Supremo Tribunal Federal. "Está nas mãos do ministro Marco Aurélio Mello. Acredito que a votação vai ser sair até a eleição (de 2012, usando o princípio da proporcionalidade."


Com a rejeição em plenário, houve a expectativa no Legislativo que algum partido político buscasse o Poder Judiciário para desconsiderar o crivo. Porém, até hoje, nenhuma parte se mostrou inconformada com a decisão da Câmara. "A Justiça Eleitoral não recebeu nenhum pedido, manifestação ou irresignação contra o resultado da votação."


SÃO BERNARDO


Em São Bernardo, os parlamentares não colocaram para apreciação o projeto de aumento de vereadores, sob a alegação de que o texto da Lei Orgânica remete à Constituição e, por conta disso, a ampliação seria automática para 28 vagas. Contudo, a teoria não está em conformidade com a concepção do juiz eleitoral. "A Constituição é clara, delegando aos vereadores a decisão do efetivo que atuará na próxima legislatura."


A Justiça de São Bernardo não se manifestou sobre o assunto


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira