quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Taubaté é contra mandato de dois anos para o presidente



Taubate GuimaraesTaubaté é contra mandato de dois anos para o presidente
QUA, 17 DE OUTUBRO DE 2012 00:00
Do alto dos 2.896 votos que o reconduzirão à Câmara Municipal de Mogi das Cruzes a partir de janeiro do próximo ano, o vereador eleito Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB) considera “injusto” que os atuais vereadores mogianos decidam nos próximos dias, como está previsto, o tempo de duração do mandato do presidente do Legislativo. Segundo consta, além da redução do tempo regimental dos pronunciamentos, em virtude do aumento de 16 para 23 vereadores, poderá ser colocado em discussão e votação o tempo de mandato do presidente, que passaria de um ano de duração com direito à reeleição, para dois anos, sem direito ao retorno. Ou seja, a cada mandato, a Câmara ficaria nas mãos de dois únicos presidentes. Na opinião de Taubaté, a manutenção do atual tempo de mandato é importante para que haja o rodízio entre partidos e mais vereadores tenham oportunidade de comandar o Legislativo. Mas o vereador eleito questiona ainda outro ponto: “Não é racional, nem lógico que a atual legislatura decida algo que somente irá valer a partir do próximo ano, quando seis dos atuais vereadores não irão voltar em 2013, e 13 chegarão à Câmara pela primeira vez ou retornarão após terem exercido mandatos anteriores”.

Fonte:O Diário de Mogi

Gastos pressionam inflação em SP



Gastos pressionam inflação em SP
QUA, 17 DE OUTUBRO DE 2012 09:44
A-A+

Gastos com habitação e alimentos pressionam inflação na cidade de São Paulo / Foto Divulgação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na cidade de São Paulo, subiu de 0,68% para 0,77%, na segunda apuração de outubro. Dos sete grupos pesquisados, seis apresentaram aumento no ritmo de correção dos preços - entre eles os itens alimentícios (de 2,05% para 2,12%) e de habitação (de 0,25% para 0,41%).
No grupo alimentação, continuam sendo constatadas altas nos segmentos de proteínas de origem animal, entre as quais as carnes bovinas que estão custando, em média, 4,55% mais. Também aumentaram os preços do arroz (11%), do feijão (4,4%), do pão francês (2,4%), dos derivados de carne (6,59%) e do óleo de soja (3,1%) entre outros.
No grupo habitação, a pressão inflacionária foi sentida pelos consumidores, principalmente na aquisição do gás de botijão (l,87%) e nas reformas da casa, com aumento de preços dos serviços de pedreiros (2,16%), pintores (0,90%), eletricistas (0,30%) e encanadores (0,60%).
Nos demais grupos ocorreram as seguintes altas: transportes (de 0,25% para 0,32%); despesas pessoais (de 0,31% para 0,45%); saúde (de 0,37% para 0,32%); vestuário (de 0,45% para 0,47%) e educação (de 0,04% para 0,05%). (Marli Moreira – ABr)

Fonte:O Diário de Mogi

Debate tem Obama mais agressivo


Debate tem Obama mais agressivo
QUA, 17 DE OUTUBRO DE 2012 08:50
A-A+

O candidato republicano, Mitt Romney e o presidente dos EUA, Barack Obama, se cumprimentam antes do debate na Universidade de Hofstra / Foto Divulgação

Em um debate muito agressivo, o presidente dos EUA, Barack Obama acusou ontem (16) à noite seu oponente do Partido Republicano, Mitt Romney, de ter uma política favorável ao "1% no topo", de defender companhias petrolíferas e de querer aumentar o orçamento militar.
A performance contrastou com a apatia do presidente no primeiro debate, há duas semanas, em que foi derrotado por um rival que surpreendeu pela energia.
Ontem, houve vários momentos de bate-boca, em que Romney chamou Obama de "um bom orador, que fala bem", mas que fracassou em criar empregos.
O debate ocorreu na universidade Hofstra, a 40 km de Nova York, e começou focado na economia. Romney disse que tem um plano de cinco pontos que cria 12 milhões de empregos.
Obama disse que seu opositor tem um plano "de um único ponto, que as pessoas no topo possam jogar com regras diferentes do resto".
"Você pode fazer muito dinheiro e pagar alíquotas mais baixas de impostos, mandar empregos para o exterior e conseguir dedução de impostos", atacou.
Em diversos momentos, Obama acusou Romney de mudar de lado e de propor agora ideias muito diferentes da campanha.
O formato do debate, com 82 eleitores indecisos fazendo perguntas, deixou os dois candidatos de pé na maior parte do tempo, visivelmente desconfortáveis.
A mediadora Candy Crowley, apresentadora da CNN, não conseguiu interromper os candidatos, que diversas vezes estouraram o tempo.
Quando Romney disse que seria mais duro com a China do que Obama, "por ser um manipulador de moeda", o presidente disse que seu rival fazia dinheiro justamente investindo em empresas que mudavam sua linha de produção para a China.
"Não acho que ele possa ser duro com a China", atacou. Partindo para o pessoal, ainda disse que Romney paga "14% de alíquota em sua renda, menos que muitos de vocês [os espectadores]".
Outro embate entre os dois se concentrou na energia. Romney acusou políticas ambientalistas e de regulamentação do governo de serem responsáveis pelo preço do litro da gasolina, que dobrou em quatro anos.
Obama retrucou, dizendo que o preço estava baixo em 2009, "em uma economia à beira do colapso". "Seu plano é deixar as companhias petrolíferas desenharem as politicas energéticas."
Imigrantes
Um dos momentos em que Romney conseguiu apontar inconsistências do presidente foi a partir da pergunta de uma eleitora sobre a regularização de imigrantes ilegais.
"Obama prometeu uma política imigratória e em dois anos com a maioria democrata no Congresso, não fez nada", disse Romney.
O republicano citou duas vezes a América Latina, dizendo que pretende mais acordos de livre comércio com a região.
Perguntado sobre suas diferenças em relação ao ex-presidente George Bush, Romney desconversou, dizendo que eram outros tempos. Obama disse que Romney era mais "extremo" em políticas sociais.
O terceiro e último debate ocorre no dia 22 na Flórida. A eleição presidencial, em 6 de novembro. (Raul Juste Lores – Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Os eleitos


Divulgação

Os eleitos
O programa Manhã News da TV Mogi News recebe hoje o prefeito eleito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PTN) para falar um pouco de seu plano de governo e propostas para administrar a cidade a partir de janeiro de 2013. Ontem, o empresário Paulo Tokuzumi (PSDB) eleito o prefeito de Suzano a partir do próximo ano, já falou de seus planos à bancada do programa e foi entrevistado pela dupla de apresentadores Juliana Paes e Cleber Lazo.
Cronograma
Praticamente todos os prefeitos eleitos do Alto Tietê já foram convidados para dar entrevistas ao programa Manhã News. Na próxima semana está prevista a presença do prefeito poaense Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha.

Fonte:Mogi News

Com a bola cheia


Cristina Gomes (Interina)
Divulgação

Com a bola cheia
Pelo segundo dia consecutivo nesta semana, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) é citado pela "grande imprensa" de São Paulo por conta da aprovação de 80% dos votos válidos para um segundo mandato à frente da Prefeitura de Mogi. A vitória nas urnas ainda está rendendo dividendos políticos a Bertaiolli, que é amigo pessoal do maior idealizador da nova sigla, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Aprovação recorde
A primeira vez foi anteontem, no jornal O Estado de São Paulo - quando a situação em Mogi foi considerada a maior aprovação, um recorde da nova legenda em todo o País, por conta do bom desempenho nas urnas. Isso demonstra, por outro lado, que o foco sobre a história do PSD, seus desdobramentos e vitórias estarão também em Mogi, assim como os olhos dos jornalistas que cobrem o panorama político.


Estrela da TV
Ontem, a coluna Painel da Folha de São Paulo abordou um assunto que já foi comentado neste espaço por esta jornalista. A constatação de que Kassab foi a estrela da propaganda eleitoral em Mogi, mas não deu as caras mesmo em São Paulo onde o grande aliado do PSD - o PSDB - ficou num fogo cruzado com o PT e o PRB para a disputa do 2º turno das eleições em São Paulo. Enquanto é citado exaustivamente em São Paulo, o prefeito deu uma trégua aos compromissos públicos, ainda para se recuperar do período eleitoral. 


Fonte:Mogi News

Ensino superior Fatec oferece 200 vagas em Mogi


Ensino superior
Fatec oferece 200 vagas em Mogi
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Fatec Mogi: agronegócios, análise de sistemas e gestão de RH
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes abriu inscrições para o processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2013. Os candidatos interessados podem se inscrever até dia 9 de novembro por meio do site do vestibular da Fatec. A unidade do município oferece três cursos: agronegócios, análise e desenvolvimento de sistema e gestão de recursos humanos. No total, serão 200 vagas disponibilizadas na cidade.

As aulas da Fatec são oferecidas em todos os períodos, sendo agronegócios e análise e desenvolvimento de sistema na parte da tarde e noite e gestão de recursos humanos durante a manhã. São 40 vagas para cada turma. Segundo levantamento do Centro Paula Souza, responsável pela Fatec, o curso que obteve a maior procura no segundo semestre de 2012 foi o de análise e desenvolvimento de sistema no período noturno. Foram 318 inscritos, o equivalente a quase oito pessoas por vaga.

Os interessados em participar do processo seletivo devem ter concluído o ensino médio. Para as pessoas que vão terminar a escola no fim do ano é preciso apresentar ainda no momento da matrícula o comprovante de conclusão do curso. A prova, que será realizada em 9 de dezembro, conta com 54 questões, das quais 40 são relativas às disciplinas que compõem o núcleo comum do ensino médio (matemática, português, física, química, biologia, história, geografia e inglês). Além das perguntas de múltipla escolha, a avaliação contará com uma redação.

O vestibular da Fatec custa R$ 70, mas é possível pedir a isenção ou redução desse valor. Essa opção deve ser solicitada no momento da inscrição. Os resultados são divulgados no site www.vestibularfatec.com.br. A partir de 3 de dezembro os candidatos devem ficar atentos para descobrir quais são os locais de prova. O exame terá a duração de cinco horas e o resultado saíra no mesmo dia, a partir das 18h30.

A divulgação da lista de aprovados no vestibular será feita no dia 17 de janeiro de 2013. A matricula será realizada nos dias 21 e 22. Já a segunda chamada será feita no dia 23 e matrícula no dia 24.

Fonte:Mogi News

Em 10 meses Prefeitura gasta R$ 600 mil com remédios de alto custo neste ano


Em 10 meses
Prefeitura gasta R$ 600 mil com remédios de alto custo neste ano
Valor corresponde aos processos judiciais dos pacientes que exigem o fornecimento gratuito da medicação
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Alto custo: em busca de remédios, mogianos estão recorrendo ao judiciário; entre 2011 e 2012 houve aumento de 26% nos gastos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes já gastou R$ 594 mil do começo do ano até agora com a compra de medicamentos de alto custo determinados por meio de ações judiciais. Com esse valor, a administração municipal poderia manter os custos relativos a um ano de funcionamento de uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF). 
No mesmo período do ano passado, a Prefeitura já tinha desembolsado R$ 470 mil, o que representa um aumento de 26% comparado com 2012. No total, 118 pessoas são beneficiadas no município. Os medicamentos de alto custo só são fornecidos mediante a ordem judicial. A distribuição deste tipo de remédios, em tese, é de responsabilidade do governo do Estado. "Para a Secretaria Municipal de Saúde são três fatores importantes levados em consideração na hora de entregar o medicamento", detalhou o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis. "O primeiro é que não discutimos de quem é a responsabilidade de oferecer o remédio. O segundo é ofertar o medicamento sem discutir com o Poder Judiciário. E, por fim, temos ainda uma equipe dentro da diretoria que atende somente esses casos. Ela é acionada se o medicamento solicitado não constar em nossa lista de 130 itens que são distribuídos gratuitamente", ponderou.

Cusatis destacou que o mais recente problema enfrentado pela administração municipal é a mudança da diretoria de saúde do Estado que atuava no município. "Essa situação fez com que o Judiciário encaminhasse os pedidos para o município ao invés do Estado, pois acelera o processo", afirmou.

Os remédios para o tratamento de câncer são alguns dos colocados à disposição. "Os medicamentos oferecidos são para doenças altamente especializadas, como câncer e síndromes raras. No caso dos remédios de câncer acreditamos que com a criação do setor especializado no hospital Luzia de Pinho Melo, os medicamentos, principalmente os de via oral, passem a ser distribuído por eles. Assim, a Prefeitura já consegue reduzir este custo", afirmou Cusatis. 
A ideia é tentar, aos poucos, devolver para o Estado a responsabilidade de fornecer os remédios de alto custo. "Os diagnósticos dessas doenças que são de média e alta complexidade são feitos geralmente em centros especializados, mas não são eles que fornecem os remédios. Estamos estudando alternativas", acrescentou.

Ele contou, ainda, que outro problema é a dificuldade de encontrar a medicação nos laboratórios. 
"Como é uma compra feita por órgãos públicos as empresas precisam dar desconto, por isso, muitas não querem vender. Além disso, temos que fazer cotação e outros processos que são realizados por nosso departamento especializado. Mas tentamos atender aos pedidos imediatamente", pontuou.


Fonte:Mogi News

Cofres municipais Kimberly lidera repasse de ICMS ao município


Cofres municipais
Kimberly lidera repasse de ICMS ao município
Empresa de fraldas descartáveis é a maior contribuinte do imposto em Mogi das Cruzes, segundo dados divulgados por secretarias municipais
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Damásio: "A Kimberly investiu"
Levantamento das Secretarias Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Finanças aponta a Kimberly Clark como a empresa que mais contribui com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o município. O estudo tem por base o faturamento das empresas e também o valor adicionado - isto é parte do valor adicional que adquirem os bens e serviços ao serem transformados durante o processo produtivo. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, no decorrer deste ano, de janeiro até o dia 9 deste mês, ao total, a Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu R$ 164,21 milhões em repasse de ICMS. 
A Kimberly Clark, segundo administração municipal, gera os maiores repasses de ICMS para o município porque é ela que declara o maior faturamento para o Governo do Estado: R$ 965, 73 milhões em 2010 e R$ 1,12 bilhão em 2011.

"Mais do que o faturamento em si, no valor adicional há ainda outras questões que fazem da Kimberly uma indústrias de papel e descartáveis como a principal contribuinte de ICMS, são eles; investimentos, geração de empregos e momento econômico", comenta o secretário de Desenvolvimento, Marcos Damásio. Ele destaca que em 2011, o Brasil ainda não havia sentido os reflexos da crise econômica mundial e a indústria estava com alta taxa de produção e muitos empregos novos gerados. "O momento também era muito positivo para o setor de celulose e descartáveis", completa Damásio. 
"Tudo isso, aliado ao fato de a empresa ter implantado um CD (Centro de Distribuição) no Taboão, reformado e modernizado suas plantas em Mogi e Suzano, fizeram com que o desempenho aumentasse e, consequentemente, que os tributos fossem ampliados. Contudo, neste ano, já houve uma ligeira queda na geração de empregos em vários setores e, portanto, é possível que a arrecadação e, por consequência o repasse pelo Estado de ICMS, seja um pouco menor em 2013", avalia o diretor de indústria da Secretaria de Desenvolvimento, Renato Rissoni.

No ranking da Secretaria de Desenvolvimento, as metalúrgicas Gerdau, Valtra e NGK aparecem de segunda a quarta colocações dos principais contribuintes de ICMS ao município. As empresas também aparecem na lista divulgada pela Secretaria Municipal de Finanças, atrás, porém, da Bandeirante Energia, concessionária na distribuição de energia elétrica, que segundo a pasta, tem faturamento R$ 227,42 milhões.

Fonte:Mogi News