sábado, 18 de maio de 2013

Um momento especial o diploma em mãos, com Márcio Jorge


Um momento especial
  Willy, Márcio e Luiz Beraldo       
Um dos momentos mais especiais em minha vida, sem dúvida, foi quando recebi com muita honra o Título Honorífico de Cidadão Mogiano. Na foto, eu com o diploma em mãos, com Márcio Jorge e Luiz Beraldo de Miranda. Em 1998. O tempo passa. Obviamente que no livro W Crônica de um Tempo o recebimento do título está registrado em destaque. (WD)

Willy, Márcio e Luiz Beraldo

Fonte:Caderno.W

Aécio é o novo presidente do PSDB


Aécio é o novo presidente do PSDB
    Aécio     

O senador Aécio Neves é o novo presidente nacional do PSDB, eleito neste sábado (18) na convenção nacional do partido. No comando do PSDB, Aécio torna-se o principal adversário da candidatura da presidente Dilma Roussef, que já declarou a intenção de concorrer ao Planalto.
Com Aécio e Dilma devem disputar, ao que tudo indica, a ex-senadora Marina Silva e o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que conta com alta aprovação popular e vem trabalhando muito nos bastidores.
Já, dentro do PSDB, ainda não há consenso sobre Aécio Neves ser o candidato do partido à Presidência da República. Ele tem o apoio do ex-presidente Fernando Henrique o do ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, mas, a exemplo de outras eleições, o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra não aderiram imediatamente a proposta de uma candidatura mais forte que as deles próprios. Já vimos este filme e isso não ajuda em nada o PSDB. Segundo declarações à imprensa, somente no final do ano pretendem fechar em torno de um nome para ser o candidato do partido à presidente. Mas queiram ou não, o fato é que Aécio está crescendo, ganhando mais visibilidade e deve emergir na disputa dentro e fora do partido da social democracia. (NM)

Fonte:caderno.W

Motoristas exigem conserto de buraco


Motoristas exigem conserto de buraco
SÁB, 18 DE MAIO DE 2013 00:00
A-A+

Buraco na esquina das ruas José Gallucci e Manoel Freitas Garcia já causou acidente / Foto: Jonny Ueda


Uma cratera preocupa moradores e motoristas que passam por um cruzamento em Jundiapeba. O buraco tem 1,5 metro de profundidade e 2 metros de largura e fica na esquina das ruas José Gallucci e Manoel Freitas Garcia, e na noite da última quinta-feira (16), causou um acidente quando o mogiano Fernando Wiliam Santos ‘caiu’ com seu veículo dentro dele.

Moradores as proximidades relatam que o problema existe há mais de três meses e teria surgido durante as chuvas no início do ano, mas durante esse tempo, a única coisa feita foi a sinalização do local, com fitas amarelas e cavaletes. “Desde janeiro ele (o buraco) está lá e tudo o que o Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) tem feito é cercá-lo, mas a criançada e alguns vândalos removem as fitas e, à noite, fica perigoso”, conta a dona de casa Carmozina Barreto dos Santos, de 45 anos, que mora a poucos metros do cruzamento.

A apreensão é compartilhada pelos motoristas que transitam pelas vias, ainda mais quando não são frequentadores assíduos do Bairro e acabam sendo pegos de surpresa pela cratera. Até mesmo à luz do dia é complicado perceber o buraco se a sinalização não estiver evidente. Foi isso que aconteceu com o aposentado Américo Pedroso da Cunha, 61 anos.

Outro lado

Em nota, o Semae informou que buraco é resultado do afundamento do solo em torno de um poço de esgoto e que o reparo se torna demorado por se tratar de uma obra complexa, que exige a troca do solo e compactação. Por isso, o órgão alega que estuda a melhor forma de execução do trabalho, inclusive por uma empresa especializada.  (Marcos Araújo - Especial para O Diário)

Fonte:O Diário de Mogi

Entrada dos Palmitos começa às 08h30


Entrada dos Palmitos começa às 08h30
SÁB, 18 DE MAIO DE 2013 00:00
A-A+

O cortejo terá a participação de 2 mil pessoas/ Foto: Divulgação


Um dos momentos mais importantes da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi, talvez o único a que se tenha referência em todo o Brasil, a Entrada dos Palmitos será realizada hoje (18), a partir das 8h30, com transmissão ao vivo pela TV Diário, afiliada da Rede Globo no Alto Tietê, e participação de 2 mil pessoas no cortejo e expectativa de público de mais de 40 mil pessoas. A concentração dos participantes está marcada para as 7h30, em frente à Capela de Santa Cruz, na Rua Dr. Ricardo Vilela, altura do nº 1.200.

Participam da procissão festeiros, capitães-de-mastro, ex-festeiros, ex-capitães, devotos, grupos folclóricos (congada, marujada, moçambique) e de alunos, banda de música, carros de boi enfeitados com flores, fitas e produtos agrícolas, charretes, carroças e cavaleiros. O bispo diocesano de Mogi, dom Pedro Luiz Stringhini, e o padre Cláudio Taciano, pároco da Catedral de Santana, também são esperados, além de autoridades locais.

O cortejo, segundo o coordenador do evento, Josemir Ferraz Campos, diretor-artístico da Associação Pró-Festa do Divino, representa a chegada dos colonos para a festa de Pentecostes e relembra a vinda da população da zona rural à Cidade em agradecimento à fartura da boa colheita.

“Antigamente, a população da roça trazia os frutos da colheita, como abóbora e o próprio palmito, para ofertar aos festeiros do evento. Eles vinham a cavalo, de charrete. É uma tradição que vem de longe e peculiar à festa mogiana. É a festa da fartura”, ressalta Campos. (Maria Salas)

Fonte:O Diário de Mogi

Sem palhaçada! o presidente do diretório municipal do PR, Marcos Damásio, para as eleições de 2014.






Sem palhaçada!

É o que garante o presidente do diretório municipal do PR, Marcos Damásio, para as eleições de 2014. Segundo ele, pelo menos em nível estadual, a proposta é para eleição de cinco deputados estaduais e o efeito "Tiririca" não deve ser repetido como estratégia de marketing. "É algo que a ser feito, somente em algumas oportunidades", diz Damásio, informando que a determinação é da executiva do partido e do secretário-geral, Valdemar Costa Neto. 
Candidatíssimo 
Marcos Damásio, aliás, é um dos fortes nomes a disputar um cargo na Assembleia Legislativa, no ano que vem, juntamente com o atual deputado André do Prado. Há quem diga que até o ex-prefeito de Itaquaquecetuba, Armando da Farmácia, vá disputar uma vaga de deputado estadual, assim como um prefeito (em exercício) da região. 
Benção 
Marcos Damásio já teria, inclusive, recebido a bênção e apoio do prefeito Marco Bertaiolli, caso decida abrir mão do cargo de secretário de Desenvolvimento no ano que vem e seguir em nova empreitada. "É uma escolha difícil, porque a secretaria tem apresentado bons resultados. Se bem que, como deputado, posso ajudar ainda mais a cidade e o governo Bertaiolli. Vou pensar melhor, porque não sou marinheiro de primeira viagem. Só entro numa eleição, se for para ganhar", disse Damásio à coluna.

Fonte:Mogi News

"cães comunitários" Projeto permite adoção de cães sem levar para casa


"cães comunitários"
Projeto permite adoção de cães sem levar para casa
Ney Sarmento/PMMC

Cães podem ser adotados desde que os interessados se comprometam a cuidar, mesmo sem levá-los
Na esteira do programa permanente e gratuito de castrações de cães e gatos e de incentivo à posse responsável, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes tem participado ativamente do projeto cães comunitários, em que um grupo específico de pessoas toma para si a responsabilidade de cuidar de um ou mais animais, sem necessariamente levá-los para casa, porém, oferecendo todas as condições para que eles tenham uma vida saudável. 
Em Mogi das Cruzes, desde a aprovação da Lei Estadual 12.916, de 16 de abril de 2008, apenas dez casos de adoções comunitárias foram registradas oficialmente no CCZ. Funciona da seguinte forma: após se decidir pela adoção, o grupo entra em contato com o CCZ, pelo telefone 4792-8585 e o Centro envia um técnico ao local onde o cão circula, para averiguar as condições de higiene e abrigo. Se tudo estiver regular, o animal e os cuidadores entram para o programa, que é formalizado mediante a assinatura de um termo de compromisso.

O animal é levado ao CCZ, onde é castrado e microchipado. Este último procedimento, feito rapidamente por meio da aplicação de uma injeção, permite que o animal seja identificado pelos técnicos do centro, na eventualidade de ele se perder e ser encontrado por outra pessoa ou grupo. "É o que chamamos de identificação permanente. Se um cão perdido chegar até nós e estiver microchipado, conseguimos ver pelo sistema a quem ele pertence", explicou o veterinário responsável técnico pelo centro, Eduardo Kenji Odani.

No termo de responsabilidade assinado pelo grupo de cuidadores, eles se comprometem a realizar as vacinações preconizadas (a contra a raiva é obrigatória e recomenda-se também as vacinas múltiplas) e o controle de endo e ectoparasitas, a proporcionar boas condições de alojamento e alimentação, mantendo a higiene do local onde o animal habita, recolhendo fezes e restos de alimentos, por exemplo.

Fonte:Mogi News

Informação Gondim homenageia MN pela edição 6.000


Informação
Gondim homenageia MN pela edição 6.000
O deputado protocolou um requerimento na Assembleia Legislativa de congratulações ao jornal e destacou sua importância na comunidade
Daniel Carvalho

O deputado estadual Luiz Carlos Gondim destaca as 6.000 edições do jornal Mogi News
O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) protocolou esta semana na Assembleia Legislativa, requerimento de congratulações ao Mogi News pela publicação da edição 6.000, marca esta conquistada no dia 10 de maio. No documento, o parlamentar lembrou que para comemorar esta marca, o MN publicou um caderno especial que contou com a história do periódico, que leva informação à população mogiana há quase quatro décadas. 
Neste suplemento, o deputado Gondim recordou o empreendedorismo do empresário Paschoal Thomeu, proprietário da Rede Metropolitana de Jornais, que editava diversos jornais e ainda a evolução do periódico até ser adquirido pelo empresário Sidney Antonio de Moraes, em 1992.

"Um jornal à frente do seu tempo, que se consolidou e conquistou a confiança dos leitores desde a sua criação no distante ano de 1975 e que em 2013 complementará 38 anos de profícua existência, levando informações sobre Mogi das Cruzes, o Alto Tietê, o Brasil e o mundo, sempre com muita imparcialidade, diversidade e, sobretudo ética, com cadernos especiais e editorais assinados por personalidades de diversas áreas e segmentos de nossa sociedade", disse Gondim.

Além disso, o deputado Gondim recordou que com seu relançamento, em 1992, o MN agregou a tenacidade, ousadia e empreendedorismo de seu novo proprietário: Sidney Antonio de Moraes. 
"Após cinco anos, tornou-se diário em crescente evolução, com projeto gráfico moderno, linha editorial de qualidade com espaço para a participação ativa do leitor, defesa de bandeiras de interesse da sociedade e inovação em produtos, criando opções de leitura para os mais diversos públicos e também espaços diferenciados para o mercado publicitário. O Parlamento Paulista, em especial este parlamentar, congratula-se com o jornal MN pela trajetória de sucesso, empreendedorismo e por cumprir o sagrado papel de informar a população sempre com ética, seriedade e transparência, alicerces que conferem a este periódico a credibilidade que, com a mais absoluta certeza, o levará à edição número 10.000", finalizou.

Fonte:Mogi News

Contra a violência sexual Caminhada marca dia contra abuso sexual


Contra a violência sexual
Caminhada marca dia contra abuso sexual
A data que é celebrada hoje está sendo reforçada com a fiscalização de comércios que devem afixar cartazes de alerta contra exploração sexual
Luana Nogueira 
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Manifestação no Largo do Rosário: maioria dos casos acontece dentro de casa, com familiares
Uma caminhada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi realizada ontem, no Largo do Rosário. A data que é celebrada hoje está sendo reforçada com a fiscalização de comércios que devem afixar cartazes alertando que a exploração sexual e o tráfico de crianças e adolescentes são crimes e devem ser denunciados. O evento contou com a participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria de Saúde, além de Assistência Social e Conselho Tutelar. Crianças da escola municipal Coronel Almeida participaram da campanha.

Durante o ano passado, foram registrados 89 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Mogi das Cruzes. Deste total, 49 registros envolvem crianças de até 11 anos. A médica pediatra da Secretaria de Saúde e também membro do CMDCA, Janete Nagasawa Sato, informou que as principais vítimas deste crime são meninas na adolescência.

A médica informou que o distrito de Jundiapeba foi o local que mais registrou casos de abusos sexuais contra crianças na cidade. O Jardim Aeroporto II foi o segundo no ranking. No primeiro bairro, foram feitas atividades de conscientização durante todo o dia, já no segundo, foi feita, no período da tarde, uma caminhada semelhante à promovida no centro.

Janete destacou que os principais problemas que as vítimas de violência sexual sofrem são sentidos mais tarde. "Elas ficam traumatizadas e ansiosas. Muitas vezes, os abusos são praticados pelo provedor da casa ou por pessoas próximas à família", acrescentou. As denuncias podem ser feitas por meio do Disque 100 e o anonimato da pessoa é garantido. Os casos que são suspeitos também são investigados pelos órgãos responsáveis.

A pediatra ressaltou que os casos de violência estão sendo mais denunciados em Mogi. "Em 2012, a cidade registrou mais de 2 mil casos de violência contra a criança. Esse número não quer dizer que mais crianças passaram a ser agredidas, porque os casos sempre ocorreram, mas as pessoas estão passando a denunciar. Hoje, os crimes ocorreram em toda a cidade, no entanto, a periferia ainda é a área que registra mais casos", afirmou.

Fonte:Mogi News

Duplicação Projeto prevê 15 desapropriações para duplicação da Mogi-Guararema


Duplicação
Projeto prevê 15 desapropriações para duplicação da Mogi-Guararema
Imóveis estão "na linha dos trabalhos" que preveem a implantação de cinco rotatórias ao longo da rodovia
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Mogi-Guararema: quatro rotatórias ficarão no trecho urbano
Ao menos 15 estabelecimentos instalados às margens da Rodovia Mogi-Guararema (SP-66) devem ser desapropriados para dar continuidade às obras de duplicação da estrada. Os imóveis, segundo identificado pela Secretaria Municipal de Obras, estão "na linha dos trabalhos" onde está prevista a implantação de cinco rotatórias - dentre as quais quatro ficam no trecho urbano de Mogi (entre os bairros César de Souza e Botujuru).

Um quinto dispositivo está previsto para ser instalado no Km 67 da via, próximo à Fazenda São João, já em Guararema. O custo para a desapropriação dos imóveis ainda está sendo calculado, porém, grande parte dos proprietários já concordou com a desocupação amigável, segundo contou o secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues. 
"O projeto original previa a instalação de duas rotatórias - uma na altura da Fazenda São João, em Guararema, e outra no Km 60,5 no Botujuru. Contudo, o prefeito Marco Bertaiolli solicitou à superintendência do DER a instalação de mais três dispositivos na cidade e recentemente tivemos essa confirmação. De qualquer forma, nesse meio tempo, realizamos conversas com alguns proprietários e o processo está bem adiantado", explicou o secretário. Os outros três pontos do trecho municipal que devem receber os dispositivos de acesso são: entroncamento da avenida Rodrigues Filho com Ricieri José Marcatto, próximo à empresa Marbor; na altura da estrada do Beija-Flor (próximo ao restaurante Caipirado) e próximo à entrada para o bairro do Botujuru, na altura da avenida Felipe Sawaya.

Ontem pela manhã, a administração municipal publicou decreto 13.320 oficializando essas áreas como de interesse público, a fim de desapropriação. 
A expectativa, segundo Claudio Rodrigues, é para que as obras de implantação das rotatórias tenham início no segundo semestre deste ano, sem interferir no cronograma original estabelecido pelo DER para conclusão dos trabalhos. 
"No momento, estamos (Prefeitura e DER) refazendo, em conjunto, o novo traçado da Mogi-Guararema, definindo a dimensão e desenho das rotatórias. Com isso, teremos perspectiva de quantos imóveis realmente serão desapropriados e o custo disso. Em seguida, vamos dar seguimento aos trâmites legais para desapropriações", detalhou.

De acordo com o secretário de Obras de Mogi, a primeira intervenção deve ocorrer no trecho da Fazenda São João - um trecho de curva acentuada, mas que não será duplicado. Em seguida será implantada a rotatória do km 60,5, próximo a uma escola estadual, onde ocorreram, no passado, muitos acidentes e onde hoje existe um equipamento de fiscalização eletrônica. 
A rotatória próxima da empresa Marbor deve ser a terceira a ser construída - por não necessitar de desapropriações, segundo Cláudio Rodrigues. Na sequência será a intervenção na Estrada do Beija-Flor e, por último, será o dispositivo próximo à entrada para o bairro do Botujuru.

Orçadas em R$ 45 milhões, as obras de duplicação da Mogi-Guararema devem ser concluídas no primeiro trimestre de 2014, segundo o DER.

Fonte:Mogi News

até o fim do ano Prefeitura promete zerar a fila da saúde mental


até o fim do ano
Prefeitura promete zerar a fila da saúde mental
Segundo secretário-adjunto de Saúde de Mogi, Marcello Cusatis, isso será possível com a contratação de novos profissionais, por meio de concurso
Noemia Alves
Da Reportagem Local

Cusatis falou sobre as melhorias em coletiva de Imprensa
O secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, anunciou ontem a contratação de mais cinco médicos psiquiatras para atuar na rede municipal, por meio de concurso público, a fim de atender os cerca de 2 mil pacientes que aguardam por atendimento de saúde mental. 
Os novos médicos devem começar a trabalhar no segundo semestre e a atender uma média de 400 a 500 pacientes por mês. Com isso, segundo Cusatis, "seria possível zerar, ainda neste ano, a fila de espera pelo início de tratamento psiquiátrico na rede municipal". Contudo, segundo inquérito instaurado pelo Ministério Público - ao qual o Mogi News teve acesso há cerca de dois meses - existem, atualmente, cerca de 4 mil pacientes, aguardando por um primeiro atendimento no setor. 
A justificativa apresentada pelo secretário-adjunto da Saúde, durante entrevista coletiva para divulgação das atividades em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (celebrado hoje), é que os 2 mil pacientes restantes são originários de outras cidades da região e que não contam com uma assistência para pacientes com problemas mentais ou dependência química. 
"Temos uma rede praticamente completa no que se refere à saúde mental. Durante três anos, foram mais de 24 mil atendimentos em Ambulatório, Caps (Centro de Assistência Psicossocial), Cecco (Centro de Convivência e Cooperativa), que propõe a ressocialização, na fase final do tratamento, com oficinas terapêuticas e atividades físicas. Além disso, estamos prestes de ter uma clínica de internação (em Jundiapeba), além de Caps AD, em Brás Cubas, para dependentes. Enfim, somos referência regional e, quando há pedidos ou decisões judiciais, temos de dar esse tratamento, mesmo às pessoas que não são da cidade", confirmou a médica coordenadora da saúde mental no município, Sônia Friedrich. 
Ao todo, segundo ela, são atualmente seis profissionais para assistir 800 pacientes, dos quais 300 com alguma dependência química (álcool ou drogas). "Desse grupo, ao menos 60 são pessoas em situação de rua, com outros transtornos graves, o que dificulta ainda mais a recuperação e a ressocialização. Pacientes que sofrem de transtornos mentais precisam fazer tratamento constante, para o resto da vida. Enfim, com o concurso público e a chegada de mais médicos, podemos reduzir e até zerar a fila de espera, por meio de mutirão. Mas isso, hoje, este ano, porque a demanda tende a aumentar. Serão novos pacientes se somarmos com os antigos. Quem tem transtorno ou dependência química raramente tem alta".

Fonte:Mogi News

funk Mogi quer proibir os "pancadões"


funk
Mogi quer proibir os "pancadões"
Projeto de lei pretende evitar os incômodos aos moradores causados por som alto vindos de imóveis e de carros
Cristina Gomes
Da Reportagem Local
Divulgação

Os "pancadões" são comuns em várias regiões do Brasil e estão se tornando frequentes em Mogi. O número de reclamações aumentou
Os problemas causados pelos chamados "pancadões" e bailes funk já chegaram a Mogi das Cruzes, que já começa a discutir meios para reforçar a proibição do som alto ocasionado por veículos automotivos estacionados nas vias públicas. Assim como a pioneira na região - Ferraz de Vasconcelos, que já criou até legislação específica em vigor desde quinta-feira, e Suzano, que também já tem projeto tramitando no Legislativo, Mogi está só iniciando as discussões de como ampliar o assunto. Isso porque a cidade já conta com a Lei do Silêncio, que proíbe o som alto. Dados do Departamento de Fiscalização apontam que: de sexta-feira a domingo, o setor recebe uma média de 200 reclamações, sendo que 80% delas se referem ao som elevado em festas familiares, aniversários e também aos chamados "pancadões".

O vereador republicano Émerson Rong deu entrada esta semana na Câmara de Mogi ao projeto de lei que proíbe exatamente o som alto nos locais públicos que possam causar incômodo a moradores e comerciantes, os populares pancadões: "Quem mora próximo a estes locais sofre com os altos decibéis provenientes da aparelhagem de som dos carros que marcam presença justamente nos fins de semana, período em que a maior parte das pessoas está em suas casas para o sagrado descanso semanal", afirmou o vereador, ao embasar a proposta. Ele intitula como "abusados" os proprietários desses veículos, que são praticamente uma "discoteca ambulante", que vão aos locais públicos para se divertir, porém, a diversão torna-se um pesadelo para os moradores das proximidades, segundo ele.

O projeto de lei, que ainda vai para as comissões permanentes antes de seguir para a discussão em plenário, prevê uma multa de 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs). Cada UFM custa R$ 122,17, o que dá o equivalente a R$ 1.108,50. 
Diz o texto do projeto proposto que fica proibida a emissão de som igual ou superior a 75 decibéis por veículos, calculados a dois metros da fonte de emissão no horário compreendido entre 6h e 22h e de 50 decibéis das 22h01 às 5h59, sejam de rádio, TV, CD, DVD, celulares etc. A infração ao dispositivo poderá acarretar em multa no valor de 50 UFMs. 
O secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, ficou sabendo da existência do projeto pelo Mogi News e disse que ainda precisa ler o texto da lei e se inteirar também sobre as legislações adotadas nos outros municípios para saber se a nova lei agrega outros fatores: "O que está muito claro é que Mogi já tem a Lei do Silêncio, que proíbe, inclusive, os mesmos decibéis citados na proposta do vereador". O secretário informou ainda que Mogi tem uma média de 200 reclamações sobre o som alto a cada fim de semana: "Mas são casos em que a simples presença da Guarda Municipal para conversar com o responsável resolve o problema na maioria das vezes".

Fonte:Mogi News