sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Reunião discute etapa final para viabilização da Estação de Tratamento de Esgoto em Santa Isabel, afirma o deputado André do Prado


Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para atender a população de Santa Isabel está sendo batalhada pelo deputado estadual André do Prado. Na manhã da última quarta-feira (21), aconteceu uma reunião, articulada por Prado, na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, para definir com o Governo Estadual o planejamento das ações para viabilizar a Estação de Tratamento no município. 


Para discutir a etapa final antes da assinatura do convênio e as demais tratativas necessárias, o assunto foi tratado entre o deputado André do Prado, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, os representantes da Sabesp, Oto Elias, Cida Soares e Washington Tavares, o prefeito de Santa Isabel, Hélio Buscariolli, e o vereador do município, Silvio Adriano, que tem acompanhado todas as reuniões junto aos secretários estaduais.


O secretário Giriboni confirmou o aporte de recursos do Estado suficientes para o início da construção da estação no município, garantindo à implantação de um sistema que permite o tratamento de 100% do esgoto doméstico de Santa Isabel, contribuindo para a despoluição dos mananciais e para a qualidade de vida da população.


 “Colaborar na conquista desse benefício para Santa Isabel faz parte de meus objetivos desde que assumi como deputado na Assembleia Legislativa. Pois, desde que recebi nas urnas a confiança do povo isabelense, coloquei como meta de meu trabalho conseguir recursos para eliminar o problema da cidade em relação ao esgoto”, afirmou o deputado André do Prado ao destacar a importância do empreendimento à cidade.


 Em continuidade a esse trabalho, estão ocorrendo, nessa semana, reuniões com técnicos do DAEE (Departamento de Águas e Energia e Elétrica), da Sabesp, das Secretarias Estaduais de Saneamento e Recursos Hídricos e Planejamento para a execução do cronograma e, a partir daí, o início das obras. O próximo passo será a assinatura de convênio para lançar a licitação, o ajuste do Plano Municipal de Saneamento de Santa Isabel e aprovação do projeto junto aos órgãos pertinentes.


 Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado

Frente Parlamentar do Alto Tietê entrega demandas da região ao comandante geral da Policia Militar


PM terá reforço do efetivo na Região do Alto Tietê, garante Coronel Camilo
A Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, coordenada pelo deputado André do Prado, entregou ao comandante da Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, um relatório contendo às principais necessidades da área de segurança pública na Região do Alto Tietê, elencadas pelos deputados estaduais que representam a região, que são: André do Prado, José Candido, Luiz Carlos Gondim, Estevam Galvão HeroilmaTavares e Alencar Santana.

O documento foi entregue durante reunião intermediada por Prado, nesta quinta-feira (22), na sede do batalhão, com a participação dos deputados André do Prado e Heroilma Soares, dos representantes dos deputados José Candido e Gondim, além do prefeito de Arujá, Abel Larini, presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), e do prefeito de Guararema, Marcio Alvino.

De acordo com André do Prado, sabe-se que a violência assola hoje as cidades da Região e que os índices de crimes nas suas mais variadas modalidades são crescentes. “Com certeza, a falta de policiamento preventivo e repressivo constantes, contribuem para o crescimento da prática de delitos, sendo necessário, em caráter de urgência, recompor o efetivo do Alto Tietê, bem como a criação de novas bases comunitárias munidas de policiais e viaturas, para atender a Região”, afirmou.

Ainda segundo Prado, a população e as autoridades dos municípios do Alto Tietê estão preocupadas com essa elevação da criminalidade. “Por isso, estamos aqui hoje elencando ao comandante geral da PM os principais entraves e as propostas abrangentes da nossa Região, para dinamizar as principais necessidades do setor”.

Conforme o relatório, é necessário aumentar o efetivo policial militar no âmbito de atuação do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Mogi das Cruzes, haja vista que o déficit de policiais no Alto Tietê é notório, notadamente na área de atuação do 17º BPM, que já possuía déficit de 200 policiais, número que subiu após o remanejamento de outros 68 policiais para outros Batalhões. “Além disto, o 17º Batalhão da Polícia Militar ficou enxuto por conta do remanejamento de oficiais para o setor administrativo, uma vez que policiais que antes faziam patrulhamento ostensivo nas ruas passaram a atuar somente na parte burocrática”, alegaram.

Para Guararema, o deputado e o prefeito Márcio Alvino solicitaram o aumento do efetivo policial militar no âmbito de atuação do Município, devido ao crescimento populacional da cidade e de turistas, que visitam com frequência o município pela variedade de atrações turísticas que Guararema oferece. “Além disso, pedimos a instalação de uma Base Operacional Fixa da PM na Região Norte do Município”. O coronel Mariano, por sua vez, garantiu que, por enquanto, vai colocar uma Base Móvel e depois vai estudar a possibilidade de atender a demanda do município com uma Base Fixa e, com isso, aumentar o efetivo.

A demanda de Arujá é o aumento do efetivo de policiais militares. "Mais efetivo é a grande prioridade das nossas cidades”, disse Abel Larini. O pleito de Itaquaquecetuba é a instalação de Base da PM no Bairro do Marengo, com preferência nas proximidades da Escola Estadual Dulce Maria Sampaio. Já de Suzano, a criação de uma Companhia de Polícia na Região de Palmeiras, o aumento do efetivo da 1ª CIA de Policia em 30% e completar o efetivo da 4ª CIA de Policia (Região Norte). E Ferraz de Vasconcelos o aumento do efetivo em 60 policiais.

Camilo lembrou que a região do Alto Tietê possui 4 mil soldados, com déficit de 200 homens – que será reduzido até o final deste ano. “Em outubro, vamos distribuir 2.300 homens para atender a Região Metropolitana, que, com certeza, vai receber mais efetivo da PM nos batalhões. E até o final do ano mais 1.600 homens. Até novembro os municípios do Alto Tietê serão atendidos, por que vamos distribuir tecnicamente”, afirmou.

O comandante da PM também destacou para os prefeitos a importância do Programa Atividade Delegada, pelo qual os policiais de folga podem ser contratados pelas Prefeituras para ações de reforço na segurança.



Clarissa Johara
Assessora de Imprensa
Deputado André do Prado



Um visitante ilustre no Parque da Serra do Itapeti

O Parque Municipal Francisco Afonso de Mello, na Serra do Itapeti, impressionou um inesperado visitante que lá esteve, tempo atrás, sem qualquer divulgação, para conhecer de perto a biodiversidade do local. O naturalista, professor universitário e ex-secretário especial do Meio Ambiente, Paulo Nogueira Neto, foi até a reserva natural mogiana em busca de informações para escrever o prefácio de um livro que está sendo escrito pela professora do curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes, Maria Santina de Castro Morini, que deverá mostrar toda a biodiversidade da Serra do Itapeti. Nogueira Neto permaneceu um bom tempo no Parque conversando com as biólogas Vera Lúcia de Oliveira e Arlene Usier Leite Pinto, que lhe apresentaram um amplo panorama da situação atual do local, que já recebe visitas monitoradas de escolares da Cidade e está sendo preparado para ser aberto aos sábados e domingos para receber também outras pessoas da comunidade, que deverão manifestar o desejo de conhecer as trilhas naturais e espécies vegetais e animais do local, por telefone ou internet. A cada 30 pessoas, será fechado um grupo para visitar o local e receber as informações de guias que irão acompanhar os visitantes. Nogueira Neto ficou impressionado ao tomar conhecimento de que a enorme área de 352,3 hectares possui, devidamente catalogadas, 372 espécies vegetais, entre árvores, arbustos e flores, como orquídeas e outras. Tem ainda 207 diferentes espécies de aves e 62 de mamíferos, como o veado catingueiro, recentemente fotografado por uma das biólogas, além de 40 tipos de anfíbios. A fauna e flora podem conter muitas outras surpresas ainda não conhecidas, embora estejam permanentemente ameaçadas por invasões que continuam acontecendo na área do Parque, que não foi convenientemente isolada pelo Município.


Paradesporto


O mogiano Cid Torquato coordena o convênio entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura de Mogi para financiamento da construção de um Centro Paradesportivo no Bairro do Rodeio, próximo ao futuro Hospital da AACD. O acordo foi feito entre a secretária Linamara Battistella e o prefeito Bertaiolli (DEM).


Representação – 1


Com seis desembargadores atuando junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Mogi não consegue resolver o eterno problema do Foro Distrital de Braz Cubas. Alguém pode explicar isso?


Representação – 2


Com dois deputados federais atuando junto à Câmara Federal e com poder de influência junto ao governo Dilma, Mogi não consegue resolver o eterno problema dos viadutos. Alguém pode explicar isso?




 Sanitários


O presidente do PCB de Mogi, Mário Berti Filho, questiona junto ao prefeito Marco Bertaiolli a legalidade da cobrança de R$ 0,50 pelo uso dos sanitários do Mercado Municipal. "Salvo ledo engano, essa taxa não é permitida por lei, já que no mesmo local não existem sanitários gratuitos", diz o comunista.


Visita


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) estará hoje em Itaquaquecetuba. Às 12h30, ele irá inaugurar a Estrado do Tronco e outras vias no Município. O Palácio dos Bandeirantes confirmou a agenda do tucano.


Fonte:O Diário de Mogi

Escultura atrai curiosos à Praça




presente Monumento foi uma surpresa aos moradores, já que ficou cercado por tapume até a inauguração
Os moradores do Nova Mogilar foram surpreendidos ontem pelo monumento inaugurado na Praça Assumpção Eroles. A obra do artista plástico Maurício Chaer, intitulada "Figura tomando sol", atraiu curiosos, políticos e a classe artística de Mogi, já durante o período em que foi produzida, permaneceu protegida por tapumes, sem que o público pudesse visualizar sua construção. O prefeito Marco Bertaiolli também esteve presente e destacou a iniciativa da Construtora Damebe, responsável pela doação do material utilizado na escultura.
O trabalho tem nove metros de comprimento, três metros e meio de altura e 4 metros de largura. Foi produzido com ferragens, tela, concreto e porcelanato (pastilhas), pesa duas toneladas e demorou um mês para ficar pronta.
Segundo o prefeito, o monumento faz parte de mais um sucesso da parceria "Adote uma Praça", desenvolvida pela Prefeitura Municipal, e que hoje já conta com 42 espaços públicos adotados por empresas, instituições e pessoas físicas. "Desta vez, trouxemos à população um pouco de arte e cultura. Este é o quarto monumento que ganhamos dos artistas da Cidade", comemora o chefe do Executivo. Não há previsão de construção de novas obras de arte para a Cidade.
Na cerimônia de inauguração, a gerente de incorporação da Damebe, Melissa Cruz, explicou que o objetivo da empresa é facilitar o acesso das pessoas à cultura e, por isso, a escultura serve como presente pelos 451 anos de aniversário da Cidade, comemorados no último dia 1º de setembro. "A construtora quer garantir mais qualidade de vida às pessoas, cuidar da praça e embelezar ainda mais os espaços públicos do Município", destacou Melissa, lembrando que a região é privilegiada pelo visual da Serra do Itapeti.
A estudante Beatriz Castilho, de 18 anos, pratica exercícios diariamente na Praça Assumpção Eroles. Ela e sua amiga, Isabella Passos, 18, ficaram surpresas com a "Figura Tomando Sol", criada por Maurício Chaer. Segundo elas, é um monumento futurista e exige um certo tempo para entender o que o artista quis dizer com a obra. "Muito abstrato. Confesso que tomei um susto quando cheguei aqui. Gostei, acho que deu um toque diferente ao lugar", comentou Beatriz.
Há mais de 60 anos em Mogi, o aposentado João Antônio de Moraes, 78, disse que esta obra foi a melhor coisa que Mogi já ganhou. "As pessoas gostam de novidades. Este tipo de arte chama a atenção do Estado inteiro. Imagina se todas as praças fossem repletas de obras de arte! Esta é a melhor praça de Mogi e novamente o pessoal acertou em nos presentear com esta minhoca esquisita", brincou o aposentado, dando este apelido ao monumento.


Fonte:O Diário de Mogi

Senado vai engavetar Emenda 29


SENADO Segundo alguns senadores, governo está preocupado neste momento em votar outros temas polêmicos, como o Código Florestal


BRASÍLIA
O Senado vai engavetar o projeto de lei complementar que regulamenta a destinação de recursos para a Saúde - a chamada emenda 29. Aprovada ontem na Câmara, a proposta não será votada este ano pelos senadores. Motivo: líderes aliados detectaram um movimento na base para que o Senado ressuscite no projeto o mecanismo que obriga a aplicação de 10% da receita corrente bruta da União no setor. Essa vinculação injetaria mais recursos no setor. Em 2010, o governo destinou cerca de R$ 60 bilhões.


"Não há hipótese de o governo aceitar o restabelecimento dos 10%", afirmou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). "Como existe essa possibilidade dos 10% voltarem, vão empurrar o projeto com a barriga para o ano que vem", previu o senador Paulo Paim (PT-RS), um dos favoráveis à obrigatoriedade dos 10% da receita da União para a Saúde.


"Não interessa ao governo votar esse projeto agora", resumiu o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Segundo ele, o governo está preocupado neste momento em votar outros temas polêmicos, como o Código Florestal e o projeto que distribui os royalties da exploração e comercialização do petróleo da camada pré-sal.


Depois da derrubada na Câmara da Contribuição Social para a Saúde, os líderes aliados temem que os governadores de Estado acabem pressionando os senadores pela restituição do mecanismo que vincula 10% da receita da União para a Saúde. A maioria dos governadores é favorável à criação de um tributo para financiar a Saúde. Mas essa fonte de receita ficou inviável no projeto que regulamenta a emenda 29 com o fim da CSS.


Nem os deputados nem os senadores estão dispostos hoje a "abraçar" a ideia de um projeto com a instituição de imposto para custear a Saúde, nos moldes da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). "CPMF não! De jeito nenhum!", reagiu o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que em 1995 foi relator do projeto do então governo Fernando Henrique Cardoso que criou a contribuição de 0,20% sobre todas as transações financeiras.


"Não há clima para o Congresso discutir a volta da contribuição. Há uma pressão muito grande da sociedade contra essa proposta", observou o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO).


Pelo projeto de lei complementar, os governos de Estado terão, no entanto, vincular 12% de sua receita para a Saúde. Nos municípios, o percentual é de 15%. O texto aprovado na Câmara desobriga a União a destinar um percentual de sua receita para o setor. O governo federal precisará apenas manter o mesmo patamar de gastos, que equivale ao orçamento do ano anterior mais a variação do PIB (Produto Interno Bruto) nominal.


Daí a pressão dos governadores que querem receber mais recursos da União, obrigando-a a destinar um percentual de sua receita para a Saúde.


A rebeldia da base em prol dos 10% de vinculação da receita da União para o setor tem o apoio da oposição. "Vamos insistir naquilo que foi votado no Senado. Não nos venha com a ideia de criar imposto novo ou nova receita para financiamento da saúde. Não precisa. Um País que fala em trem-bala para beneficiar uns poucos não tem autoridade moral para falar em mais recursos para a saúde", argumentou o presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN).


O projeto de lei complementar que regulamenta a emenda constitucional 29 estava parado na Câmara há três anos. Sua votação foi concluída anteontem pelos deputados, apesar da pressão contrária do Planalto. Aprovado em 2008 no Senado, o projeto estabelecia a destinação de 10% da receita da União para investimentos na Saúde.


A vinculação para o governo federal foi retirada na Câmara que, num primeiro momento, criou a CSS. Essa contribuição foi derrubada anteontem pelos deputados, que, apesar de chancelarem a criação do imposto, tornaram-no sem efeito ao derrubar o artigo que estabelecia a base de cálculo. "Esse projeto demorou três anos na Câmara. Não tem porque correr agora no Senado", concluiu o líder Jucá.


Fonte:O Diário de Mogi

Até tu, Brutus!

Quem diz que já viu de tudo na política ainda pode se surpreender com o que está por acontecer. Que o troca-troca está mais agitado do que nunca, ninguém nega. Muitos não imaginam, porém, que a intensidade chega até a mexer com comandantes de partidos na cidade.


Maurício Sumiya





Corpo e alma
Um exemplo real disso é o empresário Walter Bolzani, que é presidente do PTB e já está com o pé e também o corpo inteiro no PMDB. Ontem, ele conversou com o presidente do Diretório Municipal do PMDB, Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão, e já fechou com a agremiação.


Aliança
Bolzani garantiu que o motivo de sua insatisfação é a falta de apoio da direção estadual somada à aliança PTB/PP e PT, alinhavada na cidade, que se intitula como a terceira via e que promete fazer oposição à tentativa de reeleição do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) nas eleições do ano que vem. 


Emoção em alta
Bolzani trabalhou durante sete anos na administração do ex-prefeito Junji Abe e diz que não fica confortável na condição de opositor de Bertaiolli e muito menos de amigos que fez na Prefeitura: "Não consigo separar a razão da emoção", justificou. Para ele, não é estranho como comandante de um partido "abandonar" o barco. O estranho, segundo Bolzani, seria permanecer numa legenda que não dá apoio aos diretórios municipais. 


Calambau
O vereador Geraldão ganhou um apelido pitoresco entre os colegas: Calambau. O nome, de origem indígena, tem a ver com a cidade de onde ele veio. Em 1953, o município mudou o nome para Presidente Bernardes, que fica em Minas Gerais. Calambau significa o lugar onde o mato é ralo e o rio faz a curva. A cidade tem apenas 5.537 habitantes.


Sem carro
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) aderiu ontem ao "dia sem carro" e embarcou na Estação Estudantes em direção a São Paulo, por volta do meio-dia. Gondim não pegou o horário de pico no Expresso Leste, mas garantiu que, mesmo assim, deu para ver e sentir na pele muitos dos problemas que passam milhares de usuários diariamente nos trens. 


Cancelas
Só para atravessar Mogi no Expresso Leste, o trem leva, segundo o parlamentar, cerca de 20 minutos até passar por todas as cancelas existentes no município. 
Maurício Sumiya





Trens
Esta não foi a primeira vez que Gondim pegou carona no trem. Da outra vez, fez a viagem sem chamar a Imprensa para ver os problemas referentes à baldeação, acessibilidade e problemas ao subir e descer das composições, além da superlotação que chega a sete pessoas disputando o mesmo metro quadrado: "O Alckmin (governador) está corretíssimo em investir no metrô e no ferroanel. A experiência foi boa para desestressar do trânsito de São Paulo".




Segurança pública
O coronel Paulo Roberto Madureira Sales, que comandava o 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano de Mogi das Cruzes, e atualmente é chefe de Estado Maior do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-4), deve se aposentar no prazo de três semanas. Sales será comentarista de segurança pública, mas nos bastidores, fala-se que ele sairá candidato mesmo a vereador.


Clínica
O secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, receberá no próximo dia 5 de outubro o abaixo-assinado com 50 mil nomes de moradores do Alto Tietê que reivindicam a instalação de uma clínica para dependentes de álcool e drogas. Uma comitiva da região com autoridades irá a São Paulo. 


Beraldo
Devem participar do encontro o presidente da Associação das Câmaras do Alto Tietê, Edson Cury, e também o presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PSDB), entre outros parlamentares. O encontro foi marcado pelo deputado estadual André do Prado (PR). 


Chaer
A inauguração da figura humana tomando sol, ontem pela manhã, na praça Assumpção Ramirez, chamou a atenção de muita gente e aguçou a curiosidade dos mogianos. A escultura, feita de argila, cimento, ferro e pastilha, deu o que falar. 


Escorpião
A esposa do vice-prefeito José Antônio Cuco Pereira, Isabelle Saloum Pereira, passava pela praça com duas amigas quando encontrou o prefeito Marco Bertaiolli, durante a inauguração, e perguntou ao "menino", como ela o chama, sobre do que se tratava a escultura. 


Interrogação
Bertaiolli respondeu que era um ser tomando sol como se estivesse deitado. Isabelle achou que a cabeça parecia uma tromba de elefante e, dependendo do ângulo, dava a entender que era um escorpião. Teve gente até que chegou a dizer que poderia ser um ponto de interrogação. Mas todos elogiaram a criatividade de Chaer. 
Divulgação





Dadá
Odair Teixeira da Silva, o famoso Dadá, completou 56 anos na última terça-feira e ganhou uma festa surpresa na Câmara de Mogi com direito a comes e bebes. Funcionário público aposentado, Dada é o "faz-tudo" e o queridinho dos vereadores.


Fonte:Mogi News

Dificuldade Usuária de crack quer se tratar

Adriano Vaccari

Jovem quer abandonar o vício, mas tem dificuldade para se tratar
"Sou usuária de crack há dois anos e de cocaína há três. Estou disposta a me tratar, porém, não encontro um lugar que me aceite e me cure desta doença", contou R.G.V., 20 anos. A jovem mogiana é uma das muitas "vítimas" da falta de clínicas especializadas no tratamento de dependentes químicos em Mogi e região. O governo estadual já prometeu instalar um centro de tratamento para esta população em Mogi, no entanto, após o secretário de Estado da Saúde assinar um protocolo de intenções, nada saiu do papel. 
O resultado da morosidade em arcar com compromissos já firmados é a repetição de episódios como o da mogiana que contou com a ajuda da advogada Roseli Campos para iniciar a difícil batalha contra a droga que mais mata no País. Foi Roseli quem entrou em contato com o Mogi News após não encontrar nenhum local que atendesse a usuária. "Busquei o Projeto Vida (iniciativa subsidiada pela Prefeitura), mas só há vagas para homens", contou a advogada. A jovem está há dois dias no escritório da advogada e só volta para casa durante a noite. 
"Decidi buscar ajuda porque percebi que não fazia mais parte da sociedade. Cheguei ao ponto de roubar para manter meu vício. Vendi minhas coisas. Perdi meu emprego de promotora de vendas, parei de estudar e só não fiz mais besteiras porque minha mãe sempre me ajudou", contou. "O acesso a droga é muito fácil. Uma pedra de crack custa R$ 10. Comecei a usar pela curiosidade, mas pouco tempo depois, era dependente", contou R.G.V.


O secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, informou que "apesar da cidade não contar com centro de reabilitação, a secretaria irá buscar meios para que esta paciente possa conseguir o tratamento necessário." (C.L.)


Fonte:Mogi News

Segurança Moradores da Vila da Prata temem crimes

Assustados com uma onda de assaltos e furtos a residências, os moradores da Vila da Prata exigem mais policiamento nas ruas e a instalação de uma base comunitária da Polícia Militar. Na manhã de ontem o clima era de total tensão e medo na saída de uma escola municipal localizada na rua paralela a do casal que foi feito refém por três bandidos na última quarta-feira. Os criminosos foram presos.


Procurado pela reportagem para comentar a queixa dos moradores, o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (17º BPM/M), coronel José Francisco Braga, afirmou que já mandou reforçar o policiamento preventivo no bairro. "Já estamos, hoje (ontem), com policiamento intensificado no bairro. A prisão foi muito importante, mas agora temos que restabelecer a sensação de segurança da comunidade. A própria ocorrência de quarta é resultado da atenção que já vínhamos tendo com esses delitos. Tanto que os policiais chegaram rápido ao local", disse. O coronel disse ainda que há uma "grande possibilidade" de os criminosos presos serem os mesmos que invadiram o condomínio Real Park recentemente. Sobre o pedido para uma base fixa no bairro, afirmou que há no Comando Geral da PM estudos e que a região da Vila da Prata poderá ser uma das beneficiadas.


Prioridade
A base é considerada a segunda medida mais importante para quem vive no bairro. A primeira é com o policiamento ostensivo. "Eu não vejo polícia nas horas que estou aqui. Esta é a primeira medida que precisamos", disse o motorista Douglas Silva Militão. "Fiquei sabendo do que aconteceu e isso só aumentou a preocupação que temos. Dá medo pelas crianças", afirmou a dona de casa Edineia Gonçalves Nunes. Morador do bairro há 30 anos, Julio Troisi é um dos mais indignados. "Estamos abandonados. Policiamento é só uma das coisas que não existe aqui". (W.A.)


Fonte:Mogi News

Córregos e rios sujos Prefeitura começa a limpeza do Ipiranga

Objetivo é retirar toda a terra existente na calha para melhorar a vazão e impedir enchentes que costumam ocorrer em período de chuva forte
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Trabalho de limpeza deve levar no mínimo 30 dias e é fundamental para que a calha tenha capacidade para suportar as chuvas
Para evitar problemas com o período de chuva que se aproxima, a Secretaria de Serviços Urbanos de Mogi das Cruzes deu início na última quarta-feira à limpeza do ribeirão Ipiranga, na região da Vila Industrial. Objetivo é retirar toda a terra existente na calha para melhorar a vazão e impedir enchentes. Nas partes do córrego onde não é possível trabalhar com máquinas, foram retirados seis mil metros quadrados de detritos neste ano.


A última limpeza superficial realizada no ribeirão Ipiranga foi em 2009. De acordo com o secretário Nilmar de Cássia Ferreira, o córrego possui cerca de 1,2 metro de profundidade, boa parte comprometida pelas terras. Ainda não é possível, segundo ele, estimar quanto de terra vai ser retirado de dentro do ribeirão porque na medida em que ele está sendo limpo, o acúmulo de detritos em outras regiões dele devem descer o curso natural. Na manhã de ontem já era possível ver uma marca de cerca de meio metro que mostrava a quantidade de detritos que foi arrancada.


A medida é uma sequência do trabalho realizado pela Secretaria ao longo do ano. Balanço apresentado pelo secretário revela que foram limpos 5.385 ml de valas, 4.517 de córregos e cerca de cinco mil bocas de lobo. Além disso, manualmente os servidores de Serviços Urbanos retiraram 22.110 metros quadrados de sujeira de córregos dos ribeirões Ipiranga, e de córregos como o rio Negro e os localizados no Conjunto Nova Bertioguinha, Cidade Jardim e Residencial Rubi.
"É um trabalho contínuo que fazemos durante todo o ano. O trabalho de limpeza deve levar no mínimo 30 dias e é fundamental para que a calha tenha capacidade para suportar os períodos de chuva. Isso faz parte de um trabalho de inspeção constante que também é auxiliado pelo Cata-tranqueira, que realizamos toda semana", disse o secretário.


Todo o trabalho de limpeza está sendo feito com equipes da própria Secretaria. Somente as duas máquinas necessárias são alugadas por meio de um contrato já firmado entre a Prefeitura e a empresa Kamilos.
A limpeza, segundo Nilmar, está sendo feita em todos os distritos da cidade. Em Brás Cubas foi limpo o Córrego do Gregório (100 metros) e valas em diversas vias, como a avenida Austrália (220 metros).
Em Biritiba Ussu também houve a limpeza de bocas de lobo e córregos menores espalhados pelo distrito. Já em César de Souza, 500 metros do Córrego dos Corvos passaram por limpeza. Também receberam serviços de prevenção córregos, bocas de lobo e valetas espalhadas por Jundiapeba, Quatinga, Sabaúna, Taiaçupeba e bairros da Divisa.


Fonte:Mogi News

Prefeito PMDB estuda lançar candidatura

Araújo assina com o partido que não descarta lançar candidato na disputa pela Prefeitura nas eleições de 2012
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Deputado Caruso e o vereador Geraldão com os novos filiados: Thamara, Araújo, Schiripa, Pedroso
O deputado estadual Jorge Caruso, líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa e secretário geral do partido em São Paulo, afirmou que Mogi apresenta todas as características para ter um representante peemedebista na disputa ao cargo majoritário em 2012. A declaração foi dada na tarde de ontem, durante a filiação do presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo. A assinatura ocorreu no prédio da Assembleia e contou com a presença do presidente do diretório municipal, o vereador Geraldo Tomaz Augusto. 
Caruso frisou "a parceria e amizade" que o PMDB tem com o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) - provável candidato à reeleição, no entanto, afirmou "que a legenda precisa crescer". "Ainda não é hora para tratar dste assunto, mas a realidade é que nosso partido tem hoje uma representatividade muito grande no cenário político brasileiro e esta importância faz com que busquemos ser cabeça de chave nas principais cidades brasileiras", afirmou. "O Bertaiolli é um amigo, mas antes temos de pensar no melhor para o PMDB. Vamos continuar trabalhando ao lado do prefeito", disse.


A pré-candidatura do deputado federal Gabriel Chalita para a disputa da Prefeitura na capital paulista foi citada para exemplificar como o PMDB tem buscado o fortalecimento do partido. "Temos nomes para concorrer ao Executivo nas cidades de Sorocaba, Campinas e coligações para Guarulhos e outros municípios da Grande São Paulo. A reforma do partido é feita em todo o País e agora nosso objetivo é atrair pessoas inteligentes e formar novos quadros", salientou Caruso. "Não temos orientação nacional sobre com quem os peemedebistas poderão se coligar".


Além de Araújo, Thamara Strelec, candidata ao Executivo nas eleições de 2008, Ricardo Pedroso, presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência e Marcos Schiripa, presidente da Liga Municipal de Futebol também se filiaram.


Fonte:Mogi News