sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Um visitante ilustre no Parque da Serra do Itapeti

O Parque Municipal Francisco Afonso de Mello, na Serra do Itapeti, impressionou um inesperado visitante que lá esteve, tempo atrás, sem qualquer divulgação, para conhecer de perto a biodiversidade do local. O naturalista, professor universitário e ex-secretário especial do Meio Ambiente, Paulo Nogueira Neto, foi até a reserva natural mogiana em busca de informações para escrever o prefácio de um livro que está sendo escrito pela professora do curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes, Maria Santina de Castro Morini, que deverá mostrar toda a biodiversidade da Serra do Itapeti. Nogueira Neto permaneceu um bom tempo no Parque conversando com as biólogas Vera Lúcia de Oliveira e Arlene Usier Leite Pinto, que lhe apresentaram um amplo panorama da situação atual do local, que já recebe visitas monitoradas de escolares da Cidade e está sendo preparado para ser aberto aos sábados e domingos para receber também outras pessoas da comunidade, que deverão manifestar o desejo de conhecer as trilhas naturais e espécies vegetais e animais do local, por telefone ou internet. A cada 30 pessoas, será fechado um grupo para visitar o local e receber as informações de guias que irão acompanhar os visitantes. Nogueira Neto ficou impressionado ao tomar conhecimento de que a enorme área de 352,3 hectares possui, devidamente catalogadas, 372 espécies vegetais, entre árvores, arbustos e flores, como orquídeas e outras. Tem ainda 207 diferentes espécies de aves e 62 de mamíferos, como o veado catingueiro, recentemente fotografado por uma das biólogas, além de 40 tipos de anfíbios. A fauna e flora podem conter muitas outras surpresas ainda não conhecidas, embora estejam permanentemente ameaçadas por invasões que continuam acontecendo na área do Parque, que não foi convenientemente isolada pelo Município.


Paradesporto


O mogiano Cid Torquato coordena o convênio entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura de Mogi para financiamento da construção de um Centro Paradesportivo no Bairro do Rodeio, próximo ao futuro Hospital da AACD. O acordo foi feito entre a secretária Linamara Battistella e o prefeito Bertaiolli (DEM).


Representação – 1


Com seis desembargadores atuando junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Mogi não consegue resolver o eterno problema do Foro Distrital de Braz Cubas. Alguém pode explicar isso?


Representação – 2


Com dois deputados federais atuando junto à Câmara Federal e com poder de influência junto ao governo Dilma, Mogi não consegue resolver o eterno problema dos viadutos. Alguém pode explicar isso?




 Sanitários


O presidente do PCB de Mogi, Mário Berti Filho, questiona junto ao prefeito Marco Bertaiolli a legalidade da cobrança de R$ 0,50 pelo uso dos sanitários do Mercado Municipal. "Salvo ledo engano, essa taxa não é permitida por lei, já que no mesmo local não existem sanitários gratuitos", diz o comunista.


Visita


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) estará hoje em Itaquaquecetuba. Às 12h30, ele irá inaugurar a Estrado do Tronco e outras vias no Município. O Palácio dos Bandeirantes confirmou a agenda do tucano.


Fonte:O Diário de Mogi