sábado, 28 de julho de 2012

Corredor deve eliminar cancelas



´Futuro corredor de ônibus pode acelerar o processo de extinção das passagens de nível / Foto Arquivo


Caso aprovado, o corredor de ônibus que ligará os distritos de Jundiapeba e César de Souza, por meio de vias paralelas à linha férrea, significará não apenas a redução do inchaço do trânsito, mas também o fim das cancelas nas passagens de nível da Cidade. Isso porque o futuro projeto incluirá, além das próprias pistas de uso exclusivo para o transporte coletivo municipal, as construções de passagens subterrâneas na Praça Sacadura Cabral e no cruzamento da Avenida Manoel Bezerra Lima Filho, nas proximidades do shopping.
A proposta, que deverá ser elaborada com o apoio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), será apresentada ao Governo Federal para possível inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. A previsão inicial é de que a obra custe cerca de R$ 100 milhões. Os recursos serão financiados, não havendo previsão de repasse a fundo perdido. (Júlia Guimarães)


Fonte:O Diário de Mogi

Muda comando dos Bombeiros




Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes tem novo comandante / Foto Arquivo


Passados quatro meses de sua elevação a Grupamento, o Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes está sob novo comando. O coronel Wagner Bertolini Junior chega ao Alto Tietê para substituir Wilson de Oliveira Leite, antigo comandante, que agora atua na Capital.
O tenente coronel Leite assumiu o 17º GB, em Mogi, no último dia 19 de abril, após vir do Corpo de Bombeiros do Guarujá. Ele saiu no início de junho para atuar no gabinete do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado. “Surgiu a oportunidade e me foi feito o convite para trabalhar junto ao comandante geral da Corporação. Em meu lugar ficou o coronel Wagner Bertolini”, contou Wilson.
O recém-chegado comandante está em férias. Enquanto isso, o Grupamento é comandado interinamente pelo major Jean Leite. Após algumas semanas de trabalho no novo posto, o oficial deu entrada com pedido para o recesso devido à jornada já cumprida em São Paulo. Lá, Bertolini trabalhou no Comando de Bombeiros da Capital (CBC) e, antes, passou pelo 1º GB do Cambuci, região central da cidade. Ele se formou oficial pela Academia do Barro Branco, em 1985. (Lucas Meloni)


Fonte:O Diário de Mogi

Sem-teto ocupam prédio em São Paulo



Vista noturna do prédio na avenida São João, no centro de São Paulo / Foto Divulgação


Sem-teto ocupam desde à 0h de hoje um prédio na avenida São João, no centro de São Paulo. O grupo é ligado ao MMPT (Movimento Moradia para todos) e MMIS (Movimento Moradia e Inclusão Social).
Os sem-teto chegaram em dois ônibus e uma van, entraram no prédio e colocaram barricadas na porta. Líderes do grupo afirmam que ao menos 120 pessoas estão no local, mas a Polícia Militar não confirma o número.
Segundo a gestora do MMPT, Ednalva Franco, o imóvel ocupado é particular, está abandonado e deve mais de R$ 145 mil em impostos. "Pretendemos ficar no prédio até o governo nos oferecer algo. Só deixamos se a polícia chegar para despejar", disse Edinalva.
Uma equipe da PM esteve no local por volta das 3h para fazer a segurança. Não houve confronto com os manifestantes.


Fonte:O Diário de Mogi

SP: Celulares ganham um dígito amanhã



A inclusão de mais um dígito vai permitir o uso de numerações atualmente iniciadas por 2, 3, 4 e 5 / Foto Divulgação


A partir deste domingo (29), todos os números de telefones celulares da área 11 (São Paulo) terão o dígito 9 à frente do número atual. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vai aumentar a capacidade de numeração da região de 44 milhões para 90 milhões de números.
O nono dígito deve ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que ligarem para telefones celulares da área 11, independentemente da sua localidade de origem. Ou seja, quem ligar de outros estados para celulares da área 11 também deverá marcar os nove dígitos para que a chamada seja completada. A área 11 abrange 64 municípios de São Paulo, inclusive a capital.
Haverá um período de transição, até o dia 7 de agosto, no qual a chamada será completada normalmente, mesmo sem o novo dígito. Depois disso, começa um período em que as ligações serão gradualmente interceptadas e receberão uma mensagem explicando as mudanças. Ficará a critério das operadoras decidir se, depois da mensagem, a ligação será completada ou interrompida. Depois do dia 15 de janeiro de 2013, nenhuma ligação sem o dígito 9 será completada.
A agenda com os contatos terá que ser alterada pelos próprios usuários, mas já existem aplicativos que podem ser usados em smpartphones (celular que recebe sinal 3D) para fazer a mudança. Os novos números habilitados a partir de amanhã já virão com o nono dígito, assim como nos pedidos de portabilidade numérica.
A inclusão de mais um dígito vai permitir o uso de numerações atualmente iniciadas por 2, 3, 4 e 5, que hoje só são utilizadas na telefonia fixa. Nos últimos 12 meses houve um crescimento de 17% no número de telefones móveis na região, com a habilitação de cerca de 5 milhões de novas linhas.
Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), todo o custo da mudança está sendo arcado pelas prestadoras e não implicará em nenhuma cobrança para o cliente. A entidade garante que as empresas estão trabalhando desde o ano passado na adequação de sistemas e redes e nos últimos meses têm realizado uma série de testes do novo formato.
Por enquanto, o nono dígito será implementado apenas no estado de São Paulo, nos municípios com a Discagem Direta a Distância (DDD) 11. A Anatel estima que o nono dígito deverá ser adotado em todo o país, mas ainda não há prazo definido.


Fonte:O Diário de Mogi

   

Frase


Frase
Divulgação

"Enfrentamos meses difíceis. A polícia está agindo firme contra o tráfico de drogas".




Geraldo Alckmin, governador, justificando o aumento dos crimes do Estado.

Fonte:Mogi News

Professor Cidadão Inscrição on-line gera maior participação


Professor Cidadão
Inscrição on-line gera maior participação
Educadores têm até o dia 13 de agosto para se inscrever e participar deste importante prêmio promovido pelo Grupo mogi News de Comunicação
Gabriela Pasquale
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Pela segunda vez, os professores podem inscrever seus projetos por meio do portal do prêmio
Desde o ano passado, os professores que enviaram seus projetos para participar do Prêmio Grupo Mogi News Professor Cidadão se depararam com um sistema de inscrição diferenciado. Isto porque o método passou a ser on-line, fato que aumentou ainda mais o número de participantes, facilitando também a avaliação e a apuração dos resultados. 
Este ano não será diferente. Os educadores interessados em compartilhar os trabalhos realizados em sala de aula ao longo do ano devem acessar o site www.grupomnprofessorcidadao.com.br/premio e preencher o formulário até o dia 13 de agosto. 
Bruna Cristhina Resendes da Silva Meta, assistente do Marketing do Grupo Mogi News, considera o método de inscrição on-line eficaz. "Os professores podem se inscrever de onde estiverem e sem a necessidade de se deslocarem até a empresa jornalística. On-line, os canais disponíveis para sanar as suas dúvidas são muito mais eficientes, pois eles podem enviar um e-mail que será respondido rapidamente. Além disso, podem acompanhar por meio do site todas as etapas do prêmio", afirma. 
O método on-line facilita apuração e análise dos projetos, que serão examinados pela comissão julgadora, composta por educadores, advogados, empresários da região que têm vínculo com a Educação.


Para Thiago Gal, do departamento de Marketing do Grupo Mogi News, o sistema on-line beneficia tanto os educadores quanto os jurados, que podem avaliar o projeto por meio de um login e uma senha. "Antes, a participação era feita em um formulário encartado no jornal. Agora, é bem mais prático e moderno, pois basta o usuário acessar o site, preencher os campos, inscrever e descrever suas experiências pedagógicas". 


Prêmio 
Podem participar professores dos níveis Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Fora de Série, como Educação de Jovens e Adultos, das redes municipal, estadual e particular. A premiação contempla dez categorias.


Fonte:Mogi News

Deu no Estadão

Divulgação


Deu no Estadão
O Estado de S.P noticiou ontem que os efeitos do atípico período chuvoso desde maio - o mais intenso em quase três décadas - já impactam os produtos agrícolas mogianos. Segundo técnicos e produtores, verduras e legumes têm sido cultivados com mais agrotóxicos para compensar o inesperado excesso de umidade. O excedente da chuva também dificulta o plantio de orgânicos, que já são encontrados em menor quantidade nas feiras. O mogiano Sidnei Gomes foi uma dos agricultores consultados. Ele perdeu 30% da produção de hortaliças. "Com tanta água, nem adianta plantar porque não cresce", disse.


Fonte:Mogi News

Na espera



Na espera
Mesmo com um juiz nomeado e duas salas reservadas para receber o novo gabinete do magistrado, além de um espaço disponível para o cartório, a instalação da 5ª vara cível do Fórum de Mogi das Cruzes segue sem previsão. Quando visitou a cidade para receber o título de cidadão mogiano, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), o desembargador Ivan Sartori, que trabalhou no município e sabe do excesso de processos existentes na comarca, disse que as novas varas estão sendo instaladas na medida em que se tenham funcionários e espaço. Dois aspectos que o Fórum de Mogi atende, mas para Sartori "ainda falta alguma coisa para a efetivação".
Rede lógica
A assessoria de imprensa do TJ informou que ainda estão sendo realizados ajustes no fórum mogiano (como implantação da rede lógica) para o bom funcionamento da nova unidade. "A instalação", garante o órgão, "não deve demorar". Desde 1994, que a cidade espera pela oficialização da vara.
Última parceria
O novo fórum de Brás Cubas deverá ser um dos últimos prédios voltados a prestar serviço da Justiça construído em parceria com o governo estadual. Segundo o presidente do TJ, Parcerias Público-Privadas (PPP) como a que resultará no prédio mogiano não serão mais firmadas. Para ele, quando o governo fica responsável pela construção do fórum "ele nunca fica daquele jeito que nós efetivamente precisamos". "Queremos construir os nossos próprios prédios", disse. Sem a parceria com o poder público, Sartori tem a ousada meta de em cinco anos recuperar todo o patrimônio da Justiça paulista. Para isso promete investir R$ 200 milhões por ano.


Fonte:Mogi News

Lula em Mogi


Divulgação

Lula em Mogi
Alheio ao indeferimento da candidatura, o candidato do PT à Prefeitura de Mogi das Cruzes, Marco Soares, continua com a agenda de encontros para viabilizar a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cidade. Na próxima segunda-feira, Soares e a equipe de campanha irão até a capital participar de mais uma reunião com Lula. No encontro será definida uma agenda de participação do político nas cidades consideradas estratégicas para o PT. Em Mogi, a visita do ex-presidente deverá ser no mês de setembro, dias antes das eleições. Quem também deve aparecer na cidade é o senador Eduardo Suplicy (PT), que passaria por Mogi na segunda-feira da semana passada, mas desmarcou.


Fonte:Mogi News

Empreendedorismo Mogi ganha 1.838 novas empresas

Empreendedorismo
Mogi ganha 1.838 novas empresas
O crescimento de novas empresas na cidade é impulsionado pela modalidade do Microempreendedor Individual
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação


Somadas, as dez cidades do Alto Tietê são responsáveis pela criação de 6.133 novas empresas
Dados do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) revelam que de janeiro a junho deste ano, a cidade de Mogi das Cruzes ganhou 1.838 novas empresas. O levantamento mostra ainda que 145, ou seja, 7% do total são ligadas ao comércio varejista, em pleno crescimento em todo o País. O número de novas empresas é impulsionado principalmente pela nova modalidade de formalização de empresas, o programa de Microempreendedor Individual (MEI). 
Em março foi o mês que a cidade mais registrou novas empresas. Foram 380 no total, sendo 32 delas no comércio varejista. Se levado em consideração os números das dez cidades do Alto Tietê, o número de empresas abertas no período vai para 6.133 unidades. "Este é um número muito importante porque se levarmos em conta que cada empresa de pequeno porte contrata até 6 funcionários, temos uma média de 30 mil empregos gerados em um ano", explicou o presidente do Sincomércio, Airton Nogueira.


Ele ressalta ainda que a abertura de 1.838 novas empresas em seis meses não é um dos melhores índices do município, mas pode ser considerado um número bom e equilibrado. "Os micros e pequenos empreendedores, quando decidem abrir um negócio fazem isso de forma mais consciente. As empresas acabam nascendo naturalmente e absorvem a mão de obra disponível na cidade. Desta forma, também esperamos que elas durem mais tempo, respeitando um índice de evolução", considerou Nogueira.


Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), só neste ano a cidade gerou 1.453 novos empregos. O número é o saldo entre admissões e demissões no mercado. 


MEI
Ao se formalizarem, os MEIs conquistaram o direito de ter as suas atividades legalizadas, de abrir as portas do seu estabelecimento sem medo da fiscalização, de poder emitir a sua nota fiscal e ainda ter o direito a todos os benefícios previdenciários que todo trabalhador tem, como aposentadoria, licença maternidade e auxílio-doença, dentre outros. Além disso, Mogi das Cruzes é um dos 22 municípios do Estado de São Paulo que participam do Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e que tem como objetivo desburocratizar a abertura de empresas. O município é o único da região a contar com o serviço. O SIL coloca à disposição de micro, pequeno e médio empreendedores um serviço unificado na obtenção de licenças para o funcionamento das atividades.


Fonte:Mogi News

Eleições 2012 Ele promete uma política nunca vista


Eleições 2012
Ele promete uma política nunca vista
Caso seja eleito prefeito de Mogi, ex-presidente da OAB, que tem o apoio de Lula e de Dilma Rousseff, pretende dar início a uma nova fase do PT na cidade
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Nome: Marco Soares Idade: 36 anos Profissão: Advogado Coligação: PT/PTB/PPL/PRP "Construindo o Futuro da Nossa Mogi" Qual é a Mogi do seu governo? "Planejada, com serviços de excelência, preocupada com a qualidade de vida e baseada nos princípios que devem nortear a administração pública".
Marco Soares (PT) participa pela primeira vez de uma eleição municipal, mas se apresenta com o status de ser o candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente Dilma Rousseff. Com 36 anos de idade e sendo ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes, ele espera dar início a uma nova fase do PT na cidade. "Essa experiência (de presidir a OAB) demonstra minha capacidade administrativa e que vou atuar sempre em favor da defesa da nossa cidade", afirmou. "A marca do nosso plano de governo será a participação popular, com a implantação das mais bem-sucedidas políticas públicas já vistas. Queremos uma administração sintonizada com os anseios da população", disse o petista, que promete armar a Guarda Municipal e "planejar o crescimento do município".




Mogi News: Por que deseja ser prefeito de Mogi?
Marco Soares: O que me move na vida é o desejo de buscar justiça e fazer a diferença, de contribuir para tornar a vida das pessoas cada vez melhor, de construir uma cidade cada vez mais justa e fraterna. Movido justamente por esse desejo de fazer justiça que senti a necessidade de dar uma contribuição maior à minha cidade. Assim, quero ser prefeito para promover as mudanças necessárias para fazer de Mogi uma cidade planejada, preocupada com as pessoas, acolhedora, justa e de oportunidades iguais para todos.




MN: Qual é a sua principal bandeira?
Soares: A marca do nosso plano de governo será a participação popular, com a implantação das mais bem-sucedidas políticas públicas já vistas. Queremos uma administração sintonizada com os anseios da população. Essa sintonia com os mogianos vai nortear nossas ações na busca por soluções para a melhoria da qualidade de vida da nossa cidade. Faremos audiências públicas para a elaboração do nosso plano de governo e na administração esse contato será permanente. Será uma administração baseada em princípios éticos e morais, de forte combate à corrupção.




MN: O que o credencia para pleitear o cargo de prefeito?
Soares: Primeiramente, minha história em defesa da cidade. Já demonstrei em ações efetivas o que é trabalhar em benefício de Mogi. Temos a campanha que fizemos com o apoio da população contra a construção de um lixão no Taboão; fui um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); e, como presidente da OAB, promovi outras representações importantes, como a que impediu alterações ilegais no zoneamento da cidade e a que levou ao cancelamento de 42 mil multas de trânsito, aplicadas na rodovia Mogi-Bertioga.




MN: Quais ferramentas usará na campanha?
Soares: Hoje, a tecnologia está muito mais presente nas campanhas eleitorais e esse recurso não será desperdiçado por nós. Ao contrário, será bastante usado pela nossa coligação, como site, Facebook, e-mail marketing, SMS, entre outras. Mas também vamos explorar os materiais tradicionais, como impressos, adesivos, placas e bandeiras.


MN: Você adotará uma campanha que preserva a limpeza da cidade?
Soares: Nossa campanha usará o papel de forma consciente. A população está correta ao exigir que os candidatos deem exemplo. Estamos orientando nossas equipes a distribuir o material sem desperdício e todos os folhetos contêm a orientação para que se faça o descarte de forma correta. 


MN: De que forma sua formação profissional poderá ajudar na administração da cidade?
Soares: Não sou um político tradicional. Como advogado, sempre me pautei pela busca por justiça social e meu trabalho na OAB serve para demonstrar minha forma de atuar. Já mencionei alguns exemplos e posso enumerar outros, como minha atuação na luta contra a instalação de uma unidade prisional no município e na assistência às pessoas carentes. São trabalhos que exigiram que eu estivesse em constante negociação com autoridades, o que fiz com a eficiência necessária. 


MN: Qual setor não recebeu a devida atenção da atual administração e precisa de mais investimentos?
Soares: Há deficiência em todos os setores, especialmente nas áreas de segurança, saúde e transporte. Precisamos dar atenção ao atendimento na rede pública, garantindo que as pessoas não tenham de aguardar tanto tempo para marcar uma simples consulta. Não adianta ter novas unidades de saúde se não há planejamento. Temos de melhorar os salários e ordenar a carreira dos profissionais da saúde. É inadmissível um médico receber menos que profissionais de municípios com orçamentos bem menores que o nosso. Também é necessário oferecer um transporte coletivo mais integrado e eficiente, sem atrasos, superlotação e com tarifas mais justas. Em termos de segurança, vou fazer uma forte articulação entre as prefeituras do Alto Tietê para buscar a parceria do Estado e garantir reforço do policiamento. Também vou armar a Guarda Municipal.




Fonte:Mogi News

Eleições Mogi e seus "eternos candidatos"


Eleições
Mogi e seus "eternos candidatos"
Alguns são bastante conhecidos, outros são quase anônimos. A semelhança é que todos disputam muitas eleições
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Berti: mais uma aventura em busca da eleição para o Executivo
Se as eleições para o Executivo serão marcadas pela presença de quatro estreantes na disputa (Marco Soares (PT), Jorge Leonardo Paz (PSOL), Edgar Passos (PSTU) e Fernando Muniz (PPS)), que enfrentarão dois nomes conhecidos da política mogiana, Marco Bertaiolli (PSD), atual prefeito, e Mário Berti (PCB), o mesmo não ocorrerá nas eleições para o Legislativo. Uma legião de "eternos candidatos" tentarão, mais uma vez, o sonho de conquistar um mandato. Muitos já concorreram antes, sem sucesso. Eles se apegam na esperança dos votos conquistados anteriormente, e na ampliação no número de vereadores, que de 16 passarão para 23.


O próprio Berti pode ser considerado um homem persistente. Mesmo com a possibilidade de tentar uma vaga na Câmara Municipal, com chances reais de ser eleito, uma vez que teria o apoio do PSTU e do PSOL, Berti se aventura novamente em busca do Executivo.


O MN fez um levantamento e descobriu alguns desses nomes que buscam, há tempos, um lugar no parlamento mogiano.


Sonia Regina do Carmo (PR), a Sônia Perereca, é um desses casos. A aposentada tentará novamente este ano ser vereadora. O médico Péricles Ramalho Bauab (PSC), o Dr. Péricles, é outro que sempre está presente na campanha eleitoral gratuita, assim como Rosaci da Silva, e Sadao Sakai, ambos do PR. O advogado Francisco Alves de Lima (PPS) é mais um candidato que frequentemente dá as caras nas eleições. 
A médica Carla Maria Flores Rezende (PR) entra nesta lista, assim como o irmão dela, o vereador suplente da atual legislatura Otto Fábio Flores Rezende (PSD). O outro suplente que pode ser inserido no seleto grupo de eternos candidatos é Claudio Miyake (PSD), que teve duas boas votações em eleições anteriores, mas sempre bateu na trave. Perfil semelhante ao de Henrique Soares (PPS). Outro que ficou no quase e espera que a história seja diferente neste ano é Antonio Lino (PSD) e Clodoaldo Aparecido de Moraes (PT).


Ex-vereadores que não conseguiram voltar à Câmara, mas que sempre estão no páreo, completam o grupo. Entre eles estão: Karina Marques (PSDB), Inês Paz (PSOL), que, em 2008, era candidata à Prefeitura e agora volta a tentar uma cadeira no Legislativo, Tarcisio Damásio (PR), e Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB).


Fonte:Mogi News