terça-feira, 5 de outubro de 2010

Digital passa a ser obrigatória no País todo

AUTOESCOLAS- O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou obrigatório em todo o País o recolhimento de impressões digitais para comprovar a presença em aulas e provas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A legislação anterior exigia fotos e assinatura eletrônica e impressão digital apenas para iniciar o processo no Detran - nas autoescolas, era facultativa a comprovação digital. Estima-se que 60% dos Estados ainda não tenham esse sistema, no qual São Paulo foi um dos pioneiros.

estadao.com.br, Atualizado: 5/10/2010 2:13

Lula pede a aliados eleitos apoio a Dilma no 2º turno

No encontro com governadores e senadores eleitos ocorrido nesta manhã no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo para que trabalhem para eleger a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, no segundo turno. Lula pediu aos aliados que se empenhem pela vitória em seus Estados, pedindo à militância que se mantenha mobilizada e peça votos para Dilma. Lula afirmou aos participantes do encontro que participará ativamente da campanha e que comparecerá ao maior número de comícios possível. Ele também prometeu se engajar nas campanhas dos candidatos aos governos estaduais que disputam o segundo turno, principalmente em Goiás e Alagoas, onde os adversários são do PSDB, partido de José Serra.
Segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), Lula estava bem humorado e otimista. 'Ele garantiu que se cada um fizer a sua parte, temos condições de ampliar a vantagem sobre Serra no segundo turno', relatou Paim. Ainda segundo o petista, Lula observou que a atuação da militância e a eleição da maioria dos deputados e senadores da base aliada mostra que o País quer a continuidade de seu governo.

 
Por ANDREA JUBÉ VIANNA, estadao.com.br, Atualizado: 5/10/2010 13:03

Dilma arma ofensiva em busca do voto de cristãos

 A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, vai se aproximar mais dos cristãos no segundo turno da disputa ao Palácio do Planalto, visitando igrejas e templos evangélicos, e partirá para o confronto político com o adversário do PSDB, José Serra, auxiliada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova estratégia, aprovada por Lula, foi acertada ontem em reunião da candidata do PT à Presidência com coordenadores de sua campanha.
Mais tarde, Dilma se reuniu com governadores e senadores eleitos da base aliada em um hotel de Brasília. Foi um ato para mostrar unidade em torno de sua campanha. A portas fechadas, a candidata do PT pediu a todos que a ajudem a combater a 'tática de guerrilha' que circula na internet contra ela. Na avaliação do comando da campanha, Dilma perdeu votos para Marina Silva (PV), evangélica, por conta da polêmica em torno da legalização do aborto.
'Vamos disputar palmo a palmo, a partir de agora, todos os fatos e versões', avisou a candidata, na reunião com os eleitos. Sem citar o nome de Serra, ela disse que a oposição vai querer transformar o segundo turno em uma batalha entre éticos e não éticos. 'Eu não vou aceitar isso', afirmou Dilma, aplaudida pelos aliados. 'Tenho 25 anos de vida pública e nunca tive nenhum processo. Esse vale-tudo não é para nós e não vamos entrar nessa baixaria.'
Nove governadores e 20 senadores eleitos gravaram mensagens para a propaganda de TV da petista. O horário eleitoral gratuito - agora apenas com Serra e Dilma - recomeça amanhã. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Por AE, estadao.com.br, Atualizado: 5/10/2010 8:47

Policiais acusados de agressão

Hoje, às 15 horas, na Delegacia Seccional de Polícia de Mogi das Cruzes, os namorados KHC, de 17 anos, e LLP, de 16 anos, devem fazer o reconhecimento dos dois policiais civis, que os teriam agredido por volta das 14 horas de sexta-feira, dia 1º, na Praça de Alimentação do Mogi Shopping, no Bairro do Socorro.
O espancamento iniciou quando os policiais se sentiram incomodados com a presença dos namorados. O estudante KHC chegou a ser algemado, enquanto a namorada foi puxada pelos cabelos pela filha de um dos policiais civis, que a jogou no chão. Um deles seria de Suzano e outro de calça preta mora e trabalha em Mogi, conforme dos denunciantes, que ficaram revoltados.
Afirmaram ainda ao delegado Ricardo Glória, que registrou a ocorrência na tarde de domingo como Abuso de Autoridade e Lesão Corporal Dolosa (com intenção), que foram levados para a sala da administração do shopping, onde foram mantidos em cárcere privado durante uma hora, antes de ser liberados. "Gritei que éramos menor de idade e eles que pretendiam nos levar para a Delegacia mudaram de idéia", contou o estudante.
As famílias dos jovens, que moram no Socorro, estão revoltadas e esperam por providências. Elas estiveram ontem à tarde na Seccional, que deverá abrir inquérito policial e uma investigação preliminar para apurar a denúncia.
O delegado Ricardo Glória mandou o casal a se submeter a exame de corpo de delito no Posto do Instituto Médico Legal, em Mogi, para comprovar a agressão através das lesões.


Laércio Ribeiro
Diário de Mogi - 05/10/2010

Lixo eleitoral chegará a 10 toneladas

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a empresa CS Brasil, que presta serviços de limpeza pública e coleta de lixo doméstico e reciclável para a Prefeitura, já havia recolhido, até ontem à tarde, cerca de cinco toneladas de papéis deixados nas ruas da Cidade contendo propaganda dos candidatos às eleições de 2010. Os serviços permanecem hoje para remoção da sujeira, com expectativa de retirada de mais cinco toneladas. Ou seja, até o final do dia de hoje, estima-se que 10 toneladas deverão ser recolhidas.
Ontem à tarde, a reportagem de O Diário circulou por alguns bairros de Mogi das Cruzes e observou que o material ainda se encontra jogado no chão em muitas vias e praças públicas. No Alto do Ipiranga, por exemplo, existiam muitos panfletos pelas calçadas e também no gramado da Praça Antonio Ferri, onde, inclusive, ainda existia um cavalete irregular do verea de Melo Filho (PSB), candidato ao cargo de deputado estadual, sobre a grama, com uma pichação escrita "Ilegal, porco".
No Mogilar, o entorno da Escola Estadual Leonor de Oliveira Mello estava repleto de santinhos espalhados pela pista e pelas calçadas, alguns quase dentro das valetas, colocando em risco o sistema de drenagem das vias. Uma das ruas com maior concentração de sujeira era a Joaquina Maria de Jesus. Nela, várias pessoas já tinham tomado a iniciativa, por conta própria, de limpar os passeios, como na frente da Associação de Portadores de Esclerose Múltipla. "Eu varri hoje (ontem) pela manhã porque era horrível aquela quantidade de papéis na calçada. Acho muito errado o que os políticos fizeram. Não precisavam disso para vencer. Como consequência, o povo deveria não votar neles", desabafou a vice-presidente Eliane Carvalho Ferreira.
Já a paciente assistida pela entidade, Elma Felix de Menezes, acredita que a Justiça e a Prefeitura deveriam multar os candidatos. O vizinho da Associação, o autônomo Ubiratan Venâncio, avalia que seria preciso uma maior vigilância da Polícia Militar nas vésperas e nos dias das eleições para garantir a limpeza. "Infelizmente, isto é um descaso muito grande".



FredericoKataoka
O Diário de Mogi 05/10/2010